O dia 6 de Agosto de 2003 foi especial para todos nós, não fosse este o dia em que o nosso estádio José Alvalade foi inaugurado. Mas para mim foi ainda mais especial, pois foi o dia em que assumi um compromisso com o clube: passei a ter um lugar em Alvalade, uma cadeira na bancada A e que ainda hoje me orgulho de dizer… é a minha cadeira! O meu cantinho em Alvalade!
Do antigo estádio guardo poucas memórias e que se resumem para ai a uma dúzia de jogos. Pela idade que tinha e fase da vida em que me encontrava, foram poucas as vezes em que consegui fazer os 220 km que me separam de Alvalade. Confesso que sempre senti alguma “inveja” das pessoas que estão próximas de Alvalade e que conseguem ir ver o Sporting sempre que querem… era o que eu faria se estivesse ali ao lado! Mas, como sou (e sempre serei) uma pessoa optimista e que gosta de ver o “copo meio cheio”, diria que tenho a sorte de esta próximo o suficiente para poder ir algumas vezes durante a época. E felizmente que a vida me tem dado saúde e permitido despender algum tempo e dinheiro para alimentar este grande prazer da minha vida.
Por isso, durante esta última década, sempre que pude, arranjei desculpas para ir à bola: seja um fim-de-semana com a família estrategicamente marcado para uma jornada em que o Sporting jogava em casa ou seja por ter conseguido arrastar alguns amigos para se juntarem a mim numa viagem até Alvalade. Mas, por não ter próximo de mim familiares Sportinguistas, ou por, no grupo de amigos, serem poucos os que gostam ou podem ir ver a bola, na maior parte das vezes as minhas idas a Alvalade acabaram por ser um “ritual solitário”. Chegar ao estádio já próximo da hora do jogo, dar uma voltinha e sentar-me no meu lugar para vibrar durante 90 minutos, mas não ter ao lado pessoas amigas a quem dar um abraço quando festejamos um golo, com quem desabafar quando falhamos aquela oportunidade de baliza aberta ou até para mandar vir com o árbitro… parece que fica sempre a faltar alguma coisa. Penso que todos vocês concordarão comigo: isto com boa companhia faz muito mais sentido!
Algures 2013 descobri um blog chamado “O Cacifo do Paulinho” o qual, apesar de não acompanhar com muita regularidade, me despertava a atenção em dias de jogo por causa de um post chamado “ O Bloco de Notas do Gabriel Alves”. Não me recordo bem o motivo pelo qual o fiz, mas, a certa altura, tornei-me um leitor assíduo do blog. Terão sido certamente os textos inspiradores do Cherba ou os comentários muito pertinentes de alguns dos participantes… não sei bem. Ainda assim, apesar de andar sempre atento, era um dos que optava por se esconder lá num cantinho e sem grande coragem para mandar um bitaite. Foi já nos últimos tempos do Cacifo que passei a participar com regularidade e, algum tempo depois, com a passagem para a Tasca, recordo-me de ter agarrado numa cadeira e em dois copos e, juntamente com muitos outros, ter ajudado na mudança da mobília para este novo espaço de convívio leonino.
Mas faltava alguma coisa… isto de escrever e trocar ideias com pessoas que não se conhece não tem assim tanta piada! Bom mesmo era conhecer as pessoas por detrás do nick, pensava eu de vez em quando… Num certo jogo, estava eu sentado no meu lugar, quando o Mário Schmeichel me descobre, vem ter comigo e pergunta: “tú é que és o Jorge Lagarto?!?” Foi esse o último jogo que vi sozinho em Alvalade! Dai em diante, passei a ver os jogos no mesmo sector, mas umas quantas filas mais atrás, acompanhado de pessoas das quais apenas conhecia o nick, mas que passaram a ser bons amigos e companheiros de bancada.
É engraçado como, muito tempo depois, vim a descobrir que, no jogo de inauguração do estádio, eu e o Mário Schmeichel vimos o jogo na mesma fila e separados por apenas três lugares! Tão perto, mas ao mesmo tempo tão longe… A partir daqui, foi tudo muito rápido e, quando dei por ela, já o meu ritual de “ir à bola” tinha mudado por completo! Passei a chegar mais cedo a Alvalade e, em vez de ir para o meu lugar, passei a ir directo para as roulottes, naquele que é o ponto de encontro dos tasqueiros e onde, entre uma cerveja e uma bifana, encontramos sempre aquelas caras conhecidas que nos acompanham durante a semana no espaço virtual e com as quais gostamos de trocar ideias.
Ver pessoas que chegam vindas de outras partes do mundo e que, mesmo não conhecendo ninguém pessoalmente, são recebidas como se de velhos amigos se tratassem é algo que não tem explicação. É realmente um prazer poder conviver com estas pessoas que, tal como eu, partilham da mesma paixão pelo Sporting e com as quais nos habituamos a partilhar ideias. Cada um com a sua forma de estar, mas todos unidos à volta do Sporting e com um espírito de amizade e solidariedade. É isso que nos faz acreditar que, mais do que as vitórias ou derrotas, ser do Sporting é realmente diferente!
Com esta minha experiência que vos relatei, queria apenas destacar uma das muitas virtudes que a Tasca do Cherba tem e que faz com que este blog seja provavelmente a maior referência da blogosfera leonina. O papel activo que tem em unir os Sportinguistas e os juntar em torno de um ideal, seja num jogo de futebol, numa causa solidária ou num qualquer almoço, é algo que tem muito valor e que devemos saber estimar e valorizar. Porque, tal como em tudo na vida, as coisas fazem muito mais sentido quando estamos em boa companhia!
ESCRITO POR Jorge Lagarto
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
5 Março, 2015 at 7:24
Confesso que sou daqueles que ainda não arranjei coragem com a malta nas Roulotes. Eu sou mesmo o verdadeiro bicho de mato. A ver se para o ano a Gamebox é perto da malta da tasca 🙂
5 Março, 2015 at 7:56
Somos 2 🙂
5 Março, 2015 at 9:06
Vamos os dois que assim custa menos enturmar 🙂
5 Março, 2015 at 9:23
Vamos os 3, que eu só fui uma vez (Gil Vicente) e foi de “raspão”…. pelo que duvido que alguem me conheça! hehe!
6 Março, 2015 at 7:59
Vais na 2ª?
5 Março, 2015 at 9:15
Hahaha
Se a Maria lê isto, vem já aqui chamar-te “bicho do mato”.
Ela não perdoa 🙂
5 Março, 2015 at 10:21
😀
Opá! Não assustes as pessoas. Não parece, mas eu sou muito querida. 😀
5 Março, 2015 at 10:22
No meu caso a Maria tem toda a razão! 🙂
Mas o que é mesmo de salientar Jorge é a camaradagem que existe neste blog.
Arrisco a dizer que em mais nenhum blog existe tanta diversidade de opiniões mas em chegando aos jogos tudo é arrumado para o lado e toca de apoiar!
SL
5 Março, 2015 at 11:35
Joaquim Alberto (sempre foi assim que o chamei enquanto jogou por nós) 😉
Espero que mudes de ideias e aparecas sempre. Acho que qualquer um que ja tenha passado nas roulotes testemunha que havia gente de todos os feitios. Os mais desavergonhados (nao é Alexia?), os mais introvertidos. Até havia quem nao bebesse alcool….
Contas feitas, e aqui falo por mim, sou bem capaz de mandar aqui alguem à merda e no dia do jogo dar-lhes um abraco e conversarmos como se nao fosse nada.
Acima de todos nós està o Sporting e é isso que nos une. O resto sao tudo difrencas de opiniao.
Um abraco e SL.
5 Março, 2015 at 11:37
Até sou bastante envergonhada 😉 mas luto contra esse defeito.
5 Março, 2015 at 11:41
Acho que nao enganas ninguem mas pronto…. :-))
5 Março, 2015 at 11:42
😛
5 Março, 2015 at 11:43
Pois… cuidado… muito cuidado… deve ser tipo aquela player americana…
5 Março, 2015 at 11:48
Sabias palavras Capitão!
SL
5 Março, 2015 at 12:00
vamos 4 porque eu tambem ainda nao apareci pelas roulotes
5 Março, 2015 at 12:32
Na 2a la estarei em alvalade, voces vão?
5 Março, 2015 at 8:16
B2 fila 16 lugar 13 – nesse dia de agosto onde o puto CR parecia possuido a jogar contra o Man Utd!
5 Março, 2015 at 9:12
A12, fila 8, lugar 12
Além de CR28 possuído, recordo o tempo a olhar para um lençol branco sem perceber o que se estava a passar, recordo a Dulce Pontes, recordo a ansiedade de entrar e ver o nosso novo estádio, recordo o calor de agosto…parece que foi ontem (excepto o calor 😀 )
5 Março, 2015 at 9:18
A musica da Dulce Pontes ainda hoje me arrepia…
5 Março, 2015 at 9:27
A Musica da Dulce Pontes mais do que ser a “Canção do Mar”…. é a Música da inauguração do nosso Estádio! 🙂
5 Março, 2015 at 9:38
Não foi “Canção do Mar”, mas sim “Amor a Portugal”, em estreia mundial que a Dulce Pontes cantou na inauguração do Alvalade XXI
5 Março, 2015 at 9:55
Tens razão.
Não deixam passar nada! hehehe
Troquei o nome à música, mas lá está…. é porque para mim é a Música da inauguração do nosso Estádio! 🙂
5 Março, 2015 at 10:14
E, na altura, á conta dessa musica, até comprei o ábum (Focus) e posso-te dizer que foi uma agradavel surpresa.
5 Março, 2015 at 10:46
Até me arripiei…quando ela começou a cantar…!!
Spooooorting…!!
Abr e SL
5 Março, 2015 at 10:46
E eu estava atrás desse “lençol”…!!
SL
5 Março, 2015 at 9:46
Muito bom Jorge! Parabéns!
5 Março, 2015 at 10:17
Grande italiano 😀
Um dia tinha mesmo que ser a minha vez de subir para cima de uma mesa e ficar à espera das cuspidelas (ou dos tomates, como diz a Alexia…).
Mas o pessoal até foi meiguinho!
Nem uma única piada ou insulto sobre o meu nick 😉
5 Março, 2015 at 10:32
Vou ver se um dia destes ganho tomates para subir ao palco e dirigir-me à irmandade… eu só de pensar na ideia até me mijo.
5 Março, 2015 at 10:44
Já não falta muito. Encomendei a semana passada dois tomates no ebay. Devem estar a chegar a qualquer momento.
5 Março, 2015 at 10:33
Ou muito me engano ou há por aqui duas meninas que ainda te vão pedir um table dance…
5 Março, 2015 at 10:40
Hummm…se pediram com jeitinho, prometo pensar no assunto 😀
5 Março, 2015 at 10:43
Óhhhhh Cherba qual é o smile que tem o dedo do ar 😛
5 Março, 2015 at 11:08
.|.
5 Março, 2015 at 11:09
Não é esse phá, não estejas a estragar o negócio que com jeitinho conseguimos convencer o JLagarto 😛
5 Março, 2015 at 11:46
Rebarbada.
5 Março, 2015 at 12:15
Hahaha
Não é com jeitinho…é com muito jeiinho!
Ou pensar que cedo assim tão facilmente 😀
5 Março, 2015 at 10:36
Do caralho!
5 Março, 2015 at 10:39
Esse jogo marcou a saída do CR.
Fiquei f#$#$, vi aí as hipóteses de sermos campeões diminuir drasticamente.
“esta vai ser a época de afirmação do Luis Filipe”, responderam-me. Às vezes gostava de me enganar…
5 Março, 2015 at 11:08
O maior scout de sempre do Football Manager em Portugal …
5 Março, 2015 at 10:41
Jorge, desculpa lá aproveitar o teu excelente post, mas até faz aqui algum sentido… 😉
Quem são os caloteiros que ainda não pagaram os bilhetes do futsal???? 😛
( as transferências , nalguns casos, estão identificadas só com o NIB, pelo que quem não me avisou, não entendo quem é quem).
5 Março, 2015 at 10:44
Eu já paguei e coloquei na descrição “Maria da Tasca” 😛
5 Março, 2015 at 10:45
Mas agora penso, identifiquei-te foi a ti 😀 hihihihihihii
5 Março, 2015 at 10:49
Eheheheheheheheh.
Para a próxima escreve Pedro Solha! 😀
5 Março, 2015 at 10:49
Pois assim vês logo que sou eu 😛
5 Março, 2015 at 11:09
Eu !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Dou-te nas roullotes segunda … pode ser?
Pareço os ciganos, cheios de notas.
Bilhete, jola e bifana. Pode ser?
5 Março, 2015 at 11:16
Eu devia ter adivinhado! 😛
5 Março, 2015 at 11:38
Bilhete, 2 jolas e 5 bifanas!
Assim?
5 Março, 2015 at 11:54
Bifanas fazem-me azia.
Pode ser tudo em imperiais.
5 Março, 2015 at 11:57
Hihihihihiih 😛
Dá-lhe com alma Maria.
5 Março, 2015 at 14:36
Pede logo uma dúzia de baldes daqueles… Como o 7-1 despachou antes do jogo com os “alemões”…
5 Março, 2015 at 10:43
Bom dia para o pessoal amigo da Tasca…
Estava aqui nas minhas traduções de um artigo cujo tema é … “O orgulho e a culpa”…e saiu-me na frente esta frase…:
“…Diz-se também, que o maior negócio do mundo, seria comprar um homem pelo que vale e vende-lo pelo que acredita valer…”
Meus amigos nunca tinha lido esta frase…mas há muita verdade nela…!!
Talvez nos ajude…quando fazemos apreciações sobre os outros…!!
Abr e continuação de um, bom dia…
SL
5 Março, 2015 at 11:08
Muito bom, Max.
Conheço alguns que seria um autêntico euromilhões a sua venda….já para não dizer que os compraria por uma pechincha 😉
5 Março, 2015 at 11:58
Grande frase Max e tão verdadeira.
5 Março, 2015 at 10:49
Companheiro Jorge… belo “petisco” este.
Vamos com certeza continuar a partilhar momentos no A22 … uns, muitos espero eu, serão de alegria de loucura outros, poucos espero eu, serão de menos entusiasmos e mais contidos… mas em todos teremos sempre em comum o Sporting essa fonte de alegria!
Um abraço e até lá … em Alvalade
SL
5 Março, 2015 at 11:12
Parabéns pelo texto Jorge L.
5 Março, 2015 at 11:25
Também são textos assim que nos fazem sorrir e que mostram que tasca como esta não há…
Foi aqui, que “conheci” o Defran e o Mike e cometi a “loucura” de ir com eles ver o o jogo do benfas e ir às roulotes conhecer alguns tasqueiros, tudo 5*.
E hoje só quero gritar SPOOOOOOOOORTING…
5 Março, 2015 at 11:26
Pois… e que “loucura” hehehehehe
Apresentei-te a todos os tasqueiros name by name 🙂
5 Março, 2015 at 11:31
Parecia uma barata tonta a cumprimentar tanta gente, ahahah…quando é o próximo?
5 Março, 2015 at 11:34
Se tudo correr como estou a prever, o próximo encontro pode ser no Jamor 😉
Gostei muito de te conhecer 😉
5 Março, 2015 at 11:38
Obrigado Alexia, eu também…. Jamor? espero ir antes disso a Alvalade. Prometo que levo os ovos moles daqui.
5 Março, 2015 at 11:41
És de Aveiro? tinha a ideia que fosses mesmo do Porto 😉
Ficamos a aguardar uma visita antes do Jamor 😉
5 Março, 2015 at 11:47
Por falar no Jamor…
Devíamos alugar um autocarro que partisse de Alvalade nos levasse a todos até ao jamor e nos trouxesse de volta…
Estacionavamos nas imediações de Alvalade e fugiamos à confusão do Jamor…
Quem é que tem boas ideias…quem é…??
SL
5 Março, 2015 at 12:02
Eu acho essa ideia excelente! Alinhava logo!
5 Março, 2015 at 12:36
Ora ai está uma excelente ideia!
Mas só quero pensar nisso depois de eliminar o Nacional.
5 Março, 2015 at 11:35
Não sei… este fim de semana não posso porque vou estar no festival erótico Eros Porto, a vender algemas.
5 Março, 2015 at 11:35
Mas em princípio no Jamor.
5 Março, 2015 at 11:40
Estou a contar contigo para arranjar os bilhetes e desta vez é para ir de manhã e aproveitar o dia com toda a “familia” tasqueira…
5 Março, 2015 at 11:42
Com o Musta preso não sei como arranjar os bilhetes….
5 Março, 2015 at 11:47
ahahah, pedes à tua “cunha” da outra vez, livra-te de não arranjares bilhetes.
5 Março, 2015 at 11:45
Senão ainda vais ter de comprar os bilhetes novamente ao «cigano». Hehehehe
5 Março, 2015 at 11:50
Isso é que não… mas se for a única via…Tenho que te enviar o video que fiz no jogo, só se ouve a tua voz, está mto bom.
5 Março, 2015 at 11:52
Gostava de ver e ouvir 🙂
5 Março, 2015 at 11:42
Malandreco 😛
5 Março, 2015 at 12:37
É impressão minha ou este tópico está a ficar um bocado lamechas? 😀
É só peace & love!
5 Março, 2015 at 12:49
Então para sair das lamechices…
Uma noticia que “espero” ver acontecer também por cá…
Ex-presidente do Osasuna detido
ARCHANCO RESPONDE EM TRIBUNAL
Quinta-Feira, 5 março de 2015 | 11:56
O ex-presidente do Osasuna Miguel Archanco, o ex-gestor Ángel Vizcay e o ex-diretor Txuma Peralta foram detidos esta quinta-feira, por ordem de um juiz de instrução de Pamplona, por alegado desvio de dinheiro do clube.
A investigação incide no desvio de uma verba a rondar os 2,4 milhões de euros, e os três dirigentes foram, segundo fontes judiciais, detidos hoje de manhã e deverão ainda hoje ser ouvidos pelo juiz.
Em causa estarão crimes de apropriação indevida, sociedade criminosa e falsificação de documentos.
Archanco foi presidente do Osasuna — que desceu na última época à segunda divisão — até junho de 2014.
A operação de hoje acontece depois de os responsáveis da auditoria às contas do Osasuna terem detetado presumíveis irregularidades nas contas do clube, surgindo agora como testemunhas periciais na investigação.
O resultado da auditoria foi conhecido a 18 de fevereiro e o processo judicial teve início no dia seguinte, quando a atual junta diretiva do clube, presidida por Luis Sabalza, denunciou as alegadas irregularidades na presidência de Archanco.
***************
Quando é que saberemos o resultado das Auditorias…?
Afinal não é assim tão estranho “tentar saber” o que mal para o Clube fizeram antigos dirigentes…
Digo isto porque já houve quem acusasse a Direcção de BC de andar à caça de bruxas…
Vamos mas é lá saber toda a verdade…!!
SL
5 Março, 2015 at 13:21
Grande lata. Primeiro dàs o mote e agora queixas-te? 😉
5 Março, 2015 at 13:29
Eu sei!
Sou um bocado “bipolar”.
Hahaha
5 Março, 2015 at 13:59
Eu vou viver essa experiencia daqui a pouco. Decidi apanhar o aviao e viajar os 2.500 kilometros que me separam do nosso Grande Amor. So nao sei se vou ver o jogo com o braga ou a final da taça! Tambem vou ver se aranjo coragem para ir atè as roulotes e gritar bem alto “A tasca è do C…..”! Se houver um almoço tasqueiro pelo meio, se calhar ajuda a escolher qual sera o fim-de-semana.
5 Março, 2015 at 14:43
Obrigado Jorge Lagarto!
E Obrigado, pois transcreveste em palavras aquilo que estivemos a falar antes do jogo com os ‘alemães’, lá no ‘Tasca Point’, juntamente com o Mário Schmeichel, com o Leão da Camacha e respectiva esposa e mais rapaziada d’A Tasca… É isso tudo!
Já agora, para o Leão da Camacha vai um pedido… Grita pelo NOSSO Sporting Clube de Portugal por cada um de nós!!!
Aquele Abraço Leonino a todo(a)s o(a)s Tasqueiro(a)s!!!
P.S. – E para hoje, só peço aos jogadores que entrarem para nos representar que HONREM A CAMISOLA que envergam! E só baixem a cabeça para beijar o símbolo do Leão Rampante!
5 Março, 2015 at 14:52
Podiam beijar três vezes…um beijo para cada golo marcado!!
5 Março, 2015 at 14:57
Isto sim é um post!!
Saudações Leoninas
Ps: engraçado como quem vive longe inveja quem vive perto, mas quem vive perto (como eu) admira muito quem vive longe!!
5 Março, 2015 at 16:18
Agora não entendi bem essa…
Invejar quem vive longe? Mas por causa do futebol?
Porque é que eu haveria de querer estar longe do meu Sporting 😀
5 Março, 2015 at 17:59
Quem vive longe inveja como disseste porque estamos perto e podemos ir sempre!
Eu que vivo perto admiro aqueles que vivem o seu Sportinguismo (ou nosso) ao longe porque não deve ser fácil… muitas vezes em sítios onde somos poucos e torna-se difícil fazer a defesa do nosso clube! Deve ser difícil puxar mais malta pra esta “doença”…