Leio e ouço tanta boca imunda e mente com agenda a falar do “caso Carrillo” que não posso deixar de mandar a “minha” posta sobre o assunto, até porque o caso já chegou a tal estado de putrefação que me sinto, digamos, autorizado a fazê-lo.
Ora, meus caros amigos (e não me estou a referir às tais bocas imundas) o caso Carrillo não nasce com a aproximação do fim do contrato do rapaz peruano. Não…a coisa vem de muito mais longe. Assim que BdC toma posse e ao ver o espartilho de percentagens de passes dos jogadores do plantel de futebol profissional, primeiro deve ter jogado as mãos à cabeça, depois deve ter tomado um calmante e só uns dias depois deve ter tido coragem para olhar (sem taquicárdias) para o problema. Pouco era do Sporting e a parte que nos pertencia não era propriamente o sumo da coisa. Os bons jogadores, os promissores, as vedetas estavam bastante “hipotecadas” nomeadamente a fundos e a empresas de gestão de carreira (ou seja aos seus empresários). Podia-se mesmo dizer que o Sporting jogava com uma equipa “emprestada” por terceiros.
BdC e direcção acharam por bem tentar inverter esta tendência, devolvendo o que fosse possível ao clube e travando a fundo a ascensão de poder dos tais terceiros junto da equipa profissional. O verniz com os fundos estalaria com Rojo, o dos empresários iria pelo mesmo caminho com Bruma e Ilori. Foram 2 pontos fracturantes, sobretudo pela exposição pública e política que o clube fez nas suas tomadas de posição. O Sporting tinha definido uma linha, e do lado oposto ao seu colocaria todos os que impediam a autonomia e independência de gerir a equipa, segundo os seus próprios interesses. Isso soou a “guerra” aos ouvidos de muitos dos poderosos “traficantes” de jogadores, de muitos dos que tinham (e vão tendo cada vez mais) os bolsos cheios das “comendas” dos senhores Zahavis, Canyons e afins.
Contam-se pelos dedos de uma pata de camelo os casos de renovações sensatas e atempadas de jogadores do Sporting com algum peso na equipa. A verdade é que a factura da “guerra” iria chegar e todos, repito…todos sabíamos que mais tarde ou mais cedo a vontade dos empresários em “dar uma lição” a BdC acabariam por provocar um desfecho bastante semelhante ao que acontece agora com Carrillo. Aposto que a Direcção do Sporting também teria tido esta consciência e acredito profundamente que tenha fechado os olhos muitas vezes ao sentar-se na mesa de negociações…engolindo o orgulho a bem do interesse da equipa e da importância de Carrillo nos esquemas de Marco Silva ou Jorge Jesus. Em vão o fez e se é verdade que o peruano não tem um contrato ao nível de muitas das figuras secundárias do plantel…isso sucede precisamente porque foi do interesse de Zahavi e empresário. Imagino a quantidade de dinheiro paralelo que deve ter sido “oferecida ao jogador” como compensação da “avareza” do Sporting. Infelizmente são “truques velhos” que ainda resultam, gestos que ficaram célebres na agiota relação entre os Dons e os camponeses sicilianos.
Imaginem que são um bandalho (relax…é só um roleplay) da pior espécie. Têm 50% do passe de um jovem jogador titular de uma boa equipa europeia, aqui e ali também titular da selecção do seu país. Detalhe importante, estão a cagar para a vontade do jogador. Decidiriam apoiar uma renovação? Uma venda onde 50% do valor iria para os cofres do clube. Ou fariam tudo por tudo para deixar o contrato expirar, podendo depois lucrar 100% de uma transferência onde nem clube nem jogador vão cheirar a fatia mais grossa (e mais secreta) do bolo? Eu não tenho dúvidas nenhumas e dá-me vontade de rir quando alguém opina que a “vontade do jogador” pode ter um papel a desempenhar neste processo. Mas qual “vontade”? A que preferiu um contrato menor durante 5 anos? A que nunca abriu a boca livremente e de forma assertiva para dizer que queria ficar no Sporting? Juras de amor de jogadores no twitter ou facebook valem zero no meu medidor de sportinguismo. E arrisco dizer mais, Carrillo e família já tem a cabeça feita para o que está a acontecer há mais de 2 anos. É esta colaboração estreita com os “papás” empresários, usando o clube apenas para seu benefício e cumprindo o papel que lhe foi desenhado à risca que me leva a dizer que…o Sporting tem pouco a ganhar com “escravos” como Carrillo e muito menos com traficantes como Zahavi. Enquanto BdC não baixar as calças para reatar a antiga relação de estupro continuado…o Sporting não vai ter vida fácil com nenhum jogador que pertença à mafiosa elite de “manda-chuvas” do mercado de jogadores mundiais.
Na verdade gostaria de dizer que um dia esta batalha será ganha. Mas acredito tanto nisso como acredito que os corruptos vão ser presos e os ladrões apanhados. Não tenho nem um pingo de fé na governância e justiça do futebol. A FIFA e UEFA são cada vez mais “assembleias de equilíbrio” que fecham os olhos como podem à destruição da base do futebol – a isenção e o equilíbrio. Hoje em dia cria-se um clube gigante em 2 épocas e arruinam-se emblemas históricos ainda mais depressa. Os clubes que apoiam e apadrinham as fortunas fáceis vencem mais jogos, os opositores vão perdendo, ruindo e calando a indignação. O Sporting felizmente está no lado mais justo, mais nobre e mais honesto da questão e isso será sempre imperdoável. Os políticos sabem-no, os jornalistas sabem-no, a polícia sabe-o e os adeptos de outras cores “brincam” com a moralidade e assobiam para o lado, como se não tivessem a perfeita consciência que estão completamente coniventes com o estouro monumental que o futebol dará daqui a algumas épocas. Sim…esta bolha de mafias um dia já não terá o suficiente. Neste ano, apenas a subida dos contratos televisivos ingleses animou o mercado…e contrariou a tendência de quebra de volume de transferências. Os clubes têm cada vez menos dinheiro para gastar, as TVs estão cada vez mais desconfiadas da mais valia do futebol e só a intervenção do poder político facilitou novos contratos milionários em muitos países. Aliás, deve merecer reflexão que tantos emblemas europeus não tenham encontrado marca patrocinadora para as suas camisolas. Sporting, Porto e Braga em Portugal são só um exemplo.
Mas voltando ao “caso” em questão, a estratégia dos “donos” do jogador é agora o estímulo ao conflito. Na pessoa de BdC encontram um alvo fácil para mobilizar a opinião pública dos adeptos adversários. Já são múltiplas as declarações a jornais que apontam a sugestão de BdC como o “impedidor” da renovação. Ainda bem que ao contrários de muitos outros adeptos, os sportinguistas não comem gelados com a testa. BdC será, só, o mais interessado na renovação de Carrillo…porque ao contrário de outros presidentes, este, quer o que todos os adeptos do Sporting desejam: o crescimento do clube e não o alargamento dos bolsos dos parasitas do futebol. Colocando o presidente do Sporting contra o jogador (até arrastando os restantes atletas para o mesmo fictício conflito) os Zahavis garantem uma fonte interminável de interesse jornalístico, quiçá convencem até o jogador desse mesmo cenário. E aqui meus amigos reside o centro de toda a questão – a profunda incapacidade de um ser humano para gerir a sua liberdade. Carrillo terá mais dinheiro que eu e vocês todos juntos…mas essa riqueza vem com um contrato associado. Não faz, diz ou vai para onde quer, mas sim para onde lhe mandam. É discutível se qualquer um de nós não terá “amarras” semelhantes, mas há uma ligeira diferença…a nossa “carreira” apenas nos beneficia a nós ou ao nosso empregador (se este existir)…não engorda contas de terceiros. Aqui reside o panorama de todo um novo sentido de escravidão. Um panorama que as federações internacionais ou nacionais fazem gosto em atacar pela superfície, proibindo apenas a divisão de passes com terceiros (TPOs), gesto etéreo sabendo que os empresários já controlam os clubes.
Não sei se já deu para entender, mas tenho 0% de esperança numa boa resolução para o Sporting do processo de Carrillo. Não adivinho o futuro, mas consigo ler levemente o passado e tenho uns vagos vislumbres do presente. E tudo me dá a entender que serão os amigos de Zahavi que levarão Carrillo e que este terá zero % de peso na decisão do clube futuro. O sportinguismo do peruano é completamente irrelevante e o jogador vestirá com “amor incondicional” a camisola do porto ou benfica, estimulando uma facada feroz nos adeptos leoninos, que por entre assobios e impaciência, também souberam adorar, vibrar, estimular e compreender o “soneca” sul-americano. Não tenho dúvidas que estaremos próximos do Futre da mais recente geração e do Moutinho da anterior. Não sou hipócrita, dói que se farta e faz-nos acreditar um pouco menos na capacidade de gerir o que é nosso em nosso proveito. Faz-nos acima de tudo desconfiar de quem idolatramos. Carrillo acelerará uma profunda reflexão no espaço leonino sobre o que permite que os nossos símbolos sejam desviados com tanta facilidade para os nossos rivais. Muito do que está aqui escrito será debatido e existem soluções que podem ser adoptadas pelo clube para minorar casos futuros. Mas interessa que o clube saiba antecipar a implementação destas soluções…antes que o debate caia na rua, ou pior, em painéis de debate que mais não desejam que escancarar as feridas abertas. A intelligentia leonina deve ser posta a carburar, pois imaginar que isto é só um caso, uma coincidência de factos e personalidades…só levará à sua repetição constante. E eu não quero ter vontade de insultar um jogador sob contrato do meu clube ou ver uma criança a chorar por ver o seu ídolo com a camisola de um rival. O nosso orgulho também passa pelos jogadores. O nosso amor também abrange os atletas. A nossa fé também tem a sua santeira oficial. “Idolos zero” é apenas mais uma relativização absoluta que vai contra a forma do ser humano (gregário e profundamente hierarquizado) se estruturar socialmente.
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
23 Setembro, 2015 at 9:40
Aplaudo de pé!
SL
23 Setembro, 2015 at 9:42
Este post vai fazer correr muita tinta!!;-)
23 Setembro, 2015 at 9:45
Só não concordo num ponto de vista: não acredito que Carrillo aguente estar 8 meses sem jogar… acredito que com esta pressão que estamos a exercer, não irá renovar, mas aceitará ser vendido no mercado de inverno! Penso aliás que a nossa estratégia neste momento será essa !!! Aguardemos com calma e tranquilidade sabendo que não poderíamos ter melhor pessoa a defender os interesses do nosso Sporting Clube de Portugal !
23 Setembro, 2015 at 10:14
Esperemos que sim, hoje já se fala em clausula anti-rivais !
Isso faria com que Carrillo pudesse voltar a jogar por nós para valorizar até Dezembro.
Uma coisa é não querer renovar por dinheiro nenhum e preferir sair para outro lado…tá no seu direito !
Outra coisa é querer ficar a jogar para em Junho ir para o Porto ou Benfica ! Para isso vamos antes valorizar os nossos activos !
Estou completamente descansado porque sei que temos um Presidente que está a salvaguardar ao máximo os interesses do Clube.
23 Setembro, 2015 at 11:32
Tambem acho que o Carrillo não quererá ficar uma época parado.
Ou renova ou sai em Janeiro.
Há aqui um dado que penso ainda não ter sido falado, o Carrilho não jogando, não irá à Selecção do Peru tão cedo.
Este factor, ainda que menor pode pesar.
23 Setembro, 2015 at 12:18
Estava já tudo minado, da última vez que foi à selecção quantos jogos fez? O caminho já anda a ser preparado à tempo. Qual a razão do sonso só ter apostado no Carrilho se até ali ele era um jogador sem cabeça? Os outros jovens com cabeça no lugar tiveram hipóteses? Népia. SL
23 Setembro, 2015 at 12:24
A Ed tem toda a razão! Eu na altura eu falei sobre o facto do peruano ter sido suplente quase até ao final da competição. Nada aconteceu por acaso.
Também me pergunto se a jogatana do AC na final da taça de Portugal foi condizente com aquilo que se esperava dele. Fez um jogo miserável. Parecia o sonecas que todos nós tivemos a oportunidade de conhecer quando aterrou em Alvalade sem metade da garra do Gelson e do Mané.
23 Setembro, 2015 at 9:49
Hipoteticamente, se um clube estrangeiro cobrir o que porcos e/ou orcs estão a oferecer, achas que há cara para resistir a essa oferta? O Carrillo seria estúpido a esse ponto? Não creio.
Está na hora de o Sporting cobrar favores e mais não digo, porque o que aqui se diz os outros também vêem.
23 Setembro, 2015 at 11:04
Favores a quem?
23 Setembro, 2015 at 9:55
Que belo artigo. Subscrevo na totalidade.
23 Setembro, 2015 at 10:00
Eu nao tenho esperanças nenhumas na renovaçao. Espero mesmo estar errado mas coloco os interessos do Sporting acima de TUDO e confio no nosso Presidente!! O que ele decidire para mim sera apoiado a 100%!! Em relaçao a venda ou nao do Carrillo no mercado de inverno, a questao que se coloca para mim è, e porque tenho a sensaçao que sao os empresarios a mandar neste processo, que sera mais vantajoso uma venda no mercado de inverno ou uma fatia do premio de assinatura se sair a custo zero no fim do ano?? Eles querem è ganhar dinheiro e nao sei se nao seria mais interessante em termos financeiros para eles uma venda em janeiro em relaçao ao premio de assinatura alem do facto do jogador ficar parado durante oito meses? E quando digo parado, espero mesmo que ele va treinar sozinho!!!
23 Setembro, 2015 at 10:02
So uma duvida: Nao sei se o Carrillo quere mesmo ficar em Portugal. Nao querera ele voos mais altos na premier league ou na bundesliga ou atè no campeonato espanhol??
23 Setembro, 2015 at 10:00
No porto de antigamente o Carillo ia ter uns treinos difíceis com os Jorges Costas e os Paulinhos que lá abundavam…
Z
23 Setembro, 2015 at 10:11
Excelente texto.
Apenas discordo com uma coisa. Carrillo é conivente a toda esta situação. Não alinho em teorias da escravidão (para este tipo de jogadores) nem em coitadinhos que se vêm presos à vontade dos empresários. Nunca vi um jogador fazer o que Carrillo está a fazer e, no fim, não acabar com um grande contrato seja no clube onde está ou no clube para onde vai. E o próprio já deve ter recebido um bom adiantamento para premiar o tempo que vai ficar sem jogar.
23 Setembro, 2015 at 10:12
Óbvio….se assim não fosse …..
23 Setembro, 2015 at 10:14
Sá,
Casos deste defeso no fcporco:
Imbula e Jackson queriam outros clubes, no entanto tiveram de ir para onde os mandaram.
23 Setembro, 2015 at 10:59
Parece-me que no caso do Jackson foi precisamente ao contrário, queriam colocá-lo no AC Milan, mas ele queria o Atlético de Madrid.
23 Setembro, 2015 at 11:08
Pois mas acho que ele fez finca pé.
E, provavelmente tem uns tomates que o carrillo não tem.
E, quer queiramos ou não, a exposição, importância e mediatismo do Jackson é muito muito superior.
Pegando no que escreveu o Sá, penso o contrário, conivente, com certeza será (lá está. Há sempre escolha) mas peso na decisão pouco terá.
23 Setembro, 2015 at 10:24
Obviamente que o gajo é conivente. Essa treta de que o empresário é que manda é tudo treta até porque há inúmeros caos em que quando o empresário não satisfaz as pretenções do jogadores ele rescinde contrato com o empresário e volta-se para outro. Por isso não venham com tretas o gajo está feito com eles.
23 Setembro, 2015 at 17:10
A questão não é o empresário mas aquem o clube vendeu/cedeu os direitos econômicos, as tão famosas percentagens dos passes dos jogadores.
23 Setembro, 2015 at 10:11
Por muito que custe ao mais pacifico dos Sportinguistas, esta guerra tem de ser travada porque apenas esta em causa uma coisa muito simples…
A SOBREVIVÊNCIA DO SPORTING!
Carrilho e apenas mais uma batalha…
23 Setembro, 2015 at 10:12
Votei no BC para que isto: « sportinguismo do peruano é completamente irrelevante e o jogador vestirá com “amor incondicional” a camisola do porto ou benfica, estimulando uma facada feroz nos adeptos leoninos, que por entre assobios e impaciência, também souberam adorar, vibrar, estimular e compreender o “soneca” sul-americano. » nunca mais voltasse a acontecer.
Estou farto de Montinhos, Bancos de jardim, quaresmas e bandidos similares.
Acredito que o BC não vai deixar isso acontecer. O peruano pode sair a custo zero mas não joga mais em Portugal.
23 Setembro, 2015 at 10:12
O problema é que nas últimas décadas a capacidade de investimento do Sporting tem sido menor do que a dos nossos rivais, pois como são estes que têm mais recursos no mercado, também são estes que criam os intermediários para facilitar as transferências dos jogadores. Mais recentemente apareceram os fundos, mas a teia de cumplicidades é a mesma.
Todos conhecemos os grandes empresários de futebol em Portugal quase sempre associados ao clube que mais dinheiro movimento. Nos anos 80 era o Manuel Barbosa muito próximo dos lampiões, responsável pela vinda dos internacionais brasileiros e nórdicos que vieram para a Luz e levaram os encornados a duas finais da Taça dos Campeões europeus em dois anos. Depois aparece o José Veiga nos anos 90 associado aos andrades. Depois temos a fase Jorge Mendes, inicialmente ligado ao porto e depois ao beifica. Os fundos têm por detrás dirigentes de clubes e servem para lavar dinheiro de actividades criminosas, servindo para financiar indirectamente o porto e o beifica.
Ou seja, o denominador comum é que o clube que tem mais dinheiro tem também um empresário, e este depois torna-se tão dominante na actividade que acaba por ter jogadores noutros clubes. Foi sempre assim com o Sporting, que teve jogadores agenciados por empresários que são agentes dos nossos rivais. E na hora de renovar contratos eles sabem tudo o que se passa em Alvalade e invariavelmente conseguem inflacionar os contratos de jogadores do Sporting em quem nem estão interessados.
Por isso a “guerra” do presidente do Sporting não é com empresários e com fundos, é com os empresários e com os fundos que servem os interesses dos nossos rivais. Daí que seja contra a Doyen e não goste de Jorge Mendes, mas faça negócios com outros empresários e eventualmente com fundos noutros moldes.
Não foi só dentro do campo que o Sporting perdeu poder. Perdeu também em toda a envolvência do futebol devido à teia que os outros criaram. Nós também temos de ter uma rede de interesses que nos apoie, e creio que já começámos aí, mas continuamos a ter vulnerabilidades que os outros tentam sempre explorar. Só conseguiremos superar essas vulnerabilidades se nos mantivermos unidos na defesa do clube e determinados em superar as adversidades. Dar parte de fraco só reforça a determinação de quem não gosta de nós.
23 Setembro, 2015 at 10:16
Acho o texto muito interessante e com muitas verdade….mas a culpa de isto ter chegado onde chegou é da direcção! Sabendo como eram as condições do Carrillo (1 ANO (?!?!?) depois da guerra com Zahavi e decidem apostar num jogador com as condições do Carrillo, com 50% do passe do Zahavi, sul-Americano com um empresário jeitoso mas muito amigo dele) apostar nele sem ter renovado foi mesmo a pedir chuva! Depois tudo o resto que dizes é verdade mas fds…….este cenário era MAIS do que expectável! Qualquer pessoa sabia que isto ia acontecer caso o Carrillo…encarrilhasse! Isto vem 1 ano atrasado!
Portanto o resto é musica….até me provarem culpa ou falta de ética não me apanharam a odiar o jogador ou a mandar vir com empresários e tudo mais! Por mais que queiram dourar a pílula isto foi tudo muito mal tratado! Ponto! E toda a gente no Sporting tem de fazer um exame de consciência e perceber o erro que cometeu para que isto não se repita…
23 Setembro, 2015 at 10:21
Tiago, partes de um pressuposto que a direcção nunca tentou renovar o contrato. E todo o teu raciocínio só é válido se nunca tivessem existido propostas interessantes para o jogador assinar. E elas existiram. O problema é que findos os TPO´s os restantes 50% do passe do jogador terão de passar para o Sporting…ou para outro clube…agora pensa.
23 Setembro, 2015 at 10:23
Agora tocaste no ponto que e preciso ver para alem do obvio….a quem vendeu Zahavi os 50%?
23 Setembro, 2015 at 11:05
Se ainda não vendeu, o Zahavi está como o Sporting ou não ?
em Julho Carrillo fica com 100% do passe na mão, certo ? os 50% do Zahavi tmb ficam a arder….
23 Setembro, 2015 at 11:11
os 50% de Zhavai ardem da mm maneira que os 50% do Sporting….agora pergunto….conhecem algum judeu que goste de perder dinheiro? Eu não…
Donde, ele já terá assegurado que duma forma ou de outra o seu dinheirinho….
23 Setembro, 2015 at 12:12
Jesus Cristo? era judeu e não tinha bolsa…
24 Setembro, 2015 at 20:51
Loooooooollllll
23 Setembro, 2015 at 10:29
Parto do principio do que acho que é publico…a primeira abordagem para renovação foi feita no principio deste ano civil, com valores MUITO longe destes onde chegaram agora (ou seja já depois uma excelente prestação na champions e depois de ele explodir). Sendo que depois da primeira abordagem deixaram passar uns tempos valentes para voltar à carga…a pressa só chegou mesmo agora nesta época…
A questão dos TPO’s, já me disseram aqui que o Sporting tinha de comprar os 50% mas pelo que sei isso não é verdade! O Sporting pode renovar com ele sem comprar os 50%…isso só é valido para alterações de clube e não para renovações! Se o Sporting tivesse de comprar esses 50% ao Zahavi mais ridículo seria a aposta nele à 1 ano…altura em que ainda não havia nenhuma dessas proibições e por isso não havia nenhum problema em renovar…
Não me venham é nesta altura do campeonato, depois de tudo o que já passamos dizer: “Já viram a vergonha que é estes fundos e empresários?!?! Só pensam em dinheiro!!”! A sério?!?! Já não sabemos disso à um tempo infinito?! Já não temos de contar com isso em toda a nossa estratégia?!?!
23 Setembro, 2015 at 10:53
Tiago coração de leão disseste tudo.
23 Setembro, 2015 at 10:20
Grande post Foda-se.
É por isto que estou aqui todos os dias, várias vezes ao dia 😉
OBRIGADO LdP 🙂
SL
23 Setembro, 2015 at 10:20
O que está a acontecer agora a carrilho já devia ter acontecido à uma época atrás. Com dois anos parados poucos estariam interessados em dar algo de jeito por ele e por outro lado teria sido muito mais fácil vender o jogador ou até assinar.Deixar o jogador jogar até quase terminar o contrato foi burrice. Claro que agora já está tão perto de acabar que não vai assinar. Resta forçar a saída em janeiro (a ver se é possível pois com só mais 6 meses tem o passe na mão) para ver se fazemos algum encaixe o que duvido.
Para mim carrilho nem sequer estava com o grupo. Nem sequer estava em Alcochete e sim em Alvalade a treinar à parte com labyads e afins.
Este dossier, diga-se o que se disser, foi mal gerido por BDC, que devia ter tentado, enquanto tinha alguns trunfos, tentar a renovação a tempo e horas. Nunca, mas nunca, ainda por cima jogadores que parte do passe pertence a fundos se deixa a renovação para o fim do contrato isto se se quer realmente o jogador porque se falarmos de um jogador seja interessante para a equipa.
23 Setembro, 2015 at 11:05
Claro, porque na imensidão que é o Sporting Clube de Portugal, a questão do menino Carrillo tinha que se sobrepor a dossiers menos importantes como a reestruturação financeira, a construção do pavilhão, a presidência da Liga, A AUDITORIA, a estratégia comunicacional do clube, AS MODALIDADES, para além da renovação de contrato com as dezenas de atletas que querem realmente jogar de leão ao peito.
Não tarda o Carrillo será somente um fantasminha que por Lisboa andou a tirar fotografias para o Instagram.
Pela sobrevivência do Sporting, pela integridade da história do clube, pela honra dos antepassados: O CARRILLO QUE SE FODA.
Sempre critiquei este cabrão hipócrita, E TINHA RAZÃO.
23 Setembro, 2015 at 14:33
Não é preciso 2 anos. Basta não ter feito a pré-época e ninguem falava nisto. Foi o único erro. Se o jogador não se tivesse mostrado neste periodo, o Sporting teria uma margem negocial muito maior
23 Setembro, 2015 at 10:22
“Não faz, diz ou vai para onde quer, mas sim para onde lhe mandam.”
Esta frase para mim resume o “caso carrillo”. Nunca fui um apaixonado pelo estilo do peruano pela sua falta de atitude, displicência e irresponsabilidade até à temporada transacta onde resolveu acordar para a vida e jogar futebol e mostrar toda a sua qualidade.
Considero um jogador um mero peão, o próprio já mostrou vontade de ficar, o pai já veio a público dizer que a questão não é de dinheiro, e nos jogos que tem feito tem sido quase sempre dos melhores em campo.
Penso que este é também o pensamento de BdC ao deixá-lo a treinar com o plantel principal e deixando em aberto a renovação.
Não admiro nada que o jogador vá para um rival, até é o mais provável, pois seria uma forma do fundo (zahavi) querer demonstrar força. Nesse caso perderemos um jogador, e reforçaremos ainda mais a nossa dignidade e personalidade! Não pactuamos com chulos!!
Hoje ouvi uma noticia onde parece ter surgido um hipotético acordo entre o Sporting e Carrillo para não jogue num rival nas próximas X épocas e assim lhe seja permitido jogar até final da temporada na nossa equipa. Seria o mais sensato na minha opinião, visto que Carrilo de certeza absoluta não vai renovar porque o fundo/empresário estão a bloquear a situação.
#fuerzaBdC #oSportingénossooutravez #noSportingmandamosnós
#jornalixtasfalem-nosdefundos
23 Setembro, 2015 at 10:25
Tem piada que ontem o Caracolinhos disse que o Sporting tinha proposto isso e Carrilho tinha recusado…
Engraçado que o Jogo (logo O JOGO!), conte a noticia mas ao contrario…
23 Setembro, 2015 at 10:53
Sem dúvida! Por acaso escutei ontem o caracolinhos a falar disso e hoje quando vejo a capa do jornal tive a mesma surpresa.
23 Setembro, 2015 at 10:56
Não sabia que o caracoletas tinha falado nisso, só ouvi hoje numa rádio.
Onojo está a a fazer o papelinho que já nos habituou, mensageiros do papa.
23 Setembro, 2015 at 14:35
O jogo daqui a 1 ou 2 dias está a dizer o que o caracolinhos disse.
23 Setembro, 2015 at 10:22
Grande post Javas, tocaste no que é essencial nestes casos de vassalagem desportiva.
Chamam-me inocente, mas ainda tenho esperança que Carrillo renove, tenho mesmo…ou em último caso que saia para fora de Portugal e que não tenha a “amabilidade” de nos dar uma facada nas costas ao ir para um dos rivais (penso que a isso ele se irá opor).
O grande problema é que com direcções Roquettistas ficámos refèns de empresários, como de resto se passa com o porto e benfas neste momento, mas no nosso caso estamos a fazer a purga, e já está quase feita felizmente.
Os pasquins escrevem mentiras todos os dias sobre esta novela, como escreveram durante o defeso sobre jogadores que nunca estiveram a ser negociados pelo Sporting, por isso a esses dou ZERO% de crédito.
Carrillo não vai querer ficar parado 8 meses, a vai ser convencido pelo cansaço da situação, acredito que vai mandar o empresário á fava pois qualquer pessoa minimamente inteligente vê que ele está a usar o jogador para seu beneficio!
PS: tenho grande estima por Abel Xavier que jogou em grandes clubes europeus (PSV, Ewerton, Liverpool, Galatasaray, Roma entre outros) e nunca deu um chavo aos chupistas dos empresários, por ele era o seu próprio representante.
23 Setembro, 2015 at 10:59
Também gostava que fosse assim Mário, mas vejo o Carrillo com as mãos e os pés atados, mais um escravo dos fundos.
23 Setembro, 2015 at 11:10
Acredito que se já há um acordo com o empresário…esse sim pode assinar com o Porto !
Também haverá uma clausula de incumprimento no caso do carrillo não ir para lá !
Por isso o Carrillo pode não conseguir decidir nada !
Por mim e se realmente já existir um acordo com o Porto , fica 8 meses a treinar sozinho a ver o que é bom para a tosse !
23 Setembro, 2015 at 11:30
Se já existir um acordo com outro clube e o mesmo for por nós comprovado temos direito a uma indemnização visto o jogador ainda não ser livre…mas também já sabemos como esses ratos se mexem pelo esgoto…
23 Setembro, 2015 at 11:56
O empresário é que pode já ter um acordo assinado com o Porto….O jogador não pode ter assinado alguma coisa pois é ilegal mas o empresário pode ter um pre-acordo.
23 Setembro, 2015 at 11:46
Concordo com o que escreveu. Mas acredito que o destino de Carrilo não será além Douro, mas sim além segunda circular.
SL
23 Setembro, 2015 at 12:37
Pedro Barbosa é outro exemplo de jogador que nunca teve empresário.
Vendeu-se a ideia que sem empresário não se faz carreira. Mas esses jogadores e centenas antes deles provam bem que o empresário é tão vital ao jogador como o chulo à profissional de sexologia aplicada.
Quem tem talento tem o essencial.
Eu afirmo aqui que fazer negócios com empresários é um MAU modelo de actividade. E passo a explicar:
essencialmente os clubes associam-se a empresários para ter exclusividade de accesso às trutas, certo? não vejo outro motivo, pelo menos do ponto de vista duma actividade clubística normal e não de pseudo-clubes como o América Sud ou lá como se chama o clube de onde foi “contratado” o Osvaldo e o outro Brasil FC de onde vieram alguns jogadores para o benfica (não perco tempo a ir verificar a correcção do nome de “coisas” que até se poderiam chamar Bife com Batatas Fritas Futebol Clube, já que são apenas e só estruturas ocas que servem de barriga de aluguer para simular fundos).
Voltando ao tema, o que acontece quando temos o acesso privilegiado ao tal empresário? aumentámos as hipóteses de contratar o tal jogador, mas o que acontece com o estreitar da relação (e da interdependência) clube/empresário? Por cada truta que conseguimos, temos e repito TEMOS (faz parte do acordo) de acolher um balde de carapau: vide benfica actual.
Resultado, temos alguns bons jogadores que temos de acomodar com uma trupe de mancos. Desportivamente, temos um proveito mais ou menos relevante, sempre passageiro porque a truta não pode ficar muito mais que 3 anos, mas temos de gerir o tal entulho, que ou anda de empréstimo em empréstimo ou fica a tapar jogadores filhos de um deus menor: vide nádegas.
Mas o pior mesmo é financeiramente. Além da contratação do atleta, seja na compra do passe (hoje em dia já só é parte do passe) ou no prémio ao tal chulo e ao jogador (lembram-se do “custo zero” do João Pinto? 5 M€), há que pagar-lhe os salários E os salários dos carapaus durante 2 ou 3 anos.
Contas feitas no final, se o clube consegue recuperar o que investiu na transferência da truta já é muito bom.
É um modelo insustentável por muito tempo e prevejo que ou se muda o paradigma do negócio ou muitos clubes vão bater contra a parede e esborrachar-se.
23 Setembro, 2015 at 10:26
Bom dia para todos os amigos/as da Tasca…
Oa “problemas” têm sido tantos, que a malta até “passa por cima do essencial…”…
E o essencial é também…
Lembrar os amigos…e por isso…
PARABÉNS aos companheiros…
Zapater e do RAF77
Um abração do Max para ambos com desejos de muita saude e longos anos de vida…!!
E acerca do tema de hoje…
Como é habitual…é sempre “uma grande posta”
A minha opinião de sportiguista…??
Pois é meus amigos…até podemos sofrer aqui e ali alguns contratempos… pelo facto de termos dado o “grito do Ipiranga”
Mas uma coisa é certa…
O Sporting nunca se poderá colocar “na posição em que dizem…a Alemanha perdeu a guerra…”…
Por isso se é guerra o que querem…é guerra que vão ter…!
“Quem vai à guerra…dá e leva”…
Por isso iremos ter vitórias e reveses…
Mas o Sporting será sempre SPORTING…!!
Abr e SL
23 Setembro, 2015 at 11:24
Obrigado caro Max.
Saudações Leoninas
23 Setembro, 2015 at 13:36
Parabéns RAF
23 Setembro, 2015 at 10:31
Que lucidez LdP. Este texto consegue fazer compreender até aos mais lerdos e/ou os mais descomprometidos com a actualidade das actividades mafiosas que girarm em torno do futebol . Não creio q o destino do Carrillo seja um dos nossos rivais, mas tb n posso garantir q n esteja enganado. Como dizes e bem, o seu destino profissional n lhe pertence.
23 Setembro, 2015 at 10:32
Mais um excelente post do LdP.
“Juras de amor de jogadores no twitter ou facebook valem zero no meu medidor de sportinguismo” – no meu também e já tinha dito aqui várias vezes.
“Hoje em dia cria-se um clube gigante em 2 épocas e arruinam-se emblemas históricos ainda mais depressa” – PSG, Chelsea, Anzhi, etc e as putas do Mendes Valência, Mónaco
” Não tenho dúvidas que estaremos próximos do Futre da mais recente geração e do Moutinho da anterior” – Não tenho dúvidas disso. Agora é meter cláusula anti-nádegas e valorizar o jogador para ser vendido em Dezembro. Se não assinar cláuslua anti-nádegas é porque já está comprometido e fica a cortar a relava de Alcochete até Junho.
23 Setembro, 2015 at 10:36
Agrada-me ver o Sporting na oposição aos parasitas do futebol, mas a questão é muito mais simples: os clubes portugueses não sobrevivem sem receitas extraordinárias e as receitas extraordinárias são as vendas de jogadores. Portanto, um clube como o Sporting não pode permitir que os passes do seu plantel estejam na mão de terceiros.
Quanto ao Carrillo, afastá-lo da equipa é a pior solução, a solução que mais prejudica o Sporting.
23 Setembro, 2015 at 10:41
“Quanto ao Carrillo, afastá-lo da equipa é a pior solução, a solução que mais prejudica o Sporting.”
Prefiro perder um jogador do que andar a dar-lhe ensinamentos que vão ser usados na próxima época num rival. Além do mais seria um cancro no balneário e andaria a gozar na nossa cara a época toda.
23 Setembro, 2015 at 10:55
Ele vai continuar no balneário. E pode ser um cancro na mesma. Basta que alguns colegas sintam que o afastamento do Carrillo é uma injustiça. E além disso ele continua a participar nos treinos, ou seja, continua a ser ensinado.
23 Setembro, 2015 at 11:02
Pode ir treinar com a equipa B e ser convocado para a bancada ou então com um bocado de sorte pode ser que tenha o azar do Riquicho e comece a época por uma das nádegas de moletas nas mãos.
A sério, fartei-me destes jogadores. Mas o jogador não tem uma palavra a dizer nisto? Se quisesse renovar já o tinha feito. Tem andado a gozar com a nossa cara.
23 Setembro, 2015 at 11:10
Pois anda a gozar, anda. Mas se sai da equipa perdes o Carrillo em setembro de 2015 em vez de o perderes em junho de 2016. E continuas a pagar-lhe.
Mas isto é apenas a minha opinião, vamos ver como acaba esta história.
23 Setembro, 2015 at 11:12
Aqui ao menos o positivo é que o salario não é alto 😉
Por mim treinava sozinho pois realmente não deve colher dos ensinamentos do mestre….
23 Setembro, 2015 at 11:04
Mas … mostra claramente a todos, que ou estão de cabeça e alma no clube … ou não.
São profissionais e até poderíamos dizer que Carrillo poderia ir até ao fim do contrato e sair pela porta grande. Não seria o primeiro e também não seria o ultimo.
Mas para estar de facto pronto para a porta grande falta um enorme passo. Era Carrillo dizer preto no branco, aos Sportinguistas, o que pensa em relação a ficar ou não no clube.
Andar a moer-nos o juízo é que não.
23 Setembro, 2015 at 10:37
Parabéns Leão de Plástico! Do melhor que tenho lido!
Grande Posta! Não acrescento nem retiro absolutamente nada!
23 Setembro, 2015 at 10:40
Também não tenho esperança já, com muita pena porque era dos meus jogadores preferidos e sim, continuo a idolatrar vários dos nossos jogadores ainda que às vezes levemos facadas quase letais. A questão agora seria se o melhor é utiliza lo na mesma até ao fim do ano ou não e sinceramente não me consigo decidir quanto a isso, ou seja, nem sei o que será melhor
23 Setembro, 2015 at 10:46
bom dia tasqueiros,
Parabéns aos aniversariantes.
Deixo aqui a mesma pergunta que fiz na roulotte das boas aos tasqueiros com quem falei antes do jogo da liga europa:
Quando é que devíamos ter renovado com o Carrillo? Era depois daquele jogo com o Estoril em que o Leonardo Jardim o tirou de campo à meia hora de jogo sob uma chuva de assobios?
SL
23 Setembro, 2015 at 10:49
É na altura em que ele tem 2 anos de contrato e quando estamos a programar a época e durante a pré-época o treinador (MS) diz que preferia não vender e apostar no jogador porque vê muito potencial…
23 Setembro, 2015 at 11:42
O Contrato era renovado, a aposta do MS não resultava e ele continuava a não render como na fase final com o Jardim e agora andávamos aqui todos a criticar a direção por ter renovado com um jogador fraco, pastel e que não jogava nada.
Se renovar será mais um para ajudar o clube, se não quiser ficar…boa viagem. Sem dramas.
SL
23 Setembro, 2015 at 12:28
Sempre era melhor do que isto…por isso é que se renova quase sempre antes de apostar! Por isso é que se renovou com o Gelson antes dele estar na equipa principal, por isso é que se renovou com William na pré-época do Jardim, com o Wilson Eduardo, com o J. Mário…
Mas valia (de longe) renovar…há sempre risco na decisão, tem é de se escolher sempre o menor risco possível…
23 Setembro, 2015 at 12:43
Diogo Salomão? ??
SL
23 Setembro, 2015 at 12:44
Não era para ti Tiago, era para o Assentador. ..
SL
23 Setembro, 2015 at 11:02
Assentador,
E se foi tentada a renovação e não houve acordo? Acredito que este processo se arraste já há muito tempo.
23 Setembro, 2015 at 10:51
Parabéns a Zapater e RAF77. Que contem muitos com saúde.
Sobre Carrillo, do que é que estávamos à espera? Tal como já aconteceu na tentativa de contratação de alguns jogadores, como Danilo e Cervi , dificultar a vida ao Sporting é um ponto de honra de tudo o que é empresário e fundo deste mundo.
O Sporting é o alvo a abater, ao assumir uma guerra declarada contra os interesses mafiosos que movem o futebol, nomeadamente na sua vertente de aquisições e transferências, onde fundos, empresários, alguns administradores e donos de clubes se confundem numa mistura que ninguém sabe onde começa e onde acaba, ninguém sabe quem ganha o quê, mas que todos sabemos quem fica a perder, os clubes e o próprio futebol.
Se tomarmos como exemplo, uma notícia que surgiu à dias na Comunicação Social, onde um pequeno empresário de jogadores, em Portugal vinha a comentar que tinha sido roubado por outro, estava em causa um jogador onde tinha investido Um milhão de Euros nele e na sua família. Por aqui podemos pensar o que se passará ao nível de jogadores internacionais como Carrillo e de empresário multimilionários como Zahavi e outros, supomos o dinheiro investido e o porquê do aparecimento de pais a dizerem que não está em causa o dinheiro. Pois não!
23 Setembro, 2015 at 11:25
Obrigado.
23 Setembro, 2015 at 10:51
Gostei de Ler. Mas não posso aceitar (talvez porque não queira e sou teimoso) que os jogadores sejam eternamente refens de agentes agiotas.
Custa-me aceitar que o jogador não tenha uma palavra a dizer.
Acredito que este cozinhado já estava a ser feito há muito tempo, nós sabemos lá o que que se tem passado com este dossier.
Confiança na nossa direção é total.
23 Setembro, 2015 at 11:23
na minha opinião, está refém porque se calhar ate já gastou algum daquele que recebeu adiantado para não renovar basta isso para estar refém… assim como pode estar refém com a ideia de receber um milhaozito para não assinar…
Ele tem uma palavra a dizer… mas essa não é SCP… é mais EUROS…
23 Setembro, 2015 at 10:53
Sejam racionais e frios … calculistas.
O que ganhamos em manter Carrillo na equipa?
1. Um bom jogador, adaptado aos restantes e que se mostra cada vez mais refinado;
2. Retorno financeiro nulo, ou próximo de zero;
3. ausência de impacto nos resultados (até agora ganhamos tudo menos contra os russos e aí tinhamos o carrillo num dos jogos e no outro não);
O que ganhamos em retirar espaço a Carrillo
1. Damos espaço a outros jogadores (Mané, Gelson);
2. Retorno financeiro importante a médio longo prazo já que os passes destes jogadores pertencem-nos (ao clube) na totalidade (ou perto disso);
3. Transmitimos uma mensagem de independência face a fundos e empresários muito importante. Querem ganhar comissões, têm de negociar com o clube tendo presente que é este que corre os riscos e potencia as qualidades dos jogadores.
23 Setembro, 2015 at 12:46
Pontos 1 e 2… NANI ????
SL
23 Setembro, 2015 at 10:57
“O Sporting é o alvo a abater …”
O problema é mesmo o Sporting querer a fatia de Leão nos valores envolvidos nas transferências. Isso é que lhes dói.
Não queremos ser como o carnide que vê vendas anunciadas por 15ME da treta que apenas alimentam o passivo, nem queremos ser como os corruptos que como refere e bem o Leão de Plástico já joga também com uma “equipa emprestada”.
23 Setembro, 2015 at 11:00
Bons dias,
sobre o tema carrilho o que me apraz comentar é apenas que se deve tratar de mais uma batalha na guerra em que o Sporting se encontra envolvido , guerra pela sobrevivencia do clube , os corruptos que dominam o status quo atual não querem um Sporting forte que tenha capacidade de lutar pelo campeonato , um Sporting moribundo que se contenta com uma luta pelo 3º lugar é que era porreiro , pelo que os Sportinguistas têm que escolher se estão com o Sporting e a atual direçao ou se estão contra o Sporting e continuarem a emprenhar pelos ouvidos e olhos , vamos confiar no trabalho que se está a fazer e no final se verá.
23 Setembro, 2015 at 11:00
Lembrei me agora das palavras do presidente do marítimo que mereciam uma apurada investigação
“Danilo esteve no sporting”
Então se esteve porque não assinou? O que se passou para que, estando no sporting fosse parar ao porto?
Parabéns aos aniversariantes zapater e Raf77
23 Setembro, 2015 at 11:04
Não assinou porque apareceu o Porco e pagou mais a todas as partes envolvidas antes dele assinar, numa altura em que o Sporting discutia por não pagar comissões…chegou o porco e pagou ao Marítimo, Danilo e comissionista! Ficaram todos contentes menos o Sporting…enfim…
23 Setembro, 2015 at 13:46
E achas bem? O Sporting devia baixar as calcinhas e dizer amén? E tudo por um gajo que nós podemos substituir desportivamente com jogadores nossos, ou só para não ir para um rival?
23 Setembro, 2015 at 11:24
Thank’s
23 Setembro, 2015 at 11:00
e quem fala assim não é gago.
Faltou apenas mencionar os poderes de oposição “interna” que estão sedentos da instabilidade que este caso pode proporcionar.
23 Setembro, 2015 at 11:04
*Querem (os fundos e outra ecumalha) fazer do SCP um exemplo e compete ao SCP dar uma lição a estes merdas!
Estes “pequenos” casos significam mais que a sua importância isolada.