Uma das mais aclamadas categorias de base de futebol do planeta, a do Sporting, a única a revelar dois jogadores que ganharam o prêmio de Melhor Jogador do Mundo, tem em uma de suas principais joias um brasileiro, que até já tem contrato até 2020 e está protegido por 60 milhões de euros (R$ 204 milhões). Matheus Pereira, mineiro de apenas 18 anos, já tem atuado pelo equipe B dos Leões, e nesta sexta-feira volta aos juniores para reforçar o time no clássico contra o Porto. Porém, o sonho é seguir os passos do maior astro que saiu do centro de formação de Alcochete: Cristiano Ronaldo.
– O Cristiano Ronaldo é muito falado na academia… No meu ponto de vista é um forte referencial, dentro e fora de campo. As pessoas falam muito dele para qualquer jogador que chega. Usam muito ele aqui – disse Matheus em entrevista ao LANCE!, para depois falar sobre o seu grande objetivo no futebol: Desde o Brasil sempre tive o sonho de chegar ao Manchester United. Pelo que tenho visto, as coisas acontecendo, acho que o meu futebol encaixaria no futebol inglês, eu me daria bem. O meu sonho é na Inglaterra. A Premier League é muito competitiva, gosto disso. Quero um dia poder jogar lá. Quero seguir os passos que ele seguiu. Começar na base do Sporting, subir, e mais para a frente ser vendido e jogar lá, seguir os passos. Muito que ele fez aqui é o meu foco.
Ao entrar em contato com Matheus por telefone celular e ver a foto do seu perfil no WhatsApp, já dá para imaginar o seu estilo de jogo. Na imagem, está driblando e um rival já busca a falta… Pelas referências, é bem por aí mesmo. Além de CR7, o jovem atacante diz que tem Neymar e Messi como espelhos, gosta até de “perder” tempo vendo os três. «Eu sou ponta esquerda, jogo também na direita. Gosto de ir para cima e fazer gol, gosto de driblar, de cruzar, sou um jogador rápido, explosivo, com boa técnica. Gosto de pegar a bola e ir para cima, e se der, vou sempre para cima, esse é o tipo de jogador que eu sou (risos)»
Segundo ele próprio, tudo começou quando era criança. Nascido em Belo Horizonte, viveu durante um período em Governador Valadares e chegou a atuar pelo Filadélfia e pelo Democrata ainda muito novo. Quando os seus pais migraram para Portugal, foi morar com os avós e os tios na capital mineira, e cerca de um ano depois fez alguns treinos no Cruzeiro, e enfim o seu pai o levou para Lisboa. A primeira experiência foi no modesto Trafaria. «O cara que treinava lá era olheiro do Sporting e me levou para fazer uns testes na base. Fiquei cerca de um mês e eles gostaram. Acabaram me chamando para entrar. Fiquei ano lá na Cidade Universitária, onde ficam os infantis, depois vim para Alcochete. Até hoje estou e o percurso foi esse, subindo pouco a pouco.»
E por falar em Alcochete… De lá saíram os dois vencedores do prêmio de Melhor Jogador do Mundo: Figo e Cristiano Ronaldo. Nas últimas décadas, saíram da cidade da Grande Lisboa outros astros como Nani, João Moutinho, Futre, Quaresma… Matheus demonstra euforia ao falar das instalações dos Leoninos. «O clube tem tradição em revelar grandes jogadores. Cara… É uma estrutura fantástica, nunca vi uma assim. Trabalham muito bem até com o caráter das pessoas, ajudam muito os atletas não só financeiramente, mas também se precisar de outra coisa, estão sempre presentes. Estrutura muito forte, considerada uma das melhores do mundo. Não só a estrutura física, mas tem psicólogo, tem tudo que precisa, escola, professores, muita coisa boa. E é olheiro para todos os lados, sempre vendo. Onde tem destaque, talento, já estão em cima.»
Aos poucos o atacante começa o processo de ir para o time de cima. Já fez alguns jogos pelo Sporting B, e na última semana fez o seu primeiro treino com o time principal, durante atividade no Estádio José Alvalade. De quem já está lá, o também brasileiro Jefferson o tem ajudado bastante e garante que não tem nervosismo para essa nova etapa. «Está sendo uma experiência muito boa, o pessoal tem me recebido muito bem, tenho me adaptado bem ao estilo de futebol. Não posso dizer ansiedade… Mas um desejo no meu coração em ir para os jogos principais. Tenho muito a crescer, aprender e evoluir, e para a frente poder estrear na equipe e fazer o que tiver que ser feito.»
Por se tratar de um brasileiro já há alguns anos em Portugal, impossível não falar na seleção local, que já contou com Deco e Liedson, e tem até hoje o zagueiro Pepe, todos nascidos no Brasil. Porém, o seu sonho não é exatamente esse. «Já são quase cinco anos aqui, isso já passou pela cabeça sim, meu pai já pensou em fazer minha nacionalidade para jogar por Portugal. Mas ainda tenho esperança de jogar pelo Brasil, trabalho para isso, ter oportunidade, agarrar e nunca mais sair. Seleção portuguesa? Já pensei, mas o desejo mesmo é Brasil – disse Matheus, que nunca recebeu contato da CBF.»
O que nunca sai do pensamento de Matheus é a religião. Muito apegado a Deus, o atacante de 18 anos garante que é um jovem reservado, não frequenta noitadas e é caseiro. «Eu sou cristão desde berço. Tive uma má fase na minha vida, e cerca de um ano atrás eu voltei para Jesus, para Deus, e tenho seguido aquilo que Ele tem me pedido. É muito importante a religião na nossa vida, a base de tudo é Deus, sem Ele a gente não consegue nada, e está sempre presente na minha vida, preciso sempre – concluiu.
3 Abril, 2015 at 18:15
Interessante a oportunidade de jogar no Estádio José Alvalade, perante muito público e com os níveis competitivos elevados.
A primeira parte mostrou um Sporting mais ofensivo e um Porto na expectativa.
O trio, formado por Lisandro Semedo, Matheus Pereira e Rafael Barbosa, foi o principal dinamizador do ataque leonino que pecou sempre por falta de eficácia face às várias oportunidades criadas.
Dois erros individuais ainda fizeram com que o Porto assustasse Pedro Silva, o guarda-redes leonino.
O intervalo chegou com um 0-0 que penalizava claramente o Sporting.
A segunda parte foi mais equilibrada mas, ainda assim, foi o Sporting que voltou a ter as melhores oportunidades, acabando inclusive por inaugurar o marcador após boa jogada individual de Lisandro Semedo que, na tentativa de colocar a bola na zona de finalização, a viu entrar na baliza portista com um auto-golo de um dos centrais azuis e brancos.
O Porto, que se percebeu desde cedo que vinha jogar para o empate, assumiu o jogo e partiu em busca de um golo que evitasse um resultado negativo.
Depois de alguns erros da nossa defensiva não aproveitados pelos nortenhos, o golo do empate acabou por surgir. Enorme passividade da defesa verde e branca e o avançado Leonardo fez o 1-1.
As mexidas de Luís Boa Morte pareceram piorar o rendimento da equipa. Postiga, sem ser muito influente na manobra ofensiva foi sempre importante para segurar os centrais ou abrir espaços para Matheus e Lisandro e Luís Elói, que substituiu o mais novo dos Postigas, foi infeliz em quase todas as acções.
Começava a ser evidente o cansaço das pedras chave (Matheus e Barbosa). Barbosa viria mesmo a ser substituído.
O controlo do jogo já nos tinha fugido e foi o Porto que saltou para a frente do marcador. Novamente Leonardo, novamente de cabeça, desta vez na sequência de um canto e mais uma vez com a defensiva leonina a ver jogar.
Faltavam apenas três minutos para o final e já não foi possível alterar o resultado.
Boa primeira parte e segunda parte menos boa.
O resultado compromete as aspirações pelo título.
Nota positiva para a capacidade técnica de Matheus Pereira, claramente acima da média, embora precise de crescer a todos os níveis. Recordo-me de um lance em que, após duas ‘cuecas’ fenomenais se deslumbrou e, em vez de jogar simples, arriscou um passe longo que deu um contra-ataque perigosíssimo que culminou num falhanço escandaloso dos azuis.
Rafael Barbosa, Lisandro Semedo e João Serrano foram os outros a quem dou nota positiva. Rafael pela capacidade de jogo colectivo, visão de jogo e precisão no passe. Semedo pela imprevisibilidade que traz ao jogo e Serrano por ter sido o mais consistente a defender.
Caicedo demonstrou capacidade na recuperação de bolas mas nem sempre decidiu bem na hora de as entregar.
Nota negativa para a linha defensiva (excluo Serrano desta equação). Bubacar Djaló, Ivanildo e Diouf foram constantemente ultrapassados, quer em posse, quer em velocidade. Algo lentos e muito distantes na marcação aos opositores.
Quanto ao futuro, já se adivinhava que esta não fosse das melhores gerações mas, se se aproveitar um ou dois já é bom.
Matheus, Lisandro e Barbosa (dos que jogaram hoje) podem ter futuro e, afinal, é isso que interessa…muito mais do que vencer ou perder um campeonato de juniores.
3 Abril, 2015 at 18:17
Fantástica análise, concordo em absoluto.
3 Abril, 2015 at 18:23
Ver na TV nem sempre dá a melhor perspectiva, mas conheço relativamente bem os jogadores e foi assim que vi o jogo de hoje.
Gostava de ter tido a oportunidade de ver ao vivo.
SL
3 Abril, 2015 at 18:37
Obrigadinho GAG
3 Abril, 2015 at 18:44
Sempre às ordens 😉
3 Abril, 2015 at 18:24
Eu vi o jogo.
Matheus esteve bem, embora precise de ir melhorando o jogo colectivo. É puto.
Rafael Barbosa, com muito trabalho, poderá tornar-se um médio muito fiável tipo Moutinho.
De resto, o Djaló nem se viu. Acho que o Elói tem muito mais futebol do que aquele Touré na frente, apesar do Elói ter entrado pessimamente.
E Massamá. Para quem chorou o Massamá, está ali um belo de um Farnerud. Não faz nada mal, mas também não faz nada bem. Anda para ali, a dar a bola assim que a recebe. Só reparei que estava a jogar quando li aqui na tasca, até porque pensava que era mais jovem.
3 Abril, 2015 at 18:25
O defesa esquerdo deles é máquina. Não dá para roubar?
3 Abril, 2015 at 18:33
O moreto só reparei nele quando foi substituido e foi assobiado…
3 Abril, 2015 at 19:01
O Eloi penso ter tido alguns problemas físicos durante a semana. Digo isto porque atrás de mim na bancada estavam uns que deviam ter algum tipo de proximidade/conhecimento, e afirmou logo antes de começar o jogo que ele só ia entrar na 2ª parte por essa razão.
Quanto ao jogo gostei muito do Barbosa (até rebentar). O Matheus tem muita qualidade, óbvio que peca pelo exagero e pelo individualismo, mas isso é o normal tendo em conta as características dele e a idade. Com o tempo, (se tudo correr bem) fica no ponto.
O defesa direito foi uma auto-estrada….
O Porto foi mais equipa e ganhou o jogo, mas não vi um jogador que me chamasse verdadeiramente à atenção, e nesta fase interessa mais os jogadores que propriamente as equipas.
4 Abril, 2015 at 2:23
O intuito da formação é esse,formar valores,formar jogadores,formar homens.Sim concordo,os titulos são o menos importante,mas não dispensável,o jogador tbm tem de saber ganhar,sentir a vitória,sentir o clube,o jogador tbm tem de ser competitivo,tbm é formado para isso,ganhar é o melhor e o maior estimulo.
3 Abril, 2015 at 18:50
Estive no estádio e o q me pareceu foi que ou a nossa condição física é menos trabalhada ou os corruptos deram na “bomba” ao intervalo porque a partir dos 60 minutos sensívelmente a nossa equipa deu o peido . Gostava que houvesse controlo anti-doping mas daquele sem bolas frias para chegar a uma conclusão final .
3 Abril, 2015 at 18:56
Em relação ao Matheus acho que é um craque mas tem demasiados tiques de vedeta, começou demasiado cedo a ter muitos zeros à direita na conta bancária. Tem de crescer um pouco mais e deixar de ouvir tantas vezes o nome vindo das bancadas. Ah e devia ter outro corte de cabelo porque aquele… Parece o menino Gelinhas.
3 Abril, 2015 at 19:27
Posso te dizer que conheco o Sérgio Ribeiro do porto o número 7 e não dão na bomba, podes confiar!
A nossa equipa de juniores é que é fraca em todos os aspectos.
3 Abril, 2015 at 20:43
Epa conheces o mau mau! O tipo parecia que queria comer todos os que lhe faziam frente! Sabes Koki não podemos ser assim tão ingênuos, se ele dá na bomba tenho a certeza que não era a ti nem a ninguém que o ia admitir. Quanto à nossa fraqueza como tu dizes, na primeira parte tb esteve em campo e na globalidade fomos melhores que eles, depois foi i que se viu … Abraço .
3 Abril, 2015 at 20:55
Soubesses tu o clube do rapaz 😉
Acreditas que os miúdos andam nas bombas?Só falei por conhecimento de causa, e não acredito que eles andem nas bombas como não acredito que os nossos andem também apesar de não conhecer nenhum dos nossos pessoalmente!
Infelizmente esta nossa fornada dos juniores é fraquinha, mas melhores dias virão esperemos nós!
abraço
SL
3 Abril, 2015 at 18:57
Os tripeiros têm a escola toda, não fosse o folha o treinador…até encostarem o Matheus, foi sempre a dar pau e provocar
Tirando o Matheus, que já não o considero deste escalão. Se o Pogba Djaló, Rafael Barbosa, Serrano, Pedro Silva, Postiga e Lisandro, derem jogadores, já me dou por muito satisfeito
Não estou muito preocupado, tendo em conta que tivemos gerações de juniores campeãs e aproveitamos somente 1 a 2 jogadores dessa geração, espero no entanto, que na próxima época, com a subida de alguns Juvenis, a qualidade melhore
3 Abril, 2015 at 19:08
Txiiii esse Folha era do mais reles que havia como jogador, lembro-me bem dele.
3 Abril, 2015 at 20:47
E continua reles Alexia, hoje fez aquele gesto com o dedo encostado à cara ( cobardolas ), quando saía para o intervalo, mesmo à minha frente e eu mandei-o para vários sitíos e tb que o metesse nas nalgas. Enfim são mesmo uma merda !
3 Abril, 2015 at 20:52
Olyssipo, no post “Regresso ao futuro” na 3ª pagina encontras lá uma foto minha, assim já me consegues reconhecer na Curva Sul 😉
3 Abril, 2015 at 20:56
Já vi claro e tive para escrever , “busted” mas não escrevi porque te queria surpreender na próxima ocasião. Estavas muito bem acompanhada e toda benzoca! Eu e as minhas Leoas vamos ter o prazer de finalmente trocarmos umas bjkas contigo.
3 Abril, 2015 at 19:27
Vi o jogo. E, muito rapidamente se percebeu que o porto tem uma equipa com processos melhor consolidados. Sabem jogar em posse e nós não. E por isso controlaram melhor o jogo.
A chave do jogo esteve em Matheus, que esteve perto da perfeição na primeira parte onde não foi nada individualista partindo para cima apenas quando tinha espaço. Jogou com os colegas e faz um cruzamento fabuloso no último terço e mais duas jogadas sem o devido acompanhamento. Meteu alguns passes de ruptura e era o “dono do jogo” decidindo sempre bem. Via-se a léguas que está num patamar de classe completamente à parte. Mas é um jovem. E os jovens, sobretudo os craques, têm uma característica especial que é o descontrolo emocional quando são provocados e/ou carregados com faltas. Se ao Ronaldo com 30 anos acontece isso, ao Matheus com 18 também acontece. A estratégia do porto foi essa, bater continuamente no osso do melhor de todos e, depois a sua juventude faria o resto, como fez. Depois daquela entrada assassina no Cassamá, o Matheus já não foi mais o mesmo, fisica e psicologicamente. E foi incapaz de dar continuidade ao recital que deu na primeira parte.
Tiques de vedeta é algo que não consigo apontar ao rapaz neste jogo. Porque quando estava bem, foi um jogador colectivo. Quando foi picado e fustigado, aí sim, quis responder com individualismo, talvez para provar que reage às adversidades. Perfeitamente normal.
Pegando em comentários acima, a verdade é esta: Se alguém do porto viu este jogo, facilmente percebeu que se enganaram no “roubo”. Porque, quer Matheus quer o Barbosa são melhores jogadores que o Cassamá. É o que dá emprenharem pelos ouvidos. Ouviram que o Cassamá era um fora-de-série da Academia aos 14/15 anos e toca de ir buscar o gajo. Esqueceram-se foi que com essa idade, só se vê potencial, nada mais. Não tenho grandes dúvidas que os dois que falei terão um futuro bem melhor. Levaram o Cassamá, agora que o “trabalhem” para ser um jogador de topo. Fodido, não é? Por isso é que uns são os melhores do Mundo a formar e os outros apenas fingem que formam. Boa sorte, Moreto! Vais precisar dela!
3 Abril, 2015 at 20:52
Caro Sá ao vivo e bem perto conseguem-se ver semblantes e atitudes que na tv não se dão conta. Qualquer das formas o futuro dirá se estarei enganado, talvez a conturbada “estória” do seu processo de renovação me tenha condicionado um pouco a opinião mas veremos. Abraço.
3 Abril, 2015 at 21:32
Se assim foi, tenho de confiar em ti Porque estiveste lá. Para mim, tiques de vedeta é não defender, esforçar-se pouco, reclamar com os companheiros e não passar a bola a ninguém. Cenas de mimados, tas a ver? Não vi nada disso no Matheus Hoje. Mas posso estar enganado.
3 Abril, 2015 at 21:49
Espero ser eu a estar enganado . Grande abraço.
4 Abril, 2015 at 2:14
Por vezes os jogadores são os menos culpados nesses ditos processos de renovação,problemáticos no minimo.Um caso não são casos.Mas tbm não podemos falar muito porque tbm não sabemos mais.
É brinca na areia??É,sem duvida,mas pelo que tenho visto dele,e dele esta época tem sido muito pouco,mas pelo que vi,ele até tem ajudado e muito a equipa,tanto nos juniores como na B.
Concordo com o Sá,isto não é ser vedeta nem ter qualquer outro tique assimilar,isto são dotes de um jogador com um potencial enorme,e se tiver cabeça ou as pessoas que estiverem com ele tiverem cabeça,pode chegar tão longe como chegou o Ronaldo pq não???
3 Abril, 2015 at 19:58
Ontem na burla tv, onde por incrível que pareça, Bruno de Carvalho foi elogiado por Vitor Serpa, com um visível incomodo do delgado o lampião diamantino, falava, e com razão na minhão opinião, que os jogadores jovens de qualidade, devem jogar junto dos mais velhos, porque se jogarem ao lado de jogadores de qualidade, a sua também evolui.
Menciono isto pelo seguinte:
Jogadores como Iuri, Matheus, Gauld ou Wallyson, para mencionar somente estes – se for a mais, o texto fica comprido – devem treinar e jogar junto dos mais velhos, não jogando, pelo menos treinando como é o caso de Gauld
O texto do Cherba sobre o Nandinho, também é válido para a nossa casa
Não temos de ter receio de na próxima época lançar no plantel principal, 5/6 jogadores se esses jogadores forem de qualidade acima da média, para a qual não encontramos soluções semelhantes, por valor semelhante
Quaresma e Ronaldo foram lançados com 17 anos, Hugo Viana com 19, Montinho com 17 (torneio Newcastle), padrasto da mariana com 18 (golo em vidal pinheiro) etc etc
Volto a frisar, parecendo muito, Esgaio, Iuri, Wallyson, Gauld, Matheus na próxima época devem ter lugar no plantel principal, porque no exterior, 15M não chega para comprar qualidade idêntica
3 Abril, 2015 at 20:07
Concordo Pedro, quando existe qualidade extra, como é o caso do Matheus, não há que ter medo de arriscar.
Uma geração como a do Bruma, Ilory, Dier, Esgaio, João Mário (o mané é mais novo, creio) não “facilitou” nada a vida às seguintes. Elevou bastante a bitola.
3 Abril, 2015 at 20:12
Sim de facto tivemos 2 gerações muitos boas, que elevaram muito a fasquia e temos de aproveitar enquanto os temos 🙂
A o pessoal do Sporting também anda preocupado com as nádegas, tal como nós, também eles tiveram 1 a 2 boas gerações, mas a nádega vermelha do que os azuis, mas, o mais importante as nádegas não têm, algo que eu me farto de repetir: Identidade a formar, e isso nós temos e não se vende…seja o treinador a,b ou c
3 Abril, 2015 at 20:17
O próprio Mané, em parte sofre porque é da geração a seguir a Bruma, e saltou praticamente direto de 2º ano de Junior para o plantel principal, mas é com estes que temos de ter paciência e não com elias, bojinovs etc
3 Abril, 2015 at 20:53
Ilori, João Mario e Esgaio – 93
Bruma, Dier, Mane, Iuri, Semedo, Tobias, Chaby – 94
3 Abril, 2015 at 20:59
Estava convencido que Mané era da geração a seguir a Bruma
obrigado pela retificação João
3 Abril, 2015 at 21:05
Tens que acrescentar aí o João Carlos
3 Abril, 2015 at 20:02
Parece que o Iuri Medeiros fez um bom jogo contra o Facadas, alguém viu ?
3 Abril, 2015 at 20:11
Vi de relance. Esteve em todos os lances de perigo.
3 Abril, 2015 at 20:15
Os lances mais importantes de Iuri:
Aos 2 minutos aparece na cara do redes, mas remata de primeira ao lado
Tem um livre a rasar o poste
Faz dois cruzamentos cantados para golo
No restante, correu durante os 90 minutos, estando sempre envolvido nos lances de ataques e também ajudando a defender – se assim não fosse, Pedro Emanuel teria o tirado com toda a certeza –
Está-se a fazer homem o menino Iuri 🙂
4 Abril, 2015 at 1:49
Grande jogo do Iuri,aliás grande jogo pela parte de toda a equipa do Arouca,muito melhor após a entrada do Iuri,bastante interventivo no processo ofensivo da equipa tanto pelo meio como pelas alas,embora o forte do jogador sejam mesmo as alas,principalmente pela direita a puxar para o meio,sem medo de alçar do remate.
Subiu claramente de rendimento,muito pelo facto de ser um autentico desconhecido e ter que fazer pela vida,um autentico emigrante,a maturidade é apenas uma consequencia!!!!
Este é para entrar nas contas para a próxima época,pelo menos faz a pré-época.
3 Abril, 2015 at 21:24
Lembrei-me aqgora assim de repente de um pormenor, Patricio mudou de empresário sendo agora o Carlos Gonçalves, o mesmo de Marco Silva.
O Patricio é testemunha de Marco Silva no caso Zé dos tachos.
Coincidências …
3 Abril, 2015 at 21:43
Tinha lido que o RP tinha desmentido isso e que ainda estava com o Mendes. Acho que ta no fbook do RP
3 Abril, 2015 at 21:56
Não mudou de empresário? Pelo menos é o que circula.
3 Abril, 2015 at 22:02
SIm, circula que mudou para Carlos Gonçalves, empresário de Marco Silva e Leonardo Jardim …
3 Abril, 2015 at 22:07
Eu pelo tlf nao consigo copiar o link, mas no fbook do RP esta uma foto do livro do Mendes e o RP a dizer que as noticias que circulam sao falsas.
3 Abril, 2015 at 22:17
Hoje passei os olhos no record numa bomba de gasolina e li algo sobre ser verdade, mas vale o que vale.
Bem, sendo assim, caso o MS saia… o BC vai trazer o Vilas Boas ou o Van Der Gaag, que tb são do Carlos Gonçalves 🙂
Hoje estive com família em Tomar e de manhã estavam as nossas escolinhas a jogar.
Vi os juniores na TV e embora sejamos “menos” equipa que o porco, podíamos ter segurado a vitória e o moral seria outro. Matheus é realmente uma pérola e é obrigatório fazer parte da pre-epoca.
3 Abril, 2015 at 22:33
Até pode ser verdade, no futebol o que hoje é mentira amanhã é verdade.
Tenho pena de nao ter visto o jogo, mas estava no trabalho. Mas ja deu para ver as cuecas do Matheus. Que abuso.
3 Abril, 2015 at 22:58
Isto é delicioso …
https://vine.co/v/OlipxgWMTXd
E nem me venham com o resultado … pq isto é mesmo delicioso.
Sou do tempo de ir para a praia jogar à bola e o que contava eram as cuecas … o resultado que se lixasse.
3 Abril, 2015 at 23:07
Eu jogava futsal com pessoal que tambem jogava assim. Factor de desempate.
3 Abril, 2015 at 22:30
https://www.facebook.com/pages/Rui-Patricio/379050318848791?fref=ts
Está aí o link da página, Bruno
3 Abril, 2015 at 22:54
Esta é mesmo dele (profissional e oficial) ou pode ser uma página de fãs?
É que na realidade, não estou a ver um gajo deixar o Mendes …
3 Abril, 2015 at 23:09
Epá, fizemos uma excelente primeira parte! Já li aqui alguns comentários injustos. É verdade que consentimos os dois golos. A equipa quebrou fisicamente e a verdade é que as alterações do treinador empurraram a equipa para trás. O Éloi entrou pessimamente. Não fomos astutos a partir do momento que estivemos em vantagem, pois não soubemos pausar o jogo, circular a bola com cabeça. Agora quanto ao Matheus, não há dúvida que está ali um potencial craque, daqueles que podem vir a ser as futuras estrelas do futebol internacional. A primeira parte foi um autêntico show de bola. O Rafa Barbosa é dos poucos que conseguem ombrear em qualidade com o brasileiro. Jogador com uma excelente visão de jogo e uma soberba qualidade de passe. Também é jogador de remate fácil. Não desgosto do central Ivanildo. Faltou-lhe o seu habitual parceiro. Bruno Wilson.
Vi muito pouco desta equipa do putedo. Tirando o tal de Leonardo e um gajo que fez a cabeça em água do Serrano, muito por culpa do defesa leonino. Muito macio e pouco compenetrado na bola em momentos defensivos. Não gosto do Lisandro Semedo e o irmão do Postiga parece-me pesado nas movimentações e na acutilância.
Não se esqueçam que uma coisa é jogar na Academia, outra é jogar em Alvalade, um estádio com outras dimensões.
3 Abril, 2015 at 23:17
Eu sinceramente acho que o treinador devia ter conferido mais músculo ao meio-campo. Talvez não houvesse mais nenhum no banco, não sei. Eu tive a oportunidade de ver grande parte do último boifica-SCP em júniores e reparei que a equipa evoluiu alguma coisita. Principalmente pela presença do Matheus. Falta qualidade e alternativas credíveis no banco.
3 Abril, 2015 at 23:11
Na primeira parte o Matheus faz um passe por entre as pernas do jogador do putedo. Ele teve pormenores dignos de um craque.
3 Abril, 2015 at 23:11
De lamentar o que aconteceu no final do jogo hoje dos juniores que uma amiga minha foi daqui foi ver e acabou de me contar, teve que ser assistida nos balneários, não se faz…
3 Abril, 2015 at 23:17
O que aconteceu Koki?
3 Abril, 2015 at 23:23
Elementos da juve que tentaram agredir meia dúzia de adeptos e adeptas do porto que estavam sem protecção policial porque a mesma polícia pensou que não era necessário e tudo aconteceu no fim do jogo e essa minha amiga que até nem é adepta do porto mas sim familiar de um jogador deles que até é sportinguista desmaiou e foi assistida nos balneários, era apesar de tudo escusado e de lamentar.
3 Abril, 2015 at 23:27
#VaisLáEstar amanhã?
4 Abril, 2015 at 0:53
Não amigo italiano, este fim de semana passo fora de Vila de Conde, vou para Monção amanhã de manha e vou ficar lá até terça feira, tem de ser amigo, senão ia convosco mesmo! 🙂
4 Abril, 2015 at 15:36
Boas mini-férias!
3 Abril, 2015 at 23:27
Não comento para não ser indelicada 😉
3 Abril, 2015 at 23:42
Pouco tempo depois do golo deles, começou a ver-se a movimentação das tropas… Era ver uns a ir pela parte inferior das bancadas, outras a subirem os degraus para irem por cima e outros a entrarem para os corredores do estádio para fazerem o cerco…
4 Abril, 2015 at 0:09
Enfim …
3 Abril, 2015 at 23:18
Parece-me que este Matheus Pereira, entrando na linha , como parece que reentrou, pode ser enorme… e , off topic… depois de ler algumas noticias de hoje em diferentes locais, chego a uma conclusäo que já há algum tempo suspeitava que iria chegar…. o nosso Presidente chegou para mudar esta merda toda… e …custe o que custar, com a nossa ajuda e ajuda da naçäo Verde e Branca, vai conseguir.
3 Abril, 2015 at 23:19
Estou parvo com o que ouço aqui do matheus!
Tem muita técnica? sim claro que tem.
Mas fartou-se de perder a bola. Teve n+1 perdas de bola! Ainda é muito verde para ir para a equipa A. Se continuar a perder tantas bolas nem na B será titular para o ano. Ainda tem muito que aprender.
O potencial está todo lá, efetivamente, mas ainda lhe falta comer “muito milho”. Ainda tem muito para aprender até estar um jogador completo. Ainda é muito brinca na areia!
3 Abril, 2015 at 23:26
Não te esqueças que ele está ainda longe do ritmo competitivo ideal. Enquanto existiu impasse no processo de renovação ele esteve sem competir e treinar normalmente. Simples. Ele tem uma primeira parte fantástica. Até uma bola a mais de 30 metros meteu em profundidade para um trapalhão de um Lisandro.
4 Abril, 2015 at 1:33
Já o Iuri antes do Arouca estava um brinca na areia,numa análise minha em relação a este jogador está bem melhor,até peca por não ser tão individualista,coisa que fazia em demasiado para alguns.
Claro que o Matheus está verde,como estava o William,como estava o João Mário,até como estava o Ronaldo,que apenas foi o que foi após a sua primeira época pela equipa A,ora este nem na B ainda calçou,é um junior em ascensão a sénior,antes da A ainda vem a B ou o empréstimo,calma!!!Nisto concordo!!!!!!!
De onde está neste momento até ser um grande jogador de futebol ainda vai um grande passo,ainda terá que passar por vários patamares,tem bastante potencial e isso agrada-nos,ponto.
3 Abril, 2015 at 23:35
É foda… mas não creio que a nossa formação esteja em crise. Fico com a impressão que os nossos jogadores são educados para serem leais em campo. Fair Play levado à regra. É discutível. Neste mundo cão sabemos que nem sempre podemos ser anjinhos, ou então somos bem papados. Há tempos vi o jogo dos iniciados contra a Sanjoanense e fiquei nitidamente com essa percepção. O guarda-redes da equipa adversário tombou duas vezes no chão com caimbras num curto espaço de tempo. Das duas vezes a equipa devolveu a bola, mesmo sabendo da fita que o adversário estava a fazer. E isto, com poucos minutos pela frente. Levam pau de criar bixo e raramente sabem retribuir na hora H.
O Serrano é um bom exemplo. Fartou-se de ser comido nos minutos finais e não foi capaz de mandar uma charutada valente no adversário. Ao menos apanhava amarelo numa falta merecedora de cartão.
3 Abril, 2015 at 23:36
SPOOOOOOOOOOOOOORTING!!!
4 Abril, 2015 at 1:27
É oficial!
o “avô do NPC” já não vive sem fraldas, de tão borrado que anda de perder o 2º lugar e de ser linchado na via pública, juntamente com o calimero patego.
ou então o 1 de abril chegou à vara da ribeira com dias de atraso, tipo taça da liga 2014.
“FC Porto admite fazer oferta formal por Carrillo no final da temporada” 🙂
Peruano do Sporting dificilmente irá renovar o contrato. Apesar de os dois clubes estarem de relações cortadas, os dragões vão fazer chegar a Alvalade uma proposta a rondar os oito milhões de euros.
André Carrillo está decidido a não renovar com o Sporting e, como o DN avançou a 4 de março, conhece muito bem o interesse do FC Porto nos seus serviços, que já vem dos tempos em que o futebolista representava, no seu país, o Alianza Lima.
Os dragões estão de tal forma interessados nos préstimos do peruano que estão a estudar a possibilidade de apresentar uma oferta formal ao Sporting a rondar os oito milhões de euros no próximo defeso…”
#metammaisgelonessanádegaazul
#DN=Doi-teaNádega?
4 Abril, 2015 at 6:19
Enfim! “Não vale tudo na vida” – Bruno de Carvalho
Isto é uma manobra para desestabilizar um dos jogadores mais influentes da equipa do Sporting, com o intuito de retirar possíveis resultados que possam colocar o segundo lugar em risco.. E se levarem o jogador por 8M no final da época, ainda melhor… Mais, o Carrillo é dos poucos que tem a percentagem de passe dividida por um fundo associado a Pini Zahavi (empresário israelita que teve um filho formado no Sporting que foi despachado, o Alex Zahavi), a Leiston Holdings.. Não surpreende o interesse desse clube, ávido por fazer mais alguns negócios obscuros..
O que vale é que não temos um pino como presidente do Sporting, temos alguém que sabe trabalhar e que ama o clube.. Mais depressa fica o menino encostado às boxes durante o resto desta época e a próxima ou é vendido por menos para o estrangeiro, do que vender a essa agremiação de mafioso.. Mas tenho a certeza que o Sporting vai fazer um bom negócio, mesmo com apenas 50% do passe, deve fazer perto de 6 ou 7M. Os clubes ingleses vão, basicamente, assaltar o mercado a partir da próxima época, devido ao novo contrato de direitos televisivos..
SL
4 Abril, 2015 at 7:01
O Alex era sobrinho do Pini penso eu e não filho!
4 Abril, 2015 at 20:01
Têm razão, é sobrinho.. Mas a ideia que queria transmitir continua a ser válida. SL
4 Abril, 2015 at 9:25
Hahahahahahaha…o DN é como o CM, mandam para o ar a ver se pega..mas…
Vamos ao que interessa.
Numa visão muito pragmática, um dos nossos grandes problemas é mesmo este. Não pensamos o futebol em prol dos clubes, mas sim, em prol do próprio umbigo.
Em todos os campeonatos do top 5, Espanha, Inglaterra, Itália, França e Alemanha, são normais as vendas entre os clubes. Agora…
Para vender às nádegas, tem de ser por valores acima das cláusulas de rescisão!!!
4 Abril, 2015 at 10:33
Pedro, só um aparte. Eu vivo em França e considerar o campeonato francês um dos top 5 só pode ser piada. Tiras o PSG ( que antes de ser comprado era como um V. Guimarães) e o resto é mato. O campeonato Portugues bate-os aos pontos. Agora que também sigo este campeonato a par do Português, podes colocar Marselha, lyon, Mônaco e st etienne ao nível do Braga e Guimarães.
4 Abril, 2015 at 10:39
Bilo, só podes estar a brincar! O Lyon é um quê? Braguilha, facadas? Hehehehehe
4 Abril, 2015 at 10:52
O Lyon aproveitou(e bem) a fase do PSG adormecido,onde fartou-se de ganhar titulos.
4 Abril, 2015 at 11:04
Pá informem-se antes de comentar. O psg tem 4 campeonatos de frança e não tem praticamente adeptos fora da ille de france. Um grande? Juízo!!!
Qual dos 3 grandes portugueses não vence o lyon hoje? Tirando o avançado ( e melhor marcador da liga) Lacazette pouco se aproveita! Na altura dos títulos consecutivos do lyon ( com juninho) aí sim, o campeonato foi superior, mas hoje? Só pode ser piada!
4 Abril, 2015 at 11:09
O campoenato francês é muito mais competitivo que o nosso. Pelo menos não ganham sempre os mesmos. Que o digam o Lens e o Montpelier. Aqui em Portugal são sempre os mesmos do costume.
4 Abril, 2015 at 11:12
Isso concordo, mas a média dos melhores franceses é inferior à média dos melhores portugueses sem dúvida!
4 Abril, 2015 at 11:13
A verdade é que França, hj em dia, não tem uma grande equipa a não ser o PSG (e isso porque foi “bombada”…).
Visto de fora, parece-me que internamente, de facto, é um campeonato equilibrado (tirando o fenómeno €€€SG!)…
Fora o Marselha de Tapie (que ruiu mas que agora procura reerguer-se), não me lembro de ver uma equipa francesa consistente na Europa… E já lá vão uns bons anos.
E não me venham com merdas… clubes com dinheiro não são necessáriamente grandes clubes…
PSG, Man. City, Chelsea… Mas isto são grandes clubes onde?! Tem é uns “mecenas” que vão lá lavar roupa suja, isso sim… agora… grandes clubes… Dasss… O Sporting, enquanto CLUBE, bate-os aos pontos… para não dizer por KO ao primeiro round!
Detesto novos-ricos…
4 Abril, 2015 at 10:50
O PSG esteve foi adormecido,praticamente na ultima decada antes de ser comprado e de ter o dinheiro que actualmente tem,porque teoricamente é um grande do futebol europeu,sempre foi.
Eu diria que o campeonato francês foi desvalorizado,à base do português,os melhores saiem a merda fica,quase literalmente,campeonatos tornaram-se muito pouco atraentes.Campeonatos para formar jogadores porque ninguém quer cá ficar muito tempo,uma passagem mesmo.
A diferença é que em Portugal existe 3 grandes e em França apenas 1,o PSG.Normal considerar-se o campeonato francês ligeiramente mais fraco,mas não muito já que praticam o mesmo sistema,formar e despachar.
4 Abril, 2015 at 11:09
Neste momento o Lyon está a 1 ponto do PSG…
4 Abril, 2015 at 11:11
Ed, o que vai acontecer, é que precisamente pela formação dos clubes franceses, o campeonato francês vai recomeçar e formar talentos ( e já se começam a ver resultados). As escolas de futebol estão a carburar ao máximo por aqui e daqui a uns anos cuidado com estes meninos. Em Portugal temos apenas o Sporting a fazer a mesma coisa. Quando a torneira do dinheiro do PSG acabar, o clube volta ao meio da tabela até porque não tem ” estofo” humano para ser grande. Aqui ( eu vivo a 20 km do estádio) tens metade da população que odeia futebol ( o desporto rei está entre o rugby e o futebol por estas lados, sendo o futebol associado às classes mais baixas) e entre os colegas de trabalho, 1/3 são do PSG havendo adeptos do lyon, Bordéus e sobretudo Marselha!
4 Abril, 2015 at 11:24
Sim sim mas neste momento tanto um campeonato como o outro servem apenas como fábricas de jogadores a implementar nas melhores ligas europeias,inglesa neste caso,então o Arsenal é o pai.
O Sporting agora….
4 Abril, 2015 at 11:23
” O campeonato português bate o francês aos pontos”? É uma opinião…mas estou totalmente em desacordo!
. Mónaco- Está nos quartos de final da Champions e ficou em primeiro lugar no seu grupo que tinha o slb…
. Lyon- Só o Lacazete tem mais golos que o ataque do braga ou guimaraes…para não falar do Fekir (craque!!!) e está a um ponto do PSG!
O Marselha também é claramente superior ao braga ou guimaraes e lutaria pelo título…
As equipas portuguesas quando chegam à Europa é o que se vê…eliminadas e ultrapassadas (às vezes até por equipas que eu não sei o nome…) o braga por exemplo este ano foi eliminado pelo Panduril? E não se pode comparar a metade inferior da tabela francesa com a portuguesa!!! Não tenho dúvidas nenhumas que o último classificado francês goleava o último português!
4 Abril, 2015 at 11:33
O Mônaco é a equipa que todos queriam mesmo antes do porco! O Marselha lutava pelo título em Portugal assim como qual quer um dos 3 portugueses lutava pelo título em frança. E isso dos últimos golearem… Só vendo mesmo. Tenho dúvidas que o montpellier ( que recentemente foi campeão aqui) conseguisse ir à Europa este ano em Portugal. Mas lá está, as opiniões são como as vaginas 😉
4 Abril, 2015 at 11:42
Isso tem mais a ver com os apoios que os clubes pequenos recebem em França com os apoios que os clubes pequenos recebem em Portugal,ou seja são outros quinhentos,aqui a tendencia é para endividarem-se e falirem ou serem comprados,ou então uma politica de contenção onde para a maioria dos clubes é um suicidio,já que de formação nada podem apresentar,isto dentro duma certa competitividade.Todos nós sabemos que fazer igual ao que estamos a fazer poucos o conseguem,a ver vamos….
4 Abril, 2015 at 11:45
Existe um conjunto de 4/5 equipas na nossa 1ª Liga que nem plantel para uma 2ª divisão têem,que por acaso até está bem competitiva,estavam a meio da tabela quase de certeza!!!
Não reduzam não….
4 Abril, 2015 at 11:47
Exacto, em vez de apoiar o Bruno de Carvalho na negociação de direitos televisivos mais equitativos para todos, os clubes pequenos preferem apoiar as nádegas na divisão dos apoios norte e sul e em contrapartida receberem o refugo dos planteis… Esse sim é um dos grande problemas do nosso futebol.
4 Abril, 2015 at 11:56
Para alguns a mama não pode acabar e o futebol português infelizmente está cheio de gente assim!!!
4 Abril, 2015 at 12:15
Bilo,
Respeito a tua opinião, mas quando se fala num top 5 dos melhores campeonatos, os items são:
Competitividade
Assistências
Visibilidade
Capacidade financeira
O campeonato Francês, em tudo é superior ao nosso. Tem mais qualidade. As equipas da 2ª metade da tabela, em tudo, são superiores às nossas. Internacionalmente, é um campeonato mais exportador que o nosso. Financeiramente é mais rico que o nosso. A média de assistências nos clubes médios/pequenos é superior à nossa – até o Belga é –
Pelo que, mantenho que pertence ao top 5, e, nem sou eu que o afirmo. Os estudos efetuados sustentam esta tese, inclusive, o campeonato Argentino e Brasileiro estão à nossa frente nesta matéria.
SL
4 Abril, 2015 at 10:56
Se acrescentar um zerinho à direita do 8… fazemos desconto de 50% e não se fala mais nisso!
4 Abril, 2015 at 10:59
Deixem enviar a proposta formal…
Nós respondemos em comunicado:
” A SCP-SAD vem por este meio comunicar que a proposta remetida pela frutaclubedoporto-SAD é para ser considerada tão séria quanto a seriedade da relação amorosa entre o seu presidente e a moça que agora é primeira-dama, retirada do calor da noite “
4 Abril, 2015 at 8:35
Olá…
Bom dia para toda a Familia da Tasca…
Desejo a todos os meus amiogos e amigas…
Uma Santa Páscoa…
Com desejos de muita saude e alegria para todos/as…
Quer acreditem em Deus, quer não…a todos/as por igual…!!
Um abraço do Max…
Para a semana prometo “dar-vos mais atenção”…agora não tenho hipótes…o tempo é curto…!!
SL
4 Abril, 2015 at 9:09
Votos reciprocos de Boa Pascoa e muita saude.
4 Abril, 2015 at 9:59
Sr Max
Ontem passei à sua terra , na nossa peregrinação anual a Fátima, bebemos uma ginginha e lembrei-me de si
Cá vamos nós como fazemos todos os anos na Semana Santa, a caminho de Fátima desde Torres Vedras.
Desejo a todos uma boa Páscoa na companhia da familia ou de quem mais gostarem
4 Abril, 2015 at 15:21
Que façam uma óptima viagem é o que vos desejo…
Que NªSª vos acompanhe…!!
É uma óptima maneira de celebrar a Páscoa…
E possívelmente passou mesmo junto a minha casa em A da Gorda…
Quem sabe até se não se cruzou comigo no caminho entre A da Gorda…e Óbidos
Abr e SL
4 Abril, 2015 at 11:11
Páscoa Feliz! Abraço e SL!
4 Abril, 2015 at 10:13
Caros Tasqueiros do Norte,
O horário do levantamento / compra dos bilhetes reservados para o jogo do Nosso SCP em Paços está defindo entre as 14h e as 15 h no Solar do Norte !
Alguém me sabe dizer se é possível o levantamento mais cedo — 11 horas?!?
Ou estará fechado?!?!
SL
4 Abril, 2015 at 11:28
Um bom dia e uma boa Páscoa para todos.
Estou a pensar ir a Alcochete ver os B se alguém de Lisboa quiser boleia basta dizer.
4 Abril, 2015 at 11:37
E já agora Boa páscoa a todos!!
4 Abril, 2015 at 11:47
Boa Páscoa pessoal!!!