Ruiz, que vem gerindo o esforço com pinças desde que a época começou, foi figura da sua Costa Rica nos jogos contra Brasil e Uruguai. Teo e Carrillo defrontaram-se, num jogo que terminou empatado a uma bola. Pelo meio, viagens longas, numa semana de selecções. Se estivesses no lugar de Jorge Jesus, como gerias este possível desgaste na deslocação a Vila do Conde?
11 Setembro, 2015 at 11:51
É muito cedo na época para gerir o esforço exigido aos jogadores?
JJ é um pragmático, faz o que tem a fazer mas, nem sempre acerta. Se acertasse quase sempre, Chamava-se Zé Mourinho e não estava cá.
Se fosse exímio nos mind games, chamava-se John Lennon e também já cá não estava, por razões que aqui não são chamadas.
No campeonato Português não tem oposição à altura nem no pragmatismo, nem nos “mind games”. Todos os outros (excepto o Sá Pinto) comparados com ele, são meninos do coro, ou por falta de manha, ou por falta de QI. Mesmo o Pedro Martins, só conhece o a abertura clássica com o peão do Rei. Os outros, jogam damas no banco do jardim. O Lotopegui, não conta, está noutro campeonato a aprender a jogar gamão (entre as nossas hostes, alguém diria sem qualquer intenção maliciosa (ou tlavez não) que “ess’ gaj’ ’tá’prender a gegar camão”.
1ª Afirmação: JJ é um pragmático!
Prova: Quando veio jogar a Alvalade o ano passado fez do Carnide uma equipa de “autocarro de dois andares” e jogou como se estivesse a fugir à descida de divisão.
2ª Afirmação: Nem sempre acerta!
Prova: Substituições tardias ou por fazer, no jogo com o CSKA em Moscovo.
3ª Afirmação: Nenhum outro treinador em Portugal faz melhores Mind Games com manha “fadista”que o JJ!
Provas (já que estão na moda os “anglicismos”):
Exhibit A) Fez gato Sapato do Rui Vitória na semana da taça de honra (inegável, não é?).
Exhibit B) : Fez gato sapato do Luís Filipe Vieira na entrevista que deu ao Rascord, levando-o a dar uma apressada entrevista preparada pela “magnífica estrutura” em que debitou a cassette, insistiu nas mentiras mais óbvias e acabou de quatro com as calças pelos joelhos e o traseiro ambulante virado para a Lua. Penso que todos nós reparámos que o LFV tem um traseiro ambulante. Sim ou não? Até há quem lhe chame “o bigodes da peida grande”! Já repararam que usa sempre casacos folgados, mais compridos que o que a Lei manda e sempre de duas rachas, para evitar interpretações jocosas acerca da racha única e ao meio? Por outro lado, há quem pense que é “activo”, designadamente, o Porco da Costa.
Bom mas, vamos à táctica. Para poupar o meio campo punha o Palhinha e o Wallison de início. Punha? Não punha, foram emprestados. O Jefferson ficou de férias portanto, não recorreria ao Mica Pinto. Talvez fosse então à B, buscar o Fokobo e o Ryan Gauld mas, tal não vai acontecer porque JJ não conta com nenhum deles. É pena porque o Fokobo (já que não serve para mais nada) dava pau e o Gauld fazia de João Mário. Outro problema é constituído pelo facto de o Ryan Gauld ter também ido às selecções, tal como o Gelson e o Mané. Então, recorreria ao Iuri Medeiros, dum lado e ao Podence do outro e juntava-lhes o Chaby. ‘Da-se, dois estão emprestados, gaita, assim estamos a ficar descalços e o gajo não conta com o Podence. O João Pereira está descansado e, por isso, não precisamos do Cedric.
Ora, afinal o Patrício, o Paulo Oliveira, o Adrien e o João Mário esiveram de férias e foram à Russia em turismo (o Cristiano também mas, anda emprestado há uma porrada de anos).
Porém, podemos contar com os outros e temos essa a agradecer ao nosso querido seleccionador nacional, de quem todos tanto gostamos.
Assim, já posso arriscar um onze:
Patrício na baliza, na defesa, João Pereira, Paulo Oliveira, Naldo e Jefferson.
No Meio Campo, Adrien, João Mário, André Martins e Montero.
à frente, é fácil Slimani que joga, mesmo que alguém se ponha à frente dele, para o não deixar entrar em campo e Mané que, apesar de tudo, é muito jovem e recupera em 24horas.
No Banco: Bryan Ruíz, Teo Gutierres, Rúben Semedo (este não que está emprestado) Tobias Figueiredo e Gelson para jogar os últimos 10 minutos substituindo Mané.
Aos 10 minutos da segunda parte, sai Montero e entra Teo Gutierrez. Aos quinze minutos, sai André Martins (se não sair logo ao intervalo por não ter jogado como segundo ponta de lança, como o treinador quer) e entra Bryan Ruíz. A última substituição vai ser mesmo Mané por Gelson que vai entrar mesmo só para levar porrada dos defesas do Rio Ave.
Aqui fica a minha táctica para o jogo de Domingo. Afinal um inimaginável 4x4x2 enviesado em que os alas entram por dentro para deixarem espaço aos laterais que saem por fora, com jogadores a fazerem o que não sabem e, no final, uma surpresa etária.
Vaticino que vamos ganhar por 1 a zero e amealhamos os 3 pontitos da ordem. Quem faz o golo: Adrien de penalty. Quem faz a diferença se acabarmos com um jogador expulso (João Pereira? Adrien?) e um penalty inexistente marcado contra nós ou, um golo do Rio Ave marcado com a equipe toda fora de jogo, num canto, incluindo guarda redes, essa diferença, é feita por Super Slim que, a exemplo do ano que passou não veio lesionado da selecção da Argentina (ou será Argelina?).
Sendo Jorge Jesus um pragmático é capaz de dar ao Rio Ave o tratamento que deu ao Sporting, em Alvalade, ano passado. Tenhamos Fé!
11 Setembro, 2015 at 13:04
🙂
Anda a beber do mesmo que o We, caríssimo Mário do Ribatejo?
11 Setembro, 2015 at 13:04
Óptimo momento !
11 Setembro, 2015 at 11:52
Boas Tasca!
Peço desculpa o Off…
Alguém me sabe dizer se é necessário upgrade a gamebox para a liga europa?
SL
11 Setembro, 2015 at 12:39
Sim. Era suposto teres recebido sms e/ou mail. Se não aconteceu, liga para a Linha Sporting que dão-te a ref multibanco. O prazo do upgrade termina a 15 de Setembro.
11 Setembro, 2015 at 12:41
Sim
se não recebeste a MSG ou Email, liga para a linha de apoio e pede as referencias de multibanco
11 Setembro, 2015 at 12:35
Cherba e restantes tasqueiros, o jogo de domingo é fulcral, porque é o próximo e, por anteceder o embate entre as nádegas, não podemos facilitar.
Ruiz pode até vir cansado mas vem extremamente motivado. Não podemos esquecer-nos que a Costa Rica não venceu os dois jogos por incompetência alheia e que o Ruiz podia até vir com 3 golos marcados em dois jogos.
É para entrar forte com a equipa habitual que é, sem margem para dúvidas, a que mais garantias dá ao treinador.
Patrício, J.Pereira, P.Oliveira, Naldo, Adrien, J.Mário, Carrillo, Ruiz, Teo e Slimani.
Depois, se tudo estiver bem encaminhado ao intervalo, é dar descanso ao Carrillo, Ruiz e Teo e moral a Gelson, Mané e Montero.
Acredito que venceremos novamente 1-3.
11 Setembro, 2015 at 12:43
Concordo. Mas temos lá o JJ para analisar os que estão em melhores condições para a dura batalha que se prevê. 🙂
11 Setembro, 2015 at 12:41
Parabéns, ao Dkaras, que nunca aparece quando precisamos dele e da leitura do olhar do Carrillo.
11 Setembro, 2015 at 13:01
Tenho saudades dele
11 Setembro, 2015 at 14:08
É como eu. Apego-me às pessoas e depois custa-me….
11 Setembro, 2015 at 21:54
Olá, Maria! Muito Obrigado! tenho andado desaparecido aqui da tasca mas garanto que tenho sempre visto o nosso Sporting (excepto a meio da segunda parte do jogo em Moscovo, que os nervos não me permitiram ver o resto… lol)
Olha, os olhos do Carrillo não me dizem nada porque faz tempo que não os vejo lol mas a coisa parece-me estar preta… Deus queira que me engane… A conversa dele parece a do Maxi no Verão. Mas… aguardemos. BdC já tirou cartadas inesperadas antes, esperemos que o faça agora também.
Bjs
12 Setembro, 2015 at 2:52
🙂
Se vires alguma coisa, tu avisa-me! 🙂
11 Setembro, 2015 at 15:13
Já eu tenho saudades do Marioni e a sua bola de cristal enevoada.
11 Setembro, 2015 at 12:52
Poupar não é com o Jesus desculpem lá…Escusam de vir com Manés e Gelsons que eles por muito que estejam cansados estão aptos e bastante moralizados para jogar,o resto é peanuts,basicamente será a mesma equipa que tem jogado até aqui.A minha unica duvida seria a posição 6,mas penso que o Adrien será novamente a escolha,o Paulista ainda está bastante verde e o Aquilani ainda está a ganhar ritmo além de não ser bem esta a sua posição,a do Adrien tbm não é mas é uma posição de muito desgaste e o Adrien aguenta bastante mais neste momento.
11 Setembro, 2015 at 13:01
Vao jogar.
A única mudança que faria era deixar o Esgaio no onze.
11 Setembro, 2015 at 14:46
Temos de entrar com tudo, e com os melhores (colocava Mané, o resto ficava igual).
Já que se fala de Ruiz, onde anda aquele famosa meia distância?! Ainda n vi um único remate á baliza dele.
Dizer que Esgaio cumpriu contra Académica vale o que vale…eu colocaria a questão ao contrário…haveria alguma hipótese de n cumprir?! Mesmo assim dava-lhe nova oportunidade.
11 Setembro, 2015 at 15:10
Só trocava o Ruiz com o Mané(L) relativamente ao último jogo, o significa ter Esgaio a titular.
Na 2a parte Ruiz para segurar a bola e Gelson para arrabentar com a peidola dos amigos do mendes!
11 Setembro, 2015 at 17:39
Eu, sabendo que também teremos LE a meio da semana, geria bem este jogo. Em função do desgaste dos jogadores internacionais, tentaria equilibrar o onze base com ‘sangue fresco’. Isto quer dizer que manteria Esgaio na direita e seria a única alteração na defesa. Em virtude de João Mário não poder jogar na LE optaria por uma dupla no meio campo JM-Aquilani e fazia descansar para 5f Adrien. As alas entregaria a Carrillo e Mané. Acho arriscado colocar Mané-Gelson em ambas as alas (vontade não faltava). A ideia era fazer descansar Ruiz (experiente nas competições na UEFA e vindo de jogo da Selecção) para jogo da LE.
Na frente colocaria Slimani e Montero. Teo já mostrou que gosta de marcar a equipas russas!
Patricio, Esgaio, Naldo, Oliveira e Jefferson. Aquilani, JM, Carrillo e Mané. Montero e Slimani.
Vamos a eles.
SL