Uma das mais aclamadas categorias de base de futebol do planeta, a do Sporting, a única a revelar dois jogadores que ganharam o prêmio de Melhor Jogador do Mundo, tem em uma de suas principais joias um brasileiro, que até já tem contrato até 2020 e está protegido por 60 milhões de euros (R$ 204 milhões). Matheus Pereira, mineiro de apenas 18 anos, já tem atuado pelo equipe B dos Leões, e nesta sexta-feira volta aos juniores para reforçar o time no clássico contra o Porto. Porém, o sonho é seguir os passos do maior astro que saiu do centro de formação de Alcochete: Cristiano Ronaldo.
– O Cristiano Ronaldo é muito falado na academia… No meu ponto de vista é um forte referencial, dentro e fora de campo. As pessoas falam muito dele para qualquer jogador que chega. Usam muito ele aqui – disse Matheus em entrevista ao LANCE!, para depois falar sobre o seu grande objetivo no futebol: Desde o Brasil sempre tive o sonho de chegar ao Manchester United. Pelo que tenho visto, as coisas acontecendo, acho que o meu futebol encaixaria no futebol inglês, eu me daria bem. O meu sonho é na Inglaterra. A Premier League é muito competitiva, gosto disso. Quero um dia poder jogar lá. Quero seguir os passos que ele seguiu. Começar na base do Sporting, subir, e mais para a frente ser vendido e jogar lá, seguir os passos. Muito que ele fez aqui é o meu foco.
Ao entrar em contato com Matheus por telefone celular e ver a foto do seu perfil no WhatsApp, já dá para imaginar o seu estilo de jogo. Na imagem, está driblando e um rival já busca a falta… Pelas referências, é bem por aí mesmo. Além de CR7, o jovem atacante diz que tem Neymar e Messi como espelhos, gosta até de “perder” tempo vendo os três. «Eu sou ponta esquerda, jogo também na direita. Gosto de ir para cima e fazer gol, gosto de driblar, de cruzar, sou um jogador rápido, explosivo, com boa técnica. Gosto de pegar a bola e ir para cima, e se der, vou sempre para cima, esse é o tipo de jogador que eu sou (risos)»
Segundo ele próprio, tudo começou quando era criança. Nascido em Belo Horizonte, viveu durante um período em Governador Valadares e chegou a atuar pelo Filadélfia e pelo Democrata ainda muito novo. Quando os seus pais migraram para Portugal, foi morar com os avós e os tios na capital mineira, e cerca de um ano depois fez alguns treinos no Cruzeiro, e enfim o seu pai o levou para Lisboa. A primeira experiência foi no modesto Trafaria. «O cara que treinava lá era olheiro do Sporting e me levou para fazer uns testes na base. Fiquei cerca de um mês e eles gostaram. Acabaram me chamando para entrar. Fiquei ano lá na Cidade Universitária, onde ficam os infantis, depois vim para Alcochete. Até hoje estou e o percurso foi esse, subindo pouco a pouco.»
E por falar em Alcochete… De lá saíram os dois vencedores do prêmio de Melhor Jogador do Mundo: Figo e Cristiano Ronaldo. Nas últimas décadas, saíram da cidade da Grande Lisboa outros astros como Nani, João Moutinho, Futre, Quaresma… Matheus demonstra euforia ao falar das instalações dos Leoninos. «O clube tem tradição em revelar grandes jogadores. Cara… É uma estrutura fantástica, nunca vi uma assim. Trabalham muito bem até com o caráter das pessoas, ajudam muito os atletas não só financeiramente, mas também se precisar de outra coisa, estão sempre presentes. Estrutura muito forte, considerada uma das melhores do mundo. Não só a estrutura física, mas tem psicólogo, tem tudo que precisa, escola, professores, muita coisa boa. E é olheiro para todos os lados, sempre vendo. Onde tem destaque, talento, já estão em cima.»
Aos poucos o atacante começa o processo de ir para o time de cima. Já fez alguns jogos pelo Sporting B, e na última semana fez o seu primeiro treino com o time principal, durante atividade no Estádio José Alvalade. De quem já está lá, o também brasileiro Jefferson o tem ajudado bastante e garante que não tem nervosismo para essa nova etapa. «Está sendo uma experiência muito boa, o pessoal tem me recebido muito bem, tenho me adaptado bem ao estilo de futebol. Não posso dizer ansiedade… Mas um desejo no meu coração em ir para os jogos principais. Tenho muito a crescer, aprender e evoluir, e para a frente poder estrear na equipe e fazer o que tiver que ser feito.»
Por se tratar de um brasileiro já há alguns anos em Portugal, impossível não falar na seleção local, que já contou com Deco e Liedson, e tem até hoje o zagueiro Pepe, todos nascidos no Brasil. Porém, o seu sonho não é exatamente esse. «Já são quase cinco anos aqui, isso já passou pela cabeça sim, meu pai já pensou em fazer minha nacionalidade para jogar por Portugal. Mas ainda tenho esperança de jogar pelo Brasil, trabalho para isso, ter oportunidade, agarrar e nunca mais sair. Seleção portuguesa? Já pensei, mas o desejo mesmo é Brasil – disse Matheus, que nunca recebeu contato da CBF.»
O que nunca sai do pensamento de Matheus é a religião. Muito apegado a Deus, o atacante de 18 anos garante que é um jovem reservado, não frequenta noitadas e é caseiro. «Eu sou cristão desde berço. Tive uma má fase na minha vida, e cerca de um ano atrás eu voltei para Jesus, para Deus, e tenho seguido aquilo que Ele tem me pedido. É muito importante a religião na nossa vida, a base de tudo é Deus, sem Ele a gente não consegue nada, e está sempre presente na minha vida, preciso sempre – concluiu.
3 Abril, 2015 at 13:08
não sei se foi deus, se foi um gestor de carreira a «má fase na minha vida»
com o todo o respeito pra quem acredita… deus pode não ser o melhor caminho para o profissionalismo. Os caras mais velhos explicam como se faz: você vê os seus próprios jogos, se motiva para anular os seus defeitos e aumenta suas qualidades.
Matheus, veja se o seu deus não o transforma num fred qualquer…
3 Abril, 2015 at 13:32
Eh pa isto é muito melhor que a entrevista do Matheus.
Da série “Vamos todos rir… até cair” (com a “diareia da manhã”)
03.04.2015 08:21
Pilotos da TAP amigos de Bruno
Têm sido várias as ocasiões em que acaba sentado em executiva.
Bruno de Carvalho tem feito inúmeras viagens desde que lidera o Sporting e compra sempre bilhetes em económica, os mais baratos. Contudo, segundo fonte oficial do clube de Alvalade, têm sido várias as ocasiões em que acaba sentado na executiva, onde os preços, por vezes, são quatro vezes mais caros. Foi o que aconteceu na segunda e na terça-feira. Bruno de Carvalho, o vogal da direção leonina Rui Caeiro e a assessora jurídica do clube, Patrícia Silva Lopes, deslocaram-se a Estocolmo, na Suécia, onde foram participar em reuniões e na assembleia geral da Associação Europeia de Clubes (ECA). De acordo com as fontes contactadas, mal Bruno de Carvalho entrou no avião da TAP, foi reconhecido e o piloto convidou-o a trocar o lugar na económica e a passar para a executiva. O dirigente hesitou e observou que estava acompanhado. O piloto estendeu então o convite a Rui Caeiro e Patrícia Silva Lopes. No regresso a Lisboa, na terça-feira, aconteceu a mesma coisa. Bruno de Carvalho voltou a ocupar um lugar que custava 1789 euros, tendo pago 460 euros. Desta vez, no entanto, alguns passageiros não gostaram de terem sido preteridos e reclamaram. O piloto, no entanto, não mudou de ideias. No mesmo avião viajaram ainda os representantes de Benfica (Paulo Gonçalves e Miguel Moreira) e Marítimo (Sancho Freitas), que também estiveram nas reuniões da ECA em Estocolmo. Contactados pelo Correio da Manhã, todos se recusaram a prestar qualquer declaração sobre o que se passou com Bruno de Carvalho.”
3 Abril, 2015 at 13:36
onde se lê “fonte oficial do clube de Alvalade”, não sei se não devia estar “a Tasca”… mas mesmo que não seja, só me dá vontade de… AAHAHHAHAHAHHHAHAHAHAH! 🙂
Só faltou dizer que a TAP vai ter que ser privatizada e despedir pessoal por causa desta “abébia” 🙂
3 Abril, 2015 at 13:37
Quem será qué contactou o Cm? 🙂
3 Abril, 2015 at 13:48
Hummm… não estou bem a ver quem poderá ter sido…
3 Abril, 2015 at 13:58
contactar o CM? para quê?
“elezandem aí” sempre a meter o bedelho… 🙂
3 Abril, 2015 at 14:15
Deus é grande!!! Esperemos que o Matheus também venha a ser!!!
3 Abril, 2015 at 14:15
Tenho uma fezada que Matheus Pereira vai ser o próximo craque de nível mundial a sair da academia.
3 Abril, 2015 at 14:21
Também li ontem e até já publiquei hoje (foi quase em simultâneo).
Já agora, e porque me lembro de teres falado aqui nisso…
Ryan Gauld à BBC, e não só 😉
http://grandeartistaegoleador.blogs.sapo.pt/ecos-da-imprensa-estrangeira-167984
3 Abril, 2015 at 14:27
será que estas duas entrevistas em simultâneo (a do Gauld à BBC e a do Matheus ao Lancenet) foram mera coincidência?
3 Abril, 2015 at 14:55
Parece-me normal. Ambos se destacam, por motivos diferentes.
Os britânicos estão sempre muito atentos a Gauld.
Já os brasileiros, parece-me que foram apanhados de surpresa. Não conheciam o Matheus e, vendo que tinha renovado com o SCP, toc de ligar ao ‘minino’.
Tens alguma teoria?
3 Abril, 2015 at 14:22
Dentro de pouco mais de meia hora, Matheus vai andar a partir rins à tripeirada, em directo e em exclusivo na nossa TV 🙂
3 Abril, 2015 at 14:26
Isso é que é falar! Estou ansioso 😉
3 Abril, 2015 at 14:56
Não vai ser só o Matheus…
Lisandro Semedo, Rafael Barbosa… watch out, trip-man!
3 Abril, 2015 at 14:27
Queria só confirmar que a SportingTV tem umas belíssimas apresentadoras….
3 Abril, 2015 at 14:32
11 inicial dos juniores do Sporting:
pedro silva
bubacar djaló, aya diouf, ivanildo, joão serrano
luis caicedo, rafael barbosa, abou touré
lisandro semedo, matheus pereira, josé postiga
3 Abril, 2015 at 14:41
Suplentes: Khadime Ndiaye, Elói, Quiaque, Guilherme Ramos, Ebo, LingFeng e Abdoulaye
3 Abril, 2015 at 14:57
LingFeng??!!
Se ao menos tivéssemos um FengShui para arrumar a equipa de forma harmoniosa.
3 Abril, 2015 at 14:37
Olha o Diogo na SportingTV 😀
3 Abril, 2015 at 14:39
Convocados para Paços de Ferreira:
Guarda-redes: Rui Patrício e Marcelo.
Defesas: Miguel Lopes, Cédric, Sarr, Tobias Figueiredo, Ewerton e Jefferson
Médios: William, Oriol Rosell, João Mário e André Martins.
Avançados: Carrillo, Capel, Carlos Mané, Nani, Tanaka, Montero e Slimani.
3 Abril, 2015 at 14:50
Onde anda o pessoal da tasca? Eu estou com a minha filhota na 4a fila, mesmo em frente à porta do meio campo.
Até morrer Sporting Allez
3 Abril, 2015 at 15:02
O grande presidente Bruno de Carvalho mesmo na fila em frente à nossa 🙂
3 Abril, 2015 at 15:04
Manda um abraço meu e diz-lhe que ainda tenho aquela caixa de saké para lhe enviar… 😀
3 Abril, 2015 at 14:59
Noto na nossa equipa muito perfume de África… Espero que não haja muitos “Catió’s Boys” por aí…
3 Abril, 2015 at 15:01
Quem é o nosso capitão, aquele D’Artagnan de bolso?
3 Abril, 2015 at 15:06
Já vi que é o Barbosa… parece um gajo irreverente com bola.
Que sa foda o D’Artagnan…. para mim passa a ser o Sparrow… 😉
3 Abril, 2015 at 15:16
Barbosa é a minha maior esperança desta equipa! Só vou ver o jogo logo à noite mas ele é agora o regressado Matheus…
3 Abril, 2015 at 14:59
André Gralha é um árbitro da AF Santarém. Um manhoso vaidoso que se acha superior a tudo e todos. Será importante não entrar em conversas com ele, pois começam a saltar cartões.
Apitou jogos meus algumas vezes e já foi árbitro de 1ª categoria.
3 Abril, 2015 at 15:07
Grande abébia agora da defesa, dasss…
3 Abril, 2015 at 15:11
cheira bem, cheira à Sporting.
3 Abril, 2015 at 15:12
Gostava de ver os A’s a entrar nos jogos assim… os tripinhas estão num sufoco do caralho!
3 Abril, 2015 at 15:19
15 minutos de domínio total. Já podíamos ter marcado.
Espero que consigamos integrar no futuro jogadores como Matheus e Lisandro na equipa principal sem formatar o seu jogo e mantendo a imprevisibilidade que trazem em cada acção.
3 Abril, 2015 at 15:19
a mim cheira-me bem, essencialmente, o toque de bola de quase todos os nossos.
mas as frutas já se tão a adaptar melhor à nossa pressão inicial e a equilibrar.
segunda grande oportunidade para eles, agora.
3 Abril, 2015 at 15:20
Aquele nosso lateral direito está a dar casas demais…
3 Abril, 2015 at 15:51
Até porque não é lateral…
3 Abril, 2015 at 15:52
Ah não?
Então?
3 Abril, 2015 at 16:02
É médio defensivo.
3 Abril, 2015 at 15:22
impossível esta m****!
logo no 2º minuto um falhanço incrivel e agora outro maior ainda.
3 Abril, 2015 at 15:22
Ai, Diouf, Diouf…
Era só uma bicada e estava lá dentro!
Comé possível…
3 Abril, 2015 at 15:27
Este Luís Caicedo é colombiano… não me digam que é família do outro “bom rapaz” que por cá passou? Ou é algum brinde enviado pelo Dominguez do clube colombiano que andava a treinar?
3 Abril, 2015 at 15:33
o outro é equatoriano.
e caicedos há muitos.
diz que lá para aquelas bandas da américa do sul, há muito boa gente que se começa a enfrascar logo de manhã…
3 Abril, 2015 at 15:37
pois é… equador!
Dasss… onde é que eu estava com a cabeça… 😐
3 Abril, 2015 at 15:50
larga o saké ou “cais cedo”.
3 Abril, 2015 at 15:28
o que é que foi isto? 🙂
Matheus Sambeiro?
3 Abril, 2015 at 15:31
Foi a versão super-homem… a sair da cabina telefónica!
3 Abril, 2015 at 15:31
Este João Serrano parece certinho e “rijinho” qb…
Por aquela lateral não passa nada… já pelo lado contrário…
3 Abril, 2015 at 15:32
Também gosto
3 Abril, 2015 at 15:31
Matheus é um fora de série!
3 Abril, 2015 at 15:31
FAÇAM GOLOS, CACETE!
3 Abril, 2015 at 15:32
parem de dar show… futebol é golos!
3 Abril, 2015 at 15:32
para quem quiser ver em stream http://tvfree.me/ver/sporting-tv-online
3 Abril, 2015 at 15:33
É o cabrão do cassamá que joga pelos tripas???
Pareceu-me ouvir “moreto”…
3 Abril, 2015 at 15:38
claro que é…
e o sambu deve tar no banco.
3 Abril, 2015 at 15:34
2003: Ronaldo
2005: Nani
2016: Matheus
3 Abril, 2015 at 15:36
🙂
3 Abril, 2015 at 15:56
2016 não…. não vamos colocar pressão no miudo!!!
3 Abril, 2015 at 15:57
2017 certinho!!!
3 Abril, 2015 at 15:34
é que do outro lado também está quem faça golos e estamos a tirar bilhete de primeira fila pra levar um golo numa bola perdida.
3 Abril, 2015 at 15:39
o bubacar djalo é que é o LD???
Que passador…
3 Abril, 2015 at 15:35
amarelo para o tripas.que pezinhos, Matheus!