Mito 1: “O Sporting falha nos jogos grandes”
Depois de dois derbys vencidos de forma categórica, com 4 golos marcados e zero golos sofridos, a teoria da sorte começa a ser cada vez menos ouvida. É sempre bom recordar que com Jardim vencemos os fruteiros em Alvalade e carimbámos a entrada directa na Champions e com Marco Silva eliminámos os mesmos fruteiros em sua casa na Taça de Portugal. É verdade que não ganhávamos aos lampiões mas, desde que Bruno de Carvalho chegou, começámos a perder menos. Com Jardim empatámos uma vez em casa e perdemos duas vezes na capoeira mas com Marco Silva empatámos duas vezes. Portanto, essa tendência já se começava a notar ainda antes de Jesus chegar ao Sporting. Pois bem, com Jesus parece que virámos definitivamente o tabuleiro. Passámos de perder e empatar com esforço para vencer de forma inequívoca. E se vencermos a eliminatória da Taça começa a ser criado em Carnide o mesmo complexo e o mesmo bloqueio psicológico que o Sporting tinha quando jogava contra o esse rival.
Mito 2: “Os mind-games não têm importância”
Quando um treinador está desnorteado, os jogadores percebem. No jogo da Supertaça o Rui Vitória foi completamente ludibriado por Jesus, o que levou-o a alterar o sistema táctico do Carnide. Neste jogo, Rui Vitória ensaiou um mind-game mas foi completamente espezinhado por Jesus. Quando um mind-game origina alterações de comportamento do adversário, como no jogo da Supertaça, isso normalmente coloca a equipa em vantagem. Por outro lado, quando um mind-game origina uma simples reacção psicológica positiva do adversário,é combustível que se dá ao mesmo. E é por isso que Jesus é um Mestre. No primeiro jogo focou sempre a sua mira no treinador e nunca nos jogadores. Aliás, sobre os jogadores desfez-se em elogios. Porquê? Porque queria gerar uma reacção do treinador e nunca dos jogadores. No segundo derby, Rui Vitória fez precisamente o inverso, que foi gerar uma reacção dos jogadores do Sporting. Na antevisão do primeiro derby, Jesus começou a vencer o jogo ao entrar na cabeça do Rui Vitória e suscitando a reacção que ele esperava. Na antevisão do segundo, Rui Vitória começou a perder o jogo quando, ao querer atingir Jesus, acabou por colocar em causa a competência dos jogadores do Sporting gerando uma reacção. Portanto, quando um mind-game é bem feito seja nas palavras mas, sobretudo no alvo, existem reais possibilidades de obter vantagem. Quando é mal feito, normalmente dá vantagem ao adversário. Se há coisa que ficou claro nos dois derbys é que Jesus tem muita experiência nestes jogos da mente e Rui Vitória é simplesmente um aprendiz de feiticeiro.
Mito 3: “A Estrutura do Carnide é de topo”
Pois é. Por isso é que 6 anos de sucesso correm o risco de ruir em apenas meses. Já tinha dito antes, a “estrutura” do Carnide chamava-se Jorge Jesus e Jorge Mendes. Um dava o know-how em futebol e o outro dava o dinheiro. Acabando ambos, acaba a estrutura. Por outro lado, o amadorismo é tal que deixa a nú todas as fragilidades daquela “estrutura”. Antes do jogo começar, a pressão já estava toda do lado do Carnide. Pela distância pontual, por terem perdido o primeiro derby e por ser o regresso de Jesus à capoeira. A pressão dos jogadores do Carnide já era muito grande mas a “estrutura” encarregou-se de acrescentar mais um bocado. Ao não responder às declarações pré-jogo, a “estrutura” remeteu a resposta para Rui Vitória e a sua equipa. Tornou um jogo de pressão máxima numa questão de vida ou morte para RV. Foi visível que os jogadores do Carnide jogaram sobre brasas.
Mito 4: “O Sporting ganhou porque investiu mais do que o Carnide”
O Sporting ganhou porque investiu MELHOR do que o Carnide. Em vez de gastar mais de metade do orçamento em dois avançados dos quais um está sempre no banco e, acrescento eu, apenas para dar bicadas nos adversários, o Sporting contratou titulares para acrescentar à base que já tinha e que vinha dos anos anteriores. Feitas as contas, o Carnide investiu mais do que o Sporting mas tem uma equipa mais desequilibrada. Mais um mérito da fantástica “estrutura”.
Mito 5: “As polémicas fora do campo respondem-se dentro do mesmo”
Isto só é verdade para quem tem algo a esconder e precisa de um bom momento para branquear o que quer esconder. Acreditar nisto é a mesmíssima coisa do que validar a teoria dos fruteiros que dizem que por terem sido campeões europeus isso significa que cá no burgo também ganhavam porque eram apenas e só melhores. Para mim, isto não colhe.
Mito 6: “O sucesso e o insucesso são eternos”
Este é o mito que mais gozo me dá falar. Basta uma distracção, uma má decisão, uma negligência para transformar em merda toda a aura vencedora que se contruiu em vários anos de trabalho. Em sentido inverso, basta uma boa decisão, um click, um despoletador para acabar com todos os fatalismos. Quem olha neste momento para o Carnide só percebe que são campeões se olhar atentamente para o equipamento e encontrar as insígnias de campeão. E quem olha para o Sporting já ninguém se atreve a vir com a habitual conversa do “são candidatos ou não”. A casa do campeão vai ardendo em fogo-lento e a casa do “eterno outsider” vai sendo construída e mobilada com todo o critério. E no meio disto, imagine-se, até os fruteiros vão desperdiçando oportunidades para se manter na liderança. O facto de isto estar a acontecer é sinal que nada na vida é imutável ou fatal. Quando se tomam boas decisões e se trabalha com qualidade o sucesso estará sempre mais próximo e não há histórico ou passado que mude esta premissa.
Mito 7: “O Carnide está a perder porque mudou a sua política desportiva”
Este mito ainda me dá mais gozo de falar do que o anterior. Quando Bruno de Carvalho disse que os rivais seriam obrigados a seguir uma política de contenção de custos semelhante à do Sporting, o país futebolístico riu-se no auge da bebedeira dos títulos do Carnide. Portanto, o pormenor deste mito está apenas na questão de “mudar apolítica” em oposição a “ser obrigado a mudar a política”. Claramente que o Carnide foi obrigado a mudar a política. E teve de o fazer de forma tão drástica que o primeiro a cair foi precisamente aquele que mais auferia (Jorge Jesus). A aposta na formação é apenas um bode expiatório para a falta de dinheiro. No Sporting fez-se o contrário, assumiu-se a contenção, redefiniu-se os objectivos desportivos, cimentou-se uma equipa construída à base da sua formação e contratações de baixo custo e hoje, já mais consolidada em termos desportivos e financeiros, criou-se a folga para aumentar a massa salarial. E a questão é que, mesmo aumentando essa massa salarial, o Sporting só gastou aquilo que conseguiu facturar, revelando uma disciplina económica que continua a ser lei em Alvalade. A questão que se coloca em Carnide é simples: conseguirá a sua direcção sobreviver a um eventual período incerto de ausência de títulos depois do bicampeonato para dar tempo de construção de uma base nova vinda da formação? Duvido muito, tendo em conta o constante branqueamento que se faz de todos os assuntos negativos que se passam em Carnide. Olho para aquilo e vejo algumas parecenças com o que aconteceu no Sporting. Falta de dinheiro, rendimento desportivo sofrível, fracas lideranças quer do presidente quer do treinador, etc. A distância daí para um periodo eleitoral antecipado é um tirinho, sobretudo se o Carnide continuar a perder.
Mais mitos existirão e mais barreiras foram quebradas com este derby. É este o poder de um treinador. Quando é bom e trabalha bem, torna possível e fácil o mais difícil dos desafios. Quando é medíocre, “parece” que atrai todo o azar do Mundo. E é aqui que reside o busílis no momento dos dois rivais. As “estruturas” não servem para roubar protagonismo ou reclamar os louros. Servem, sobretudo, para manter o que está bem e mudar o que está mal. E esse foi o grande erro do Orelhas: quis mudar o que melhor havia no futebol do seu clube e a isso juntou um segundo erro que foi contratar um treinador medíocre para assumir essa ruptura. Já Bruno de Carvalho, viu a oportunidade de contratar Jesus e nem sequer a boa imagem que Marco Silva tinha junto dos adeptos foi capaz de impedir aquilo que ele considerava ser um salto qualitativo no futebol do Sporting. Por outro lado, mudou o que estava mal ou seja, a política de contratações do clube. Esta é a grande vantagem de ser um “presidente adepto” em vez de um “presidente profissional”. Na hora da verdade, quando se trata de escolher entre o “eu” e o clube, o adepto escolhe sempre o clube.
* todas as sextas, directamente de Angola, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
NoTA: no próximo post sossegam-se os espíritos em relação ao local onde vamos petiscar amanhã
30 Outubro, 2015 at 14:33
Boa tarde.
Há dois dias também falei de alguns mitos que se construíram sobre o Carnide e estrutura e das falsidades que isso encerrava.
Deste uma perspetiva mais abrangente à coisa e construíste (mais uma vez) um excelente post e com o qual estou completamente de acordo.
Vamos em frente que amanhã é para ganhar.
SL
30 Outubro, 2015 at 14:34
E há outro mito já agora que os sportinguistas têm de começar a perceber que não é verdadeiro: “O Sporting tem sempre azar”. Não é verdade, como se viu na final da Taça e como se tem visto outras vezes também.
Dá é um enorme trabalho não ter sempre azar…
30 Outubro, 2015 at 14:43
Ora isso msm….da trabalho, fisico e mental, não termos que depender da sorte para as coisas correrem bem…grande verdade!
30 Outubro, 2015 at 15:03
Aliás….sempre ouvi dizer (e por experiencia própria) que a Sorte conquista-se e dá muito trabalho!
Mas é hora de virar a página e esquecer a goleada ao 8º classificado da Liga Portuguesa, até porque o adversário de amanhã é uma Equipa Melhor (ainda que com jogadores piores) que a do carnide.
30 Outubro, 2015 at 15:07
Ricardo Coração de Leão,
lembrei.me que levei 3 tasqueiros aqui de Lisboa para o Algarve no dia da Supertaça, um deles era Ricardo, por acaso não és tu? é que não me lembro do nick dele.
SL
30 Outubro, 2015 at 15:31
Não fui eu.
No entanto tmabém fui ver a Supertaça ao Algarve 🙂
30 Outubro, 2015 at 15:36
🙂
30 Outubro, 2015 at 15:37
Confirmo, que eu vi-te lá com estes olhinhos que a terra há-de comer. 🙂
30 Outubro, 2015 at 14:46
Há duas semanas que não se comia bacalhau aqui na Tasca …
…. e hoje este esta bem apuradinho ….
Nas ultimas semanas muitos Mitos ” têm ” caído ….mas como boas cobras que são eles sabem que lhe cortaram a cabeça mas eles continuam abanar a cauda …deixem nos estrebuchar …. esta semana tem sido deliciosa … !!!!!!!!!!!!
30 Outubro, 2015 at 14:58
E Sábado cai mais um mito … o de que não sabemos encher Alvalade!!
30 Outubro, 2015 at 15:06
E sai um OFF actual…
Há coisas que nunca mudam…
Retirado do Facebook do nosso Presidente…. ai está a apresentação do Boi que nos vai apitar amanhã!
“Jorge Ferreira, o árbitro nomeado para o jogo de amanhã, era o quarto árbitro do recente Boavista-Sporting Clube de Portugal.
Trata-se do árbitro que, no relatório final do jogo do Bessa, sustentou posições flagrantemente contrastantes com as transcritas pelo Delegado da Liga no seu relatório e que, com essas suas afirmações, agravou a suspensão de 20 dias de que fui alvo e causou o consequente processo que ainda não se encontra encerrado.
Uns recebem o castigo de não poder comparecer no campo, outros recebem a distinção de apitar um jogo em Alvalade. Tomámos boa nota. Que não se confunda consciência tranquila com memória curta…
30 Outubro, 2015 at 15:07
E tem de ser assim. Sempre a malhar no ferro até ele tomar a forma que desejamos.
30 Outubro, 2015 at 15:21
Pois tem!
Tem que se continuar a falar ANTES dos jogos. Se as caixas douradas não têm aparecido antes…. a arbitragem no Domingo tinha evitado a goleada e muito provavelmente tinha feito com que os 3 pontos tivessem ficado no galinheiro.
Por isso…. mais do que nunca há que manter a pressão!
30 Outubro, 2015 at 15:53
O árbitro Jorge Ferreira é um benfiquista ferrenho de Fafe, em que os pais têm um restaurante com um símbolo enorme do Carnide.
Algumas pérolas das suas atuações:
Belenenses 0-1 Benfica (final)
02 Mar, 2014
Verdade desportiva ferida pelo árbitro. Jorge Ferreira ajuda à vitória das “papoilas saltitantes”, ao anular um golo limpo ao Belenenses, que dava o empate, aos 71 minutos. Valeu um “golaço” de Gaitán, bem cedo, aos sete minutos de jogo.
O Benfica ganha, mas o resultado é ferido de legalidade, depois da anulação de um golo sem mácula ao Belenenses.
Época passada : Académica-SLB, 0-2 – Segundo golo do Benfica marcado por Luisão é irregular e podia ter havido outra história no jogo após o intervalo, caso o resultado fosse de apenas 1-0 por parte do SLB. Árbitro Jorge Ferreira (apitara 2 jogos do SLB com 2V, 0E, 0D e com 0 golos sofridos). Mais uma vez o SLB teve vida facilitada ao acabar com o jogo devido a ser validado o segundo golo do Benfica em cima do intervalo. Muita diferença de critérios na ação disciplinar e mais uma vez os auxiliares do árbitro ajudaram o SLB.
30 Outubro, 2015 at 15:10
Desculpa não vi que já tinhas colocado…
30 Outubro, 2015 at 15:42
Pois já esperava algo do género…
Nas próximas semanas tudo será feito para nos roubarem os pontos que fomos buscar ao galinheiro…
Estoril tem carta branca para dar cacetada que ate ferve, vai valer tudo… amarelos para o Sporting com força logo na primeira parte, para o estoril deve sair um amarelo ou dois a partir do 75 minutos…
Enfim… o costume… isto é feito tão ás claras que na minha opinião ja revela na uma certa dose de gozo para com o nosso clube, o intuito ja nem é prejudicar é pura e simplesmente meter pirraça, basta-lhes ir ver um arbitro que nos tenha feito uma afronta no passado e é mesmo esse que será escolhido.
ajudas nos jogos de carnide = 1 caixa negra
escolher árbitros para os jogos dos adversários = ?
30 Outubro, 2015 at 16:05
“ajudas nos jogos de carnide = 1 caixa negra
escolher árbitros para os jogos dos adversários = ?”
Digamos que nos jogos no galinheiro funciona o sistema de “prémio fixo”
Nos jogos dos adversários funciona o sistema de “prémio variável” em função dos objectivos alcançados.
O jackpot ainda não foi atingido, mas para tal seria necessário o nosso Sporting perder, o JJ ser expulso e o Bruno de Carvalho também ser expulso.
30 Outubro, 2015 at 16:16
nao cumprir com nenhum dos objectivos = despromoçao (que o diga M.Ferreira)
30 Outubro, 2015 at 15:10
Um off…
Bruno de Carvalho voltou esta sexta-feira a atirar-se à arbitragem, nomeadamente a Jorge Ferreira que amanhã estará no jogo frente ao Estoril.
“Numa mensagem publicada esta sexta-feira na sua página do Facebook, o presidente do Sporting recorda o relatório daquele árbito após o jogo com o Boavista – “sustentou posições flagrantemente contrastantes com as transcritas pelo Delegado da Liga (…) e agravou a suspensão de 20 dias de que fui alvo e causou o consequente processo que ainda não se encontra encerrado”, escreve – e não pouca críticas às nomeações.
Leia a mensagem na íntegra:
“Jorge Ferreira, o árbitro nomeado para o jogo de amanhã, era o quarto árbitro do recente Boavista-Sporting Clube de Portugal.
Trata-se do árbitro que, no relatório final do jogo do Bessa, sustentou posições flagrantemente contrastantes com as transcritas pelo Delegado da Liga no seu relatório e que, com essas suas afirmações, agravou a suspensão de 20 dias de que fui alvo e causou o consequente processo que ainda não se encontra encerrado.
Uns recebem o castigo de não poder comparecer no campo, outros recebem a distinção de apitar um jogo em Alvalade. Tomámos boa nota. Que não se confunda consciência tranquila com memória curta…”
Muita atenção a este árbitro amanhã. Que os 50 mil que amanhã vão obrigatoriamente encher Alvalade saibam colocar uma pressão tremenda sobre este fulano. É muito importante para os nossos adversários que o Sporting perca já pontos… se o jogo amanhã estiver difícil ou não entrar a primeira bola, o árbitro pode ser decisivo (ou até se nos expulsar alguém).
30 Outubro, 2015 at 20:45
Pode ser que em 50.000 haja um maluco que entre em campo e lhe desenhe uma boca toda partida mesmo no meio da cara!
Caso se atreva a roubar o Sporting!
Que se atreva….
30 Outubro, 2015 at 15:13
hahaha adorei receber a mensagem no telemóvel do SPORTING a dizer “depois do f3stival da luz…”
o f3stival com o numero 3 partiu-me todo!!
SPOOOOOOORTING!!!!
SL
30 Outubro, 2015 at 16:51
Porque é que eu não recebi essa mensagem? Tenho gamebox, vou lá estar mas não recebi… Mas está muito bom!
30 Outubro, 2015 at 16:57
Deixe lá Hadji…
Eu também “ainda não recebi…!!”
Abr e SL
30 Outubro, 2015 at 15:15
“Os grandes Navegadores servem para destruir os grandes Mitos, como Adamastor” – não, não é uma frase do cabrão do Rui Vitória. É uma frase minha, que empresto ao Jorge Jesus…:)
OFF (sorry): …e por falar em cabrões…o que é que este filho da puta merecia…?
Valeri Bojinov, avançado búlgaro que passou sem sucesso em Alvalade, deseja receber 3,6 milhões de euros do Sporting devido à quebra de contrato entre os leões e o jogador em setembro de 2013.
A FIFA condenou os leões ao pagamento de quase 600 mil euros (594,398€), mais juros, no final do ano passado, mas o avançado quer mais. “Processei o Sporting e espero que a situação fique resolvida no início do próximo ano. Reclamo o dinheiro de três anos de contrato, o que faz uma soma de 3,6 milhões de euros”, garantiu em declarações ao site “MOZZART Sport”.
O avançado acredita que a razão está do seu lado. “Espero que tudo acabe da melhor forma porque a razão está do meu lado. É uma situação que agora está entregue nas mãos dos meus advogados e espero que se resolva rápido”.
http://www.record.xl.pt/futebol/nacional/1a-liga/sporting/detalhe/bojinov-quer-receber-36-milhoes-dos-leoes-983897.html
30 Outubro, 2015 at 15:19
eles agora aparecem todos, é elias, é bojinov, daqui a nada aparece o moutinho a dizer que quer uma indemnização porque quando disse que nao queria jogar mais no SPORTING o cabeça de cotonete aceitou manda-lo para o fcp.
30 Outubro, 2015 at 15:22
como é que um porco destes tem uma mulher tão boa? há coisas que não percebo…
30 Outubro, 2015 at 15:26
é simples caríssimo Converge,
não sei quem o disse, mas ainda no outro dia li esta frase
” o dinheiro compra tudo, até amor verdadeiro”
SL
30 Outubro, 2015 at 15:20
Este fdp devia era pagar ao Sporting. Um dos maiores abortos que já passou por Alvalade. Nem 3 mil euros merecia quanto mais 3 milhões…
30 Outubro, 2015 at 15:29
O site onde o escroque falou tem tudo a ver: Mozzart. está-nos a dar musica o palhaço. se me irrita muito peço ao Mustafa para sequestrar-lhe a Nikoleta…
30 Outubro, 2015 at 15:25
Que esperaríamos de um BOJIMERDA daqueles, senão isto?
30 Outubro, 2015 at 15:51
Desse só me lembro disto:
https://www.google.pt/search?q=bojinov+deixa+estar+que+eu&biw=1366&bih=609&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAYQ_AUoAWoVChMIqNT2oMbqyAIVgr8aCh13dgH5#imgrc=o1LMU5Jsre1RgM%3A
30 Outubro, 2015 at 15:23
O Sporting há muitos anos que, excepção feita ao Porto/Sporting da época passada para a liga, não falha nos jogos grandes. Quem falha nos jogos grandes do Sporting são os árbitros “untados”, “lubrificados” mas, porque não DIZER O QUE TODA A GENTE SABE E CHAMAR-LHES CORRUPTOS, com toda a necessária propriedade?
O CORRUPTO MOR, um filho de puta, que dá pelo nome de Vítor Pereira, já fez as nomeações Lampiónicas para este fim de semana.
Para o Tondela/Benfica um árbitrozinho de bolso do LFV Sabem quem é? Eu sei.
Para o União da Madeira/Porto, U.da M. que tem um Lampião asqueroso como treinador, o Norton de Matos, foi nomeado o Bruno Paixão! É por encomenda ou não?
Para o Sporting/Estoril, o corrupto Jorge Ferreira, mentiroso Lampião às ordens da Estrutura do Benfica. Esse inominável filho de puta. É ou não é por encomenda? O cabrão do Vitinho não tem emenda e tem de saltar fora já!
O Benfica ainda não saiu do monte de estrume em que o enterrámos e já anda nas vigarices do costume, com os corruptos do costume a ampará-lo. É o costume. VÍTOR PEREIRA PRÁ RUA JÁ!
Amanhã, gostava de ver uma tarja que explicasse a esse corrupto de merda do JORGE FERREIRA o que lhe acontece se se portar COMO O VÍGARO que é.!
30 Outubro, 2015 at 15:29
Judiciária, “onde anda Você”?
30 Outubro, 2015 at 15:32
É uma Bossa Nova , não? É sim senhor porque esta merda começou no tempo em que a Bossa Nova era nova mesmo!
Já chega de inacção, Benfica na Segunda Divisão!
Judiciária, ONDE ANDA VOCÊ?
30 Outubro, 2015 at 15:40
Fábio Veríssimo! Um gajo que nasceu Lampião e há-de morrer Lampião, arbitra o Tondela Benfica de hoje! Não dá para acreditar! Não basta o Tondela ter metade da equipe no estaleiro e Vítor Pereira ainda nomeia árbitro “taylor made” para o jogo!!!!!
30 Outubro, 2015 at 15:45
Off importante. Sorry lá!
INFORMAÇÃO PARA JOGOS NO ESTADIO JOSÉ ALVALADE
Face à previsão de uma excelente moldura humana no jogo deste Sábado para a 9ª jornada da Liga Nacional, diante do Estoril-Praia, o Sporting Clube de Portugal informa todos os Sócios e Adeptos que pretendam trazer crianças com 3, 4, 5 e 6 anos que deverão levantar um bilhete no dia de jogo no posto exclusivo da bilheteira principal (a partir das 10h).
A presença da criança com documento identificativo é obrigatória – entrada proibida a menores de 3 anos – sendo o bilhete emitido para a criança para o sector do adulto. A entrega do bilhete criança é limitada à disponibilidade de cada sector. Caso não exista lugar para junto do título válido do adulto (Gamebox ou bilhete), o Sócio ou Adepto poderá trocar de lugar na mesma bilheteira para um sector de igual valor (sem custos adicionais) ou para uma outra zona do Estádio (pagando apenas o valor da diferença).
Na próxima semana, o Sporting Clube de Portugal irá enviar uma comunicação mais detalhada sobre esta temática a todos os seus Sócios e colocar disponível em todas as suas plataformas de comunicação (Sporting.TV, Jornal Sporting, Site Oficial, Facebook…) para conhecimento de todos os Sportinguistas.
O Sporting Clube de Portugal pede desculpa por esta actualização de informação a 48 horas do jogo Sporting vs Estoril.
Saudações Leoninas,
Departamento de Sócios
30 Outubro, 2015 at 16:00
Muito bom Sr. Sá, é mais uma dose para esta mesa e traga o picante fáchâvor.
30 Outubro, 2015 at 16:09
Disse-o uma vez que o que era preciso era trabalhar a parte mental dos jogadores. Finalmente temos alguém que o faz como ninguém, o nosso treinador. Chega de um SPORTING resignado.
QUREMOS O CRONICO DE VOLTA!
30 Outubro, 2015 at 16:28
Quem fala assim não é gago! Muito bom! Parabéns Sá!
30 Outubro, 2015 at 16:31
Os árbitros lampiões para os nossos jogos vão saltar que nem pipocas. Este Jorge Ferreira é só um deles. Outros se vão seguir porque as antenas da “estrutura” no CA são obdientes nas nomeações e intransigentes no afastamento dos que não professam a fé lampiónica. Poucos serão os que restam. Talvez agora os mais cépticos percebam a razão porque recusaram o sorteio. A vantagem de nomear os seus árbitros e o dos adversários directos justifica o empenho da tão elogiada “estrutura”
30 Outubro, 2015 at 16:58
Bom post do Caro Sá. Como QUASE sempre 😉
Aproveito o ensejo para propor ao autor mais dois mitos que terão caído com o nosso melhor joga da época:
Mito 8: “O SCP é sempre prejudicado pela arbitragem” (também conhecido como “o SCP só não ganha por que os árbitros não deixam”).
O SCP jogou bem e ganhou melhor. Não só não fomos prejudicados pela arbitragem como fomos beneficiados (penalty sobre o Luisão). SE jogarmos bem (como fizemos na ETAR) a maior parte das vezes não existirá arbitragem que nos possa prejudicar. Os primeiros 45 minutos na ETAR foram de luxo; SE (já sei que não é possível, estou a usar como exemplo) conseguíssemos em todos os jogos a mesma riqueza exibicional, não existiria erro(s) de arbitragem que nos possa(m) prejudicar no resultado final (a vitória).
Foi a vingança PERFEITA para o jogo do “limpinho, limpinho, limpinho” (o maior escândalo que já vi em 40 anos de futebol).
Mito 9: “Não há jogadores insubstituíveis”
Quando o “dossier Carrillo” começou, fui dos primeiros (e dos poucos) aqui na Tasca que dede logo defendeu o afastamento do jogador.
Ainda bem que isso aconteceu.
Não vou dizer que o João Mário, na ala direita, se equivale ao Carrillo em termos individuais. O que parece ser manifesto é que o COLECTIVO está mais coeso e forte. E é isso que interessa.
SL
30 Outubro, 2015 at 17:27
Mito 10: Se sair o X o Sporting vaí acabar!!!
PS: substituir o X por 1 à escolha:
Bruma, Juju, Leo Garden, MS, Carrillo, Rojo, …
30 Outubro, 2015 at 17:25
Mito só há 1…está na minha garagem, é preto e bebe como crl! Frases feitas vendidas por jornaleiros mal amanhados e revendidos por paineleiros mal pardos não sobrevivem ao teste do Sá!
Grande texto Sá! É isso tudo! Estamos rodeados de estupidez que não fazem sentido mas como são repetidas até à exaustão se tornam verdades absolutas!
30 Outubro, 2015 at 17:30
Enumerar os erros, de arbitragem, que nos prejudicaram, só nesta época, tornar-se-ia fastidioso.
Discordo da classificação de “O SCP é sempre prejudicado pela arbitragem” como mito.
Não são as menos conseguidas, no passado, performances (ou mesmo jogos de kaka) da equipa que vão amnistiar todas as tropelias que os homens do apito têm perpetrado contra o Sporting
30 Outubro, 2015 at 17:50
Diria que esta posta de bacalhau, é com batatas a murro e regados com azeite quente e alho, como eu gosto.
Soberbo texto sobre os que vieram à tona com o derbi.
Obrigada Sá por tão agradável leitura.
30 Outubro, 2015 at 19:34
Bem Sá, muito bem…
30 Outubro, 2015 at 23:26
Obrigada Sá, é sempre um prazer ler as tuas “postas”.