Se existissem Deuses do Futebol, Jorge Jesus poderia considerar-se uma espécie de protegido dos mesmos. Não por ser divino, não por ser maior que outros homens, mas por ter uma espécie de estrela que o acompanha nos momentos de maior aperto e que o leva, de uma forma ou de outra, a conseguir quase sempre aquilo que pretende. Podemos dizer, meio em estilo cliché, como se fossemos um jogador já acabado, que a sorte dá muito trabalho, e que esse trabalho se chama treino. Podemos referir que a sua experiência fez com que percebesse exactamente os momentos do jogo, como quebrar as equipas fechada lá atrás, ou as mais atrevidas que acreditam noutro resultado frente aos grandes, mas esta é a apenas a mais recente versão de Jorge Jesus.
De um treinador obcecado com a linha defensiva e com carrossel ofensivo, vemos agora a sua nova versão, conseguida essencialmente no último ano. JJ consegue agora ser o treinador que olha para o seu plantel e que percebe que até ter a famosa “nota artística” vai demorar, que não tem ao seu dispor todas as opções que pretendia (se tivesse o Capel era lateral esquerdo) e que tem primeiro de trabalhar sobre um onze base que seja eficaz. As exibições do Sporting têm, mais que nunca, duas partes completamente distintas. Uma primeira virada para o ataque, com excelentes trocas posicionais e futebol muito bem jogado, e uma segunda mais estratégica, de controlo e posse que, pelo pouco tempo de trabalho, tem resultado em algum sofrimento e muito acreditar das equipas que defrontamos. É uma estratégia clara, montada pelo treinador, que pretende que a sua equipa seja mais fria e calculista, deixando os brilhantismos apenas para alguns artistas, e mantendo uma obsessão táctica importante.
Quase todos os jogos têm sido assim, alguns mais que outros, mas a história repete-se tantas vezes que muitos poderiam dizer que se trata de uma lição que terá de ser aprendida. Da minha parte, adoro aprender lições de humildade e apanhar grandes sustos, desde que no fim os três pontos regressem para Alvalade. O ano passado assistimos a um futebol ofensivo incrível a espaços, mas também alguma falta de atitude que ditou os 11 empates no final da temporada. E, na verdade, existiu desde muito cedo a convicção de que o Sporting não entraria na disputa pelo campeonato, mesmo dentro dos próprios adeptos. Algo que se viria a confirmar naquele fatídico empate, em Alvalade, frente às águias de Carnide.
Tentar resolver cedo, gerir segundas partes e pensar mais no resultado e menos nas estatísticas pessoais. Pode não ser uma estratégia que atraia o mais purista do amante do futebol, que tem a tendência de fazer da sua equipa e jogadores algo que não são (ainda), mas é a estratégia que Jorge Jesus nos pretende apresentar. Se o fizer em prol do título, juntando a isto aquela que é a nossa filosofia de aposta na formação e conseguindo a estabilidade interna que outros treinadores não conseguiram, perfeito. Caso o campeonato esteja perdido muito antes do fim, será um preço demasiado caro para se pagar. Mas isto, é futebol.
*às terças, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
15 Setembro, 2015 at 18:26
sobre o carrilho , á que confiar na direçao se fosse fácil já estava feito , se fosse má vontade do jogador já estava encostado , deve haver muita pedra para partir nao deve estar facil , o que nao passa pela cabeça de ninguem é dwixarmos arrastar o fica nao fica e depois entregar o menino a um rival! se for para ir para um rival ao menos que vá com 10 meses de descanso .
15 Setembro, 2015 at 18:31
Errado!
com 14 meses a acordar mais cedo e a fazer treino de forma a estar o mais fora de forma e o mais roto possível.
15 Setembro, 2015 at 18:29
Post interessante.
Referi exactamente este tema no final do último jogo, a nossa equipa está mais madura e define melhor os tempos de jogo, assim como entende incomparavelmente melhor a necessidade de ser sólido, pragmático e eficaz nos jogos fora, tendo maior liberdade nos jogos em casa. Dar prioridade ao colectivo (dinâmica e resultado) não esquecendo as individualidades.
Temos feito todo o trabalho que nos tem sido exigido, somos sólidos, organizados, com estratégias definidas jogo-a-jogo.
A única coisa que tem falhado é a arbitragem, pois sem a influência negativa que tem tido, teriamos uma percentagem de vitórias de 100% em jogos oficiais.
O tempo e a prática vai-nos trazer ainda maiores ensinamentos e rotinas, assim como o descanso a espaços nos trará maior clareza para contornar obstáculos e maior frescura fisica que tem muita importância na nossa forma de jogar.
15 Setembro, 2015 at 19:13
Cada jogo teve a sua história, Fito. Acho que ainda é prematuro estabelecer um padrão. Repara, na supertaça estivemos perto da perfeição tanto defensiva como ofensivamente, contra o CSKA o padrão ofensivo manteve-se mas revelámos problemas em controlar a linha defensiva e a profundidade, contra o Tondela e Académica fomos perfeitos em termos defensivos mas pouco eficazes ofensivamenteve, contra o Paços e Rio Ave baixámos o nível global. O Sporting começou a época em franca evolução mas agora parece ter estagnado e, em alguns momentos parece até ter regredido. Algo que eu considero perfeitamente normal, vícios antigos não acabam assim tão rapidamente.
Por outro lado, Jesus dá valentes tareias nos treinos e nas pré-épocas, e isso faz-se sentir no primeiro terço da primeira volta. Embora possa parecer contraditório, acho que a insistência em Teo e Ruiz é precisamente para tê-los em grande forma mais lá para a frente. Se habituarem-se já à intensidade de treino e jogo que Jesus impõe, mais à frente vão tirar dividendos disso. Também isto está a influenciar a nossa qualidade de jogo e, sobretudo, qualidade de decisão dos próprios jogadores. Com o carnide também acontecia isto, a diferença é que eles perdiam pontos e nós estamos a conseguir passar esta fase a ganhar e na liderança do campeonato.
Acho que poderemos estabelecer um padrão mais ou menos pela altura do jogo no galinheiro, ou seja, daqui a duas jornadas (+ Liga Europa pelo meio). Mas neste momento cada jogo transmitiu-me sensações diferentes. Este último, por exemplo, foi completamente diferente do jogo da supertaça ou contra a Académica. Ainda há muito para trabalhar e ainda faltam 2 peças chave para termos estabilidade no processo defensivo (William e Ewerton). O porreiro disto tudo (para além de estar a conseguir ganhar apesar de nem sempre jogarmos bem) é que isto é Jorge Jesus textbook! A equipa começa mal ou intermitente e vai evoluindo a qualidade do seu jogo de forma progressiva até chegar a um ponto de completo domínio e controlo da maioria dos jogos. Ficaria preocupado se mantivessemos o nível da supertaça porque isso significaria que mais à frente poderiamos cair (nenhuma equipa mantem um nivel alto durante o ano todo). A ideia de Jesus é ter a equipa nesse nível na fase mais importante e durante tanto tempo quanto possível.
16 Setembro, 2015 at 15:44
Sim claro que as variáveis vão mudando de jogo para jogo, tanto as que compõem o adversário como a nossa forma de abordar o jogo, a perfeição é por si só uma imperfeição 😉
Mas reforço a ideia, se não tivessem sido as arbitragens, teriamos por exemplo, ganho 2-0 às lamparinas, 3-1 ou 4-1 ao CSKA em casa e 2-1 fora, 1-0 ao Tondela e provavelmente 4-0 à Académica.
É normal que haja agora uma pausa no progresso físico, têm havido jogos de seleção e as cargas da pré-época fazem estragos e penso que isso está a influenciar a dinâmica da equipa que está preparada para jogar com ritmo elevado (não concordo com a estagnação e erros do passado).
SL
15 Setembro, 2015 at 18:37
Epa se ha coisa que me tira do serio jogadores a brincar com o meu clubee com o meu dinheiro. Este cabrao anda a gerir o assunto com pinças e a aproveitar a montra para fazer subir o valor do passe que depois metera integralmente al bolsillo. Qual ativo, qual crlh, fora da equipa JA, ativos sao os que renovaram e que mostraram compromisso connosco.
15 Setembro, 2015 at 19:43
Foi tudo ver o carnide? Mas o que se passa com a clientela da tasca? Será que abriu um snack-bar em frente e eu não dei por nada?
15 Setembro, 2015 at 19:50
Apostei no placard a derrota e o empate do carnide
15 Setembro, 2015 at 20:07
Eu estou a ver o “mê rique filhe”. 🙂
15 Setembro, 2015 at 19:55
Esta história do Carrilho não me parece estar a ser muito bem gerida.
Convences o gajo que o empresário quer ganhar o prémio que deveria ser dele. chegas a acordo que lhe dás esse prémio a ele e lhe dás o vencimento mais alto do plantel (mas não assinas, assinas depois…). entretanto o gajo vai para a seleção, o empresário fala com ele, convence-o para não assinar sem o BDC falar com ele pois tem ofertas ainda maiores….
Quando chegas a acordo tens logo que fechar o negócio e nada de pra semana assinamos…
Por isso parece que há alguma “demasiada boa fé” da direcção do SCP quando devia ser mais rápida a fechar se é que quer mesmo ficar com ele.
Seja como for este assunto já devia ter sido tratado à muito tempo.
15 Setembro, 2015 at 19:55
A capacidade de JJ é indiscutível mas tem um enorme desafio pela frente. Ele é ambicioso mas também já demonstrou que é pragmático. Esse pragmatismo deu-lhe o titulo no ano passado. Nos jogos decisivos no Dragão e em Alvalade foi realista, remeteu-se à defesa e teve o sucesso que procurava.
O primeiro desafio deste ano é encontrar forma de ultrapassar os autocarros que vamos ter pela frente. No ano passado foram 10 empates, 5 deles em casa! Este ano com o Paços foi um mau ensaio, mas uma coisa é certa há mais gente na área, maior criatividade e poder de fogo. Mas há também preocupações com os lesionados WCarvalho e Ewerton e com os sul americanos que não tiveram férias normais,casos de Ruiz, Teo e Carrilho. Não é de crer que estes 5 jogadores nucleares consigam atingir os níveis ao seu alcance. Basta ver as dificuldades de WC no ano passado por não ter feito pré-época. Para além disso, há o jogo fora das 4 linhas, onde valemos zero.
Acresce ainda a não renovação de Carrilho que, a não ser resolvida, é uma dádiva aos rivais que vão aproveitar até à exaustão para nos desestabilizar.
Por tudo isto prefiro manter o realismo e não confiar excessivamente na referida ” boa estrelinha” de JJ
15 Setembro, 2015 at 19:57
O jogo do carnide nem de taça uefa é.
Considerar aquilo um jogo de champions… até o arouca joga muito mais que esse astana…
15 Setembro, 2015 at 20:35
Até estou a gostar do Astana. Parece ser uma equipa bem organizada e que sabe o que fazer com a bola…
15 Setembro, 2015 at 20:40
Lá na terra deles já levam mais de 30 e tal jogos nas pernas,é normal que já joguem de olhos fechados,tácticamente sente-se bem uma certa rotina.Não sabem é mais!!!
15 Setembro, 2015 at 20:09
Por vontade destes comentadores…
Os jogadores do Astana já estariam todos amarelados…!!
15 Setembro, 2015 at 20:33
Isto qd as equipas nao sao do Rui Pedro Soares e patrocinadas pela tvi24 e + dificil…
O Astana e um colosso por isso e q a coisa ta dificil….?
15 Setembro, 2015 at 21:02
…e o Nibali está a jogar?
15 Setembro, 2015 at 20:41
Entre outras coisas, menores, na equipa de futebol A do SCP com o JJ a exigir tanto do jogador que faz o 6 não consigo perceber como é que não existe no plantel uma alternativa, natural, ao Wiliam Carvalho.
15 Setembro, 2015 at 21:01
Há uma alternativa que custou quase tanto com um Cervi…está é a jogar na equipa B!
15 Setembro, 2015 at 20:59
Peço desculpa por estar a interromper quando os tasqueiros estão em modo pausa a seguir o vosso 2ºclube…eu estou a acompanhar um grande jogo de futebol City-Juve…
Só quero dizer que o melhor treinador do mundo o nosso “MASTER” é um potenciador de qualidade futebolística…repito QUALIDADE…
Quando chegou ao Sporting, JJ idealizou um onze tipo para atacar Campeonato e Champions, repleto de QUALIDADE…Patricio, João Pereira???, Paulo Oliveira, Douglas, Jefferson, William(Danilo), João Mário, Carrillo, Cervi, Teo(Ruiz), Slimani…Passados 2 meses JJ deparasse com o AMADORISMO de uma direcção e com um 11 que não idealizou Patricio, João Pereira, Paulo Oliveira, Naldo, Jefferson, Adrien, João Mário, Mané, Ruiz, Teo, Slimani…os desequilíbrios são evidentes!
Repito JJ potencia QUALIDADE e jogadores como João Pereira, Adrien e Naldo por muito que JJ tenha que os colocar a jogar por falta de opções nunca serão potenciados por JJ por falta de qualidade…muitos já criticaram a atitude defensiva de João Mário e Jefferson no golo do rio ave, mas eu aconselhava aos tasqueiros a reverem o lance e olharem com atenção para a noção defensiva de Naldo que parece uma barata tonta sem saber fazer uma leitura de 2 para 2…
SL
15 Setembro, 2015 at 21:01
Mas quem és tu para assumir o jogo que os tasqueiros estão a ver?
15 Setembro, 2015 at 21:03
Aqui o lampião pode fazer o relato do cityjuve se desejares!?
15 Setembro, 2015 at 21:07
Não preciso, obrigada. Preciso que não venhas estragar o meu texto.
Vai lá ver um city, uma equipa muito competente no mercado
15 Setembro, 2015 at 21:08
Maria deixei o teu texto brilhar durante uma pagina de comentários…achas pouco?
15 Setembro, 2015 at 21:15
cherba, este gajo acabou de admitir que se quiser fode-te os tópicos.
O que é que vais fazer em relação a isso?
15 Setembro, 2015 at 21:18
o carnide já acabou?
15 Setembro, 2015 at 21:23
Está Quase, quase….
15 Setembro, 2015 at 21:22
oh ucraniano tu já leste o 1º comentário deste post
15 Setembro, 2015 at 21:30
Acho muito pouco. Respeita quem pretende discutir o Sporting seriamente. Qe não e o teu caso.
E voltas a mandar um boca do estilo, passo para o insulo, que e a única forma de tratamento que um estupor como tu entende
15 Setembro, 2015 at 21:33
Maria : amanhã temos um texto do João. Podes vingar-te. 😉
15 Setembro, 2015 at 21:42
Não sei, ele está muito agressivo. Nunca o vi assim, deve ser a pressão da escrita.
15 Setembro, 2015 at 21:45
Não é isso.
Está contente com a vitória do benfica. Mas é lampião de sofá, tem medo da chuva.
15 Setembro, 2015 at 21:04
Olha o meu granda anormal viste como.se rouba ? Este auto golo não era falta do company? Vai cagar já te disse só debitas merda merda merda fonix …
15 Setembro, 2015 at 21:07
Era sim senhor, queres ver tu… agora o presidente da juve no face…Vai rasgar a UEFA
15 Setembro, 2015 at 21:11
Vai ver de estou ali …vai lá …fonix que gaijo anormal que tu és pah …tens alguma patologia não diagnosticada em criança ? Ou então nem criança te deixaram ser … fonix !! Estas todo queimado a porta 18 deu te cabo dos neurónios ? Tens neurónios ainda? Se tens põe te andar
15 Setembro, 2015 at 21:27
bela estás a ver como o discurso do fatalismo da arbitragem só leva à descrença dos jogadores…a juve já deu a volta com 2 grandes golos…
15 Setembro, 2015 at 21:30
Mas mas mas o city aposta tão bem no mercado e consegue os alvos todos
15 Setembro, 2015 at 21:33
Opa mas tu és parvo ou fazeste só? Então mas a juve foi prejudicada em um lançe nod fomos.em.5 queres comparar ? OLHA SE ANULAREM ESTE GOLO.AO MORATÁ por uma filha da puta de razão que só o árbitro saberia tinha dado a volta ? Tu és mesmo venenoso …tu és e o estebes do Herman José ..venenoso
16 Setembro, 2015 at 1:03
vai para a puta que te pariu anormal do caralho.
Enquanto o Cherba não banir este palhaço vai ser sempre assim a pés juntos
15 Setembro, 2015 at 21:04
Viva o João!!
15 Setembro, 2015 at 21:20
João, não leves a mal mas onde estou vejo 3 jogos.
City… Real… e mesmo vendo os lampiões com o olho do cu deu para perceber que não jogam peva e vivem do gaitan.
Levam uma batata no poste e depois o argentino resolveu.
Sobre nós que é o que interessa… só vou comentar carrillo no final da história pq é tanta a contra informação que temo dizer merda.
JJ… mais um ano zero. Enfim. Para qd um treinador competente e com o projecto durante 4/5 anos? Vamos ver se é desta.
Criticar JJ agora é precipitado. Entendo reparos pontuais, tanto a ele como a jogadores, mas só mais para a frente será honesto fazer um ponto de situação.
Duas verdades: fora da champions e líderes na liga. Independentemente dos detalhes.
Sobre a direcção: amadorismo ou falta de cacau seguramente estão a fazer o possível para acompanhar o forte investimento com o treinador. Confiança total, mesmo que não seja tudo perfeito.
A minha dúvida: a equipa b. Serve para no final da época subirem 2 gajos ou servirá para ajudar a A durante a época?
Quinta lá estarei. Só depois pensar nos madeirenses.
15 Setembro, 2015 at 21:37
Tens toda a razão, JOÃO. É claríssimo que, perante tanta falta de competência por parte da nossa direcção, só nos resta pedir a demissão de BdC e convocar eleições o mais brevemente possível.
Já agora, qual é o candidato que apoias?
Luís Filipe Vieira, Moniz ou aquele tipo de que tanto se fala (agora falha-me o nome)… Ai, desculpa, enganei-me no clube…
Cherba, desliga aí este avençado de merda, pretty please? Pode ser? Ou é preciso levar com este esterco humano por muito mais tempo?????????
SL.
15 Setembro, 2015 at 21:39
Epá! Aguenta até amanhã, pleeeeease….
15 Setembro, 2015 at 21:39
Vou dormir. Amanhã vou levantar-me excepcionalmente cedo para ler o post do João durante o café da manhã.
15 Setembro, 2015 at 21:47
Mais um grande comentário! 🙂
15 Setembro, 2015 at 21:50
Ele que não me faça nenhuma desfeita.
15 Setembro, 2015 at 21:53
🙁
Acho que não devíamos ter criado expectativas…
15 Setembro, 2015 at 21:53
Gostei mais foi do “vou dormir” 😀
15 Setembro, 2015 at 21:42
Oh Esteves venenoso amanhã estou a espera só teu petisco seu venenoso !!!!