Quando Adrien abriu o marcador, com cerca de quinze segundos de jogo e ainda muitas pessoas à espera de entrar em Alvalade, terão sido poucos aqueles que não pensaram numa goleada. Por seu lado, parece que os jogadores pensaram “já está!” e partiram para uma primeira parte horrorosa onde nada parecia funcionar.
Desde logo, porque se a força da equipa é, neste momento, a aposta nas laterais, a total desinspiração ofensiva de Nani e Carrillo e os erros defensivos atrás de erros defensivos de Cédric e Jefferson (provavelmente o pior jogo de sempre com a camisola do Sporting, um verdadeiro mono), transformavam-na no Leão sem garras. Sobrava o miolo, onde João Mário se mostrava incapaz de apoiar Tanaka (interfere no lance do primeiro golo e nunca mais houve quem o visse), onde Rosell pouco acrescentava ao balanceamento ofensivo e onde apenas Adrien se mostrava mais esclarecido. Se a isto juntarmos a surpreendente tremideira de Tobias, perdido entre escorregadelas e mau posicionamento, percebe-se facilmente o porquê de, cinco ou seis minutos depois de chegar ao golo, o Sporting ter sofrido o empate, o porquê de não criar uma verdadeira jogada de golo em 45 minutos (mesmo com Slimani já em campo, depois de Marco Silva ter percebido que fazia sentido ter entrado com dois avançados de início, até porque, quando pressionada, a defesa do Boavista tremia por todo o lado), o porquê de nos massacrar o espírito e o porquê de ter acabado a primeira parte a ver Tobias ser expulso, depois de tentar emendar mais uma cagada de Jefferson. Pontos positivos? Dois: ao contrário do que aconteceu com o Penafiel, o livre que se seguiu à expulsão bateu na barra em vez de entrar; a segunda parte só podia ser melhor.
E foi, mesmo jogando com um homem a menos. Aliás, tal como comentei em pleno estádio, se este Boavista patético está dez pontos acima da linha de água, está explicada muita da falta de qualidade do nosso futebol. Por outras palavras, sim, tínhamos obrigação de ganhar este jogo e, valha-nos isso, os jogadores foram capazes de perceber e de mudar a sua atitude. Não foi brilhante, pois não foi, mas, pelo menos, viu-se empenho e respeito pela camisola. Os dez correram por onze, foram solidários e quando um dos artistas maiores, Carrillo, resolveu abanar o jogo… foi meio caminho para decidi-lo. Slimani disse que sim a mais um cruzamento de algodão doce e eu tive direito a um momento para mais tarde recordar, com a minha filha a saltar-me para o colo para o primeiro festejo a sério em conjunto, que ela bem mereceu. Ela que, várias vezes, soltou sorrisos a uma bancada de críticos ao gritar Sporting a plenos pulmões quando ninguém mais o fazia. Ela que aproveitou a condescendência do ambiente futebolístico para soltar algumas palavras proibidas. Ela que, já a caminho de casa e naquela prontidão desarmante de cinco anos, me disse: «ó pai, porque é que dizes que o jogo foi uma porcaria?!? O Sporting ganhou!».
20 Abril, 2015 at 12:07
A verdade é que, desde o jogo com o Benfica, acompanhar o futebol da nossa equipa tem sido um exercício bastante penoso.
Não percebo a falta de alegria deste plantel. Custa assim tanto jogar bom futebol? Esta merda de ser “resultadista” para ficar em 3º… Qual é a pressão? Soltem-se! Joguem à bola! MS diz ao plantel que são livres para fazerem o que lhes apetecer! Divirtam-se e divirtam-nos.
Sportingueiros ide assobiar o Nani para a puta que vos pariu. Sportingueiros ide assobiar o Sporting para a puta que vos pariu. Uma equipa como o Boavista exige paciência e muita circulação enervante de bola pelos centrais.
20 Abril, 2015 at 12:34
Isso mesmo!
Também não consigo perceber a falta de alegria! Parece que estão contrariados! Aquela primeira parte foi de meter medo ao susto. Não se compreende. Se tivessem lá 10 mil pessoas era porque não tiverem apoio. Com 35 mil fazem uma exibição miseravel como a que fizerem? Foda se!
20 Abril, 2015 at 12:58
Acho que talvez se sintam desiludidos.
Esta época ficou aquém do que esta equipa sabe e pode fazer. A partir do momento em que deixámos de poder lutar pelo campeonato deixaram de jogar com alegria.
Atenção que não estou a desculpar a atitude. Estou simplesmente a tentar explica-la
20 Abril, 2015 at 12:53
Um colega meu defendia que um tipo, quando sabe que vai sair de um emprego, no último mês não faz um corno, ou porque anda ocupado a procurar novo emprego, ou porque está desmotivado.
Basicamente, é isto que vejo na equipa do Sporting. E não me parece que seja culpa do treinador, pois o ano passado a história foi exactamente igual.
O problema é que depois do período sabático ainda há uma Taça para disputar, e mudar a atitude competitiva não é assim tão simples quanto isso. A letargia que se apoderou da equipa pode não desaparecer no Jamor.
Há que tentar proteger alguns jogadores, fisicamente, dar tempo a outros. E olha, se calhar valorizar o Capel e Andre Martins (estão à venda, estes? Não recebi o último panfleto do Continente). E tentar manter a dignidade.
20 Abril, 2015 at 13:00
A não ser que o treinador também esteja no último mês.
Food for thought.
20 Abril, 2015 at 13:59
Pois…
O LJ também estava a terminar a sua comissão de serviço (sim, porque não duvido que estivesse de malas aviadas), se calhar o desleixo também passava por aí.
Vejo um cenário parecido no futsal. Quiçá devido ao formato da prova, talvez…
Enfim… hoje não é um bom dia para dissertar sobre isto, estou um tanto ou quanto negativista…
20 Abril, 2015 at 14:17
No futsal posso estar a ser injusto mas em relação ao ano passado, a quebra é mais de qualidade. Sem Deo e Divanei…. tudo se tornou mais difícil.
Espero mesmo que se superem na UEFA porque o Barcelona tem equipa mais que suficiente para estar na final.
20 Abril, 2015 at 14:22
Concordo contigo Barbosa, acho que perdemos muita qualidade nesses 2 jogadores, aliado às constantes lesões de vários jogadores como o Benedito, Cristiano, Marcelinho, Alex e agora Paulinho e Cary torna as coisas ainda mais complicadas, mas se ganhamos ao inter movistar também acredito que vamos limpar a uefa 🙂
20 Abril, 2015 at 14:27
Também vai depender de nós Koki.
Por mim agarrava em todos os leoes do norte que tanto me orgulham quando o Sporting se desloca a norte e colocava-os nas bancadas do Meo Arena.
O apoio tem de ser absolutamente incondicional. Quando entrarmos em campo temos que intimidar o adversario e dizer bem alto aos nossos que estamos a seu lado.
Vai-me custar mais nao estar presente nesta ocasiao do que na final da Taca… mas isso sou eu.
SL
20 Abril, 2015 at 16:26
Obrigado pela parte que me toca capitão, uma pessoa faz o que pode pelo nosso amor, e por vezes fico triste por ver Alvalade despida, fosse eu de Lisboa ou perto e não faltava um jogo se a vida me permitisse claro 😉
Ah e não havia arena que chegasse para nós, bem gostava de ver ao vivo mas sigo na tv, mas com um bocado de sorte vou conseguir ir ao jamor 🙂
Abraço
SL
20 Abril, 2015 at 13:09
É mesmo isto: «ó pai, porque é que dizes que o jogo foi uma porcaria?!? O Sporting ganhou!».
20 Abril, 2015 at 13:11
O MS, o BC, o I, eles é que sabem… eu cá não fazia melhor.
20 Abril, 2015 at 13:33
Logo depois de ter acabado o jogo com o Nacional disse que só vamos voltar a jogar com o braga nos dois jogos que temos com eles…vamos lá ver o que acontece…
Mesmo com 10 conseguimos a vitória o que demonstra que temos uma boa equipa e que chega para ganhar a todas as equipas do 5 lugar para baixo ( 12 pontos desperdiçados!!!é muito…)
O grande problema está\esteve na atitude e aí MS é o grande responsável e um dos maiores \o maior problema para a próxima época! Com o regresso de Labyad, Iuri+ vendas de Slimani e Jefferson+ compras de Ewerton, LE, Ext,PL e PL temos equipa para ser campeões falta resolver o problema que até pode vir a ser a solução!!!
20 Abril, 2015 at 13:36
Quando jogamos com o Braga em casa?
20 Abril, 2015 at 13:51
33 jornada (penúltima) no fim de semana de 17 de maio…
20 Abril, 2015 at 14:11
Nessa jornada cm ja disse atras, punha a equipa B a jogar contra o Braga.
Nao tenham duvidas que os meninos de Segio Conceiçao sao gajos pa dar porrada pa lesionar os nossos e inventar sururus pa vermlhos diretos.
Quem vir vermelhos diretos com o Braga nao joga no Jamor.
Pa mim, nas 2 ultimas jornadas ate se podia por o Joao de Deus e a equipa B a jogar no campeonato e preservava a equipa A.
Era bonito? Nao! Era eficaz? sim!!
Vejam o bluff q o Porto fez ao Bayern c o Jackson ou os bluffs q o JJ faz sempre c hipoteticos lesionados nos derbys..
PARA MANHOSOS, MANHOSOS E MEIO!
Notem que no Jamor, e um jogo as 17h por norma c calor abrasador e pode haver prolongamento pelo que temos de tar 100& frescos!!
20 Abril, 2015 at 14:35
Thanks
20 Abril, 2015 at 13:47
Leio para aqui cada disparate…. Então se os jogadores nao tem muita motivação contra o Boavista…. Também no a tem Cintra o Braga??? Mas isto metesse na cabeça de alguem???
Mortinho andam eles para fazerem jogos a doer!
E nesses jogos temos demonstrado grande competência!
20 Abril, 2015 at 13:52
Muitas vezes na Tasca surgem ideias peregrinas…
Tipo: Capel a LE !!!!
Desculpem … Mas é surreal… Será pela estatura… Pela disciplina táctica… Pela capacidade física…. Confesso q não consigo entender !!!
Quanto ao jogo… Depois de uma primeira parte onde o manto sagrado não foi respeitado… Tivemos uma segunda parte q não foi brilhante mas onde conseguimos ser superiores e onde houve esforço e dedicação ( e com menos 1 jogador!!! ) …
Este jogo transmitiu aquilo q muitos dos caros tasqueiros não querem ver:
Não temos um plantel com muitas soluções
Temos melhores soluções na B / emprestados do q na A… Acho o Iuri melhor q o Capel… O Wallyson superior ao A Martins…
Mas não podemos acreditar q se saírem johadores nucleares como William, Rui e SLIMANI basta pescarmos na Academia… Mentira!!!!
SL
20 Abril, 2015 at 15:01
Fui eu que levantei essa questão, por isso vou-te responder.
A ideia não é transformá-lo num lateral esquerdo. É utilizar isso como solução de recurso em alguns jogos em que jogamos contra equipas que estacionam o autocarro, como ontem aconteceu. Em alturas dos jogos em que tens de mandar a “disciplina táctica” às malvas e ir para cima do adversário. Mas claro, apenas se estivermos com 11.
Para atacar mais e melhor nem sempre é necessário pôr mais gente na área.
Ontem, muitas vezes, tínhamos 4 jogadores sem ninguém para marcar e a equipa do Boavista acampada no seu meio-campo. Faz sentido manter 4 defesas num jogo destes?
20 Abril, 2015 at 13:57
Motivação?? Eles que joguem à bola, são para isso,eu como adepto e sócio quero que eles dêem tudo, até podemos não ganhar o jogo mas se cumprirem o nosso lema não tenho nada apontar, jogar num clube como o Sporting com adeptos fantásticos, com 35 mil pessoas no estádio e não há motivação?E que motivação temos nós que gastamos dinheiro e perdemos tempo no bom repouso em casa e vamos ver os meninos….temos uma motivação do caralho também.
Esforço, Dedicação e Devoção é tudo que lhes peço.
SL
20 Abril, 2015 at 14:28
Como ganhamos tudo ficou na paz do senhor.
Depois são as nádegas e o camandro, pomo-nos a jeito e ninguém diz nada, era só o boi de preto ter marcado fora de jogo no golo do Slimani e a conversa seria outra, aliás bem ao estilo dos fora de jogo que foram marcados constantemente durante a partida.
Espero que não se repita ou arriscamo-nos a ver a taça por um canudo.
20 Abril, 2015 at 14:41
Depois deste jogo, fiquei com a ideia que nos jogos que empatámos (com equipas pequenas) poderíamos ter feito mais se tirássemos um dos centrais pelo William, o que permitia ter mais alguém no meio por onde temos de fazer circular a bola.
Espero que possa ser solução daqui para a frente e não sacrificar sempre alguém dos 3 do meio campo (geralmente Adrien) para dar lugar a mais um avançado.
20 Abril, 2015 at 14:47
Todos a Moreira de Cónegos, está tudo em aberto!
Mais uma vitória, desta feita sobre o Boavista, mostrando que a nossa equipa vai lutar até ao final do Campeonato pelo objectivo a que se propôs no início da época, sendo que na próxima jornada existirá um confronto directo entre os nossos rivais que poderemos aproveitar para encurtar distância(s) caso ganhemos em Moreira de Cónegos.
Analisando o que falta jogar no Campeonato verifica-se que os nossos adversários directos têm um calendário mais complicado em relação à nossa equipa pois vão ter jogos pela frente que serão autênticas finais e dos quais poderemos tirar benefícios pois o nosso calendário resume-se a Moreirense, Nacional, Estoril, Braga e Rio Ave, tudo equipas que já têm o seu Campeonato feito.
Vamos mostrar a nossa raça!!!
20 Abril, 2015 at 15:06
Sonhar não custa…mas do 3 lugar já não saímos!
20 Abril, 2015 at 15:14
ILLUMINATOR, por vezes as reviravoltas mais inesperadas acontecem! É importante é não desistir, veja-se por exemplo o caso da nossa equipa B que à uns meses atrás andava a meio da tabela e hoje em dia está em posição de lutar pelo título na 2ª Liga. Lá está, foi o mérito de acreditarem no seu valor e não desistirem! É isso que nós sportinguistas temos que mostrar no que resta de Campeonato, quem sabe se ainda vamos ter uma grande festa no final do mesmo.
20 Abril, 2015 at 15:24
Pois, n tivessem feito merda contra belenenses + paços e teriamos + 4 pontos neste momento…com o jogo do proximo fds, poderíamos ficar a 1 ponto.
É esta merda que deviam explicar áquela cambada de meninos mimados (treinador inclusive).
20 Abril, 2015 at 15:32
Completamente de acordo, JonnyBalboa. Mas, mesmo assim, há que tentar explorar ao máximo as possibilidades que existem até final do Campeonato. Prevejo bastantes dificuldades para os nossos rivais nos jogos que ainda terão contra equipas que lutam pela manutenção e Europa, e temos que estar concentrados para aproveitar essas possíveis perdas de pontos.
20 Abril, 2015 at 15:26
Se o Porto perder no fim de semana, irá perder muita da motivação que tem e como tal pode vir a perder mais pontos nos jogos seguinte.
O mesmo poderá acontecer no caso do Benfica…embora sejam necessários muitos mais pontos.
Só nos resta ir jogo a jogo e fazer as contas no final.
20 Abril, 2015 at 15:35
Concordo, M Pereira. Há que entender o que é a competição e perceber que a qualquer momento os nossos rivais podem perder pontos. Até porque os lampiões, por aquilo que mostraram no Restelo, não me parecem muito bem. Até o Freamunde na Taça de Portugal jogou mais que eles no Restelo no sábado!
20 Abril, 2015 at 15:18
Marcar um golo aos 15″ e safar bolas prá bancada no ultimo minuto para nao sofrer um empate não é digno dum lutador pelo título. Afinal, estávamoa a jogar contra uma equipa fodida, é certo, mas que no ano passado militava no Campeonato Nacional de Seniores. porra…!
O Sporting tem que evoluir muito mesmo. Principalmente em Alvalade.São demasiados jogos a acabar com o credo na boca.
Se olharmos para a classificação, vemos que o Sporting tem 9 empates. Só 4 equipas têm mais empates que nós (rio ave, estoril, academica e gil vicente).
Dos 9 empates que temos, 5 são em casa: benfica, porto, moreirense, belenenses e paços ferreira. Para uma equipa que cria jogo como a nossa, com a qualidade de dominio técnico como a nossa, é algo que Marco Silva tem que urgentemente inverter.
Perdemos o campeonato nestes joguinhos de merda em casa.
É insuportável ver a incapacidade que o Sporting tem de dominar o resultado. Porque o jogo domina, sem dúvida!
Mas no final a sensação que fica é que, com algumas exceções, o visitante chega aos ultimos 5 minutos de jogo a acreditar plenamente que pode sair com um empate ou até vitória.
E, marcando aos 15″ ou marcando nos ultimos 3 minutos (como foi o caso contra o benfica), damos sempre espaço e tempo para o adversário sair com um sorriso nos lábios.
Porquê…?
20 Abril, 2015 at 15:19
Falam de motivação?!
E qual a motivação de um adepto que paga as quotas e tem de estar na fila para comprar bilhete, para entrar no estádio e depois é brindado com este futebol?! Vaõ para um sitio que eu cá sei.
20 Abril, 2015 at 15:22
bem, de qualquer modo, um ambiente mais uma vez fantástico, e mais um forte contributo para a cultura Sportinguista do meu filho (afinal, foi mais uma vitória sofrida:).
E, já agora, valeu a pena ver que aquele carrancudo advogado do Sócrates, um tal de João Araújo, afinal , é o melhor advogado do Mundo e um gajo cheio da classe…porque é Sportinguista (pelo menos mostrou-se na central e no meio de tanto barulho não me deve ter ouvido a gritar: Ó João, vai tomar banho…!”;)
20 Abril, 2015 at 15:30
Uma pergunta deliciosa que o Tomás (neto de 6 anos do amigo Max) me fez quase no fim do jogo:
– “mas não é proibido as pessoas saírem antes do fim do jogo?”
Desmanchei-me a rir e só lhe disse:
-“não é proibido Tomás, mas devia ser”
Até as crianças acham estranho esse comportamento patético
20 Abril, 2015 at 15:40
épico
20 Abril, 2015 at 15:43
Completamente Cherba!
20 Abril, 2015 at 16:12
Epa…
2 crianças a darem liçoes de sportinguismo aos adultos….ESPETACULO!!!
20 Abril, 2015 at 15:31
“Bruno Alves apontado aos leões
O central português do Fenerbahçe, Bruno Alves, voltou a ser apontado como eventual reforço do Sporting para a próxima época. Segundo o jornal turco ´Milliyet´, o jogador deverá sair da Turquia já neste verão” in a Bosta
Maldade: Para ser expulso domingo sim domingo nao mais vale o Tobias do q um mamao de 33 anos a ganhar um ordenadao…
20 Abril, 2015 at 15:37
Depois de passar em revista os comentários do dia do jogo e os de hoje confirmei que A Tasca evolui de tal modo que, neste momento e apesar dos esforços do Cherba e de outros, está minada de trolls da internet que se sabem peritos na arte de gerir uma equipa mas nada mais fazem que botar abaixo… não é a minha maneira de viver o Sporting; fui.
20 Abril, 2015 at 15:39
mas volta, pá 😉
20 Abril, 2015 at 15:53
Qualquer dia vir a esta Tasca fica parecido a estar em Alvalade a ver um jogo do Sporting….
20 Abril, 2015 at 15:58
Eu admito ser criticado aqui como se fosse um árbitro num jogo no nosso estádio. Mas espero que nunca me tratem como se fosse um jogador do Sporting. Ou, pior ainda, o treinador!
20 Abril, 2015 at 16:07
Está descansado. Isso não vai acontecer. Não és gajo de andar a pavonear uma verruga nojenta. 😛
20 Abril, 2015 at 16:56
Já tinha resolvido o assunto, nem que fosse com o aparador de relva… 🙂
20 Abril, 2015 at 16:00
(nota: exercícios nonsense)
20 Abril, 2015 at 15:55
Como disse a filha do Cherba, o Sporting ganhou.
No jogo gostei:
– Da Assistência, 35.000 para um jogo destes é obra e atenção, vi muitos pais com filhos pequenos que não contam para o número total, por isso continuem a fazer jogos ao domingo à tarde.
– De termos marcado logo nos primeiros segundos, houve muita gente que não viu o golo do Sporting, deveriam estar mais cedo no estádio. Não compreendo certas pessoas que dizem que o Sporting não deveria ter marcado tão cedo porque isso descansou demasiado a equipa. Quando a equipa não marca cedo é que é um problema, principalmente contra autocarros. Em relação ao descansar demasiado, o problema é outro.
– Da segunda parte, que demonstrou que quando querem ganhar com todas as forças podem fazê-lo e os jogadores quiseram e fizeram-no.
– De William que é do Carvalho e quando entrou fez a diferença, jogando em duas posições ao mesmo tempo e ainda fazendo passes assertivos, que encostaram o adversário à sua grande área mesmo jogando com 11 contra 10
– Da voluntariedade de Tobias Figueiredo, que apesar de extremamente nervoso, coisa que ainda não lhe tinha visto provavelmente devido ao parceiro do lado, que não teve medo de arriscar a ser novamente expulso e a perder novamente o lugar, em prol da equipa.
– De Adrien, que apesar de falhar muitos passes é o verdadeiro motor desta equipa.
. De Rosel, que mesmo contra a opinião de muita gente, a mim parece-me ser um jogador muito competente , não sendo um William cumpre a sua missão defensiva.
Citando a opinião do Ricardo Coração de Leão, que aproveito para elogiar
“Rossel neste momento dá o que tinha de dar! Segurança defensiva e posse de bola segura! Enquanto não tiver ritmo, dar isto já não é mau!”.
Não Gostei:
– Da substituição aos 30 minutos de Rosel por Slimani, não por esta em si que até a posso compreender atendendo ao resultado, mas vindo de um treinador, que não substitui antes dos 65 minutos, quando poderia ter entrado com 2 avançados, ou retirando um jogador que cumpria deixando outro que nada fez, no seu lugar. Para mais nada adiantou na primeira parte, pelo contrário veio a ter como consequência a posterior expulsão do Tobias.
– Da primeira parte a partir do minuto 1, ou seja após o golo.
– De Jefferson, que parecia ter andado nos copos na noite anterior, tal era a displicência, com que se fazia às jogadas.
– De J.Mário que andou lento e afastado do jogo
– De Carrillo na primeira parte, embora se redimisse na segunda, o que demonstra o que referi acima.
– Dos comentários de ontem da Tasca
SL