Uma das mais aclamadas categorias de base de futebol do planeta, a do Sporting, a única a revelar dois jogadores que ganharam o prêmio de Melhor Jogador do Mundo, tem em uma de suas principais joias um brasileiro, que até já tem contrato até 2020 e está protegido por 60 milhões de euros (R$ 204 milhões). Matheus Pereira, mineiro de apenas 18 anos, já tem atuado pelo equipe B dos Leões, e nesta sexta-feira volta aos juniores para reforçar o time no clássico contra o Porto. Porém, o sonho é seguir os passos do maior astro que saiu do centro de formação de Alcochete: Cristiano Ronaldo.
– O Cristiano Ronaldo é muito falado na academia… No meu ponto de vista é um forte referencial, dentro e fora de campo. As pessoas falam muito dele para qualquer jogador que chega. Usam muito ele aqui – disse Matheus em entrevista ao LANCE!, para depois falar sobre o seu grande objetivo no futebol: Desde o Brasil sempre tive o sonho de chegar ao Manchester United. Pelo que tenho visto, as coisas acontecendo, acho que o meu futebol encaixaria no futebol inglês, eu me daria bem. O meu sonho é na Inglaterra. A Premier League é muito competitiva, gosto disso. Quero um dia poder jogar lá. Quero seguir os passos que ele seguiu. Começar na base do Sporting, subir, e mais para a frente ser vendido e jogar lá, seguir os passos. Muito que ele fez aqui é o meu foco.
Ao entrar em contato com Matheus por telefone celular e ver a foto do seu perfil no WhatsApp, já dá para imaginar o seu estilo de jogo. Na imagem, está driblando e um rival já busca a falta… Pelas referências, é bem por aí mesmo. Além de CR7, o jovem atacante diz que tem Neymar e Messi como espelhos, gosta até de “perder” tempo vendo os três. «Eu sou ponta esquerda, jogo também na direita. Gosto de ir para cima e fazer gol, gosto de driblar, de cruzar, sou um jogador rápido, explosivo, com boa técnica. Gosto de pegar a bola e ir para cima, e se der, vou sempre para cima, esse é o tipo de jogador que eu sou (risos)»
Segundo ele próprio, tudo começou quando era criança. Nascido em Belo Horizonte, viveu durante um período em Governador Valadares e chegou a atuar pelo Filadélfia e pelo Democrata ainda muito novo. Quando os seus pais migraram para Portugal, foi morar com os avós e os tios na capital mineira, e cerca de um ano depois fez alguns treinos no Cruzeiro, e enfim o seu pai o levou para Lisboa. A primeira experiência foi no modesto Trafaria. «O cara que treinava lá era olheiro do Sporting e me levou para fazer uns testes na base. Fiquei cerca de um mês e eles gostaram. Acabaram me chamando para entrar. Fiquei ano lá na Cidade Universitária, onde ficam os infantis, depois vim para Alcochete. Até hoje estou e o percurso foi esse, subindo pouco a pouco.»
E por falar em Alcochete… De lá saíram os dois vencedores do prêmio de Melhor Jogador do Mundo: Figo e Cristiano Ronaldo. Nas últimas décadas, saíram da cidade da Grande Lisboa outros astros como Nani, João Moutinho, Futre, Quaresma… Matheus demonstra euforia ao falar das instalações dos Leoninos. «O clube tem tradição em revelar grandes jogadores. Cara… É uma estrutura fantástica, nunca vi uma assim. Trabalham muito bem até com o caráter das pessoas, ajudam muito os atletas não só financeiramente, mas também se precisar de outra coisa, estão sempre presentes. Estrutura muito forte, considerada uma das melhores do mundo. Não só a estrutura física, mas tem psicólogo, tem tudo que precisa, escola, professores, muita coisa boa. E é olheiro para todos os lados, sempre vendo. Onde tem destaque, talento, já estão em cima.»
Aos poucos o atacante começa o processo de ir para o time de cima. Já fez alguns jogos pelo Sporting B, e na última semana fez o seu primeiro treino com o time principal, durante atividade no Estádio José Alvalade. De quem já está lá, o também brasileiro Jefferson o tem ajudado bastante e garante que não tem nervosismo para essa nova etapa. «Está sendo uma experiência muito boa, o pessoal tem me recebido muito bem, tenho me adaptado bem ao estilo de futebol. Não posso dizer ansiedade… Mas um desejo no meu coração em ir para os jogos principais. Tenho muito a crescer, aprender e evoluir, e para a frente poder estrear na equipe e fazer o que tiver que ser feito.»
Por se tratar de um brasileiro já há alguns anos em Portugal, impossível não falar na seleção local, que já contou com Deco e Liedson, e tem até hoje o zagueiro Pepe, todos nascidos no Brasil. Porém, o seu sonho não é exatamente esse. «Já são quase cinco anos aqui, isso já passou pela cabeça sim, meu pai já pensou em fazer minha nacionalidade para jogar por Portugal. Mas ainda tenho esperança de jogar pelo Brasil, trabalho para isso, ter oportunidade, agarrar e nunca mais sair. Seleção portuguesa? Já pensei, mas o desejo mesmo é Brasil – disse Matheus, que nunca recebeu contato da CBF.»
O que nunca sai do pensamento de Matheus é a religião. Muito apegado a Deus, o atacante de 18 anos garante que é um jovem reservado, não frequenta noitadas e é caseiro. «Eu sou cristão desde berço. Tive uma má fase na minha vida, e cerca de um ano atrás eu voltei para Jesus, para Deus, e tenho seguido aquilo que Ele tem me pedido. É muito importante a religião na nossa vida, a base de tudo é Deus, sem Ele a gente não consegue nada, e está sempre presente na minha vida, preciso sempre – concluiu.
3 Abril, 2015 at 16:36
esta defesa já entrava em campo.
3 Abril, 2015 at 16:36
Aqueles dois centrais deixam um pouco a desejar não?
3 Abril, 2015 at 16:37
o porto temmais equipa.acima de tudo muito melhores defesas
3 Abril, 2015 at 16:39
vai entrar o “charter” (chinês)?
3 Abril, 2015 at 16:40
A nádega azul chega com muita facilidade à nossa grande área, e, na minha opinião são melhor conjunto e melhores individualidades…além de…melhor treinador
Trocar Postiga por Eloi, não lembra ao menino
3 Abril, 2015 at 16:41
Grande jogo do Rafael Barbosa!
3 Abril, 2015 at 16:42
grde jogo do rafael barbosa.tem futuro o puto
3 Abril, 2015 at 16:43
Entrou o lampião.
3 Abril, 2015 at 16:43
entra LingFeng e sai Barbosa.
entra Eloi e sai Bubacar Djaló.
1-1 a 7′ do fim.
3 Abril, 2015 at 16:46
tchau.
3 Abril, 2015 at 16:46
dass…
3 Abril, 2015 at 16:46
Foda se
3 Abril, 2015 at 16:46
FUCK
3 Abril, 2015 at 16:46
Bubacar djalo ..e fenomeno….do entroncamt… e ai xega o 2-1 po porto…
3 Abril, 2015 at 16:47
e pronto.com centrais destes nao ha medios ou avancados que o valham, acabou,,,
3 Abril, 2015 at 16:50
o problema é que temos uma defesa aos papéis e uma eficácia igual a zero.
falhámos oportunidades que não se podem falhar. e isso, contra equipas destas, já se sabe que dificilmente dá bom resultado.
3 Abril, 2015 at 16:52
piores que os centrais são estes laterais. impressionante o número de centros/nozadas que permitiram. destabilizaram por completo a equipa.
as subs do boa morte também não ajudaram, diga-se de passagem.
a equipa deles parece-me mais forte, sinceramente não vejo muito futuro nesta geração.
3 Abril, 2015 at 16:51
Guilherme, Meira e Gonçalo, sendo que estes dois ultimos são internacionais por Portugal não podem ser mais fracos que esta dupla.
3 Abril, 2015 at 16:52
O nosso treinador, por muito que eu tenha defendido os juniores, hoje demonstrou que deixa muito a desejar
No fundo, folha ganhou o jogo com as subst que fez, em função de boa morte que perdeu com as subst que fez
Agora é ganhar à nadega vermelha e começar a dar lugar a outros
Para a equipa B da próxima época do deviam ir:
Pedro Silva, Pogba Djaló (para ver o que vale), João Serrano, Rafael Barbosa, Lisandro Semedo e Postiga…o resto…bem…o resto
Matheus na equipa principal porque senão estagna
3 Abril, 2015 at 16:53
O Mateus ta em armado em craque não sei porquê, joga a bola e deixe se de merdas!
3 Abril, 2015 at 16:57
ele tem um pé esquerdo fabuloso, mas ainda é cedo para dizer que vai ser craque. tem de evoluir muito ainda.
desde que vi esta equipa na champions, fiquei esclarecido sobre o seu valor. não me convencem minimamente.
3 Abril, 2015 at 16:57
acima de tudo, o porto é muito mais maduro. assumiram o jogo quando tiveram de o fazer, a seguir ao nosso golo.uma equipa que perde o controlo do jogo logo a seguir a marcar é uma equipa imatura.mas há jogadores a seguri com atenção: Rafael Barbosa, Lisandro Semedo e Matheus (mas tem que ganhar mais sentido de equipa)
3 Abril, 2015 at 16:59
finito.
frutas com caminho aberto para o título.
ficámos a 6 pts deles, a 8 jogos do fim.
na próxima 3ª feira vamos ao galinheiro júnior.
3 Abril, 2015 at 17:03
Tenho pena mas a equipa do fcporco demonstrou duas coisas, primeiro é mais “adulta” que a nossa e depois é mais “equipa” o Sporting por outro lado tem uma equipa muito desiquilibrada, tem jogadores muito bons e outros que são muito maus, enquanto os jogadores muito bons têm pulmão conseguem disfarçar tudo, quando estoiram a equipa pauta-se pela mediania…
De qualquer forma nesta idade o que importa é o “individual” e não o “colectivo” e por muito que me custe esta derrota, tenho a certeza que da nossa equipa vão surgir mais valores de 1º plano que da do fcporco e isso para mim é que é o importante…mas FODASSSSEEEE tiveram a vitória na mão e desperdiçaram-na!!!
3 Abril, 2015 at 17:03
sem stress os miúdos do porto e benfica não chegam á A……………………….eles não sabem aproveitar……………………
já nos temos 2 diamantes que vao justificar o investimento nesta época nos juniores……………………..
lembrem-se bastar formar um “grande jogador” por época para valer a pena e este ano ate já conseguimos 2………………….matheus e barbosa…….
3 Abril, 2015 at 17:07
exactamente o meu ponto de vista….
3 Abril, 2015 at 17:08
a sério achas o rafael um diamante?
estamos a baixar muito o nível de exigência, então.
3 Abril, 2015 at 18:51
Concordo contigo Val Verde, acho que o Rafael Barbosa possa vir a ser um bom jogador mas acho que daí a ser um diamante está uma distância enorme mesmo!
3 Abril, 2015 at 17:07
Não basta apenas formar jogadores! É bom, mas é melhor formar a ganhar… e a verdade é que este título ficou comprometido!
Salvaram-se as 2 cuecas do Matheus a mostrar quem manda ali!!!
3 Abril, 2015 at 17:10
Do pouco que vi pareceu-me muito Matheus Pereira e pouca eficácia… Eu nem sou daqueles que diz mal dos jogadores e assobia os putos em Alvalade mas aquele José Postiga parece-me igual ao Hélder (no mau sentido…). Das nossas escolas nunca saem PL decentes, não percebo se se deve aos métodos de treino ou à factores genéticos dos portugueses, mas sou a favor de ir buscar jogadores para estas posições a outros países
3 Abril, 2015 at 17:20
o Gauld não foi convocado nem para Paços de Ferriera nem para a equipa B?! any ideas?
o jogo de castigo pelo 5º amarelo já foi cumprido contra o Atletico.
e o ultimo jogo que fez já foi no dia 28 pela selecção sub 21, não me parecendo que esteja previsto algum jogo pela Escócia nos próximos dias…
convocados para o jogo da equipa B
(amanhã às 16h com o Leixões e com transmissão na Sporting TV)
Guarda-redes: Luís Ribeiro e Guilherme Oliveira
Defesas: Mauro Riquicho, Rabia, Nuno Reis, Sambinha, Domingos Duarte, Jonathan Silva e Mica Pinto
Médios: Palhinha, Fábio Martins, Wallyson e Francisco Geraldes
Avançados: Gelson Martins, Sacko, Dramé, Podence, Rubio e Ponde
3 Abril, 2015 at 17:29
val verde tu não achas que rafael barbosa é um diamante paciencia……………………..tu la sabes da coisa……………………..ou se calhar não…
eu mantenho o que disse…………………………………matheus vai dar jogador, isto é claro como a agua mas quem ve barbosa a jogar(e perceba da coisa), reconhece que esta ali um diamante para aproveitar nos próximos anos…………..
3 Abril, 2015 at 17:37
+1!
3 Abril, 2015 at 20:03
Concordo! O Rafael não e baixar o nível de exigência. É um belo jogador!
3 Abril, 2015 at 21:44
não tenho uma bola de cristal, mas um diamante para mim é um CR, um Quaresma, um Nani, um William….e o Rafael não me parece desse patamar sinceramente.
3 Abril, 2015 at 22:26
O William tinha menos potencial que o Rafael…claramente!!
3 Abril, 2015 at 17:30
e ainda por cima são compatíveis……………………….apesar de poderem ocupar o mesmo espaço no campo…………
3 Abril, 2015 at 17:34
as “cuecas” de Matheus
https://vine.co/v/Olit0WzFjKm
3 Abril, 2015 at 17:39
Primeiro é de dar destaque à decisão do Sporting em pôr o clássico de juniores em Alvalade. Numa semana de jogo fora da equipa principal, permitiu aos jogadores mais jovens tomar o pulso a Alvalade e colocar pressão na equipa adversária. Aliás, isso foi facto notado nos primeiros 45 minutos.
Depois, a equipa em si, é muito prematuro dizer o que valem ou não estes jogadores e até onde podem chegar. Matheus Pereira é um predestinado, e para esses, só a equipa principal pode chegar, possivelmente na próxima época. Rafael Barbosa tem potencial para ser um bom médio centro, parece ter cabeça e inteligência na altura da decisão, a rever. A defesa pareceu-me o ponto mais fraco, muitas vezes com algumas imprecisões que não podem acontecer. Lá na frente, Postiga não impressionou e Lisandro parece encaixar na excelente formação de extremos que Alcochete já nos habituou.
Não é a melhor fornada de juniores que tivemos, mas também não é a pior. Se 3, 4 jogadores chegarem à equipa principal, o trabalho foi cumprido.
P.S: Daqui a 20 minutos, temos mais uma oportunidade para ver o Iuri num grande palco da Liga portuguesa. Ver, rever e analisar. É bom ser do Sporting.
SL
3 Abril, 2015 at 18:00
Para mim que estive no Estádio os melhores pareceram o Matheus e o Rafael Barbosa e os piores a zona lateral direita, meio campo defensivo direito, que penso que estava o djalo mas não sei quem era o medio mais recuado…sabem-me dizer?
3 Abril, 2015 at 18:09
Caicedo