O título não é meu, antes do blogue Jovens Promessas, que assina o seguinte texto sobre um dos jogadores mais em destaque na nossa equipa de juniores, o capitão de equipa Rafael Barbosa.
«Embora sem o mediatismo de outros, Rafael Barbosa está aos poucos a afirmar-se como grande talento do Sporting CP. Nos últimos tempos, foi sobrevivendo às tempestades que assolaram a Academia de Alcochete e conseguiu de certa forma consolidar uma candidatura a próximo êxito da formação leonina, contando certamente com especial atenção por parte dos responsáveis.
Proveniente do norte do país, o médio ofensivo representou ACD Madalena, Académico Amarante, Boavista e Pasteleira até ser, ainda como infantil, descoberto e capturado pelo Sporting. Na primeira época evoluiu no Estádio Universitário e na seguinte mudou-se de malas e bagagens para a Academia, onde realizou a restante evolução pessoal e futebolística. Com algumas internacionalizações até aos sub-17 no currículo, aproveitou a participação na UEFA Youth League da presente temporada e sobressaíu, pela positiva e dentro dos possíveis, nos péssimos desempenhos do conjunto lisboeta. Naturalmente, quem estará atento é Marco Silva, cujo trabalho de aperfeiçoamento da “prata da casa” se tem revelado positivo.
Centrocampista de baixa estatura mas muito dinâmico, Rafael Barbosa destaca-se pelo excelente toque de bola e pela visão de jogo, da qual se auxilia na constante busca do passe de rutura. Igualmente competente no trabalho defensivo, revelando raça e qualidade na pressão, move-se muito bem nas costas dos médios adversários e nem a altura o impede de disputar bolas no ar com adversários de maior porte»
Entretanto, encontrei esta info na revista Box to Box.
«Rafael Barbosa (19 anos) – Transferiu-se para o Sporting também em Sub-13. É o atual capitão da equipa de júniores. Rafael Barbosa é um médio-ofensivo de grande qualidade. Poderemos dizer até que é um nº 10 à antiga. Com uma leitura de jogo impressionante e com uma capacidade de passe acima da média, tanto curto como longo, é um jogador de grande recorte técnico e um dos jogadores mais promissores desta geração. O futuro leonino passará certamente por Rafael Barbosa.»
11 Abril, 2015 at 9:32
Eu por aquilo que vi no jogo contra os frutas para mim foi o melhor em campo, até a minha esposa disse no fim do jogo que ele joga muito bem e tinha sido o melhor em campo enquanto teve pernas, para ela dizer isso é pq joga mesmo 😀 .
11 Abril, 2015 at 9:39
Nao conheco o R. Barbosa, mas do que leio tem tudo para vingar. Até o nome.
Pena é que este chamado futebol moderno tenha dado cabo dos 10 à antiga.
11 Abril, 2015 at 9:50
Bom dia
Não interessa se há 8 ou apenas 2 craques por fornada.
É preciso que esses dois cheguem aos A, conquistam um lugar no SCP e na seleção. Ganhem uns títulos e, depois dos 24-25 anos, se quiserem muito vão lá para fora ganhar guito.
Convenhamos, fornadas boas, cheias de craques, tem havido. E tem se aproveitado quantos ?! 1-2?
Pragmatismo, prefiro 1 Rafael, com cabeça, trabalhado, que assuma a titularidade nos A do que 5 craques sem apoio.
Claro uma coisa não invalida a outra. Podemos ter uma data de craques a assumir os A.!!
11 Abril, 2015 at 9:52
Há aí uma frase que ia copiar e dar uma bicada…. mas vou ficar quietinho, para não avacalhar o post. O rafa não merece
11 Abril, 2015 at 10:03
sim, há aí uma parte relativa à prata da casa que é melhor não comentar po pessoal nao se chatear logo de manhã
11 Abril, 2015 at 10:04
Seria esta: “Naturalmente, quem estará atento é Marco Silva, cujo trabalho de aperfeiçoamento da “prata da casa” se tem revelado positivo.”? Se foi pensei exatamente o mesmo.
Não vou fazer comentários, na mesma onda que tu…
11 Abril, 2015 at 10:06
Tinha redigido o comentário, mas depois apaguei (fazendo copy/paste). É sábado, estou a trabalhar e não me quero chatear com ninguém… Centremo-nos no Rafael barbosa, mais uma grande promessa da nossa formação.
11 Abril, 2015 at 10:13
Essa parte que citas só pode ser irónica….pois os factos comprovam que a “prata da casa” com o marco silva só entra em campo quando não há mais nenhuma hipótese —-> Tobias Figueiredo é exemplo mais mediático.
E depois há Wallyson….
11 Abril, 2015 at 10:15
🙂 No comments. Se acompanhas o blogue sabes o que penso sobre este assunto…
11 Abril, 2015 at 11:32
Xiuuu 🙂
11 Abril, 2015 at 11:37
🙂
11 Abril, 2015 at 10:08
o rafael é um enorme talento, certamente que irá vingar no futuro verde e branco! quanto à parte do deserto, esse deserto precisou de ser roubado para empatar na casa do oasis da formaçao, logo é enganativo. no deserto há o bruno wilson e o ivanildo, o caicedo, o postiga e o matheus pereira, pelo menos, que irão dar jogadores da bola a sério 😀
11 Abril, 2015 at 11:47
Essa é que Essa.
Dêem nos desertos desses!
11 Abril, 2015 at 10:22
O Rafa tem sabido evoluir dentro de um plantel desequilibrado e, na falta de solidez defensiva, foi “obrigado” a aprimorar o posicionamento.
Talvez mereça msis renovar que outros a quem já foi oferecido contrato.
Off
Segue a Agenda Leonina para o fim de semana:
http://grandeartistaegoleador.blogs.sapo.pt/agenda-leonina-172446
11 Abril, 2015 at 12:28
E a partir da agenda dos Enromes (Sporting e artistagoleador), só a lista das transmissões directas:
SÁBADO, 11
15h: Hóquei (Taça de Portugal)
SPORTING vs Valongo [Sporting TV]
17h: Basquetebol Feminino (CN)
SPORTING vs Ovarense [Sporting TV]
DOMINGO, 12
11h15: Futebol (II Liga)
Sp. Covilhã vs SPORTING B [Sport TV]
15h: Rugby (Play Off)
RC Santarém vs SPORTING [P3 – link para stream disponível pouco antes da hora do jogo, em: http://p3.publico.pt/raguebi/nacional/16352/p3-raguebi-transmite-o-rc-santarem-sporting%5D
16h: Futsal (I Liga)
SPORTING vs Sp. Braga [RTP 2]
16h: Futebol (CN Iniciados)
SPORTING vs Anadia [Sporting TV]
19h15: Futebol (I Liga)
Vit. Setúbal vs SPORTING [Sport TV]
Destaco 3 jogos “decisivos” e os seus motivos:
– o Hóquei, contra o Valongo, por ser Taça de Portugal e em caso de vitória garantir o acesso ao play off (meias finais)
– o Futsal, contra o Sp. Braga, para poder garantir já o 2º lugar, uma vez que na próxima jornada (a última) vamos ao Fundão (4º lugar) e o Braga está só a 2 pontos do Sporting (além disso, ganhou-nos na 1ª volta, em Braga, por 4-2)
– o Basquete Feminino, que encerra a fase regular, em casa, contra a Ovarense (uma das duas equipas que estão empatadas com o Sporting, no 1º lugar, nesta 1ª fase do campeonato)
11 Abril, 2015 at 10:51
2º ano de junior… os nossos juniores como coletivo não são nada acima da média. Um jogador a rever, nos Bs, num grupo mais forte e onde é mais difícil sobressair.
11 Abril, 2015 at 10:54
gosto destes minis… mas sempre ali atrás do homem-golo. Na minha rua era assim que se jogava porque o central tinha de subir para marcar ou destruir jogo e isso abre espaço para meter o passe.
11 Abril, 2015 at 10:55
Um off que não o será assim tanto porque também tem a ver com os jovens… (in Record):
“Esta ponta final da temporada poderá funcionar também como rampa de lançamento para jogadores mais jovens que têm cumprido o tirocínio sénior na equipa B. Foi o próprio Marco Silva quem o admitiu recentemente, quando confrontado com a chuva de golos de Diego Rubio na segunda equipa. “Nós estaremos atentos e, se houver oportunidade para alguém, não só para o Rubio como para outros, vocês saberão, dentro das decisões que formos tomando”, assumiu o treinador do Sporting, incluindo no lote não apenas o avançado chileno, mas também outros elementos que mereçam um… empurrãozinho.
Neste lote estão naturalmente os nomes de Ryan Gauld e Wallyson Mallmann, além do próprio Diego Rubio. O médio escocês foi contratado numa perspetiva de futuro, está a cumprir rigorosamente as metas estabelecidas para o primeiro ano no futebol português e deverá ser integrado no plantel da próxima época. O mesmo acontece com o médio brasileiro, que recentemente renovou contrato com os leões, até 2021, e aponta à primeira equipa na temporada 2015/16.
As últimas jornadas do campeonato poderão pois funcionar como uma espécie de iniciação à realidade que irão encontrar no próximo patamar da competição. Assim haja oportunidade, como admitiu o treinador.
Resta saber se será apenas wishful thinking ou se “haverá mesmo oportunidade”…
11 Abril, 2015 at 11:09
é o mini-modric.
11 Abril, 2015 at 11:20
o mini-Modric é o Gauld pois tem muito mais de Modric do que de Messi.
11 Abril, 2015 at 11:30
Concordo com o ever.
Rafael Barbosa faz lembrar muito o Modric. E não é só pela cabeleira!
Gauld, é o mini-David Silva.
11 Abril, 2015 at 11:35
Para mim é um mistério como é que, entre outros, Ryan Gauld e Wallyson Mallmann (especialmente este último) não tiveram minutos na A a pensar na próxima época.
11 Abril, 2015 at 11:51
na champions era um salto muito grande…
na taça, estamos na final…
na liga da carica estiveram todos em bom plano…
algures no campeonato nacional depois dos jogos europeus onde claramente falhamos e perdemos pontos.
11 Abril, 2015 at 11:57
cherba devias ter cuidado a postar uma cena destas…………………..looooool
há ai uma frase que de verdade so mesmo o nome e a confirmação de quem é o nosso treinador……………..
mas como já disseram aqui, é sábado não no vamos chatear com ninguém………………..looooool…
11 Abril, 2015 at 12:10
Daquela equipa de juniores vejo 2 craques e 2 jogadores interessantes! Os 2 craques que serão craques assim tenham cabeça para isso são o Rafael Barbosa e o Matheus Pereira! Os 2 interessantes que têm muito que trabalhar para chegar à principal (e que para mim nunca serão craques) são o Lisandro e o Caicedo…
De resto aproveitem os centrais porque só temos 1 no próximo ano na B (D. Duarte) mas são 2 sambinhas…e o Djalo porque já renovaram com ele…
11 Abril, 2015 at 12:24
Exacto, o Djaló para mim é mais um… Djaló. Mas pronto tem mais uma época para mostrar se vale algo ou se foi só mais uma jogada de empresário a dizer que ia para a Juventus e outras tangas do género para renovar…
11 Abril, 2015 at 12:38
Não me parece jogada do empresário. Quem começou o hype foi a imprensa internacional, depois de algumas boas prestações individuais na Liga dos Campeões dos pequeninos. Não é raro a imprensa internacional colocar epítetos em jovens que reconhecem potencial. Aconteceu com o Gauld, o mini-Messi ainda estava ele no Dundee Utd e acontece agora com o Bubacar “Pogba” Djaló. Alguma coisa eles terão visto e que lhes chamou a atenção.
Confesso que só devo ter visto uns 3 jogos do rapaz. Num, contra o Chelsea, foi o nosso melhor jogador. Noutro, que já nem me lembro com quem foi, não esteve mal. E o último, contra o porco, jogou a lateral direito.
Não dou como adquirido a “cepice” do rapaz. Mesmo apesar de confiar no vosso julgamento, que certamente será fundamentado com mais dados do que aqueles que tenho.
11 Abril, 2015 at 15:59
Não tenho muitos dados e até terei menos que tu… Só vi dois jogos dele e não gostei. Mas reconheço que será pouco. Não estou a gostar é muito desta cena de qualquer caramelo da formação provocar pressão para renovar com notícias de suposto interesse externo (seja provocado ou não por empresários).
11 Abril, 2015 at 15:10
Até agora vi pouco, mas o que vi causou muito boa impressão.
Visão de jogo e grande qualidade de passe longo. Além disso ajuda a defender.
É continuar neste caminho e tem tudo para chegar à equipa principal.
11 Abril, 2015 at 15:29
Diria que é mais um jogador na linha do Francisco Geraldes…ainda tem muito que evoluir para chegar ao patamar pretendido…mas também muita qualidade de passe, visão de jogo e técnica!
Quanto ao MS estar atento só pode ser brincadeira…
Falando da formação o jogador que para mim é mais subvalorizado é o Gelson Martins!!! Está ali o futuro craque “Made in Alcochete” da escola de extremos…apesar de reconhecer que não é na próxima época o ano da sua afirmação ( espero que seja emprestado a um clube da primeira liga).
Ps: O Wallison não conta porque já todos sabem que ele é craque, certo?
11 Abril, 2015 at 15:57
Gostava de um dia poder comprar outra verde e branca com Barbosa no dorsal. Se alguém lhe puder dar o 8 agradecia. 😉