Uma das discussões que mais temos aqui na tasca é precisamente sobre a mentalidade dos jogadores. Na minha modesta opinião, a mentalidade não é algo de inato num jogador. É incentivada, trabalhada, treinada até ao ponto de se tornar adquirida. Acredito que é possível transformar um aparente preguiçoso num trabalhador incansável, um displicente cronico num obcecado pelo rigor ou um egocêntrico num altruísta. Como? Perguntam vocês. Com os “triggers” adequados fornecidos pelas pessoas certas. Uma mudança de pensamento só acontece quando o alvo dessa mudança acredita em quem lhe propõe mudar. E isto é válido tanto para o futebol como para tudo o resto.
Eu vejo “A” mentalidade como uma consequência da obcessão pela perfeição. Só com o exercício contínuo do rigor em todos os momentos do jogo é que se seguram resultados, matam-se jogos ou se tornam jogos difíceis em fáceis. E é a partir daí que se constroem vitórias, séries prolongadas de vitórias e, consequentemente, se ganham campeonatos. O Carnide de Jorge Jesus é um bom exemplo disso. Não obstante dos problemas que costumavam ter no início das provas e das ajudas arbitrais, era sabido que quando chegavam ao “ponto de rebuçado” começavam a carburar. Eu interpreto essa evolução como uma maior predisposição dos jogadores em executar as suas funções exactamente da forma que o treinador queria sob pena de saírem da equipa, levarem piçadas ou, basicamente, se colocarem numa situação de todo indesejável para eles.
No Sporting é unânime entre todos que existe muita qualidade individual, uma razoável qualidade colectiva mas falta sempre a mentalidade que origina a regularidade das vitórias. É este trabalho mental que Jesus vai trazer ao nosso clube. Não que Jesus seja um psicólogo de gabarito mas porque ele é de tal forma obcecado pelo jogo, pelo rigor e pela exigência do cumprimento das suas ideias que acaba por influenciar directamente a tomada de decisão dos seus jogadores. Imaginem o seguinte cenário: jogada de contra-ataque de 2×1 ou 3×2 em que o decisor toma a opção e errada. Como reage Jesus? Como reage qualquer outro treinador? O que é feito para que essa jogada dê golo no futuro? Que tipo de informação é passada pelo treinador? De que forma é passada? Como reage o jogador? Tudo isto são perguntas às quais dificilmente teríamos resposta com outro treinador qualquer. Felizmente, com Jesus temos. Com o actual treinador, o erro é intolerável. E é essa intolerância face ao erro que permite a sua correcção, não apenas para o jogo seguinte, mas para sempre. É essa intolerância que transforma o erro sistemático em aleatório e que mantém a concentração dos atletas sempre em alta. Porquê? Porque a persistência no erro é punida por JJ da forma que mais dói a um futebolista: perda de titularidade ou saída da convocatória. Com muitos impropérios pelo meio. A obcessão pela perfeição levada ao extremo.
Jorge Jesus é, porventura, um dos poucos sobreviventes de uma forma de liderar “à antiga”. Distância dos atletas, autoridade inquestionável e disciplina férrea. Hoje em dia, o futebol foi invadido por “mourinhistas” e “guardiolistas” cuja forma de liderar passa por estabelecer uma relação muito próxima com os jogadores quase a ponto de se tornar um deles. Há exemplos de sucesso e insucesso em ambos os estilos, não existe uma forma correcta de liderar até porque um líder conquista as suas tropas pelo seu carisma e esse carisma é emanado pela especificidade da sua personalidade. Porém, e já que está na moda dizer que os jogadores são profissionais, Jesus é bem capaz de ser dos poucos treinadores que os trata como tal. Não são “filhos”, “amigos” ou “companheiros”. São profissionais que têm deveres para com a sua entidade patronal e objectivos para atingir como qualquer trabalhador de outro sector de actividade.
Voltando à mentalidade, o teor deste post, tenho para mim que Jesus vai alterá-la. Mas não vai transformá-la em vencedora dizendo todos os dias que “é para ganhar”. Não conheço nenhum atleta que não trabalhe para a vitória, o “é para ganhar” já todos eles sabem. O que muitas vezes eles não sabem, não querem ou não conseguem é reagir a uma forma de liderança e a métodos de trabalho completamente orientados para uma mudança de mentalidade. Os métodos de treino de Jesus até podem ser inovadores, a sua forma de ver o jogo até pode ser única mas aquilo que vai realmente mudar é, como disse acima, a (in)tolerância ao erro e a reacção dos jogadores a essa forma de estar do treinador. Quem aceitar que está a fazer mal e que é para fazer bem no próximo jogo, treino ou exercício, terá futuro. Quem tiver capacidade de encaixe para ser tratado como profissional, terá futuro. Quem quiser, com todas as suas forças, ser melhor futebolista, terá futuro. Quem não tiver essa capacidade e vontade, terá vida muito difícil no Sporting. É aqui que vai ser feita a primeira filtragem e será dado o primeiro passo para uma verdadeira, genuína e esperemos que duradoura mudança de mentalidade.
A apresentação de Jesus foi sintomática. Poucas palavras mas todas elas fortes e dirigidas ao seu target que ontem foram os adeptos. Com os jogadores vai ser igual. Jesus é exactamente aquilo que mostra. Nada fica por dizer, nada fica por fazer, não existem zonas cinzentas. Não há meias palavras, fugir ao compromisso ou expressões inconclusivas como “vencer, vencer, vencer”. A pergunta é clara e toda a gente sabe qual é: Somos candidatos ao título? Jesus reponde: “Somos candidatos a ganhar todas as provas que entrarmos em Portugal”. Curto, directo e incisivo. A mudança de mentalidade começa sempre com uma mudança de discurso.
Para terminar, uma palavra para os regressos de Octávio Machado e Manuel Fernandes. Homens do futebol que têm uma característica comum com o treinador: a frontalidade. A competência aqui é o factor menos relevante porque Jesus, como é seu timbre, vai ser ele próprio a “estrutura”. Octávio e Manel serão os fieis escudeiros. Mais do que competentes, serão LEAIS ao clube, ao treinador e à direcção. E coloquei em letras maiúsculas de propósito. O compromisso de lealdade tem de ser condição primeira para se trabalhar numa indústria implacável como o futebol. Com Jesus, Manel e Octávio, esse compromisso está assegurado. Quanto à competência, essa tem-na Jesus. Para dar, vender e se calhar emprestar aos elementos que o próprio escolheu para trabalhar consigo. E com a definição da estrutura que vai liderar o nosso futebol chega a certeza que o futebol do Sporting vai, definitivamente mudar. Dentro do campo e fora dele, no futebol praticado e na mensagem transmitida. Mas a mudança mais importante, aquela que eu espero mesmo que aconteça é na mentalidade dos atletas. E essa, só se consegue cumprindo à risca o lema do nosso Palmelão: “Trabalho, trabalho, muito trabalho!”
* todas as sextas, directamente de Angola, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
3 Julho, 2015 at 8:41
Penso que se trata da continuação da mudança da mentalidade. Muito bom texto, deixa qualquer pessoa confiante.
SL
3 Julho, 2015 at 8:58
Permitam que deseje a todos em primeiro lugar um optimo bom dia…
Sou da mesma opinioão amigo Sá…
As pessoas também “se constroiem” no dia a dia…
Tal como um “cepo” pode ser transformado numa óptima estátua, por um bom escutor…
Também um jogador “bom” pode ser transformado num óptimo jogador, por um “escultor” com capacidade para fazer uma obra prima…
E JJ é esse escultor capaz de esculpir (já o provou sobejamente) as “obras primas” que todos nós esperamos e desejamos no nosso Sporting…
No exito da equipa porém…é necessário também que nós “os nºs 12” da equipa, façamos o nosso papel…
Quem não “tiver estaleca” para tal…que fique em casa, pois no Estádio “não deve haver lugar” para os que “não acreditam”…quem não quiser ajudar “a construir”…
Também não deve “empatar”…
Abraço para todos os amigos/as da Tasca…
E vamos acreditar…
O exito é possível…!
Mais…o exito “é certo”…!!
SL
3 Julho, 2015 at 8:59
Parabéns BlaiseSCP …
Muitos anos de vida com saude e alegrias leoninas…!!
Abr e SL
3 Julho, 2015 at 9:03
Granda posta oh Sá ! 🙂 e de ficar logo bem disposta pela manha 🙂
3 Julho, 2015 at 9:04
Parabéns BlaiseSCP 🙂
3 Julho, 2015 at 9:10
Bom dia, pessoal. Boa posta Sá. Um tema interessante para se falar enquanto o mercado mexe (ou não mexe) para os nossos lados.
E para falar, dentro daquilo que o Cherba (mais uma vez) tentou promover em posts anteriores. Opiniões diferentes ou não, mas respect. Lado a lado!
Andamos todos motivadíssimos com Jesus. Bem, nem todos. Mas certamente que mesmo quem não vai à bola com a figura (e são tantos os episódios que nos podem levar a pensar assim), quer o melhor para o Sporting e o caminho é este.
Sou daqueles que durante muitos anos não via o Jesus no Sporting. Não era o “estilo”. E dei por mim no tempo de Godinho a desejar um Jesus. Alguém que mudasse a mentalidade dos nossos jogadores. Alguém que fizesse com que eles dessem tudo em campo. E eis que chegou. Eu estou motivadíssimo!
Sobre os temas recentes, vou apenas deixar a minha opinião resumida:
– Judite:
mais uma vez envergonhaste o jornalismo. Muito bem o presidente. Sereno. Não liguem à questão do timing da contratação do Jesus (obviamente que andava a ser tratado há muito mais tempo), mas foi a resposta que ela precisava de levar. Não vejam como mentira, porque não era essa a ideia.
– Danilo:
Tenho pena porque acho muito bom jogador e porque tenho quase a certeza que William sai. Mas não estou nada preocupado. Ou Jesus acredita no Wallyson (e quem sabe vê algo num Semedo ou Slavchev), ou vamos ao mercado e arranjamos mais barato. O Danilo que se foda como suplente e seja feliz no Paços de Ferreira.
– PL:
Slimani sai? Queria o Guidetti (bate livres). E não me fodam com o Gutiérrez. Mitroglou já é outra conversa…
3 Julho, 2015 at 9:46
a resposta que o presidente deu a madame a mim nao me afectou em nada… ate dei um sorriso…
se a comunicaçao social vai agarrar tudo o que alguem ligado ao SCP diz e depois distorcer e deturpar essas palavras para nos prejudicar entao mais vale mentir descaradamente na cara deles…
se querem mentir entao que usem as mentiras que lhes damos…
3 Julho, 2015 at 10:29
Era só o que faltava era agora o presidente andar a explicar os processos de negociações e de contratações…Deu a resposta óbvia e politicamente correta! A Judite não teve capacidade para ir mais fundo do que isso por isso foi o que ficou! E bem! o presidente fez uma pausa antes de responder e nesse tempo eu disse para a minha mulher que estava a ver comigo “Vai dizer que tudo começou 4/5 dias antes de assinar e que foi tudo muito rápido”! Foi 2…mas o principio é o mesmo!
3 Julho, 2015 at 10:49
sim concordo… nao tem de dar explicaçaoes sobre os negocios, e na minha opiniao nem o deve fazer…
o segredo e a alma do negocio
saudacoes leoninas
3 Julho, 2015 at 11:04
Sim, não preocupa nada. Aliás qd ele diz:
“Há quem contrate jogadores em 48 horas, nós fizémo-lo com um treinador. O segredo é a alma do negócio.”
Claro que ele podia ter dito que são assuntos internos, não comentava. Ok.
Mas a resposta foi só para a mandar para o caralho por outras palavras.
3 Julho, 2015 at 11:17
Isso!
3 Julho, 2015 at 11:14
Eu acredito perfeitamente que foi mesmo em 48 h. Como o presidente disse.
Aliás, não vale bater no livramento para a seguir vir dizer o mesmo!!!
Porque acredito ?
Simples.
SCP sabe que a renovação está difícil .
Percebe que querem mandar o homem para fora (mais medo dele ir para o porco do que nós – o caminho mais rápido para a derrota é menosprezar o adversário !!!).
Percebe que o homem não quer sair.
Sabe que o pai está mal e sabe que, como SCPguista treinaria o SCP.
BdC pergunta aos gestores “ténis dinheiro para o JJ?”
Responde o homem dos orçamentos : ” Epá se não contratarem mais jogadores, sim”
BdC :” Epá, jogadores já temos, só precisamos DUM treinador “.
Isto pode ter passado suas semanas, um mês antes da bomba.
Isto porque o estratega BdC gosta de ter vários cenários em análise.
Entretanto, nas tais 48h, BdC sabe que jesus já se passou com o mendes e vieira e “ataca ” no momento certo.
Nem tem como ser difícil.
BdC :”Jorge continuas a ganhar bem, ficas aqui ao pé do teu pai, a treinar o teu Sporting e, além disso, Jorge vais poder treinar, quem sabe a próxima bola de ouro !!
Jorge não te vou mentir, não vai ser fácil. Não tens apaf mas isso está a mudar, tens a comunicação social toda contra ti..
Mas além do orgulho que será ganhar com esta camisola, vai provar que és um treinador do caralho e que ganhas sem ser com a apaf e sem ser com milhões em jogadores.
Jorge, foste da formação, sabes o que isso quer dizer, não sabes? Não há camiões sérvios .”
JJ : Ó bruno, e pagam quanto ?
BdC : 3 m, pá é o que podemos.
JJ : Não dá para ser um bocado mais?
BdC : Esta bem, mais um quarto de milhão.
Mais premios, um milhão pelo campeonato, 2 pela final da champs..
JJ: OK, levo a minha equipa técnica toda. E preciso de dois gajos para compensar a falta de apoio nas instituições.
O Manel
BdC : OK, até já fizemos as pazes e já tinha pensado nele
JJ: O Octávio.
BdC : Foda-se, o palmelao? Esse gajo é mais bruto que eu.. e não está fora do futebol há anos, está desactualizado.
JJ: Desactualizado? Ó bruno bola é bola, jogadores são jogadores, e esta merda do futebol português está igual há 20 anos pá. É bruto, queres mansos agora ? Olha é competente e leal.
BdC : Tá bem, se engoli o marco 6 meses… estou por tudo. E reforços?
JJ: Negócio fechado, presidente.
Contratações ? Depois logo se vê, deixa lá ver os putos primeiro. Mas lá no benfique, estava a pensar no danilo do maritime.
Pera ai, quarto de milhão, epá isso é só mais 250 mil…nao me lixes pá.
BdC : Jorge, já disseste negócio fechado…
Atenção, as coisas daqui para a frente vão ser mais difíceis. Os otarios dos adversários já não nos vão menosprezar mais!
3 Julho, 2015 at 9:10
o Kruoja jogou ontem na liga europa e perdeu em casa com o Bialystok da polónia.
Jorge Jesus na página da UEFA.
http://pt.uefa.com/uefachampionsleague/news/newsid=2263158.html#o+jorge+jesus+para+oferecer+sporting
Otávio conhece o futebol português. Esteve fora muitos anos mas agora que regressou vai encontrar os mesmos figurões vieira e pinto da costa que já cá estavam quando saiu.
O futebol mudou, é tudo mais rápido mas creio que temos bons canais de contra informação… até porque a putaria que circula é a mesma.
do Manuel Fernandes não estou tão confiante, pelo passado recente e porque é bastante palavroso.
3 Julho, 2015 at 9:26
MF é mística. E quanto mais longe do paineleirismo, melhor. Precisamos dele no terreno.
Octavio é mais … adeus insides. Tudo na linha. Acabou a palhaçada.
3 Julho, 2015 at 9:21
Grande Posta Sá! É que é isso mesmo. O que muda acima de tudo é a mentalidade. Vamos ver se o pessoal encaixa isso e engata para uma época fantástica. Eu acredito.
3 Julho, 2015 at 9:24
Off
Para quem vai hj andar de carro por lisboa, metade da cidade vai estar cortada por causa do desfile do Eu?ébrio?! a caminho do panteão. Mesmo q n se concorde temos que levar com aquilo.
3 Julho, 2015 at 9:34
E …o indice uv e o de lampionismo vai ser alto hoje na cidade de Lisboa
3 Julho, 2015 at 10:32
Assim como o cheiro a álcool com 1 ano e meio de fermentação…pessoas que não tenham convívio com o álcool vão ficar bezanas à passagem do dito…por isso seria importante interditar não só o transito como a frequência dessas zona por grávidas e menores…
3 Julho, 2015 at 10:30
vai para o panteão, mas primeiro passa no pentelhão.
3 Julho, 2015 at 9:29
Isto do Teo tem mesmo pernas para andar???
3 Julho, 2015 at 9:45
Uns quantos jornalistas argentinos publicaram no Twitter
que o Teo vinha, agora se e vdd… A vir era boa opção?
3 Julho, 2015 at 10:27
Dão certo na Argentina. Quanto ao Ricky apenas se fala n’ A Bola (os ingleses estão a usar a capa como fonte).
Os dois são excelentes opções, mas não me parece que venham os dois.
3 Julho, 2015 at 10:45
no que toca a pontas de lança que jogam na américa do sul preferia muito mais o paolo guerrero. o teofilo nao me deixa nada entusiasmado, mas se vier que tenha toda a sorte e que marque 300 golos!
3 Julho, 2015 at 11:07
O gajo foi o titular da selecção…jackson ficou no banco….
3 Julho, 2015 at 11:02
É um grande jogador, mas sou eu ou esta conversa cheira a tripas por todo o lado?
Os twits que vi da argentina citam O Nojo.
3 Julho, 2015 at 9:43
análise imbula em janeiro deste ano.
«Enquanto Pogba não pára de impressionar pelos seus golos, o drible, a capacidade de sair da marcação e ser decisivo no passe, Imbula um ano mais velho e na mesma posição do campo, dificilmente é comparável. A assistência para Thauvin marcar no jogo contra o Nice foi a primeira em 18 meses de Marselha e marcou apenas 2 golos no que vai da época. Tem de progredir no último passe para o golo, o pé direito é fraco, a visão de jogo não é muitas vezes a melhor, não tem ainda aquilo que define um jogador decisivo: passar a bola no momento certo, entregar a bola ao colega melhor colocado, em vez disso trava o jogo para dar 4 ou 5 toques a mais na bola do que o necessário. Estes são os pontos fracos que o jogador deve trabalhar se aspira a ser algum dia colega de Pogba no meio campo francês.»
3 Julho, 2015 at 10:43
comparado com o pogba ha poucos jogadores no mundo que impressionem. o imbrulha é bom jogador, disso nao ha dúvidas. mas o william é melhor 🙂
3 Julho, 2015 at 10:00
OFF: Por falar em mudança de mentalidade…
Quando o “normal” é não cumprir as regras, assobia-se pró lado que está tudo bem… A hipocrisia destes montes de merda.
http://www.maisfutebol.iol.pt/belenenses/benfica/caso-miguel-rosa-deyverson-novamente-arquivado
3 Julho, 2015 at 10:03
Estou com a ideia que estávamos a anos luz do que podemos ter a partir daqui… Há um mês atrás nem sequer me apercebia da importância que estas velhas raposas podiam ter na nossa estrutura(refiro-me a Octavio Machado e claro, Jorge Jesus! ).
Comecei a aperceber-me disso com os nomes que o JJ quer à sua volta para o ajudar… tão importante. Não digo que não chegássemos lá, mas ultrapassámos muitas etapas!
Oh Bruno, que jogada de mestre! Mais uma 🙂
3 Julho, 2015 at 10:06
ultimo off topic, já chega.
«Simeone pressiona para ter Gaitán»…
eu acho que são outros que estão desesperados para despachar a mercadoria. Esteve o veículo estacionado 4 anos à porta de Old Trafford e se calhar a câmara municipal mandou avisar que ou o veículo saia dali ou ia para abate.
3 Julho, 2015 at 10:11
o sistema está vivo e recomenda-se… vai estrebuchar.
«Clubes vão interferir nas notas dos árbitros – está iminente mais uma crise que coloca em risco o início dos campeonatos»
Por acaso ninguém deu pela falta de um árbitro da madeira… despromovido e nomeado para uma final importante.
3 Julho, 2015 at 10:51
Simeone isola-se no poço do elevador do estádio enquanto Gaitan não for confirmado como reforço do Atléti.
Captado momento drástico em que Simeone em conversa emotiva com um negociador, ameaça rapar a pintelheira e mudar o nome para Katie Siemone caso a contratação de Nico falhe.
http://images.latintimes.com/sites/latintimes.com/files/2014/08/29/diego-simeone.jpg
3 Julho, 2015 at 12:13
Caro We were, sempre em grande.
3 Julho, 2015 at 15:39
Ele barricou-se numa casa de banho…
E não é pelo Gaitan que ele grita… Esta-se bem a cagar para isso!
Ele soube que o JJ assinou pelo Sporting e ficou revoltado.
https://www.youtube.com/watch?v=ebZlVYi1jDE
3 Julho, 2015 at 10:22
Grande posta Sá!
Sobre o estilo de liderança…não é o que eu mais gosto mas como dizes e bem, não há 1 estilo certo ou errado! Bem aplicado, qualquer estilo é o certo, mal aplicado qualquer estilo é errado! E, não sendo o estilo de liderança que mais me agrada…a verdade é que ele é bem aplicado e por isso resulta! Isso é indesmentível!
Quanto à mudança de mentalidade eu acho que o presidente tem lutado muito por isso e tem lutado muito…sozinho! Este ano acho que ele decidiu deixar esse assunto para outros e contratou quem tratasse desse assunto! E bem!
No seguimento do que dizes do JJ e de não ser pai, o Otávio…é! É muito exigente mas diz quem trabalhou com ele no Sporting que é ULTRA leal à equipa, que dá tudo aos seus jogadores (quem não se lembra da defesa que ele fez do Sá Pinto….) e que defende a sua equipa até à morte! Se calhar entre ele e o Manel Fernandes está o contra-peso da exuberância do JJ face a uma falha!
Eu cada vez mais me convenço que podemos esquecer muito do que foi feito no carnide pelo JJ! Aqui ele terá a sua estrutura, aqui ele terá muita gente que o ajude, aqui ele terá tudo o que quer para trabalhar! Não vamos assistir a figuras decorativas (Rui Costa) nem a caminhos paralelos (caminho do JJ e do Orelhas sempre foram paralelos e quase nunca se encontravam…)! Que o BdC aproveite também aprenda muito com ele como outros aprenderam com o pedroto! Ele tem muitos anos pela frente como presidente do Sporting e pode ir beber muito a esta fase!
Há 2 receios que tenho em relação a isto tudo! O 1º é…se ganharmos logo numa fase inicial, como vai conviver o ego do presidente com o do JJ?! Como vai ser o “puxar” de méritos?! Saberão todos repartir e conviver na vitória?! E o 2º é….se algo não estiver de acordo com o que o presidente pensa como vai reagir?! Terá o Presidente capacidade para dar a volta?! Terá capacidade para “comer e calar?! É nesta convivência que se joga TUDO! Ainda ontem dizia que isto não era o tudo ou nada e que não percebia como diziam isso! A única maneira de isto ser o “Nada” é se não soubermos gerir estes egos e estas 2 personalidades! Se elas souberem coexistir isto pode perfeitamente ser o inicio de um caminho que nos leve à vitória, se não a curto, a médio prazo! Se elas não souberem coexistir aí talvez sim…aí talvez isto possa ser um tudo ou nada…
Acima de tudo eu confio muito em quem está no Sporting! Devo confessar que gosto mais do MF do que do Inácio (com todo o respeito pelo Inácio) e acho o Otávio um extraordinário acrescento à estrutura! Estou muito ansioso pelo Sporting de 2015/16!
3 Julho, 2015 at 11:10
Se não ganharmos numa fase inicial, temos de ter paciência.
A paciência que muitos não têm. Veja-se Leo no final da época (já era tudo uma merda) e veja-se Marco na segunda volta (estou a falar apenas de questões deportiva).
Jesus (tirando o primeiro ano nos lampiões) raramente começa bem.
Eu quero acabar bem 🙂
3 Julho, 2015 at 10:28
Bela posta Sá
3 Julho, 2015 at 10:33
Uma coisa que sempre notei no benfica de JJ è que mesmo tendo uma equipa sem talento, os jogadores sempre comiam a relva durante o jogo todo…isso vem da mentalidade imposta pelo treinador e isso tambem vai acontecer com os nossos jogadores…isso adicionado ao talento que temos por ca so pode resultar!!!;-)
3 Julho, 2015 at 10:36
Pragmatismo.
3 Julho, 2015 at 10:39
Bom dia a todos,
A cima de tudo esta mudança para mim é; o orelhas nem sabia ser presidente duma empresa quanto mais dum clube e rodeou-se de pessoas que e “ajudas” que o permitiram ter hoje uma postura discreta tal como tem sido até agora o pintinho da costa. Jesus deve saber como aquilo funcionava e não tenho duvidas que o Bruno vai aproveitar muita informação de “tudo” que o possa a ele e ao sporting ter mais conhecimento do futebol e das estruturas (sistema) e ajudar Bruno a proteger a sua imagem e mediar as palavras que devem ou não sair para CS e acabar com a bufaria. O Jesus pode muito bem ser esse elemento que nos falta, para ir mais além como desejamos todos. Dai ser uma chapada de luva, e ser inocente ou não para esta malta toda que diz mal de nós, as duplas BRUNO/JESUS vs MANUEL/OCTAVIO, vão tornar o nosso futebol em espetaculo, uma imagem de união, e fechado que possa tornar o leão numa maquina destruidora.
3 Julho, 2015 at 10:39
De acordo, mas não esquecer, a mudança de mentalidade deve começar por nós e não ser questionada permanentemente quando algum desaire acontece.
Se nós conseguirmos transmitir essa mudança para os atletas, a tarefa de Jesus ficará mais facilitada, se assim não for não demorará muito a ser novamente crucificado, passados 2000 anos.
3 Julho, 2015 at 10:42
“Jesus é bem capaz de ser dos poucos treinadores que os trata como tal. Não são “filhos”, “amigos” ou “companheiros”. São profissionais que têm deveres para com a sua entidade patronal e objectivos para atingir como qualquer trabalhador de outro sector de actividade.”
Aqui está o que faz de Jesus Especial!
Acabou-se a história dos coitadinhos que são jovens e tal, a pressão é muito forte… são humanos e por isso falham (atitude…1ª parte de borla)…
Agora quando falham vão ser apertados e na próxima comem a relva de principio a fim, porque sabem que se não o fizerem a bancada espera por eles…
3 Julho, 2015 at 10:46
Na minha opinião, mentalidade profissional é algo que não se ganha apenas com treino, é o resultado de uma aprendizagem e da influencia do meio onde somos criados, onde vivemos, onde trabalhamos etc. Por isso mudar mentalidades é tão difícil, mas não impossível. Por outro lado uma organização não é um individuo, é um conjunto que se move de forma diferente de que apenas as somas das diferentes mentalidades.
A mudança de mentalidades, transformar alguém apático, preguiçoso, num individuo activo, eficaz na sua ação , passa primeiro por conhecer bem esse individuo, saber como chegou ali e o que o leva a ficar onde está. É aqui que pode começar o trabalho de mudança, através de uma ferramenta poderosa, quiçá a única eficiente, a Motivação.
A Motivação pode ser aplicada de várias formas, as três formas mais conhecidas são:
– O pau. É a mudança à força, ou mudas ou levas, são os castigos para quem faz mal as coisas, o que leva um individuo a pensar duas vezes antes de agir. Esta é a forma mais natural em ambientes duros, provavelmente a primeira na sociedade humana e aquela aparentemente mais fácil de pôr em prática, não significa que seja eficiente, pois para além de motivar a mudança geralmente motiva também a reação, eficaz para um individuo, pouco eficiente para um grupo.
– O cubo de açúcar. É a motivação pela recompensa, tem feito escola em sociedades evoluídas e em grupos estabilizados pode ser uma ferramenta eficaz. Quando as necessidades básicas estão garantidas, a procura do prazer pode ser a única motivação. Individualmente é bastante forte, mas em grupos pouco homogéneos ou que estejam muito afastados dos objectivos, nem sempre é suficiente, como o Sá diz e bem, a motivação pela amizade, pela igualdade funciona muito bem com determinados lideres, mas a lei do menor esforço pode derrotar todo um trabalho.
– O pau e a cenoura. Provavelmente o método utilizado por Jorge Jesus, um misto dos dois anteriores, porrada para quem sai da linha, recompensa para quem atinge os objetivos. Esta ferramenta só pode ser utilizada por grandes lideres, por quem tenha capacidade de se abstrair dos indivíduos de forma a castigá-los até existir um espírito de grupo, que possa forçar a mudança de mentalidades individuais, mas ao mesmo tempo tenha capacidade para recompensar os melhores, de forma a que o grupo se motive em conjunto. É isto que é difícil, manter equilíbrios, para que ninguém se sinta excluído, mas ao mesmo tempo fazer que o nível se atinja por cima.
Todos os métodos podem ser eficientes, dependendo de vários factores, como a organização, o ambiente etc. Mas nenhum funciona sem uma boa liderança, é isso que esperamos de Jorge Jesus.
3 Julho, 2015 at 10:49
E convem que os Sportinguistas não se deixem levar na “pressão” que a comunicação social quer criar sobre a Supertaça e pelo playoff de acesso à Champions!
Somos o Sporting e a ambição tem que ser sempre ganhar, mas caso ambos os embates não tenham o desfecho desejável há que manter a calma e não entrar em histeria colectiva e começar a colocar tudo em casa.
Supertaça —> Um derby e por isso um jogo em que a história já demonstrou que não há favoritos e tudo pode acontecer.
Playoff Champions —> precisamos de um milagre para sermos cabeça de série no sorteio, pelo que o mais provável é calhar uma equipa TEORICAMENTE mais forte, podendo ser por exemplo o Man. United. Claro que os podemos eliminar (e caso o sorteio assim o queira… serei dos que Acredita e que irá ao Estádio!), mas não seremos o favorito, pelo que caso corra mal não fará sentido cascar no Jesus.
Devemos ter exigência e culto de vitória, mas sem perder a racionalidade, pelo que na hipótese de se falhar a Champions….jamais poderá servir para colocar em causa o que quer que seja. Ou melhor…condiciona o eventual reforço “extra”, pois as receitas da Champions são muitissimo superiores à Liga Europa.
3 Julho, 2015 at 11:03
E mm se for cabeça de serie podem calhar outras prendinnhas giras como Lazio, Monaco ou Fenerbahce
3 Julho, 2015 at 11:17
A supertaça vale o que vale, é mais um frente a frente, mas que não implica muito o futuro da época.
Agora a LC … temos de ir. Não há volta a dar.
3 Julho, 2015 at 11:22
Nim….
Ninguém me tira da cabeça que por exemplo no ano do AVB no porco, ganhar a supertaça aos lampiões foi o primeiro passo para ser campeão! De repente o campeão do ano anterior leva um selo no estômago e o 2º levantasse…
Eu acho que é um jogo óptimo para o Sporting! Se perder…perdemos com o campeão, que investiu mais uma vez milhões e ainda está tudo no inicio por isso é normal que eles partam com algum avanço!
Se ganhamos torna evidente que os lampiões estão piores que no ano passado e isso é logo um murro no estômago para eles!
Se soubermos gerir as expectativas antes do jogo pode ser um jogo tranquilo…
3 Julho, 2015 at 11:25
Essa supertaça nem valeu tanto pela vitória … mas sim pela goleada.
Os lampiões entraram em bicos de pés e tramaram-se.
Aliás, algo que Jesus recentemente aprendeu. Pragmatismo, que além do colinho que lhe valeu estes dois títulos.
3 Julho, 2015 at 12:22
Foi 2-0….
A goleada que falas foi 5-0 para o campeonato no dragum…
3 Julho, 2015 at 11:22
Ricardo, honestamente, acho que, venha quem vier, o Sporting passará!
É um objectivo importantíssimo e todos vão querer estar na maior montra do futebol Mundial.
3 Julho, 2015 at 11:46
Mas eu também acredito que estaremos na Champions independetemente de ser à custa do Man. United ou de outro qualquer:)
3 Julho, 2015 at 11:39
Espero bem que saia um tubarão.
Somos afastados logo, sem dramas ou passamos e ganhamos algum crédito.
O pior que pode acontecer é sair-nos um clube assim assim.
Ex podemos perfeitamente perder com um Mónaco e o sentimento seria de frustração (equipa alcançável) .
3 Julho, 2015 at 10:55
Boa bacalhoada.
3 Julho, 2015 at 10:59
Infelizmente, embora seja normal e transversal a quase todas as áreas, o grande motivador continua a ser o dinheiro. Um dos exemplos disso mesmo foi a final da taça, não ponho em causa a vontade e a crença dos jogadores na obtenção de um resultado que garantisse o título, acredito porém que o que deu aquele edge, o que motivou em grande medida aquela recuperação épica, terá sido o aumento do prémio pela conquista. Algo que Brunão, como gestor hábil que é, terá percebido e daí a decisão de o aumentar, bem na minha perspectiva. Nunca saberemos ao certo, mas poderá ter sido esse acto de gestão que nos garantiu esse titulo importantissimo.
3 Julho, 2015 at 11:25
Filip, não acredito nisso.
Aquela final estava perdida a cinco minutos do final e não vi ninguém fazer das tripas coração para agarrar a ‘massa’ que lhe estava prometida.
Foi o golo do Slim e a força de quem esteve nas bancadas do Jamor que tornou o golo do ‘avioncito’ possível.
Depois disso, estava no ‘papo’. Antes disso, nunca esteve nem perto do nosso alcance.
Foi épico, justamente porque parecia impossível!
Abraço
3 Julho, 2015 at 11:48
+1
E de facto com o 2-2 senti que a Taça era nossa!
Foram os penaltys mais “tranquilos” que assisti. Confiança Total que a Taça seria nossa 🙂
3 Julho, 2015 at 11:21
Bom dia a todos e parabéns ao BlaiseSCP!
Sá, mais uma vez, estou totalmente de acordo contigo.
Falo sempre nisso. A questão da mentalidade estava de tal forma enraizada no nosso Clube que só Jesus teria capacidade de mudar o paradigma.
O Bruno, sozinho, nunca o conseguiria fazer, e percebeu isso.
O trio JJ, Octávio e Manel vai fazer maravilhas nesse aspecto e conseguiremos encontrar o nosso núcleo duro de 15 leões famintos (é este o número normal de jogadores mais utilizados).
Aliás, a todos os jogadores basta que façam como o Presidente. Deixem de parte o EGO e sirvam apenas o Sporting. O sucesso do Sporting será o sucesso de todos.
Que ninguém duvide que a vinda de Octávio e Manel são uma atitude de grande altruísmo de um Presidente que dizem egocêntrico e inflexível.
Todos estão a crescer no Sporting e este vai ser o ano do leão!
SL
3 Julho, 2015 at 11:56
Off: ainda sobre a entrevista. Foi visível que a Judite saltou o guião da entrevista e que decidiu improvisar. Não fez as questões que interessavam ao target (sportinguistas). O BC foi apanhado várias vezes de surpresa. Foi visível ele a respirar fundo, a tentar controlar a respiração para não a mandar para o caralho. A gaja estava de facas bem afiadas. Foi buscar temas que não interessavam nem ao menino Jesus. O que ela merecia era levar com um Xanax esmagado, e esfregado na cabeça d euma pichota e levar com ele de seguida pelo cú acima.
4 Julho, 2015 at 3:15
Ainda não consegui ver essa entrevista…
Mas pelo que dizes… já percebi que é… obrigatória!
Até respeitava a locutora/jornalista… Mas depois disso…
Vou ver essa ‘interview’ e depois… falamos…
SL
3 Julho, 2015 at 12:02
Está tudo aí no que diz respeito ao Gsus e a sua capacidade de envolver os jogadores, e agora com o bonus de estar a cativar os adeptos com o seu discurso motivador.
Saibamos nós adeptos também compreender o objectivo dos discursos do Presidente e Treinador, todos juntos rumos às vitórias!!
Viva o Sporting!!
3 Julho, 2015 at 12:31
Subscrevo! Boa análise Sá!
3 Julho, 2015 at 14:11
Grande texto.
Permitam-me só acrescentar que essa mentalidade também tem que passar pelos sócios e adeptos.
Os Sportinguistas têm(e vão) de deixar de valorizar as vitórias morais e sim as verdadeiras.
Quando se perde, pode haver empenho,mas falta de certeza algo mais.
Se formos exigentes nas derrotas seremos vitotriosos nas conquistas.
SL
3 Julho, 2015 at 14:14
Vitórias morais por mim a valorizar só aquelas que levam a vitórias Reais!
Às vezes é preciso perder uma escaramuça para ganhar a guerra! Vitórias reais mas de Pirro também não quero!
3 Julho, 2015 at 14:17
A mudança de mentalidade acontecerá naturalmente porque Jesus tem algo que poucos treinadores que passaram pelo Sporting tinham: currículo!
Os jogadores não poderão duvidar de alguém com tamanhas provas dadas.
Resta saber quão rápido vão assimilar o estilo de jogo.
3 Julho, 2015 at 15:02
É impressão minha ou o JJ está a dizer ao Sarr:
“Estás a crescer par mim, oh rapazito? Tu achantar a bolinha senão vais para apanha-bolas. Comigo não falas mais alto que isto (ver a posição da mão do JJ)”
3 Julho, 2015 at 15:12
Grande post Sá.
Pessoalmente não gosto de nenhum dos três, mas se funcionar e no fim as contas forem positivas, cá estarei para festejar títulos.
SL
4 Julho, 2015 at 3:17
Este tipo de comentários… enfim…
Deveria de estar em letra, tamanho 18, por forma a que muitos Sportinguistas se recordem do que tem sido o “fervoroso” adepto leonino nos últimos 10 anos…
Fodasssssssssss
3 Julho, 2015 at 15:50
Sá, acho que nunca concordei com o teor completo dum texto teu, alguns concordo com muito pouco
Neste caso concordo a 100%. Aliás, acho que esta medida de observação do Jesus era algo que devia ter sido feita por todos os treinadores que chegam. E só alguém muito seguro de si sabe que pode dar a volta à cabeça dos jogadores.
E isto é positivo por vários aspectos:
1º – os jogadores podem, de facto, provar-se úteis. O caso de Viola por exemplo. Não acredito que tenha pouca qualidade porque nalguns pormenores, e esses pormenores chegam bem para ver se há ou não qualidade, mostra-se como um excelente executante.
2º- mostrando mais qualidades na pré-época, mesmo não ficando, os jogadores podem conseguir melhor colocações para si, seja por empréstimo ou transferência. Isto é bom para jogadores e para clube. (recordo que na época passada o Sporting teve muitas dificuldades na colocação de jogadores emprestados na 1ª liga. Este ano, as coisas estão substancialmente diferentes.)
3º- os jogadores sentem que é uma hipótese justa para provarem o que valem. E aí, com a MENTALIDADE certa, sentem que lutam com as mesmas armas.
SL
4 Julho, 2015 at 3:19
Dificuldades em colocar jogadores emprestados tinhas tido nos últimos… 10 anos?!?
Desde que esta Direcção tomou posse, há 2 anos e 4 meses, temos tido muitos e bons empréstimos de jogadores a clubes da I e II Ligas…
A memória, ai a memória…
Tomem algum complexo vitaminico, com bastante zinco e selénio…
4 Julho, 2015 at 12:04
sempre na segunda metade do campeonato. ou seja, quando os clubes ou apostam em quem tem qualidade ou acabam despromovidos.
no ano passado, vários clubes “receberam ordens” para não pedir empréstimos ao Sporting. situação mais que discutida por aqui como deves estar recordado.
3 Julho, 2015 at 18:02
Boa posta Sá!
3 Julho, 2015 at 23:09
Muito bem Sá! Grande análise!
É isto que eu espero e compete-nos a nós ter a paciência necessária e saber que os resultados não vão aparecer logo no 1.º dia.
Com calma, de certeza que vamos construir uma equipa vencedora.
4 Julho, 2015 at 1:17
Excelente texto!
(Não estando eu obcecado com os erros, “obcessão”, escreve-se obsessão).
SL
4 Julho, 2015 at 2:42
Texto excelente. 100% de acordo, deêm uma chicla ao homem! Eheh
Creio que uma mentalidade vencedora e exigência máxima é o que falta.Falta consistência. Com MS o gajo não lhe apertava os c*lhoes, batia palmas a incentivar e creio que daí se pode explicar as boas exibições iniciais e a queda da equipa, não houve exigência suficiente para manter a forma. É preciso mandar um berro de vez em quando. Com palminhas não vamos lá.
SL
4 Julho, 2015 at 3:20
Excelente texto Sá!
Vamos a eles como Leões e Leoas que somos!
SL