so mais um ponto em que continuo a ver pessoas aqui a tentar justificar o injustificável.. ora porque dizem que montero jogou fora de posição, que o treinador deveria jogar sempre com 2 avançados para rentabilizar o menino. porque ele não é avançado é numero 10.. (10??????).. que a culpa dele não render é do treinador, que nunca apostou nele.. que a tática deveria ser sempre baseada no montero, e deveria ser 442..
alguém me pode dizer como montero marcou os últimos golos do sporting? foi a jogar com 2 avançados ou foi a jogar como 9 sozinho? este lance do segundo golo é o exemplo do que montero ( e qualquer avançado ) tem de fazer no sistema 4x3x3.. deslocar-se para vir receber a bola fora da zona de conforto dos centrais, que ao virem atras do montero abrem um buraco para quem? la esta para os extremos e ou médios aparecerem.. ao avançado resta ir para a área para finalizar o lance.. simples fácil chamem lhe o que quiserem..
montero a 10? mas alguém viu o montero alguma vez a jogar a 10? 2 avançados é muito diferente de jogar a 10.. montero la tem hipótese de jogar a 10? futebol é so atacar? e a parte de defender de recuar para vir buscar jogo tudo isso que um medio tem de fazer? tem gostado de ver a equipa jogar com 2 avançados? e aquele meio campo.. ui que treme e é dominado contra o moreirense e o nacional em casa.. que não sofreu mais golos porque não calhou.. tem duvidas que se o tiago rodrigues tivesse marcado aquele golo na primeira parte que perdíamos o jogo? quantas oportunidades o moreirense e o nacional criou com o nosso meio campo a 2, para jogarem os tais 2 avançados? quantas oportunidades criamos com 2 médios e 2 avançados? agora façam o mesmo com o nosso meio campo a 3 e com 1 avançado.. quantas oportunidades criadas, quantas consentidas, quantas situações de finalização, quantos golos.. quanto futebol produzido, quantos momentos de calafrios em que não sofremos porque os adversários não sabem mais, quantos momentos de calma porque a equipa esta a jogar coesa e não esta a dar hipóteses ao adversário..
então montero so nao rende com o Marco Silva, porque com o leonaro jardim fartou se de render… sim tudo serve para criticar o treinador.. quem é o avançado titular do sporting? slimani ou montero? quem vier com a desculpa que o avançado titular é o slimani e por isso o montero não tem tantas hipóteses vejam os minutos que cada um tem.. diferença de 100 minuto.. ou seja um jogo.
outra desculpa que anda para ai é a de que o sporting deveria jogar no sistema que favorecesse o montero.. sim claro.. deveríamos mandar embora todos os medios e extremos que temos porque não valem nada.. não sabem jogar com o montero.. mas algum dia um treinador tem de basear a sua tática de jogo, baseada num jogador? so se fosse o messi ou o ronaldo.. e mesmo assim.. tática engloba tudo que acontece no jogo.. desde como defendes onde defendes, a como atacas e por onde atacas.. passando pela circulação de bola e pressão na recuperação.. algum dia um treinador com 2 dedos de testa iria basear o seu sistema de jogo e obrigar toda a equipa a jogar conforme um avançado quer.. o avançado que passa meia época desaparecido e aparece a 2 ou 3 jogos do fim quando tudo esta resolvido, e marca a enorme quantidade de 12 golos..
a sério.. estas defesas ao montero sem nexo ja me estão a fazer odiar o rapaz.. e se ha coisa que eu não odeio é o montero.. gosto imenso do montero.. mas isto assim não ha quem aguente..
Montero tinha que ser um falso 10, aquele meio avançado que procura a bola nos 3/4 do campo e entra no espaço deixado pelo PL. Um JVP, se assim se pode dizer…
kutuzov mas isso é o que um avançado no sistema 4x3x3 ja tem de fazer.. o que o montero no lance do topico fez.. fugiu a marcação dos centrais, que vieram com ele e abriu espaço para o mané entrar.. se trocarmos os nomes a tua ideia esta correta tal como a minha.. tu queres o montero a entrar no espaço criado pelo avançado.. eu quero o extremo ou o medio a entrar nesse espaço.. montero não pode ser o medio (10 ) porque não tem intensidade nem rigor a defender que é preciso para essa posição.. a atacar tem toque de bola, mas é preciso mais para jogar nessa posição..
SL
“a sério.. estas defesas ao montero sem nexo ja me estão a fazer odiar o rapaz.. e se ha coisa que eu não odeio é o montero.. gosto imenso do montero.. mas isto assim não ha quem aguente..”
ora nem mais….
Todos os treinadores (não o L.Jardim e o Marco Silva)
que orientaram o Montero são burros e não compreendenm o Montero e o facto de ele ter quase 28 anos e só ter chegado aos 26 à Europa é porque é tudo Burro!! Aliás….os unicos visionários eram os tipos de Seatle que era ondem ele jogava.
A sério…. Montero poderia ser uma Craque se ….. quisesse!
Bastava ter intensidade e competividade…. porque capacidades futebolisticas tem para dar e para vender.
Pode não ter o fisico do Slimani…. mas o liedson também não tinha e era uma máquina!
completamente de acordo com todos vocês..
montero poderia ser tudo o que precisamos para avançado.. avançado móvel com enorme capacidade técnica.. infelizmente para nós e para ele, não tem capacidade mental, intensidade e espirito de sacrifício, que acompanhe a capacidade técnica.. características que o nosso liedson tinha mesmo sendo franzino, que jogadores como jackson martinez tem etc.. e infelizmente montero é curto para nós.. não podemos abordar mais uma época sem saber em que dias o montero vai estar..
quem odeia o Marco Silva encontrou mais um pentelho de fora para poder inventar e destilar ódio..
Odiar é uma palavra de extremos e por isso para mim não serve…. mas diria que estou muito longe de morrer de amores pelo Marco Silva e quanto ao Montero a minha posição é clarissima —-> 6 milhões é uma excelente venda!
Quanto ao M.Silva estou-lhe a dar uma “folga”, mas estou muitissimo de pé atrás em relação a ele, mas isso é conversa para outro momento.
Donde o caminho a seguir será sempre, recriando um ambiente a inglesa em alvalade, que toda a gente queira participar, ie:
+ Asssistencias -> + Patrocinios -> + Receitas tv -> Melhores Atletas – > Melhor Sporting
O pessoal ontem apontou 2 dificuldades: motivação em ir ao estadio e horários dos jogos
Pois bem …soluções:
1)Motivaçao em ir ao estadio –> “Vais ver o Sporting e sais com um carro de Leao”
Fazer parceria com marca de automóvel (Peugeot preferida). Sempre que a assistência supere os 45000 ouve-se um rugido de Leao no Estadio e nos placards.
No final do jogo, imagine-se que estão 45657 pessoas e o MVP da aplicação Sporting, vai a uma tombola e tira uma bola de 0 a 4 nas dezenas de milhar, 0 a 9 nos milhares, etc e subtrai ao nº total. Assim tanto a entrada 1 cm a 45657 pode ser contemplada, a q corresponde uma entrada efetiva no estadio .
Assim o pessoal da gamebox tinha mm q ir e cm bom tuga, havia de ver quem por um bilhete por ir ver o Sporting não se babava por ganhar um automóvel!!
2) Horas dos Jogos
Aos sábados a tarde, ou ao domingo a tarde… Ah a Sportv já tem o real para dar a tarde? Não há problema…marca-se o jogo para Domingo as 11h cm se faz em Inglaterra e os B’s e ainda ninguém morreu…A SportTV tem 5 canais …desembrulhem-se!
Eu também sou da província e sou adepto do mata-bicho, mas um gajo para ir à bola (se tiver o tempo necessário, claro) tem que estar uma boa horinha na roulotte com os amigos, beber umas quantas, comer duas bifanas e pronto, está aviado.
Não vejo que seja fácil teres esse ambiente às 9.30 da manhã. é só isso que quero dizer…
Confesso que não iria ser nada fácil.
Com 80km até lisboa e não gostar de chegar em cima da hora para evitar stresses de estacionamento teria para um jogo às 11:00 de sair pelas 9:00/9:30 o que significava ao domingo levantar antes das 9:00.
Já chega de segunda a sexta ter de levantar às 7:20. Não iria tantas vezes a Alvalade
Pregasses uma ou 2 partidas dessas a SportTV e havias de ver se nao arranjavam um buraquinho para fazer sabado ou domingo a tarde…nem q fosse na SportTV 5!!! 😉
1 pormenor e é um grande avançado…lembrei-me dos 2 golos do Rodrigo Tiuí aos morcões numa final da taça, o homem era um ponta de lança de classe 😀
Mais a sério: Montero sendo um jogador evoluído técnicamente é demasiado macio para ser o único avançado da nossa equipa
Gosto muito do Montero mas ele nao è nenhum 10. Basta ver quando preferiu chutar a baliza e nao passar a bola ao Cédric do seu lado direito que seguia sozinho pela linha. Essa reaççao da qual gosto è de ponta de lança nao de um 10.
Isto è a minha teoria mas eu nao percebo nada de bola!!;-)
ao q BdC responde “Marco tens de comecar a ver mais youtube e menos canais generalistas…olha pa mim foi assim q descobri o Gauld”….isto e a versao croquetiana da historia
Se a Maria Ribeiro tivesse apresentado a sua crónica habitual muito provavelmente hoje não me teriam chamado de Zé dos Tachos ou comparado ao José Eduardo. Foi uma blasfémia.
Quando alguém andou por aqui a chamar GORDO a uma determinada figura do Universo Leonino, gostava de saber onde é que andava a moral…
Não fiques a pensar na história do Zé dos Tachos, italiano. Além de ele não ser o diabo em figura de gente acho-te muito mais piada que a ele . O principal defeito do gajo nem foi o que disse em Dezembro (embora tivesse estado mal). É colaborar com aquele pasquim nojento, verdadeiro antro de lampionagem…
Leoníssimo, eu também não curti nada as bocas do Zé e também me causa confusão o gajo escrever naquele pasquim. Passei-me foi com a sósia do Letónio, um gajo que só cá vem para falar mal dos nossos, chamar-me de Zé dos Tachos.
Há uma coisa que eu não entendo…porque estamos a discutir Montero OU Slimani e não discutimos Montero OU João Mário?
Digo isto pelo seguinte:
Montero a ponta de lança é uma adaptação. João Mário a 10 é outra. E se estamos a discutir adaptações, faz-me confusão que ninguém questione o rendimento de João Mário a 10. E, quer queiramos quer não, o rendimento de um 10 só pode ser avaliado pelos golos, assistências e nr de vezes em que coloca um companheiro em situação priveligiada de finalizar (a finalização já não depende dele). E para que não hajam confusões, JM é um fantástico jogador. Mas tem de ser avaliado pelo cumprimento das funções que lhe dão porque foi isso que Marco Silva lhe pediu para fazer. E aí, os números não mentem. João Mário a 10 marca poucos golos, dá poucos a marcar e nem sequer mete assim tantos passes de morte (sem finalização) para ser considerado um indiscutível na posição de 10. Ou seja, João Mário joga a 10 APENAS E SÓ por aquilo que faz sem bola onde é, de facto, um elemento bastante competitivo (e também por isso é que o seu lugar é mais atrás). Porque se a escolha fosse feita pelo seu trabalho com bola e pelos seus números, JM ou estaria a jogar mais atrás ou estaria no banco. E quando a escolha de um 10 (o joker, o criativo, o craque) é feita pelo seu trabalho defensivo, isto revela uma concepção demasiado conservadora de um técnico que sempre se pensou que era ofensivo.
O que eu gostava era que o Marco Silva, mais do que transformar um 8 em 10 como fez com JM, tivesse transformado um 9,5 em 10 como podia ter feito com Montero. Hoje dizemos que Montero não tem intensidade para ser 10. E, de facto, não tem. Mas se desde a pré-época tivesse concentrado mais esforços em trabalhar Montero nesse aspecto em vez de o meter a competir com Slimani (colocando sempre em causa a sua titularidade), se calhar hoje teríamos um Montero mais intenso, mais confiante (por ser um titular) e MUITO mais próximo daquilo que se quer de um 10. Reparem, que nem sequer falo de mudar o sistema. Falo apenas de perceber aquilo que Montero é como jogador, chegar ao pé dele e dizer: “Fredy, esquece o Slimani. Tu vais ser o 10 titular da equipa! Mas para isso, tens de trabalhar mais, ser mais aguerrido e pressionar melhor! Senão, não tenho outra solução do que te meter no banco! A escolha é tua!” Podia não dar nada? Podia. Mas o que é que tínhamos a perder?
O mais estúpido é que eu digo várias vezes que “jogamos com dois 8”. E isso até seria compreensível (mas não muito) se fossem efectivamente dois 8 a executarem funções de 8. Mas não. O que acontece é que temos um dos 8 a fazer de 10! E, em termos de características, Montero é o mais próximo de 10 que temos! E nunca, mas mesmo nunca, foi sequer testado no sistema preferencial de Marco Silva. Porquê? Porque o treinador sempre viu Montero como PL e, como tal, concorrente de Slimani.
Ainda mais estúpido, é ver que mesmo a competir com Slimani, Montero também teria lugar a titular! Desde que o jogo da equipa fosse executado de forma a potenciar as qualidades de Montero. Ou seja, dar-lhe bola no espaço e pelo chão em vez de cruzar para a molhada e para o terceiro andar). Se Slimani, por si só, obrigou a equipa toda a jogar para ele, com Montero também deveria ter acontecido o mesmo. Mas não aconteceu. Sabem porquê? Porque não há princípios de jogo bem definidos nem uma autoridade clara do treinador em obrigar os jogadores a obedecerem esses princípios. É por isto que o Barça é tão forte, porque tem princípios de jogo claros que não dependem de nenhum treinador. Quem vem é para trabalhar nesse modelo ou então vai de vela. É mais confortável para qualquer jogador jogar por fora e cruzar para a molhada do que pensar jogo interior, que já requer mais inteligência. E é por isso que, seja com Slimani, Montero ou Tanaka, o processo ofensivo é sempre igual: bola no extremo, este arranca e cruza. Com Nani na esquerda e com a liberdade que tem, isto ainda vai sendo minimizado. Mas com Carrillo na direita, estamos sempre dependentes de um cruzamento perfeito que nem sempre pode sair (apesar de neste ano ele estar muito bem nesse aspecto).
Ter personalidade não é ser um “enfant terrible” na imprensa. É ser exigente (diria até obcecado) em colocar os jogadores a jogar de determinada forma. A não ser que a forma de jogar de Marco Silva seja mesmo jogar por fora e cruzar para o pinheiro. E se assim for, então digo já com todas as letras que MS não serve para o Sporting. E isto não tem nada a ver com resultados, tem a ver com uma forma limitada de ver o jogo. Ora, eu não acredito nisso. Acredito que MS gosta de jogo interior, gosta de jogar em posse e gosta de jogar com qualidade, com combinações na zona central. Só acho é que não tem a autoridade (pela idade e inexperiência) nem a personalidade (a tal obcessão) para obrigar todos os jogadores a jogar dessa forma (às vezes, para vincar uma posição até pode ir ao limite de meter um titular indiscutível no banco). Tal como os jogadores, se calhar é o primeiro a abandonar aquilo em que acredita para optar pela solução mais fácil e confortável. Isto também se ganha com a experiência que, manifestamente, ainda não tem. É por isso que MS foi tão bem sucedido num Estoril onde já tinha sido capitão e director desportivo (tinha a tal autoridade) do que no Sporting. Acho que a postura dele no banco, muitas vezes em desalento, confirma que não tem controlo sobre a tomada de decisão dos jogadores porque a sua mensagem até pode passar, até pode ser repetida até à exaustão, mas nem sempre é apreendida com eficácia pelos jogadores.
Concordo aqui com o Sá: Montero devia ser treinado a 10.
Nos jogos em q temos de ir p/ cima deles -> Montero
Nos jogos em q temos de ter + contenção -> João Mário
PS- Sou dos q defendo q vender Montero seria um erro.
Muito bom mas continuo a dizer que pelo que vimos esta época, Montero e Slimani no mesmo 11 não combinam . O que interessa ter um 10 que saiba meter bolas se o avançado é fixo e quer receber na cabeça entre os centrais ? Acho que foi por isso que com os jogadores fantásticos que temos, pouco se viu de jogo interior.
(Não me digam que gaitan e salvio têm assim muito mais jogo interior que Nani ou Carrillo)
e o leonardo jardim tambem era muito estupido porque nunca fez isso que tu acusas o MS de nunca ter feito( colocar o montero a 10). leonardo jardim quando teve oportunidade colocou slimani a titular.. acusas o treinador que deveria ter tido uma conversa com o montero a dizer que queria que ele fosse o numero 10. sem saberes se de facto MS alguma vez teve ou não essa conversa. depois a direção comprou 3 médios (slavchev gauld rossel) e ja tinha no plantel adrien william am martins joao mario.. era mesmo preciso adaptar montero a 10.. ficando com 8 médios para 3 posições ( iria ser lindo de gerir ) e com apenas 2 avançados..
se vai entrar na conversa dos: e se… ui nao saímos daqui.. em vez de inventarem desculpas para isto e para aquilo procurem é soluções para resolver os problemas.. e o problema esta na finalização.. não so do avançado como dos extremos e médios.. mas o avançado tem de dar muito mais a equipa..
1) Jardim recebeu Montero como PL. E na primeira volta ele correspondeu (e de que maneira!) mas na segunda foi uma nulidade. Ou seja, a informação que Jardim tinha sobre Montero era muito pouca comparada com aquela que MS teve. Marco Silva recebeu Montero sabendo de antemão que a jogar sozinho no ataque só tinha condições de render com um estilo de jogo que o favorecesse. A segunda volta do ano passado confirmou isso. Se nós, que não temos curso, percebemos isso não acho nada do outro mundo o treinador do Sporting também ter percebido.
2) Eu não fiz acusação nenhuma. Principalmente sobre conversas que eu próprio inventei. Mas se tu tiveste acesso à tal conversa, partilha com a malta!
3) Se querias criticar a política de contratações não era preciso dares uma volta tão grande. E dos “3 mèdios que a direcção contratou”, um foi para Inglaterra, outro está a “amadurecer” (ou a apodrecer) na B. Só Rosell é que ficou no plantel principal. Realmente, deve ser muita fodido para o treinador gerir jogadores que estão fora do plantel…
4) Já vi que para ti tudo se resume a “finalização”. Para mim, mais importante que a finalização é perceber as características dos jogadores e, no caso dos avançados, encontrar a melhor forma de os servir. Se quiseres continuar a discussão, seria fixe alargares os teus horizontes. Por alguma razão existe trabalho durante a semana. Mas se calhar, para ti, o trabalho do treinador resume-se a escrever uma convocatória e meter 11 jogadores dentro do campo…
5) Para quem acusa outra pessoa de inventar desculpas, acho que devias reler o teu comentário. Para quem quis perceber (não foi o teu caso) dei uma opinião sobre uma possível forma de aproveitar aquele que, para mim, é um dos melhores jogadores do plantel.
1) então leonardo jardim não conhecendo nada de montero usa-o a PL em 4x3x3, e ele marca aquele enormidade de golos.. depois de conhecer mais montero e montero estar ligado ao sistema, montero apaga-se!! este ano marco silva depois de nunca ter trabalhado com nenhum dos 2 tal como leonardo jardim prefere usar mais slimani, no inicio com montero apagado sempre que era chamado. e agora mais montero.. culpa de quem? treinadores? é essa a tua teoria? ou seja mesmo sistema tatico, mesmos interpretes numa parte da epoca o jogador corresponde na outra não.. culpa? do treinador.. ok.. mas que bela teoria.
2)agora vens com esta conversa? dizes que”chegar ao pé dele e dizer: “Fredy, esquece o Slimani. Tu vais ser o 10 titular da equipa! Mas para isso, tens de trabalhar mais, ser mais aguerrido e pressionar melhor! Senão, não tenho outra solução do que te meter no banco! A escolha é tua!” Podia não dar nada? Podia. Mas o que é que tínhamos a perder?” isto é o que? não é acusar alguém de nunca ter tido uma conversa e que não tirou partido do jogador na posição que tas a querer defender, quase que por embirração contigo.. de facto marco silva nunca deve ter tido esse tipo de conversa nem com montero nem com ninguém.. o que tinhamos a perder? muito.. treinar não é ter 11 queridos e polos sempre a jogar.. essa insistência a colocar montero a 10 poderia e iria afectar imenso outros medios.. em termos de motivação e rotatividade.. é preciso saber gerir um grupo de trabalho de 20 e muitos jogadores, mais controlar o grau de expectativas dos miúdos da B..
3) deve ser mesmo muito fodido ter que trabalhar com gajos que tu não quiseste, com gajos que não conseguem desempenhar o que lhe pedes.. se os 3 gajos contratados não estão agora no plantel é porque foram mas compras.. ou compras que não correspondiam as necessidades do plantel..
4) claro que nem tudo se resume a finalização.. futebol é muito mais.. mas ha alguma duvida que se não fosse pela finalização este ano estaríamos muito melhor?? que este ano foi o nosso principal problema?? tivemos um futebol bom com momentos excelentes, em que a baliza esteve perfeitamente protegida.. a media de defesas do patrício por jogo deve andar em 1 ou 2.. contrapondo com a dezena que tinha de fazer em outras épocas..quantos festivais de golos falhados nós demos este ano? é contar a quantidade de golos contados que falhamos em frente a baliza para ver que a meia dúzia de pontos que temos atras dos corruptos era facilmente ultrapassada. se chegamos com a bola controlada e com qualidade a zona de finalização e não conseguimos golos, é porque falta a tal finalização, porque o mais difícil esta a ser bem feito.. não o trabalho de uma equipa tcnica não se resume a fazer uma convocatória, mas para vires com tanta ironia é porque deves achar que compete ao treinador ensinar um jogador sênior a chutar a baliza.. ou a fazer um passe.. e porque não a fazer também os trabalhos de casa.. isto é alta competição.. vai alguém ensinar alguém a saber chutar?? a marcar golos? sabes sabes.. não sabes siga que ha quem saiba..se souberes de alguma escola que faça isso avisa a direção para colocar la os jogadores do sporting..
5) eu nao invento desculpas para nada.. simplesmente tour farto de criticarem meio mundo para desculpabilizar uma única pessoa que é quem tem culpa.. montero teve oportunidades com 2 treinadores não as aproveitou.. ambos preferiram apostar noutro avançado que é pior tecnicamente, mas se calhar rende mais e ajuda mais o coletivo.. e nos vamos andar aqui a dizer que a culpa é deles que não percebem nada de futebol?? nós que escrevemos num blog e vimos um jogo por semana é que percebemos das coisas, quem esta com eles todos os dias e os treina durante meses e meses não percebe nada do assunto e deveria ser despedido porque não aposta no menino? ora por favor..
Tu és um artista. Sabes porquê? Porque constrois todo o teu argumento partindo da premissa que os jogadores é que são os culpados de Tudo é que o treinador, coitadinho, não podia fazer mais do que fez. Não queria entrar numa discussão deste tipo contigo Porque, claramente, ou não percebeste o meu argumento ou estás a fazer-te de parvo para não perceberes. Mas como respondeste, Vamos lá.
1) Isto prova que não entendeste nada do que eu escrevi. Vou-te explicar como se fosses uma criança: Slimani é alto e imbatível pelo ar. Montero é baixo e muito bom pelo chão. Se servires Montero da mesma forma que serves o Slimani dá merda. E vice-versa.
2) Estás a acusar-me de não saber que o treinador teve ou não teve uma conversa com Montero QUE EU INVENTEI? Ahahahahahahaahahaha! Desculpa, Mas tu és burro. Ou então a tua “marquice” tolda-te as ideias…
3) Então Mas afinal qual é o problema? É o excesso de recursos ou é não ter escolhido os mesmos? um problema de cada vez, Sff! Lá está a “marquice” de novo…
4) Se o nosso problema se resumisse a finalização eu estaria satisfeito. O nosso problema é Criação de oportunidades com qualidade. Tipo, aquelas bolas em que metes alguém na cara do golo, percebes? e outras mais coisas que duvido que percebas.
5) Lá está a marquice a vir ao de cima. Convido-te a encontrares uma frase, palavra ou expressão que sugira o despedimento do treinador. Estás a ver onde te enterras? Assumes que eu quero que o treinador se vá embora. Não, pá! Quero que o treinador potencie aquilo que tem, meta os melhores jogadores dentro do campo e, se não for pedir muito, que se cale em relação ao futuro.
Apesar de também achar que Montero tem quase tudo isso que dizes não concordo que seja um 10, poderia ser um craque (assim ele quisesse e o sistema de jogo também lhe fosse favorável).
Vejo o Montero mais como um JVP, Derlei, Aguero, Tevez, aquele vagabundo que pega na bola e faz tabelas, centra e finaliza. Em que o sistema táctico que mais o favorece é o 4-4-2, sendo ele o tal vagabundo e com um avançado mais fixo na frente.
Do meu ponto do vista o tal 10 é um Sneidjer, Messi, Pastore, James que pegam na bola e assumem o jogo, organizam jogadas. O Montero quanto a mim não sabe organizar, não tem visão de jogo e tampouco tem capacidade para assumir essa responsabilidade.
Reafirmo, um pouco de atitude e entrega iriam fazer milagres, a qualidade está lá, mas só isso não chega.
Concordo, Fito. Só acho que se era para adaptar um 10 fazia mais sentido apostar em Montero do que em João Mário. Isto numa perspectiva de jogo ofensiva.
Acho mais fácil (e mais produtivo) dar mais intensidade a Montero do que inventar capacidade de decisão no último terço a João Mário. Isto Tudo apenas baseado naquilo que tenho Visto este ano.
Linha avançada leonina muito certeira
números zz AUTOR: José Bragança, 2015-05-05 03:02
Contando os últimos 10 anos e apenas os jogadores da frente, esta é a linha avançada do Sporting que mais golos já fez (61 remates certeiros em todas as provas oficiais).
Esta temporada, até ao momento, a linha avançada foi formada por: Montero (14 golos), Slimani (13 golos), Nani (11 golos), Carlos Mané (9 golos), Tanaka (7 golos), Carrillo (7 golos), Capel (1 golo), Dramé (1 golo) e Héldon (1 golos).
Melhor do que o @Sporting_CP de Marco Silva (2014/15 – 61 golos), só o @Sporting_CP de Boloni (2001/02 – 84 golos), só Jardel marcou 55
— playmaker stats (@playmakerstats) 4 maio 2015Olhando para as últimas cinco épocas, e consequentes últimas cinco linhas avançadas, dá para notar que linha avançada desta época bate com larga margem as outras: 13/14 (41 golos); 12/13 (33 golos); 11/12 (42 golos) e 10/11 (37 golos).
Ainda neste capítulo de golos marcados pela linha avançada, é possível verificar que, nos últimos anos, melhor do que a linha avançada deste Sporting de Marco Silva (2014/15 – 61 golos), só a linha avançada do Sporting de Boloni (2001/02 – 84 golos). Só Jardel marcou 55.
quantas, mas quantas birras, fez Liedson quando o risco ó meio o pumha a jogar sózinho na frente??
alguem se lembra?? eu lembro…
quando o SCP comeca a utilizar o sistema de jogo faz que fode mas nao fode, até a bola chegar ás laterais, e quem por lá anda, decide mandar um charuto para o molho, quando o SCP utiliza “isto” como sistema de jogo, como ia dizendo, estamos muito, mas mesmo muito mal…
faz-se umas coisitas bonitas no meio, um carrocelzito, e tal, mas o killer punch, esse aparece a maior parte das vezes,como que por milagre…
e nao me venham com a conversa de que 2as “escolhas” do sonso, nao prestam, porque nao jogamos nada até os bons entrarem, porque antes dos coitadinhos se cansarem, ofereciamos ás meias partes e ás vezes mais e nao eram as 2as escolhas que por lá andavam…
nao há definicao defensiva…
nao há definicao ofensiva…
nao há “trabalho” em bolas paradas ofensivas, ou mesmo corridas…
nao há “trabalho” em bolas paradas defensivas, daí os “tremores de terra” a que assistimos…
o homem anda mais preocupado em ter o balneário na mao do que em ter mao no balneário…
desculpem lá (especialmente os croquettes, que andam todos satisfeitos, por terem municoes para atirar contra a Direccao), mas com as “individualidades” que temos, por esta altura, tinhamos de ter muito mais “conjunto”, diferentes solucoes, etc, etc, … e nao temos porque nao há um “chicote” a estalar quando os “meninos” adormecem, (e quando há, exemplo das declaracoes do Presidente), ai jesus, que nao se pode criticar os meninos, nem o menino…
por causa de nos “acomodarmos” com “bem falantes”, é que o clube andou por onde andou…
por tudo o que “disse” e nao “fez”… Marco Silva “fala bem mas nao me alegra”
e comparar Montero com Slimoney, (tendo a equipa um sistema de jogo de “baloes para o pinheiro”), e jogando da mesma maneira para os dois, é só simplesmente desonesto… é como pedir ao Pirlo para ir jogar a ponta de lanca e o Messi e o Ronaldo jogarem os dois a defesas centrais…
mas nao, o Slimoney, que só pensa em ir embora, que fode pela seleccao em detrimento do SCP, que é tosco como tudo, e tem os mesmos golos, mesmo o sistema de jogo estar “desenhado” para ele, esse é que deve de ficar e o Montero é que deve de sair… pois, está bem abelha, ve-se que temos montes de teóricos por aqui, espero é que nunca treinem nenhuma equipa que eu “suporte”…
5 Maio, 2015 at 14:00
so mais um ponto em que continuo a ver pessoas aqui a tentar justificar o injustificável.. ora porque dizem que montero jogou fora de posição, que o treinador deveria jogar sempre com 2 avançados para rentabilizar o menino. porque ele não é avançado é numero 10.. (10??????).. que a culpa dele não render é do treinador, que nunca apostou nele.. que a tática deveria ser sempre baseada no montero, e deveria ser 442..
alguém me pode dizer como montero marcou os últimos golos do sporting? foi a jogar com 2 avançados ou foi a jogar como 9 sozinho? este lance do segundo golo é o exemplo do que montero ( e qualquer avançado ) tem de fazer no sistema 4x3x3.. deslocar-se para vir receber a bola fora da zona de conforto dos centrais, que ao virem atras do montero abrem um buraco para quem? la esta para os extremos e ou médios aparecerem.. ao avançado resta ir para a área para finalizar o lance.. simples fácil chamem lhe o que quiserem..
montero a 10? mas alguém viu o montero alguma vez a jogar a 10? 2 avançados é muito diferente de jogar a 10.. montero la tem hipótese de jogar a 10? futebol é so atacar? e a parte de defender de recuar para vir buscar jogo tudo isso que um medio tem de fazer? tem gostado de ver a equipa jogar com 2 avançados? e aquele meio campo.. ui que treme e é dominado contra o moreirense e o nacional em casa.. que não sofreu mais golos porque não calhou.. tem duvidas que se o tiago rodrigues tivesse marcado aquele golo na primeira parte que perdíamos o jogo? quantas oportunidades o moreirense e o nacional criou com o nosso meio campo a 2, para jogarem os tais 2 avançados? quantas oportunidades criamos com 2 médios e 2 avançados? agora façam o mesmo com o nosso meio campo a 3 e com 1 avançado.. quantas oportunidades criadas, quantas consentidas, quantas situações de finalização, quantos golos.. quanto futebol produzido, quantos momentos de calafrios em que não sofremos porque os adversários não sabem mais, quantos momentos de calma porque a equipa esta a jogar coesa e não esta a dar hipóteses ao adversário..
então montero so nao rende com o Marco Silva, porque com o leonaro jardim fartou se de render… sim tudo serve para criticar o treinador.. quem é o avançado titular do sporting? slimani ou montero? quem vier com a desculpa que o avançado titular é o slimani e por isso o montero não tem tantas hipóteses vejam os minutos que cada um tem.. diferença de 100 minuto.. ou seja um jogo.
outra desculpa que anda para ai é a de que o sporting deveria jogar no sistema que favorecesse o montero.. sim claro.. deveríamos mandar embora todos os medios e extremos que temos porque não valem nada.. não sabem jogar com o montero.. mas algum dia um treinador tem de basear a sua tática de jogo, baseada num jogador? so se fosse o messi ou o ronaldo.. e mesmo assim.. tática engloba tudo que acontece no jogo.. desde como defendes onde defendes, a como atacas e por onde atacas.. passando pela circulação de bola e pressão na recuperação.. algum dia um treinador com 2 dedos de testa iria basear o seu sistema de jogo e obrigar toda a equipa a jogar conforme um avançado quer.. o avançado que passa meia época desaparecido e aparece a 2 ou 3 jogos do fim quando tudo esta resolvido, e marca a enorme quantidade de 12 golos..
a sério.. estas defesas ao montero sem nexo ja me estão a fazer odiar o rapaz.. e se ha coisa que eu não odeio é o montero.. gosto imenso do montero.. mas isto assim não ha quem aguente..
5 Maio, 2015 at 14:16
Montero tinha que ser um falso 10, aquele meio avançado que procura a bola nos 3/4 do campo e entra no espaço deixado pelo PL. Um JVP, se assim se pode dizer…
5 Maio, 2015 at 15:48
kutuzov mas isso é o que um avançado no sistema 4x3x3 ja tem de fazer.. o que o montero no lance do topico fez.. fugiu a marcação dos centrais, que vieram com ele e abriu espaço para o mané entrar.. se trocarmos os nomes a tua ideia esta correta tal como a minha.. tu queres o montero a entrar no espaço criado pelo avançado.. eu quero o extremo ou o medio a entrar nesse espaço.. montero não pode ser o medio (10 ) porque não tem intensidade nem rigor a defender que é preciso para essa posição.. a atacar tem toque de bola, mas é preciso mais para jogar nessa posição..
SL
5 Maio, 2015 at 14:22
“a sério.. estas defesas ao montero sem nexo ja me estão a fazer odiar o rapaz.. e se ha coisa que eu não odeio é o montero.. gosto imenso do montero.. mas isto assim não ha quem aguente..”
ora nem mais….
Todos os treinadores (não o L.Jardim e o Marco Silva)
que orientaram o Montero são burros e não compreendenm o Montero e o facto de ele ter quase 28 anos e só ter chegado aos 26 à Europa é porque é tudo Burro!! Aliás….os unicos visionários eram os tipos de Seatle que era ondem ele jogava.
A sério…. Montero poderia ser uma Craque se ….. quisesse!
Bastava ter intensidade e competividade…. porque capacidades futebolisticas tem para dar e para vender.
Pode não ter o fisico do Slimani…. mas o liedson também não tinha e era uma máquina!
5 Maio, 2015 at 15:27
Ao nivel das 4 linhas…Liedson era um Slimani dentro de um corpo de Montero…. 🙂
5 Maio, 2015 at 17:52
E por isso era um Matador , que é algo que nem Slimani e Montero são…
5 Maio, 2015 at 15:27
No dia em que o Montero tiver vontade de ser um craque, vai sê-lo, até lá é um jogador da bola que dá uns toques de vez em quando.
O jogador de futebol faz-se de vontade, atitude e regularidade, coisa que não vejo no Montero, INFELIZMENTE.
5 Maio, 2015 at 15:59
completamente de acordo com todos vocês..
montero poderia ser tudo o que precisamos para avançado.. avançado móvel com enorme capacidade técnica.. infelizmente para nós e para ele, não tem capacidade mental, intensidade e espirito de sacrifício, que acompanhe a capacidade técnica.. características que o nosso liedson tinha mesmo sendo franzino, que jogadores como jackson martinez tem etc.. e infelizmente montero é curto para nós.. não podemos abordar mais uma época sem saber em que dias o montero vai estar..
quem odeia o Marco Silva encontrou mais um pentelho de fora para poder inventar e destilar ódio..
5 Maio, 2015 at 17:55
Odiar é uma palavra de extremos e por isso para mim não serve…. mas diria que estou muito longe de morrer de amores pelo Marco Silva e quanto ao Montero a minha posição é clarissima —-> 6 milhões é uma excelente venda!
Quanto ao M.Silva estou-lhe a dar uma “folga”, mas estou muitissimo de pé atrás em relação a ele, mas isso é conversa para outro momento.
5 Maio, 2015 at 14:16
A nivel de receitas TV e patrocionios Benfica e Porto ganham o dobro que nós in http://oartistadodia.blogspot.pt/2015/03/os-proveitos-operacionais-dos-tres.html
O ano passado fomos o clube nº 44 em assistências da europa..se tivessemos 45000 estariamos a entrar no top 20…in http://www.footballeconomy.com/content/top-100-european-football-clubs-ranked-average-attendance-2014
Donde o caminho a seguir será sempre, recriando um ambiente a inglesa em alvalade, que toda a gente queira participar, ie:
+ Asssistencias -> + Patrocinios -> + Receitas tv -> Melhores Atletas – > Melhor Sporting
O pessoal ontem apontou 2 dificuldades: motivação em ir ao estadio e horários dos jogos
Pois bem …soluções:
1)Motivaçao em ir ao estadio –> “Vais ver o Sporting e sais com um carro de Leao”
Fazer parceria com marca de automóvel (Peugeot preferida). Sempre que a assistência supere os 45000 ouve-se um rugido de Leao no Estadio e nos placards.
No final do jogo, imagine-se que estão 45657 pessoas e o MVP da aplicação Sporting, vai a uma tombola e tira uma bola de 0 a 4 nas dezenas de milhar, 0 a 9 nos milhares, etc e subtrai ao nº total. Assim tanto a entrada 1 cm a 45657 pode ser contemplada, a q corresponde uma entrada efetiva no estadio .
Assim o pessoal da gamebox tinha mm q ir e cm bom tuga, havia de ver quem por um bilhete por ir ver o Sporting não se babava por ganhar um automóvel!!
2) Horas dos Jogos
Aos sábados a tarde, ou ao domingo a tarde… Ah a Sportv já tem o real para dar a tarde? Não há problema…marca-se o jogo para Domingo as 11h cm se faz em Inglaterra e os B’s e ainda ninguém morreu…A SportTV tem 5 canais …desembrulhem-se!
5 Maio, 2015 at 14:18
Epah, mas bifanas e imperiais às 10 da manhã é capaz de ser indigesto, não? 😉
5 Maio, 2015 at 14:20
indigesto?
seria aquilo que aqui na provincia se chama o “mata bicho”
5 Maio, 2015 at 14:29
Eu também sou da província e sou adepto do mata-bicho, mas um gajo para ir à bola (se tiver o tempo necessário, claro) tem que estar uma boa horinha na roulotte com os amigos, beber umas quantas, comer duas bifanas e pronto, está aviado.
Não vejo que seja fácil teres esse ambiente às 9.30 da manhã. é só isso que quero dizer…
5 Maio, 2015 at 14:36
Mas ate para ter uma perspetiva correta…Se nao puder ser entre o inicio do jogo entre as 15 e as 18h….
Qual o melhor para as assistencias em Alvalade?
Domingo manha ou de noite?
Tu q es de fora de Lx…qual seria o tua preferencia?
PS: Nao se esqueçam que jogos diurnos poupas uma pipa de massa so em iluminaçao….
5 Maio, 2015 at 14:44
Sim, nesse prisma, preferia de manhã, claro.
5 Maio, 2015 at 14:50
concordo
só de pensar em levantar cedo ao domingo até me dá uma coisinha má 😀
5 Maio, 2015 at 14:52
hahahahaha
5 Maio, 2015 at 14:52
Mas seria por uma boa causa… 🙂
5 Maio, 2015 at 14:59
Confesso que não iria ser nada fácil.
Com 80km até lisboa e não gostar de chegar em cima da hora para evitar stresses de estacionamento teria para um jogo às 11:00 de sair pelas 9:00/9:30 o que significava ao domingo levantar antes das 9:00.
Já chega de segunda a sexta ter de levantar às 7:20. Não iria tantas vezes a Alvalade
5 Maio, 2015 at 15:11
Compreendo..e no Inverno onde faz frio e as 17 e de noite, podia-se fazer jogos as 14:30..
O q digo e q nao podemos baixar os braços e ficar resignados a interesses q sao manifestament contrarios aos nossos…
5 Maio, 2015 at 14:25
Pregasses uma ou 2 partidas dessas a SportTV e havias de ver se nao arranjavam um buraquinho para fazer sabado ou domingo a tarde…nem q fosse na SportTV 5!!! 😉
5 Maio, 2015 at 14:19
1 pormenor e é um grande avançado…lembrei-me dos 2 golos do Rodrigo Tiuí aos morcões numa final da taça, o homem era um ponta de lança de classe 😀
Mais a sério: Montero sendo um jogador evoluído técnicamente é demasiado macio para ser o único avançado da nossa equipa
5 Maio, 2015 at 14:47
Gosto muito do Montero mas ele nao è nenhum 10. Basta ver quando preferiu chutar a baliza e nao passar a bola ao Cédric do seu lado direito que seguia sozinho pela linha. Essa reaççao da qual gosto è de ponta de lança nao de um 10.
Isto è a minha teoria mas eu nao percebo nada de bola!!;-)
5 Maio, 2015 at 14:51
Reunião do MS com BC (após sucessivos adiamentos).
Então Marco, vamos lá falar da próxima época. Tens aí alguma shortlist?
Sim Presidente!
Deixa ler…
“Guarda-redes… Neuer, Courtois… Ochoa?! Wagner… hummmmm”.
“Defesas… Lahm, Daniel Alves, Steven Vitória, Tiago Gomes… Hummmmmm”
“Médios… Verratti, Javier Martinez ou o Thiago Alcântara… se não puder ser o Diogo Amado ou o Filipe Gonçalves… yeah… hummmmm”.
“Avançados/Extremos… Balboa, Babanco e um norueguês qualquer…. hummmmmmm”
“Scouting… Lopatego?! Será que li bem Marco?”
5 Maio, 2015 at 14:54
ao q BdC responde “Marco tens de comecar a ver mais youtube e menos canais generalistas…olha pa mim foi assim q descobri o Gauld”….isto e a versao croquetiana da historia
5 Maio, 2015 at 15:01
“O quê?! Será que li bem?! Queres um waterboy?! Jubas76!? Quem é esse gajo?! O quê?! Faz bicos e mais alguma coisa?!”
5 Maio, 2015 at 15:20
Se a Maria Ribeiro tivesse apresentado a sua crónica habitual muito provavelmente hoje não me teriam chamado de Zé dos Tachos ou comparado ao José Eduardo. Foi uma blasfémia.
Quando alguém andou por aqui a chamar GORDO a uma determinada figura do Universo Leonino, gostava de saber onde é que andava a moral…
5 Maio, 2015 at 15:32
Não fiques a pensar na história do Zé dos Tachos, italiano. Além de ele não ser o diabo em figura de gente acho-te muito mais piada que a ele . O principal defeito do gajo nem foi o que disse em Dezembro (embora tivesse estado mal). É colaborar com aquele pasquim nojento, verdadeiro antro de lampionagem…
5 Maio, 2015 at 16:35
Leoníssimo, eu também não curti nada as bocas do Zé e também me causa confusão o gajo escrever naquele pasquim. Passei-me foi com a sósia do Letónio, um gajo que só cá vem para falar mal dos nossos, chamar-me de Zé dos Tachos.
5 Maio, 2015 at 16:42
Tal como diz o Mourinho “the dogs bark and the caravan keeps going by”…
5 Maio, 2015 at 16:55
😀
5 Maio, 2015 at 15:31
Há uma coisa que eu não entendo…porque estamos a discutir Montero OU Slimani e não discutimos Montero OU João Mário?
Digo isto pelo seguinte:
Montero a ponta de lança é uma adaptação. João Mário a 10 é outra. E se estamos a discutir adaptações, faz-me confusão que ninguém questione o rendimento de João Mário a 10. E, quer queiramos quer não, o rendimento de um 10 só pode ser avaliado pelos golos, assistências e nr de vezes em que coloca um companheiro em situação priveligiada de finalizar (a finalização já não depende dele). E para que não hajam confusões, JM é um fantástico jogador. Mas tem de ser avaliado pelo cumprimento das funções que lhe dão porque foi isso que Marco Silva lhe pediu para fazer. E aí, os números não mentem. João Mário a 10 marca poucos golos, dá poucos a marcar e nem sequer mete assim tantos passes de morte (sem finalização) para ser considerado um indiscutível na posição de 10. Ou seja, João Mário joga a 10 APENAS E SÓ por aquilo que faz sem bola onde é, de facto, um elemento bastante competitivo (e também por isso é que o seu lugar é mais atrás). Porque se a escolha fosse feita pelo seu trabalho com bola e pelos seus números, JM ou estaria a jogar mais atrás ou estaria no banco. E quando a escolha de um 10 (o joker, o criativo, o craque) é feita pelo seu trabalho defensivo, isto revela uma concepção demasiado conservadora de um técnico que sempre se pensou que era ofensivo.
O que eu gostava era que o Marco Silva, mais do que transformar um 8 em 10 como fez com JM, tivesse transformado um 9,5 em 10 como podia ter feito com Montero. Hoje dizemos que Montero não tem intensidade para ser 10. E, de facto, não tem. Mas se desde a pré-época tivesse concentrado mais esforços em trabalhar Montero nesse aspecto em vez de o meter a competir com Slimani (colocando sempre em causa a sua titularidade), se calhar hoje teríamos um Montero mais intenso, mais confiante (por ser um titular) e MUITO mais próximo daquilo que se quer de um 10. Reparem, que nem sequer falo de mudar o sistema. Falo apenas de perceber aquilo que Montero é como jogador, chegar ao pé dele e dizer: “Fredy, esquece o Slimani. Tu vais ser o 10 titular da equipa! Mas para isso, tens de trabalhar mais, ser mais aguerrido e pressionar melhor! Senão, não tenho outra solução do que te meter no banco! A escolha é tua!” Podia não dar nada? Podia. Mas o que é que tínhamos a perder?
O mais estúpido é que eu digo várias vezes que “jogamos com dois 8”. E isso até seria compreensível (mas não muito) se fossem efectivamente dois 8 a executarem funções de 8. Mas não. O que acontece é que temos um dos 8 a fazer de 10! E, em termos de características, Montero é o mais próximo de 10 que temos! E nunca, mas mesmo nunca, foi sequer testado no sistema preferencial de Marco Silva. Porquê? Porque o treinador sempre viu Montero como PL e, como tal, concorrente de Slimani.
Ainda mais estúpido, é ver que mesmo a competir com Slimani, Montero também teria lugar a titular! Desde que o jogo da equipa fosse executado de forma a potenciar as qualidades de Montero. Ou seja, dar-lhe bola no espaço e pelo chão em vez de cruzar para a molhada e para o terceiro andar). Se Slimani, por si só, obrigou a equipa toda a jogar para ele, com Montero também deveria ter acontecido o mesmo. Mas não aconteceu. Sabem porquê? Porque não há princípios de jogo bem definidos nem uma autoridade clara do treinador em obrigar os jogadores a obedecerem esses princípios. É por isto que o Barça é tão forte, porque tem princípios de jogo claros que não dependem de nenhum treinador. Quem vem é para trabalhar nesse modelo ou então vai de vela. É mais confortável para qualquer jogador jogar por fora e cruzar para a molhada do que pensar jogo interior, que já requer mais inteligência. E é por isso que, seja com Slimani, Montero ou Tanaka, o processo ofensivo é sempre igual: bola no extremo, este arranca e cruza. Com Nani na esquerda e com a liberdade que tem, isto ainda vai sendo minimizado. Mas com Carrillo na direita, estamos sempre dependentes de um cruzamento perfeito que nem sempre pode sair (apesar de neste ano ele estar muito bem nesse aspecto).
Ter personalidade não é ser um “enfant terrible” na imprensa. É ser exigente (diria até obcecado) em colocar os jogadores a jogar de determinada forma. A não ser que a forma de jogar de Marco Silva seja mesmo jogar por fora e cruzar para o pinheiro. E se assim for, então digo já com todas as letras que MS não serve para o Sporting. E isto não tem nada a ver com resultados, tem a ver com uma forma limitada de ver o jogo. Ora, eu não acredito nisso. Acredito que MS gosta de jogo interior, gosta de jogar em posse e gosta de jogar com qualidade, com combinações na zona central. Só acho é que não tem a autoridade (pela idade e inexperiência) nem a personalidade (a tal obcessão) para obrigar todos os jogadores a jogar dessa forma (às vezes, para vincar uma posição até pode ir ao limite de meter um titular indiscutível no banco). Tal como os jogadores, se calhar é o primeiro a abandonar aquilo em que acredita para optar pela solução mais fácil e confortável. Isto também se ganha com a experiência que, manifestamente, ainda não tem. É por isso que MS foi tão bem sucedido num Estoril onde já tinha sido capitão e director desportivo (tinha a tal autoridade) do que no Sporting. Acho que a postura dele no banco, muitas vezes em desalento, confirma que não tem controlo sobre a tomada de decisão dos jogadores porque a sua mensagem até pode passar, até pode ser repetida até à exaustão, mas nem sempre é apreendida com eficácia pelos jogadores.
5 Maio, 2015 at 15:33
Na mouche!!!
5 Maio, 2015 at 15:42
Concordo aqui com o Sá: Montero devia ser treinado a 10.
Nos jogos em q temos de ir p/ cima deles -> Montero
Nos jogos em q temos de ter + contenção -> João Mário
PS- Sou dos q defendo q vender Montero seria um erro.
5 Maio, 2015 at 15:52
Muito bom mas continuo a dizer que pelo que vimos esta época, Montero e Slimani no mesmo 11 não combinam . O que interessa ter um 10 que saiba meter bolas se o avançado é fixo e quer receber na cabeça entre os centrais ? Acho que foi por isso que com os jogadores fantásticos que temos, pouco se viu de jogo interior.
(Não me digam que gaitan e salvio têm assim muito mais jogo interior que Nani ou Carrillo)
5 Maio, 2015 at 16:13
e o leonardo jardim tambem era muito estupido porque nunca fez isso que tu acusas o MS de nunca ter feito( colocar o montero a 10). leonardo jardim quando teve oportunidade colocou slimani a titular.. acusas o treinador que deveria ter tido uma conversa com o montero a dizer que queria que ele fosse o numero 10. sem saberes se de facto MS alguma vez teve ou não essa conversa. depois a direção comprou 3 médios (slavchev gauld rossel) e ja tinha no plantel adrien william am martins joao mario.. era mesmo preciso adaptar montero a 10.. ficando com 8 médios para 3 posições ( iria ser lindo de gerir ) e com apenas 2 avançados..
se vai entrar na conversa dos: e se… ui nao saímos daqui.. em vez de inventarem desculpas para isto e para aquilo procurem é soluções para resolver os problemas.. e o problema esta na finalização.. não so do avançado como dos extremos e médios.. mas o avançado tem de dar muito mais a equipa..
5 Maio, 2015 at 17:15
1) Jardim recebeu Montero como PL. E na primeira volta ele correspondeu (e de que maneira!) mas na segunda foi uma nulidade. Ou seja, a informação que Jardim tinha sobre Montero era muito pouca comparada com aquela que MS teve. Marco Silva recebeu Montero sabendo de antemão que a jogar sozinho no ataque só tinha condições de render com um estilo de jogo que o favorecesse. A segunda volta do ano passado confirmou isso. Se nós, que não temos curso, percebemos isso não acho nada do outro mundo o treinador do Sporting também ter percebido.
2) Eu não fiz acusação nenhuma. Principalmente sobre conversas que eu próprio inventei. Mas se tu tiveste acesso à tal conversa, partilha com a malta!
3) Se querias criticar a política de contratações não era preciso dares uma volta tão grande. E dos “3 mèdios que a direcção contratou”, um foi para Inglaterra, outro está a “amadurecer” (ou a apodrecer) na B. Só Rosell é que ficou no plantel principal. Realmente, deve ser muita fodido para o treinador gerir jogadores que estão fora do plantel…
4) Já vi que para ti tudo se resume a “finalização”. Para mim, mais importante que a finalização é perceber as características dos jogadores e, no caso dos avançados, encontrar a melhor forma de os servir. Se quiseres continuar a discussão, seria fixe alargares os teus horizontes. Por alguma razão existe trabalho durante a semana. Mas se calhar, para ti, o trabalho do treinador resume-se a escrever uma convocatória e meter 11 jogadores dentro do campo…
5) Para quem acusa outra pessoa de inventar desculpas, acho que devias reler o teu comentário. Para quem quis perceber (não foi o teu caso) dei uma opinião sobre uma possível forma de aproveitar aquele que, para mim, é um dos melhores jogadores do plantel.
5 Maio, 2015 at 19:29
1) então leonardo jardim não conhecendo nada de montero usa-o a PL em 4x3x3, e ele marca aquele enormidade de golos.. depois de conhecer mais montero e montero estar ligado ao sistema, montero apaga-se!! este ano marco silva depois de nunca ter trabalhado com nenhum dos 2 tal como leonardo jardim prefere usar mais slimani, no inicio com montero apagado sempre que era chamado. e agora mais montero.. culpa de quem? treinadores? é essa a tua teoria? ou seja mesmo sistema tatico, mesmos interpretes numa parte da epoca o jogador corresponde na outra não.. culpa? do treinador.. ok.. mas que bela teoria.
2)agora vens com esta conversa? dizes que”chegar ao pé dele e dizer: “Fredy, esquece o Slimani. Tu vais ser o 10 titular da equipa! Mas para isso, tens de trabalhar mais, ser mais aguerrido e pressionar melhor! Senão, não tenho outra solução do que te meter no banco! A escolha é tua!” Podia não dar nada? Podia. Mas o que é que tínhamos a perder?” isto é o que? não é acusar alguém de nunca ter tido uma conversa e que não tirou partido do jogador na posição que tas a querer defender, quase que por embirração contigo.. de facto marco silva nunca deve ter tido esse tipo de conversa nem com montero nem com ninguém.. o que tinhamos a perder? muito.. treinar não é ter 11 queridos e polos sempre a jogar.. essa insistência a colocar montero a 10 poderia e iria afectar imenso outros medios.. em termos de motivação e rotatividade.. é preciso saber gerir um grupo de trabalho de 20 e muitos jogadores, mais controlar o grau de expectativas dos miúdos da B..
3) deve ser mesmo muito fodido ter que trabalhar com gajos que tu não quiseste, com gajos que não conseguem desempenhar o que lhe pedes.. se os 3 gajos contratados não estão agora no plantel é porque foram mas compras.. ou compras que não correspondiam as necessidades do plantel..
4) claro que nem tudo se resume a finalização.. futebol é muito mais.. mas ha alguma duvida que se não fosse pela finalização este ano estaríamos muito melhor?? que este ano foi o nosso principal problema?? tivemos um futebol bom com momentos excelentes, em que a baliza esteve perfeitamente protegida.. a media de defesas do patrício por jogo deve andar em 1 ou 2.. contrapondo com a dezena que tinha de fazer em outras épocas..quantos festivais de golos falhados nós demos este ano? é contar a quantidade de golos contados que falhamos em frente a baliza para ver que a meia dúzia de pontos que temos atras dos corruptos era facilmente ultrapassada. se chegamos com a bola controlada e com qualidade a zona de finalização e não conseguimos golos, é porque falta a tal finalização, porque o mais difícil esta a ser bem feito.. não o trabalho de uma equipa tcnica não se resume a fazer uma convocatória, mas para vires com tanta ironia é porque deves achar que compete ao treinador ensinar um jogador sênior a chutar a baliza.. ou a fazer um passe.. e porque não a fazer também os trabalhos de casa.. isto é alta competição.. vai alguém ensinar alguém a saber chutar?? a marcar golos? sabes sabes.. não sabes siga que ha quem saiba..se souberes de alguma escola que faça isso avisa a direção para colocar la os jogadores do sporting..
5) eu nao invento desculpas para nada.. simplesmente tour farto de criticarem meio mundo para desculpabilizar uma única pessoa que é quem tem culpa.. montero teve oportunidades com 2 treinadores não as aproveitou.. ambos preferiram apostar noutro avançado que é pior tecnicamente, mas se calhar rende mais e ajuda mais o coletivo.. e nos vamos andar aqui a dizer que a culpa é deles que não percebem nada de futebol?? nós que escrevemos num blog e vimos um jogo por semana é que percebemos das coisas, quem esta com eles todos os dias e os treina durante meses e meses não percebe nada do assunto e deveria ser despedido porque não aposta no menino? ora por favor..
5 Maio, 2015 at 19:38
O Jonathan é um bom exemplo ( e o mais recente ) da motivação que se dá a um jogador.
5 Maio, 2015 at 22:19
Tu és um artista. Sabes porquê? Porque constrois todo o teu argumento partindo da premissa que os jogadores é que são os culpados de Tudo é que o treinador, coitadinho, não podia fazer mais do que fez. Não queria entrar numa discussão deste tipo contigo Porque, claramente, ou não percebeste o meu argumento ou estás a fazer-te de parvo para não perceberes. Mas como respondeste, Vamos lá.
1) Isto prova que não entendeste nada do que eu escrevi. Vou-te explicar como se fosses uma criança: Slimani é alto e imbatível pelo ar. Montero é baixo e muito bom pelo chão. Se servires Montero da mesma forma que serves o Slimani dá merda. E vice-versa.
2) Estás a acusar-me de não saber que o treinador teve ou não teve uma conversa com Montero QUE EU INVENTEI? Ahahahahahahaahahaha! Desculpa, Mas tu és burro. Ou então a tua “marquice” tolda-te as ideias…
3) Então Mas afinal qual é o problema? É o excesso de recursos ou é não ter escolhido os mesmos? um problema de cada vez, Sff! Lá está a “marquice” de novo…
4) Se o nosso problema se resumisse a finalização eu estaria satisfeito. O nosso problema é Criação de oportunidades com qualidade. Tipo, aquelas bolas em que metes alguém na cara do golo, percebes? e outras mais coisas que duvido que percebas.
5) Lá está a marquice a vir ao de cima. Convido-te a encontrares uma frase, palavra ou expressão que sugira o despedimento do treinador. Estás a ver onde te enterras? Assumes que eu quero que o treinador se vá embora. Não, pá! Quero que o treinador potencie aquilo que tem, meta os melhores jogadores dentro do campo e, se não for pedir muito, que se cale em relação ao futuro.
Adeus e boa noite, Marquette.
5 Maio, 2015 at 16:49
Apesar de também achar que Montero tem quase tudo isso que dizes não concordo que seja um 10, poderia ser um craque (assim ele quisesse e o sistema de jogo também lhe fosse favorável).
Vejo o Montero mais como um JVP, Derlei, Aguero, Tevez, aquele vagabundo que pega na bola e faz tabelas, centra e finaliza. Em que o sistema táctico que mais o favorece é o 4-4-2, sendo ele o tal vagabundo e com um avançado mais fixo na frente.
Do meu ponto do vista o tal 10 é um Sneidjer, Messi, Pastore, James que pegam na bola e assumem o jogo, organizam jogadas. O Montero quanto a mim não sabe organizar, não tem visão de jogo e tampouco tem capacidade para assumir essa responsabilidade.
Reafirmo, um pouco de atitude e entrega iriam fazer milagres, a qualidade está lá, mas só isso não chega.
5 Maio, 2015 at 17:23
Concordo, Fito. Só acho que se era para adaptar um 10 fazia mais sentido apostar em Montero do que em João Mário. Isto numa perspectiva de jogo ofensiva.
Acho mais fácil (e mais produtivo) dar mais intensidade a Montero do que inventar capacidade de decisão no último terço a João Mário. Isto Tudo apenas baseado naquilo que tenho Visto este ano.
5 Maio, 2015 at 15:49
Linha avançada leonina muito certeira
números zz AUTOR: José Bragança, 2015-05-05 03:02
Contando os últimos 10 anos e apenas os jogadores da frente, esta é a linha avançada do Sporting que mais golos já fez (61 remates certeiros em todas as provas oficiais).
Esta temporada, até ao momento, a linha avançada foi formada por: Montero (14 golos), Slimani (13 golos), Nani (11 golos), Carlos Mané (9 golos), Tanaka (7 golos), Carrillo (7 golos), Capel (1 golo), Dramé (1 golo) e Héldon (1 golos).
Melhor do que o @Sporting_CP de Marco Silva (2014/15 – 61 golos), só o @Sporting_CP de Boloni (2001/02 – 84 golos), só Jardel marcou 55
— playmaker stats (@playmakerstats) 4 maio 2015Olhando para as últimas cinco épocas, e consequentes últimas cinco linhas avançadas, dá para notar que linha avançada desta época bate com larga margem as outras: 13/14 (41 golos); 12/13 (33 golos); 11/12 (42 golos) e 10/11 (37 golos).
Ainda neste capítulo de golos marcados pela linha avançada, é possível verificar que, nos últimos anos, melhor do que a linha avançada deste Sporting de Marco Silva (2014/15 – 61 golos), só a linha avançada do Sporting de Boloni (2001/02 – 84 golos). Só Jardel marcou 55.
5 Maio, 2015 at 20:09
quantas, mas quantas birras, fez Liedson quando o risco ó meio o pumha a jogar sózinho na frente??
alguem se lembra?? eu lembro…
quando o SCP comeca a utilizar o sistema de jogo faz que fode mas nao fode, até a bola chegar ás laterais, e quem por lá anda, decide mandar um charuto para o molho, quando o SCP utiliza “isto” como sistema de jogo, como ia dizendo, estamos muito, mas mesmo muito mal…
faz-se umas coisitas bonitas no meio, um carrocelzito, e tal, mas o killer punch, esse aparece a maior parte das vezes,como que por milagre…
e nao me venham com a conversa de que 2as “escolhas” do sonso, nao prestam, porque nao jogamos nada até os bons entrarem, porque antes dos coitadinhos se cansarem, ofereciamos ás meias partes e ás vezes mais e nao eram as 2as escolhas que por lá andavam…
nao há definicao defensiva…
nao há definicao ofensiva…
nao há “trabalho” em bolas paradas ofensivas, ou mesmo corridas…
nao há “trabalho” em bolas paradas defensivas, daí os “tremores de terra” a que assistimos…
o homem anda mais preocupado em ter o balneário na mao do que em ter mao no balneário…
desculpem lá (especialmente os croquettes, que andam todos satisfeitos, por terem municoes para atirar contra a Direccao), mas com as “individualidades” que temos, por esta altura, tinhamos de ter muito mais “conjunto”, diferentes solucoes, etc, etc, … e nao temos porque nao há um “chicote” a estalar quando os “meninos” adormecem, (e quando há, exemplo das declaracoes do Presidente), ai jesus, que nao se pode criticar os meninos, nem o menino…
por causa de nos “acomodarmos” com “bem falantes”, é que o clube andou por onde andou…
por tudo o que “disse” e nao “fez”… Marco Silva “fala bem mas nao me alegra”
e comparar Montero com Slimoney, (tendo a equipa um sistema de jogo de “baloes para o pinheiro”), e jogando da mesma maneira para os dois, é só simplesmente desonesto… é como pedir ao Pirlo para ir jogar a ponta de lanca e o Messi e o Ronaldo jogarem os dois a defesas centrais…
mas nao, o Slimoney, que só pensa em ir embora, que fode pela seleccao em detrimento do SCP, que é tosco como tudo, e tem os mesmos golos, mesmo o sistema de jogo estar “desenhado” para ele, esse é que deve de ficar e o Montero é que deve de sair… pois, está bem abelha, ve-se que temos montes de teóricos por aqui, espero é que nunca treinem nenhuma equipa que eu “suporte”…
6 Maio, 2015 at 0:12
thumbs up, mate!