iuriHá muito tempo que acompanhamos o seu progresso, aliás o dono aqui do tasco é um enorme fã. Vibrámos com a sua curta carreira e esperámos ansiosamente para que terminasse o seu percurso como homem e jogador. Iuri Medeiros é apenas um “puto” de 20 anos, que por acaso está no nosso clube há 11. Pode até ser apenas um açoriano com um pé esquerdo engraçado mas, para já, será talvez o mais bem preparado jovem a integrar os trabalhos da equipa principal já na próxima temporada. E se é verdade que não devemos endeusar jovens como se fossem futuros bolas de ouro também é verdade que não sentir alguma expectativa exagerada por um dos nossos jovens não é ser verdadeiro sportinguista.

Iuri tem uma visão de jogo incrível, capacidade de jogar em velocidade, é excelente bolas paradas e até assume o centro do ataque sem qualquer problema. Actua na ala ou a 10 puro, joga de cabeça levantada, sempre, procura o passe mais simples, abre sempre mais uma linha, tudo aquilo com um drible desconcertante, onde quando parece que a bola lhe vai fugir arranca em alta velocidade. E, para além de tudo isto, tem aquele toque que parece dos predestinados, uma pinta de craque e jogador calibrado para grandes palcos que poucos têm.

Não há que negar, Iuri estagnou completamente na equipa B. Aquela preponderância que assumia na época anterior transformou-se numa displicência enervante  numa desmotivação evidente. Confesso que desconheço se teve problemas com algum treinador ou colega, mas parecia óbvio que estava farto dos trabalhos na equipa B, até ao ponto de ficar no banco, mesmo sendo o melhor jogador. O empréstimo ao Arouca poderia ter sido a pior opção possível. O futebol não é propriamente apelativo, apesar de melhor que muitas das equipas que lutam para não descer. O treinador tem aquela carinha de dragão com a mania da perseguição, que nunca se chateia de chorar um bocadinho no fim. Mas, a verdade é que Pedro Emanuel tem conseguido potenciar um tecnicista puro como Iuri, sem o obrigar a vestir o fato de macaco.

Hoje, o nosso futuro camisola 10 actua descomplexado, corre o campo com imensa confiança. Não são apenas os golos e as assistências, é o facto de cada vez mais se distinguir como melhor jogador dos homens de amarelo. O crescimento é notório, tal como foi com João Mário a época passada, e o nosso jovem não pára de referir que o objectivo é actuar com a camisola do Sporting, na Primeira Liga, para o ano. Uma vontade mais vincada e à qual tem de se agarrar para cumprir aquilo que parece óbvio.

Iuri vai completar mais oito jogos na Liga. Esperemos que com muitos golos e com muitos pontos garantidos ao Arouca. Esperemos que assuma cada vez mais o seu futebol ,que tem tudo para vir a apaixonar milhares dentro de uns meses. A sua formação, para o bem e para o mal, está mais que completa. Agora é ter paciência, dar-lhe tempo e esperar que já em Agosto nos deslumbre com a verde e branca.

Ps: Uma palavra também para Esgaio. A actuar a lateral foi considerado o terceiro melhor jovem da Liga, com prestações muito boas e esteio da recuperação da Briosa.

 

*às terças, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa