Ponto Prévio: No meu entender exigir a qualidade e rendimento das segundas linhas equivalente ao das primeiras é uma contradição em si própria. Senão não eram “segundas linhas”. Para mim, “segunda linhas” significa um conjunto de jogadores de características iguais ou diferentes das primeiras que garantem, não só competitividade num plantel mas também um rendimento adequado ao estatuto que têm e nunca um rendimento igual ou superior àqueles que substituem. Quando, por vezes, isso acontece significa uma de duas: ou o suplente tem uma qualidade igual ou superior em relação ao jogador que joga mais, ou o suplente está num melhor momento de forma que o titular. E dou dois exemplos diferentes que comprovam isto: o primeiro é Paulo Oliveira, que foi contratado para ser segunda linha mas a sua qualidade já era superior ao das primeiras (particularmente, Maurício) e o segundo é Miguel Lopes, que para mim não é melhor do que Cédric mas no momento em que entrou no 11 estava melhor que o titular. Portanto, quando uma segunda linha se transforma em primeira, isto não quer dizer que a qualidade de ambos é idêntica ou que a regra devia ser essa. Quer apenas dizer que existiram outros factores que contribuiram para essa alteração (avaliação do treinador, momento de forma, lesões, etc.) e, claro, que o habitual suplente agarrou com as duas mãos a oportunidade que lhe foi dada.
Olhando para o nosso plantel, verificamos que existe um 11 titular que dá algumas garantias de competitividade e um conjunto de jogadores que podem entrar no onze e que garantem qualidade embora, nalguns casos, tenham características diferentes. Falo de Tobias, Miguel Lopes, Mané, André Martins e Montero. Cada um na sua fase, entraram no onze e responderam bem. Excepto os dois últimos, que tiveram dois períodos distintos. Um em que não jogaram bem e outro, mais recente, em que estão a dar mostras da sua capacidade. Curiosamente, o período em que estiveram mal coincidiu com um posicionamemto diferente em campo com o André a jogar a médio ofensivo e Montero sozinho no ataque (e mais importante, a ser servido de forma errada e a ter que jogar muito mais sem bola do que com ela), o que rapidamente levou às suas saídas do onze e, inclusive, deixaram sequer de ter minutos passando a ser até terceiras opções. Neste período mais recente, foram ambos chamados, AM recuou uns bons metros no terreno e Montero teve um companheiro na frente de ataque e passou a ter mais participação no processo ofensivo. O resultado está à vista: ambos subiram de rendimento e de cotação junto dos adeptos. André Martins passou a pautar jogo no meio-campo defensivo e Montero passou a ter mais bola, mais liberdade no campo e, consequentemente, mais golos e assistências. Eis a prova cabal de que, se calhar, mais importante do que ter grandes jogadores é colocá-los onde se sentem bem e onde podem utilizar as suas melhores características. É que não estamos a falar de dois cepos mas, provavelmente, de dois dos jogadores com mais técnica do plantel que dependem, mais do que ninguém, do tipo de futebol que a equipa pratica. Num futebol pausado, de posse e jogado com variações entre jogo exterior e interior são elementos muito importantes porque assumem o jogo, gostam de ter bola e tratam-na sempre bem. Num jogo mais rápido, de transições, jogado por fora e baseado em cruzamentos para a área são inconsequentes, diria até inúteis. A pergunta que eu faço é: será que estes dois jogadores não servem para a equipa ou o tipo de jogo que a equipa pratica não lhes serve a eles? Vou ainda mais longe: Qual o tipo de jogo que melhor se adequa aos jogadores que temos e aos objectivos ambiciosos a que nos propomos? Ou então: que tipo de análise final vai ser feita quando se decidir o futuro de ambos? Perguntas retóricas, que vão ficar sem resposta e que, provavelmente, serão esquecidas quando ambos abandonarem o clube no final da época…
Temos ainda, um conjunto de jogadores fiáveis cujo verdadeiro valor só saberemos se lhes dermos um período considerável de tempo de jogo. Falo de Rosell, Jonathan, Rubio, Gauld ou Tanaka. Sobre Gauld e Rubio, estamos a falar de dois jovens com bastante qualidade que já demonstraram na B aquilo que são capazes. Rosell é um jogador fiável cujo único problema é ter de substituir o melhor jogador do plantel. Se querem que ele varra o miolo, entre e saia de cabines telefónicas e faça slaloms com atrelado como faz o William tirem daí o sentido. Uri é precisamente o oposto, passa despercebido, joga sempre a 1/2 toques e garante equilíbrio defensivo. Jonathan é o típico jogador argentino, bom com a bola e agressivo e raçudo sem ela. Se querem que ele meta 10 assistencias por época como faz o Jefferson, esqueçam. Mas é gajo para, de vez em quando, fazer um slalom que fez agora contra o Porto B, enfiar uma bomba do meio da rua como fez no princípio da época ou mesmo entrar na área e marcar um golo como contra o Porto em Alvalade ou contra o Chelsea em Stamford Bridge. Nada mau para um lateral suplente de 20 anos que faz este ano a sua primeira época na Europa. Já Tanaka é “só” o melhor rematador do plantel (e isto diz muito sobre a nossa capacidade neste aspecto) e o avançado com melhor média de golos/minutos jogados. Tem lacunas no seu jogo mas também tem qualidades que precisamos como de pão para a boca, nomeadamente, na capacidade de remate e marcação de livres directos.
Pois bem. O primeiro passo para se avaliar um jogador é compreender as suas características em vez de lhe pedir que faça coisas que outros, completamente diferentes, fazem com frequência. Até porque nunca fazemos o exercício inverso, tipo pedir ao Slimani que meta um livre na gaveta à Tanaka ou que marque um golo acrobático à Montero. Tantas e tantas vezes leio que “Montero e Tanaka não são Slimani”, “Rosell não é William” ou “Jonathan não é Jefferson”. Na verdade, nunca percebi bem o que é que isso quer dizer. Quer dizer que são (muito) melhores? Que garantem mais rendimento? Que trabalham melhor? Não sei. O que sei é que quando foram chamados mostraram qualidades muito especiais e um compromisso com a equipa que alguns dos jogadores titulares não demonstraram em determinada altura. Quanto vale esta postura? Para mim, vale muito. Mesmo não sendo habituais opções podem, perfeitamente, construir uma história interessante em Alvalade desde que estejam rodeados de um elenco de qualidade que também os faça evoluir. E esta é a parte em que vocês se espumam todos e gritam em plenos pulmōes: “Foda-se! E queres ser campeão com jogadores deste tipo?” E eu respondo, com toda a calma e até um sorriso arrogante, que sem jogadores assim não conseguiremos ser campeões. Hoje, se calhar, ninguém se lembra mas por cada Acosta havia um Ayew, por cada Duscher havia um Bino e por cada César Prates havia um Saber. Ou seja, por cada jogador de qualidade indiscutível, haviam sempre uns quantos apenas úteis, de equipa, com características diferentes, que não levantavam ondas e que, nalguns casos, até eram verdadeiros cepos! Mas tiveram o seu lugar (e até tempo de jogo!) em equipas campeãs. Porquê? Porque é assim que se constroem planteis. Se fossem todos estrelas e de qualidade indiscutível andavam em guerra no balneário porque só podem jogar 11. São sempre precisos jogadores que sabem o lugar que ocupam, que são pacientes em esperar a sua chance e que trabalham nos limites. É aqui que enquadro jogadores como Tanaka, Rosell, André Martins e, em certa medida, até Montero. Não é “aqui” que está o problema de não termos lutado pelo título. Não podem ser os suplentes a ficar com o ónus de uma má época e os titulares a receberem os louros de uma boa época.
Afinal, perguntam vocês, onde está então o problema? Para mim, o problema está na regularidade (ou falta dela) dos titulares, na inexperiência do treinador e, claro, nos factores externos que não é neste texto que se pretende dissecar. Um treinador com experiência não só pode transformar uma equipa menos apetrechada num campeão (Inácio) como também pode ser inteligente em perceber que muito pouco se pode ensinar a um elenco de luxo (Boloni). É isto que traz a experiência: saber aquilo que se tem em mãos e utilizar a forma adequada para potenciar aquilo que existe, seja bom, mau ou assim-assim. Por outro lado, se quisermos realmente ser campeões, temos de aumentar a qualidade dos titulares. Isso pode ser feito de duas maneiras: ou se contratam jogadores melhores do que eles ou o treinador desenvolve melhor aquilo que já temos. Preferencialmente, ambas.
Em relação às segundas linhas, deixem-nos estar em paz porque estão muito bem. Melhor do que era expectável no início da época e com um rendimento bem interessante para o tempo de jogo que têm. O próximo defeso será fundamental para o nosso futuro. Se calhar, é preciso tomar decisões difíceis, como substituir alguns jogadores que consideramos “titulares” ou “indiscutíveis” por outros capazes de, não só assegurar um rendimento melhor como também de acrescentar coisas diferentes ao nosso futebol. Ou simplesmente mudar algo no modelo de jogo que potencie melhor os recursos que temos. Ou ambos. Não sei. O que eu sei é o seguinte: as alterações que precisamos e que farão aumentar o nosso nível terão de ser feitas nos onze jogadores mais utilizados. Porque foram eles os grandes responsáveis pela temporada que estamos a fazer. Para o bem e para o mal.
PS: Para terminar, quero deixar uma estatística que ajuda a perceber esta ideia: Montero, Slimani e Tanaka têm, juntos, 34 golos (14+13+7). Mais do que a soma dos golos dos avançados titulares e suplentes dos rivais. O problema é que, por exemplo, o Jackson e o Jonas, só na Liga levam quase 20 golos. Ainda acham que o problema está nas segundas linhas?
* todas as sextas, directamente de Angola, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
8 Maio, 2015 at 14:39
Subscrevo o que dizes Sa. Faltou tempo e oportunidades as segundas linhas e a Taça da Liga acabou cedo demais. De resto e atendendo aos últimos dois jogos, tenho gostado do que tenho visto e acho que em muitos jogos dever-se-ia ter começado 4-4-2 e terminado 4-3-3. Quem sabe se em certos jogos teriamos acabado 2 ou 3-1 em vez dos malfadados 1-1 que nos fazem pensar tanto.
Abraço
SL
8 Maio, 2015 at 14:42
Lá está , grande perspicácia !
Gosto sobretudo da última pergunta.
Faço aqui um OFF – Bilhetes da taça
A pedir um post para combinar tácticas para o assalto à federação !
Calculo que hoje à meia noite já se possa “atacar” e sugeria todos os tasqueiros a fazerem pelo menos uma compra de 2 ou mais bilhetes pois isso permite levar mais tasqueiros à final. Temos de nos juntar e aumentar as nossas possibilidades.
8 Maio, 2015 at 14:45
Eu já pus a família em alerta máxima, vou tentar comprar o máximo que conseguir uma vez que de certeza que os vendo.
8 Maio, 2015 at 14:57
Pode ser à meia noite e um minuto… pode ser de manhã cedo. Propunha que assim que alguém soubesse quando começa ou logo que tiver começado que informasse logo aqui. SL
8 Maio, 2015 at 15:46
quem conseguir compre o maximo possivel q depois poe-se aki na tasca ..
E dos investimts mais seguros dos proximos dias! 😉
8 Maio, 2015 at 14:56
Eu vou estar a clicar, a clicar….
8 Maio, 2015 at 15:26
A minha aposta vai para ser só amanhã de manhã que se inicia a venda…
8 Maio, 2015 at 15:29
Pois a minha aposta é que amanhã toda a manhã, o site vai estar em baixo e só depois de almoço é que começa a bombar.
E o pior é que é sábado (propositadamente) e não temos com quem reclamar nem quem insultar
8 Maio, 2015 at 15:32
Da última vez, o site bloqueava por todos os lados, mas alguns foram conseguindo comprar. Eu conseguia às vezes avançar uma página, mas nunca consegui chegar até ao fim… até que aquilo começou a mexer, já não havia era bilhetes 🙂
8 Maio, 2015 at 15:41
Pudera
Não havendo bilhetes anda num instante.
Amanhã vou estar agarrada ao computador tipo nerd 😛
8 Maio, 2015 at 14:42
Que dizer mais acerca deste texto?!?
Excelente, e subscrevo exactamente tudo o que disseste.
Montero (apesar de ser um dos meus jogadores favoritos) é de longe o jogador mais inteligente que temos e com qualidade com a bola nos pés.
Talvez em alguns jogos mesmo jogando em 4-3-3 e apostar no Montero a 10, dando lhe a liberdade que ele tanto gosto e tanto nos delicia, jogando com dois médios de contenção atrás dele.
Abraço
SL
8 Maio, 2015 at 14:43
Ao Leão do Deserto e ao Fito os meus mais sinceros e leoninos votos de Parabéns e que tenham um dia verde e feliz 😀 .
Sá vou ler mais tarde uma vez que é extenso mas como sempre tivemos em sintonia quase de certeza que o teu prato vai ser bastante bem saboreado.
Mais logo te digo se estava no ponto. 🙂
Um abraço.
S.L.
8 Maio, 2015 at 17:27
Aproveito a boleia para dar os parabéns a quem o merece 🙂
E ja agora … Posso dizer que o Sá defende os nossos meninos como um Leão.
😉
8 Maio, 2015 at 14:45
Hmmm ….
Existem muitas ideias com as quais concordo. Outras não.
Por exemplo não acho que seja a existência de um avançado que marca 20 golos que nos tornará mais fortes. Mas obviamente posso (e estarei decerto) estar errado. É um problema mas n
ao é o nosso maior problema.
https://infogr.am/ataques_-94601423
Por outro lado também não foram os factores externos que nos condicionaram.
https://infogr.am/cartoes-670095564
Ainda não percebi bem porque não estamos no topo. Devem existir inúmeros factores e as duas derrotas da época, sobretudo a de Guimarães que o BdC sentiu como se fosse uma facada, são um dos pontos essenciais.
A outra foi o nosso começo. Horrível. Um festival de pontos perdidos desnecessariamente.
8 Maio, 2015 at 15:38
Há outras explicações…
Houve quem tivesse começo horrível também mas tinha a mão (não tão) invisível por baixo para… “upa, upa…”. Chamam-lhe de… “colinho”!
8 Maio, 2015 at 14:58
Continuar a insistir no AM é um erro. Aliás, é impossível analisá-lo no mesmo plano que Montero.
O AM simplesmente não tem lugar no plantel. Não vi sequer a melhoria de que o Sá fala na posição 8. Talvez tenha sido um pouco menos mau mas não lhe descortinei nada que possa trazer ao nosso jogo que outros elementos do plantel não façam melhor.
Juntando a isso a subida natural do Wallyson para o ano e o AM fica como talvez a 4a opção. É mau para nós e péssimo para ele. Desejo-lhe tudo de bom na sua vida profissional mas não o vejo como alternativa para nenhum dos nossos titulares.
SL
8 Maio, 2015 at 15:11
se o A martins fosse esperto…treinava livres q nem um doido cm Zico…
“Ah sou baixinho,ne? Mas meto-as tds la dentro”
pessoal a querer evoluir individualmt ve-se pouco…
Ai a minha venia ao Sli…em 2 anos evoluiu individualmt.. sobretd tabelas e a fazer de pivot.. qd veio tinha tijolos…
8 Maio, 2015 at 15:45
+1
8 Maio, 2015 at 16:32
Haja alguem que vê o mesmo que eu!! É assim mesmo Barbosa!
————————————————————————————————————–
“O resultado está à vista: ambos subiram de rendimento e de cotação junto dos adeptos. André Martins passou a pautar jogo no meio-campo defensivo ”
A.Martins subiu de rendimento? lol
O ultimo jogo que fez foi provavelmente uma das piores exibições dele!
Tal como o Barbosa escreve….A.Martins nem no plantel!! E digo isto sem necessidade de Compras!!! Até na B já temos melhor que o André!
Aparenta ser uma excelente profissional… Sportinguista, mas isso não pode ser o critério para fazer parte do Plantel, porque se assim fosse Nós faziamos parte do Plantel!
8 Maio, 2015 at 15:01
Desculpa mais este OFF Sá 😉
Mas acabei de ler isto e não posso deixar passar sem a devida vénia !
http://comquemsporting.blogspot.pt/2015/04/primos-afastados.html
Brutal !
8 Maio, 2015 at 15:06
Isto já foi falado a semana passada 😛
8 Maio, 2015 at 15:32
sorry então ! não sei como é que me passou….
8 Maio, 2015 at 15:01
Exactamente, mais coisa menos coisa, o que penso.
E para os que argumentam na falta de qualidade das primeiras partes dos últimos dois jogos (com as segundas linhas) que podem ter melhorado nas segundas partes com WC, Adrien e Slimani deixo a pergunta, mas afinal não demos, variadíssimas vezes, primeiras partes de avanço com as primeiras linhas em campo ?
Alias, colinho à parte (que deu um avanço não merecido) não foi o SCP com as suas primeiras linhas a esbanjar pontos?!?
O japa não saiu do já banco para nos dar pontos ?
O uri não entrou na para segurar um resultado, tal como o AM?
Basicamente, o que é importante é:
– deixarmo-nos disto de um jogador passa de besta a bestial semana a semana (ex JM, incompreensível como o titular era o AM, agora o JM já é um jogador que não serve para sermos campeões. Outro nani, vinha de férias, depois já foi o abono, o extra de classe, agora já é um merdas que se arrasta em campo…montero era espectacular, era uma merda, agora é razoável, mas é para vender….carrillo, devia ter sido vendido, afinal está em forma e a jogar e para a equipa como nunca, neste jogo só fez merda, além da assistência não fez mais nada de jeito, ah ganda peruano, está cobra é cegueta…. enfim)
– ter os jogadores nas posições em que rendem mais = mudar o sistema de jogo conforme os intervenientes
– acabar com vacas sagradas e hierarquias da treta, hierarquia é a qualidade e o momento de forma…
– dar mais tempo em competição aos jogadores . Obviamente o plantel deve ter um onze base mas deve rodar regularmente, 15-16 jogadores. Não apenas 11.
Isto iria descambar para o MS e não quero ir por aí.
Ainda tem algum crédito, está a fazer-se e o importante é o projecto, não o presidente ou o treinador…
8 Maio, 2015 at 15:04
Pena nâo se poder usar tambem 2as linhas em relação à equipa técnica… (para quando estivesse “menos bem”, podermos meter a suplente), eheheh
8 Maio, 2015 at 15:32
LOL
8 Maio, 2015 at 15:07
Subscrevo o post do Sá!
8 Maio, 2015 at 15:09
Faltou o destaque devido ao suplente/2ª linha mais valiosa de todo o campeonato (arrisco dizer isto), estatisticamente falando, Carlos Mané.
Para o ano, estão criadas as condições para voltar a ter uma ainda maior profundidade no plantel, com a inclusão de vários jogadores cujos empréstimos ou prestações na equipa B assim o permitem/exigem.
Faltará, “apenas”, compreender a vital importância que é a manutenção dos activos de maior qualidade de rendimento e tentar não desmantelar em demasia aquele que será o onze-tipo… O resto, bom, o resto acredito que já temos. Os resultados assim o têm provado, pena alguns percalços pelo caminho…
SL
8 Maio, 2015 at 15:14
So nas primeiras 4 jornadas fez-se 6 pts em 12 possiveis….
Nao foram as 2s linhas pois nao?
8 Maio, 2015 at 15:15
O treinador tem um contrato que se ficar com mais de 15 pontos de atraso
é despedido com justa causa, como principio até acho correto mas esta
situação faz com que se defenda e não arrisque a colocar a jogar mais
segundas linhas preferindo aqueles que lhe dão a ele mais confiança. Em
outros anos já temos ficado a vinte e tal pontos do primeiro e neste
momento estamos a nove. Gosto da mensagem da cultura de exigência,
mas isso também tem que passar pelo departamento de futebol, para
reunir as condições para o sucesso e isso passa pelo que disse o
presidente há uns meses atrás que farão tudo para se enganarem
menos nas aquisições.
8 Maio, 2015 at 15:17
O grande problema do Sporting este ano foi apenas um:
Os pontos perdidos em Alvalade com os vários empates com equipas que vão jogar ao galinheiro e ao ladrão e são invariavelmente despachadas com 3 ou 4 batatas. Perdemos a luta do campeonato com as equipas pequenas porque não conseguimos arranjar um método eficaz para despachar estas equipas. E aqui, quanto a mim, como a culpa não morre solteira, houve vários culpados:
a) MS porque sendo ele o treinador tem de arranjar táticas alternativas que resultem contra estas equipas. Tem de se jogar mais em velocidade.
b) Os próprios jogadores que denotaram nestes jogos uma falta de eficácia impressinante. Quantos golos cantados foram falhados escandalosamente? Tanta falta de eficácia!
c) A direção. Sim a direção cometeu 2 grandes erros esta temporarda. As saídas de Rojo/Dier no eixo central não foram devidamente preparadas. Um Ewerton deverei ter vindo 6 meses mais cedo. A birra de Slimani/ausência na CAN também não foi devidamente vista. Quantos pontos perdemos por Slimani ter ido para a CAN e ter vindo lesionado?
Que se aprendam com os erros e se faça melhor para o ano. Treinador, jogadores, direção pois nós, os adeptos, merecemos um Sporting cada vez melhor.
8 Maio, 2015 at 15:23
Sim concordo ha responsabilidades de tds.
Agora tanto pa treinador cm jogadores e direcao nao merecem ja uma forca em cd candeeiro!
Raios!
Faltam 3 jornadas e podemos fazer a melhor classificacao de sempre desde q ha sistema de 3 pts!
8 Maio, 2015 at 15:18
Mais uma vez e para não variar, totalmente de acordo 😉
Sá, apenas uma correcção. Actualmente, o avançado com melhor rendimento é Montero.
Montero – 34J / 14G / 0.41GpJ / 140 MpG
Tanaka – 26J / 7G / 0.27GpJ / 158 MpG
Slimani – 30J / 13G / 0.43GpJ / 159 MpG
Curiosamente, Slimani é o que leva mais tempo a marcar.
8 Maio, 2015 at 15:33
GAG,
O rácio golos/ minutos por jogo é semelhante? Uma coisa são golos por jogo (que são sempre contabilizados como 90 min). Acho que se fizermos o cálculo de minutos jogados, Tanaka tem melhor média. Mas não tenho a certeza.
8 Maio, 2015 at 15:34
Tens logo a seguir isso, Sá, nos Minutos por Golo !
8 Maio, 2015 at 15:41
Obrigado, GAG e Vedrix. Fica a correcção.
8 Maio, 2015 at 15:43
Sá, dia 31 estás cá?
8 Maio, 2015 at 16:05
Infelizmente, não.
8 Maio, 2015 at 16:09
Estava eu a contar co m a tua boleia
Nós gritamos por ti e trazemos-te uma foto da Taça 😉
8 Maio, 2015 at 15:19
E segue a agenda leonina para a semana.
http://grandeartistaegoleador.blogs.sapo.pt/agenda-leonina-186065
8 Maio, 2015 at 15:19
Permita-me o OFF CODFISH…
Voltado dumas férias que se pretendiam um pouquinho mais tranquilas (obrigado por isso, sindicato dos pilotos da TAP!!!), estou de volta ao Bussaco!
Já dei uma volta pelo feijokal, pela padaria e pelo forno que costumam oferecer a matéria prima para as sandochas de leitão… por isso, tudo a postos.
Hoje, fui dar uma vista de olhos pelas capas dos jornais, o que constato…
1) O Seixal continua o país das maravilhas… o Carnide avança para os que quer, quando quer e como quer… até os faz esperar. Tudo um mar de rosas, não os atrapalha (“X” a chegar. “Y” pode esperar…). O de costume…
2) Do Porco só se fala em contratações acertadas e o grande trunfo que o LOTO pode ser para o mercado… portanto, tudo normal. Felizmente que o Danilo já foi vendido antes de fechar o R&C da época em Junho, senão…
3) NO SCP… ahhh… esse manancial de informações sumarentas! Aqui, vou tentar “descodificar” (o que para a maioria dos tasqueiros não será um novidade, mas enfim… estive fora duas semanas e apetece-me jogar conversa fora… ). Então, a saber…
O NOJO:
“Ordenado de Brian Ruiz está dentro dos limites” (Ou seja, lá virá a noticia que o SCP não teve capacidade negocial para o trazer ou o jogador não queria vir… o que vai ser muito sumarento no caso de fechar com Carnide o Putedo FC)
“Campbell só aceita vir em definitivo” (Outra vez… é como se o SCP já estivesse em negociações. Obviamente mais uma incompetência a caminho que não trouxe o Campbell para Alvalade… obviamente a jogar no Arsenal o menino recebe em sandes de torresmos e sumóis…)
A Burla:
“Castagnios na lista se Guidetti falhar” (
8 Maio, 2015 at 15:35
Permita-me o OFF CODFISH… ). Então, a saber…
Voltado dumas férias que se pretendiam um pouquinho mais tranquilas (obrigado por isso, sindicato dos pilotos da TAP!!!), estou de volta ao Bussaco!
Já dei uma volta pelo feijokal, pela padaria e pelo forno que costumam oferecer a matéria prima para as sandochas de leitão… por isso, tudo a postos.
Hoje, fui dar uma vista de olhos pelas capas dos jornais, o que constato…
1) O Seixal continua o país das maravilhas… o Carnide avança para os que quer, quando quer e como quer… até os faz esperar. Tudo um mar de rosas, não os atrapalha (“X” a chegar. “Y” pode esperar…). O de costume…
2) Do Porco só se fala em contratações acertadas e o grande trunfo que o LOTO pode ser para o mercado… portanto, tudo normal. Felizmente que o Danilo já foi vendido antes de fechar o R&C da época em Junho, senão…
3) NO SCP… ahhh… esse manancial de informações sumarentas! Aqui, vou tentar “descodificar” (o que para a maioria dos tasqueiros não será um novidade, mas enfim… estive fora duas semanas e apetece-me jogar conversa fora…
O NOJO:
– “Ordenado de Brian Ruiz está dentro dos limites” (Ou seja, lá virá a noticia que o SCP não teve capacidade negocial para o trazer ou o jogador não queria vir… o que vai ser muito sumarento no caso de fechar com Carnide o Putedo FC)
– “Campbell só aceita vir em definitivo” (Outra vez… é como se o SCP já estivesse em negociações. Obviamente mais uma incompetência a caminho que não trouxe o Campbell para Alvalade… obviamente a jogar no Arsenal o menino recebe em sandes de torresmos e sumóis…)
– “Montero já vai por 6M€” (Vou ali rir-me e já volto!)
A Burla:
– “Castagnios na lista se Guidetti falhar” (Aqui fazem a coisa tipo shampoo e acondicionador… duas falhas numa só!)
– “Brian Ruiz só depois da Taça” (Pois claro… Isto de fechar jogadores antes não é para o Sporting… Mas adivinho mais parangonas em como não veio por não sabermos negociar)
– “Leão avança para Uvini” (Diria que “uvini” requentada está mais para “uva passa”)
Rascô:
– “Carrillo não renova” (Mais uma “o record sabe que…”! Obrigado, Rascô… mas essa eu já sei há um ano! Tou farto de dizer que Carrillo não renova desde Maio do ano passado. Mas pronto, há que aproveitar as parangonas…)
– “Belfodil e Guidetti são hipoteses” (Também eu sou e então?!… Mas não me admira que escolham o argelino como hipótese. Qualquer “belo fodil” que seja relacionado com o Sporting para eles é um docinho!)
– “Sporting tem contratação de Guidetti bem emcaminhada” (Esta é um “must”… Bom para dizerem que falhou!)
Por agora chega… Basta fazer a comparação com as nalgas para perceber o que nos espera este defeso. E ainda nem acabou a época!
Já deu para perceber que continua tudo na mesma base!
Agora pergunto ao amigo Tasqueiro mais “distraído”:
Vais continuar a gastar dinheiro em Rascos, Burlas e NOJOS?
Se compras, sabias que 6/7 jornais destes por mês, dá para pagar quotas de sócio?
Sabias que o SCP tem TV e jornal?
Sabias que o Sporting é nosso e precisa de todos?
Calculo que dirás que sim, agora eu pergunto (aos que não são sócios):
O que vais fazer, companheiro Tasqueiro?
Ajudar a alimentar quem nos quer comer a carne e os ossos… ou ajudar a muscular o Leão?
FIGTH & RESIST!!! (PS: Só vi as capas… não gastei um tusto para ver papel higiénico de má qualidade que nem picotado tem!)
8 Maio, 2015 at 20:09
Com referência ao 1) e ao rascorde, há um pequeno título que vale a pena: o Jansenn (não sei se é assim que se escreve, mas ele não deve ser como o Lopatego) o Jansenn, dizia, aceita reduzir o salário para entrar no galinheiro…
8 Maio, 2015 at 15:37
Bom regresso camarada !
Mas falta aí texto não…é complicado escrever num teclado depois de muitos dias de caipirinha na mão, não ?
8 Maio, 2015 at 15:40
Estou em transição…
Detox de caipirinhas para “saké mode”…
8 Maio, 2015 at 15:41
Já completei… a seguir! 😉
Dedo no gatilho estava irrequieto… era vontade a mais de voltar aqui às “lides”… 🙂
8 Maio, 2015 at 15:39
Parabéns aos aniversariantes de hoje…
Em especial a “DEUS”… 🙂 (Continuo fã!!!)
8 Maio, 2015 at 15:48
Em relação à bacalhauzada…
Para mim, segundas linhas são as que vem a seguir às primeiras. E temos de saber viver com elas… o Sporting não tem condição de ter umas 2ªs linhas a “bold” como as primeiras pela simples razão que não tem daquilo com que faz o palhaço aparecer no circo…
Por isso, apenas espero que se consiga segurar o possível deste plantel com qualidade e que se complete o mesmo com o máximo de 4/5 contratações (dependendo de como se faz, se é que se faz, o regresso do Lábias!) e a subida de alguns “B’s”/emprestados)… Isso e a cabeça limpa do treinador!
Com isto, e o esperado “downgrade” dos rivais… eu acredito! Claro que também temos de lutar com outras coisas por fora, mas isso não é da conta do plantel… precisamos dum reforço de peso para isso ao nível dum Manolo Vidal! Alguém que aponte o dedo aos podres na sua cara mas em surdina… só para saberem que “nós sabemos que eles sabem que nós sabemos”…
8 Maio, 2015 at 16:01
Noa sei s ja foi dito aqui…
Se para o FCporco esta correcto para o carnide a permissa de q a soma dos avançados titulares + suplentes é inferior á do sporting esta incorrecta pq salvo erro basta Jonas e Lima para ultrapassar os 34 golos.
8 Maio, 2015 at 16:03
Depois de ver os resumos do jogo dos B’s contra os bufosos de lá de xima, pergunto:
Com aquele futebol e com Montero lá na frente, aos quantos tinha terminado aquela “lição”????
8 Maio, 2015 at 16:06
Grande Ricardo, regresso em forma, como sempre!;)
desculpem lá (e desculpa tb, Sá), não tem a ver diretamente com o post mas estava a cuscar no forum dos adeptos do Celtic para ver se catrapiscava alguma inside info sobre o Guidetti e deparei-me com este diálogo entre dois adeptos do Celtic:
_______________________________________________________________________________
“Originally Posted by Samurai Bhoy :
I’m sure I read somewhere that he has agreed terms with Sporting Lisbon for around 40,000 (53.000 eur) per week and a 2.5 mil sign on fee (3.363.000 €ur)
Can’t remember where I read it but it could be bullshit!? ”
Resposta de outro adepto:
“Has to be nonsense. Correct me if I am wrong here but are Sporting Lisbon not, for want of a better phrase, fucking skint? (“skint” significa qualquer coisa como “tesos”)
outro adepto: “I wouldn’t say they are skint but they cannot afford that sort of money. No chance. ”
e mais outro adepto: “Thought as much. I’m sure I read they are in debt by hundreds of millions(like most modern clubs I suppose)..apart from us. ”
“Aye, you’re right man – I just googled it there. I dunno why I thought they were ‘alright’ but I definitely knew they weren’t mega rich. Certainly not even close to Porto or Benfica. They’re apparently in £187m worth of debt – what the fuck! Aye, no chance they can afford anything anywhere near what is being said. Infact I’m pretty sure I remember their fans on Facebook saying that is why they are targeting players like Gauld – because they need to bring up youth.
Edit: It begs the question, where will Guidetti end up? Nobody that is chasing him can afford his silly demands.”
_______________________________________________________________________________
à parte da loucura dos scottish de pensarem que pagamos 212k€ de salário por mês (quando todos sabemos que o teto é muito inferior), não deixa de ser curioso o modo como lá fora nos vêem, como um clube sem cheta. e inclusive com 251k€de ´divida!). isto vindo dum país como a Escócia;). E, claro, a ideia tb de que o porto e o benfica é que estão bem, claro. isso é a gestão de comunicação que os gajos fazem lá para fora. mas Isto só vem reforçar a ideia que se tem lá fora ods clubes portugueses. e por isso, há que continuar a nossa linha estratégia que é o equilibrio das contas para que possamos ganhar estofo financeiro e não sejamos uns tesos ao pé de “colossos” como Stoke Citys ou Celtics!
8 Maio, 2015 at 16:17
mtio curiosa tb é a alusão à contratação do Gauld como estratégia para captar juventude e esta pérola…
” Luckily their youth system is quality so they can rely on that. Perks of being a club like them or Ajax. Hopefully one day we can be on the same par. ”
é isto! é assim que somos cohecidos lá fora: um clube com dificuldades financeiras, mas com futuro! os adeptos do Celtic gostariam de ser como nós, essa é que é essa!
“
8 Maio, 2015 at 17:28
It’s not just luck !
Here in Portugal we call it Knowledge 😉
8 Maio, 2015 at 16:19
“Hey guys wake up! Benfica and Porto, also known as the gluteus of Portugal, have debts of 300 or 400 millions euros! Certainly thery are buying much more that they can afford!”
Sporting has now a new managing team that broke up with corrupt funds. Guidetti can certainly end in this prestigious club but not for 200 thousand euros a month…”
8 Maio, 2015 at 16:21
Fora de brincadeiras, curto o Celtic e os seus adeptos. Cantam o mesmo cântico do “you’ll never walk alone” do Liverpool e têm grande desportivismo. Pena estarem também contaminados pela (des)comunicação social…
8 Maio, 2015 at 16:24
Vai lá ao blog onde o converge leu e espeta lá essa arrochada! 😉
Faltou escrever “silicon” antes de “gluteus” para a coisa estar mais aproximada da realidade… 😀
8 Maio, 2015 at 16:33
😉 na mouche! deixo-te o link para espetá-la.
http://www.talkceltic.net/forum/showthread.php?t=145460&page=446
8 Maio, 2015 at 17:07
Daqui do trabalho não me está a deixar meter… vou tentar em casa. Deixa-me registar, mas depois não me redirecciona para a página de activação…
8 Maio, 2015 at 19:05
entretanto, seguno noticias daqui , guidetti assustou o SCP com o salario exigido, segundo diz um diario desportivo holandes…
http://www.insidefutbol.com/2015/05/08/celtic-striker-john-guidetti-scares-off-sporting-lisbon-with-wage-demands/206807/
8 Maio, 2015 at 16:22
São os ares da Serra… 😉
A imagem de tesos não podemos evitá-la nos próximos anos.
A questão de tectos salariais não a poderemos evitar nos próximos anos (embora acredito que esse limiar vá subindo em função das melhorias registadas com o abater da dívida, pois sem dinheiro não há palhaço que “faça rir”).
Vamos ter de reconstruir a imagem lá fora com tempo e, sobretudo, com “bons resultados” a nível europeu para nos dar mais visibilidade e proporcionar maior receita com venda de jogadores.
Vamos ter de saber e viver fazendo “mais com menos” por mais algum tempo…
sad but true!
8 Maio, 2015 at 17:18
Obg Converge…
Mais q Guideti vir ou nao..e a pobre imagem q temos la fora e q urge ser trabalhada!
Raios..existem 244 milhoes falantes de portugues aos quais tem de somar os luso-descendentes!!
Alemao falam apenas 120…
Percebem pq e q eu ando aos saltos c a historia de termos assistencias nos 45000?
E digo mais deviamos assumir o objetivo ambicioso de termos 300 000 socios a nivel mundial!
Sem medos nem aldrabices!
O Sportinguismo e a solucao!
8 Maio, 2015 at 17:22
Toda esta questao de alargamento da base sportinguista clube esmaga questoes microscopicas q MS ou Montero a 10!
8 Maio, 2015 at 16:18
Grande texto de análise. Na mouche.
8 Maio, 2015 at 16:28
As segundas linhas nunca poderão estar ao nível das primeiras, nem no Barcelona isso acontece (a não ser que tenham 2 messis)
Aliás, o conceito de “2” equipas é falacioso, pois é mais que possível, não havendo lesões, fazer uma temporada com 16/17 jogadores: 3 laterais, 3 centrais, 5 médios, 3 extremos e 2 avançados.
Agora, há dois pontos: o valor individual do jogador, e o modo como se integra no colectivo.
Pareceu claro que alguns jogadores pura e simplesmente não encaixavam no colectivo, exemplos de Montero, e mesmo do Mane (quando pedido para jogar na linha). Ora esses jogdores nunca poderão ser reais alternativas, simplesmente porque não o são.
Individualmente, há jogadores que não são mais-valias. Uma segunda linha, ou é para cumprir no mínimo exigível, ou é para ir substituindo a primeira. É aqui que temos que encaixar o AM, Capel, Jonathan, Rosell. Cumprem? Pessoalmente, acho que não. O Jonathan é muito, mas muito mais fraco que o Jefferson a todos os níveis, e não dá o mínimo de segurança. Pode a curto prazo substituí-lo? Acredito que sim. Os outros 3 exemplos, já não, por isso acho que não faz sentido mantê-los.
Por último, há culpa do treinador em alguma falta d rendimento dos menos usados. Foi claro desde o dia 1 que ele ia apostar no esqueleto deixado pelo LJ. Foi demasiado rígido nesse aspecto.
8 Maio, 2015 at 16:30
Hey Nuno, não concordo com: “O Jonathan é muito, mas muito mais fraco que o Jefferson a todos os níveis, e não dá o mínimo de segurança”.
Só podes estar a brincar.
8 Maio, 2015 at 16:32
Qual é a segurança que o Jeff dá à defesa? Hehehehehe
8 Maio, 2015 at 16:35
Acho que a malta está toda a penalizar o Jonhatan pelo jogo no Cagão que quer se queira quer não foi desastroso para toda a equipa. O rapaz para já precisa de evoluir a defender (o Jefferson já não evolui) e a atacar penso que pode até ser melhor que o Jefferson, com mais algum tempo. Tem é ainda de progredir. O Rojo na primeira época rendeu o mesmo que na segunda?
8 Maio, 2015 at 16:37
Ainda contra o putedo B o Jonathan colocou pelo menos 3 bolas redondinhas para golo que não surgiu por ineficácia dos avançados.
8 Maio, 2015 at 16:36
O Jeff pode ser um dorrminhoco, e não ser grande defensor (se bem que no 1×1 não é mau), mas o JS é bem pior em termos de posicionamento e abordagem aos lances.
A diferença é que ainda pode melhorar, enquanto que o outro não.
8 Maio, 2015 at 16:38
E o posicionamento do Jeff conta o Wolfs na Alemanha? Só para citar um exemplo…
8 Maio, 2015 at 16:39
Ele é não sou um soneca bem como um preguiçoso. Nestes últimos jogos o gajo faz 2 a 3 piscinas por jogo.
8 Maio, 2015 at 16:46
No máximo! Cansa muito…
8 Maio, 2015 at 16:48
O Jonathan teve jogos na Taça (contra os Vizelas) e na Liga (Boavista) que foram autênticas comédias.
Sinceramente, e para o descrever, nem me vem à cabeça o jogo do Dragão.
8 Maio, 2015 at 16:49
E contra o Porto em Alvalade? Achaste que também foi comédia?
8 Maio, 2015 at 16:50
O Jonathan é um puto! O Jeff é um gajo que sofre de ciático e carregado de vício. O vício da malandrice.
8 Maio, 2015 at 16:52
E contra o Chelsea?! Em Londres?! Hello!!! Is anybody there?!
8 Maio, 2015 at 16:53
A questão aqui não é se o Jeff é melhor que o Jonathan. Aqui a questão é: “O Jonathan é muito, mas muito mais fraco que o Jefferson a todos os níveis, e não dá o mínimo de segurança”.
Quanto a essa afirmação penso que é descabida.
8 Maio, 2015 at 16:55
Mas okay! Ele é do SCP até ao final da temporada! Por isso vou apoiá-lo sempre que jogar e rezar para que nãoa dormeça em serviço. O Tobias que o diga! Certo?!
8 Maio, 2015 at 17:04
Eu espero só “ter” de apoiar o jefferson até ao dia 31 de Maio ao final da tarde…
8 Maio, 2015 at 17:23
O Sporting este ano fez dois jogos no Ladrão. E nos dois jogos jogou o Jonathan…
Just saying…
8 Maio, 2015 at 20:21
Tem calma, que um quase que pode ser avô do outro ! (em termos de carreira, claro)
8 Maio, 2015 at 16:44
esse é um dos maiores problemas que tem que se resolver urgentemente! passamos a vida a falar dos PL e dos mÉdios, mas na verdade os nosso laterais do ponto de vista defensivo são uma nódoa (embora Cédric tenha melhorado nesta fase, resta saber se é para ficar ou se é para fazer figura para inglês ou italiano ou espanhol verem):
8 Maio, 2015 at 17:06
Se não tivermos cuidado e precavermos isto, para o ano em vez de problema inicial com os centrais, arriscamo-nos a problema inicial com os laterais…
8 Maio, 2015 at 18:01
nem mais! admira-te…!
8 Maio, 2015 at 16:45
a brincar? não sei onde vês o Jonathan melhor que o Jeffersson, ah ok, na idade 😉
8 Maio, 2015 at 16:47
O Jeff é bem melhor que o Jonathan a abrir avenidas.
8 Maio, 2015 at 16:49
Mas não temos lá um treinador para ajudar ao crescimento dos jogadores? Ou só interessa tê-los na mão? Por muito menos, alguns jogadores passaram de titulares para a bancada. No entanto, outros, podem fazer a maior cagada que tá-se bem!
8 Maio, 2015 at 17:49
Na minha modesta e humilde opinião o Jonathan é um valor muito interessante para o Sporting.
Se não me engano conseguiu manter o Jefferson fora do onze durante uns jogos quando este regressou da lesão, com boas exibições. Infelizmente, não se aguentou, mas para mim demonstrou qualidades interessantes.
O ideal seria manter os dois.
Estamos muito pior na direita … e sem grandes perspectivas oriundas da B.
8 Maio, 2015 at 16:36
A aposta no esqueleto terá sido feita com algum “receio” próprio de quem chega ainda com uma carreira muito curta de treinador a um grande… Ele terá querido sustentar-se naquilo que estava (bem) feito deixado pelo Leo Garden…
Mas lá que o levou demasiado tempo, levou… só agora é que percebeu (ou foi levado a perceber, dados os resultados) que a rotação era necessária para conseguir indices físicos (e até psicológicos) altos para o Jamor.
Continuo a achar que, não tendo sido uma grande época, não foi uma época má dadas as contingências (O porco, queiramos ou não reconhecer, tem melhor 11 e banco que nós… o Carnide tem alguns nomes de referência, tanto no 11 como na APAF…)… Só espero que tenhamos alguma sorte nos sorteio da pré-eliminatória da CL para o ano que vem…
De resto, e como disse, tendo em conta uma série de contingências, ganhando a Taça, para mim, será uma época com “Suficiente +”!
8 Maio, 2015 at 16:39
Aquelas titularidades iniciais do William foram um desastre.
Para a equipa, para o jogador (chamaram-lhe de tudo) e para o próprio Rosell, que percebeu que só jogaria se o william estivesse de canadianas (e mesmo assim)
8 Maio, 2015 at 16:32
tu escreves: “Montero, Slimani e Tanaka têm, juntos, 34 golos (14+13+7). Mais do que a soma dos golos dos avançados titulares e suplentes dos rivais. O problema é que, por exemplo, o Jackson e o Jonas, só na Liga levam quase 20 golos. Ainda acham que o problema está nas segundas linhas?”
claro que não! e por isso, nao me canso de dizer que temos que libertar mais os cordões à bolsa para contratar mais qualidade. gosot mto do slimani e do montero, mas eles não são a solução principal para aquilo que queremos, e o que queremos são titulos!
eu diria que osprincipais motivos de nos termos afastado da luta pelo título traduziu-se, acima de tudo em:
1 – péssima gestão da questão dos centrais – nunca jamais em tempo algum se poderia pensar que a dupla Mauricio/Sarr seria suficiente para levarmos a cabo os objetivos. com Mauricio e Sarr nunca partimos da pole position, partimos das boxes!
2 – inexperiencia do treinador , mas inexperiencia dos jogadores, também.
Ter na equipa apenas dois jogadores que nem sequer se podem considerar “veteranos” (Patricio e Adrien), jogadores sem titulos relevantes (campeões) torna-se muito complicado.
3 – Inexeperiencia do treinador. esta parece-me óbvia e a menos atacável. Bruno de Carvalho saia da (in)experiencia de Marco Silva quando decidiu (e muito bem!) firmar um contrato de 4 anos! portanto, nao me venham com merdas: Marco SIlva é o que é! um treinador com monstruosos futuro, mas com muito mais futuro do que passado!
Em suma, meus caros, a equação é simples: segundas ou primeiras ou terceiras linhas, whatever…nunca tivemos equipa para lutar até ao fim pelo título! E numa época em que jogámos a LC onde estivemos acima das expetativas! e mesmo a inteligente “contratação” de Nani não serviu os nossos intentos (talvez sirva se ele decidir por tudo o que sabe na final da taça).
Esta época foi (independentemente do resultado da Taça) mais uma aprendizagem. E espero (acho que está acontecer) que Bruno de Carvalho seja mais criativo ainda e mais profícuo em compreender uma premissa decisiva: sem dinheiro, sem arrisco não há petisoc. O Sporting precisa de mais valias.
De motores de topo para partir, no mínimo, da primeira linha da grelha.
Não se pode pagar mais de milhão e meio bruto por ano? muito bem, pague-se em prémios de assinatura, em prémios por objetivo.
Mas nunca poderemos aspirar a sermos campeões nacionais com jogadores de 300k€ a ganhar 100k por mês. é uma verdade absoluta e crua, mas não deixa de a ser. Monteros e Slimanis há poucos. Mas Jacksons e Jonas há muito menos…!
8 Maio, 2015 at 16:39
4º motivo… #colinho de terceiros na primeira metade da época (esta foi a “mão invisível) que também ajudou a cair…
Se fossemos pela questão meramente desportiva, acredito que o Porco (com o plantel que teve este ano) era 1º…, o SCP em 2º e a Carnidagem em 3º (sim, porque não vejo que tenham MELHOR plantel que nós!).
8 Maio, 2015 at 17:12
Sim, claro, esse 4º motivo não é negligenciável, Ricardo. mas não explica tudo. Não podemos estar sempre a falar do colinho quando temos 9 empates – 7 dos quais obrigatoriamente evitáveis! (sim, estou a contabilizar também com o carnide em casa: se não fossemos incompetentes na gestão dos centrais talvez isso nao tivesse acontecido!)
8 Maio, 2015 at 17:13
O colinho a partir de determinada altura deixou de ser necessário… por incompetência nossa. Devíamos ter continuado a ser competente e a provocar que se continuasse o colinho esse fosse mais escandaloso e se mantivesse até ao fim.
8 Maio, 2015 at 17:22
há um período AJ e DJ na temporada dos lamps.
Antes de Jonas, o colinho foi resolvendo os jogos e dando pontinhos que não teriam. Depois do Jonas, a coisa fluiu melhor e o colinho passou a empurrãozito. Não sei quem o foi buscar, mas devem-lhe o campeonato.
Digam o que disserem, mas um jogador destes faz sempre a diferença no nosso campeonato. Campbell? Ruiz? Era já!
8 Maio, 2015 at 17:23
e falando em segundas linhas: nunca teriam sido campeões com o lima e o derley
8 Maio, 2015 at 17:29
Nem eu queria resumir, apenas complementar.
8 Maio, 2015 at 17:13
Converge,
1- Maurício e Sarr não eram os únicos centrais do plantel. Paulo Oliveira e Tobias também lá estavam. Hoje atribuímos (e com razão) esse erro à direcção. Mas quem me garante que se a dupla inicial tivesse sido outra não teríamos perdido menos pontos? Quem garante que em Maribor, aquela palhaçada de lance teria sido evitada com os dois melhores centrais do plantel (na altura) em campo? Esse erro tem de ser partilhado. Porque se a direcção não contratou dois claros titulares para substituir os que sairam, o treinador também não tinha nada que escolher os dois piores para jogar de início!
2- A inexperiência dos jogadores não pode servir a vida toda. Adrien, Patrício e Nani já ganharam troféus pelo clube. Cédric e André Martins também não são propriamente estreantes. Todos eles têm um número considerável de jogos efectuados e, mais importante, fizeram parte do recente período negro do clube e a seguir fizeram parte do renascimento com BdC. Chegaram a finais de Taça Uefa, meias da Liga Europa e, inclusivamente, dois deles até nos surripiaram uma Taça de Portugal. Essa experiência tem de contar para alguma coisa. Aliás, a experiência não é a idade. É o nr de jogos feitos na Liga e nas competições europeias. E aqui, não considero este grupo inexperiente.
3- Calma aí com os monstros e com o futuro. Tendo em conta a opção da direcção, MS está a fazer o seu trajecto. Trajecto esse que não é isento de falhas nem de bons momentos. Não sei se o seu futuro vai ser essa monstruosidade toda. Estamos a falar de um gajo com 3 anos a treinar ao mais alto nível. E ainda nem sequer completou 1 ano num clube com grandes ambições. Tal como qualquer um, tem de dar corda aos sapatos para chegar a esse “monstruoso futuro”. Para já, é apenas e só um bom treinador. O seu futuro será tão promissor quanto maior for a sua capacidade de aprender com os erros. Não façamos confusões, ele ainda vai cometer muitos erros (seja em Alvalade ou noutro clube). Esse é o preço a pagar pela inexperiência. Se MS ficar, o próximo ano será interessante para aferir se ele é capaz de mudar algumas coisas ou não. Porque se com esta idade e pouca experiência não for, então dificilmente será esse monstro que tu acreditas que ele vai ser. Eu quero acreditar que sim, que ele está a aprender com os erros e que para o ano estará melhor preparado. Mas há sempre aquilo que eu chamo de “risco ao meio”. Que é o risco dele se revelar um treinador teimoso e avesso a mudanças.
De acordo com o resto. Aliás, o texto transmite essa ideia de termos que elevar o nível dos titulares.
8 Maio, 2015 at 17:40
Sá,
“1- Maurício e Sarr não eram os únicos centrais do plantel. Paulo Oliveira e Tobias também lá estavam.”
Pois. É preciso é refletir porque é que tanto Oliveira como Tobias não foram apostas desde início.No caso de Tobias até posso compreender dada a idade e ter vindo do Reus.Mas no caso principalmente de Oliveira, penso, penso, penso, e só posso chegar à conclusão (à falta de outra mais assertiva) de que o quiseram “poupar” talvez devido ao tal “peso” da camisola. E foi mais “viável” “queimar” um estrangeiro. Mas tb te digo: Oliveira e Tobias por si sós não resolviam o problemas. A prova disso é que a nossa defesa só estabilizou com a vinda de Ewerton. O que me faz perguntar: não foi um erro não termos contratado logo de inicio o Ewerton , ou “um” Ewerton?
2 – Sá, vivemos das comparações. Não estamos neste campeonato sozinhos. E quando falo da experiencia, não falo tanto ao nível da competitividade, mas falo na experiencia da Vitória. E, com exceção do Nani, não há jogadores neste plantesl com vasta experiencia de Vitória. Falta essa voz de comando. Não explica tudo (por isso é que há sempre uma primeira vez para ganhar) mas a história do futebol diz-te que por detrás dum título há sempre alguém campeão no balneário.
3- Neste capítulo de Marco Silva, tenho que confessar que sou (muito) suspeito. Sou fã absoluto de MS: da sua capacidade de liderança serena, da sua capacidade de ler o jogo (apesar dos erros que todos cometem), da sua capacidade de potenciar o talento dos jogadores, principalmente de harmonizá-los (Carrillo era complicado ao ponto dos capangas de PPC o porem em vigia e transformou-se no jogador mais decisivo da época – graças a quem…?), em suma, sou fã da sua filosofia de jogo. Mas Marco SIlva, como dizes e bem, tem que aprender muito. Mas lá está, a história do futebol tb te diz que aquilo que um treinador consegue conquistar na carreira deve-se a ele, mas também ao espaço que lhe é dado pelos outros. É como um ator: pode ser excelente mas se só participar em filmes de merda, nunca saberemos. E ele depende da sua autonomia e estatuto para passar a escolher os melhores argumentos e realizadores, mas também depende dos seus “agentes”. Com isto quero dizer que Marco Silva fará o que fa´ra se aprender com os erros, é certo, mas também se o terreno que lhe derem for o menos minado possível. E, meu caro Sá, consegues conceber um treinador com o terreno mais fodido do que MS? Eu não.
8 Maio, 2015 at 17:51
Não posso criticar agora essa decisão da direcção em não ter contratado mais defesas pois eu também acreditei que a dupla Carrillo e Nani ajudariam a marcar mais golos que os supostos golos sofridos por uma tripla composta por um Xerife experiente , um jovem internacional Francês de quase 2 metros e o futuro defesa central português com provas dadas em Guimarães.
8 Maio, 2015 at 18:06
Não era suficiente, Moniz, nunca! o Mauricio sempre teve lacunas graves que a custo tentava compensar com voluntarismo. Nao te lembras das casa que ele deu contra o porto, por exemplo? e se foi um central razoável na época passada deveu muito ao Rojo. QUanto ao Sarr, caramba, farto-me de dizer, tem o potencial ao nível da altura, mas o que é que le tinha para mostrar. Um clube como o nosso que pretende rivalizar com clubes que têm garays, luisões, e até Maicons, não se governa com Sarr´s. Quer dizer, o jardel no carnide começou no banco…
E depois, não se companesam falta de centrais com a compra do Nani.
Houve falha grave no ataque ao mercado nesta questã! Sem dúvida. e até te digo mais: nos laterais há muito que se lhe diga também. Jefferson e Cedric são ótimos extremos mas maus defesas (principalmente Jefferson).
8 Maio, 2015 at 18:29
Converge,
Passando à frente na resposta ao meu comentário, em relação a este último só dizer isto:
Houve um erro nas contratações para a posição de central. Só um louco não acharia isso. E se Maurício a titular até se compreendia (era o titular da época anterior), a opção por Sarr só se compreende na tua teoria absurda de se queimar propositadamente um jogador para se ganhar outro. Desculpa lá, mas para mim não colhe. Não cabe na minha cabeça que um jogador jovem que acaba de chegar e nem fala português esteja em vantagem em relação a dois jovens portugueses, um deles com conhecimento do clube e da formação (Tobias) e outro que já levava 1 ou 2 anos como titular na Liga (Paulo Oliveira). Seria compreensível se a diferença de qualidade fosse brutal. E por acaso até é! Mas só que ao contrário! Só admitiria isso se o Sarr nos treinos fosse uma reencarnação de Thuram ou Desailly mas duvido muito. Esse erro pode ter custado muito dinheiro e alguns pontos.
Ou seja, dentro desse erro na contratação de centrais, o treinador incorreu noutro ainda pior na selecção do titular.
8 Maio, 2015 at 18:40
Resta saber se essa decisão foi do treinador, mas pronto , não me vou por aqui com teorias da conspiração porque não estou por dentro do clube.
Agora, se a teoria para ti é absurda, não tenhas dúvida que sim! se a razão fosse essa, claro que seria absurda. mas foi notória a dificuldade de adaptação do Oliveira na pré-época, não foi? E recordo-me que um dos primeiros jogos do Sarr foi logo à 3ª jornada contra o carnide e o gajo até fez um bom jogo! Até porque bem sabemos, se formos honestos, que a rosca contra o maribor foi muito mais culpa do Mauricio do que do Sarr!
Se juntares o facto dos primeiros jogos do Sarr não terem sido assim tão comprometedores ao facto do Oliveira não estar preparado e não tendo mais jogadores disponiveis que alterantivas o Marco Silva teria?
E é preciso recordar-te que tivemos oportunidade de contratar, por exemplo, o Alexander Milosevic? POr um milhão e pouco?
8 Maio, 2015 at 18:55
Estás a partir do princípio que as dificuldades do Paulo Oliveira na pré-época iam continuar quando começasse a doer. E que, porventura, dariam erros que custassem pontos (sim, o erro maior é a rosca do Maurício mas aquele cabeceamento para trás é que originou o outro). A prova disso é que mal o Paulo Oliveira teve que jogar (creio que em casa com o Chelsea) nunca mais saiu do 11. Será que esses 4/5 jogos foram decisivos para que o PO ganhasse o tempo que precisava? Mais, será que um jogador inteligente e fiável como PO precisava desse tempo que tu referes? Olha, uma coisa eu sei. Com Paulo Oliveira em campo não haviam nem marradas para trás nem roscas para o ar. Era logo charuto para a bancada, se fosse preciso!
Se Sarr nunca mais calçou e Paulo Oliveira nunca mais saiu não és capaz de admitir que o treinador cometeu um erro de avaliação??? E ainda abres a porta a uma teoria da conspiração???Tudo isso para defender MS???
Foda-se, mister! Eu sei que tu és o treinador aqui da tasca mas essa solidariedade com colegas está a ser levada ao extremo! 🙂
8 Maio, 2015 at 18:47
Converge : Os capangas do PPC vigiavam até o santo do Rui Patrício.
8 Maio, 2015 at 17:35
Meu amigo conv,
diz-me que é má interpretação minha do teu post e que tu não estás a dizer que Jonas é melhor que Montero ??!!!???
8 Maio, 2015 at 17:47
Como goleador, sim. como jogador, não.
8 Maio, 2015 at 17:53
Não tenho dúvidas que se o Montero tivesse no lugar do Jonas, teria mais golos e mais assistências que o brasileiro, e seria o menino querido do Jasus !
8 Maio, 2015 at 17:57
Palpita-me que o Montero com o Jesus, ou dava o litro ou nem calçava… Independentemente da indiscutível qualidade.
8 Maio, 2015 at 18:10
mais uma vez: não compares o plantel do carnide com o nosso.dou-te só um exemplo: o Talisca tem 9 golos e já não é solução há muito tempo.
Jonas+Lima+Salvio+Talisca = 50 golos
Montero+Slimani+Mané+Nani = 34 golos
8 Maio, 2015 at 17:08
Fresquinha:
No seguimento da análise à situação do Sporting, no âmbito do Fair Play Financeiro, a UEFA decidiu castigar os leões com a dedução de três jogadores nos inscritos da lista A para as competições europeias de 2015/16. Desta forma, a turma de Alvalade apenas poderá registar 22 futebolistas nesta primeira lista, ao contrário dos 25 habituais.
O que será que fizemos?
8 Maio, 2015 at 17:32
Agradecam mais uma vergonha a GL e ao bando de croqueteiros por nos porem nas bocas do mundo pelas piores razoes!
Depois admirwm-se da conversa entre adeptos do Celtic!!!
No entanto ate nos favorece… plantel A mais curto mas de melhor qualidade vai ser obrigatorio!
8 Maio, 2015 at 17:33
qual conversa entre adeptos do celtic?
8 Maio, 2015 at 17:34
Está acima transcrita pelo Converge.
8 Maio, 2015 at 17:59
Há males que veêm por bem
8 Maio, 2015 at 17:16
Bino não fomos nós foi o gordinho flopes com os labyads, os Jeffrens, os elias e os pongoles (este foi o cabeça de cotonete) desta vida
8 Maio, 2015 at 17:32
alguns de nós… porque o Flopes não conseguia ser eleito sozinho.
8 Maio, 2015 at 17:34
Enorne verdade!
Existem os Camarotes, as Fontes e os Faxes q elegeram e ainda hoje apoiam a Godinhice!!
8 Maio, 2015 at 17:17
Muito se fala e discute aqui na Tasca o que é bom. Eu pessoalmente acho que esta rotação está a ser benefica. Os resultados aparecem e o banco roda. E isso para mim só peca por ser tardio. Espero que de agora em diante as coisas encarrilem de forma a sermos mais fortes, competitivos e competentes. Somos o SPORTING CLUBE de PORTUGAL!
8 Maio, 2015 at 17:24
Acho que a maioria das pessoas concorda que a rotação é benéfica (assim poderemos chegar com os principais jogadores em condições de competitividade à final da Taça) e que pecará por tardia. Mas enfim… mais vale tarde que nunca e pode ser um sintoma de que de facto o Marco evolui e não tem comportamento “riscómeio”. Apenas me parece que só muda mesmo em último recurso. Ou seja, falta-lhe (para já) proactividade.
8 Maio, 2015 at 17:17
Se havia dúvidas agora ficaram dissipadas: Palhinha, Matheus Pereira, Esgaio e Iuri farão parte do plantel principal do Sporting, sendo inscritos na lista B. Os nossos miúdos, em condições naturais irão jogar nas competições europeias.
8 Maio, 2015 at 17:23
Desculpem o OFF… mas não tive hipotese de assistir e festejar ao vivo.
Grande SPORTING!
https://www.youtube.com/watch?v=XPXaJ274LvY
https://www.youtube.com/watch?v=V01_kTrh_F4
OBRIGADO, SPORTING por fazeres parte da minha vida!
Sofro por ti, Torço por ti… Orgulho-me por ti!
És ENORME, FODA-SE!
8 Maio, 2015 at 17:28
https://www.youtube.com/watch?v=fTISNfZgVLM
Sem palavras!
8 Maio, 2015 at 17:26
Ah, e Marco Silva só sai se for vendido.
8 Maio, 2015 at 17:44
Cm e obvio! 5M€ po levarem!
8 Maio, 2015 at 17:29
a lista A com 22 jogadores, no problem… não temos assim tantos estrangeiros para inscrever.
temos a lista B onde cabem muitos outros jogadores.
a questão do défice zero é que é mais complicada…
8 Maio, 2015 at 17:31
défice zero nos próximos 2 exercícios significa só entra alguém se sair alguém.
8 Maio, 2015 at 18:43
Nós não podemos temer deficits zero quando o que fazemos é precisamente conseguir gerar superavits todos os anos, certo ?
SL
8 Maio, 2015 at 17:37
convém também falar dos outros clubes que foram sancionados…
Sporting Clube de Portugal
The settlement agreement covers the sporting season 2015/16.
Sporting undertakes to reach full break-even compliance by monitoring period 2015/16 (i.e. reporting periods 2013, 2014 and 2015).
Sporting agrees to report no break-even deficit for the financial year ending in 2017.
Sporting accepts that it will be subject to a limitation on the number of players that it may include on the A list for the purposes of participation in UEFA competitions. This restriction, which is conditional on the fulfilment of the operational and financial measures agreed with the UEFA CFCB, foresees that for season 2015/16 Sporting may only register a maximum of 22 players on the A list, instead of the potential maximum of 25 as foreseen in the relevant competition regulations.
Sporting agrees that an amount of €2m may be withheld in certain circumstances depending on the club’s compliance with the operational and financial measures imposed in the settlement agreement
http://www.uefa.org/protecting-the-game/club-licensing-and-financial-fair-play/news/newsid=2244685.html
8 Maio, 2015 at 17:34
Boa tarde.
Acompanho este espaço desde o célebre cacifo embora por falta de tempo fique muitas vezes pelos posts. Quando o tal “tempo” aparece, permite-me perceber pelos comentários (tal é a diversidade de opiniões) que se respira aqui Sporting. É tb uma fonte de informação preciosa, mesmo que isso implique algumas coisa menos boas pelo facto da pasquinada muito aqui “pescar”.
Sobre o tema do post, acho que nenhuma equipa (seja em que desporto de grupo for) sem segundas linhas é campeã. Na minha opinião, há uma grande diferença entre 1ªs e 2ªs linhas. Se as segundas fossem tão boas como as primeiras, não eram segundas 🙂
Cabe a um treinador (até a uma estrutura de futebol – dependendo daquilo que estiver delineado) saber gerir essas mesmas 2ªs linhas para que quando forem chamadas respondam positivamente. Chamadas esporadicas, torna-se dificil corresponderem e até acabam alvos de críticas injustas.
É aqui que acho que o nosso treinador (e deve sabê-lo agora) falhou e olhando à idade dele, ao historial da sua carreira, certamente vai melhorar. Ganharemos muito no Sporting com essa melhoria.
Deixo uma questão no ar. O que seria melhor para o nosso Sporting, tendo em conta o potencial da formação:
– Plantel A com 18 jogadores (onde a rotatividade seria obrigatóriamente usada) e teríamos os B’s a servir sempre que necessário (onde este plantel jogaria no mesmo sistema que o plantel principal), ou:
– Plantel A completamente independente do B, onde apenas por lesão, castigo (ou até por subida definitiva de um jogador que estivesse “pronto”) se chamaria alguém da B.
Os meus parabéns ao Cherba por proporcionar este cantinho, percebi que corre meio mundo.
8 Maio, 2015 at 17:34
Boa tarde Tasca,
o que nós fizemos este ano foi uma época excelente, repito excelente. Tal como fizemos a época passada. Tinhamos razões para sonhar com o campeonato, no Sporting temos sempre, mas a verdade é que partíamos muito atrás, especialmente atrás do porco desportivamente e do carnide administrativamente. Sim, houve jogos em casa que nos deixaram um grande amargo de boca, esses custam sempre mais e se calhar foram esses que criaram um certo ambiente adverso em torno da equipa e do treinador.
Também não gosto de ficar arredado de titulos durante tanto tempo, felizmente esse periodo acaba esta época com a conquista da taça. O que se quer agora é continuidade do trabalho feito (e bem feito) durante as duas ultimas épocas, melhorar cirurgicamente para podermos celebrar o campeonato para o ano e o tri daqui a dois. Vender bem, comprar bem, aproveitar a cantera e garantir estabilidade a nivel directivo e desportivo, isso é o que interessa.
Dizer que William não devia ter sido titular no inicio da época, que A Martins não devia ter feito parte do plantel principal, que o Jeff devia ter sido corrido em Setembro, que o Tobias devia ter começado logo a titular e mais narrativas desse género, são irrealistas, fantasias que só a nós nos cabe ter porque somos opinadores apaixonados, confundi-las com a realidade é tão masoquismo como ouvir os paineleiros portugueses. Estivemos bem esta época e vamos estar ainda melhor na próxima, temos que estar na Champions e temos uma pré-época pela frente que não será fácil de trabalhar. No final da próxima época cá estaremos para festejar o campeonato, assim como para criticar opções que elogiámos em Outubro.
Saudações Leoninas, viva à Tasca e viva o Enorme Sporting Clube de Portugal.
8 Maio, 2015 at 17:37
Como hoje estou zen…gosto deste teu comentário 🙂
SL
8 Maio, 2015 at 19:11
Caro Filip,
Também não exageremos.
Excelente seria sermos campeões nacionais.
Não concordas com o Presidente quando diz que não podemos contentarmo-nos com meias-vitórias ?
Eu considero uma época boa, eventualmente muito boa, considerando que iremos vencer a Taça.
Mas para mim o que mais destaco nesta temporada foi a confirmação de que com um orçamento muito, mas mesmo muito inferior aos nossos rivais, conseguimos competir de igual para igual com eles.
Isso prova o mérito de todos os que trabalham no Sporting e de todos os que acreditam nesse trabalho e o apoiam.
Assim se mantenham unidos.
Também acredito que o futuro nos irá aproximar cada vez mais em termos orçamentais e que isso só nos trará vantagens.
Saibamos nós aproveita-las com até aqui.
SL
8 Maio, 2015 at 19:53
Talvez seja um pouco exagerado sim, não o nego. Confesso que foi mais um desabafo gerado pelo nivel de exigência que tem sido colocado sobre uma equipa que teve muitissimas adversidades ao longo da época, como senão houvesse noção das limitações que temos desde o primeiro dia. Ás vezes parece que não se exigia mais nada a não ser o campeonato, algo que realisticamente seria muito dificil de alcançar. Em função da nossa realidade desportiva acho que o que foi feito já terá sido muito bom, foi mais um passo de gigante rumo à consolidação financeira e desportiva do nosso clube.
É por isso que tenho muitas dificuldades em aceitar uma sistemática narrativa de falhanço nesta época, como se todas as soluções que nos levassem ao titulo fossem evidentes desde a primeira hora. Como já foi dito aqui várias vezes, não podemos ter tudo, entre o estimulo à formção, titulos e consolidação financeira creio que se terá alcançado muito durante esta época. Concordo com o Presidente na ideia de que meias vitórias não chegam, mas não podemos deixar que se subverta constantemente a nossa dinâmica para se alcançarem essas mesmas vitórias. Aquilo que quero dizer é: se passamos tanto tempo a afirmar que temos de ultrapassar as dores de crescimento (e que as temos de “aguentar”), porque é que continuamos constantemente a querer atalhar, colocando uma pressão que muitas vezes durante a época me pareceu algo injusta? Ainda me lembro bem dos sucessivos fantasmas do Natal, acho que esta época fez lembrar alguns desses anos, no entanto acho que toda a estrutura recuperou bem (quando me parecia que as coisas poderiam ter descarrilado e ido por caminhos do passado que tantos dissabores nos trouxeram), por isso acho que se ganharmos a taça teremos feito uma bela época. Ao contrário daquilo que muitos querem fazer crer.
SL
8 Maio, 2015 at 19:40
Não dou mais que suficiente mais (como o homem do saké) a esta época. Temos de perceber que uma época nunca pode ser excelente se não ganharmos o campeonato.
Para mim será sempre razoável e nunca terei orgulho num terceiro lugar. Já a conquista da Taça será algo que a confirmar-se, como esperamos, será muito boa e poderá tornar a época melhor (bom pequeno). Sim, já sei que temos muito menor orçamento, que houve muitas coisas que se passaram que condicionaram a época e isso tudo. Mas se me pedem a opinião fria sobre a época só pode ser esta. E se calhar um dia destes só consideramos excelente ou óptima quando ganharmos não só o campeonato como a Taça ou mesmo uma prova europeia. Mas acredito que chegaremos lá.
O facto de dar um suficiente mais / bom pequeno à época, não quer dizer obviamente que ache que o treinador deve sair. Quer dizer que queremos e podemos concerteza no futuro fazer muito melhor. Tal como as boas notas se guardam para os melhores alunos, não vamos já dar um excelente a estes resultados, pois não? De qualquer forma percebo o espírito da tua intervenção Filip e até concordo com muita coisa. SL
8 Maio, 2015 at 19:58
Respondi ao Marokas antes de ler o teu comentário Caro Leonissimo, mas acho que acabo por responder ao que dizes no comentário acima. Só quero dizer que também percebo o que dizes, não discordando, embora no final seja mesmo assim mais generoso na “nota”.
8 Maio, 2015 at 21:19
Belíssimo comentário Filip!
Também ia dizer concordar com o (a?) Marokas e dizer que não consideraria excelente, mas já vi a tua resposta.
É consensual que jogámos bem menos e obtivemos resultados bem piores que as nossas capacidades, por isso aproveito para dizer que também não vou tanto na conversa das segundas linhas e de quem tem melhor plantel etc.
Se tivéssemos jogado o que sabemos, sem pontos perdidos estupidamente tínhamos disputado, e estávamos a disputar o título ainda; isto eu consideraria uma época excelente independentemente do resultado final.
Porque ganhar e perder é desporto.
Acredito que a equipa vai continuar a crescer, faço tábua rasa do que
8 Maio, 2015 at 17:36
Foto Facebook
SPORTING
Dybnevik à experiência nos juniores
17:05 – 08-05-2015
A- A A+
O norueguês Andreas Dybevik, de 17 anos, irá treinar-se com a equipa de juniores do Sporting na próxima semana.
O jovem, que joga no Sandnes Ulf, cumprirá uma fase de observação e poderá ficar no Sporting, caso os responsáveis do clube vejam qualidades no médio-centro.
O jogador falou ao site ´Sandnesposten´ sobre esta nova experiência.
«Vai ser uma experiência agradável para mim. O Sporting tem uma academia de grande nível e respeitada. Espero um nível muito alto dos seus jogadores e treinadores», disse Dybevik.
8 Maio, 2015 at 18:05
Esse não era o clube do Rúbio na Noruega???
8 Maio, 2015 at 18:15
não sei Kaipirinha-man 🙂
8 Maio, 2015 at 18:47
Saké-man is back… (depois da “recaída” na(s) Caipi(s)… 😉 )
8 Maio, 2015 at 19:07
e que tal? o Brasil é um espanto não é? e as bundinhas também
8 Maio, 2015 at 20:33
Olha, se havia bundinhas, nem as vi, vê lá…
Mas guardo algumas pérolas como andar de moto4 e correr karts com a minha sogra (acho que ela me deu uma pancada de próposito que me deixou avariado da costela! 😉 ), ter tomado um banho de mar na Barra da Tijuca (Diziam que a agua tava fria… eu aqui pelo-me para entrar na água no verão e é um choque térmico na certa… lá bastou molhar o pé duas vezes e mandar-me ao mar sem dizer que me “empurrarem”…).
De resto, muito convivio, uns rodízios e tal… mas foi bom, foi. Serviu para “limpar a cabeça” (oh eu a dar uma de futebolista)…
Ah, e ainda deu para ver o Moreirense-Sporting…
8 Maio, 2015 at 18:19
Era… 🙂
8 Maio, 2015 at 18:45
e tal Rubio da noruega não é aquele que assinou pelo Real madrid?
8 Maio, 2015 at 17:37
Como hoje estou zen…gosto deste teu comentário 🙂
SL
8 Maio, 2015 at 17:44
Estas medidas disciplinares da UEFA são algo ridículas… quer dizer um clube é penalizado por não ter condições financeiras limitando o número de jogadores que pode inscrever, ou seja, teoricamente diminuindo a sua competitividade que lhe permitiria ir arrecadar mais receitas financeiras. Não faz sentido nenhum… (se bem que não me parece que seja por isso que não vamos conseguir os nossos objectivos). Já quanto ao défice zero, leva a que tenhamos mesmo de vender para poder adquirir jogadores.
8 Maio, 2015 at 17:52
não é só isso… prémios eufa congelados se não tiver contas equilibradas.
8 Maio, 2015 at 17:55
Pois… mas as contas são vistas no final de cada época penso eu. De qualquer maneira obriga-nos mesmo a ter muito cuidado…
8 Maio, 2015 at 18:00
não só a nós… as punições ao Besiktas e ao Inter são muito maiores em termos financeiros. O congelamento de prémios chega aos 20 milhões no caso do Inter.
8 Maio, 2015 at 18:03
Certo, mas com os males dos outros…
8 Maio, 2015 at 21:28
Mas obriga a vender porquê?
A venda de jogadores deverá ser um processo “último recurso” para o equilíbrio de contas.
Este ano, já foi dito e redito, não haverá necessidade de vender – o que significa que as receitas extraordinárias das provas da UEFA terão gerado o equilíbrio necessário e, talvez, superavit.
8 Maio, 2015 at 23:27
Vais comprar novos jogadores com o quê? Com as receitas da UEFA? E os custos que tens todos os meses, como são pagos? Obviamente que tens duas opções: ou deixas tudo como está e não compras ninguém (o que não é realista) e mesmo assim tens de conseguir passar a pré-eliminatória da Champions ou vendes. Como é que achas que tens tido superavit? Porque no primeiro ano vendeste o Bruma e o Illori por 20 M e no segundo vendeste o Rojo e o Dier por 25M… E mesmo assim não é fácil…
8 Maio, 2015 at 17:44
Só eu é que acho que esta decisão da Uefa é muito fixe no planeamento das contratações?
Se só podemos inscrever 22 estrangeiros, quem vier terá de ser um claro acrescento de qualidade.
Se temos de contar com, pelo menos, 3 jogadores da Lista B, isso significa uma integração de pelo menos 3 jogadores da formação.
Epa, não queria ir tão longe mas….obrigado, Platini!
PS: Não esperar uma punição era utópico mas o nosso esforço na redução de custos permitiu, pelo menos, não termos uma sanção financeira. O défice zero não será difícil de cumprir. Acho que já o fazemos mesmo sem essa punição. Portanto, bom trabalho de BdC junto da Uefa! Considero isto mais uma vitória do garoto.
8 Maio, 2015 at 17:51
Mas tem de ser pendurado ai um post em forma de Forca expondo mais uma bomba ao retardador da Godinhice…e q ha mt Camarote, Fonte e Fax q continuam a difundir croquetismo!
8 Maio, 2015 at 17:54
Sá não podemos inscrever mais de 22 jogadores na lista A (estrangeiros e portugueses). Não me parece grave, podendo ir-se buscar mais jogadores à lista B (composta por jogadores entre os 15 e os 21 anos com duas temporadas ou dois anos completos no clube) que serão também da … B. Penso que não será por isso muito complicado (apenas é uma desvantagem teórica).
Quanto ao défice zero, o Bruno tem conseguido ter sempre lucro (aliás eu não me esqueço que ele disse quando foi eleito que se a situação do Sporting fosse pior ao fim do seu primeiro mandato do que quando entrou, se demitia e vai no bom caminho), mas acaba por ser uma limitação a que se arrisque um pouco mais. Teremos mesmo de encaixar uma grande venda (William? Carrilo?).
8 Maio, 2015 at 17:54
temos uma ameaça de nos congelarem parte do prémio financeiro se não conseguirmos equilibrar as contas…
a uefa virá cá para o ano pra ver o que estivemos a fazer… virá todos os anos até se extinguir o processo em 2017.
8 Maio, 2015 at 18:13
Concordo, Sá. Vai obrigar a ser mais assertivo nas contratações, sem dúvida. E isso consubstancia aquilo que tenho vindo a defender:
A CULTURA DA EXIGENCIA NÃO PASSA SÓ PELOS ADEPTOS E ATLETAS. PASSA TAMBÉM PELA POLITICA DE CONTRATAÇÕES!
8 Maio, 2015 at 18:20
Se formos a ver bem, esta decisão da UEFA nem sequer é má. Para um clube que estava no “vermelho” há tanto tempo, que esteve em pré-falencia declarada, que acumulou não anos mas décadas de prejuízo, estava receoso de algo muito pior.
se calhar ao invés de dizermos que “andaram a lamber as botas ao platini e agora foderam-se!” (como dizem os lampiões) o melhor mesmo é concluir que precisamente por sermos um Clube com dignidade e vontade de se reerguer e um clube, um clube sério que tem algo de muito positivo a dar ao futebol mundial, um clube que forma seres humanos e craques de nível mundial, é precisamente esse clube que merece não ser castigado.
Isto não é um castigo pesado. se fossem outros (porcos e carnide) a mão seria mais pesada. A´te o Barcelona treve mão mais pesada. Para a UEFA é muito mais grave adulterar/falsificar as regras do jogo do que ter dificuldades financeiras.
Principalmente quando é claro que nem água que o Sporting tem feito um trabalho extraordinário na recuperação financeira.
8 Maio, 2015 at 18:26
Extraordinário e sempre em cima de uma nova cultura de exigência.
Um dia ainda hei-de ver a boa gestão aliada à honestidade serem premiadas no futebol português.
8 Maio, 2015 at 21:31
Nem mais!
8 Maio, 2015 at 18:49
Absolutamente caro Sá,
Obrigado Platini.
SL
8 Maio, 2015 at 18:02
Ninguém pode discordar do fair play financeiro…
Outros foram punidos com o fim das doyens mas estão a assobiar para o ar.
8 Maio, 2015 at 18:04
O processo está sempre aberto a todas as equipas que se qualifiquem para as competições europeias. Como fomos “autuados” é que seremos observados com maior regularidade