Pode-se pensar que depois de vencer o Braga duas vezes na Liga e acabar a mesma prova com uma vantagem de 18 pontos que a próxima final da Taça de Portugal será medida nesse mesmo registo. Todos gostaríamos, mas se a equipa liderada por Marco Silva assim o pensar estaremos prontos e embrulhados para mais uma página demolhada no sal de lágrimas de desilusão e não de felicidade. Num jogo tudo será possível, até mesmo esbater diferenças óbvias de qualidade, que as há. Num jogo, um detalhe pode mudar os favoritismos, convém não desprezar nada do que este obtuso mas lutador Braga pode conseguir fazer.
Não vou analisar a equipa bracarense, nem desvalorizar o que qualquer jogador da pedreira vale ou pode valer sobre o relvado do Jamor, mas seria um valente aldrabão se não admitisse que fico um pouco mais tranquilo por Danilo e Zé Luis estarem fora dos planos, um pouco mais esperançado pelo ponta-de-lança eleito se chamar Eder e um pouco menos receoso por Alan ter já 35 anos. Esta é a verdade, mas há outras. Verdades como a que permitiu a Xandão marcar um golo de calcanhar ao Manchester City, como a que permitiu a este mesmo Braga ir à Luz eliminar a equipa da casa. Verdades como a capacidade de concentração e disponibilidade para ultrapassar o natural nervosismo de enfrentar, num jogo, todo o proveito de uma época.
Se rebobinarmos a cassete das finais de taça anteriores do Sporting podemos facilmente constatar que o favorito só vencerá se o merecer. As diferenças têm de ser colocadas em campo, todas. As que conhecemos e as que se descobrem a cada lance da partida. As que são inatas ao trabalho táctico da equipa e as que resultam da soma de suor e entreajuda colectivos. Sei que tudo o que acabo de descrever é o trabalho de Marco Silva e restante equipa técnica, até da Direcção. Mas o Sporting não acaba aí. Pelo contrário, essa é só a face mais prática e objectiva de um jogo de futebol. Há mais para além das quatro linhas. Muito mais. E é aí que entramos nós os adeptos. Sim, o 12º jogador. Sim, a Onda Verde. Sim, tu e eu que estaremos a levar com o sol na tromba e a tentar distinguir a 100 metros de distância se o gajo que caiu é o Cedric ou o Adrien. Nós também temos um papel a desempenhar. Nós também podemos ajudar a trazer a Taça para Alvalade. Como?
Apoiar sem reserva alguma. Sofrer sem assobiar. Gritar Sporting como nunca. Literalmente “empurrar” a equipa para a glória, com a bravura audível de quem confia 300% nos seus jogadores. Em quem, pelo meio de uma festa e num respeito pelo adversário, esmaga a metade do Jamor vermelha e branca, não deixando às claques o “trabalho” de encher o estádio com Sporting. Mostrar à equipa o quanto queremos que ganhem, o quanto confiamos que o vão fazer. Mostrar-lhes o caminho de uma grande vitória começa no 1º minuto e acaba no último. E por muito que pareça não estar a resultar…insistir, insistir, insistir…até que os deuses do futebol (que apreciam a audácia e devoção) nos sorriam.
No Domingo não há Marcos, não há Brunos, não há Mustafás, Cardinais, Godinhos ou Duques, só existem Sportinguistas. Só existem Leões. Dos que rugem confirmando que mesmo nesta selva de podridão do futebol português somos reis e senhores do nosso destino.
SPOOOOOOOOOOORTING!!!!!
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
27 Maio, 2015 at 11:16
O post anterior cujo tema era o Gelson Martins acabou a discutir mais vezes o Sabrosa.
Depois o diz que disse que tu sabes que eu sei que tu sabes, etc…
Foda-se!
Está deprimente, esta merda.
Agoiros do caralho!
27 Maio, 2015 at 11:23
uma vez que o braga não será tão forte a destruir o jogo porque não tem o zuca danilo…
jogamos com 1 ou 2 avançados?
27 Maio, 2015 at 11:26
“Ainda não me decidi”…depois digo qualquer coisa…! 🙂
Abr e SL
27 Maio, 2015 at 11:31
ahahah
27 Maio, 2015 at 11:26
Claro que é com um … o gajo não ía mudar num jogo destes qd durante a epoca optou apenas por um. Temos de ter um meio campo forte para ter bola e pressionar bem qd não a tivermos.
Vamos ganhar. O polvo disse.
27 Maio, 2015 at 11:27
Com 1, pois o “segredo” está em mandar no meio-campo
Até te avanço o nosso 11 inicial:
Rui Patricio
Cedric
Paulo Oliveira
Ewerthon
Jefferson
William
Adrien
João Mário
Carrilo
Nani
Slimani
27 Maio, 2015 at 11:33
Concordo contigo. Gostaria de ver muitas vezes 2 avançados em casa e contra a maioria das equipas, mas esta é a nosas equipa e a nossa táctica.
Ainda pensei no Montero de início e Sli para entrar. Iniciaríamos o jogo com um futebol mais apoiado. Esta é a minha dúvida.
27 Maio, 2015 at 11:44
esse é o onze que Marco Silva vai utilizar. sem dúvida.
27 Maio, 2015 at 11:41
Jogo demasiado previsível, nós com o nosso meio campo habitual e eles mais recuados e a tentar esticar o jogo no pardo.
Estou tentado a atacar o jogo com 2 avançados.
27 Maio, 2015 at 11:52
Se perdes o meio campo e levas uma batata primeiro, aquilo ainda vai ser mais contra ataque e podes não ter plano B.
27 Maio, 2015 at 11:32
Falta falar também de futebol… 11 titular, marcador dos golos ou golo (existem jogadores que se transformam em hérois por 90 ou 120 minutos no Jamor como o Tiui!) apesar de o mais importante ser a vitória gostava muito que o herói de domingo fosse o Nani!
Mais logo é a final da Liga Europa no Sevilha vs Dnipro força Carriço!!!
27 Maio, 2015 at 11:47
Depois de ler mais um belo texto do LP e a seguir alguns dos comentários, enfim…
27 Maio, 2015 at 12:00
Eu tb vou lá estar ( espero 🙂 )…
Caguei para boatos e diz que disse…eu quero é falar de futebol e ver o braguinha sair de lá com 3 na peidola e com com o Sporting a jogar com empenho e garra…
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING !!!!
Excelente texto, Javardeiro…
27 Maio, 2015 at 12:05
Muito bom! Parabéns Javardeiro 😀
27 Maio, 2015 at 12:12
Comunicado Sporting
“1 – Como é do conhecimento geral, decidiu o Sporting Clube de Portugal proporcionar aos seus Sócios e adeptos que não pudessem estar presentes no Jamor para a final da Taça de Portugal, a oportunidade de participarem numa grande festa no Estádio José Alvalade a que chamou “Jamor em Alvalade”.
2 – Desde o primeiro momento, o Sporting comunicou aos seus Sócios e adeptos que o ingresso na referida festa estaria dependente da aquisição de donativos que serviriam para cobrir as despesas resultantes da abertura das portas do Estádio e funcionariam, no remanescente, para concluir a Missão Pavilhão.
3 – Sempre pautámos a nossa gestão pelo rigor e pela verdade, a toda a hora na defesa dos interesses do Sporting Clube de Portugal e será assim que continuaremos a atuar.
4 – Infelizmente, a adesão a esta iniciativa foi diminuta e não permite a manutenção do plano inicial que envolvia custos significativos com a produção de uma festa que iniciaríamos às 11 horas.
5 – Desta forma, o Sporting Clube de Portugal comunica aos seus Sócios e adeptos que:
A festa “Jamor em Alvalade” prevista para se iniciar a partir das 11 horas e se prolongar até à hora do início da Final da Taça sofre alterações no programa.
O Estádio José Alvalade abrirá as suas portas a partir das 16 horas para que, de forma gratuita, os Sócios e adeptos que não conseguiram bilhete para o jogo da Final da Taça possam assistir à partida nos dois écrans gigantes do Estádio e aguardar, conforme todos desejamos, a entrada de equipa após o triunfo no jogo.
A lealdade e espírito de participação dos Sócios e adeptos que tinham feito donativos para a Missão Pavilhão no âmbito da iniciativa “Jamor em Alvalade” será recompensada. Todos os que tinham adquirido entradas para esta festa poderão contactar o Sporting ([email protected]) para receberem a devolução dos donativos que tinham feito, ou optarem por no Domingo, 31 de Maio, terem acesso a zonas privilegiadas onde, em caso de vitória, poderão festejar em conjunto com a equipa.”
27 Maio, 2015 at 12:51
Uma palavra da minha parte pa LeoaAnimada e po Dkaras q disseram a verdade!
Saudacoes Leoninas!
27 Maio, 2015 at 13:28
Os preços desse tal piquenique eram ridículos. Viram uma oportunidade de ganhar dinheiro e o tiro saiu pela culatra.
Abram as portas do estádio às pessoas e deixem-se de merdas…
27 Maio, 2015 at 13:53
+1
27 Maio, 2015 at 16:07
O próprio do piquenique era ridículo… provavelmente a ideia saíu da tola de alguém que passa o fim-de-semana a ver aqueles programas da júlia, cheios de actuações “é o bicho é o bicho”.
Ainda bem que foi cancelado.
27 Maio, 2015 at 16:47
Ridículo ou não a ideia era angariar fundos para o pavilhão. Mas parece-me que muitos sportinguistas querem “tudo” mas na na hora de dar a palavra que aparece é “nada”.
É preciso ter mesmo muita lata para dizer que querem ter modalidades competitivas e criticar quando não ganham, e no entanto quando podem ajudar, nem com a boleia de uma final se chegam à frente para uma acção de solidariedade com as modalidades.
Eu sou do Sporting Clube de Portugal, não do Futebol Clube Sporting.
SL
27 Maio, 2015 at 18:08
Sim, mas associar a vontade dos sportinguistas em contribuir para o pavilhão à adesão ao evento não faz sentido.
Aliás… a divulgação do evento, do seu conteúdo é, por muito que me custe dizê-lo, miserável… Vejamos:
– “A festa da Taça não se faz só no Jamor! No dia 31 de Maio, o Estádio José Alvalade terá as portas abertas a todos os Sportinguistas que queiram viver o ambiente da Prova Rainha com a sua família e amigos, disfrutando de um picnic no relvado, concertos, vários artistas convidados, transmissão do jogo nos ecrãs gigantes e muitas outras surpresas.” A isto segue-se uma tabela de preços…
Concertos? Vários artistas convidados? Muitas outras surpresas? Estamos a falar do Enorme Sporting e as coisas não poderão nunca ser feitas em cima do joelho.
27 Maio, 2015 at 13:16
Pois…
Então porque não nos disseram isso por parte do Sporting quando foram contactados?
Não gostei nada desta falta de comunicação, entre Linha de atendimento do Sporting, Loja Verde e Site
A mim, disseram que era noticia para causar polemica, e depois isto?
Fico furioso. Furioso por ter duvidado do que aqui foi escrito, furioso pela falta de informação, furioso pela informação que me foi dada pelo Sporting hoje de manha, ser contrária à que está no comunicado
Furioso
Aqui fica desde já o meu pedido de desculpas aos tasqueiros que ontem afirmaram este cancelamento
27 Maio, 2015 at 13:41
Isto era tão, mas tão previsível que nem sei como o Sporting foi naquela onda do “Vamos lá ver se isto pega !”, e ainda assim gratuitamente vai estar pouca gente, o que eu acho perfeitamente normal, depois da vitória sim, as pessoas vão-se deslocar ao Alvalade XXI para comemorar com a equipa.
Agora o que estavam a tentar fazer era completamente ridículo, como se pode perceber agora.
Eu compreendo que existisse pessoas que num espírito de ajuda e apoio ao clube apoiassem a iniciativa, mas como disse anteriormente a forma como foi organizada só iria afastar as pessoas do clube em vez de as aproximar !
Espero ansiosamente por domingo para que depois da nossa vitória me desloque do Jamor para Alvalade para festejar com a equipa mais uma vitória do nosso Sporting.
SL.
27 Maio, 2015 at 16:50
Eu vi a ultima final que ganhamos em Alvalade com o Belenenses e não sei qual o conceito de pouca gente, e a bancada A estava bem composta.
27 Maio, 2015 at 20:22
“os” que nao querem que o Pavilhao seja feito, que as modalidades tenham equipas competitivas e que o SCP continue a crescer…(depois deste comunicado), ganharam de goleada…
(pena entre esses “vencedores” haver muito sportinguense de MERDA…
triste…
um dia muito mau para o crescimento do SCP…
e fico-me por aqui…
27 Maio, 2015 at 23:45
SPOOOOOORTING! Mai nada!