Antes que comecem a desfilar o vasto rol de inimizades ancestrais que temos por estimação, devo poupar-vos a esse amargo percurso. Adianto a resposta, pelo menos a minha – é a preguiça. Não isto não é mais um daqueles posts que vem acompanhado de um kit de auto-flagelação do séc.XIII. Também vos vou poupar a esse tão penoso como inútil exercício.
pre·gui·ça (latim pigritia, -ae, lentidão, vagar, preguiça)
substantivo feminino
1. Propensão para não executar uma tarefa voluntária. = COMPLACÊNCIA, ÓCIO, INACÇÃO
2. Demora ou lentidão em agir. = VAGAR
Esta é a definição da palavra. Porque é esta condição (até por vezes fundamental, e saborosa diga-se) tão querida a muitos, a principal ameaça ao Sporting? Bom, vamos começar pelo princípio. Nos idos e pouco saudosos anos 90 leoninos instalou-se uma febre “corporate” no clube. O Sporting vestiu-se de empresa da cabeça aos pés. A malta dos escritórios e dos cartões de apresentação com bués de design delirou e chorava lágrimas de Armani pelo “novo Sporting”. Aquele clube que em tempos rivalizou nas preferências dos portugueses com o eterno “pão com chouriço” clube de Carnide…desistira de ser “popular”. Era o reinado das consultoras, essas arruinadoras de imaginação, onde a emoção se continha em packs e blisters. O mundo mudava-se ao sabor de uma folha de Excel, a realidade era descrita e reescrita em poucas alíneas.
“Se não podemos ser competitivos pela demografia ou popularidade, vamos lá enfiar 100 anos de história e milhões de adeptos num modelo de gestão igual ao que se aplica a 139.349 empresas com 10 anos de actividade, 38 trabalhadores a recibos verdes e 2 sócios maioritários.” Mais do que absurda, a “táctica” encerrava um profundo acto de cobardia e…preguiça. A “governance” da época achou que parar de lutar seria um bom passo. Encher o clube de teorias empresariais e projectos de reestruturação…ah…o problema era o dinheiro, simplesmente não tínhamos tanto como os nossos rivais. Ninguém se preocupou em fazer a pergunta “porquê”. Ninguém se preocupou em ver para além dos euros, pois os euros eram tudo o que sabiam ver. Era preciso mais, muito mais, rios e cascatas de dinheiro a jorrar pelas artérias de Lisboa, a entrar pelo buraco da nossa nova linda SAD, do nosso novo e polémico Estádio. Supostamente tudo de novo e muito mais empresarial traria tudo diferente. Vitórias e troféus cairiam aos trambolhões para as vitrinas do nosso museu, apenas porque sim. Sinceramente nunca entendi em que máquina mágica é que entravam os euros e saíam os títulos. Então como agora confundimos dinheiro com know how. Orgulho com credibilidade. Pois sim fomos dos mais respeitados clubes a apresentar fusões, a criar empresas subsidiárias de tetas virtuais, fomos um show a inventar “marca vendável” e “market value”. Esqueceram os adeptos no meio do raciocínio. Esqueceram a paixão, o lema e a bola. As bolas. “O que não
consegues fazer, compra.” Era tão bom que tivesse sido tão fácil. Era o sonho do preguiçoso e corporate engravatado que não aspira ao sujar de mãos e evita conspurcar a pele dos sapatos naquela coisa medonha chamada relva.
Estamos a falar de coisas com quase 20 anos. Será? Será que o Sporting limpou em 2 anos o vírus corporate por inteiro? Libertámo-nos assim tão rápido da preguiça, do “para isso estão lá senhores muito bem pagos para tomar conta do meu clube”? Chiça, somos assim tão ingénuos e igualmente preguiçosos ao não querer ver a puta da inacção e pasmaceira que
percorrem as nossas cadeiras vazias na bancada?
Não. Não tenho preguiça de assumir que ainda tenho um lado do cérebro “lavado” num altar apinhado de Roquettes credíveis e Ricciardis imaculadamente competentes. Eu, como muitos, subsisto na contemplação de um clube que já não existe. O Sporting está no limiar da salvação financeira! O Sporting tem um estádio horrível e disfuncional! As nossas modalidades chamam “casa” a pavilhões de freguesia! O Sporting é aldrabado, gozado e humilhado em todas as instâncias de poder desportivas! O Sporting não consegue disputar um (um!!!) jogador às garras dos nossos rivais, que se divertem a desviar atletas apenas porque podem fazê-lo! ISTO É O SPORTING?!
“Não é o meu!” dizem vocês…eu também gostaria de dizer o mesmo, mas sei que estaria a, mais uma vez, a somar imagens e fezadas que já não passam hoje de saudosismos psicadélicos que se esfumam ao som das assobiadelas ao Nani com 13 minutos de jogo. Quando é acordamos?! Quando é que, e de uma vez por todas, enterramos as fotos a preto e branco do nosso glorioso passado! Quando é que começamos a olhar para o que temos de facto e para a tarefa gigantesca que será equivaler este cadáver a qualquer coisa parecida com o que temos dentro do nosso coração? A preguiça diz-nos que devemos ter calma, afinal a coisa agora até está bem melhor, afinal o BdC está a endireitar o clube, afinal até temos bons putos, para quê mexer uma palha, levantar um dedo ou sair da cama? Para quê preocupar-me com uma
coisa que dá sinais de melhora? Pois, a mim vem-me sempre a imagem de um doente que toma antibiótico um dia e acha que já está bom. Esta época comecei a sentir alguns sintomas de estupidez, semelhantes aos que me fartei de desculpar durante tantos anos. Apenas uma época de recuperação e vejo gente a “exigir” tudo e mais o raio que os parta a toda a gente. Exigem, porque acham que a competência é uma prova de 100 metros sem barreiras, em que o vento gerado pela nossa própria deslocação regressa às nossas costas para nos empurrar a novos e previsíveis sucessos.
Culpas? Adeptos, sócios, presidente e direcção, treinadores e jogadores. Ninguém escapa. Todos “bebemos” do delírio da preguiça…”se quero e desejo sucesso é provável que os meus lindos olhos e duas mãos cheias de verde e branco a pintar leões façam o trabalho por mim”. Irra que somos burros que nem portas! O primeiro resultado prático quando se realiza um
bom trabalho é receber…mais trabalho”. Esta época foi preparada com a mesma ambição e inteligência que a anterior, sim e também com muita dedicação. Não chegou. Porquê? Eu fazia-vos um mapa e uns belos quadros de quantos anos os nossos rivais andaram a brincar ao monopólio na liga e na FPF, mas acho que essa é uma análise que temos tatuada nas nossas…”nádegas”. Não chegou esta, nem chegarão outras mais. Pelo menos enquanto nos continuarmos a juntar a adeptos de outras cores a apreciar “isentamente” as peripécias de BdC, como se fossem aventuras de um qualquer herói de banda desenhada. Pelo menos enquantos abanamos as cabeças, sentados nos sofás a ver no streaming e não no estádio, as sucessivas bolas mal dominadas por Tanaka e deixamos uns otários de uns ressabiados guiar as nossas opiniões sobre o valor de tudo o que temos.
Se não abandonarmos a preguiça, imagino que o prazo saudável da destemida energia que a actual direcção dedica, findar-se-à em “quases”, em corridas loucas por salvar cantos em vez de marcar golos. Depois entrará numa espécie de rotação sobre si própria, perderá o sentido de orientação e cairá à primeira alminha infeliz que enfureça a auto-estima das incontáveis horas de não-preguiça dos que “lá estão”. Nunca entenderei como é que uma cabeça afastada do corpo trabalha melhor e aqui é onde acho que BdC devia rever o “acordar” dos Sportinguistas. Ou bem que o Sporting é um “deixem estar que eu resolvo” ou é um “vamos lá todos ajudar” (repetir o método “eu tenho as soluções, vocês pagam-nas” já provou ser um desastre) as duas coisas em zig zag não funcionam. Muitas vezes fico a pensar se não devia entrar pela SAD com uns A4´s de ideias construtivas e outras tantas vezes imagino dois rapazes bem vestidos a recomendarem-me o regresso a casa ao som de um humilhante “não te preocupes, a malta sabe o que está a fazer”. Dúvidas de um preguiçoso?
Se leram até aqui e estão já a preparar o autocolante de “brunista”, não leiam o resto e podem passar ao próximo post de um qualquer blog onde adoram ler as “não alinhadas críticas” de outros “não-brunistas”, “não situacionistas” ou “não-qualquer coisa-que-pareça-muito-coerente-e-pouco-popular”. Vocês juntar-se-ão apenas no sucesso e nunca na luta. Vocês que tantas desculpas inventam para preguiçar à sombra da douta razão e sagacidade do que nunca vão fazer na vida. Não concordar fazêmo-lo todos e sobre qualquer coisa, mas o vosso problema é muito mais não ser capaz de acreditar, do que errar nessa opção.
Aos outros, que estão há milhares de caracteres a esperar por uma conclusão….as minhas desculpas, esta reflexão é contínua e não sei se alguma vez terminará, nos vossos comentários continuará de certeza e o debate é a melhor cura para a…preguiça.
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
6 Maio, 2015 at 12:04
Querem uma de borla q podem sempre fazer pelo Sporting??
Passem por tds as TV’s e sintonizem no Canal Sporting!!
Tao a ver? E um ato tao simples ..
“Todas as grandes caminhadas começam com um simples passo” Buda
6 Maio, 2015 at 12:14
Acho que o nosso maior inimigo somos nós.
E temos de nos criticar em 4 pontos muito lineares
A nível corporativo, FPF, APAF, Liga, deixamos de ter “peso”.
As nadegas ocuparam os lugares directivos com “amigos” e a cegueira tomou conta de tudo e todos.
Agressões de jogadores, adeptos, critérios arbitrais dúbios, são sempre tomadas contra nós
A nível dos media a campanha é atroz, avassaladora.
Se achavamos normal os jornais escolherem lados, neste momento, apesar da pseudo viragem do rascord a nosso favor, não temos peso no jornalismo escrito.
Já para não falar nas campanhas vergonhosas dos canais desportivos em geral, e dos generalistas em particular, com especial incidencia nos estatais (os quais por serem pagos por todos, o código deontologico deveria ser seguido)
A nível desportivo, porque permitimos ser corridos do nosso lugar, porque deixamos que clubes que orbitam, ou sempre orbitaram em torno de nós, se deixassem ir para as mãos dos nossos mais directos adversários.
Vem contra nós uma vez, resolve-se bem, não se emprestam jogadores e os bilhetes para os adeptos deles são a 500€
A nível Estatal (governo), quando aceitamos que o Sporting Clube de Portugal seja punido com verbas superiores às das galinhas, quando adeptos nossos fazem explodir petardos no fosso, e somos barbaramente agredidos com tochas e petardos em pleno estádio, ou as agressões vis e inaceitaveis (facadas e agressões em estações de serviço) que ocorreram com o outro finalista da taça, e altos cargos da administração interna acham normal…
A culpa é da direcção, deveria ter tido “tomates”, se é para arranjar guerra, se é para defender o Sporting, aqui tinham tido tudo para nos fecharmos, nos unirmos e arrasar-mos com essa escumalha
Ou a culpa é nossa sócios e adeptos do Sporting, que achamos tão normal que já nem instigamos à revolta?
Deixamos que nos vexem a todos os níveis.
A impunidade com que nos tratam tem de acabar, e não podemos esperar que seja a direcção a fazer tudo, temos uma palavra a dizer
(restart) Fight & Resist
6 Maio, 2015 at 12:21
Este post parece uma extensão aos adeptos, da acusação normalmente feita pelos adeptos aos jogadores de… falta de entrega.
Preside-lhe um imperativo moral. Esse imperativo (“Está inscrito no nosso lema!”, etc, etc) vale o que vale.
Mais importante, parece-me a qualidade das lideranças.
Se forem bem dirigidos, os jogadores não quererão treinar, trabalhar, faltar-lhes-á entrega?
E se houver títulos? Os adeptos não se irão mobilizar, etc?
A questão é esta: cabe às lideranças criar o ambiente e as condições em que o trabalho mais esforçado seja encarado com normalidade, como uma diversão até.
Com o intuito de ajudar o clube, são capazes de ir ao estádio 5 ou 6 espectadores, mas se houver garantia ou boas possibilidades de diversão e satisfação, irão milhares.
Porque é que os estádios estão cheios em Inglaterra e vazios em Portugal?
É porque os adeptos ingleses se esforçam mais?
Se vivessemos em Inglaterra não íamos todos os fins-de-semana aos jogos?
Dava-nos a preguiça?
6 Maio, 2015 at 12:31
vejam o pormenor de ontem: morata joga e marca ao real madrid quando o clube merengue ainda o pode repescar para a próxima época.
clubes grandes assumem as coisas sem qualquer problema.
clubes pequenos escondem-se em esquemas.
6 Maio, 2015 at 12:40
Já o mesmo tinha acontecido com Courtois na meia-final da Champions do ano passado entre o Chelsea e o Atletico
6 Maio, 2015 at 12:44
Aliás, neste caso o empréstimo estava mesmo em vigor.
6 Maio, 2015 at 12:48
Mas ai tiveste que ter a intervenção da uefa porque o caldinho estava preparado, pois tinham uma cláusula que para ele jogar tinham que pagar um balúrdio….
6 Maio, 2015 at 12:39
Sempre apoiámos o Sporting: não é por aí. Preguiça? Também não me parece. Incompetência por parte dos dirigentes pós-Rocha e pré-de Carvalho? Sim, muita. SL.
6 Maio, 2015 at 12:52
Bilhetes para o jogo com o Estoril? Algum voluntário que viva pela zona, que os possa ir comprar? É que para ir lá comprá-los dá-me a preguiça. 😀
Sff e obrigada.
6 Maio, 2015 at 12:59
Podemos comprar online pela vtickets.
Na compra de 2 bilhetes até oferecem 2 😀
6 Maio, 2015 at 16:00
Não percebo nada daquilo.
Escolho 4 bilhetes e pede o valor total…. Não era suposto 2 serem de borla? Como é que funciona?
6 Maio, 2015 at 16:27
Para 4 bilhetes só se compra 2, assim tens direito a outros 2.
Pelo que eles dizem depois, enviam os 2 de oferta também por email.
“Os bilhetes oferta não são enviados automáticamente logo após a conclusão da sua encomenda. Serão enviados manualmente para o email que consta na nota de encomenda em formato PDF, num prazo maximo de 24 a 48 horas após a data da realização da encomenda, garantindo a recepção dos mesmos de forma atempada antes da realização do evento.”
Queres que eu proceda à compra?
6 Maio, 2015 at 16:59
És tão esperto! 😀
Deixa ver que o Fábio pediu para o avisarmos.
Já te digo.
6 Maio, 2015 at 12:59
Alguém vai ver o Sporting B hoje?
6 Maio, 2015 at 15:54
Deves pensar que tenho a tua vida. 😛
6 Maio, 2015 at 13:07
Duas notas
1. nada contra o conceito de clube-empresa. Defendo-o como sempre defendi. Há doiss problemas, no entanto; um é que uma empresa gerida por incompetentes normalmente afunda-se, e a dita elite lusitana é tudo menos competente, como se vem sabendo; a outra é que o (sai palavra cara) core business do Sporting SAD deveria ser o FUTEBOL, e não o imobiliário. Por opção, passou-se a oferecer um produto de pouca qualidade, e por mais bonito que seja o embrulho (estádio novo, camisolas bonitas), se o produto não presta, tu não compras uma segunda vez
2. o modelo de consumo mudou, e o adepto quer algo em troca das suas quotas. Seja descontos na gasolina, cartão de crédito, whatever. O tempo do tipo que pagava as quotas porque sim, até porque morando em Bragança nunca ia sequer ver jogos, terminou. Agora, há formas de contornar isso, fazendo parcerias com empresas, através dos núcleos (actividades em parceria com o clube), usando as escolas de futebol…
6 Maio, 2015 at 14:04
Acho que um dos problemas é a comunicação sobre os beneficios, conheço sócios que não sabem onde podem ter descontos. Se calhar, relaciona-se com a famosa “preguiça”.
Num dos ultimos jogos que fui ver, entre o abastecimento do carro e uma refeição fast food (não me alimento só de imperiais e bifanas), poupei 5€, aproveitando os descontos por ser sócio do Sporting
6 Maio, 2015 at 14:20
Na minha opinião a questão dos benefícios até se prende maiis com quem não vai ao estádio regularmente que outra coisa. Um sócio tem à partida o benefício de ter bilhetes mais baratos. Agora, quem vive em VRSA e vai a Alvalade quando o rei faz anos, o que tira (para lá do prazer e honra) de ser sócio do Sporting?
6 Maio, 2015 at 14:25
Estando a 80km vou quase sempre a Alvalade.
Sem me querer repetir e passando a publicidade: descontos na Galp, no McDonald’s, mas confesso que se calhar até eu podia ter mais descontos se me desse ao trabalho de procurar no site informação sobre o assunto
6 Maio, 2015 at 14:27
Ajudar o GRANDE SCP!
6 Maio, 2015 at 13:15
Muito de acordo com o “Chico Faria” e a “Leoa Ferrenha”, e se em determinada perspectiva somos semelhantes a sócios e adeptos de outros emblemas, as diferenças existem e são para melhor: o sportinguista muito dificilmente desiste. Pensam que é fácil ter 120.000 sócios, nos tempos que correm? Sem pavilhão próprio? Sem títulos no futebol?
Quanto às assistências no estádio, sabem se longe de Alvalade não existirão mais sócios e adeptos do nosso clube? Ou se a televisão não afastou muita gente dos estádios? ou se os “shares” televisivos, nas transmissões dos jogos, não influenciarão os patrocínios? Ou o facto de ainda não existir um pavilhão, aglutinador das modalidades, e em associação com o futebol, também não afastará gente do estádio? Os preços dos bilhetes e as dificuldades das pessoas não terão o seu peso?
Cada um de nós, preguiçosos, ou não, vive o Sporting à sua maneira, mas uma coisa é certa:
– se um “comentador” de que lhe conhecemos as “manhas” defende A, relativamente ao meu clube, eu defenderei B.
– se um “carnidense” ou “oporco”, dirigente ou não, destila ódio pelo nosso Presidente, é sinal que terei de votar nele, em próximas eleições.
– Se a comunicação social nos trata mal, eu terei de demonstrar a minha insatisfação, seja através das redes sociais, ou não.
– Se os nossos “adversários” não gostam do nosso Presidente, é sinal que estará a trabalhar bem e por isso tem de ser apoiado.
O cansaço não é solução, nem pode ser um estado de alma sportinguista, uma vez que todos os nossos “inimigos” nos querem fazer desistir, seja pelo cansaço, pela desmoralização, mentira, intriga, boatos, ou meias verdades difundidas, mas nós somos “leões” e “leoas” e não desistiremos, porque como dizia o outro: “por cada leão que cair, outro se levantará”, mas necessitamos também de títulos e de objectivos programáticos, tais como os que actualmente têm sido veiculados por quem nos dirige.
6 Maio, 2015 at 13:39
Eu assumo que sou um pouco preguiçoso…mas no que diz respeito ao Sporting, NUNCA!!
Sou um grande apreciador da tua falta de maneiras à mesa Javardeiro, tens muita classe na arte da ironia.
Na minha preguiçosa opinião, juntaria mais três palavras que definem a situação da nossa sociedade e que por consequência afecta o nosso clube: comodismo, ignorância e estupidez.
Comodismo porque há inúmeras pessoas com capacidade para contribuir para o clube, e conhecimento de que o seu contributo é importante…ainda assim nada faz porque “dá trabalho”.
Ignorância porque se deixam levar por todo o lixo que é despejado diariamente pela comunicação anti-social e assim vai prejudicando o clube com a sua falta de militância.
Estupidez porque muitos ditos sportinguistas se juntam para atirar pedras para a própria casa, criticando tudo o que mexe e não mexe, o que existe e o que nem sequer existe.
É imperativo passar mensagens como esta, todos somos precisos a remar na mesma direcção. A direcção tem feito um trabalho brilhante e precisa de que todos estejamos unidos e fazer do Sporting um clube cada vez maior e a lutar pelos seus valores e por titulos!
SL
6 Maio, 2015 at 13:56
Os verdadeiros amigos não fazem favores uns aos outros… aproveitam as oportunidades de lhes serem úteis.
Também os verdadeiros sportinguistas não aceitam lições de sportinguismo ou que ponham em causa o seu amor ao clube. Mas aceitam sugestões de oportunidades de o demonstrar cada vez mais. Há uma diferença de perspectiva: a segunda agrupa a outra segrega. Penso que o espírito deverá ser mais de desafio do que crítica. É assim que interpreto o espírito do post porque todos não somos demasiados. .SL
6 Maio, 2015 at 14:00
E já agora a crítica construtiva e a liberdade de expressão dentro do respeito farão sempre parte do nosso ADN. Remar sempre para o mesmo lado sim fazer critica e apontar caminhos alternativos é salutar e pode ajudar o Sporting
6 Maio, 2015 at 14:04
Para quem não tiver preguiça de ler,
O Sporting amanhã vai lançar umas obrigações aparentemente bastante atractivas para quem tiver um dinheirinho a mais no banco e os quiser fazer render a 6% 😉
Mas o que sugiro é lerem o documento que serve por base a essa operação:
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd52107.pdf
Sugiro entre outros pontos o (14.4) Acções Judiciais e Arbitrais –
onde falam dos casos que temos em tribunal nomeadamente do caso Doyen, qual a nossa argumentação e expectativas sobre todos os casos.
6 Maio, 2015 at 15:06
O documento anexo é o relatório e contas de 2014 que serve por base ao possível investidor.
É de facto bastante atrativo mas o dinheiro fica “preso” durante os 3 anos.
6 Maio, 2015 at 14:15
Este Campbell não me entusiama nada de nada!
Prefiro manter o Paulo Oliveira, William, Adrien, Carrilho e Slimani que são a base da equipa, a partir da qual podemos formar uma grande equipa.
(Esgaio, Iuri, Wallison, Gauld, Labyad…) Juntamos alguns bons miúdos da B e emprestados que são sabemos serem bons jogadores embora também sabemos que estão alguns estão verdinhos mas temos que usar o pouco dinheiro para contratações “bem sucedidas” e ir apostando nestes.
Tentamos fazer dinheiro com Jeferson, M Lopes, Capel, Cedric e Patricio (5 jogadores) para atacar as posições do nani (não esquecer que temos o Mané mas precisamos de outro) um avançado e se possivel um médio ofensivo e um defesa central. Claro que se sair o Patricio teriamos que buscar um guarda redes o mesmo no caso do Jeferson.
6 Maio, 2015 at 14:17
Caros amigos, esta tarde não esqueção que recebemoso Guimarães B numa jornada em que se pode fazer história em duplicado. O Sporting pode ser a equipa B com a melhor pontuação de sempre e tambem, se vencer na recepção ao Aves e o Covilhã não vencer o Oriental, o Tondela garante a subida e que falta faz o interior ao futebol Português. E
6 Maio, 2015 at 14:27
Desculpem o off, mas está mais que provada a “aliança” das nadegas.
http://www.noticiasaominuto.com/desporto/385697/fc-porto-e-benfica-juntos-em-camisola-sim-e-possivel
6 Maio, 2015 at 14:38
nÃO SABIAS?
Eles vão fazer uma fusão entre as duas nádegas!
Vai se chamar:
FCPVM
Futebol dos Corruptos, Putas, Viagens e artimanhas
E o equipamento vai ser esse do link
6 Maio, 2015 at 16:25
Não gostei do “grande rival”!!
Se há grandes rivais são SCP e benfica.
Porco e carnide, quanto muito são grandes amigalhaços, grandes conspiradores…
6 Maio, 2015 at 14:43
Sabem o que eu acho? Isto é fora do contexto da crónica do Javardeiro, mas estava na altura do palco do Estádio José de Alvalade voltar a receber um grande concerto, o ideal seria que acontecesse no final da época desportiva, aproveitava-se a boleia para recolocar um novo gramado.
O que acham?
6 Maio, 2015 at 14:48
Não te preocupes porque se aparecer um bom grupo musical e for rentável o BDC não dorme. O homem só pensa Sporting!
6 Maio, 2015 at 14:50
É colocar o estádio de Alvalade novamente na rota dos das pessoas!
6 Maio, 2015 at 14:59
Boa ideia mas já não vamos a tempo de fazer algo em grande que valha pena acho eu… Precisamos do relvado pronto em agosto logo o concerto seria em julho estas coisas demoram meses e já estamos em maio… Mas a ideia é boa e pode ser a solução para as próximas épocas!
6 Maio, 2015 at 16:01
Ora nem mais, DF!
O único concerto que vi no velhinho José de Alvalade foram os U2 no ido ano de 1993! e, bem a propósito, os U2 vêm em 2016 a Portugal mas ainda nã há nem data ne local. Será que o Bruno de Carvalho está atento a isto?
http://musica.sapo.pt/noticias/concertos/u2-voltam-a-portugal-em-2016
Os U2 vão voltar a atuar em Portugal, em 2016, disse hoje à Lusa o promotor musical Nuno Brancaamp, adiantando que será a meio do ano. O local e a data do concerto estão ainda por acertar.
Em 2010, o grupo deu dois concertos no Estádio Cidade de Coimbra. A banda já atuou também em Vilar de Mouros e em Lisboa.
Em Coimbra, foi a primeira vez que os U2 deram dois concertos seguidos em Portugal, dada a procura de bilhetes para a primeira das atuações, que esgotaram ao fim de cerca de sete horas.
O grupo, formado por Bono, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen Jr, foi fundado há mais de 30 anos.
O artista português Alexandre Farto, que assina como Vhils, criou um vídeo para o projeto “Films of Innocence”, uma coleção de filmes artísticos inspirados em “Songs of Innocence”, o mais recente álbum dos U2.
6 Maio, 2015 at 20:41
Fantástico! Excelentes notícias! Penso que o regresso dos U2 a Alvalade seria nostálgico e especial até para a própria banda!
Shiuuuuuuu…. vamos falar baixinho para que os «outros» não nos ouçam…
6 Maio, 2015 at 14:45
FCPVVG
Futebol dos Corruptos, Putas, Viagens, Vigariçes e Gamanço
Vão alterar o simbolo para:
Uma águia a cuspir fogo e a largar baba e com um rado de dragão de Komodo.
à volta aparecem um avião, putas, a cara do PDC e do orelhas (simbolizando corruptos) e as caras do calheiros e do Capela (simbolizando vigaries) e uma mão (simbolizando gamanço).
6 Maio, 2015 at 15:06
Segue aqui um link mt importante
http://en.wikipedia.org/wiki/Deloitte_Football_Money_League
Trata-se do ranking anual elaborado pela consultora Delloite, com dados dos ultimos 10 anos, onde tem os 30 clubes com maiores receitas.
POS CLUBE RECEITAS EM M€
1Real Madrid 549.5
2Manchester United 518.0
3Bayern Munich 487.5
4Barcelona 484.6
5Paris Saint-Germain 474.2
6Manchester City 414.4
7CHELSEA 387.9
8Arsenal 359.3
9Liverpool 305.9
10Juventus 279.4
11Borussia Dortmund 261.5
12Milan 249.7
Tottenham 215.8
14SCHALKE 04 213.9
15Atlético Madrid 169.9
16Napoli 164.8
17Internazionale 164.0
18Galatasaray 161.9
19Newcastle United 155.1
20Everton 144.1
21West Ham United 137.4
22Aston Villa 133.0
23Marseille 130.5
24Roma 127.4
25Southampton 126.9
26BENFICA 126.0
27Sunderland 124.8
28Hamburg 120.3
29Swansea City 118.0
30Stoke City 117.6
Nós fazemos 35M€!!!!! Se nao alargarmos base de apoio perderemos o comboio!!
E isto que deve mobilizar os Sportinguistas…todos queremos titulos mas temos que alargar a base para criarmos as condições …olhem pos números!
E depois pensem se não conseguimos convencer um amigo a fazer-se sócio por 6€!!
6 Maio, 2015 at 15:12
Frost,
Os sócios serão uma das peças desta formula sem dúvida, outras a explorar são o naming do estádio e da academia, bem como a expansão das academias e conseguir um patrocinador para as camisolas de uma marca global e que tenha uma estratégia bastante activa no mercado.
E ganhar a taça poderá ser um ponto de alavancagem bastante significativo no objectivo de impulsionarmos as nossas receitas.
6 Maio, 2015 at 15:23
E isso mm Fito!! Tenho tentado por a vista de todos a urgencia que ha em alargarmos…
Falaste do naming do Estadio…qts nao teram noçao destes numeros e liminarmente se oporiao a isso?
6 Maio, 2015 at 15:40
Muitos. Eu nao.
Por mim sou a favor do Naming, até porque seja qual for o nome do Naming, para mim será sempre Alvalade
6 Maio, 2015 at 15:51
Lembro-me de alguém, há quase de um ano sensivelmente, ter feito uma montagem, com uma fotografia áerea sobre o Estádio de Alvalade, em que aparecia a Fly Emirates no topo do estádio… ora, como esses gajos já se viraram para o boifica, poderia ser Qatar Airlines ou Malasya bla bla bla…
6 Maio, 2015 at 15:55
Tenho ideia que esse tema já foi debatido e chumbado numa assembleia, há falta de informação creio, no que diz respeito a esse tema. Será inevitável e uma nova estratégia de modernização e expansão da nossa marca.
Como dizes Bruno, será sempre o Alvalade, só que com mais uns € em caixa 😉
Seria sem dúvida um encaixe bastante significativo, uma ajuda por exemplo para as modalidades.
6 Maio, 2015 at 15:29
É um facto que temos um lema, é um facto que se aplica a adeptos mas especialmente aos atletas, é um facto que preguiça não faz parte do nosso lema mas que ultimamente tem contagiado muitos dos nossos atletas. Por isto tudo um adepto que se conforma com isso em nada esta a ajudar o clube. Cultura de exigencia, e aplicação do nosso lem à letra só assim ficará mais fácil chegar à glória.
6 Maio, 2015 at 15:35
Vá… deixem falar o Jubas76!!!
6 Maio, 2015 at 15:37
Eu sei o que ele teria para acrescentar:
O plantel do SCP não vale um caracol, os reforços foram uma merda! E a formação do SCP é um mito urbano.
6 Maio, 2015 at 15:35
Já em Alcochete, Palhinha na bancada
Ribeiro-geraldes-mica-samba-rabia-geraldesII -rubio-drame -wallyson -Heldon e o central que não lembro o nome
6 Maio, 2015 at 15:35
Heldon?
6 Maio, 2015 at 15:35
Heldon não, é gelson
6 Maio, 2015 at 15:37
Ahhhhhhhhh 😀 hehehehehe
6 Maio, 2015 at 15:38
A porra do telemovel engana 🙂
6 Maio, 2015 at 15:38
O Palhinha está lesionado Mãos-de-Ferro. Faz-me um favor, chama nomes ao demente do Vasco Santos.
6 Maio, 2015 at 15:39
Já chamei mal entrei
6 Maio, 2015 at 15:40
Falta um gajo no meio-campo…
6 Maio, 2015 at 15:41
Rabia, Geraldes e Wally
6 Maio, 2015 at 15:41
É o rabia
6 Maio, 2015 at 15:42
Então falta um central… Nuno Reis?
6 Maio, 2015 at 15:44
Sim
6 Maio, 2015 at 15:56
O Palhinha tem dói-dói? 🙁
6 Maio, 2015 at 15:57
Maiores inimigos do SCP nos últimos 30 anos (por ordem decrescente):
– Dirigentes dos rivais (fcp e slb)
– Corja mafienta que se apoderou dos orgãos de poder do desporto em Portugal (a maior parte foram enviados pelos corruptos do norte)
– Últimos presidentes do SCP que acabaram com modalidades, e quase destruiram o Sporting Clube de Portugal
– Sócios do SCP que permitiram que esta corja de presidentes permanecesse em Alvalade a fazer o que foi feito
O remanescente dos factores que têm feito com que o SCP vença menos que os outros, decorrem dos pontos que foram enumerados em cima!
SL
6 Maio, 2015 at 15:58
algum link?
6 Maio, 2015 at 16:01
47 segundos e golo do facadas b
6 Maio, 2015 at 16:01
Golo sofrido aos 48secs
6 Maio, 2015 at 16:01
http://svpn.blogspot.pt/p/sporting-tv.html
6 Maio, 2015 at 16:02
obrigado!
golo como assim?!?
6 Maio, 2015 at 16:03
Rubio golo
6 Maio, 2015 at 16:03
Este Gelson!!!! Que jogador do caralhão!!!
6 Maio, 2015 at 16:04
Grande arrancada crlh
6 Maio, 2015 at 16:03
Bela jogada de Gelson e golo do empate de Rubio!
SPOOOOOOORTING!
6 Maio, 2015 at 16:05
Ainda falam no Campbell…
6 Maio, 2015 at 16:10
epá, que venha o Gelson, foda-se..!.eu sou o fã numero 1 do Gelson!!! e defendo abertamente que ele e o Wally e até o Irui façam a pré-época. mas isso nao retira o facto do Campbell ser craque , italiano! 😉
6 Maio, 2015 at 16:11
😛
6 Maio, 2015 at 16:14
Campbell?!? Para levar água ao Gelson e ao Iuri ou para puxar lustro às chuteiras do Sacko e do Podence?
6 Maio, 2015 at 16:16
Se calhar é trabalho demais para o Campbell. O melhor é trazer tb o Kostic para o ajudar.
Sorry Converge, não resisti!
😉
6 Maio, 2015 at 16:34
Porra, entao vocês nao achavam que eu me vinha todos os dias se fossemos campeões com esta equipa…:
Patricio, Cedric, Domingos Duarte, Tobias, Mica, Palhinha, Gelson, Iuri, Francisco Geraldes, Chaby,Podence
– uma equipa de 11 campeões portugueses , todos eles formados desde o tempo dos calções no Sporting!! seria um recorde Mundial!!!
mas, nao sendo possivel (pelo menos para já….venham os craques mais valias e desde que caibam no bolso! 🙂
6 Maio, 2015 at 16:04
Que jogada do Gelson!!