“Domingo, 25 de Outubro de 2015 -19 horas.
O jogo entre o Benfica e o Sporting acabou há poucos minutos.
O Benfica venceu de forma categórica o Sporting por 3-0, com golos de Luisão, Eliseu e André Almeida.
Ouviram-se olés a partir do 3º golo. António Costa troca sorrisos com Vieira na tribuna em que assistem ao derby.
Na conferência de imprensa após o jogo, Rui Vitória declara que se confirmou que o Benfica tinha uma equipa e que no Sporting apenas existiam onze jogadores. “Agora vamos tentar ser campeões europeus”, declarou o promissor treinador das águias.
No Sporting os 4 mil adeptos saem cabisbaixos do estádio, tendo vários adeptos do Benfica a esperá-los para os ridicularizar. Aos media várias adeptos do Benfica vão dizendo que o clube tem uma cultura de vitória instituída há pelo menos 40 anos e que agora há uma cultura do Vitória e que a saída do Jesus foi o melhor que podia ter acontecido.
Vieira, finalmente rompe o seu longo silêncio e declara que a resposta foi dada no local certo e que a estrutura do Benfica provou toda a sua força. “Como se vê – declara, não precisávamos do Jesus para nada… temos toda uma organização montada do mais moderno que há, com soluções inovadoras em termos de treino que mais ninguém tem”.
À noite, no programa Dia Seguinte, Rui Gomes da Silva está esfusiante e vai gozando com o seu colega Rogério Alves, dizendo que agora que jogaram com uma equipa mais fraca, esperam por desafios mais complicados e desfazendo-se em elogios à estrutura encarnada: “os treinadores vão, mas nós continuaremos sempre a ganhar! Temos uma estrutura de betão e hiper-profissional. O vosso presidente agora vai falar pianinho…”.
Na SIC Ribeiro Cristóvão diz que agora que perdeu com o Benfica como ele sempre previra, o Sporting terá dificuldades para se qualificar para a Liga Europa. O seu colega Jorge Baptista a seu lado concorda e diz que o Sporting pode sempre queixar-se da arbitragem e dar uma de Calimero.
Leonor Pinhão na CMTV declara que o futuro é encarnado, que não tem dúvidas de que vão ser campeões e que o Jesus ainda vai ser despedido antes do Natal.
Na segunda-feira José Manuel Delgado em editorial no jornal A Bola, declara que a vitória do Benfica já era previsível antes do jogo tal a diferença qualitativa entre as duas equipas e que os jogadores do Sporting são muito débeis, incluindo os que vieram da formação como Adrien, William e João Mário.
Finalmente e para culminar tudo isto, Pedro Guerra declara no programa Prolongamento que houve um massacre do Benfica, que contou pelo menos mais 20 oportunidades claras de golo para os encarnados, que André Almeida é um prodígio encarnado e que está já na cogitação do Barcelona, clube que tem também Eliseu debaixo de olho e que Gaitan sai em Janeiro por 50 milhões. Refere que o Sporting e Bruno de Carvalho merecem o que lhes aconteceu e que agora o Benfica irá iniciar a cavalgada para o título…”
No Sporting, o blog Camarote Leonino pede a imediata destituição do presidente Bruno de Carvalho. Notáveis sportinguistas como Paulo Farinha Alves e Carlos Barbosa em declarações à RR dizem que o garoto está claramente a destruir o Sporting.
Roquette fala novamente da mulher de César para atacar Bruno de Carvalho e o rendimento da equipa de futebol, dizendo que o Sr Carvalho ainda tem de comer muita papa e beber muito vinho da Herdade do Esporão para conseguir chegar-lhe aos calcanhares.
Nuvens negras se perspectivam no horizonte…”
Pois é caros amigos: isto é uma história de ficção e ainda bem que nunca se tornou uma possibilidade real. A verdadeira história é que o Sporting deu um banho de futebol na Luz, Jesus deu uma lição táctica a Vitória e o Vieira teve de continuar caladinho. Vamos agora apoiar a equipa sem reservas, porque este ano somos nós que escrevemos a história. E ela promete ser épica… SPORTING!
ESCRITO POR Leoníssimo
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
30 Outubro, 2015 at 17:52
Tinha esta crónica guardada, para ler mais tarde, foi agora. Adorei, Leonissimo. As incongruências do futebol em Portugal, exacerbadas pela ditadura dos resultados. É ficção, felizmente, mas podia muito bem ser real. A grande lição é a de que temos de continuar o nosso caminho sem dar tréguas aos adversários, porque à primeira oportunidade, não nos darão tréguas a nós.
Quando converso com alguns benfiquistas menos por dentro da realidade leonina, e até alguns Sportinguistas com semelhante desconhecimento, a conversa Brunão vem logo à baila. À partida, todos condenam o estilo, perguntam-me como é que eu posso gostar ou apoiar o meu Presidente? Respondo sempre da mesma maneira, o Brunão tem o estilo que lhe permite desempenhar a sua função, é arriscado? Sim, sem dúvida, como dar a volta a esse risco, com competência a toda a prova. É por isso que continua e continuará a ter apoio, porque é extremamente competente e o Sporting tem vindo a ganhar com isso. Enquanto assim for, terá o meu apoio, mesmo que os resultados nem sempre sejam os mais satisfatórios.
Espero sim, que os Sportinguistas estejam atentos e não deixem que volte a acontecer aquilo que se passou durante décadas, que sejam capazes de ser uma oposição construtiva, quando essa oposição se justificar. Porque não podemos deixar que o velho Sporting dos senhores administradores, volte. Nem podemos deixar nunca, que o Sporting se transforme no actual carnide, ou no clássico frutero.
SL
30 Outubro, 2015 at 20:33
todo@s a Alvalade contra o Estoril? Começamos a ‘cavalgada’? Eu vou! Só é pena o Salgueiros já n existir… 😀
Agora a sério: CALMA! n sejamos lampiões… Mas fdx ver o SCP em primeiro após uma vitória épica na Luz dá-m um certo friozinho na barriga…
‘Pés na terra’ ‘Pés na terra’, mas FDX já acr(A)dito!
Vamos Sporting!!!!!!
31 Outubro, 2015 at 7:35
Dante não criaria melhor inferno…