Dois meses volvidos sobre a conquista da Supertaça, o Sporting voltou a ganhar ao Benfica só que, desta vez, em pleno estádio da Luz e de forma ainda mais inequívoca. Pode até parecer que um jogo nada tem a ver com o outro, mas, efectivamente, tem tudo. E tem tudo porque, ao longo das semanas que separam os dois triunfos leoninos, o dérbi se foi jogando das mais variadas formas, mais ou menos correctas, mais ou menos ortodoxas, mais ou menos aplaudidas. Da palhaçada dos SMS aos processos em tribunal, passando pelo football leaks e pelo o Verdade Leonina, pela ida de Bruno de Carvalho à televisão, pela caixinha dos jantares que todos os árbitros conheciam menos o ex que manda neles, terminando no disparate dos 14 milhões e numa entrevista bombástica de Marco Ferreira a um jornal do país vizinho, onde coloca em cheque a ligação das águias a quem dirige a arbitragem. O toque final de sal e pimenta, esse veio na conferência de imprensa que antecedeu este dérbi histórico: Rui Vitória achou que já tinha equipa e processos de jogo e atirou-se aos mind games, Jesus voltou a recordar que era ele o cérebro que fazia a equipa encarnada mover-se.
E o resultado deste dérbi, jogado em vários tabuleiros, foi bombástico e inesquecível. Uma verdadeira serenata de Leões à chuva, Leões tão adultos que sabiam ao milímetro o que fazer para ir desferindo golpes fatais num adversário que, imagine-se, até entrou melhor no jogo. Não criou situações de golo iminente, é verdade – aliás, a única situação de golo que viria a criar nasceria do único erro da defensiva leonina, já o jogo ia em 70 minutos –, mas criou aquela ilusão de equipa capaz de discutir o resultado e colocar ao Sporting aquele teste que, segundo alguns iluminados da nossa praça, ainda não tinha tido esta época. Fogo de vista. À primeira investida, o Leão marcou (grande recuperação e grande passe de Adrien, aliás, enorme jogo, mais um, do capitão) e o castelo de cartas encarnado começou a ruir.
A verdade, é que a partir desse minuto 9 o jogo não terminou, mas ficou mais próximo disso do que de qualquer outra coisa. A equipa leonina movimentava-se com uma verdadeira equipa, ocupando, na perfeição, os espaços em todo o campo e estancando as investidas de um solitário Gaitan, as correrias palermas de Guedes e Jimenez e os teatros de Jonas. O Benfica jogava o que o Sporting o deixava jogar e, mais, era a turma de Alvalade a decidir em que zonas do campo a partida se disputava: se entrega a bola estavam todas as peças no lugar a defender, se tinha a bola fazia-a rodar de pé para pé, se a recuperava dizia ao seu adversário que cada investida podia ser novo golpe profundo. Foram assim os primeiros 45 minutos, com mais duas dentadas, de Slimani e de Ruiz, que se juntaram a Teo para construir um resultado histórico. E quando o árbitro apitou para dar descanso ao carrossel leonino, a pergunta que ficava era “onde é que isto vai parar?”.
Podia ter continuado, disso não existam dúvidas, como ficou demonstrado naquela perdida de Jefferson que seria o 0-4, mas o Sporting que veio para a segunda-parte já era um Sporting de barriga cheia e a fazer a digestão a seu belo prazer. E se gerir um jogo também é uma arte, então o que fizemos, ontem, foi digno de exposição, pois não fosse aquele erro que permitiu o empolgamento adversário durante três minutos e a segunda parte teria sido uma demonstração cabal de autoridade de uma equipa (Rui, sempre tranquilo; João Pereira sempre concentrado; Oliveira e Naldo intratáveis; Jefferson a aguentar o mais perigo adversário e a ter tempo para fazer assistências; William e Adrien perfeitos na mistura de luta e de classe; Ruiz a mostrar que os grandes jogadores não se escondem nos grandes jogos e ainda os decidem; João Mário a crescer ao longo de todo o jogo ao ponto de ser peça maior de um puzzle fantástico; Teo mais cerebral, Slimani mais brutal, confundido toda a defensiva adversária) sobre um adversário de cabeça perdida e protestos constantes, aprisionado entre a vontade de minimizar os danos e o medo de ser ainda mais humilhado.
Muito boa gente já não viu esta segunda parte, pois foram vários os adeptos benfiquistas que deixaram o seu lugar ao intervalo, mas quem viu ou quem não viu, continuará, nos próximos dias, a alimentar o dérbi. Falar-se-á de um penalti de Ruiz sobre Luisão por fazer aquilo que Luisão faz há anos sem que qualquer penalti seja marcado e alguns falarão de um suposto penalti sobre Gaitán que não é penalti em lado algum. Na sua maioria, a comunicação social nem mencionará que Samaris nunca podia ter terminado o jogo tendo em conta a quantidade de falta que fez, esquecerá os teatros de Jonas, a gritaria constante de Gaitán, as agressões de Luisão e Jardel. Mas do que ninguém se esquecerá, é de uma noite tão histórica quanto clara e saborosa, da qual saem inequívocos vencedores uma direcção, um treinador e uma equipa. O Sporting Clube de Portugal.
26 Outubro, 2015 at 9:44
Confesso que senti alguma decepção por termos levantado o pé na segunda parte.
Aceito que os primeiros 10 minutos fosse de contenção pois o benfica podia querer discutir o jogo se marcasse algum golo mas a partir dos 75 acho que daria para arriscar um pouco mais….
Mas tudo bem, o que interessa são os 3 pontos que podem ser 4 !
26 Outubro, 2015 at 9:53
Mas desta vez não houve aquele golo de cortesia para a outra equipa… Grande Sporting.
26 Outubro, 2015 at 9:55
Fizemos um jogo inteligente.
Nunca se sabe o que pode sair de um jogo da primeira liga, com árbitros corruptos.
Bastava um dos médios ser expulso para começar a haver problemas na nossa equipa (embora, o Sporting já tenha demonstrado que joga muito bem com 10 elementos em campo – Schalke, etc).
Com jeitinho ontem tinham levado 5 – era o do Jefferson e o auto-golo do Luisão.
Mesmo no lance do quase auto-golo do Luisão, se repararem, o Ruiz recuperou a bola à linha e cruzou para um gajo que estava a 4 metros da baliza, só que o cruzamento saiu longo… o Júlio César não tinha hipóteses, estava lesionado no braço.
26 Outubro, 2015 at 9:47
50 000 em Alvalade este sabado 31/10!
Tem de ser!
Vamos la Leoes! Tragam td a gente ao estadio!
26 Outubro, 2015 at 10:09
Todos a ALVALADE para aplaudirmos os NOSSOS jogadores, Treinador, Presidente e restantes membros da Direcção!
Força Sporting Clube de Portugal!
SL
26 Outubro, 2015 at 10:40
Frost, eu estou lá de certeza!
Tem que ser.
Eles merecem!
26 Outubro, 2015 at 13:02
Então, sendo assim…
Já tem uma abraço garantido…!!
SL
26 Outubro, 2015 at 9:47
Ensinamos os lampiões a contar até 3.
26 Outubro, 2015 at 9:50
Vieira vais-se preparar para tirar o Villas-Boas ao porto, mas este vai recusar, porque no fim desta época a cadeira no Dragão é dele. Quem sobra… Paulo Bento? lolol
26 Outubro, 2015 at 9:54
Eles pedem o MS…
26 Outubro, 2015 at 9:56
Cláusula anti-rivais… se quiserem pagar milhões ao Sporting, TUDO BEM!
26 Outubro, 2015 at 13:00
Já li alguns a pedirem o Leo Garden.
26 Outubro, 2015 at 9:54
Pode ser que pague para ter o sonso.
26 Outubro, 2015 at 12:56
Era o cúmulo. Roubar-lhes o JJ e ainda nos pagarem era bom demais
26 Outubro, 2015 at 9:53
Muito boa análise Cherba.
O Sporting ontem foi acima de tudo uma equipa.
Uma defesa sólida, um meio campo de excelencia e uma linha avançada eficaz.
Nesta equipa onde ninguem jogou mal, salientava os seguintes jogadores, não forçosamente por serem os melhores, e alguns foram-no, mas pela diferença e ou atitude que manifestaram.
João Pereira, o patinho feio da equipa, criticado tantas vezes tambem por mim, ontem esteve à altura do grande lateral que já foi e espero continue a ser.
João Mário, adaptado a um lugar onde não tinha muitas rotinas, começou algo lento mas em crescendo lançou-se para uma exibição magistral, não é uma cobra, é um Leão.
Bryan Ruiz, finalmente o homem descansou e mostrou o jogador que é, sem fadigas e correndo todo o jogo, retirou qualquer tipo de dúvidas que pudessem haver sobre a sua qualidade.
Slimani, não é surpresa nenhuma pois todos lhe reconhecemos a qualidade e a vontade, mas a diferença que este jogador tem desde que chegou ao Sporting, demonstra que está num clube que sabe trabalhar jogadores, que não só os põe a jogar mas também os ensina a jogar. Tinha dois tijolos nos pés e agora já calça chuteira de ultima geração. O que muita gente se tem arrependido e vai arrepender por ter saido deste clube sem terminar a formação.
Poderia citar mais sete jogadores, pois este jogo é para lembrar, mas queria salientar ainda:
Jorge Jesus, nota 10 em 10, na gestão sábia da equipa e na montagem da mesma para o jogo, saliento da EQUIPA e só vi uma ontem o
26 Outubro, 2015 at 9:57
… O Sporting. 🙂
26 Outubro, 2015 at 10:05
Claro
26 Outubro, 2015 at 9:59
Naldo, que se nao fosse o jogo monstruoso do Joao Mário (e o William being William) tinha sido o homem do jogo. Calou muitos haters, ontem, mais do que tem calado até aqui.
E o Slim!?! Aquele típico ‘pinheiro’ que só sabia meter a cabeca e abalroar os pequenotes?! Onde anda?! Este é o irmao gémeo, o que sabe jogar á bola, nao é??
26 Outubro, 2015 at 9:54
Grande jogo! Provavelmente o melhor jogo que vi na minha vida do Sporting na Luz! Banho de bola, banho táctico, banho de qualidade…
Tenho pensado muito em:
1o Os lampiões que estavam convencidos que estavam melhores porque agora apostavam na formação!;
2o Nos dias em que foi anunciado o JJ e nas palavras de muitos sportinguistas;
3o Temos mesmo de ganhar ao Estoril!
4o Ainda há muito muito para penar! Foi brilhante, foi histórico e foi uma estucada grande nos lampiões! Mas ainda temos muito para penar!
Fds….mas com tudo isto não paro de rir!! Somos os maiores caralho!!
O Sporting está de volta!!!!
26 Outubro, 2015 at 9:55
Posso dizer que ontem foi dos finais de tarde mais memoráveis da minha vida clubistica.
Não passei o jogo inteiro nervoso como habitualmente (Obrigado JJ). Senti aquele nervosismo na primeira parte até ao apito para intervalo.
Comecei a segunda parte ainda a sentir alguma ansiedade mas, rapidamente, com aquele lance do Jefferson, senti que mais facilmente iriamos conseguir fazer outro golo do que os lampiões marcarem algum.
De facto, já não sentia o Sporting a limpar assim um derby ou clássico há muito tempo. Foi mesmo limpinho, limpinho.
Para além dos jogadores, esta vitória é para Jorge Jesus (por tudo o que tem passado) e para BdC e restantes dirigentes. Devem sentir que as lutas travadas e por travar, fazem ainda mais sentido quando se conseguem vitórias como as de ontem.
Em campo, individualmente, poderemos de facto destacar as exibições de João Mário, Adrien, William Carvalho ou da segurança de Rui Patricio sempre que teve de intervir.
Contudo, permitam-me destacar o jogo de Naldo que, tirando aquela falha a meio da segunda parte, foi excecional.
Também queria destacar a exibição de 3 jogadores muito criticados…
Ruíz, um jogador que percebe todos os momentos do jogo, demonstra uma serenidade com e sem bola absolutamente incrivel. Mereceu o golo e apenas lhe aponto duas ou 3 situações na defesa onde em vez de querer sair a jogar deveria ter optado por facilmente colocar a bola na frente ou para fora.
Teo, parece destinado a marcar nos grandes jogos. Vê-se muito talento naqueles pés e uma vontade enorme em triunfar. Espero que consiga rapidamente atingir a melhor forma fisica porque temos de facto ali um excelente reforço.
E por último, João Pereira. Ontem foi o João Pereira da primeira passagem por Alvalade. Temi o pior naquele lance no inicio do jogo em que foi assinalado um fora-de-jogo ao Gonçalo Guedes. Mas a partir daí, foi sempre a subir e integrou-se bastante vezes no ataque a criar desequilibrios. Não temeu Gaitan ou Guedes, Conseguiu quase sempre levar a melhor. Talvez seja exagerado, mas dava-lhe o “prémio” de melhor em campo.
No fundo, para mim o melhor em campo foi a equipa. Soberba.
26 Outubro, 2015 at 9:57
A minha unica frase ate ao momento de um lamparino que teve coragem de falar…
“…nao jogamos nada mas ha o penalti aos 7minutos e tal…”
minha resposta:
“fizeram a cama onde se foram deitar, andaram a deitar gasolina para a fogueira armados em putos mauzoes, acabaram queimados…o efeito boomerang é fod!€@…”
aproveitem hoje e CARREGUEM NO FALSIFICA!!!
26 Outubro, 2015 at 10:00
Acho super ordinário o que a BTV fez. No guia diziam que davam a repeticao do jogo por volta das 22h de domingo. Quando fui ver estavam a dar um jogo dos iniciados. Vou fazer uma queixa. Vergonhoso!!! Queria ver o jogo outra vez!!!
Pena não ter sido o golo do luisão. Ia para os bloopers e para sempre…
26 Outubro, 2015 at 10:01
Estou no barbeiro… É tudo lampião. Só me manifesto depois da carecada, se não, Ressabiados como estão ainda me cortam uma orelha 🙂
26 Outubro, 2015 at 10:04
Nem compraram jornal desportivo… Cambada 🙂
26 Outubro, 2015 at 10:20
Só se fala do derby… Mudaram a TV. Hahahhahahahah
26 Outubro, 2015 at 10:46
tenta pagar com 100 euros pode ser que nem lhe peguem e fica o corte de borla…
26 Outubro, 2015 at 11:01
Heheheheh, já sai não lhes disse nada… Mandei a gamebox para o chão, como que sem querer e fiz uma pausa para que a olhassem… Paguei com a uma nota e disse para ficar com o Troco, porque estava muito satisfeito com o corte e bem disposto com o fim de semana.
26 Outubro, 2015 at 12:00
ahahahahah o pormenor da game box foi muito bom… 🙂
Fez-me recordar quando era puto e nos dias em que jogava aquela coisa vermelha, eu e mais uns poucos de leões ia-mos de tasca em tasca entravamos e gritávamos… VIVA O SPORTING!!!
Depois… Oh Apre… fugíamos!
Bons tempos…
26 Outubro, 2015 at 10:02
Continuando
Só vi uma equipa ontem o Sporting
Bruno de Carvalho, sem ele e sem a estrutura que já montou e que funciona, provavelmente ontem a arbitragem seria diferente, o colinho voltaria a funcionar. Era bom que muitos sportinguistas que se têm aliado aos adversários, pusessem a mão na consciencia e aproveitassem para apoiar quem tanto tem feito por este grande clube.
O numero 12, feliz o clube que tem uns adeptos destes, 3000 almas de 60000 vozes.
26 Outubro, 2015 at 10:03
Pessoal conseguem arranjar o link completo do jogo?
Fui ao estádio ver ao vivo o Enorme e gostava de ver com mais atenção. Grande Grande jogo do nosso Sporting.
26 Outubro, 2015 at 10:58
Sortudo!!;-)
26 Outubro, 2015 at 12:16
https://www.wetransfer.com/downloads/6809f466af2f70b52c4c983028b4929f20151025193455/ee8bc5e5d0eb48be37b72cc6527aa90020151025193455/8d871d
26 Outubro, 2015 at 10:07
A conversa agora é ‘nós festejamos campeonatos e voces vitórias…’ e a história de terem sido campeoes no ano dos 7-1, e tal…
Enfim…there is no hope.
26 Outubro, 2015 at 10:09
nao sei se alguém disse isto, mas ganhamos logo porque começamos com CALÇÕES PRETOS!!!
26 Outubro, 2015 at 10:09
O que mais se destacou ontem na equipa do Sporting foi a concentração, e a confiança. E eram estas duas coisas que sempre nos faltaram. Sempre houve qualidade, sempre houve momentos bons para ganhar, sempre houve bons jogadores nas nossas equipas…. mas para mim o que SEMPRE faltava era a confiança, a concentração. Tudo começava na cabeça dos nossos jogadores e era por aí, pela cabeça deles, que acabávamos por perder este tipo de jogos. Não foram só 3 pontos que conquistámos ontem. Isso vos garanto eu.
SL
PS: Estou tão feliz que vou já diligenciar para ver se consigo ir ao almoço da Tasca e jogo em casa 😉
26 Outubro, 2015 at 10:11
Hoje não me sai da cabeça a frase do JJ na sua apresentação:
“TEMOS DE ACORDAR O LEÃO ADORMECIDO”
…. e ele está mesmo a acordar 😉
26 Outubro, 2015 at 10:11
Cada vez que o Teo marca golo é um espectáculo. É o assassino cafetero.
A marca da frieza, o dedo indicador no ar.
Foda-se, 3 avançados assassinos no plantel + um samurai.
26 Outubro, 2015 at 10:11
http://thumbs.web.sapo.io/?W=800&H=533&Q=65&pic=https%3A%2F%2Fmb.web.sapo.io%2F3b5c4fcc2becdd832cead5682e7bdb32f1a4508c.jpg&hash=e76527b19092f89627f7b25d5f8af294&errorpic=http%3A%2F%2Fassets.web.sapo.io%2Fdesporto%2Fimgs%2Fno-photo.jpg
26 Outubro, 2015 at 10:18
Os jogadores ontem foram… ENORMES.
No esforço, na entre-ajuda, na contenção de esforços, no espirito de missão, no cumprir de instruções bem preparadas pelo nosso Míster… Enfim, nem sei que diga mais…
Viva o Sporting Clube de Portugal!
Hoje alguns lãpiões vão ouvir da minha parte aquelas que os cães enjeitam…
SL
P.S. – #aestruturapareceumqueijosuiço
26 Outubro, 2015 at 13:01
Muito bem visto. A reacção dele não é de quem teve sorte. É de quem sabe que naqueles momentos, o verdadeiro avançado, marca.
26 Outubro, 2015 at 10:14
Uma palavra também para o king William que no 1 golo quando tava a festejar foi provocado pelos vermelhos e respondeu batendo com a mão no símbolo ORGULHO
26 Outubro, 2015 at 10:15
E o segredo…
https://fbcdn-photos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xat1/v/t1.0-0/s480x480/12143153_1078965858788859_6981672457843124191_n.jpg?oh=ff4d52e1c62e52ab941d1ddd372aa5c7&oe=56C457EF&__gda__=1455702596_2c5ae8029ed444fe165a63619fe992e7
da caixa…?
26 Outubro, 2015 at 10:15
In “sercarnidense” a propósito do lance do Buracão:
“que merda e esta? Luisão e Júlio César, os 2 juntos têm 70 anos. que vergonha”
26 Outubro, 2015 at 10:17
🙂 🙂 🙂 E PRONTO isto resume tudo hoje !!!!!!!!!!!! ….eles nem piam …. 🙂 🙂 🙂 pronto nada mais a dizer ….
haja mais domingos e sabados e fins de semana assim !!!!!!!!!
26 Outubro, 2015 at 10:20
Pois… Eles nem piam… E alguns “supostos” sportinguistas que apenas aparecem n’A Tasca quando os resultados são menos positivos nem dão sinal de vida!
Hoje, no day after da ‘queda do mito da estrutura’, convém moer as tolas da lãpionagem até á exaustão! É que ontem fez-se HISTÓRIA!
SL
26 Outubro, 2015 at 10:22
🙂 🙂 🙂 …trago um sorriso na cara … ahahaha nem precisei de despertador hoje para acordar …e acordei tão bem disposta pensei logo fonix …hoje vou cedo ( como sempre) mas com uma felicidade 🙂 🙂 🙂 ….
26 Outubro, 2015 at 12:33
Ontem à noite ainda apareceu aqui um meio disfarçado mas desapareceu logo.
26 Outubro, 2015 at 10:20
Isso
26 Outubro, 2015 at 10:23
: ) 🙂 🙂
26 Outubro, 2015 at 10:26
Ontem foi épico. Tudo. Nao houve um jogador que jogasse mal, nenhum. JJ deu um banho táctico e de palavras, quando falou do software foi brutal.
Depois chegar aqui e ler isto…és grande Cherba. Grande grande texto.
26 Outubro, 2015 at 10:29
OS INFILTRADOS DA TASCA HOJE NÃO APARECEM
NEM AMANHÃ
26 Outubro, 2015 at 10:39
Desconfio que vão ter muitos dias de folga até ao final da época…
26 Outubro, 2015 at 10:41
Ah pois é!
26 Outubro, 2015 at 10:30
JJ aceitou pagar os 14 milhões!
Começou por pagar 3!
também vai pagar os outros 11 e com juros!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Tomem lá galinhas encornadas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
26 Outubro, 2015 at 10:35
sporting sporting allez eheheh ahahah lampioes violados
26 Outubro, 2015 at 10:38
SPORTING!!!! SPORTING!!! Que grande sorriso que tenho hoje. 🙂
26 Outubro, 2015 at 10:42
Bons dias tasqueiros!!!
Há segundas-feiras mágicas não há? 🙂
Que ALEGRIA!!!!!
PS o minuto 70 é outro mito!!! Foda-se! Não houve um FDP de um paineleiro que dissesse que aquela merda foi só um fugaz cacarejar para abafar os nossos 3500 adeptos que estiveram a cantar e a puxar os 85 minutos restantes.
26 Outubro, 2015 at 10:42
SSSSSSSSSSSSSSPPPPPPPPPPPPPPPPPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRTTTTTTTTTTTTTTTTTIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIINNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGG!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
26 Outubro, 2015 at 10:43
Mas quem é que se consegue concentrar no trabalho hoje de manhã?
O jogo de ontem não me sai da cabeça! Hehehe
26 Outubro, 2015 at 10:45
A festa foi tão grande que só agora consigo escrever aqui. É que não se tratou de uma mera vitória . Foi uma demonstração inequívoca de superioridade , de classe, de bom futebol . Foi um “banho de bola ” como há muito não se via.
Foi igualmente a destruição completa do mito da “estrutura ” que o Falsifica sempre com a importante ajuda da CS tentava construir.
Retiro outra ideia do jogo. Rui Vitória foi o primeiro a reconhecer a nossa superioridade e mostrou como estava bem mijado e borrado ao intervalo. Então a levar 3 secos só mexe na equipa tão tardiamente. Porque só meteu o Mitra já quase no final ? Porque temeu o avolumar do resultado , porque a verdade é que cheirou sempre muito mais a 4-0 do que a 3-1.
Agora se me permitem vou continuar a festejar.
Viva o nosso plantel!
Viva JJ !
Viva Bruno de Carvalho!
Vivamos nós!
Viva o SPORTING CLUBE de PORTUGAL !
26 Outubro, 2015 at 10:45
O mais fixe foi ler uma mensagem de um amigo, do mais benfiquista (doente!) possivel, no fim do jogo, quando me meti com ele: É pá hoje só o Sporting justificou o preço do meu bilhete na luz. O benfica hoje não jogou nada.
E está tudo dito, não é?