Um dos problemas que vem de longe no Sporting, chama-se fosso!

Sim, o fosso do nosso estádio é uma “arma” que joga sempre contra nós, é como ter um adversário constantemente em casa, que nos tira força todos os jogos.
Quando o estádio José Alvalade XXI foi pensado e depois edificado, contemplava um fosso que tería como finalidade, facilitar entrada e saída de viaturas quer de socorro, quer de material para espectáculos, mas foi esquecido o essencial…o apoio á equipa e a pressão que esse apoio pode provocar nos adversários e árbitros.

Esse factor já nos tem tirado pontos, já tem permitido que as mais variadas atrocidades sejam feitas por equipas de arbitragem sem escrúpulos.
Além disso, já gerou alguns acidentes com espectadores mais efusivos a caírem de uma altura de cerca de 3/4 metros sem que haja alguma protecção para nestes casos amparar a queda.
Acima de tudo é um espaço vazio que acaba por tirar algum poder ao “vulcão de Alvalade”, vendo as coisas de forma mais cerebral, acaba por ser um aliado dos adversários que não sentem o público mais perto e quase em cima do relvado e também para as equipas de arbitragem, em que principalmente os fiscais de linha não se sentem pressionados por ter uma bancada com adeptos a escassos 2/3 metros, e isto, quer queiram quer não, dá pontos!

Soluções á primeira vista, existem duas:

– Rebaixamento do relvado e avanço de filas com cadeiras, que, além de ser uma obra dispendiosa, penso que não sería a melhor opção, até porque seríam lugares só procurados em último caso e em jogos de enchente, até por causa do ângulo de visão, como porventura da chuva na parte da temporada de Inverno.

– Cobrir o fosso com placa de betão, sería a melhor opção e a mais barata, pois além de o fosso passar a ser um túnel que podería albergar alguns ginásios e salas para as mais variadas necessidades, e em cima havería espaço para publicidade estática, zona para adeptos com deficiência motora, ou até mesmo locais de treino para salto em comprimento, salto á vara, pista de treino de velocidade, por exemplo.

Por tudo isto, o fosso é um descontentamento que deverá ser reavaliado com brevidade, qual a tua opinião sobre o assunto?

 

Texto escrito por Mário Schmeichel, in Mística Leonina

* “outros rugidos” é a forma da Tasca destacar o que de bom se vai escrevendo na blogosfera verde e branca