O Sporting foi tão intenso como contra a Roma ou contra o CSKA? Não.
O Sporting merecia ter ganho o jogo? Sem dúvida.
E porque raio o Sporting não ganhou o jogo? Por erros próprios e por erros de terceiros.
Em rápidos, estes são capazes de ser os pontos chave da tarde/noite de ontem, num José Alvalade novamente muito bem composto e, infelizmente, alvo de mais um banho de água gelada que nos deixam com uma azia do tamanho de dois dias.
Ao contrário dos jogos realizados até agora – Roma, benfica, Tondela, CSKA – o Sporting não entrou a encostar o adversário às cordas, fruto de uma avalanche ofensiva que dá pouca margem para respirar a quem, nesses momentos, apenas consegue preocupar-se em defender. Ganhou com isso o Paços, que teve a oportunidade de colocar as suas linhas mais subidas e de assentar a sua estratégia. Aquilani e Montero, as duas novidades no onze, nunca foram capazes de ser tão intensos como Adrien e Teo, embora tenha pertencido ao italiano o primeiro grande momento da partida: a tentativa de chapéu ficou demasiado larga, as mostrou a classe que Aquilani respira. Antes, Alvalade tinha pedido contas, pela primeira vez, ao árbitro, depois da bola bater no braço de Hélder Lopes, após lance com João Mário (involuntário, parece-me).
Montero rematava fraco, de fora da área, Carrillo falhava o lançamento para Slimani e, pouco depois, demorava a arrancar num belíssimo livre de laboratório que o deixaria isolado. Isolado ficou Slimani, com o “bandeirinha” a decidir mal e a invalidar a jogada. O Sporting pegava definitivamente no jogo e, à passagem da meia hora, uma cavalgada de Jefferson e um ressalto na área deixam Ruiz na cara do guarda-redes. O tempo de decisão demora mais do que uma viagem de volta à Costa Rica e permite o corte temerário do central, quando Alvalade já gritava golo.
Por esta altura, Carrillo era já o homem mais da equipa e o único a conseguir agitar os assaltos à área adversária. Com total liberdade para flectir para o meio, o peruano ensaiava a sua cumbia e viria a ser compensado aos 40 minutos. Mais uma boa subida de Jefferson, inteligência táctica de João Mário (mais um bom jogo, cada vez mais adulto) alternando de posição com Ruiz e deixando o 20 solto na área. O centro atrasado levava Slimani como destinatário, mas acabaria por chegar aos pés de Carrillo que dispara sem hesitar. O mais difícil estava feito!
E, a um minuto do intervalo, novo caso: Slimani é tocado na área, quando tenta fazer-se à bola. Penalti claro, mas o argelino estava fora de jogo. Manuel Oliveira, que vinha fazendo vista grossa a todas as entradas dos jogadores pacenses, resolve julgar simulação e toma lá o primeiro amarelo. No fundo, um novo momento Mota. Fantástico.
Mas mais fantástica foi a entrada de Gelson em campo. Montero ficou no duche, Carrillo voltou a ter liberdade para ser o dinamitador de toda a linha ofensiva. E o puto, o nosso puto, ensaiou uma morna de rua, pregou dois defesas ao chão e viu a bola errar o alvo por centímetros. Brutal! Antes, logo aos dois minutos da segunda parte, Ruiz voltou a ser lento a responder ao lance criado por Jefferson e falhou novo meio golo. Na resposta, o primeiro contra-ataque decente do Paços, com o remate cruzado a sair ao lado da baliza do Rui.
Era o sinal do abrandamento de Aquilani. Aliás, custa-me a entender que Jorge Jesus tenha corrido o risco de ir prendendo o miolo, quando facilmente se via que o italiano já só jogava num curto raio de acção. Em resultado dessa incapacidade para recuperar, o Paços consegue colocar um jogador na cara de Patrício, que volta a ser enorme e defende com o pé. Lá vai Gelson novamente, tabela com Slimani, ganha a linha e coloca ao segundo poste onde Ruiz sobre ao segundo andar e volta a falhar (lá vão três oportunidades à conta do 20…). Depois, o lance: 63 minutos de jogo, mais coisa menos coisa, Slimani ganha uma bola em profundidade de Carrillo e é empurrado quando vai isolar-se. Dentro ou fora da área é a dúvida que fica, mas há uma certeza: era falta e era expulsão do defesa pacense (aliás, tanto assim seria, que o realizador do apito “perdeu” a oportunidade de mostrar o segundo amarelo ao Slim).
O jogo teria terminado nesse momento. Mas não terminou. O Sporting tinha a bola, agora já com Adrien em campo, mas o ritmo tinha baixado. Gelson e Carrillo iam tentando colocar bolas em Ruiz (tinha morrido) e em Slimani, o Paços não passava do meio-campo. Quando passava, por volta dos 80 minutos, a bola é cruzada para a área e o árbitro assinala penalti de João Pereira quando a bola já estava nas mãos de Patrício. Um filme tantas vezes visto em Alvalade, um balde de água fria, dois pontos perdidos, pese o assalto final, mesmo com dez homens, com Carrillo e Gelson, sempre eles, a criarem mais duas situações de golo. Último lance, livre a pedir toda a gente dentro da área. Manuel Oliveira, rapaz que depressa chegará a internacional (tal como o que esteve na luz há uma semana e que lá chegou ao fim de três jogos), não deixa marcar, achando que os patéticos três minutos de desconto em que dois foram queimados com gajos pelo chão, estão terminados. Jorge Jesus olha para o relógio e abre a boca, incrédulo. Habitua-te, meu. Aqui, colinho, só se for mesmo dos adeptos.
23 Agosto, 2015 at 19:31
Epá, amigos.
Não estaremos a exagerar ?! No pessimismo, nas críticas.
A ver a bola com o meu pai (carnide, obviamente).
O meu pai penso que deixou de acompanhar a sério o futebol quando a paixão foi substituida pelo $, ou seja há uns 30 anos.
Mas gosta de ver umas partidas.
Nem sei que clube é. Diz q nao tem (desconfio benfica mas a maneira como refila com os jogadores do SCP quando fazem merda, já não sei!!!).
Mas continuando, não estaremos a exagerar!?!
O meu pai entra na conversa porque acaba de me sair com esta, “mas o jesus começou mal “…
Faz -se tilt e penso, wtf?!!
4 jogos oficiais, 3 vitórias, um empate.
Um título.
Uma vitória contra a melhor equipa russa actual.
Começou mal ?!??
23 Agosto, 2015 at 19:31
Boas Tasqueiros
Primeiramente importa referir que jogar mal e jogar com menor intensidade é completamente diferente. Ontem não jogámos mal, fomos menos intensos muito devido ao jogo com os russos na 3a feira passada.
Fizemos mais do que suficiente para garantirmos os 3 pontos, sendo que as oportunidades que falhámos o 2-0 acabaram por ser cruciais.
E ainda o foram mais se juntarmos à equação o nome da noite, (boi) Manuel (de) Oliveira (preto/vermelho/amarelo).
Arbitragem completamente a gozar com os mais de 40 mil que se deslocaram a Alvalade! Para além dos amarelos que ficaram por mostrar na primeira parte aos pacenses e do penalty por mão (quem se lembra de no ano passado terem assinalado um penalty a Tobias Figueiredo numa situação muito semelhante, salvo erro em Moreira de Cónegos), a situação que me tirou do sério nesta mesma 1a parte foi o facto de o apitadeiro ter parado o jogo por duas vezes para arranjar o aparelho auditivo (cerca de 1 minuto de cada vez) e não ter dado qualquer tempo de desconto!
Na segunda parte o facto de não surgir o segundo golo, não pode justificar as ações que o arbitro tomou, nomeadamente o penalti ao JP (que eu até posso aceitar, apesar de muito duvidoso…mas não teve duvidas ao apitar prontamente… e o luis grande careca do carnide riu-se deste penalti)!
Foi um jogo tipico pós jornada europeia, menos conseguido, menos apelativo, mas em que os jogadores mantiveram os processos ofensivos e defensivos, embora numa gestão de esforço compreensível face aos dois jogos de alta rotação com o cska!
O futebol português merece melhor! O Sporting Clube de Portugal não quer ser beneficiado, apenas exigimos respeito e isenção nas arbitragens!
23 Agosto, 2015 at 19:37
ISTO!
SL
23 Agosto, 2015 at 20:09
+1
23 Agosto, 2015 at 19:36
O mitra a tentar cavar o penaltie.
23 Agosto, 2015 at 19:39
Eu nem vou dizer nada… Mas depois de ter lido o que a Leoa de Portugal noticiou há 17 minutos atrás…
Estou a ver… E o que vi até agora… Menos de 25 mil nas bancadas… Muitos assobios… Este clube de carnide sem o ‘gaitán’ é um grupo de jogadores completamente perdido em campo…
23 Agosto, 2015 at 19:42
Aí está o enviado da APAF a entrar em campo…
Enfim é o #colinho do costume… Não sem antes o gr do clube de carnide ter safo mais uma… E vão 2 oportunidades flagrantes falhadas pelo Arouca… Podia estar 3-0…
23 Agosto, 2015 at 19:44
até agora o moço dos algarves tem a carroça atrás dos bois.
23 Agosto, 2015 at 20:00
Deve ter tropeçado na barbicha de bode
23 Agosto, 2015 at 19:56
Ora bem.
Um lance em tudo igual ao penalti de ontem entre o gordoeliseu e outro gajo qualquer, caem os dois e …
nada pois esta claro nem repetições para não chatear.
23 Agosto, 2015 at 19:56
O paneleiro já começou a largar os amarelos para cima dos homens de Arouca…
23 Agosto, 2015 at 19:59
Pizzi corta contra-ataque do Arouca. Amarelo ficou no bolso. Assim se constroem campeonatos.
23 Agosto, 2015 at 20:00
A entrada de pizzi não é para amarelo segundo o árbitro.
23 Agosto, 2015 at 20:02
Arouca já com 3 amarelados, aos 42′.
23 Agosto, 2015 at 20:03
Um gajo ve a arbitragem de hoje destes porcos, compara com a de ontem e só me apetece bater palmas impotentes como as do nosso presidente.
23 Agosto, 2015 at 20:04
Não batas já palmas, porque ainda vem pior.
23 Agosto, 2015 at 20:04
O Arouca está a pôr -se a jeito.
Já devia ter morto o jogo
23 Agosto, 2015 at 20:05
Foda-se, o Arouca não marca o dois a zero.
Vai ser roubado e vai merecer perder porque não mata o jogo
23 Agosto, 2015 at 20:06
🙂
Onde puseste a gaja boa?
23 Agosto, 2015 at 20:09
?
23 Agosto, 2015 at 20:10
Ah!! O avatar!!
Acho que como isto já vai à segunda jornada, a boa merece descansar
23 Agosto, 2015 at 20:04
3 minutos de descontos na primeira parte.
Morri 10 vezes…
23 Agosto, 2015 at 20:04
Quando eu vejo a equipa de carnide a pedir #colinho…
3 minutos de desconto na 1ª parte…
23 Agosto, 2015 at 20:09
3 min. de desconto na 1ª parte? Mas já fizeram as 6 substituições? É que isso foi o que nós tivemos ontem…
23 Agosto, 2015 at 20:18
Na 2ª parte se o resultado se mantiver ou se estiver empatado vão ter no minimo 5 minutos de descontos…
Mark my words… 😉
23 Agosto, 2015 at 20:05
3 minutos de desconto? Na 1ª parte? WTF???
23 Agosto, 2015 at 20:06
Epá, não exageremos.
3 minutos é o minimo.
Un golo, muitos livres e várias paragens
23 Agosto, 2015 at 20:13
Sim Lourenço…nós não “refilamos” por acharmos que sejam demasiados os 3 minutos…
São “os critérios” homem…os critérios que levam a que por exemplo ainda ontem em Alvalade o guarda-redes do Paços tivesse perdido imenso tempo na reposição das bolas em jogo e no fim…45 certinhos e vão para o balneário…
Na 2ª parte 6 substituições, imensos jogadores do Paços “coitadinhos” lesionados…a marcação de um penalti com o tempo que se perde sempre e no fim nem mais nem menos…: 3 minutinhos bem “escorridos”… e um livre que nem se marcou…não fosse o Sporting meter o 2º…
Você jám entendeu a razão porque “achamos demasiado” 3 minutos neste jogo do benfas…?
São os “critérios” que nós pomos em causa…!
SL
23 Agosto, 2015 at 20:27
Claro que sim!!
Não é hoje o problema, é ontem não terem sido 6 ou 8 minutos!!
Mas ontem não deve ser a regra!
Sinceramente, globalmente, não entendo porque é que o futebol não para o relogio… meia hora para cada lado mas o relógio para nos foras, cantos, faltas, etc
Acabava logo com todo o anti jogo
23 Agosto, 2015 at 20:07
Quase que os 3 minutos davam jeito!! É um sonho ser do carnide!
23 Agosto, 2015 at 20:08
Como está a lotação? Aposto em 27 mil no máximo!
23 Agosto, 2015 at 20:19
Menos de 25 mil…
23 Agosto, 2015 at 20:21
Onde viste os dados?
23 Agosto, 2015 at 20:23
Palpite… As bancadas têm muitos buracos vazios…
23 Agosto, 2015 at 20:27
É certo. Queres apostar que eles vão dizer que eram 29500?
23 Agosto, 2015 at 20:08
Cada falta do Arouca, cada amarelo. Assim a jeito de cada cavadela, sua minhoca.
O Nuno está a preparar o terreno para o caso das coisas, lá pelos 55m., não estiverem a tomar o rumo definido no guião do costume.
23 Agosto, 2015 at 20:09
Esta arbitragem portuguesa é uma vergonha. A dualidade de critérios, a protecção (#colinho) sempre aos mesmos, o prejuízo constante a outros…
Não sou adepto de violência, mas parece-me que isto só se resolve de uma forma…
23 Agosto, 2015 at 20:10
3 amarelos na 1a parte(!)
23 Agosto, 2015 at 20:10
Faço aqui uma aposta que o carnide vai estar a jogar contra 10 a partir dos 55m.
23 Agosto, 2015 at 20:16
Sim, à mínima falta alguém vai acabar expulso. Já é a imagem do campeonato português, o Sporting jogar com 10, e os lamps contra 10.
23 Agosto, 2015 at 20:19
Até aposto que vai ser o do costume: DAVID SIMÃO…
23 Agosto, 2015 at 20:10
Privilégios exclusivos da estrutura
Amarelos só para o adversário
No minimo 3m de desconto na primwira parte
23 Agosto, 2015 at 20:11
+1000
23 Agosto, 2015 at 20:11
+1
23 Agosto, 2015 at 20:11
Estes falhanços todos são mau pronúncio para o benfica, porque as boas equipas não vão falhar estes golos cantados.
23 Agosto, 2015 at 20:16
Arbitragem escabrosa em Aveiro.
O boi da APAF foi bem mandado, o grego tentou cavar o penalty mas o boi achou que seria demasiado escandaloso, para compensar meteu o Arouca nas cortas, Pizzi…amarelo no bolso, Luisão…cotovelada…e nem falta foi.
2ª parte vai ser pior.
Comparar o critério disciplinar dos jogos dos lampiões com os nossos é de ir às lágrimas.
23 Agosto, 2015 at 20:21
Estou curioso para ver como vai ser na 2ª parte…
Mas também aposto na expulsãozinha da ordem…
23 Agosto, 2015 at 20:17
Já está tudo agarrado ao jogo do carnide…santa paciência…que gente mais masoquista!
23 Agosto, 2015 at 20:20
Não gostas?!?!
VAI ROÊ-LO!!!
23 Agosto, 2015 at 20:20
Mas quem és tu para dizeres o que os outro não devem fazer? Só podes ser parvo. Mesmo.
23 Agosto, 2015 at 20:20
Emprestar o Iuri ao Moreirense… bom ou mau?
23 Agosto, 2015 at 20:20
e ainda temos o Gauld e o Chaby…
23 Agosto, 2015 at 21:03
o iuri nesta equipa do arouca estava a dar 3-0 ao benfica
23 Agosto, 2015 at 20:20
Em certos jogos bem nossos conhecidos isto é falta e num caso em particular dá cartão vermelho.
Regras.
http://desporto.sapo.pt/multimedia/videos_futebol/#/video?25825
23 Agosto, 2015 at 20:22
Estou nun restaurante sem tv e aposto a minha casa em como o Arouca acaba com 10 e há um penalti a favor dos lamps.
23 Agosto, 2015 at 20:25
+ 1;
é um filme já muito rodado!
Dificilmente não será assim porque não me parece que eles tenham equipa para virar o resultado sem favores adicionais…
23 Agosto, 2015 at 20:23
A única coisa que receio nestes lãmpiões na segunda parte são as decisões do árbitro (1º,2º,3º,4º…) que valem pontos (penaltys, expulsões… por ai fora)…
A equipa em si vê-se que é fraca!
Gaitan está ali a mais pois é um fora de série…
Helder atira-se para o chão sempre a cavar a falta (não leva amarelo como ainda ganha as faltas é patético!)
Claramente os lãpiões não têm equipa para lutar pelo titulo o que lhes vale são os sucessivos empurrões para a frente e … o travamento que nos fazem jornada a jornada (já sofremos dois golos da autoria… dos árbitros porque as equipas que jogaram contra nós limitaram-se a ir em dois jogos 3 vezes à baliza)
23 Agosto, 2015 at 20:27
Inicio da 2ª parte…
Canto a favor do arouca e… pontapé de baliza…
23 Agosto, 2015 at 20:27
O #colinho tá ao rubro!!!!
GRAVEM ESTA 2ª PARTE … pelo inicio promete…
23 Agosto, 2015 at 20:27
Alguém viu este lance do Luisão? Que vergonha é esta?
23 Agosto, 2015 at 20:34
Eu vi… E vi mais uns quantos em que faltas contra os de carnide são marcadas contra o arouca, cantos a favor dos arouquenses transformados em pontapé de baliza… etc, etc…