Há muito tempo que acompanhamos o seu progresso, aliás o dono aqui do tasco é um enorme fã. Vibrámos com a sua curta carreira e esperámos ansiosamente para que terminasse o seu percurso como homem e jogador. Iuri Medeiros é apenas um “puto” de 20 anos, que por acaso está no nosso clube há 11. Pode até ser apenas um açoriano com um pé esquerdo engraçado mas, para já, será talvez o mais bem preparado jovem a integrar os trabalhos da equipa principal já na próxima temporada. E se é verdade que não devemos endeusar jovens como se fossem futuros bolas de ouro também é verdade que não sentir alguma expectativa exagerada por um dos nossos jovens não é ser verdadeiro sportinguista.
Iuri tem uma visão de jogo incrível, capacidade de jogar em velocidade, é excelente bolas paradas e até assume o centro do ataque sem qualquer problema. Actua na ala ou a 10 puro, joga de cabeça levantada, sempre, procura o passe mais simples, abre sempre mais uma linha, tudo aquilo com um drible desconcertante, onde quando parece que a bola lhe vai fugir arranca em alta velocidade. E, para além de tudo isto, tem aquele toque que parece dos predestinados, uma pinta de craque e jogador calibrado para grandes palcos que poucos têm.
Não há que negar, Iuri estagnou completamente na equipa B. Aquela preponderância que assumia na época anterior transformou-se numa displicência enervante numa desmotivação evidente. Confesso que desconheço se teve problemas com algum treinador ou colega, mas parecia óbvio que estava farto dos trabalhos na equipa B, até ao ponto de ficar no banco, mesmo sendo o melhor jogador. O empréstimo ao Arouca poderia ter sido a pior opção possível. O futebol não é propriamente apelativo, apesar de melhor que muitas das equipas que lutam para não descer. O treinador tem aquela carinha de dragão com a mania da perseguição, que nunca se chateia de chorar um bocadinho no fim. Mas, a verdade é que Pedro Emanuel tem conseguido potenciar um tecnicista puro como Iuri, sem o obrigar a vestir o fato de macaco.
Hoje, o nosso futuro camisola 10 actua descomplexado, corre o campo com imensa confiança. Não são apenas os golos e as assistências, é o facto de cada vez mais se distinguir como melhor jogador dos homens de amarelo. O crescimento é notório, tal como foi com João Mário a época passada, e o nosso jovem não pára de referir que o objectivo é actuar com a camisola do Sporting, na Primeira Liga, para o ano. Uma vontade mais vincada e à qual tem de se agarrar para cumprir aquilo que parece óbvio.
Iuri vai completar mais oito jogos na Liga. Esperemos que com muitos golos e com muitos pontos garantidos ao Arouca. Esperemos que assuma cada vez mais o seu futebol ,que tem tudo para vir a apaixonar milhares dentro de uns meses. A sua formação, para o bem e para o mal, está mais que completa. Agora é ter paciência, dar-lhe tempo e esperar que já em Agosto nos deslumbre com a verde e branca.
Ps: Uma palavra também para Esgaio. A actuar a lateral foi considerado o terceiro melhor jovem da Liga, com prestações muito boas e esteio da recuperação da Briosa.
24 Março, 2015 at 15:37
Acho que o Iuri para o ano terá um papel semelhante ao do Mané nesta epóca, uma segunda escolha regular mas que pode dar muito a equipa em alguns jogos em particular, tendo também a vantagem de poder crescer noutras competições como a Taça da Liga e a Taça de Portugal (tal como vem acontecendo com Gauld, Wallyson, Geraldes entre outros que parecendo que não esses minutos são muito importantes para a sua futura ‘plena’ integração no Plantel Principal do Sporting).
Com a eventual saida de Nani, o Mané será o grande beneficiado no sentido em que o normal será passar a ser a primeira opção (isto se nao vier nng para colmatar a saida de Nani, ou que este continue nas hostes leoninas [e que bom que era]).
Sei bem que se fala do Iuri aqui mas não me canso de dizer, tenho uma fé inabalável no Wallyson, acho que está ali a próxima grande joia do Sporting, e este ano os jogos que o vi fazer em Alvalade encheram-me as medidas.
SL
24 Março, 2015 at 17:52
Concordo em absoluto com a sua opinião.
Permita-me que acrescente duas ou três notas em especial para os que aqui apelidam o Mané de um segundo Djaló.
O Mané fez praticamente toda a sua formação a ponta de lança.
Chegado ao futebol sénior olhamos para ele e vemos que não tem estrutura física que permita ser o PL de uma equipa como o Sporting CP tendo em conta que o sistema que vigora no clube há muitos anos prevê apenas a utilização de 1 PL fixo.
Vai daí adapta-se Mané a extremo, posição que vai cumprindo a meu ver mas com naturais dificuldades face aquelas que são as suas principais características onde o cruzamento e ultimo passe não se incluem certamente.
Mané é dos melhores que já vi a rodar quando está de costas para a baliza, tem um primeiro toque que nada tem a ver com Djáló, tem faro de golo e é muito ágil e felino.
São estas as caracteristicas que se pretende de um extremo?? não me parece…
Mané a meu ver é um segundo avançado, algo que está mais que visto, não se coaduna com o modelo de jogo vigente no Sporting CP e receio efectivamente que possamos vir perder um enorme talento (nem vou falar de outros aspectos fundamentais que felizmente tb possui, como profissionalismo, sportinguismo e camaradagem) em virtude de o “amarrarmos à linha”.
Saudações Leoninas
PS: quanto ao Iuri, talento não lhe falta espero sim que consiga perceber que isso per si não será suficiente. vide Paim vs Ronaldo
24 Março, 2015 at 19:35
Nem mais…
24 Março, 2015 at 19:10
Esta mania do jogador não ter cabecinha até mete nojo, sinceramente. Ter uma postura fora do normal não quer dizer que não tenha cabecinha e isso parece ser difícil de entender para alguns Sportinguistas.
E não foi o Pedro Emanuel que soube tirar o melhor do Iuri, quem pensa isso está muito enganado. O Iuri precisava era de um novo estimulo, tal como o João Mário precisou e podia ter tido esse estimulo no Sporting. A ter os minutos do Capel e a jogar na Taça da Liga mas não, preferiu-se até Sackos a um dos miúdos mais talentosos a sair da nossa academia nos últimos anos.
24 Março, 2015 at 21:48
As vezes os pipis são tão bons que não queria que acabassem
desde pequeno sigo o Sporting e sempre tivemos putos eu tive a sorte de ser puto e ter putos da minha idade a crescerem no Sporting Figo , Peixe etc , a qualidade dos nossos putos não esta em questão o que esta em questão e a nossa paciência ,para podermos dar aos putos o tempo que eles precisão. Todos nos queremos campeonatos, mas enche me mais de orgulho entrar com oito portugueses sete sendo das nossas escolas . podemos dar 10 milhões por um camone? Se calhar ate podemos podemos lhe pagar o ordenado? Acho que não , temos tão bom nas escolas ? eu acho que sim , e teremos paciência para deixar os putos crescer? eu acho que não
Mas graças a deus a mais pessoas que pensão como eu e com um crescimento financeiro estável e estes putos a sair da academia tenho a certeza que estamos no caminho certo
e tu tens paciência ?
SL