A novela Carrillo terminou hoje (ou ontem, que isto já é tarde). Nos próximos dias teremos empresárioleaks, doyenleaks e tantos outros leaks que procurarão arrastar o assunto e vender uma versão totalmente diferente da que foi dada a conhecer pelo Sporting Clube de Portugal (se não leste, podes ler clicando aqui).
Ora, agora que o assunto parece arrumado, penso ser ocasião propícia para dizer o que penso a respeito desta situação que, infelizmente, mereceu por parte de Sportinguistas com maiores responsabilidades, tipo Inácio, e de tantos outros que gostam de falar e de fazer eco de tudo o que escutam (mesmo que sejam versões contraditórias, importa é falar. Então se render uns cliques…), demasiada exposição e demasiado alarido. E até porque de alarido a respeito deste assunto estou em cansado, penso que posso resumir a minha opinião a dois ou três pontos essenciais:
1- Carrillo tornou-se, desde o momento que entrou frente ao Valência, num jogo de apresentação há quatro anos, num dos meus jogadores preferidos. E, actualmente, seria o jogador que mais me entusiasmava.
2- Estou, por isso, plenamente à vontade para poder dizer que, depois de ler o comunicado publicado, constato que o talento de Carrillo é inverso ao seu carácter. Incomoda-me, obviamente que sim, até porque é mais um daqueles que eu admiro que me obrigam a um suspirado “foda-se…”. E por muito que o comunicado dê a entender que Carrillo até queria ficar no Sporting, mas que a sua incapacidade assumir essa vontade o transformou numa marioneta do seu empresário, Carrillo sairá sempre desta história como um cúmplice. Nesta, como em tantas outras situações, não é preciso puxar um gatilho, basta estar ao lado e nada fazer.
3- Espero que esta situação sirva de lição à direcção do Sporting, pois considero ter existido um erro estratégico em todo este processo. Se a tentativa de negociar a renovação se arrasta há um ano e meio, Carrillo jamais poderia ter começado esta época sem renovar. Sim, é verdade que o jogador mostrou-se cheio de vontade e arrancou para a nova época com tudo, nada fazendo prever que chegaria ao ponto de assumir que não queria jogar mais no Sporting. Mas a verdade é que a possibilidade de Carrillo não renovar esteve sempre em cima da mesa. Ou se não esteve, devia ter estado. E estando essa possibilidade sobre a mesa, jamais se poderia ter aberto a possibilidade de Jorge Jesus contar com o peruano e, pior, transformá-lo numa das referências da equipa. Para quê potenciar um possível foco de atrito entre direcção e equipa técnica? Para quê potenciar a possibilidade de termos que accionar um plano B que, digam-se, nem chegou a ser devidamente acautelado com a contratação de alguém que, agora, não nos obrigasse a fazer crescer Gelson e Matheus à pressa?
A novela Carrillo terminou hoje (ou ontem, que isto já é tarde). Nos próximos dias teremos empresárioleaks, doyenleaks e tantos outros leaks que procurarão arrastar o assunto e vender uma versão totalmente diferente da que foi dada a conhecer pelo Sporting Clube de Portugal. Aliás, o tal do Casareto, que vai ver jogos ao dragão no camarote da Doyen, já veio a correr prometer contar toda a verdade, ou seja, podemos esperar algum Carrillo leaks que, imagine-se, fará as delícias de umas centenas de sportinguistas. E, isso, incomoda-me bem mais do que ficar sem o jogador que mais vezes me fazia levantar da cadeira onde mais logo, garantidamente, estarei a apoiar o nome que se sobrepõe a todos os outros: Sporting Clube de Portugal!
4 Outubro, 2015 at 13:57
hhhmmm…. http://www.confuso.com…ahahah
entao o rascord é que determina a data em que o Sport…(perdao), futebolleaks funciona??
October 4th, 2015
Pausa de fim de semana
Como foi referido no Jornal Record, o Football Leaks estará de volta terça-feira com mais novidades acerca do mundo do futebol.
Saudações
Football Leaks
nao dava para disfarcarem melhor??? ahahah que palhacada…
4 Outubro, 2015 at 14:02
Caros comparsas. Acabo de dar uma vista de olhos no tal blog football leaks (curiosamente, é muito mais difícil arranjar o link do que pensava: http://football-leaks.livejournal.com/), e a minha opinião sobre o mesmo e as suas motivações mudou bastante. Já não estou nada convencido que isto seja uma benfiquice. No princípio sim, claramente, como todos pensámos. Mas visitando o blogue vê-se que há ali muita coisa, sobretudo da Doyen, e que não fogem à discussão do porquê não haver nada sobre os negócios Mendes/Benfica, e pedem abertamente informações a quem as tiver:
“O Football Leaks também gostaria de ver esclarecidas as ligações Jorge Mendes / Benfica e as transferências de 15 milhões, mas infelizmente nada temos sobre esses casos. Pedíamos por isso, a quem tem informações precisas e documentadas sobre esses casos que as divulgasse, porque todos aqui estamos no mesmo barco, a transparência no futebol.”
O meu pai ensinou-me uma coisa que até hoje me ficou gravada a cinzel na cabeça : quem não deve não teme. Daí concluí muito mais tarde que a verdade nunca pode ser vista como uma ameaça e um perigo às pessoas ou às instituições porque se não revelam ilegalidades apenas as reforçam e se as revelam, purificam-nas. A divulgação de factos apenas prejudica quem tem algo a esconder por motivos nefastos.
De momento temos visto que:
Os negócios do Sporting usam métodos convencionais, verbas aceitáveis e uma capacidade negocial a um nível competitivo sem precisar de fundos. Na prática estes documentos mostram que um clube pode funcionar e ser competitivo no mercado sem se empenhar. Uma análise à participação do Mosquito e do Caála (vide Artista do Dia) mostra que os interesses do Sporting são bem defendidos e as contrapartidas razoáveis, sendo a sua função a de dar liquidez aos negócios, como faziam os bancos até aqui (ou seja, o gajo tem dinheiro à mão e empresta, tão simples como isto). Já o negócio Imbulla prova duas coisas:
1. A Doyen mentiu ao negar ter financiado o negócio
2. O contrato infringe as regras da FIFA porque é claramente um TPO
Além disso temos o seguinte:
1. O Sporting é um livro aberto em que não se encontra nada por onde pegar em termos legais
2. A Doyen e o Porto saem mal na fotografia, a Doyen por reforçar a ideia de ser uma nebulosa vampiresca e o Porto por estar dependente dela para fazer seja o que fôr.
3. As atenções começam a virar-se (e temos de puxar por aí!!!) para a obscuridade e pela ausência suspeita de contratos relativos à dupla Mendes/Benfica. Quando forem divulgados todos os documentos de Sporting e ladrão não poderão impedir a pergunta: então e o “outro”?
Para concluir, não ficaria surpreendido se esta iniciativa partisse do interior do Sporting com o intuito de mostrar a diferença de métodos entre Sporting e Doyen e virar as atenções a médio prazo para as portas da luz.
Isto também vem provar uma coisa: a investigação jornalística desportiva neste país é zero, e atrevo-me a dizer, reprimida e evitada. Se um gajo ou 2 ou 3, ou 10, podem sacar isto tudo em pouco mais de 3 a 4 meses, os jornais não o fazem porque são instruídos para não o fazer. E mais uma vez, de quem é que ainda não saiu nada? ora pensem lá bem…
4 Outubro, 2015 at 14:05
ja ontem disse isso…
o gajo do leaks so esta a fazer um grande favor ao SCP… eheheh
4 Outubro, 2015 at 14:44
Se tudo aquilo que se viu é “prejudicial” para o SCP, pois que continuem…
4 Outubro, 2015 at 14:48
A questão aqui é que a CS quer passar à viva força, a imagem que a verdade é (pasme-se!!!) contra o SCP.
Eu, dos “escândalos” que foram alencados ao SCP… para mim, tem sido um fartote de rir. Então quererem colar ao Sporting a imagem do “escândalo” faz-me lembrar o Luis Freitas Bobo a relatar jogos na TV… É só cenas que só eles conseguem ver e que os coloca no ridículo! Pasme-se… ainda conseguem cair mais no ridículo! Ainda é possível… Vejam bem…
4 Outubro, 2015 at 15:30
Boa análise.
Concordo com muito do que ai disseste.
4 Outubro, 2015 at 18:49
A minha grande ingenuidade não permite convencer de que não dispõe de informação sobre a relação do Benfica como J Mendes, a Loja dos15 ME, as transferências do Roberto, do Pizzi , do Garay etc,etc. Nem o apelo à ajuda daqueles que a possam ter me torna crente. Acredito tanto na boa fé deles como na dos árbitros que não veêm os penaltys escandalosos contra o Benfica mas veèm os empurrões do Slimani.
4 Outubro, 2015 at 14:06
Estive a ver agora o futsal… Que grande exibição do Diogo!!! Que patrão marcou, deu a marcar fez de tudo… Cavinato e Gonçalo Portugal muito bem (fico à espera de mais do Fortino)
4 Outubro, 2015 at 14:12
Só ontem meteu o GR a varrer chão, pelo menos, umas 3 vezes…
4 Outubro, 2015 at 15:22
😀 Até chegou a dar pena! Excelente início de época…
4 Outubro, 2015 at 14:16
Vi o jogo da equipa B…. Ou muito me engano ou o Labyade esta a preparar o perdão a jesus..
4 Outubro, 2015 at 14:33
labyad jogou bem ?
4 Outubro, 2015 at 14:19
Com esta tomada de posição da SAD, está clarinho o que vai acontecer:
Casarelho e Carrito vão partir para a rescisão com justa causa!
Mais uma para decidir em tribunal… Cambada de FDP’s!
4 Outubro, 2015 at 14:22
Com a demora que existe nos tribunais nem daqui a 2 anos o gaijo volta a jogar …
4 Outubro, 2015 at 14:43
Salvo erro, nestas coisas geralmente emitem-se certificados provisórios para os jogadores, esses coitadinhos inocentes, não saírem prejudicados.
O peruano revelou-se um autentico imbecil, um pau mandado sem poder de decisão sobre a sua própria vida, e perceberá não tarda muito que vai ser o maior prejudicado em tudo isto.
Safoda… quem permanecerá grande continuará a ser o Sporting.
4 Outubro, 2015 at 14:24
Não sei se isso é mau. Pode ser a forma de ainda ganhares algum dinheiro.
4 Outubro, 2015 at 14:50
nunca será “dinheiro que se veja”…
O mal já está feito… resta-nos passar uma imagem de força (do tipo Bruma e Ilori) e tentar estancar mais hemorragias destas…
Remanescências das Godo-lines… ainda!
4 Outubro, 2015 at 14:36
jonathan silva ficou fora dos convocados, pena, acho que merecia a titularidade
4 Outubro, 2015 at 14:47
+1
4 Outubro, 2015 at 14:57
+1
4 Outubro, 2015 at 15:29
+1! Ainda por cima o Jefferson tem estado tão mal e o Jonathan esteve bem…
4 Outubro, 2015 at 18:59
concordo…
4 Outubro, 2015 at 14:56
Ando frequentemente às turras com o trolha e já há alguns anos, mas tenho que lhe dar razão. Não percebo este post cheio de paninhos quentes em relação ao carrillo. Para este gajo só um português vernáculo bem sonoro: Carrillo, vai pró caralho!
E logo temos de ganhar! SPOOOOORTIIING!!!
4 Outubro, 2015 at 15:19
EU não concordo com o procsso disciplinar…
Para mim, alegava-se que o jogador não estava 100% focado e que iria passar “tempo indeterminado” na equipa B, treinando durante a semana na mesma.
As convocatórias seriam sistemáticas e entraria sempre nos 18…
Começava no banco em todos os jogos e passava 90 minutos a aquecer… mesmo com as substituições já efectuadas…
E seria isto até final da época…
Já disse que tenho pena do Ciani ter saído… acho que faria um excelente último treino com este perú… ficava bem recheado!
4 Outubro, 2015 at 15:27
Este comunicado impunha-se. Os Sportinguistas já estavam (legitimamente) a questionar o porquê das negociações se arrastaram por tempo indeterminado.
Ao longo de 32 pontos ficamos a saber de forma muito detalhada que este processo estava destinado a nunca chegar a bom porto. Apenas e só porque o jogador/empresário /pai/ou o caralho que o foda nunca quiseram renovar com o Sporting.
Nota-se quero Sporting teve uma vontade imensa em renovar com o jogador, chegando ao ponto de oferecer valores que sinceramente me parecem exagerados para o real valor do jogador. Sim, porque o Carrillo é um grande jogador e merece um esforço financeiro, mas não justifica que se cometam loucuras.
Mas ok, entendo que por tudo o que estava em jogo, a Direcção foi subindo a parada até que percebeu que estava a ser levada na conversa de quem só quer ir deixando o tempo correr e tentar que rapidamente chegasse ao final do contrato para o jogador poder rumar a outras paragens.
Mas acabou! Daqui até ao final do contrato o Carrillo que se prepare para um longo periodo de inactividade que certamente não lhe irá fazer nada bem á sua carreira.
Como diz o comunicado (e muito bem) ninguém é obrigado a renovar contrato, mas exige-se seriedade nas negociações. E visto que isso não existe, não há mais nada a tratar a não ser pela via litigioso.
Um pequeno comentário acerca da decisão que a direcção teve que tomar algures na pré epoca…
Encostar o jogador até que renove?
Continuar a contar com ele e manifestar ao jogador todo o apoio como prova de boa fé nas negociações?
É extremamente fácil ganhar o euromilhoes no dia seguinte ao do sorteio… Difícil mesmo é tomar opções e decidir quando não se sabe o desfecho final.
Qualquer das decisões seria legítima, mas fico muito satisfeito pelo facto do clube te optado pela segunda e mantido o jogador a titular até ao limite do que era possível.
Por muito que custe perder um jogador valioso, nunca se esqueçam que os jogadores passam… Mas o Clube fica!
Isto é o Sporting Clube de Portugal… Não do Carrillo ou de outro qualquer jogador.
4 Outubro, 2015 at 16:46
Boas tardes, Caros Tasqueiros.
Ainda bem que a “novela Carrillo”, naquilo que mais interessa (isto é, definição sobre renovação contratual e sequente “regresso ao onze”) se encontra finda.
Independentemente do que posteriormente vier a ocorrer (suspeita-se de intenção de resolução contratual por parte do jogador), alguns pensamentos:
1- Se a Direcção se encontrava a tentar a renovação do contrato há um ano e meio, houve falha na preparação da presente época desportiva. O treinador tinha que saber se podia contar com o jogador para a época ou se seria política do Clube “encostar” o mesmo a partir do momento em que se frustrassem as negociações.
Negociações estas, aliás, de queveriam ter findado há muito tempo atrás, e por essas mesmas razões.
Agora o SCP vai ter que, à pressa, encontrar alternativas (Gelson, Matheus) e lançar às feras jogador menos bem preparado.
2- O Carrillo não é tão bom jogador como se pinta, e estava muito longe de merecer a última proposta de renovação do Clube. Estou à vontade para falar, eu que apelidava o Carrillo de “cêpo” há muito tempo.
É verdade que estava a ser dos jogadores mais preponderantes do plantel. Mas a sua produção, atrevo-me a dizer, será rapidamente substituída (o que mais ênfase dá à preparação da época). O Carrillo demorou 4 anos para chegar ao nível de jogo que tem actualmente. Se isso não é sinal de ser um underachiever, não sei o que será…
SL
4 Outubro, 2015 at 17:09
O Carrillo foi utilizado para conseguir a Supertaça e o acesso à CL.
O timing foi aquele que menos prejudicaria o SCP.
Infelizmente não chegou para a CL (por todas as razões que sabemos).
Se havia algum timming para renovar esse era na época passado com o macaquito. Nesta época, tinhamos de tirar o mínimo de rendimento ao animal e com isso atestar quais eram as suas reais intenções (não renovar).
Não me lixem e digam que isto foi mal conduzido porque não foi…
4 Outubro, 2015 at 17:42
Caro No Rules… Great Saké,
A coisa foi tão bem conduzida que o SPC vai ficar privado de um dos elementos em melhor forma até ao final da temporada…
Concordo consigo que o timing para renovar era no final da época passada. Agora, não se tendo conseguido fazer isso, julgo que teria sido previdente a Direcção comunicar ao treinador no defeso que: “atenção: temos aqui um jogador que não quer renovar e, de princípio, vamos ter que “enconstar”; é necessário verificar se são necessárias alternativas.”
Ao que o treinador responderia uma de duas coisas:
“Não temos ninguém no plantel para consistentemente assumir o lugar do Carrillo, temos que ir ao mercado”
ou
“Não vai ser necessário contratar ninguém. Entendo que o jogador A ou B conseguem fazer o lugar”.
E a partir daí tomavam-se decisões.
SL