Antes que comecem a desfilar o vasto rol de inimizades ancestrais que temos por estimação, devo poupar-vos a esse amargo percurso. Adianto a resposta, pelo menos a minha – é a preguiça. Não isto não é mais um daqueles posts que vem acompanhado de um kit de auto-flagelação do séc.XIII. Também vos vou poupar a esse tão penoso como inútil exercício.
pre·gui·ça (latim pigritia, -ae, lentidão, vagar, preguiça)
substantivo feminino
1. Propensão para não executar uma tarefa voluntária. = COMPLACÊNCIA, ÓCIO, INACÇÃO
2. Demora ou lentidão em agir. = VAGAR
Esta é a definição da palavra. Porque é esta condição (até por vezes fundamental, e saborosa diga-se) tão querida a muitos, a principal ameaça ao Sporting? Bom, vamos começar pelo princípio. Nos idos e pouco saudosos anos 90 leoninos instalou-se uma febre “corporate” no clube. O Sporting vestiu-se de empresa da cabeça aos pés. A malta dos escritórios e dos cartões de apresentação com bués de design delirou e chorava lágrimas de Armani pelo “novo Sporting”. Aquele clube que em tempos rivalizou nas preferências dos portugueses com o eterno “pão com chouriço” clube de Carnide…desistira de ser “popular”. Era o reinado das consultoras, essas arruinadoras de imaginação, onde a emoção se continha em packs e blisters. O mundo mudava-se ao sabor de uma folha de Excel, a realidade era descrita e reescrita em poucas alíneas.
“Se não podemos ser competitivos pela demografia ou popularidade, vamos lá enfiar 100 anos de história e milhões de adeptos num modelo de gestão igual ao que se aplica a 139.349 empresas com 10 anos de actividade, 38 trabalhadores a recibos verdes e 2 sócios maioritários.” Mais do que absurda, a “táctica” encerrava um profundo acto de cobardia e…preguiça. A “governance” da época achou que parar de lutar seria um bom passo. Encher o clube de teorias empresariais e projectos de reestruturação…ah…o problema era o dinheiro, simplesmente não tínhamos tanto como os nossos rivais. Ninguém se preocupou em fazer a pergunta “porquê”. Ninguém se preocupou em ver para além dos euros, pois os euros eram tudo o que sabiam ver. Era preciso mais, muito mais, rios e cascatas de dinheiro a jorrar pelas artérias de Lisboa, a entrar pelo buraco da nossa nova linda SAD, do nosso novo e polémico Estádio. Supostamente tudo de novo e muito mais empresarial traria tudo diferente. Vitórias e troféus cairiam aos trambolhões para as vitrinas do nosso museu, apenas porque sim. Sinceramente nunca entendi em que máquina mágica é que entravam os euros e saíam os títulos. Então como agora confundimos dinheiro com know how. Orgulho com credibilidade. Pois sim fomos dos mais respeitados clubes a apresentar fusões, a criar empresas subsidiárias de tetas virtuais, fomos um show a inventar “marca vendável” e “market value”. Esqueceram os adeptos no meio do raciocínio. Esqueceram a paixão, o lema e a bola. As bolas. “O que não
consegues fazer, compra.” Era tão bom que tivesse sido tão fácil. Era o sonho do preguiçoso e corporate engravatado que não aspira ao sujar de mãos e evita conspurcar a pele dos sapatos naquela coisa medonha chamada relva.
Estamos a falar de coisas com quase 20 anos. Será? Será que o Sporting limpou em 2 anos o vírus corporate por inteiro? Libertámo-nos assim tão rápido da preguiça, do “para isso estão lá senhores muito bem pagos para tomar conta do meu clube”? Chiça, somos assim tão ingénuos e igualmente preguiçosos ao não querer ver a puta da inacção e pasmaceira que
percorrem as nossas cadeiras vazias na bancada?
Não. Não tenho preguiça de assumir que ainda tenho um lado do cérebro “lavado” num altar apinhado de Roquettes credíveis e Ricciardis imaculadamente competentes. Eu, como muitos, subsisto na contemplação de um clube que já não existe. O Sporting está no limiar da salvação financeira! O Sporting tem um estádio horrível e disfuncional! As nossas modalidades chamam “casa” a pavilhões de freguesia! O Sporting é aldrabado, gozado e humilhado em todas as instâncias de poder desportivas! O Sporting não consegue disputar um (um!!!) jogador às garras dos nossos rivais, que se divertem a desviar atletas apenas porque podem fazê-lo! ISTO É O SPORTING?!
“Não é o meu!” dizem vocês…eu também gostaria de dizer o mesmo, mas sei que estaria a, mais uma vez, a somar imagens e fezadas que já não passam hoje de saudosismos psicadélicos que se esfumam ao som das assobiadelas ao Nani com 13 minutos de jogo. Quando é acordamos?! Quando é que, e de uma vez por todas, enterramos as fotos a preto e branco do nosso glorioso passado! Quando é que começamos a olhar para o que temos de facto e para a tarefa gigantesca que será equivaler este cadáver a qualquer coisa parecida com o que temos dentro do nosso coração? A preguiça diz-nos que devemos ter calma, afinal a coisa agora até está bem melhor, afinal o BdC está a endireitar o clube, afinal até temos bons putos, para quê mexer uma palha, levantar um dedo ou sair da cama? Para quê preocupar-me com uma
coisa que dá sinais de melhora? Pois, a mim vem-me sempre a imagem de um doente que toma antibiótico um dia e acha que já está bom. Esta época comecei a sentir alguns sintomas de estupidez, semelhantes aos que me fartei de desculpar durante tantos anos. Apenas uma época de recuperação e vejo gente a “exigir” tudo e mais o raio que os parta a toda a gente. Exigem, porque acham que a competência é uma prova de 100 metros sem barreiras, em que o vento gerado pela nossa própria deslocação regressa às nossas costas para nos empurrar a novos e previsíveis sucessos.
Culpas? Adeptos, sócios, presidente e direcção, treinadores e jogadores. Ninguém escapa. Todos “bebemos” do delírio da preguiça…”se quero e desejo sucesso é provável que os meus lindos olhos e duas mãos cheias de verde e branco a pintar leões façam o trabalho por mim”. Irra que somos burros que nem portas! O primeiro resultado prático quando se realiza um
bom trabalho é receber…mais trabalho”. Esta época foi preparada com a mesma ambição e inteligência que a anterior, sim e também com muita dedicação. Não chegou. Porquê? Eu fazia-vos um mapa e uns belos quadros de quantos anos os nossos rivais andaram a brincar ao monopólio na liga e na FPF, mas acho que essa é uma análise que temos tatuada nas nossas…”nádegas”. Não chegou esta, nem chegarão outras mais. Pelo menos enquanto nos continuarmos a juntar a adeptos de outras cores a apreciar “isentamente” as peripécias de BdC, como se fossem aventuras de um qualquer herói de banda desenhada. Pelo menos enquantos abanamos as cabeças, sentados nos sofás a ver no streaming e não no estádio, as sucessivas bolas mal dominadas por Tanaka e deixamos uns otários de uns ressabiados guiar as nossas opiniões sobre o valor de tudo o que temos.
Se não abandonarmos a preguiça, imagino que o prazo saudável da destemida energia que a actual direcção dedica, findar-se-à em “quases”, em corridas loucas por salvar cantos em vez de marcar golos. Depois entrará numa espécie de rotação sobre si própria, perderá o sentido de orientação e cairá à primeira alminha infeliz que enfureça a auto-estima das incontáveis horas de não-preguiça dos que “lá estão”. Nunca entenderei como é que uma cabeça afastada do corpo trabalha melhor e aqui é onde acho que BdC devia rever o “acordar” dos Sportinguistas. Ou bem que o Sporting é um “deixem estar que eu resolvo” ou é um “vamos lá todos ajudar” (repetir o método “eu tenho as soluções, vocês pagam-nas” já provou ser um desastre) as duas coisas em zig zag não funcionam. Muitas vezes fico a pensar se não devia entrar pela SAD com uns A4´s de ideias construtivas e outras tantas vezes imagino dois rapazes bem vestidos a recomendarem-me o regresso a casa ao som de um humilhante “não te preocupes, a malta sabe o que está a fazer”. Dúvidas de um preguiçoso?
Se leram até aqui e estão já a preparar o autocolante de “brunista”, não leiam o resto e podem passar ao próximo post de um qualquer blog onde adoram ler as “não alinhadas críticas” de outros “não-brunistas”, “não situacionistas” ou “não-qualquer coisa-que-pareça-muito-coerente-e-pouco-popular”. Vocês juntar-se-ão apenas no sucesso e nunca na luta. Vocês que tantas desculpas inventam para preguiçar à sombra da douta razão e sagacidade do que nunca vão fazer na vida. Não concordar fazêmo-lo todos e sobre qualquer coisa, mas o vosso problema é muito mais não ser capaz de acreditar, do que errar nessa opção.
Aos outros, que estão há milhares de caracteres a esperar por uma conclusão….as minhas desculpas, esta reflexão é contínua e não sei se alguma vez terminará, nos vossos comentários continuará de certeza e o debate é a melhor cura para a…preguiça.
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
6 Maio, 2015 at 10:04
boring….
6 Maio, 2015 at 11:19
sshhhh continua a dormir…
6 Maio, 2015 at 14:30
Boring …é a cona da tua mãe!
6 Maio, 2015 at 15:15
Nossa…que violência! 🙂
6 Maio, 2015 at 18:14
não me digas que levei cartão vermelho?? 🙂
6 Maio, 2015 at 15:45
xupa!!
6 Maio, 2015 at 10:05
É verdade que a perguiça é um grande defeito…
Mas muitos de nós também sofrem do sindroma do…
Não saberem o que querem…!
Ui…e isso provoca cada problema…cada discussão…cada palermice…!!
Sporting…!!
SL
6 Maio, 2015 at 11:22
Radica na PREGUICA de definir um objteivo e po-lo em pratica …isso da trabalho!!
Qd digo que deviamos por um placard visivel de termos sempre 45000, isso implica trabalho para o concretizar..
Ninguem quer objetivos publicos e definidos pq assim nao da pa Preguicar ou a mm fica a vista de todos…
E mais…nao e a Falta de Garra, ie PREGUICA, que tanto apontamos a equipa de futebol o grande defeito?
6 Maio, 2015 at 10:10
Sem dúvida. É preciso mobilizar, apoiar, denunciar roubos e só depois exigir. Mas não tenhamos ilusões: se a equipa não ganhar ou mais que isso mostrar que não tem condições para isso tudo se pode desmoronar. Este ano houve colinho mas a partir de determinada altura nem foi preciso pois nós , por fraquezas e debilidades próprias, encarregamo-nos de sair da luta pelo título. Ah mas se tivessemos continuado com bons resultados e não empates comprometedores teríamos sido roubados na mesma… Talvez mas aí teríamos obrigado o colinho a ser ainda mais descarado e os sportinguistas estariam ainda mais mobilizados. Não quero dramatizar mas ainda próxima época será fundamental sobretudo pela forma como correr e não falo única e obrigatoriamente de sermos campeões . Tem que se mostrar que efectivamente lutamos por isso é até ao fim. Está em jogo a sobrevivência do Sporting como clube grande e mais que isso a sua afirmação como dominador do desporto nacional como todos queremos. Cabe afirmou esta Direcção e afirma todos os sportinguistas como afirma o post darem passos sólidos nesse sentido. Viva o Sporting!
6 Maio, 2015 at 10:11
Raios parta o telemóvel e o teclado… nas acho que se percebe
6 Maio, 2015 at 10:26
o problema e´ que denunciamos a quem? à fpf controlada por um cabrao de oiro? à liga controlada por um corrupto da merda? à polícia, composta sobretudo por merdafiquistas barrigudos de bigode? aos políticos que com as eleições à porta não querem atacar meio país? a uefa ou a fifa? que são elas proprias instituições corruptas? e depois, mesmo que conseguíssemos encontrar a quem denunciar o que se passou neste campeonato, aparecem jogadores nossos, supostamente as grandes figuras do plantel (infelizmente só em nome) a dizer que o merdafica é campeão com justiça! assim não ha SPORTINGUISTA que resista. e aposto que o nani agora vai começar a ser muito mas muito mais assobiado, mesmo por aqueles que ainda têm paciência para as suas temporizações que dão em porcaria (como eu)! não havia necessidade
6 Maio, 2015 at 10:38
Tudo isso é verdade mas não podemos desistir. Olha eu começava por denunciar aos próprios sportinguistas porque ainda os há com olhos bem tapados e que não vêem o verdadeiro inimigo. E nem se trata de inventar inimigos externos para unir as hostes porque estes existem e estão identificados. Com os sportinguistas mobilizados tudo seria mais fácil. E depois continuava a denunciar externamente e com evidências de imagens e outras provas para suportar esses factos…
6 Maio, 2015 at 14:31
Ser ainda mais descarado?????!!!!
Mais????
Fodassssseeeess
6 Maio, 2015 at 10:20
E ainda há quem procure restaurantes Michelin, quando temos tupperwares destes, com “comida” desta qualidade…
Muito, muito bom
Da minha parte, (com todas as dificuldades que tive e que ainda vou tendo), fiz-me novamente sócio, quotas pagas até final do ano e o próximo passo será a Missao Pavilhao… só estou à espera de uma melhor disponibilidade para o fazer…
Este SCP merece-me o meu esforço, o antigo o dos corporates… Apesar de me doer na alma, esse SCP não me mobilizava…
Sou menos sportinguista por ter pensado assim??
Pensem como quiserem, mas a minha consciencia não me “deixava” dar rissois a mamôes…
6 Maio, 2015 at 18:20
No dia que o Godinho “ganhou” … deixei de pagar cotas!
não foste o único.
Antes… era um tipo pouco informado … não conhecia O Cacifo. Dai a comer gelados com a testa era um passinho:) …. eu bem tentava escolher os jornais e blogues de desporto ( sim Esse desses palhaços que tinham toda a informação interna do Sporting)…
Agora estou mais preparado para pensar pela minha cabeça… e por muitas das vossas que não são muito diferente da minha… só a escrita nos identifica…. e isso é muito bom!
6 Maio, 2015 at 10:24
Eu ontem li aqui alguém dizer que o que falta ao Sporting é apenas e unicamente ganhar campeonatos o mais depressa possível.
Eu concordo.
Um clube ganhador não tem sócios com preguiça. Um clube ganhador não precisa de correr atrás dos sócios…os sócios correrão para o clube de livre e espontânea vontade.
Também li logo a seguir que não é essa a mentalidade dos adeptos do Sporting … que quem quer um clube só porque ganha títulos não deveria ser do Sporting….wtf????
Mas quem querem enganar? Eu sou sportinguista desde que me conheço e quero ganhar campeonatos pelo meu clube.
Durante anos defendi e defendo o meu clube, aliás, era daquelas que me sentia ainda mais ferrenha quando perdíamos, sempre apoiei o clube quando mais precisávamos e continuarei a fazê-lo, não tenho dúvidas, mas confesso, sinto-me um pouco cansada disto tudo…
Se a culpa é das direcções, dos adeptos, dos jogadores, do treinador, da falta de dinheiro, do hino, dos calções verdes, da preguiça, quero lá saber…muito sinceramente já me cansa esta conversa.
O Sporting neste momento, para mim, define-se neste ditado:
“casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão”…. Leia-se ‘títulos’ onde se lê pão.
SL
6 Maio, 2015 at 11:19
Leoa Ferranha, vou fazer-te pergunta retórica que serve pa todos…nem preciso de resposta:
TU poes ESFORÇO pessoal para que o Sporting ganhe titulos?
Tu poes DEDICAÇAO pessoal para que o Sporting ganhe titulos?
Tu poes DEVOÇAO pessoal para que o SPorting ganhe titulos?
E que so cumprindo este passos TU poderás atingir a GLORIA com o Sporting a ganhar Titulos?
6 Maio, 2015 at 11:26
Essa do “Esforço Pessoal para …” é assim um tanto ou quanto idiota.
O unico “Esforço Pessoal” que se pede, e directamente controlado, é o Apoio.
6 Maio, 2015 at 11:30
Caro, e o Apoio nao implica ESFORÇO? Ainda no Sabado conhecço quem tinha box, “Ah e tal tou aqui bem em casa e a seguir vai dar o Real MAdrid…”…Onde ta o esforço?
O pessoal que vem de fora de LX , voltando a horas tardia, nao poe ESFORÇO pessoal na coisa?
Achas mm idiota?
6 Maio, 2015 at 11:53
Lá está, tudo o que foi enumerado se resume a “Apoio”. Eu até percebo onde queres chegar, mas no final o unico factor que Nós controlamos é a forma de apoio ao clube.
Eu pessoalmente não faço nenhum esforço para apoiar o SPORTING, para mim é um PRAZER, PAIXÃO … É AMOR , e quando se ama, não existe esforço.
(Esta foi para dar um toque de lirismo à coisa…)
Um abraço , SL
6 Maio, 2015 at 11:36
Se ponho o quê? Desculpa lá, mas não percebi as perguntas.
Mas se quiseres respondo-te com outra pergunta e pode ser que mediante a tua resposta eu chegue lá:
E tu, pões esforço, dedicação e devoção pessoal para que o Sporting ganhe títulos?
6 Maio, 2015 at 11:47
Sim ponho:
ESFORÇO, fisico de ir ao estadio, monetario dentro das possibilidades,
DEDICAÇAO, sigo tudo o q interessa e o fato de estarmos a comentar e sinal disso
DEVOÇAO, tenho puxado pela cabeça, enviado sugestoes ao meu clube, pesquiso informaçao, posto regularmente e fomento debates sobre Sporting
A combinaçao destes tres fatores, fez com q consguisse manobrar as coisas no emprego para poder receber a equipa de Hoquei no Aeroporto…. era-me tao mais facil esperar q alguem la fosse por mim, ne?
Qd realmente cumprimos o Lema do Sporting percebmos o q ha para ser feito..
Mas repito …nao preciso da resposta de ninguem…devia ser de reflexao pessoal pa todos
6 Maio, 2015 at 12:19
Frost:
Até podia responder mas sinceramente eu não entro nesse tipo de debates… o Sportinguismo não se mede …. sente-se.
Acho mesmo que essa conversa do: sou mais sportinguista que tu? é um bocado ridícula e infantil até.
Por acaso até te podia dizer que sim, sou sócia. Até te podia dizer que sim, faço um esforço enorme para ir pelo menos 2 a 3 vezes ao estádio embora tenha de sair de manhã cedo de casa, fazer 600km, gastar o dobro do dinheiro em combustível e alimentação e que quase sempre que volto a casa já é de madrugada . Até te podia dizer que sim, também contribuí para a Missão Pavilhão numa altura em que até não me dava jeito nenhum fazê-lo mas quis ajudar. Até te podia dizer que numa cidade onde para 10 lãpiões existe 1 sportinguista e qualquer um deles me conhece como sendo a ferrenha do Sporting…. por isso acho que sim, que ‘ponho’ algum esforço e dedicação á causa Sporting. Por isso sim tenho o direito de querer mais… de querer títulos.
6 Maio, 2015 at 12:24
Marry me!!!!!!!!
Hehehehehehe
6 Maio, 2015 at 12:32
Repara que eu comecei por dizer q nem pretendia respostas exatamente para nao andarmos a medir sportinguismos..
Pus 3 questoes a todos…cd um em consciencia la saberá.
Tu cumpres? Optimo!
O que te digo e q o teu contributo, o meu e o de tantos outros ainda nao chega…temos de ser mais!
Se leste o post de ontem so em comparaçao com o Carnide perdemos 240 000 € ao mes so em quotas! Cm e q podemos
Se queremos ter bons patrocinadores, nao podemos tar em nº 44 de assistencias europeias…se tivesses 45000 lugares sempre tavas no top 20!
6 Maio, 2015 at 14:48
O meu coração começou a bater desenfreadamente após leitura deste comentário 😀
6 Maio, 2015 at 15:16
Nós tasqueiros e os restantes 25000 a 30000, cumprimos.
Os outros só cumprem com vitórias. É simples.
Ainda há muita gente de costas voltadas para o Sporting. Ausência de títulos, Godinho Lopes, Paulo Pereira Cristóvão, eleições aldrabadas, dívidas, estádio manhoso, Moutinhos, Bettencourt, o futebol do Paulo Bento, lutar contra os rivais com menos, demais croquetes, 7 lugar, taça com a Académica. Queres mais exemplos?
6 Maio, 2015 at 15:18
Inexistência de Pavilhão. Morte de muitas modalidades.
6 Maio, 2015 at 11:49
Esforço :
A) Financeiro : quotas, gameboxes (fut e modalidades), missão, merchandising ?!
B) luta: denunciar a podridão, defender o SCP, partilhar informação e fazer a cabeça aos amigos.
C) apoio: sempre que possível no estádio ou pavilhões em casa ou fora.
Dedicação : no fundo é apoio.
Ir e participar nas assembleias.
Partilhar ideias, visitar diariamente sitios como este para estar a par de tudo, partilhar, participar.
Devoção : hum… Devoção é devoção, quase religioso.
Tipo, estas aqui a ler ! Já vieste à tasca quantas vezes hoje?!
Isto é devoção !! E desculpa lá ó Pedro, não é a ti, o que nos trás aqui, o que nos liga é o SCP.
Glória : bem, essa é a que depende menos de nós.
Mas cumpridas as 3 anteriores a glória também é verdade nossa!
Ex a taça cers é do SCP, é dos jogadores mas também é dos que romaram cada 14 dias ao livramento, que foram ao aeroporto, etc
6 Maio, 2015 at 11:55
Note se que o esforço financeiro ninguém tem que ter tudo… O esforço é individual.
Mas o mínimo é ser sócio.
Foda-se, 6 euros por mês ?!!
Mesmo para quem tem dificuldades, basta fumarem para nem querer ouvir desculpas… foda-se, dois maços por mês !!
E o cartão ainda da desconto nalgumas coisas….
O problema muitas vezes é que pensa se assim, sócio, para quê ? !
Vou pouco ao estádio.
Vivo longe.
Há outros com mais do que eu que não “ajudam “…
Desculpas há muitas. Razões poucas.
E a resposta a ” sócio para quê ” está dentro de cada um.
6 Maio, 2015 at 11:56
Jornal Sporting !!!
Esforço, é dedicação e devoção num só !
6 Maio, 2015 at 10:33
É só investir numa equipa com bons valores, dar o comando da mesma a um gajo que não invente e logo verão como as coisas melhoram.
O que mais f*** um adepto é ver talento ser desperdiçado, um bom plantel dar tiros de pólvora seca e ver um futebol retroceder a cada jornada.
Eu não tenho dúvidas que o que marcou o episódio ( e já fugindo ao tópico do post ) entre MS e BC foi precisamente isto : Como é que com o plantel que tens, as coisas andam meio medíocres !?? E estalou o verniz. Estalou porque para um, não há hipótese de se fazer mais. Para outro, há hipótese de fazer mais qualquer coisinha !! E eu estou com o que acha que dá para mais qualquer coisinha.
Se há ou não dúvidas em relação à escolha do treinador, isso fica para consideração depois da Taça.
Mas são estes erros de casting que vão minando o crescimento do clube.
Com Leo, acertaram em cheio. Grande treinador, com um plantel mais fraco que o actual, 2º lugar e a lutar pelo título quase até ao fim. Depois, um encaixe de 5M aytravés da venda do mesmo ao Mónaco.
Houve precipitação na escolha de MS … e esse foi o maior erro de BC. Não sei se havia mais e melhor escolhas na altura ( se tivermos em conta o mercado internacional, não tenho dúvidas que havia ) mas, 4 anos de contrato pareceram-me absurdos … !!
Repito que, se MS ganhar a Taça, ganha fôlego e talvez ganhe os 10% de matreirice que lhe falta para colocar o Sporting noutro patamar.
Basta a equipa carburar, e tudo o resto virá atrás. De uma coisa as pessoas não se podem esquecer : BC nunca irá contentar-se com discursos ao estilo do Fado … o destino e coisas que tal. O homem é daquele que incorpora o espírito dos 300 Spartans … e é assi que deve ser.
Estamos no bom caminho … não tenho dúvida.
O segundo ponto são os adeptos deixarem de dar tiros nos pés. Temos que ser o bastião da estabilidade … mas continuamos a parir ratos inseminados pela CS.
Não gosto do MS !?? Ok … siga para canto. Não curto o Nani !? Ok … arremesso lateral. Demonstremos descontentamento mas, não ostracizemos quem veste de verde e branco, enquanto veste de verde e branco. Dizemos umas porras, lançamos umas ca***das mas não podemos violentar a torto e a direito, dia após dia, quem comanda os destinos da equipa. Isso é o trabalho que os jornaleiros fazem, precisando apenas que a virose se espalhe. E já todos perceberam que o adepto do leão é o veículo apetecível e desejável para lançar um Outbreak !
O Sporting mudará quando nós mudarmos … há simbiose … não vamos achar que as coisas são dissociáveis. Não são … nunca foram e nunca vão ser. Especialmente hoje em dia … em que temos plena confiança em quem dirige o clube.
Vamos ganhar vergonha na cara … não temos que ser uns papalvos que não se aborrecem com nada mas, não sejamos uns lunáticos que cascam no próprio ” filho e na mulher ” porque alguém lhes disse que alguém os tinha visto ( supostamente ) a fazerem algo que um outro alguém não gostou. Sejamos objectivos e indefectíveis na defesa do nosso clube.
6 Maio, 2015 at 12:35
100% de acordo!
6 Maio, 2015 at 10:35
Grande post.
Quem não perceber isto…
SL
6 Maio, 2015 at 10:47
Tou com a Leoa Ferrenha. Blá, blá, blá…o que nos falta mesmo é o título.
É uma pescadinha de rabo na boca. Com ele, vem tudo por arrasto.
E o arrasto traz mais títulos.
Mais corporate, menos corporate, todos os clubes foram por aí.
Infelizmente para o futebol, mas é o que temos.
6 Maio, 2015 at 11:18
Val Verde, vou fazer-te pergunta retorica que serve pa todos…nem preciso de resposta:
TU poes ESFORÇO pessoal para que o Sporting ganhe titulos?
Tu poes DEDICAÇAO pessoal para que o Sporting ganhe titulos?
Tu poes DEVOÇAO pessoal para que o SPorting ganhe titulos?
E que so cumprindo este passos TU poderás atingir a GLORIA com o Sporting a ganhar Titulos?
6 Maio, 2015 at 12:02
Frost, isso é realmente uma pergunta retórica. Cada Sportinguista responde perante apenas perante a sua consciência. Se há um elo forte no Sporting, são os seus sócios e adeptos, que NUNCA – repito: NUNCA – deixaram de apoiar o nosso Clube nos bons e nos maus momentos. É graças a eles que (ainda) somos o que somos! São os melhores do mundo!
Deixa-me dizer-te o seguinte: em miúdo, quando o Sporting perdia, eu chorava. Quando ganhava, vinha para a rua com a bola imitar os meus ídolos.
Hoje não choro, mas fico tão fodido que nem consigo falar com a minha mulher. Vi o Sporting ser campeão 2 vezes. Faz a tua avaliação.
Nunca recebi nada do Sporting, nem quero. Sou sócio porque amo o Sporting, porque tive a sorte de nascer numa família de leões. Tento dar o melhor de mim. Se é muito ou pouco não sei. Dispenso é lições de moral.
6 Maio, 2015 at 12:14
Nem eu pretendi dar liçao de moral a niguem cm bem compreendeste…
Cd um sabe de si, o quero e verdadeiramente espicacar o espirito de cd um? Andamos mm a dar td pelo nosso clube?
Eu ? Tu? Nós?
Tenho familiares sportinguistas q me disseram na 6f passada.. “Fdx tas um Ultra crlh!! Tens td a razao!”
Nao ando em claques nem tenho possibilidades de andar atras das modalidades..
Mas merda! Tenho cabeça e tenho acesso á internet…e com isso posso servir o Sporting!
Abraço e Saudaçoes Leoninas!
6 Maio, 2015 at 10:48
Fodasse… para mim e até hoje o texto mais inteligente do Leão de Plástico e logo o primeiro comentário “boring”!!!! Puta que pariu…. acho que ficou com preguiça de ler ou tentar entender!
6 Maio, 2015 at 11:16
+1
6 Maio, 2015 at 10:52
Lamentavelmente achei o texto um bocado chato. Mas, e estando eventualmente errado, acho que o que se pode retirar disto é: não se deixem ir abaixo! vão lá fazendo o que podem e caguem para o resto.
Porque isto de haver gente sempre a dizer mal e gente sempre a pedir mais , às tantas desmoraliza. E muito.
Pode ser que exista muita preguiça, mas por que raio se há-de começar a poder confundir preguiça com fazer o melhor que se pode? pode não ser o objectivo deste texto mas aponta para lá.
Não é fácil motivar gente com textos destes. Mas lá vamos avançando …
6 Maio, 2015 at 10:54
Gostei de ler o post mas falta-lhe uma conslusao, uma ideia, qualquer coisa prática. Critica sem solucao é facil. Foi tudo preguiça?
6 Maio, 2015 at 10:56
É minha convicção que os que “lá estão” nunca para lá irão.
É minha convicção que o Bruno de Carvalho lá irá ficar nos próximos 35 a 40 anos.
É tão verdade isto como ele irá ganhar as próximas eleições com pelo menos 98% dos votos.
Esses que “lá estão” e estão de facto (basta ler os jornais para ver um ou outro a esticar o pescoço para espreitar) mas também é verdade que eles nem têm coragem de aparecer nas assembleias nem em nada da vida do clube pois sabem que não têm apoio nenhum. O único que conseguém é através dos jornais mafiosos, mas esses não votam apenas tentam confundir o que na cabeça de 89% dos Sportinguistas já não há lugar a “retornos ao passado”.
Não confundir emoções ou reações emotivas durante os jogos com outras qualquer “imagem de negação” porque o jogo é emoção e é normal no calor dos jogos acontecerem reações que em nada significam de anticorpos. Esses já estão identificados e jamais para lá irão!
É a minha convicção!
6 Maio, 2015 at 10:57
tuka!
à laia da preguica
6 Maio, 2015 at 11:01
Grand Finale: “o debate é a melhor cura para a…preguiça.” sem dúvida! num País que se recusa a debater e em que quem questiona é tido como um “filósofo lunático”, sabe bem ler esta frase. parabéns!
Com Bruno de Carvalho acabou a preguiça e acordou a vontade de vencer.
6 Maio, 2015 at 11:03
Ia comentar mas deu- me uma preguiça !
6 Maio, 2015 at 11:07
(OFF)…já agora, não sei se é preguiça criativa dos nossos jornalistas, mas não me importava este wake up call da nossa direção…;)….Campbell no Sporting, que melhor subsituto para Nani..?
http://www.101greatgoals.com/blog/transfers/arsenal-are-open-to-selling-joel-campbell-to-sporting-in-a-deal-for-william-carvalho-o-jogo/
(nota: a notícia aqui produzida no site 101 great goals.com é um pastiche da notícia original do Jogo. portanto vale o que vale)
6 Maio, 2015 at 11:10
Se for verdade não era de facto mau embora implique ficarmos sem o William. Mas atenção que essa notícia podendo desta vez ser verdade já anda a ser dada desde Agosto de 2014…
6 Maio, 2015 at 11:22
sim, parece que em agosto ofereceram cerca de 12.5 M libras (cerca de 17M Euros) + o emprestimo do Campbell mas o Bruno mostrou-lhes o manguito. agora, parece que querem voltar à carga.
Para mim, seria 25M ou 30M€ + o empréstimo por uma época do Campbel com salários pagos. seria um ótimo negócio.
6 Maio, 2015 at 11:26
30M + Campbell e o negócio será feito … tenho quase a certeza. 30M é muito dinheiro e ficaríamos com alguém que pode em condições normais, fazer esquecer Nani ( o dos últimos meses ninguém quer lembrar ).
Se somarmos um Guidetti e um Wallyson, mais um Iuri, Matheus e Gauld … ora ora !!
6 Maio, 2015 at 11:40
Mais interessante que Campbells era fazer as pre-epocas nas digressoes com o Arsenal.
http://www.telegraph.co.uk/sport/football/competitions/premier-league/11552703/Premier-League-of-Twitter-which-team-has-the-biggest-global-network-of-followers.html
Vejam o mapa…o Arsenal tem forte implantação nos mercados Norte-Americano e África do Sul que…ate tem luso-descendentes, ne????
La esta…acabem com a PREGUICA, fisica ou mental, e coloquemos o Sporting no sitio onde tem de tar…tao grande como os maiores da Europa
6 Maio, 2015 at 11:36
para mim o campbell a vir tem que ser a título definitivo! já se viu que jogadores emprestados não rendem o mesmo (com excepção do ewerton mas essse está a lutar para sair do inferno russo) . o emprestado joga para se valorizar e destacar, cagando completamente no resto da equipa! já chega de termos jogadores emprestados!
6 Maio, 2015 at 12:07
Não concordo contigo, gamidese. um jogador com a idade do Campbell, ainda no inicio de carreira, a jogar na Champions, num campeonato duro (quer queiramos quer não a nossa Liga nao sendo fantástica é competitiva, principalmente ao nível dos primeiros), tem tudo para dar o litro, independentemente de ser emprestado ou não.
Hoje em dia, o ritmo do futebol é alucinante : hoje és o maior craque do mundo, amanhã és um flop. Não preciso de te lembrar jogadores como Drenthe, ou Freddy Adu, ou Jeffren, certo?
A questão não está no ser emprestado ou não. A questão é que basta uma época má para na seguinte ninguém te tocar.
Dizer-se que Campbell no Sporting não se esforçaria é acima de tudo um desmerecimento para o próprio Sporting.
#sonhocomumaduplaCampbell-Guidetti!
6 Maio, 2015 at 12:26
Converge, os número do Joe Campbell não me convencem.
6 Maio, 2015 at 13:01
DF, o que ele fez no Mundial convence qualquer um! além disso, não é um goleador. E quais eram os numeros do Carrillo antes de vir para o Sporting? Campbell viria para o Sporting para criar golos não para marcá-los.
https://vimeo.com/98267744
https://vimeo.com/99168181
https://vimeo.com/99911337
https://vimeo.com/101425244
6 Maio, 2015 at 14:08
O Ochoa tb foi um dos guarda-redes que mais nas vistas deu e neste momento está a ganhar ferrugem num banco qualquer.
6 Maio, 2015 at 13:09
Isso é secundário, é craque! 😉
6 Maio, 2015 at 13:36
Italiano…
O Joel Campbell foi uma das maiores figuras de destaque do Mundial 2014 (a par do Borges e do Ruiz) da maior surpresa desse Mundial 2014, chamada Costa-Rica.
A Costa Rica foi primeira no Grupo da Morte contra a Inglaterra, o Uruguaiy e a Itália! Espetou 3 a 1 contra o Uruguai, 1 a zero contra a Itália e eliminou a Grécia nos 16 avos, só perdendo nos penalties contra a poderosa Holanda nos quartos de final!
Campbell foi figura de proa duma das maiores revelações de toda a história dos mundiais. E a jogar contra os melhores defesas do mundo, não num qualquer campeonato obscuro!
6 Maio, 2015 at 13:48
Apesar de lhe reconhecer valor, nao o quero. Acho que este ano deviamos apostar em gajos com mais experiência.
Nao podemos ir para mais uma época só com jovens valores. Precisamos de gajos experientes, um Acosta ou um A. Cruz.
6 Maio, 2015 at 13:56
Tou com o DeFran,
Não só uma questão de números mas os vídeos não são impressionantes também (pelo menos para mim).
O que fez este meio ano no villarreal ? 0 golos e 0 assistências…fico com dúvidas, sinceramente !
6 Maio, 2015 at 15:21
Zero golos e zero assistências?
Epá Converge, até o Kostic fez melhor época…
😉
6 Maio, 2015 at 14:09
olha que ainda por cima o contracto dele acaba em 2016, logo ele iria tentar dar nas vistas, como um certo jogador que temos cá emprestado e demora sempre horas com a bola no pé. ele ia dar o litro, ninguem tem duvidas, só que ia tentar valorizar se mais e não ajudar a equipa, para arranjar um belo ordenado noutro sítio
6 Maio, 2015 at 11:17
não era um mau negócio 🙂
30 milhões + o Campbell (empréstimo com salários) era muito interessante.
o william é insubstituível, ponto. Mas temos palhinha e wallison.
O campbell era um up grade tremendo, e provavelmente poupar-nos-ia uma ida ao mercado.
6 Maio, 2015 at 12:36
«(…) however in 30 matches for the Yellow Submarine this campaign the Arsenal man has failed to scored a single goal.»
Queremos «nomes sonantes» ou gajos que marcam golos? Sinceramente, não me parece que o Campbell seja bom substituto para o que quer que seja…
6 Maio, 2015 at 11:13
Este Leão não é de plástico…é de ouro!
Excelente post que me leva ainda mais a ter a certeza que pelo menos em relação ao meu Sporting eu não sou preguiçoso, sou dos que sempre lutou com as minhas armas pela glória do clube e só não ainda fiz mais algumas coisas porque não tive Malta que me acompanhasse, se é que me faço entender…
6 Maio, 2015 at 11:13
E que e isso mm… o Pecado Capital do Sporting tem sido esse!
Nao e a Gula, nao e a Inveja, Nao e a Avareza, Nao e a Luxuria, Nao e a Ira nem sequer a Soberba….a raiz do mal e a PREGUICA!!
Dentro do enquadramento dado por este post… pq raio com 120000 associados (malta que se fez sócia voluntariamente!!!) nao temos 45000 no estadio???
PREGUICA! PREGUICA!
Ah e tal …sou la vou qd houver titulos…. PREGUICA! Deixa os outros apoiar por mim, q qd akilo tiver na mo de cima ja la apareco!
Ah nao vale a pena ir enqt os arbitros, a corrupçao , o tempo, … PREGUICA PREGUICA PREGUICA!
Qd dizem ah e tal nao podemos fazer mt mais q 120000 socios….WHAT??? PREGUICA! So na realidade nacional tens organizaçoes como o Montepio (600 000 ) e o ACP (200 000), esse papa-titulos dos campeonatos dos reboques..
Nao e possivel fazer melhor? O Tanas!!….PREGUICA!!
O Sportinguismo e precisamente contrario a isso…
lembrem-se do nosso lema:
ESFORÇO, por antitese da Preguiça
DEDICAÇAO, por antitese da Preguiça
DEVOÇAO; por antitese da Preguiça
GLORIA; que nao acontece se houver Preguiça!!!
6 Maio, 2015 at 11:18
Fernando Pessoa, além de escrever coisas sérias sobre coisas ainda mais sérias também tinha um sentido de humor afiado no buril da vida e assente na introspecção que, nos seus escritos da pesada se mostrava especialmente basilar. A reflexão nunca fez mal a ninguém e a meditação sobre os mistérios da vida aliada à sua relevância como peça de um gigantesco relógio cósmico, alheio à nossa vontade e à precariedade dos nossos propósitos mais humanos, pode conduzir-nos ao desespero se não lhe descortinarmos o sentido vital.
Fernando Pessoa, também escreveu algo de pequeno e simples, sobre a preguiça, com graça e verdade: “ah, que prazer, não cumprir um dever, ter um livro para ler e não o fazer…” mas, para ele e para o seu aguçado sentido de humor, também as trivialidades encerram verdades que habitam e determinam a volatilidade das disposições humanas: “tenho uma grande constipação e, toda a gente sabe, como as grandes constipações alteram todo o sistema do Universo…” ” e como a metafísica é uma consequência de estar mal-disposto…”
É também este o humor que molda este post do Cherba acerca da preguiça que informa a passividade dos Sportinguistas e a caracterizou durante décadas. Nós, os Portugueses, somos dóceis e tendemos a acreditar, antes de vermos. Com excepção de alguns “Tomés” da nossa praça, temos memória, não nos damos bem com a desilusão e recorremos ao saudosismo, e como bons alquimistas, transmutamos em ouro, memórias de bronze.
Nós, Sportinguistas, maioritariamente Portugueses, somos assim, antes desenrascar que torcer, nunca quebrar e acreditar, acreditar, acreditar…
Agora, que já vimos , podemos finalmente acreditar com fundamento. Os interesses do Sporting estão bem entregues e há entre nós, quem se interrogue se o talento de Bruno de Carvalho, se este Presidente Visionário, não seria melhor usado se ele concorresse às eleições Legislativas e se fizesse Primeiro Ministro de Portugal, fazendo ao País o bem que está a fazer ao Sporting, com a mesma seriedade, a mesma inteligência, a mesma vontade e a mesma tenacidade.
A Passos Coelho, não o queria no Sporting, nem dado; nem que ele descobrisse nos fundos bolsos da Senhora Merkl, os milhões necessários para fazer uma equipe superior à do Bayern, Real e Barça, fundidas numa só porquê? Porque não partilha dos nossos valores mais profundos. Deve ser Lampião, pela certa.
Largando a política que, cada vez me diz menos e menos me leva a acreditar porque nada vejo nela que mereça a minha devoção vendo-a como vejo o futebol Nacional, com desventurada desilusão e desiludida ventura, aqui estamos, olhando a preguiça que como um nevoeiro espesso, nos tolda a visão e nos enche de angústia, perante o desconhecido que não entrevemos como benéfico.
Eis que uma Direcção particularmente activa e crente encabeça o Sporting, dissipa a névoa e temos uma visão de um possível futuro dourado, futuro que exige fé para se atingir mas, principalmente exige que nada seja deixado ao desenrasca, tudo seja devidamente planeado e recheado de trabalho, muito trabalho, muito esforço, muita dedicação.
A Glória é o único corolário possível mas, depois da paciência que tivemos perante o erro e tantas direcções ineptas que passaram pelo Sporting, chegou agora o momento de termos também paciência com uma direcção que, longe de nos levar, como as anteriores, directamente à bancarrota, nos há-de levar à Glória.
6 Maio, 2015 at 11:41
O texto foi escrito pelo Javardeiro 🙂 e não pelo Cherba
6 Maio, 2015 at 11:19
PARA TODOS REFLETIREM:
TU poes ESFORÇO pessoal para que o Sporting ganhe titulos?
Tu poes DEDICAÇAO pessoal para que o Sporting ganhe titulos?
Tu poes DEVOÇAO pessoal para que o Sporting ganhe titulos?
E que so cumprindo este passos, TU poderás atingir a GLORIA com o Sporting a ganhar Titulos!!
6 Maio, 2015 at 11:37
Concordando no geral com o espírito do post, fica a questão, o que temos de fazer para largar a preguiça, sair da letargia?
6 Maio, 2015 at 11:49
Levantar o cu do sofa…podes ir ao estadio? Vai…
Nao gostas de sair de casa? Nao faz mal…serve o sporting em blogs e forums… Da ideias, debate, inferniza a cabeça dos outros sobre o Sporting
Podes contribuir? Contribui…
ESFORÇO; DEDICAÇAO, DEVOÇAO E GLORIA!
EIS O SPORTING
6 Maio, 2015 at 11:52
Porra, o Cherba já bateu 2.765 vezes nessa tecla…cada um fará o que puder, mas há tantas e tantas coisas (ir aos jogos, gameboxes, gameboxes modalidades, compra de merchandising, jornal do Sporting, sócio A, B, C ou o que for possível, pôr um puto nas escolas de um dos inúmeros desportos do clube, há tanta coisa…)
6 Maio, 2015 at 12:14
Eu sei ,
A pergunta \ideia era ter uma lista de como afastar a preguiça (sim, agora ando na fase das lista 🙂 ) para olhar e ver” porra ali está uma coisa que posso fazer mas que ainda não faço e até é bastante fácil ” ou está ali outra coisa, vai dar um pouco mais de” trabalho ” mas também se faz!
O que posso fazer sei, aliás coloco algumas em cima num comentário do Frost, mas não sei todos, com certeza alguma me anda a escapar..
No fundo o esforço de combater a Preguiça pode fazer se em conjunto (mas tem de” aderir” cada um, não te posso obrigar a esforçar)
6 Maio, 2015 at 11:37
olá a todos.
fizeram-nos tanto mal todos estes últimos anos que agora custa levantar-nos !
mas é bem verdade que precisamos ganhar títulos rapidamente !
e isso só se consegue com determinação , coragem , mas acima de tudo com profissionalismo e classe !
e isso tem-nos faltado ultimamente .
por vezes porque amamos tanto este clube não queremos ver as nossas fraquezas , dizemos sempre que temos os melhores , que somos roubados etc etc !
devemos ser exigentes para todos aqueles que servem o clube sem exação , desde presidente até aos porteiros passando pelos atletas e treinadores .
apoiar sempre mas , exegir !
temos neste momento sementes lançadas para colhemos o fruto há que continuar lutar e venceremos .
um abraço
6 Maio, 2015 at 11:41
Está tudo no texto, nas entre linhas. O nosso papel é apoiar. Não assistir apenas, apoiar. Responder o melhor possível aos apelos do presidente e da direção, incentivar o sportinguismo junto de quem nos está próximo, entender que o Sporting não é apenas futebol.
Mas relativamente ao texto, não lhe chamaria preguiça, pelo menos aos adeptos… Nós também temos de ser cativados, mimados, espicaçados a intervir… Que culpa tem o adepto que as direções anteriores o tenham lentamente sedado, incutindo inércia.
Quero acreditar que agora vai tudo mudar e por isso deixei de assistir e ando a apoiar.
6 Maio, 2015 at 11:45
Acho redutor resumir tudo a “preguiça”.
Temos tantos inimigos e tão diferentes entre si que, sinceramente, duvido que a fatia maior do problema esteja em nós próprios ou em algo que seja controlado pelo Sporting. Deixo em baixo, por ordem decrescente, aqueles que eu acho que sejam os nossos maiores inimigos.
1) Clubismo primário
Como acredito que a corrupção no sentido literal da palavra tende a acabar no futebol, acho que a mesma foi substituída por clubismo. Já não é o dinheiro da corrupção que move os actores deste negócio, é o seu clubismo que origina um voluntarismo bacoco em relação aos seus clubes e um ataque incompreensível a quem rivaliza com eles ou defende ideias diferentes. Isto existe em todo o lado seja nas estruturas dirigentes, na arbitragem ou na imprensa. “Vestir a camisola”, sobretudo na TV, passou não só a ser admitido como também obrigatório para novas presenças.
2) Interesses
Quando praticamente todas as decisões emanam um cheiro pestilento que deixa no ar a ideia de um interesse escondido nada é feito de forma a beneficiar a indústria. O mais recente exemplo é o apoio da Liga Portuguesa à campanha em favor dos fundos. Temos 2/3 clubes que utilizam esta ferramenta, temos o resto dos clubes que não a utilizam. O interesse defendido é o da minoria e manda-se para as urtigas qualquer ideia de protecção do jogador português, da aposta na formação ou da sustentabilidade dos clubes. Tudo em nome de um aumento de competitividade que não é real, apenas é desejado com todas as forças (e cujo pináculo foi visto na eliminatória Porto-Bayern. Em 90 min no Dragão, os fundos eram a solução para todos os males. Em apenas 25 min em Munique, caíu por terra a teoria da competitividade com os tubarões europeus). O facto desta teoria marginalizar a maioria dos clubes pequenos (o facto do acesso a um fundo poder ser legal não impede a marginalização da maioria dos clubes em acederem a esses mecanismos)
3) Impunidade
Porventura, esta será um dos maiores inimigos porque é aquele que “faz rodar” todos os outros. Com a cultura de impunidade que reina cá no burgo, tudo e o seu contrário passou a ser válido, aceite e indiscutível. Qualquer incumprimento das regras passou a ser passível de ser justificado com uma expressão (sem dolo), com uma teoria ou com um precedente anterior.
Estes, para mim, são os principais inimigos porque são aqueles que fazem dano, independentemente da nossa competência, da nossa militância ou da nossa razão. Ou seja, por melhor que o Sporting contrate, por mais apoiantes que o Sporting tenha às suas ideias, por melhor que seja a sua gestão, os inimigos referidos não deixarão de existir porque são conceitos muito enraizados na cultura desportiva do país. A bipolarização dá de comer a muita gente assim como quem pretende acabar com ela, tira alimento da boca dessas pessoas. Estamos a falar de uma forma de estar de todos os agentes do futebol que muito lhes deu a ganhar. Não é fácil mudar isto.
Tudo o resto, como a nossa preguiça, a nossa competência, a nossa militância…são “apenas” factores que nos permitem perder ou ganhar algumas batalhas. Mas a guerra…essa é muito difícil de ganhar quando os inimigos são valores e princípios em vez de pessoas ou estruturas. Porque quando um mau princípio é praticado e defendido pela maioria, quem tem o princípio honesto é quem está desfasado. E esse é um “mérito” que tenho de atribuir aos presidentes dos nossos rivais. Conseguiram mudar o tabuleiro do jogo metendo toda a gente a pensar como eles e validando aquilo que, em circunstância alguma, podia ter validação. Por isso, enganem-se aqueles que acham que um título nacional conquistado nos próximos tempos nos fará ganhar a guerra. Será uma vitória importante, numa batalha importante, obviamente. Sobretudo porque demonstraremos que é possível ter sucesso através da honestidade e sustentabilidade. Mas isso só acossará o inimigo e fará com que regressem em força.
Com este texto, não pretendo transmitir qualquer desalento, calimerismo ou inevitabilidade. É apenas a realidade tal como eu a vejo. A questão é apenas saber se pretendemos todos lutar contra isto ou não. Eu pretendo, até porque não vejo batalha mais linda e mais pura do que contra os inimigos que referi no início do texto. Mas não me espantaria nada que nem todos os sportinguistas estejam dispostos a isto. E, enquanto não entendermos esta realidade, e continuarmos a atribuir aos nossos todo o ónus do insucesso que, há muito, que fugiu ao nosso controlo, como se tudo (ou sequer a maior parte) dependesse de nós….essas são as batalhas que os rivais ganham sem sequer sair do quartel. Não façamos confusões, andámos a dar muitos tiros nos pés durante muito tempo. Mas isso também aconteceu com os rivais, só que foram tiros diferentes. Por isso é que, se olharmos para as contas dos rivais, verificamos que que estão ambos falidos (com todos os negócios milionários que fazem!). No entanto, só o Sporting é que está obrigado a seguir o caminho da sustentabilidade (e ainda é criticado por isso!) O “certo” e o “errado” deu lugar ao “a meu favor” e “contra mim”. É contra isto que temos de lutar. Esta é a verdadeira guerra.
Portanto, sinceramente, acho que ao nível da competência subimos muitos patamares, ao nível da militância sempre fomos e continuaremos a ser os primeiros (basta ver como cairam as assistências do Porto nestes ultimos dois anos, como caem as do Benfica quando estão longe da liderança e como as nossas se mantêm mais ou menos constantes sem troféus) e creio que, não obstante da perfeição ter de ser sempre uma meta (mesmo sabendo de antemão que é uma utopia), já não diferimos assim tanto dos rivais em termos de visão do negócio, capacidade de gestão (aqui até acho que já os superámos) ou aproveitamento de recursos. Ou seja, aquilo que controlamos já não é o factor crítico de insucesso como foi no passado recente. Aquilo que não controlamos é que é. Se calhar, nunca deixou de o ser…
6 Maio, 2015 at 12:40
É isso mesmo:
1) Clubismo primário que é cada vez mais assumido, até ostentado com orgulho.
2) Interesses que envolvem cada vez mais “players”.
3) Sentimento de impunidade que espero que esteja em queda, ou que pelo menos vejo como o único dos problemas que não se tem vindo a agravar nos últimos anos.
6 Maio, 2015 at 11:48
Temos de trabalhar de dentro para fora.
Primeiro resolver e sanar as situações internas: os assobios, a inércia, a falta de orgulho nos nossos e, principalmente, a nossa capacidade invulgar e extraordinária de deitar abaixo tudo o que é feito pelos nossos.
Um exemplo claro é o que se escreve por este blog quando os jogos estão a decorrer. Temos umas alminhas que se dizem sportinguistas a deitar abaixo fulano e beltrano. Ganhámos e puff!! desaparecem no espaço étereo que é a internet.
Só depois do “saneamento” interno, é que poderemos avançar para instâncias mais altas. Se não formos fortes internamente, ao tentarmos combater o que de mau e de feio há lá fora, baquearemos, seremos derrotados e seremos humilhados. Tal como acontece actualmente.
Já o escrevi anteriormente. Admiro profundamente Bruno de Carvalho. No lugar dele já teria batido com a porta. Não o merecemos. Temos de fazer a nossa parte para o merecermos.
SL
6 Maio, 2015 at 11:50
Eu acho que este texto está brutal, não sei é se concordo com o cerne da questão: preguiça.
Nota-se a revolta do Javardeiro, misturada com a frustração de não poder fazer muito mais para devolver ao clube aquilo que nos é devido: a Glória.
Este é um longo caminho.
6 Maio, 2015 at 11:59
Pessoal, deixem falar o Jubas76!
6 Maio, 2015 at 12:10
Quantos de vocês já plantaram uma árvore? Vivemos num tempo em que as pessoas pensam que está tudo à distância de um clique! Pois, é quase verdade. Mas para se colher o fruto e gozar da sombra é preciso cuidar, estar vigilante e esperar.
6 Maio, 2015 at 12:33
Ainda durante esta semana, o meu mano mais velho me convidou para ver o boifica contra o Penafiel. Heheheheheh. Teve direito a vários bilhetes por altura do seu aniversário ao longo de alguns anos.
Tive que dizer-lhe que não! Impensável!
6 Maio, 2015 at 11:51
Já agora alguém vai hoje a Alcochete ver o Sporting B? Alguém sabe a que horas é o jogo?
Quero ver se vou!
6 Maio, 2015 at 11:55
16H
6 Maio, 2015 at 12:31
Thanks Migas
6 Maio, 2015 at 11:58
Não concordo com o post descrito em cima. Os sportinguistas são tão
preguiçosos como os adeptos de os outros clubes que quando perdem
rasgam cartões e têm 3 mil pessoas no estádio, tivemos foi dirigentes
que não souberam conduzir os destinos do clube e com isso galvanizar
as pessoas como no tempo do Sr. João Rocha. Deus d~e muita coragem
e paciência ao nosso presidente atual pois nas horas más e nos momentos
em que for menos feliz irão aparecer os maldizentes que já no
tempo do Sr. João Rocha lhe provocaram uma uma doença grave no
estomago. A única coisa que nos pode distinguir dos outros é arranjarmos
mais sócios e levarmos mais gente aos eventos desportivos, mas
quando os resultados e os espetáculos não são bons a coisa torna-se
mais difícil como em qualquer lado. Se o Real Madrid não
lutar por títulos durante 20 anos de certeza que também lá terá poucas pessoas.
6 Maio, 2015 at 12:23
Pois.
Independentemente da solução, o post do Javardas é pertinente.
A solução é mais sócios ?!
Então há aí muita preguiça em fazer o máximo para converter adeptos em sócios.
6 Maio, 2015 at 11:59
Grande post.
Sinceramente, não consigo perceber a pouca assistência que temos tido para um clube tão gigante como o nosso.
Não consigo entender como a malta de lisboa, e arredores, não comparece aos jogos em Alvalade, não consigo mesmo perceber como preferem ficar em casa…
Eu gostava de ter essa oportunidade, de estar a “meia duzia de passos” do estádio do enorme, gostava mesmo.
A única coisa que me entristece enquanto açoriano, é a impossibilidade de estar presente em Alvalade.
Sempre a sofrer em frente à televisão, rádio…não conseguir apoiar como a maior parte dos que vão a Alvalade fazem. Mesmo assim vai-se fazendo o possível para que, entre km´s de distância, eles consigam ouvir “a minha voz”.
Acho que o “vocês sabem lá” aplica-se que nem ginga aqui.
SL
6 Maio, 2015 at 12:06
Leão, é precisamente por isso. É que não somos um clube de Lisboa e 2/3 dos nossos adeptos estão espalhados pelo país e pelo mundo. Como tu 🙂
Existem outras razões, claro, mas esta é uma delas.
6 Maio, 2015 at 12:16
Sim não somos, mas acho que deu para entender 🙂
6 Maio, 2015 at 12:02
Quero agradecer ao sindicato dos pilotos (spac) terem tornado este periodo de ferias no Brasil uma preocupação diaria saber qual a data concreta do regresso.
Umas ferias descansadas junto de familiares e amigos nao teriam certamente o mesmo gosto… Para eles um forte abraço ao nivel da jugular e o muito obrigado esforço com que se esmeraram nos ultimos dias para colocar mais uns pregos no caixao da 3a companhia aerea mais segura da europa e uma bandeira de Portugal no mundo.
Aos fura greves neste caso agradeço o não terem complicado a minha vida e a dos outros 300mil…
PS: Ferias do caralhao! Quem puder gabar-se de andar de quad e karts com a sogra, que se chegue à frente!!!
Abraços leoninos e até amanhã…
Fim de OFF…
6 Maio, 2015 at 12:05
Se disseses que eras amigo do BdC ainda ias de 1ª e vias o cokpit… 🙂
Abraços
6 Maio, 2015 at 14:18
Bem vindo de volta. Já cá fazia falta o aroma do sake. Abraço
6 Maio, 2015 at 12:04
Querem uma de borla q podem sempre fazer pelo Sporting??
Passem por tds as TV’s e sintonizem no Canal Sporting!!
Tao a ver? E um ato tao simples ..
“Todas as grandes caminhadas começam com um simples passo” Buda
6 Maio, 2015 at 12:14
Acho que o nosso maior inimigo somos nós.
E temos de nos criticar em 4 pontos muito lineares
A nível corporativo, FPF, APAF, Liga, deixamos de ter “peso”.
As nadegas ocuparam os lugares directivos com “amigos” e a cegueira tomou conta de tudo e todos.
Agressões de jogadores, adeptos, critérios arbitrais dúbios, são sempre tomadas contra nós
A nível dos media a campanha é atroz, avassaladora.
Se achavamos normal os jornais escolherem lados, neste momento, apesar da pseudo viragem do rascord a nosso favor, não temos peso no jornalismo escrito.
Já para não falar nas campanhas vergonhosas dos canais desportivos em geral, e dos generalistas em particular, com especial incidencia nos estatais (os quais por serem pagos por todos, o código deontologico deveria ser seguido)
A nível desportivo, porque permitimos ser corridos do nosso lugar, porque deixamos que clubes que orbitam, ou sempre orbitaram em torno de nós, se deixassem ir para as mãos dos nossos mais directos adversários.
Vem contra nós uma vez, resolve-se bem, não se emprestam jogadores e os bilhetes para os adeptos deles são a 500€
A nível Estatal (governo), quando aceitamos que o Sporting Clube de Portugal seja punido com verbas superiores às das galinhas, quando adeptos nossos fazem explodir petardos no fosso, e somos barbaramente agredidos com tochas e petardos em pleno estádio, ou as agressões vis e inaceitaveis (facadas e agressões em estações de serviço) que ocorreram com o outro finalista da taça, e altos cargos da administração interna acham normal…
A culpa é da direcção, deveria ter tido “tomates”, se é para arranjar guerra, se é para defender o Sporting, aqui tinham tido tudo para nos fecharmos, nos unirmos e arrasar-mos com essa escumalha
Ou a culpa é nossa sócios e adeptos do Sporting, que achamos tão normal que já nem instigamos à revolta?
Deixamos que nos vexem a todos os níveis.
A impunidade com que nos tratam tem de acabar, e não podemos esperar que seja a direcção a fazer tudo, temos uma palavra a dizer
(restart) Fight & Resist
6 Maio, 2015 at 12:21
Este post parece uma extensão aos adeptos, da acusação normalmente feita pelos adeptos aos jogadores de… falta de entrega.
Preside-lhe um imperativo moral. Esse imperativo (“Está inscrito no nosso lema!”, etc, etc) vale o que vale.
Mais importante, parece-me a qualidade das lideranças.
Se forem bem dirigidos, os jogadores não quererão treinar, trabalhar, faltar-lhes-á entrega?
E se houver títulos? Os adeptos não se irão mobilizar, etc?
A questão é esta: cabe às lideranças criar o ambiente e as condições em que o trabalho mais esforçado seja encarado com normalidade, como uma diversão até.
Com o intuito de ajudar o clube, são capazes de ir ao estádio 5 ou 6 espectadores, mas se houver garantia ou boas possibilidades de diversão e satisfação, irão milhares.
Porque é que os estádios estão cheios em Inglaterra e vazios em Portugal?
É porque os adeptos ingleses se esforçam mais?
Se vivessemos em Inglaterra não íamos todos os fins-de-semana aos jogos?
Dava-nos a preguiça?
6 Maio, 2015 at 12:31
vejam o pormenor de ontem: morata joga e marca ao real madrid quando o clube merengue ainda o pode repescar para a próxima época.
clubes grandes assumem as coisas sem qualquer problema.
clubes pequenos escondem-se em esquemas.
6 Maio, 2015 at 12:40
Já o mesmo tinha acontecido com Courtois na meia-final da Champions do ano passado entre o Chelsea e o Atletico
6 Maio, 2015 at 12:44
Aliás, neste caso o empréstimo estava mesmo em vigor.
6 Maio, 2015 at 12:48
Mas ai tiveste que ter a intervenção da uefa porque o caldinho estava preparado, pois tinham uma cláusula que para ele jogar tinham que pagar um balúrdio….
6 Maio, 2015 at 12:39
Sempre apoiámos o Sporting: não é por aí. Preguiça? Também não me parece. Incompetência por parte dos dirigentes pós-Rocha e pré-de Carvalho? Sim, muita. SL.
6 Maio, 2015 at 12:52
Bilhetes para o jogo com o Estoril? Algum voluntário que viva pela zona, que os possa ir comprar? É que para ir lá comprá-los dá-me a preguiça. 😀
Sff e obrigada.
6 Maio, 2015 at 12:59
Podemos comprar online pela vtickets.
Na compra de 2 bilhetes até oferecem 2 😀
6 Maio, 2015 at 16:00
Não percebo nada daquilo.
Escolho 4 bilhetes e pede o valor total…. Não era suposto 2 serem de borla? Como é que funciona?
6 Maio, 2015 at 16:27
Para 4 bilhetes só se compra 2, assim tens direito a outros 2.
Pelo que eles dizem depois, enviam os 2 de oferta também por email.
“Os bilhetes oferta não são enviados automáticamente logo após a conclusão da sua encomenda. Serão enviados manualmente para o email que consta na nota de encomenda em formato PDF, num prazo maximo de 24 a 48 horas após a data da realização da encomenda, garantindo a recepção dos mesmos de forma atempada antes da realização do evento.”
Queres que eu proceda à compra?
6 Maio, 2015 at 16:59
És tão esperto! 😀
Deixa ver que o Fábio pediu para o avisarmos.
Já te digo.
6 Maio, 2015 at 12:59
Alguém vai ver o Sporting B hoje?
6 Maio, 2015 at 15:54
Deves pensar que tenho a tua vida. 😛
6 Maio, 2015 at 13:07
Duas notas
1. nada contra o conceito de clube-empresa. Defendo-o como sempre defendi. Há doiss problemas, no entanto; um é que uma empresa gerida por incompetentes normalmente afunda-se, e a dita elite lusitana é tudo menos competente, como se vem sabendo; a outra é que o (sai palavra cara) core business do Sporting SAD deveria ser o FUTEBOL, e não o imobiliário. Por opção, passou-se a oferecer um produto de pouca qualidade, e por mais bonito que seja o embrulho (estádio novo, camisolas bonitas), se o produto não presta, tu não compras uma segunda vez
2. o modelo de consumo mudou, e o adepto quer algo em troca das suas quotas. Seja descontos na gasolina, cartão de crédito, whatever. O tempo do tipo que pagava as quotas porque sim, até porque morando em Bragança nunca ia sequer ver jogos, terminou. Agora, há formas de contornar isso, fazendo parcerias com empresas, através dos núcleos (actividades em parceria com o clube), usando as escolas de futebol…
6 Maio, 2015 at 14:04
Acho que um dos problemas é a comunicação sobre os beneficios, conheço sócios que não sabem onde podem ter descontos. Se calhar, relaciona-se com a famosa “preguiça”.
Num dos ultimos jogos que fui ver, entre o abastecimento do carro e uma refeição fast food (não me alimento só de imperiais e bifanas), poupei 5€, aproveitando os descontos por ser sócio do Sporting
6 Maio, 2015 at 14:20
Na minha opinião a questão dos benefícios até se prende maiis com quem não vai ao estádio regularmente que outra coisa. Um sócio tem à partida o benefício de ter bilhetes mais baratos. Agora, quem vive em VRSA e vai a Alvalade quando o rei faz anos, o que tira (para lá do prazer e honra) de ser sócio do Sporting?
6 Maio, 2015 at 14:25
Estando a 80km vou quase sempre a Alvalade.
Sem me querer repetir e passando a publicidade: descontos na Galp, no McDonald’s, mas confesso que se calhar até eu podia ter mais descontos se me desse ao trabalho de procurar no site informação sobre o assunto
6 Maio, 2015 at 14:27
Ajudar o GRANDE SCP!
6 Maio, 2015 at 13:15
Muito de acordo com o “Chico Faria” e a “Leoa Ferrenha”, e se em determinada perspectiva somos semelhantes a sócios e adeptos de outros emblemas, as diferenças existem e são para melhor: o sportinguista muito dificilmente desiste. Pensam que é fácil ter 120.000 sócios, nos tempos que correm? Sem pavilhão próprio? Sem títulos no futebol?
Quanto às assistências no estádio, sabem se longe de Alvalade não existirão mais sócios e adeptos do nosso clube? Ou se a televisão não afastou muita gente dos estádios? ou se os “shares” televisivos, nas transmissões dos jogos, não influenciarão os patrocínios? Ou o facto de ainda não existir um pavilhão, aglutinador das modalidades, e em associação com o futebol, também não afastará gente do estádio? Os preços dos bilhetes e as dificuldades das pessoas não terão o seu peso?
Cada um de nós, preguiçosos, ou não, vive o Sporting à sua maneira, mas uma coisa é certa:
– se um “comentador” de que lhe conhecemos as “manhas” defende A, relativamente ao meu clube, eu defenderei B.
– se um “carnidense” ou “oporco”, dirigente ou não, destila ódio pelo nosso Presidente, é sinal que terei de votar nele, em próximas eleições.
– Se a comunicação social nos trata mal, eu terei de demonstrar a minha insatisfação, seja através das redes sociais, ou não.
– Se os nossos “adversários” não gostam do nosso Presidente, é sinal que estará a trabalhar bem e por isso tem de ser apoiado.
O cansaço não é solução, nem pode ser um estado de alma sportinguista, uma vez que todos os nossos “inimigos” nos querem fazer desistir, seja pelo cansaço, pela desmoralização, mentira, intriga, boatos, ou meias verdades difundidas, mas nós somos “leões” e “leoas” e não desistiremos, porque como dizia o outro: “por cada leão que cair, outro se levantará”, mas necessitamos também de títulos e de objectivos programáticos, tais como os que actualmente têm sido veiculados por quem nos dirige.
6 Maio, 2015 at 13:39
Eu assumo que sou um pouco preguiçoso…mas no que diz respeito ao Sporting, NUNCA!!
Sou um grande apreciador da tua falta de maneiras à mesa Javardeiro, tens muita classe na arte da ironia.
Na minha preguiçosa opinião, juntaria mais três palavras que definem a situação da nossa sociedade e que por consequência afecta o nosso clube: comodismo, ignorância e estupidez.
Comodismo porque há inúmeras pessoas com capacidade para contribuir para o clube, e conhecimento de que o seu contributo é importante…ainda assim nada faz porque “dá trabalho”.
Ignorância porque se deixam levar por todo o lixo que é despejado diariamente pela comunicação anti-social e assim vai prejudicando o clube com a sua falta de militância.
Estupidez porque muitos ditos sportinguistas se juntam para atirar pedras para a própria casa, criticando tudo o que mexe e não mexe, o que existe e o que nem sequer existe.
É imperativo passar mensagens como esta, todos somos precisos a remar na mesma direcção. A direcção tem feito um trabalho brilhante e precisa de que todos estejamos unidos e fazer do Sporting um clube cada vez maior e a lutar pelos seus valores e por titulos!
SL