O Sporting foi tão intenso como contra a Roma ou contra o CSKA? Não.
O Sporting merecia ter ganho o jogo? Sem dúvida.
E porque raio o Sporting não ganhou o jogo? Por erros próprios e por erros de terceiros.
Em rápidos, estes são capazes de ser os pontos chave da tarde/noite de ontem, num José Alvalade novamente muito bem composto e, infelizmente, alvo de mais um banho de água gelada que nos deixam com uma azia do tamanho de dois dias.
Ao contrário dos jogos realizados até agora – Roma, benfica, Tondela, CSKA – o Sporting não entrou a encostar o adversário às cordas, fruto de uma avalanche ofensiva que dá pouca margem para respirar a quem, nesses momentos, apenas consegue preocupar-se em defender. Ganhou com isso o Paços, que teve a oportunidade de colocar as suas linhas mais subidas e de assentar a sua estratégia. Aquilani e Montero, as duas novidades no onze, nunca foram capazes de ser tão intensos como Adrien e Teo, embora tenha pertencido ao italiano o primeiro grande momento da partida: a tentativa de chapéu ficou demasiado larga, as mostrou a classe que Aquilani respira. Antes, Alvalade tinha pedido contas, pela primeira vez, ao árbitro, depois da bola bater no braço de Hélder Lopes, após lance com João Mário (involuntário, parece-me).
Montero rematava fraco, de fora da área, Carrillo falhava o lançamento para Slimani e, pouco depois, demorava a arrancar num belíssimo livre de laboratório que o deixaria isolado. Isolado ficou Slimani, com o “bandeirinha” a decidir mal e a invalidar a jogada. O Sporting pegava definitivamente no jogo e, à passagem da meia hora, uma cavalgada de Jefferson e um ressalto na área deixam Ruiz na cara do guarda-redes. O tempo de decisão demora mais do que uma viagem de volta à Costa Rica e permite o corte temerário do central, quando Alvalade já gritava golo.
Por esta altura, Carrillo era já o homem mais da equipa e o único a conseguir agitar os assaltos à área adversária. Com total liberdade para flectir para o meio, o peruano ensaiava a sua cumbia e viria a ser compensado aos 40 minutos. Mais uma boa subida de Jefferson, inteligência táctica de João Mário (mais um bom jogo, cada vez mais adulto) alternando de posição com Ruiz e deixando o 20 solto na área. O centro atrasado levava Slimani como destinatário, mas acabaria por chegar aos pés de Carrillo que dispara sem hesitar. O mais difícil estava feito!
E, a um minuto do intervalo, novo caso: Slimani é tocado na área, quando tenta fazer-se à bola. Penalti claro, mas o argelino estava fora de jogo. Manuel Oliveira, que vinha fazendo vista grossa a todas as entradas dos jogadores pacenses, resolve julgar simulação e toma lá o primeiro amarelo. No fundo, um novo momento Mota. Fantástico.
Mas mais fantástica foi a entrada de Gelson em campo. Montero ficou no duche, Carrillo voltou a ter liberdade para ser o dinamitador de toda a linha ofensiva. E o puto, o nosso puto, ensaiou uma morna de rua, pregou dois defesas ao chão e viu a bola errar o alvo por centímetros. Brutal! Antes, logo aos dois minutos da segunda parte, Ruiz voltou a ser lento a responder ao lance criado por Jefferson e falhou novo meio golo. Na resposta, o primeiro contra-ataque decente do Paços, com o remate cruzado a sair ao lado da baliza do Rui.
Era o sinal do abrandamento de Aquilani. Aliás, custa-me a entender que Jorge Jesus tenha corrido o risco de ir prendendo o miolo, quando facilmente se via que o italiano já só jogava num curto raio de acção. Em resultado dessa incapacidade para recuperar, o Paços consegue colocar um jogador na cara de Patrício, que volta a ser enorme e defende com o pé. Lá vai Gelson novamente, tabela com Slimani, ganha a linha e coloca ao segundo poste onde Ruiz sobre ao segundo andar e volta a falhar (lá vão três oportunidades à conta do 20…). Depois, o lance: 63 minutos de jogo, mais coisa menos coisa, Slimani ganha uma bola em profundidade de Carrillo e é empurrado quando vai isolar-se. Dentro ou fora da área é a dúvida que fica, mas há uma certeza: era falta e era expulsão do defesa pacense (aliás, tanto assim seria, que o realizador do apito “perdeu” a oportunidade de mostrar o segundo amarelo ao Slim).
O jogo teria terminado nesse momento. Mas não terminou. O Sporting tinha a bola, agora já com Adrien em campo, mas o ritmo tinha baixado. Gelson e Carrillo iam tentando colocar bolas em Ruiz (tinha morrido) e em Slimani, o Paços não passava do meio-campo. Quando passava, por volta dos 80 minutos, a bola é cruzada para a área e o árbitro assinala penalti de João Pereira quando a bola já estava nas mãos de Patrício. Um filme tantas vezes visto em Alvalade, um balde de água fria, dois pontos perdidos, pese o assalto final, mesmo com dez homens, com Carrillo e Gelson, sempre eles, a criarem mais duas situações de golo. Último lance, livre a pedir toda a gente dentro da área. Manuel Oliveira, rapaz que depressa chegará a internacional (tal como o que esteve na luz há uma semana e que lá chegou ao fim de três jogos), não deixa marcar, achando que os patéticos três minutos de desconto em que dois foram queimados com gajos pelo chão, estão terminados. Jorge Jesus olha para o relógio e abre a boca, incrédulo. Habitua-te, meu. Aqui, colinho, só se for mesmo dos adeptos.
23 Agosto, 2015 at 21:23
É verdade que faltam alguns jogadores ao Sporting, tais como um defesa direito, mas o Benfica é só buracos. Quando ainda só falta uma semana para acabar o mercado, o Eliseu continua indiscutível, Pizzi, Ola John titulares. Aliás, o Benfica tem até ao fim do mês para pedir ao Mendes para embarrilar alguém de modo a despachar o holandês. Dos reforços, apenas o Glu Glu entrou na equipa, o que só mostra o poder de prospecção dos vermelhos. O ano passado ganharam o campeonato com uma equipa da treta, e se calhar pensaram que ia ser sempre assim.
23 Agosto, 2015 at 21:26
Não sei se é ilusão minha mas lembrando-me das exibições de Riquicho na lateral direita da selecção sub 20 e olhando para JP talvez fosse de ter o homem no plantel principal. Espero que continuemos com a B na Taça da Liga e que jogadores como ele tenham oportunidade.
23 Agosto, 2015 at 21:30
A esse trio de estrelas podes juntar o semedo. A próxima perola da CS… Por mim porreiro, enquanto os endeusarem, jogam.
23 Agosto, 2015 at 21:32
Eu acho o Nelson Semedo um bom jogador.
23 Agosto, 2015 at 21:23
JJ já tem 1 ponto de avanço sobre a estrutura.
Aguentem e não chorem.
23 Agosto, 2015 at 21:23
Xi, lá foi a estrutura por um canudo!!!
23 Agosto, 2015 at 21:26
Este fdp do David Borges está-me a irritar.
Agora está-se a vir a falar do Nélson Semedo e a dizer que o mérito é todo do Rui Derrota.
Este cabrão hoje está com uma azia do caralho.
23 Agosto, 2015 at 21:30
E com um cabeção que mete medo.
Continua a inchar…
23 Agosto, 2015 at 21:31
Aos poucos eles vão-se tornando o que o Sporting foi durante os anos do croquettismo – a viver destas coisas. Perdem mas acham que lançar um jovem na primeira equipe compensa. É deixá-los. Quanto mais forem nisso melhor. Nós já sabemos o que isso quer dizer. O próximo passo vai ser dizer que são um clube diferente, com moral, dignidade ao contrário dos outros e mais bla bla bla…
23 Agosto, 2015 at 21:35
Quero que o Benfica se foda, hoje é sempre.
Quarta-feira é o jogo chave da época. Não podemos entrar receosos, mas o Jesus tem de encontrar uma solução para o lado direito da nossa defesa. Se conseguir, e nunca abdicar da ideia ode ganhar o próprio jogo, passaremos o CSKA e estaremos na fase de grupos da LC.
23 Agosto, 2015 at 21:38
Essa solução é povoar o meio-campo. Há mais ajuda. O Aquilani, como se viu ontem, não pode jogar num sistema de dois médios, porque é um gajo cerebral sem intensidade nenhuma. Naquele sistema, é preciso correr a rodos.
Tem de ser Aquilani-Adrien-João Mário
P.S. Cada vez percebo menos a compra do Paulista.
23 Agosto, 2015 at 21:45
Também me parece, mas juntar-lhe-ei baixar a linha defensiva de modo a não restar muito espaço nas costas dos defesas.
Quanto ao moço que veio do Bahia, desconheço por completo os seus méritos futebolísticos. Já me passou pela cabeça que seja uma forma de “fumar o cachimbo da paz” com uma rede de empresários que convenha apaziguar/apaparicar, ou mesmo, a quota que nos é exigida para voltarmos ao segmento do mercado em que se fazem negócios com jogadores como deve ser.
24 Agosto, 2015 at 0:52
Para já, mostra que tem bons pés e faz boa leitura de jogo… mas também mostra que tem um longo caminho a percorrer até que se adapte ao tipo de futebol que há por cá.
Mal lhe dão tempo para pensar, quanto mais para executar!
23 Agosto, 2015 at 21:35
Nas nalgas Mr. Burns… agora e cabeca em Moscovo. Temos que passar esta eliminatoria!!!
23 Agosto, 2015 at 21:37
E a lotação. Alguém sabe??? Permanece mistério….
23 Agosto, 2015 at 21:39
25000 adeptos, dois neurónios no total.
Os dois são afectos a adeptos do Arouca.
23 Agosto, 2015 at 21:48
Mas é oficial??
23 Agosto, 2015 at 22:26
Que estavam 25 mil ou que havia só os neurónios afectos ao Arouca?
23 Agosto, 2015 at 22:29
Os neurónios? Sim.
23 Agosto, 2015 at 22:30
eheheheh
23 Agosto, 2015 at 21:39
ahahaha kakaka nao posso amanha o melao estará mais barato estes lampiões a foderem me a cabeca o dia todo amanha tao fodidos comigo me aguardem meloes inchados ehehehe
23 Agosto, 2015 at 21:41
Esses lãmpiursos não aprendem que não se deve cuspir para o ar porque tudo o que sobe, desce!
23 Agosto, 2015 at 21:40
Foda se tenho as televisões estragadas, passo pelos canais de notícias e só vejo cabeças inchadas deformadas, parece um síndrome de melão.
Hoje pergunto quem perdeu hoje o Jorge Jesus ou a estrutura?
Sl
23 Agosto, 2015 at 21:45
Hoje livraram-se de levar uns 3 ou 4 graças ao Artur.
Se o totopegui estuda este jogo o bitorio esta bem belfodildo.
23 Agosto, 2015 at 22:00
A azia do Diamanparvo é épica…
23 Agosto, 2015 at 22:01
quero aqui publicamente chorar uma lágrima de crocodilo por um enviquista muito especial: João Gobern.
23 Agosto, 2015 at 22:01
E já vai no centésimo vigésimo minuto… jogados pelos comentadores…
Ainda entra uma “bola”…
23 Agosto, 2015 at 22:05
Mas ela não quer entrar…
23 Agosto, 2015 at 22:06
A esta hora está o Pedro Guerra a fazer fotocópias a cores em tamanho A4 do penalti do Mitroglou, do golo que era golo e não foi, e o caralho.
AHAHAHAHHAAHHAHA
Aperta contigo ó gordo!
23 Agosto, 2015 at 22:13
Vá lá que o fim-de-semana não acabou assim tão mal como se esperava. No entanto ainda estou fodido com aquilo de ontem.
Duas notas importantíssimas:
1. O Sporting para ser campeão NUNCA pode perder pontos em casa;
2. O Sporting para ser campeão NUNCA pode perder pontos contra equipas como o Paços de Ferreira e semelhantes.
23 Agosto, 2015 at 23:04
um lampião que representa tao bem como são os lampiões AHAHAHAHAHAHAHAH
https://www.youtube.com/watch?v=MksAh2xdxkA