Não sei se terá passado pela cabeça de outro Leão ou Leoa, mas enquanto a Arena quase vinha abaixo com o apoio à equipa de Sporting Clube de Portugal, eu recordava a noite de 24 de abril de 1974. 41 anos depois, aquele “nós acreditamos em vocês” transformado em grito de golo, soou-me a um “E Depois do Adeus”. E toda aquela noite em que soubemos ser tão grandes quanto os maiores da Europa, ainda me sabe a senha.
Confesso que desde ontem, pergunto a mim mesmo como foi possível. Como foi possível terem-nos tirado metade do coração? Como foi possível terem silenciado rugidos que fizeram história pelo mundo? E, mais ainda, como foi possível nós termos deixado? Deixámos tirar-nos a Nave. E construir um estádio que ignorava o nosso ecletismo. Deixámos tirar-nos o hóquei, o basquetebol, o voleibol. Deixámos o atletismo correr e saltar para parte incerta. Deixámos atirarem o andebol para um qualquer canto e teria bastado uma curva mais sinuosa para deixarmos o futsal ser varrido na mesma direcção. Deixámos que nos amordaçassem.
E de todo o mal que deixámos fazer a quem cantamos ser o nosso grande amor, este terá sido o maior. Deixámos que nos dissessem que era o que faltava gastar dinheiro nas modalidades, se esse dinheiro podia ser canalizado para o futebol. Mesmo que, quase em simultâneo, nos dissessem que afinal o dinheiro era para pagar negociatas com amigos de berloque e que já não era mau ficarmos em segundo lugar. Tudo isto nós deixámos. Quis, no entanto, o destino, que Leões com ou sem bigode, com ou sem boina, com ou sem flanela, de esquerda ou de direita, se recusassem a viver assim. Trabalhou-se, trabalhou-se muito, trabalhou-se tanto. Tanto se trabalhou para que essa história continuasse viva, à espera do momento certo para ser recontada.
Não sei se terá passado pela cabeça de outro Leão ou Leoa, mas enquanto a Arena quase vinha abaixo com o apoio à equipa de Sporting Clube de Portugal, eu recordava a noite de 24 de abril de 1974. 41 anos depois, aquele “nós acreditamos em vocês” transformado em grito de golo, soou-me a um “E Depois do Adeus”. E toda aquela noite em que soubemos ser tão grandes quanto os maiores da Europa, ainda me sabe a senha. Uma senha que faz com que, hoje, o mundo do futsal e grande parte do universo desportivo, comente o impressionante apoio que um tal de Sporting Clube de Portugal teve num mero jogo de futsal. Uma senha que, acima de tudo, todos os Sportinguistas terão que saber escutar.
Hoje como há 41 anos, sentimos soltar a mordaça que nos abafou as modalidades. Hoje, como há 41 anos, sentimos que vamos ter que trabalhar o dobro para ultrapassar um atraso que nós próprios consentimos. Hoje, como há 41 anos, está tudo nas nossas mãos. Há um pavilhão para construir e para o qual todos podemos contribuir. Há todo um mundo de modalidades que temos obrigação de apoiar, sabendo que o seu crescimento e fortalecimento depende do aumento efectivo do número de sócios activos! Não basta dizermos que o Sporting somos nós! É preciso passar das palavras à prática! Como ontem, numa tão grande manifestação de orgulho por poder usar uma verde e branca de rampante ao peito nas camisolas verdes e brancas.
Que, esta noite, os nossos bravos do hóquei, lá por terras catalãs, saibam patinar sobre este espírito. Que os ecos do rugido de ontem lhes cheguem e que também eles escutem a senha. Que também eles nos ajudem a lembrar o quão perto estamos de ter a nossa Grândola, a que chamaremos pavilhão. E que orgulho terei eu, como tiveram os meus pais, de sentir-me parte desse pedaço de história que tudo tem para iluminar a nossa. De dizer à minha filha que, ali, somos todos amigos e somos todos iguais. Porque somos todos do Sporting. Aí, sim, a revolução estará em marcha.
25 Abril, 2015 at 22:58
Este feito do hóquei é notável. Há três anos esteve para acabar, foi resgatado do abismo e vai dar-nos uma final europeia. Isto é o espelho do que mudou com esta Direcção: o Sporting está-nos a ser devolvido. Abraço e SL
25 Abril, 2015 at 23:02
Claro q e fantaastitco… Viste por ai o homem da exigencia??
25 Abril, 2015 at 23:16
Está a alimentar-se de sportinguismo aí em qualquer esquina.
26 Abril, 2015 at 0:49
Não é do teu com certeza, pois esse nem dá para encher um copo de 3.O meu Sportinguismo é daqueles que acha que esta vitória foi só mais uma etapa(boa sim) para chegar ao objectivo final: TRAZER A TAÇA!!!
26 Abril, 2015 at 1:03
És o meu herói.
26 Abril, 2015 at 1:13
E o mais maior grande…
26 Abril, 2015 at 0:45
Tristeza…já estão a festejar e ainda não ganhamos nada…assim o que interessa ganhar a final ,se já se dão por contentes…
Força Sporting vamos ganhar a Final e trazer o caneco, somos grandes, maiores do que muitos pensam!!! SPORTING SEMPRE!!!!
26 Abril, 2015 at 0:54
Ah afinal estavas aí… Senta-te aí e bebe mais um copo de sportinguismo. Colheita de 2013. Da casa vinícola BdC. Muito bom…
26 Abril, 2015 at 1:29
Bem visto! Para ti um copo não chega ,tem que se encomendar umas garrafas, mas vais no bom caminho…força!
26 Abril, 2015 at 10:39
Uma coisa é certa: avisa-me de quais garrafas bebes que dessas eu não quero beber de certeza…
26 Abril, 2015 at 0:41
Feito notável?????Bom resultado sim senhor , mas se não ganharmos a final , passados umas semanas já ninguem se lembra!!
NOTÁVEL seria GANHAR A FINAL, isso sim seria notável, vcs contentam-se com pouco e de facto só fazem comparações pela negativa.Força Sporting juntos vamos conseguir!!!
26 Abril, 2015 at 0:58
Tens razão, onde é que eu estava com a cabeça… vou já corrigir: foi uma grande merda um clube vir dos distritais em 3 anos para uma final europeia. Nada como um verdadeiro sportinguista para nos fazer regressar à realidade…
26 Abril, 2015 at 1:07
To much for what you can handle. Vai festejar, mas não festejes tudo, deixa algumas pinguinhas para a final, ou não acreditas?e já achas que foi feito o suficiente?. Se sim aconcelho-te a ires festejar, mas volta só depois da final ok? O Sporting agradece.
26 Abril, 2015 at 1:18
Porra.
Não vai ser fácil : É aconselho-te, que se escreve.
Se fosse comigo, a tua professora primária tinha que devolver os ordenados que lhe andámos a pagar.
26 Abril, 2015 at 1:23
Exatamt Maria! Exigencia! Mai nada…
PS: o gajo e de aco ou sera de “letao”?
A sonoridade do metal e semelhante.
..
26 Abril, 2015 at 10:40
Parece que dás menos erros a inglês que a português. Também és assim bom a escrever em letão?
26 Abril, 2015 at 1:12
Sim…ja me fui esbofetear ao espelho por tar comtente por ter passado a final 20 anos depois do hoquei nao andar em competcoess europeias…
Ou gamham..ou entao nem valem a voltarem da catalunha senao vao ter q devolver o ordenado deste mes!
26 Abril, 2015 at 1:15
Vê lá se ganhamos a taça e então tens que comprar umas fraldas descartáveis lol.
26 Abril, 2015 at 1:26
Falas por experiencia propria?
O Segredo da exigencia esta nas fraldas??
26 Abril, 2015 at 1:42
Se calhar está! E ainda vais ter usar algumas até aprenderes a andar sem elas…lol
26 Abril, 2015 at 3:29
Chegar a uma final europeia quando ainda há apenas 3 anos disputávamos a 2ª divisão é no minimo notável.Há quem não veja isso lógicamento,tbm há quem seja ridiculo pelo que vai comentando por aqui,não sei se será mau sportinguismo se será inveja,fica ao critério de cada 1!!!
Até podemos perder a final,mas o percurso até aqui tem sido por demais sensacional,extraordinário!!!…E é isto mesmo que podemos festejar,celebrar,a capacidade de superação desta equipa,do nada ter tudo,e isto é de louvar,sempre,como sportinguistas que somos deveria de nos encher de orgulho,…e não aziar por um canto qualquer!!!!!!!!!!
25 Abril, 2015 at 23:01
O Ms tb foi ontem ver o futsal!!!
Deu ha bocado nos 15 mins c o mister
25 Abril, 2015 at 23:13
Pode ser que tenha aprendido alguma coisa…
25 Abril, 2015 at 23:19
Acho que o homem vai no bom caminho. E vendo tamanha demonstração de grandeza do Sporting a pouco e pouco só tem de admirar o clube e ajudar a colocá-lo no lugar que merece.
25 Abril, 2015 at 23:37
Tenho duvidas… Pra começar tenho duvidas que ele tenha o “sangue na guelra” pra dar uma palestra como aquele desconto de tempo no hóquei hoje!
“Não quero ver cara fod***! A put* da cara é para estar levantada” ou lá o que foi que o homem berrou… Mai nada!!
26 Abril, 2015 at 0:30
Acho que foi no início para o prolongamento :
“Primeira coisa, : Não quero essas cara fo…..Levantar a p… da cara.”
😀
26 Abril, 2015 at 1:01
Eu só vi a 1ª parte, depois tive um jantar a que não podia faltar, mas estava sempre no wc a tel ao meu sogro para saber o resultado LOL LOL, nem soube que eles tinham empatado, porque no penultimo tel o meu sogro disse faltam 3m e estamos a ganhar 2-1, no último tel ele disse ganhamos 3-2 no golo de ouro eh eh eh, passei o resto do jantar com um sorriso parvo na cara….
SL
Agora vou andar para trás na Sporting TV para ver o resto…
26 Abril, 2015 at 0:13
Que grande texto Cherba, graças a Deus fui um dos 12.000 ontem presentes no Meo Arena, inesquecível.
Saí de lá com a minha filha e um dos meus filhos, num carrocel de emoções, feliz e deslumbrado com aquela manifestação de Sportinguismo, mas extremamente fodido com a nossa falta de sorte. Quem joga com aquela raiva e entrega não merece perder.
Quero no entanto confessar uma coisa, com uma lágrima nos olhos, até ler o teu texto não pensava ir a Lisboa amanhã, porque sentia que fora da final não era jogo para o Sporting. Mas agora tenho uma certeza, vou lá estar a apoiar aqueles bravos que não merecem que sejamos nós a falhar, depois do que fizeram.
É por isto que o Sporting é o nosso grande amor e é por isto que estou orgulhoso de toda a minha família ter contribuído para a Missão Pavilhão. Tenho a certeza que vamos viver momentos de grande felicidade no nosso novo pavilhão e que isso contribuirá para o engrandecimento ainda maior do Sporting.
SL
26 Abril, 2015 at 1:00
Mais uma grande família e com grandes sportinguistas… Eu tenho 3 filhos e espero que todos fiquem convertidos à causa. Abraço
26 Abril, 2015 at 1:00
Mais uma grande família e com grandes sportinguistas… Eu tenho 3 filhos e espero que todos fiquem convertidos à causa. Abraço
26 Abril, 2015 at 1:01
Mais uma grande família e com grandes sportinguistas… Eu tenho 3 filhos e espero que todos fiquem convertidos à causa. Abraço
26 Abril, 2015 at 1:01
Mais uma grande família e com grandes sportinguistas… Eu tenho 3 filhos e espero que todos fiquem convertidos à causa. Abraço
26 Abril, 2015 at 1:01
Mais uma grande família e com grandes sportinguistas… Eu tenho 3 filhos e espero que todos fiquem convertidos à causa. Abraço
26 Abril, 2015 at 1:09
15 filhos Leonissimo? Homem nem paras para respirar… LOL LOL
Abraço e SL
PS Desculpa não resisti á piada fácil
26 Abril, 2015 at 11:46
EHEHEh.. só se fosse lello (sem ofensa para ninguém) para ter o rendement minime.
Isto acontece quando um gajo quer meter o comentário e parece que não entra. Temos de partir do princípio que entra sempre.
26 Abril, 2015 at 11:41
Pois Leonissimo também tenho 3 filhos, todos Sportinguistas, um não pôde ir porque estava no estrangeiro. tenho também 2 netos um diz que é do Sporting, o outro ainda não fala mas quando vê o emblema do Sporting diz Goooool.
SL
26 Abril, 2015 at 0:27
Não andei por aqui, mas vi o Hóquei em casa.
Antes de ir dormir, vim só mesmo dizer…
MAS QUE GRANDE EQUIPA QUE TEMOS NO HOQUEI! QUE ALMA! QUE CORAÇÃO!
SPOOOOORTINGGGGG!!!
26 Abril, 2015 at 0:37
Boa vitória!! Já estamos na final! E na final só há 2 resultados possiveis: GANHAR OU GANHAR!
Não admitimos outro resultado!!! FORÇA SPORTING!!!!
26 Abril, 2015 at 1:16
Tens futuro pa treinador da coreia do norte ….cm nao falhas…nunca terias de enfrentar o pelotao de fuzilamt..
26 Abril, 2015 at 11:48
Mai nada. Se perderem, vão para um campo de concentração. Que isto temos que ter cultura de exigência….
26 Abril, 2015 at 0:41
Há é verdade, agora a última.
Parece que o Presidente está a estudar para Deus.
Está em todo o lado.
26 Abril, 2015 at 0:49
https://www.facebook.com/SportingClubePortugal/photos/a.10152734277281555.1073742232.98098491554/10152734278186555/?type=3&theater
26 Abril, 2015 at 1:00
SPOOOOOOOOOORTING!!!
26 Abril, 2015 at 1:25
Viram a chegada do fc p*t#s a lisboa…para bem da integridade física do treinador e dos jogadores é bom que ganhem…
pinto da bosta/reinaldo trutas trabalham mt bem a arte da intimidação e da porrada. Em lisboa quem apertou não foram porquistas da capital, foram porquistas do porto, dos super drogados, com macaco à cabeça. Onde será que essa gentalha vai passar a noite? No mesmo hotel do clube é uma hipótese, a outra é passar a noite a roubar tudo e todos na capital.
26 Abril, 2015 at 1:35
Continuo a pensae q o cenario q mais convem ao Sporting e a vitoria do benfica e a confirmacao de mais uma epoca a seco do Porco
26 Abril, 2015 at 1:40
Mas que raio de Sportinguismo é este??
Tá a ver como tenho razão. A merda da mentalidade é que custa a mudar não é? O que interessava ao Sporting era lá estar a discutir o titulo, quem ganha ou perde não nos interessa, não somo nós pois não? então que venha o diabo e escolha…
26 Abril, 2015 at 2:18
É o Sportinguismo que PENSA e tem um pensamento estratégico, em vez de dizer a primeira asneira que lhe vem á cabeça, não, não é indiferente quem ganha ou perde (do ponto de vista emocional, para mim é indiferente) do ponto de vista racional, se o fcporco perder e ficar afastado do título isso terá consequências (más) para os porcos que nós nem imaginamos, mas que podemos antecipar, grande confusão, contestação a emergir, desespero em termos de investimento que pode levar “a cavar o buraco financeiro demasiado fundo” o clube que nos tenta destruir ter graves problemas, para mim é uma coisa positiva, para ti não é?
O carnide quer ser melhor que nós, quer competir connosco e ganhar, o fcporco quer obliterar o Sporting, quer riscar o nosso Clube da actualidade desportiva e mesmo da memória das novas gerações, quem não percebe esta diferença, nem sei o que é que anda cá a fazer, mas a pensar nisto a sério não é certamente…
Vou repetir outra vez “O nosso adversário é o carnide, mas o nosso INIMIGO é o fcporco” uma das razões pelas quais o JR foi o melhor presidente do Sporting que eu vi, foi que ele sabia e percebia muito bem aquilo que eu escrevi acima e lutou sempre contra o clube da fruta, eles roubavam um jogador e o JR ia lá buscar dois, o fruteiro mor dizia branco e o JR dizia preto, para os que não têm memória a “santa aliança” começou nessa altura entre o jorge nuno e o fernando martins e isso é que nós nunca podemos deixar de lembrar aos vizinhos do outro lado da rua, se o fcporco e o seu “sistema” floresceu daquela maneira foi porque o slcarnide “adubou” a planta durante anos….E agora está na altura de arrancar o “arbusto” pela raiz de vez e isso começa pela derrota dos fruteiros no campo da luz…Como vez é fácil e imbuído de Sportinguismo…do bom!!!
26 Abril, 2015 at 2:32
Tudo o que escreveste foi verdade com um senão actual ; o fcporco ao relegar o Sporting para 3º lugar de clube Grande para além de nos roubar jogadores subiu-nos na classificação e lutou com o carnide pelo 1º lugar durante decadas, coisa que nós ainda não estamos a fazer.Percebes a grande diferença?? É que o que é que te interessa ficares em 3º se ele no final continua á tua frente?
Mantenho o que disse.
26 Abril, 2015 at 3:00
Eu percebo perfeitamente, tu é que me parece que não estás a perceber, o ano passado ficamos em 2º e os fruteiros em 3º e em titulos a ZEROS, se este ano ficarmos em 3º mas ganharmos a Taça de Portugal e eles, embora fiquem em 2º, ficarem pelo segundo ano consecutivo a zeros em titulos é o começo da inversão da lógica que mencionaste além do que lhes vai criar problemas que não enfrentam há 30 anos…
O que eu e outros aqui dizemos é que a “obra” está longe de estar acabada, mas já começou estamos a lançar os alicerces e a começar a construir o “edifício” da hegemonia desportiva…
O hoquei não ia a uma final Europeia há 20 anos, está lá agora e eu não vou ficar orgulhoso e satisfeito? O teu discurso seria melhor aplicado aos gajos que nos lixaram com F o clube durante anos e não a deitar abaixo quem está a começar a reerguer o gigante, bem como aos adeptos que compreendem que “o caminho se faz caminhando” e que se caminha melhor acompanhado, acarinhado e apoiado em vez de sozinho e desprezado… “Foram apurados para a final da Taça CERS? Grande merda…” Essa é que é uma atitude que não ajuda nada e isto não tem nada a ver com ambição, tem a ver subir a escada degrau a degrau até chegar ao topo e ao longo de toda a subida fazer a nossa parte, apoiar e incentivar, mas claro que uma coisa já provaste á exaustão é muito mais fácil não fazer nada e criticar/desprezar o esforço que está a ser feito para nos reerguermos…
“Existe apenas um sítio aonde o Sucesso vem primeiro do que o Trabalho é no dicionário” e o que eu/nós pedimos agora é trabalho á Sporting ou seja “Esforço, Dedicação e Devoção” porque a Glória vem depois, não vem antes…
26 Abril, 2015 at 1:26
” Oi Oi Primeira coisa Não quero essas caras fodidas han? Levantar a puta da cara…”
É do melhor que ouvi até hoje em termos de palestra motivacional…
SL
26 Abril, 2015 at 1:26
Isto realmente é tudo conversa fiada, os verdadeiros sportinguistas
são aqueles que acompanham o clube nem que esteja na segunda
divisão. Há 48 anos quando o hoquei estava na 2ª divisão e nem
tinhamos pavilhão jogavamos nos Maristas em campolide ou ao ar
livre por trás do peão do velho Alvalade ao ar livre com jogadores
como Vítor Ferreira, Américo Solipa etc, as bancadas estavam sempre
cheias e foi assim que se construiu o futuro para a célebre equipa
que nos anos 70 enchia os pavilhões e nos deliciou a todos. Para
se colher é preciso semear, claro que atingimos aquele nível porque
tínhamos os melhores,
26 Abril, 2015 at 1:29
O Sporting é um amor sem divisão.
26 Abril, 2015 at 1:46
Saudações Leoninas.
Tive que ausentar quando faltavam 5 minutos para acabar o jogo. Cheguei agora a casa e fui ver o resto do jogo e vibrei com o apuramento para a final.
Que grande jogo dos leões do hóquei.
Quando aparecerem aqui na tasca os fdp que só cá vêem quando não ganhamos (não são Sportinguistas de certeza) façam o que se faz a merda, puxem o autoclismo s.f.f.
26 Abril, 2015 at 9:19
Bom dia Sporting!
26 Abril, 2015 at 9:32
será pedir muito, (aos meninos do futebol e respectivo “comandante”), que “mostrem a mesma dedicacao, devocao e esforco que o futsal, o hóquei e o andebol mostram??
a quem se deverao assacar “responsabilidades”?
aos “meninos”?
ou a quem os deve/deveria de “por na ordem”?
seria interessante, (pelo menos para mim), que o futebol tambem tivesse o pedido de desconto de tempo, para ver as “palestras motivacionais”, em comparacao com as do hóquei, futsal e andebol… e para se “perceber” o que se passa com o “desleixo” que algumas vezes, (demais para o meu gosto), os mais bem pagos a nivel de modalidades apresentam… (as vezes penso que se o “nosso” futebol fosse “amador”, como as modalidades, veriamos muito mais “vontade” do que se ve actualmente… (utopias,eu sei), mas f*^&-se, vejam os exemplos dos hoquistas e dos “futsalistas” e vejam as “ganas” que eles mostram em contraste com o “temos de levantar a cabeca e blablabla dos “principes encantados”…
dará para “trazer” o Miguel Albuquerque por uns tempos para o futebol? para “sacudir” certas mentalidades??
ás vezes penso que as modalidades “ditas amadoras” representam bem mais os valores do SCP do que a equipa de futebol em si…
triste, mas é a “sensacao” com que ás vezes fico…
lembro que quando ganhámos os ultimos campeonatos, tinhamos jogadores que deixavam sangue, suor e alma em campo… agora vejo “fedelhos” que parece que fazem um “frete” por andar ali… e nao vejo um “comandante” com colhoes de aco, (como o Presidente), para lhes dar nos touticos, quando andam a “passear no jardim”, (e se o Presidente lhes dá nas orelhas, ainda sai como o mau da fita…)
eh pá se o “sonso” nao vos dá nas orelhas, ao menos tenho brio e orgulho em vestir essa Camisola, e mostrem-nos que realmente merecem vesti-la… vejam os jogos do hoquei, do futsal, do andebol e “aprendam” o que é sentir vestir aquela Camisola…
Honrem a camisola como os “amadores” fazem…
honrem-se a voces proprios…
Marco,
nao te esquecas que um fraco general, faz fracas as fortes tropas…
e se o “nosso” futebol, nao apresenta os mesmos indices motivacionais e de devocao que as outras modalidades, acho que é a ti que devo pedir para fazer “algo”… e, sinceramente, vejo-te muito apático, para aquilo que deveria ser o comandante em chefe das nossas tropas…
desculpem o desabafo, mas depois de ver as modalidades este fim-de-semana, a honrar os nossos valores, os “profissionais”, parecem-me nao mais do que putos mimados com a mania que já sao crescidos…mas a continuar assim serao as “amadoras” que continuaram a levar o nome do SCP bem longe, enquanto os “ricos” nao se podem dar ao incomodo de o fazer…
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL