Ponto Prévio: No meu entender exigir a qualidade e rendimento das segundas linhas equivalente ao das primeiras é uma contradição em si própria. Senão não eram “segundas linhas”. Para mim, “segunda linhas” significa um conjunto de jogadores de características iguais ou diferentes das primeiras que garantem, não só competitividade num plantel mas também um rendimento adequado ao estatuto que têm e nunca um rendimento igual ou superior àqueles que substituem. Quando, por vezes, isso acontece significa uma de duas: ou o suplente tem uma qualidade igual ou superior em relação ao jogador que joga mais, ou o suplente está num melhor momento de forma que o titular. E dou dois exemplos diferentes que comprovam isto: o primeiro é Paulo Oliveira, que foi contratado para ser segunda linha mas a sua qualidade já era superior ao das primeiras (particularmente, Maurício) e o segundo é Miguel Lopes, que para mim não é melhor do que Cédric mas no momento em que entrou no 11 estava melhor que o titular. Portanto, quando uma segunda linha se transforma em primeira, isto não quer dizer que a qualidade de ambos é idêntica ou que a regra devia ser essa. Quer apenas dizer que existiram outros factores que contribuiram para essa alteração (avaliação do treinador, momento de forma, lesões, etc.) e, claro, que o habitual suplente agarrou com as duas mãos a oportunidade que lhe foi dada.
Olhando para o nosso plantel, verificamos que existe um 11 titular que dá algumas garantias de competitividade e um conjunto de jogadores que podem entrar no onze e que garantem qualidade embora, nalguns casos, tenham características diferentes. Falo de Tobias, Miguel Lopes, Mané, André Martins e Montero. Cada um na sua fase, entraram no onze e responderam bem. Excepto os dois últimos, que tiveram dois períodos distintos. Um em que não jogaram bem e outro, mais recente, em que estão a dar mostras da sua capacidade. Curiosamente, o período em que estiveram mal coincidiu com um posicionamemto diferente em campo com o André a jogar a médio ofensivo e Montero sozinho no ataque (e mais importante, a ser servido de forma errada e a ter que jogar muito mais sem bola do que com ela), o que rapidamente levou às suas saídas do onze e, inclusive, deixaram sequer de ter minutos passando a ser até terceiras opções. Neste período mais recente, foram ambos chamados, AM recuou uns bons metros no terreno e Montero teve um companheiro na frente de ataque e passou a ter mais participação no processo ofensivo. O resultado está à vista: ambos subiram de rendimento e de cotação junto dos adeptos. André Martins passou a pautar jogo no meio-campo defensivo e Montero passou a ter mais bola, mais liberdade no campo e, consequentemente, mais golos e assistências. Eis a prova cabal de que, se calhar, mais importante do que ter grandes jogadores é colocá-los onde se sentem bem e onde podem utilizar as suas melhores características. É que não estamos a falar de dois cepos mas, provavelmente, de dois dos jogadores com mais técnica do plantel que dependem, mais do que ninguém, do tipo de futebol que a equipa pratica. Num futebol pausado, de posse e jogado com variações entre jogo exterior e interior são elementos muito importantes porque assumem o jogo, gostam de ter bola e tratam-na sempre bem. Num jogo mais rápido, de transições, jogado por fora e baseado em cruzamentos para a área são inconsequentes, diria até inúteis. A pergunta que eu faço é: será que estes dois jogadores não servem para a equipa ou o tipo de jogo que a equipa pratica não lhes serve a eles? Vou ainda mais longe: Qual o tipo de jogo que melhor se adequa aos jogadores que temos e aos objectivos ambiciosos a que nos propomos? Ou então: que tipo de análise final vai ser feita quando se decidir o futuro de ambos? Perguntas retóricas, que vão ficar sem resposta e que, provavelmente, serão esquecidas quando ambos abandonarem o clube no final da época…
Temos ainda, um conjunto de jogadores fiáveis cujo verdadeiro valor só saberemos se lhes dermos um período considerável de tempo de jogo. Falo de Rosell, Jonathan, Rubio, Gauld ou Tanaka. Sobre Gauld e Rubio, estamos a falar de dois jovens com bastante qualidade que já demonstraram na B aquilo que são capazes. Rosell é um jogador fiável cujo único problema é ter de substituir o melhor jogador do plantel. Se querem que ele varra o miolo, entre e saia de cabines telefónicas e faça slaloms com atrelado como faz o William tirem daí o sentido. Uri é precisamente o oposto, passa despercebido, joga sempre a 1/2 toques e garante equilíbrio defensivo. Jonathan é o típico jogador argentino, bom com a bola e agressivo e raçudo sem ela. Se querem que ele meta 10 assistencias por época como faz o Jefferson, esqueçam. Mas é gajo para, de vez em quando, fazer um slalom que fez agora contra o Porto B, enfiar uma bomba do meio da rua como fez no princípio da época ou mesmo entrar na área e marcar um golo como contra o Porto em Alvalade ou contra o Chelsea em Stamford Bridge. Nada mau para um lateral suplente de 20 anos que faz este ano a sua primeira época na Europa. Já Tanaka é “só” o melhor rematador do plantel (e isto diz muito sobre a nossa capacidade neste aspecto) e o avançado com melhor média de golos/minutos jogados. Tem lacunas no seu jogo mas também tem qualidades que precisamos como de pão para a boca, nomeadamente, na capacidade de remate e marcação de livres directos.
Pois bem. O primeiro passo para se avaliar um jogador é compreender as suas características em vez de lhe pedir que faça coisas que outros, completamente diferentes, fazem com frequência. Até porque nunca fazemos o exercício inverso, tipo pedir ao Slimani que meta um livre na gaveta à Tanaka ou que marque um golo acrobático à Montero. Tantas e tantas vezes leio que “Montero e Tanaka não são Slimani”, “Rosell não é William” ou “Jonathan não é Jefferson”. Na verdade, nunca percebi bem o que é que isso quer dizer. Quer dizer que são (muito) melhores? Que garantem mais rendimento? Que trabalham melhor? Não sei. O que sei é que quando foram chamados mostraram qualidades muito especiais e um compromisso com a equipa que alguns dos jogadores titulares não demonstraram em determinada altura. Quanto vale esta postura? Para mim, vale muito. Mesmo não sendo habituais opções podem, perfeitamente, construir uma história interessante em Alvalade desde que estejam rodeados de um elenco de qualidade que também os faça evoluir. E esta é a parte em que vocês se espumam todos e gritam em plenos pulmōes: “Foda-se! E queres ser campeão com jogadores deste tipo?” E eu respondo, com toda a calma e até um sorriso arrogante, que sem jogadores assim não conseguiremos ser campeões. Hoje, se calhar, ninguém se lembra mas por cada Acosta havia um Ayew, por cada Duscher havia um Bino e por cada César Prates havia um Saber. Ou seja, por cada jogador de qualidade indiscutível, haviam sempre uns quantos apenas úteis, de equipa, com características diferentes, que não levantavam ondas e que, nalguns casos, até eram verdadeiros cepos! Mas tiveram o seu lugar (e até tempo de jogo!) em equipas campeãs. Porquê? Porque é assim que se constroem planteis. Se fossem todos estrelas e de qualidade indiscutível andavam em guerra no balneário porque só podem jogar 11. São sempre precisos jogadores que sabem o lugar que ocupam, que são pacientes em esperar a sua chance e que trabalham nos limites. É aqui que enquadro jogadores como Tanaka, Rosell, André Martins e, em certa medida, até Montero. Não é “aqui” que está o problema de não termos lutado pelo título. Não podem ser os suplentes a ficar com o ónus de uma má época e os titulares a receberem os louros de uma boa época.
Afinal, perguntam vocês, onde está então o problema? Para mim, o problema está na regularidade (ou falta dela) dos titulares, na inexperiência do treinador e, claro, nos factores externos que não é neste texto que se pretende dissecar. Um treinador com experiência não só pode transformar uma equipa menos apetrechada num campeão (Inácio) como também pode ser inteligente em perceber que muito pouco se pode ensinar a um elenco de luxo (Boloni). É isto que traz a experiência: saber aquilo que se tem em mãos e utilizar a forma adequada para potenciar aquilo que existe, seja bom, mau ou assim-assim. Por outro lado, se quisermos realmente ser campeões, temos de aumentar a qualidade dos titulares. Isso pode ser feito de duas maneiras: ou se contratam jogadores melhores do que eles ou o treinador desenvolve melhor aquilo que já temos. Preferencialmente, ambas.
Em relação às segundas linhas, deixem-nos estar em paz porque estão muito bem. Melhor do que era expectável no início da época e com um rendimento bem interessante para o tempo de jogo que têm. O próximo defeso será fundamental para o nosso futuro. Se calhar, é preciso tomar decisões difíceis, como substituir alguns jogadores que consideramos “titulares” ou “indiscutíveis” por outros capazes de, não só assegurar um rendimento melhor como também de acrescentar coisas diferentes ao nosso futebol. Ou simplesmente mudar algo no modelo de jogo que potencie melhor os recursos que temos. Ou ambos. Não sei. O que eu sei é o seguinte: as alterações que precisamos e que farão aumentar o nosso nível terão de ser feitas nos onze jogadores mais utilizados. Porque foram eles os grandes responsáveis pela temporada que estamos a fazer. Para o bem e para o mal.
PS: Para terminar, quero deixar uma estatística que ajuda a perceber esta ideia: Montero, Slimani e Tanaka têm, juntos, 34 golos (14+13+7). Mais do que a soma dos golos dos avançados titulares e suplentes dos rivais. O problema é que, por exemplo, o Jackson e o Jonas, só na Liga levam quase 20 golos. Ainda acham que o problema está nas segundas linhas?
* todas as sextas, directamente de Angola, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
8 Maio, 2015 at 17:26
Ah, e Marco Silva só sai se for vendido.
8 Maio, 2015 at 17:44
Cm e obvio! 5M€ po levarem!
8 Maio, 2015 at 17:29
a lista A com 22 jogadores, no problem… não temos assim tantos estrangeiros para inscrever.
temos a lista B onde cabem muitos outros jogadores.
a questão do défice zero é que é mais complicada…
8 Maio, 2015 at 17:31
défice zero nos próximos 2 exercícios significa só entra alguém se sair alguém.
8 Maio, 2015 at 18:43
Nós não podemos temer deficits zero quando o que fazemos é precisamente conseguir gerar superavits todos os anos, certo ?
SL
8 Maio, 2015 at 17:37
convém também falar dos outros clubes que foram sancionados…
Sporting Clube de Portugal
The settlement agreement covers the sporting season 2015/16.
Sporting undertakes to reach full break-even compliance by monitoring period 2015/16 (i.e. reporting periods 2013, 2014 and 2015).
Sporting agrees to report no break-even deficit for the financial year ending in 2017.
Sporting accepts that it will be subject to a limitation on the number of players that it may include on the A list for the purposes of participation in UEFA competitions. This restriction, which is conditional on the fulfilment of the operational and financial measures agreed with the UEFA CFCB, foresees that for season 2015/16 Sporting may only register a maximum of 22 players on the A list, instead of the potential maximum of 25 as foreseen in the relevant competition regulations.
Sporting agrees that an amount of €2m may be withheld in certain circumstances depending on the club’s compliance with the operational and financial measures imposed in the settlement agreement
http://www.uefa.org/protecting-the-game/club-licensing-and-financial-fair-play/news/newsid=2244685.html
8 Maio, 2015 at 17:34
Boa tarde.
Acompanho este espaço desde o célebre cacifo embora por falta de tempo fique muitas vezes pelos posts. Quando o tal “tempo” aparece, permite-me perceber pelos comentários (tal é a diversidade de opiniões) que se respira aqui Sporting. É tb uma fonte de informação preciosa, mesmo que isso implique algumas coisa menos boas pelo facto da pasquinada muito aqui “pescar”.
Sobre o tema do post, acho que nenhuma equipa (seja em que desporto de grupo for) sem segundas linhas é campeã. Na minha opinião, há uma grande diferença entre 1ªs e 2ªs linhas. Se as segundas fossem tão boas como as primeiras, não eram segundas 🙂
Cabe a um treinador (até a uma estrutura de futebol – dependendo daquilo que estiver delineado) saber gerir essas mesmas 2ªs linhas para que quando forem chamadas respondam positivamente. Chamadas esporadicas, torna-se dificil corresponderem e até acabam alvos de críticas injustas.
É aqui que acho que o nosso treinador (e deve sabê-lo agora) falhou e olhando à idade dele, ao historial da sua carreira, certamente vai melhorar. Ganharemos muito no Sporting com essa melhoria.
Deixo uma questão no ar. O que seria melhor para o nosso Sporting, tendo em conta o potencial da formação:
– Plantel A com 18 jogadores (onde a rotatividade seria obrigatóriamente usada) e teríamos os B’s a servir sempre que necessário (onde este plantel jogaria no mesmo sistema que o plantel principal), ou:
– Plantel A completamente independente do B, onde apenas por lesão, castigo (ou até por subida definitiva de um jogador que estivesse “pronto”) se chamaria alguém da B.
Os meus parabéns ao Cherba por proporcionar este cantinho, percebi que corre meio mundo.
8 Maio, 2015 at 17:34
Boa tarde Tasca,
o que nós fizemos este ano foi uma época excelente, repito excelente. Tal como fizemos a época passada. Tinhamos razões para sonhar com o campeonato, no Sporting temos sempre, mas a verdade é que partíamos muito atrás, especialmente atrás do porco desportivamente e do carnide administrativamente. Sim, houve jogos em casa que nos deixaram um grande amargo de boca, esses custam sempre mais e se calhar foram esses que criaram um certo ambiente adverso em torno da equipa e do treinador.
Também não gosto de ficar arredado de titulos durante tanto tempo, felizmente esse periodo acaba esta época com a conquista da taça. O que se quer agora é continuidade do trabalho feito (e bem feito) durante as duas ultimas épocas, melhorar cirurgicamente para podermos celebrar o campeonato para o ano e o tri daqui a dois. Vender bem, comprar bem, aproveitar a cantera e garantir estabilidade a nivel directivo e desportivo, isso é o que interessa.
Dizer que William não devia ter sido titular no inicio da época, que A Martins não devia ter feito parte do plantel principal, que o Jeff devia ter sido corrido em Setembro, que o Tobias devia ter começado logo a titular e mais narrativas desse género, são irrealistas, fantasias que só a nós nos cabe ter porque somos opinadores apaixonados, confundi-las com a realidade é tão masoquismo como ouvir os paineleiros portugueses. Estivemos bem esta época e vamos estar ainda melhor na próxima, temos que estar na Champions e temos uma pré-época pela frente que não será fácil de trabalhar. No final da próxima época cá estaremos para festejar o campeonato, assim como para criticar opções que elogiámos em Outubro.
Saudações Leoninas, viva à Tasca e viva o Enorme Sporting Clube de Portugal.
8 Maio, 2015 at 17:37
Como hoje estou zen…gosto deste teu comentário 🙂
SL
8 Maio, 2015 at 19:11
Caro Filip,
Também não exageremos.
Excelente seria sermos campeões nacionais.
Não concordas com o Presidente quando diz que não podemos contentarmo-nos com meias-vitórias ?
Eu considero uma época boa, eventualmente muito boa, considerando que iremos vencer a Taça.
Mas para mim o que mais destaco nesta temporada foi a confirmação de que com um orçamento muito, mas mesmo muito inferior aos nossos rivais, conseguimos competir de igual para igual com eles.
Isso prova o mérito de todos os que trabalham no Sporting e de todos os que acreditam nesse trabalho e o apoiam.
Assim se mantenham unidos.
Também acredito que o futuro nos irá aproximar cada vez mais em termos orçamentais e que isso só nos trará vantagens.
Saibamos nós aproveita-las com até aqui.
SL
8 Maio, 2015 at 19:53
Talvez seja um pouco exagerado sim, não o nego. Confesso que foi mais um desabafo gerado pelo nivel de exigência que tem sido colocado sobre uma equipa que teve muitissimas adversidades ao longo da época, como senão houvesse noção das limitações que temos desde o primeiro dia. Ás vezes parece que não se exigia mais nada a não ser o campeonato, algo que realisticamente seria muito dificil de alcançar. Em função da nossa realidade desportiva acho que o que foi feito já terá sido muito bom, foi mais um passo de gigante rumo à consolidação financeira e desportiva do nosso clube.
É por isso que tenho muitas dificuldades em aceitar uma sistemática narrativa de falhanço nesta época, como se todas as soluções que nos levassem ao titulo fossem evidentes desde a primeira hora. Como já foi dito aqui várias vezes, não podemos ter tudo, entre o estimulo à formção, titulos e consolidação financeira creio que se terá alcançado muito durante esta época. Concordo com o Presidente na ideia de que meias vitórias não chegam, mas não podemos deixar que se subverta constantemente a nossa dinâmica para se alcançarem essas mesmas vitórias. Aquilo que quero dizer é: se passamos tanto tempo a afirmar que temos de ultrapassar as dores de crescimento (e que as temos de “aguentar”), porque é que continuamos constantemente a querer atalhar, colocando uma pressão que muitas vezes durante a época me pareceu algo injusta? Ainda me lembro bem dos sucessivos fantasmas do Natal, acho que esta época fez lembrar alguns desses anos, no entanto acho que toda a estrutura recuperou bem (quando me parecia que as coisas poderiam ter descarrilado e ido por caminhos do passado que tantos dissabores nos trouxeram), por isso acho que se ganharmos a taça teremos feito uma bela época. Ao contrário daquilo que muitos querem fazer crer.
SL
8 Maio, 2015 at 19:40
Não dou mais que suficiente mais (como o homem do saké) a esta época. Temos de perceber que uma época nunca pode ser excelente se não ganharmos o campeonato.
Para mim será sempre razoável e nunca terei orgulho num terceiro lugar. Já a conquista da Taça será algo que a confirmar-se, como esperamos, será muito boa e poderá tornar a época melhor (bom pequeno). Sim, já sei que temos muito menor orçamento, que houve muitas coisas que se passaram que condicionaram a época e isso tudo. Mas se me pedem a opinião fria sobre a época só pode ser esta. E se calhar um dia destes só consideramos excelente ou óptima quando ganharmos não só o campeonato como a Taça ou mesmo uma prova europeia. Mas acredito que chegaremos lá.
O facto de dar um suficiente mais / bom pequeno à época, não quer dizer obviamente que ache que o treinador deve sair. Quer dizer que queremos e podemos concerteza no futuro fazer muito melhor. Tal como as boas notas se guardam para os melhores alunos, não vamos já dar um excelente a estes resultados, pois não? De qualquer forma percebo o espírito da tua intervenção Filip e até concordo com muita coisa. SL
8 Maio, 2015 at 19:58
Respondi ao Marokas antes de ler o teu comentário Caro Leonissimo, mas acho que acabo por responder ao que dizes no comentário acima. Só quero dizer que também percebo o que dizes, não discordando, embora no final seja mesmo assim mais generoso na “nota”.
8 Maio, 2015 at 21:19
Belíssimo comentário Filip!
Também ia dizer concordar com o (a?) Marokas e dizer que não consideraria excelente, mas já vi a tua resposta.
É consensual que jogámos bem menos e obtivemos resultados bem piores que as nossas capacidades, por isso aproveito para dizer que também não vou tanto na conversa das segundas linhas e de quem tem melhor plantel etc.
Se tivéssemos jogado o que sabemos, sem pontos perdidos estupidamente tínhamos disputado, e estávamos a disputar o título ainda; isto eu consideraria uma época excelente independentemente do resultado final.
Porque ganhar e perder é desporto.
Acredito que a equipa vai continuar a crescer, faço tábua rasa do que
8 Maio, 2015 at 17:36
Foto Facebook
SPORTING
Dybnevik à experiência nos juniores
17:05 – 08-05-2015
A- A A+
O norueguês Andreas Dybevik, de 17 anos, irá treinar-se com a equipa de juniores do Sporting na próxima semana.
O jovem, que joga no Sandnes Ulf, cumprirá uma fase de observação e poderá ficar no Sporting, caso os responsáveis do clube vejam qualidades no médio-centro.
O jogador falou ao site ´Sandnesposten´ sobre esta nova experiência.
«Vai ser uma experiência agradável para mim. O Sporting tem uma academia de grande nível e respeitada. Espero um nível muito alto dos seus jogadores e treinadores», disse Dybevik.
8 Maio, 2015 at 18:05
Esse não era o clube do Rúbio na Noruega???
8 Maio, 2015 at 18:15
não sei Kaipirinha-man 🙂
8 Maio, 2015 at 18:47
Saké-man is back… (depois da “recaída” na(s) Caipi(s)… 😉 )
8 Maio, 2015 at 19:07
e que tal? o Brasil é um espanto não é? e as bundinhas também
8 Maio, 2015 at 20:33
Olha, se havia bundinhas, nem as vi, vê lá…
Mas guardo algumas pérolas como andar de moto4 e correr karts com a minha sogra (acho que ela me deu uma pancada de próposito que me deixou avariado da costela! 😉 ), ter tomado um banho de mar na Barra da Tijuca (Diziam que a agua tava fria… eu aqui pelo-me para entrar na água no verão e é um choque térmico na certa… lá bastou molhar o pé duas vezes e mandar-me ao mar sem dizer que me “empurrarem”…).
De resto, muito convivio, uns rodízios e tal… mas foi bom, foi. Serviu para “limpar a cabeça” (oh eu a dar uma de futebolista)…
Ah, e ainda deu para ver o Moreirense-Sporting…
8 Maio, 2015 at 18:19
Era… 🙂
8 Maio, 2015 at 18:45
e tal Rubio da noruega não é aquele que assinou pelo Real madrid?
8 Maio, 2015 at 17:37
Como hoje estou zen…gosto deste teu comentário 🙂
SL
8 Maio, 2015 at 17:44
Estas medidas disciplinares da UEFA são algo ridículas… quer dizer um clube é penalizado por não ter condições financeiras limitando o número de jogadores que pode inscrever, ou seja, teoricamente diminuindo a sua competitividade que lhe permitiria ir arrecadar mais receitas financeiras. Não faz sentido nenhum… (se bem que não me parece que seja por isso que não vamos conseguir os nossos objectivos). Já quanto ao défice zero, leva a que tenhamos mesmo de vender para poder adquirir jogadores.
8 Maio, 2015 at 17:52
não é só isso… prémios eufa congelados se não tiver contas equilibradas.
8 Maio, 2015 at 17:55
Pois… mas as contas são vistas no final de cada época penso eu. De qualquer maneira obriga-nos mesmo a ter muito cuidado…
8 Maio, 2015 at 18:00
não só a nós… as punições ao Besiktas e ao Inter são muito maiores em termos financeiros. O congelamento de prémios chega aos 20 milhões no caso do Inter.
8 Maio, 2015 at 18:03
Certo, mas com os males dos outros…
8 Maio, 2015 at 21:28
Mas obriga a vender porquê?
A venda de jogadores deverá ser um processo “último recurso” para o equilíbrio de contas.
Este ano, já foi dito e redito, não haverá necessidade de vender – o que significa que as receitas extraordinárias das provas da UEFA terão gerado o equilíbrio necessário e, talvez, superavit.
8 Maio, 2015 at 23:27
Vais comprar novos jogadores com o quê? Com as receitas da UEFA? E os custos que tens todos os meses, como são pagos? Obviamente que tens duas opções: ou deixas tudo como está e não compras ninguém (o que não é realista) e mesmo assim tens de conseguir passar a pré-eliminatória da Champions ou vendes. Como é que achas que tens tido superavit? Porque no primeiro ano vendeste o Bruma e o Illori por 20 M e no segundo vendeste o Rojo e o Dier por 25M… E mesmo assim não é fácil…
8 Maio, 2015 at 17:44
Só eu é que acho que esta decisão da Uefa é muito fixe no planeamento das contratações?
Se só podemos inscrever 22 estrangeiros, quem vier terá de ser um claro acrescento de qualidade.
Se temos de contar com, pelo menos, 3 jogadores da Lista B, isso significa uma integração de pelo menos 3 jogadores da formação.
Epa, não queria ir tão longe mas….obrigado, Platini!
PS: Não esperar uma punição era utópico mas o nosso esforço na redução de custos permitiu, pelo menos, não termos uma sanção financeira. O défice zero não será difícil de cumprir. Acho que já o fazemos mesmo sem essa punição. Portanto, bom trabalho de BdC junto da Uefa! Considero isto mais uma vitória do garoto.
8 Maio, 2015 at 17:51
Mas tem de ser pendurado ai um post em forma de Forca expondo mais uma bomba ao retardador da Godinhice…e q ha mt Camarote, Fonte e Fax q continuam a difundir croquetismo!
8 Maio, 2015 at 17:54
Sá não podemos inscrever mais de 22 jogadores na lista A (estrangeiros e portugueses). Não me parece grave, podendo ir-se buscar mais jogadores à lista B (composta por jogadores entre os 15 e os 21 anos com duas temporadas ou dois anos completos no clube) que serão também da … B. Penso que não será por isso muito complicado (apenas é uma desvantagem teórica).
Quanto ao défice zero, o Bruno tem conseguido ter sempre lucro (aliás eu não me esqueço que ele disse quando foi eleito que se a situação do Sporting fosse pior ao fim do seu primeiro mandato do que quando entrou, se demitia e vai no bom caminho), mas acaba por ser uma limitação a que se arrisque um pouco mais. Teremos mesmo de encaixar uma grande venda (William? Carrilo?).
8 Maio, 2015 at 17:54
temos uma ameaça de nos congelarem parte do prémio financeiro se não conseguirmos equilibrar as contas…
a uefa virá cá para o ano pra ver o que estivemos a fazer… virá todos os anos até se extinguir o processo em 2017.
8 Maio, 2015 at 18:13
Concordo, Sá. Vai obrigar a ser mais assertivo nas contratações, sem dúvida. E isso consubstancia aquilo que tenho vindo a defender:
A CULTURA DA EXIGENCIA NÃO PASSA SÓ PELOS ADEPTOS E ATLETAS. PASSA TAMBÉM PELA POLITICA DE CONTRATAÇÕES!
8 Maio, 2015 at 18:20
Se formos a ver bem, esta decisão da UEFA nem sequer é má. Para um clube que estava no “vermelho” há tanto tempo, que esteve em pré-falencia declarada, que acumulou não anos mas décadas de prejuízo, estava receoso de algo muito pior.
se calhar ao invés de dizermos que “andaram a lamber as botas ao platini e agora foderam-se!” (como dizem os lampiões) o melhor mesmo é concluir que precisamente por sermos um Clube com dignidade e vontade de se reerguer e um clube, um clube sério que tem algo de muito positivo a dar ao futebol mundial, um clube que forma seres humanos e craques de nível mundial, é precisamente esse clube que merece não ser castigado.
Isto não é um castigo pesado. se fossem outros (porcos e carnide) a mão seria mais pesada. A´te o Barcelona treve mão mais pesada. Para a UEFA é muito mais grave adulterar/falsificar as regras do jogo do que ter dificuldades financeiras.
Principalmente quando é claro que nem água que o Sporting tem feito um trabalho extraordinário na recuperação financeira.
8 Maio, 2015 at 18:26
Extraordinário e sempre em cima de uma nova cultura de exigência.
Um dia ainda hei-de ver a boa gestão aliada à honestidade serem premiadas no futebol português.
8 Maio, 2015 at 21:31
Nem mais!
8 Maio, 2015 at 18:49
Absolutamente caro Sá,
Obrigado Platini.
SL
8 Maio, 2015 at 18:02
Ninguém pode discordar do fair play financeiro…
Outros foram punidos com o fim das doyens mas estão a assobiar para o ar.
8 Maio, 2015 at 18:04
O processo está sempre aberto a todas as equipas que se qualifiquem para as competições europeias. Como fomos “autuados” é que seremos observados com maior regularidade
8 Maio, 2015 at 18:05
Dá para juntar aos processos por gestão danosa, contra godinho e bettencourt, esta decisão da uefa?
8 Maio, 2015 at 18:12
Exatamt! Esta e prova inequivoca de gestao danosa!
8 Maio, 2015 at 18:26
concerteza que sim! Bruno não dorme…
8 Maio, 2015 at 18:24
Curiosidade: os primeiros adeptos a cantar o “you’ll never walk alone ” foram….
os do Manchester Utd em relação aos busby babes.
8 Maio, 2015 at 18:37
Por vezes não conseguimos fugir a certas analogias … por mais polémicas que sejam.
Por isso apresento desde já as minhas desculpas aos meus caros tasqueiros.
Mas não resisto.
Godinho = Socrates
UEFA CFFB = Troika
Atual Direccao do SCP = Governo
No futebol, como na vida, vamos aprendendo a ser gente responsável, a viver com o que consegue produzir e a esbanjar apenas aquilo que conseguir ganhar.
Felicidade a do SCP, não ter por aí um certo Costa a bater à porta para entrar … ao contrário do País que desgracadamente teima em não aprender e está cheio de vontade de o deixar entrar.
SL
8 Maio, 2015 at 18:40
Mais ou menos.. c 1 diferenca BdC e o seu Governo sabe q nao vai a lado nenhum a humilhar os sportinguistas e o Sporting….
8 Maio, 2015 at 19:00
OK, Frost, isso não tem discussão.
Mas agora lembrei-me de mais uma:
Será que ainda vamos ver o dois primeiros condenados na Justiça ?
8 Maio, 2015 at 19:40
«Fair Play UEFA castiga Sporting devido a incumprimento financeiro
Clube de Alvalade terá de inscrever menos três jogadores nas provas europeias no próximo ano.
Na sequência da investigação iniciada pela UEFA e no âmbito da iniciativa do Fair Play Financeiro, o Sporting foi castigado pelo organismo que tutela o futebol europeu com a dedução de três jogadores inscritos na lista A das competições europeias.
Assim sendo, e ao contrário do que é normal, os ‘leões’ apenas poderão inscrever 22 atletas em detrimento dos habituais 25 como punição por não apresentarem as finanças do clube equilibradas.
Além disso, adianta o jornal Record, o conjunto de Alvalade será obrigado a apresentar um défice zero até 2017 e poderá ficar com dois milhões de euros retidos, caso não cumpram com o exigido»
in Noticias ao minuto
A noticia é verdadeira, já consegui confirmar 😉
Podia ter sido pior, ficarmos fora da Europa e pagar multa, no entanto esta direcção tem feito um bom trabalho e conseguiu que se conseguisse a pena minima, muito por o clube se ter endireitado nas contas nos ultimos meses.
8 Maio, 2015 at 20:02
O castigo da uefa aceita-se, aliás, o Sporting aceitou as condições. Estivemos dois anos a arrumar a casa de modo a que não nos tirassem das competições europeias, o objetivo foi conseguido, claro está, alguns requisitos podem ter ficado por cumprir, daí o castigo. Concordo com uma uefa intransigente, se o for para todos é claro. A questão do défice é, passo a expressão, cagativa. Isso está imposto pelo plano financeiro da direção desde o início, negociado também com os bancos. Gastar apenas um terço do que se vende, lucro em todos os períodos financeiros, etc etc etc. Fica danificado o nosso nome lá fora?somos o mesmo clube que foi dado como exemplo na terra dos bifes pá!
8 Maio, 2015 at 20:37
Haveria muitos que andariam a esta hora a maldizer a sua sorte.
Felizmente o Sporting pode dar-se ao “luxo” de inscrever apenas 22 na lista A… pois pode inscrever muita qualidade na Lista B!
Já outros…
Mas pronto… esta é mais uma que podemos agradecer ao cabeça de calhau do godo (passe a redundência)… Um merdas tão insignificante que nem nivel tem para ser godo pois ficou-se pelo godinho!
8 Maio, 2015 at 20:37
* redundância
8 Maio, 2015 at 21:15
Concordo que o castigo da UEFA acaba por ser bom.
Temos de ter défice zero?
Meus amigos, nos dois anos de exercício completos desta direcção a SAD deu lucro! É apenas mais um incentivo para continuarmos com a política de responsabilidade e recuperação do SCP.
Só podemos inscrever 22 jogadores na lista A?
Incentivo importantíssimo para ter um plantel mais curto, contratações mais reflectidas e abre espaço a apostas nos jovens.
Numa altura que alguns adeptos sonham com trutas e apostas de risco, permite recordar os desvarios e as guidelines que produziam resultados negativos da ordem dos 45M€/ano.
Win Win.
Bring it on!
SL