De vez em quando há jogos assim. Jogos em que os 11 jogadores que entram em campo não mandam uma para a caixa. Seria mais fácil começar a bater naqueles que eu não gosto e passar-lhes já o atestado de incompetência que muita gente estava mortinha para passar. Mas como praticamente todos estiveram mal, tenho de pensar que o problema foi colectivo e, mais grave ainda, de motivação. Todos os jogadores que entraram ontem já nos brindaram com boas exibições numa determinada altura dos seus percursos no Sporting. O próprio treinador já elogiou a maioria deles.
Assim sendo, passemos já à conclusão óbvia: há alguns jogadores que fazem parte das segundas linhas que estão a lidar mal com essa condição. Se há coisa que eu aprecio é quando um suplente está fodido com esse estatuto e utiliza esse sentimento para ganhar um lugar entre os titulares. Já quando se acomoda a esse estatuto ou a frustração se manifesta em campo, é motivo para preocupações que, em última instância, até podem acabar com a saída desses jogadores do clube. Se cada jogo da Liga Europa é uma oportunidade de ouro para perceber quem quer ser titular, então tenho de concluir que pelos vistos ninguém quer ser. Já levámos 3 do Lokomotiv e agora levámos 3 do Skenderbeu em dois jogos que são fotocópias um do outro. Há duas excepções: Bruno Paulista e Matheus que não jogaram o primeiro jogo e ontem foram dos poucos que tentaram remar contra a maré. Portanto, se há dois jogadores que merecem mais minutos no campeonato, são estes dois. Os outros apenas demonstraram que é no banco que, neste momento, merecem estar. E só eu sei o que me custa escrever isto, porque estou a falar de jogadores que eu, pessoalmente, aprecio.
Não vale a pena relativizar a vergonha de ontem. Mas também não vale a pena fazer disso uma tempestade num copo de água. E, acima de tudo, é preciso contextualizar. Estamos a falar de uma competição que o próprio treinador desvalorizou e isso, bem ou mal, acaba por influenciar a motivação dos jogadores. Por outro lado, o próprio jogo foi aquilo que nenhuma equipa deseja para si: sofrer um golo na primeira vez que o adversário vai à nossa baliza, sofrer outro e uma expulsão na segunda vez que lá vai e sofrer o terceiro num erro patético do guarda redes que entrou. Se a reacção sempre esteve difícil, depois daquele segundo golo e expulsão ficou impossível. Ainda assim, seria bom ter visto a fibra desta malta que, mesmo não conseguindo, podia ter tentado. Mas sobre isso já escrevi acima.
Pessoalmente, já dissequei o jogo de ontem e já mudei o chip para Arouca. Mas há muita gente que aproveita estes jogos que, felizmente, são cada vez mais excepção a uma regra que nos coloca, de momento, no primeiro lugar e que já nos rendeu duas Taças desde que BdC pegou no clube. E que regra é essa? É a regra que diz que jogos como o de ontem são a excepção. Que aquilo que se passou ontem, não deixando de ser um escândalo, também já não acontece muitas vezes. Voltando a esses digníssimos Sportinguistas, eles aproveitam todo e qualquer desaire para desancar nos jogadores, no treinador, no presidente e debitam uma teoria que, para mim, é a coisa mais ridícula e mais patética que já li: a teoria de que o clube não devia colocar à venda bilhetes e upgrades para a Liga Europa porque o próprio clube não quer ganhar a competição. Ou que o clube devia reembolsá-los pela vergonha. Isto, para mim, é a perfeita definição do adepto das vitórias. Quando fomos à capoeira dar 3, esses adeptos provavelmente acharam “normal”. Hoje querem reembolsos e sentem-se enganados. Alguém apontou-lhes uma arma? Foram obrigados a comprar os bilhetes ou a fazer o upgrade? Na próxima vez, ao invés de reclamarem, não comprem o bilhete. Porque se há coisa que me irrita mais do que ler os comentários em dias como o de ontem, é ver que existem Sportinguistas que continuam a achar que o clube lhes deve alguma coisa.
Ser adepto ou sócio de um clube não dá direito a exigir o que quer que seja só porque se contribui. Apenas dá o direito de mudar alguma coisa se o rumo não for o correcto. A exigência, essa tem de ser exercida por quem dirige o clube e o grupo de trabalho. E, acima de tudo, tem de ser exercida pelos próprios atletas em relação às suas prestações. A “nossa” exigência não é mais do que um eufemismo para uma frustração em relação a uma ou outra exibição. Temos de ser exigentes? Claro, estamos no Sporting, um clube que tem a responsabilidade de entrar em campo sempre para ganhar. Mas será que essa “exigência” nos torna imunes a jogos como o de ontem? Nem por sombras. Humilhações como a de ontem acontecem ao Sporting e ao Real Madrid. Então, a questão que se põe é: como devemos exercer essa exigência? – resposta, para mim, é clara e tem de ser dada em duas vertentes: primeiro, no apoio. A melhor forma de exercer a nossa exigência é deixar claro que naquilo que é nosso dever, não falhamos. Ou seja, fazer sentir aos jogadores que não vai ser por nós que não vão ganhar jogos. E, segundo, avaliar a direcção e perceber se jogos como o de ontem são excepções ou começam a ser uma regra e, consequentemente, fruto de uma eventual deficiente gestão desportiva.
Pegando nesta última, BdC tem a obrigação de deixar claro a Jesus que um clube como o Sporting não pode “escolher” competições. Por outro lado, também deve perceber que a profundidade do plantel, provavelmente, não será suficiente para “ir a todas para ganhar”. Parece contraditório e é, mas por isso é que ser presidente do Sporting não é para todos e requer o entendimento de todas estas questões. A forma de resolver isto é ir dando mais e melhores jogadores para poder gerir com mais segurança e aumentar a competitividade do plantel. Por outro lado, também é preciso entender, nós e o presidente, que estamos no primeiro ano de Jorge Jesus. Estes percalços são compreensíveis num primeiro ano e, sobretudo, quando se tratam de jogadores menos utilizados. Se a equipa habitual está a crescer a olhos vistos, os menos utilizados começam a ver a titularidade por um canudo e esta circunstância é nova para eles. Jogadores como Mané e Montero, que eram titulares ou com muito tempo de jogo, hoje estão a ter cada vez menos minutos e estão a ser ultrapassados por outros. Tudo isto é novo para eles e acredito que não estejam a reagir da melhor forma. Porém, isto só acontece porque a equipa titular tem estado muito bem. E esta circunstância, assinarei sempre de cruz. Sobretudo quando nos coloca isolados no primeiro lugar.
Feito o desabafo, passemos então às consequências. Ontem, um resultado destes era motivo para alarme porque, naturalmente, levava sempre a outro resultado negativo e a uma consequente crise de resultados que normalmente acabava no despedimento do treinador ou em eleições no clube. Hoje, já temos provas mais do que suficiente para saber que isto será tratado com a importância devida e pelas pessoas certas (BdC e JJ). Não sei se vai haver rebocada, não sei se vai haver facebookada nem sei que tipo de abordagem fará o treinador. O que eu sei é que isto não vai ser tratado com paninhos quentes e que, acima de tudo, vai suscitar uma reacção para o jogo seguinte. E também prevejo que acontecerá uma espécie de separação do trigo do joio: quem quer ser titular e quem se acomodou. O primeiro grupo continuará a ser opção para Jesus e o segundo grupo será, paulatinamente, afastado até ao final da época. Resta aos jogadores escolher onde querem estar. Porque é disso que se trata, da sua motivação, da sua vontade e da sua forma de lidar com o estatuto de suplente. A mim, ninguém me vai convencer que os titulares do Skenderbeu são melhores que os suplentes do Sporting que lhes enfardou no jogo imediatamente anterior. O que mudou de um jogo para o outro não foi a qualidade dos jogadores, foi a sua atitude e a sua concentração. Este será, porventura, o maior desafio de Jesus este ano no Sporting. E neste processo, é possível que percamos alguns jogadores mas não tenho dúvidas que ganharemos outros. Se daqui a uns meses ganharmos uma mão-cheia de jogadores em perfeitas condições de lutar por um lugar na equipa e de serem mais-valias quando forem chamados, se calhar, uma eventual eliminação da Liga Europa poderá ser o preço a pagar para encontrar esses jogadores dentro do próprio plantel.
PS: Como disse acima, não sou apologista de “escolher” competições. Mas aceito que se definam prioridades. E se o treinador acredita fielmente que rodando 11 jogadores na Liga Europa estaremos em melhores condições de disputar o campeonato até ao fim, mesmo criticando esta postura, não vai ser por minha causa que Jesus não vai poder testar esta sua teoria. Só um louco é que acha que o Sporting é candidato a vencer a Liga Europa, uma competição que apenas foi ganha duas vezes por um clube português. E para isso basta ver a qualidade dos melhores clubes que aqui estão e que ainda vão entrar em prova os terceiros classificados da Liga dos Campeões. Num primeiro ano de Jesus é uma loucura pensar nisto. Num segundo ano, quiçá, depois de disputarmos e, eventualmente, cairmos da Liga dos Campeões, poderá ser mais exequível. Jesus tem um plano para disputar finais europeias, plano esse que resultou em dois anos. Em nenhuma parte desse plano está escrito que isso acontece no seu primeiro ano de clube. E o plano é simples: No primeiro ano, entrar directamente na Champions via título ou via 2 lugar mesmo com prejuízo de uma prova europeia e nos anos seguintes, com receitas da Champions e de venda de jogadores, reforçar fortemente o plantel e criar condições para continuar a disputar o título e chegar longe na Europa. O plano de “ir a todas e ganhar tudo no primeiro ano”, acontece uma vez na vida. E só acontece com grandes planteis, grandes treinadores e muita sorte nos sorteios, tudo isto conjugado. No nosso caso, já temos um grande treinador. Ainda não temos um grande plantel, mas já temos um bom plantel. Sorte nos sorteios, bem, isso nunca teremos. Deixemos Jesus por o seu plano em marcha. Ele tem esse direito. No momento próprio avaliaremos se o plano resultou ou não. E esse momento não é agora.
* todas as sextas, directamente de Angola, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
7 Novembro, 2015 at 8:32
Como se desvaloriza uma competição que há umas semanas era para chegar à final é que eu nao entendo.
O Sporting não pode apregoar ser um clube tão grande como os maiores da Europa e depois prestar-se a “isto” de 5a feira…
E mais… desengane-se quem pensa que estamos a jogar pa caralho porque nao estamos. Nao de forma consistente. Desengane-se mais ainda quem achar que estes jogos nao afetam o grupo e o seu rendimento.
Essa conversa do mudar chip é treta.
Ou vao fazer-me acreditar que gajos como o Montero ficam entusiasmados com jogos da Liga e depois perdem a tusa na Europa???
O Sporting NAO PODE SUJAR O SEU NOME ASSIM, MUITO MENOS NA EUROPA.
Estamos a travar batalhas até à escala mundial (doi-doi à cabeça) e este tipo de resultados/exibiçoes só nos retiram impacto.
Isto não é problema exclusivo dum plantel a “2velocidades”… a questao é mais profunda e complexa e tem a ver com aquela atitude pouco profissional de abordar os jogos… sejam eles quais forem.
Nao me peçam para passar a mao no pelo depois desta VERGONHA!!!
7 Novembro, 2015 at 10:33
não me parece que o Sá esteja a fazer festas na cabeça de quem quer que seja, não se coibindo, por exemplo, de utilizar expressões como “humilhação”
7 Novembro, 2015 at 21:17
EU não critiquei a postura do Sá neste post…
Para mim, a cultura de exigência é para TODOS os jogos. Não apenas para os que “dá jeito”… A camisola do SCP merece essa exigência.
Nunca fui a favor de que se tratem os jogadores como “meninos” aos quais não se pode fazer criticas sob pena de deixá-los traumatizados.
Estamos a falar de adultos que tem de ser responsáveis e que tem de estar TODOS os dias a par do que é vestir aquela camisola (e não falo apenas da camisola de jogo) e da responsabilidade que acarreta.
Podes não gostar da ideia do “zero ídolos”… Isso não implica apoiar os jogadores que vestem dignamente na nossa camisola. Mas também não os iliba de serem criticados…
Para mim, todo jogador que demonstre merecer vestir a camisola, terá o meu apoio. Todo aquele que jogue abaixo do que pode e sabe conscientemente merece o meu repúdio e a minha critica. Porque o meu “ídolo” é o Leão e aquela camisola.
Agora, não me peçam para perder o sentido crítico quando vejo que a exigência não está lá…
Os meus ídolos são aqueles que passaram pelo SCP e se destacaram e que ainda hoje são uma demonstração do que é ser um SENHOR quando se fala do SCP: Balakov, Marco Aurélio, André Cruz, Acosta… Esses sim, merecem hoje o epíteto de ídolos… Porque ainda hoje são tão craques fora do relvado como o foram antes.
Se me perguntares se admiro algum atleta do SCP hoje em dia, digo-te que apenas UM merece hoje o mesmo respeito que me merecem os que acima citei… apenas porque tenho a CERTEZA que não me defraudará quando “arrumar as botas”… e nem é jogador de futebol de onze… Seu nome: “SIR” João Benedito!
7 Novembro, 2015 at 13:43
Vergonha é roubar e ser apanhado!
Vergonha foi a maneira como foste expolíados da LC.
Vergonha foi um arbitro abilidoso meter a tua equipa a perder e ficares com menos um. E sempre que podia evitava expulsar jogadores da outra equipa.
Nao foi bonito nem foi feio… Foi o que foi.
Temos de nos concentrar naquilo que podemos ganhar! ( ponto )
Às vezes isto nao é ser bi polar… É nao querer pensar e utilizar um pouco de razoabilifade nos comentários por mais apaixonados que eles tenham que ser! ( ponto )
Ou agora vem me dizer que com JJ temos que ganhar tudo o que há para ganhar???
Ate podem dizer. Mas nao se admirem de eu achar que vocês nao batem bem da bola!!!
7 Novembro, 2015 at 21:20
Tadeu, de algum tempo a esta parte não me admira nada do que possas pensar…
Posso dizer que, pelo que escreves, não percebeste porra nenhuma do que escrevi, quanto mais o seu significado.
E olha que ainda bato bem da bola…
7 Novembro, 2015 at 21:21
” Temos de nos concentrar naquilo que podemos ganhar! ”
Foi pena que na 5ª feira não se tenha pensado assim, não?
7 Novembro, 2015 at 9:10
Grande post. Está tudo aí.
7 Novembro, 2015 at 9:17
Se há gajo que gosto de ler por aqui é mesmo o cabrão do Sá.
Prático, directo, não escolhe lados, não faz juízos precipitados.
“Voltando a esses digníssimos Sportinguistas, eles aproveitam todo e qualquer desaire para desancar nos jogadores, no treinador, no presidente e debitam uma teoria que, para mim, é a coisa mais ridícula e mais patética que já li: a teoria de que o clube não devia colocar à venda bilhetes e upgrades para a Liga Europa porque o próprio clube não quer ganhar a competição. Ou que o clube devia reembolsá-los pela vergonha. Isto, para mim, é a perfeita definição do adepto das vitórias. Quando fomos à capoeira dar 3, esses adeptos provavelmente acharam “normal”. Hoje querem reembolsos e sentem-se enganados. Alguém apontou-lhes uma arma? Foram obrigados a comprar os bilhetes ou a fazer o upgrade? Na próxima vez, ao invés de reclamarem, não comprem o bilhete”
Vão todos para o caralho.
Gregório, isto não é uma caça às bruxas, mas temos de de dialogar.
Volto a repetir a pergunta, agora mais aberta: Tens algum jersey do SCP? Quanto custou? O jersey possui publicidade? Tens algum contrato de imagem com a publicidade existente no jersey? Sentes-te enganado por mostrares publicamente essa pub e não seres pago pela mesma? Achas que foste burlado intencionalmente pelo SCP, quando a compraste? Consideraste lesado?
7 Novembro, 2015 at 9:41
Ponto.1: Grande posta!
Ponto 2. Concordando que um clube como o Sporting não pode nem deve escolher competições, que tem que entrar em todos os jogos para ganhar, não nos podemos esquecer que é imperioso ganhar um campeonato!
E JJ deixou bem claro, desde o primeiro dia, que o campeonato é o objectivo – claro que a entrada na champs tornaria tudo diferente – e seguramente este “objectivo” foi definido por toda a “estrutura”.
Assim sendo não me choca minimamente que se rode a equipa na liga Europa.
É óbvio que não gosto de ver o Sporting perder (nem a feijões) e ainda menos da forma que foi, mas dou o “desconto” para a forma como o jogo se passou, associado à clara falta de maturidade da equipa.
Se o caminho para o título passar pela eliminação precoce nas provas europeias…..que seja.
Prefiro o resultado de quinta-feira, contra um skendenbéubéu qualquer, do que um empate com o Arouca.
SL
PS.
Já alguém gritou bem alto SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING hoje????
7 Novembro, 2015 at 10:09
Excelente texto. Entendo que todos devamos estar unidos em prol do Sporting, mas, o que aconteceu 5ª feira, foi muito mau, não só pelo resultado, mas pela atitude e discurso conformista.
Aceito que a prioridade seja o campeonato, mas, estamos a falar do Sporting Clube de Portugal, mais de 100 anos de História.
Não temos nada a provar em Portugal, temos sim de nos afirmar na Europa.
Leio e oiço em determinados espaços: Que se lixe a europa, eles não nos merecem, queremos é o campeonato e a taça etc etc…Isto roi-me por dentro, porque até parece que a Liga Europa, é a taça da cerveja aqui do burgo
Temos de ser exigentes. O discurso tem de ser focado no grupo e JJ ao desvalorizar a Liga Europa e os jogadores que entram em campo, na minha opinião, mina os interesses do coletivo e mina as ambições dos adeptos.
Vou ver o Sporting, pelo Sporting, mas se queremos vender gamebox e bilhetes, patrocínios, não podemos ter um treinador a dizer que a Liga Europa, passe a expressão ” é para andarmos a passar tempo”. Espero que JJ entenda o clube onde está, porque o Sporting não é o carnide. O discurso para o exterior não deve – na minha opinião – ser de desvalorização seja do que for.
O Sporting é a Maior Força Desportiva Portuguesa e não um qualquer galinheiro de carnide
SL
7 Novembro, 2015 at 10:12
Nota:
Defendo a rotatividade. Estes jogadores, foram os mesmos que deram 5-1
O que não defendo é o discurso – que se lixe a liga europa –
7 Novembro, 2015 at 13:52
“Não temos nada a provar em Portugal, temos sim de nos afirmar na Europa.”
Nao posso estar mais em desacordo com essa tua tirada!
Nós temos tudo a provar em Portugal!!!
E nao podemos ser mais Papistas que o Papa.
Um passo de cada vez!
Primeiro a 2 circular
Segundo Lisboa
Terceiro Portugal
Quarto Europa
Quinto o Mundo
Se queres saltar algum destes degraus… O mais certo é bateres com as ventas no chão! ( ponto )
7 Novembro, 2015 at 13:58
Estás a falar do Sporting Clube de Portugal ou do Carcavelinhos?
7 Novembro, 2015 at 14:03
Mais respeito pelo Grupo Sportivo de Carcavelos, por favor!
7 Novembro, 2015 at 14:04
Desculpe.
7 Novembro, 2015 at 14:17
Maria Maria…. nem parece teu!
8 Novembro, 2015 at 10:31
O Sporting terá sempre de se comportar como grande porque o é na sua essência. Seja a nível nacional , mundial ou interplanetário. Incorpora lá isso Tadeu…
7 Novembro, 2015 at 10:25
Gosto sempre de ler o Sá, mesmo quando não concordo totalmente com ele.
Não me choca minimamente que se rode a equipa na liga Europa. Já me admira muito não se armar a equipa com um mínimo de titulares de forma a se apresentar uma estrutura minimamente coesa dentro do campo.
Parece que não mas anunciar ser um clube tão grande como os maiores da Europa e depois prestar-se a resultados indignos que cada vez mais nos afastam do top 40 da UEFA, é coisa para nos embaraçar a vários níveis (jogadores, patrocínios, respeito,…).
Volto a repetir:
Cá com “as reservas” as coisas já não tinham sido fáceis na 1.º parte. Isso não era um ponto a tomar em consideração num jogo fora de casa, em que o campo é um batatal eos os gajos estavam picados pelas acusações de corrupção?
Para limpar este desastre só enfiar 5 ou 6 ao Arouca, ver para crer dirão alguns. Eu apesar de tudo tenho fé. E tu?
7 Novembro, 2015 at 10:27
Em primeiro lugar (engraçado…era assim que “antigamente” se começavam as cartas…a propósito…: quantos de vocês alguma vez escreveram uma carta…?)
Bom dia e desejos de muita saude para a Familia da Tasca…!!
Olhem em segundo lugar, dizer-vos que não gosto da foto que encima o post…
Oram digam-me lá…
Esta
https://atascadocherba.com/wp-content/uploads/2015/11/jesuscapaGQ.jpg
Não é muito mais “macha”…??
Em terceiro lugar…só se fosse desta vez que o Sá nos “ludibriava” e nos ia servir um “repasto requentado e mal temperado…”…
Mantém a categoria da “cozinha” e sobretudo do “cozinheiro”…
Mas olhem meus amigos, o que é mesmo necessário é o “tempero” para o petisco que o JJ nos irá servir amanhã…
Para mim quero…
Que seja muito apurado e com o tempero para além das marcas…
“Três pitadas de sal”…servem…!!
Abraço e SL
7 Novembro, 2015 at 10:32
Completamente de acordo Sá.
7 Novembro, 2015 at 10:33
Estou geneticamente de acordo Sá mas gostava de fazer algumas notas.
Comprei o upgrade da Liga Europa da GB e ainda não fui ver nenhum jogo (já o sabia antecipadamente) e talvez com sorte vá ver o Besiktas. Mesmo que me tivessem dito que o objectivo era apenas tentar a fase de grupos (pelos vistos nem isso) teria comprado na mesma. Isto porque quero ajudar o clube em primeiro lugar. Tal não invalida que tenha ficado lixado com andarem a dizer que éramos candidatos a uma Liga Europa. Ao menos se assumisse abertamente o que se apostava. Mais não me parece correcto que publicamente se desvalorize a competição como foi feito pelo treinador. Porque isso acaba por passar para a equipa.
Como disse ontem esta atitude de JJ tem a ver com o facto de estar traumatizado com o ano em que podia ter ganho três competições e não ganhou nada. Continuo a achar que mais que o factor físico o que pesou foi a parte psicológica de ter levado um golo no Dragão aos 92 min . Mas JJ a partir daí interiorizou que só podia apostar no campeonato… acho que como prioridade está correcto (ou seja estás numa fase decisiva do campeonato e tens outra competição tens de optar pelo campeonato até porque já estamos há tempo excessivo sem o ganhar). Isso não foi feito na época passada quando tiveste o jogo do Wolfsburgo e dois dias depois ias jogar ao Dragão ainda com hipóteses de discutir o segundo lugar e o apuramento directo para a Champions e não poupaste titulares. Mas penso que ainda seria cedo para o fazer ou pelo menos para o assumir desta forma. Há ainda o risco de se as coisas correrem mal podes ter perdido a possibilidade de lutar por uma competição que tem equipas complicadas mas na qual em 11 anos tiveste em 4 deles equipas portuguesas na final e num a o até duas em simultâneo.
Também em relação a ser o primeiro ano do JJ isso é verdade mas temo que a convicção dele seja mais profunda e venha sobretudo do trauma que referi. Não te esqueças que nesse ano do triplo melão ele podia ter sido despedido e a carreira dele levar um abalo… acho que ele ainda não se libertou disso. Por isso é difícil que ele mesmo num segundo ano mude. Espero que lhe mostrem que é possível não fazer da Liga Europa uma prioridade sem andar a passar vergonhas, a baixar o ranking do clube ,.a perder receitas (já lá vai um milhão) e sem eventualmente afastar patrocinadores.
Quanto a quem pede a devolução do dinheiro é ridículo. Porque o compromisso é em primeiro lugar com o clube e deve ser incondicional. Depois porque se soubesse o que sei hoje teria de bom grado gasto não 25 mas 200 euros para ir ver o Sporting encavar daquela maneira os lamps. Não fui porque não costumo ir ao galinheiro mas teria aberto uma excepção.
Temos é todos de ajudar cada vez mais o clube e não recuar na primeira contrariedade – começa já em Arouca e continuará até ao fim. Que a lutar é árdua mas temos de vencer. SL
7 Novembro, 2015 at 10:49
genericamente e não “geneticamente” luta e não “lutar”
7 Novembro, 2015 at 11:31
E isso Leonissinmo!
Fui dos q ficou lixado c a nao rotatividade c o wolfsburgo q culminou c um desasatre fisico no Dragao.
E convem frisar q se nao estamos na Liga Europa o responsavel e o treinador q ficou em 3 lugar o ano passado.
Recordo q apesar de ficarmos sem william, de nos ter calhado um adversario q ja tinha mais um mes de competicao, so com canalhices de arbittagem e q Jesus nao conseguiu corrigir a falha de objetivos de Marco Silva! C um mes e meio de trabalho!
Agora cm se ve por ai…parece q e tds os anos q a 9 jornada (um quarto de campeonato) o lideramos…
TREZE ANOS SEM GANHAR CAMPEONATO!!
TREZE!!!
Tenha-se juizo e sangue frio!
Ps: obvio q fiquei furioso c resultado ate pq alguns minutos antes comecei a ver algo q me fez percepecionar o q ai vinha….
7 Novembro, 2015 at 10:48
Já que estamos na discussão também sobre 2as linhas, o Labiyad não teria qualidade para isso?
7 Novembro, 2015 at 13:59
O golo que marcou a Oliveirense prova que sim.
7 Novembro, 2015 at 16:14
Nem qualidade, nem carácter para isso.
7 Novembro, 2015 at 10:50
Boa abordagem, especialmente sobre de que lado os jogadores menos utilizados querem estar, provar que o JJ está errado ou mostrar que ele está certo em pô-los no banco.
Quanto à derrota propriamente dita, não é a primeira vez que perdemos na europa ou em portugal com equipas bem inferiores ao Sporting, e não será a ultima. E na história do Sporting faz parte das excepcoes. Ninguém gosta claro, mas faz parte do jogo.
Quanto à gestão do plantel do Sporting… Em toda a europa houve uma (!) equipa que ganhou tudo no ano passado, uma (!). Existem centenas de equipas a competir, dezenas delas com dinheiro “infinito” e no limite apenas uma (!) pode ganhar todas as competicoes em que participa, sendo que na esmagadora maioria das vezes nenhuma ganha tudo numa época, no entanto o Sporting tem a obrigação de ganhar tudo. Se não consegue é porque o plantel é fraco ou o treinador é mau ou a direcção não arranja dinheiro infinito… Sim porque ter dinheiro e os melhores garante alguma coisa… Basta ver quantas equipas na historia do futebol ganharam todas as competicoes em que competiram numa epoca.
Com isto, obvio que o Sporting tem obrigaçao de tentar ganhar sempre em qualquer circunstancia.
Em Arouca volta a regra.
7 Novembro, 2015 at 10:59
Concordo, mas uma coisa é dizer que é fácil uma equipa ganhar tudo… não é. É difíciimo. Outra coisa é passar vergonhas algo que infelizmente com o Sporting tem acontecido vezes demais. Esperemos que sirva de lição e sobretudo com a cultura de exigência que BdC quer e bem restaurar não volte a acontecer nos anos mais próximos.
7 Novembro, 2015 at 10:59
Boa posta Sá,
Ha uma coisa muito importante que o JJ mencionou, jogar a champions à 4a é uma enorme vantagem para o rendimento/recuperaçao dos jogadores, e mesmo à terça acaba por ser melhor que as quintas pois sempre tem a componente moralizadora de jogar a champions
7 Novembro, 2015 at 11:01
Isso que dizes de ele ter ficado traumatizado com o triplo melão e desde aí ter apostado só no campeonato cai um bocado por terra com o facto de no ano seguinte ter voltado a chegar à final da liga Europa…
O que se passa este ano é que ele quer mesmo ser campeão. Mais do que nunca! Ser campeão já este ano acabado de chegar ao Sporting e depois de ter sido bi no benfica. Quer mostrar a todos que ele é o melhor. Que foi só por ele que o benfica foi campeão e que só ele foi capaz de trazer o título de volta para Alvalade. Para atingir isto está a fazer as coisas de forma a ter sempre a melhor equipa possível 100% descansada para o campeonato.
A meu ver, ele não é o maior culpado da humilhação mas sim os jogadores. Não me fodam. Qualquer 11 que ele escolhesse tinha obrigação de ganhar aos albaneses. Bastava ter garra, vontade e motivação.
7 Novembro, 2015 at 11:02
Isto era para ser em resposta ao leonissimo…
7 Novembro, 2015 at 11:08
De facto voltou a ir à final da Liga Europa mas nessa época a nível interno não existiu Porto e o Sporting deu luta até Fevereiro apenas o que lhe permitiu gerir as coisas de outra forma além de ter um plantel vasto num ano em que o Carnide investiu como nunca… Para mim não há dúvida que esse trauma condicionou a forma de pensar de JJ. Mas é a minha opinião
7 Novembro, 2015 at 12:02
Nao me parece trauma leonissimo…choque c realidade q levou a pragmatismo…
JJ conseguiu o ano passado c o pior plantel de sempre do seu reinado fazer 85pts ..ficou a 1 do record de Mourinho…goste-se ou nao…foi eficaz!
7 Novembro, 2015 at 11:05
Grande post Sá e sempre um prazer ler o que escreves …Esta lá tudo o puxão de orelhas …o que entendes ser a nossa abordagem …o papel da Direção …o.papel do treinador ..tudo …como disse senti me desiludida mais pela atitude do que pelo resultado …. agora é amanhã e para ganhar sem dar margem de dúvidas
7 Novembro, 2015 at 11:09
Provavelmente todos o que fizeram o upgrade, tê-lo-iam feito à mesma. Afinal de contas são os mesmos que dizem sempre presente.
Agora se a fasquia estava tão baixa que até não passarmos esta merda de grupo é normal e aceitável, algo vai mal no reino do leão.
E os meus níveis de azia continuam altíssimos.
7 Novembro, 2015 at 11:18
Quando se diz que apenas Bruno Paulista e Matheus mereciam outro desfecho, penso que se está a esquecer Esgaio. Embora o nazareno tenha tido algumas falhas, dá ideia de que deu tudo e aos 90 minutos ainda fazia piscinas com raça.
Em relação ao upgrade LE, acho ridícula a posição de quem se sente defraudado. Já se percebeu que o treinador, e talvez a Direcção, não dá prioridade a esta competição. O que poderia o Clube fazer?
– Vender os bilhetes para os jogos a 1 euro?
– Não vender bilhetes?
– Vender o upgrade mas avisar: “Estamos a borrifar-nos para isto, o melhor é não comprarem”?
Esta mentalidade de cliente que alguns adeptos têm sempre me fez confusão. Parece que estão a comprar um serviço, que quando lhes não é satisfatório merece ser reembolsado.
Será que o Sporting deveria ter recusado a receita do upgrade?
7 Novembro, 2015 at 11:27
Em relação ao upgrade o Sporting fez o que tinha a fazer, como fez em todos os outros anos anteriores, como outros clubes o fazem neste ou noutro ano qualquer da sua existência.
Estratégias de marketing sempre existiram, mesmo quando a palavra “marketing” não existia.
Quem não quer não compre, seja Inácio, sempre é menos um a agoirar no estádio.
7 Novembro, 2015 at 11:37
( Talvez esteja na hora de perceberem que se sente defraudado não é por causa da merda do dinheiro )
Já se percebeu quando?
Sim, sinto-me defraudada. Teria comprado à mesma, se me tivessem avisado que não estávamos sequer interessados em passar a fase-de-grupos. Pelos vistos muitos perceberam que não estávamos interessados numa coisa que se chama “BRIO”. Eu não percebi. Mas se calhar o problema é meu, por exigir ao Sporting outra postura nas provas que disputa.
7 Novembro, 2015 at 11:50
Nesse sentido também me sinto defraudado, naturalmente. Até porque nunca tinha ouvido falar em desprezar competições no Sporting.
Agora, quando há pessoas que vêm dizer, depois das derrotas, que se sentem enganados e não deveriam ter gasto dinheiro no bilhete (neste caso, no upgrade), aí pergunto-me sempre o que será, para eles, o Sporting ou outro qualquer clube?
7 Novembro, 2015 at 12:00
Falo por mim. Digo e repito. Eu teria feito à mesma o upgrade. Mas acho que as pessoas teriam sim o direito de saber que isto não contava para nada. Eu queria que não me tivessem dito que iam tentar ganhar a LE. Tenho consciência ( e acredito que a maior parte de nós) que para já não podemos ir a todas, mas deixarem o brio de parte? Querem ser respeitados na Europa e não se dão ao respeito? Andamos a assobiar hinos e o c…… e depois está-se tudo a cagar para as figurinhas que fazem? Ainda temos que ouvir dizer “jogámos mal, mas não fomos humilhados”?
Estou piursa!!!!
7 Novembro, 2015 at 14:32
Maria,
Imagina que tens duas mãos.
Imagina que nos últimos anos mal tens usado a mão esquerda e tens trabalhado muito pouco e mal a mão direita.
Não deixas por isso de ter duas mãos.
Mas há um ano que decides mudar tudo na tua vida e começas a treinar a mão direita como deve de ser, até esta ter fotça suf para passado dois anos ter possibilidades de começares a judar a mão esquerda a evoluir.
E por um grande acaso ganhar o brinde ou prémio regularidade do teu ginásio, e dizem que vais passar a ter o melhor personal trainer.
Passado 3 meses e porque o teu personal te diz: – Maria essa tua mão esquerda continua uma lastima. Tens de treinar muito mais com a direita e além disso se fosse a ti e porque tens ainda ai uns vaucher, devias gastar este Natal. Para que no final do Ano a tua mão direita esteja no ponto e para o ano que vem pomos a esquerda muito melhor.
…. ficas toda fodida???
Se calhar ficavas… mas depois de uma boa introspeção percebias que tinhas de treinar muito mais para lá chegares, certo?!
Ou no teu estado perfeito, achas que o Sporting está preparado para atacar tudo e todos e ganhar a todos e tudo?
Teres o melhor Presidente e o melhor treinador não te chega para acreditares no que vês?
7 Novembro, 2015 at 11:45
O clube nem precisava de dizer que se estava a borrifar mas também não precisava de dizer que ia tentar ganhar a competição. Há uma diferença grande…
7 Novembro, 2015 at 11:55
Aqui e q tocas no ponto…comunicacionalmt mal
..
7 Novembro, 2015 at 12:13
Averdade é que mesmo com 2ªs linhas era (ou é) acessível a passagem à 2ª fase…
Simplesmente aconteceu o impensável…
Mas não é por isso que vou começar a “derreter” o JJ o BC a equipa…
Vamos mas é “calçar” as chuteiras e vamos meter 3 em Arouca…!!
SL
7 Novembro, 2015 at 11:41
“Quem tudo quer tudo perde”
” If you chase two rabbits you will lose them both”
13! THIRTEEN ! DREIZEHN!
TREZE ANOS SEM SER CAMPEAO!
E agora o designio e a liga europa…
JUIZO!!!
7 Novembro, 2015 at 11:42
Epá….não inventes.
Alguém aqui está a exigir que se ganhe a LE?
Agora não passar aquela merda de grupo?
Pensamento pequenino, o teu.
7 Novembro, 2015 at 11:43
Levar 3 do lokomotiv?
Levar 3 do rebéubéu?
7 Novembro, 2015 at 11:48
Nos outros anos não temos dito que tentamos ganhar a competição… Para que é que este ano era preciso.? Marketing ? Por amor de Deus …(e o marketing negativo para os anos seguintes ?). Vamos em frente mas por favor poupem-nos a mais vergonhas com mijas na escada que se andam a servir do Sporting para escrever a sua própria história. (Isto para dizer que estou de acordo contigo Maria 😉 )
7 Novembro, 2015 at 12:15
Olhe minha amiga…
Se tivessemos levado 3 dos …”pardais ao cesto”…ainda seria pior…!!
Beijinho e SL
7 Novembro, 2015 at 14:35
levas te 3 do réubéubéu??
Só essa falta de respeito por essa equipa te faz merecer a derrota.
Em quanto não começarmos a respeitar os adversários não vamos ganhar nada.
Se perder com o Arouca vais me ver fodido, mas não vou dizer do Sporting ( Raios e corriscos).
7 Novembro, 2015 at 14:42
O mesmo respeito que tu demonstras com o Sporting, que para ti levar 3 do rebéubéu é normal, desde que ganhes o campeonato da segunda circular.
7 Novembro, 2015 at 16:30
Amigo Tadeu, pela minha parte referia-me aos galináceos…
Pegando no dito…: “Rebéubéu…pardais ao cesto…”…
Foi aí que “quis chegar”…
Eu respeito o Arouca, como respeito todos os adversários…que nos respeitem a nós…!!
Abr e SL
7 Novembro, 2015 at 18:01
Tadeu… a equipa é respeitável, mas podemos brincar com o nome até para mostrar que não se trata propriamente de um tubarão, mas de um ilustre desconhecido, certo? Até para dizer que é completamente anormal levar 3-0 destes “ilustres” albaneses…
8 Novembro, 2015 at 3:17
Mas alguém consegue escrever aquela nome sem ir ao google copiar? 😉
8 Novembro, 2015 at 10:32
🙂
7 Novembro, 2015 at 11:52
Tds concordamos c isso…pelo q ja me devias conhecer …mas a tua pergunta devia era ser respondida pela equipa q entra em campo…
7 Novembro, 2015 at 11:42
Há duas coisas que me irritam sumamente neste post. Não as deixarei passar em claro.
1. A generalização. Todos aqueles que se sentem enganados queriam ser ressarcidos e, desse modo, provam que alimentam uma relação simétrica com o clube – dão-lhe algo, logo o clube tem de lhes dar algo em retorno.
Isto é uma dupla afirmação abusiva. Eu sinto-me enganado porque foi afirmada uma ambição em relação à Liga Europa sem qualquer correspondência com a realidade. Por outras palavras, essa ambição foi um mero engodo para “atrair” os sócios e adeptos a gastarem mais uns cobres com upgrades e aquisições de bilhetes para os jogos da fase de grupos da Liga Europa.
À semelhança da Maria, por amor ao clube teria em qualquer circunstância feito o upgrade. Simplesmente, não gosto de me sentir ludibriado, muito menos pelo meu próprio clube.
2. A mania, que o Sá partilha com tantos outros por aqui, de se arrogar em juiz da qualidade sportinguista dos outros. Mas quem é que julgas que és, Sá, sempre a apontar o dedo aos outros?
Dá vontade de perguntar, quantas gameboxes adquiriste este ano? E ao longo da tua vida? E upgrades de gamebox, quantos e quais fizeste? E gameboxes das modalidades? E quantas “missão pavilhão” adquiriste? De quantos sócios pagas as quotas? Já compraste, e quantos compraste, upgrades ou bilhetes para o jogo da Taça de Portugal frente ao Benfica?
Ah, já sei, uma vez que se veda aos sportinguistas que esperem que o clube lhes dê algo de volta, o que dão individualmente ao clube não pode constituir critério de hierarquização entre eles. É uma dádiva pura que não pode ser conspurcada por contabilidades mesquinhas. Assim, não é pelo números de anos de sócio ou pelo que se gasta todos os anos com o clube que se estima a “grandeza adepta/associada.” Belo expediente. Preserva aqueles que não dão um chavo, ainda por cima permitindo-lhes pronunciarem-se da “torre de marfim”, com arrogância e, pasme-se, acréscimo de legitimidade, sobre quem o faz.
Bardamerda, Sá.
7 Novembro, 2015 at 11:52
“Eu sinto-me enganado porque foi afirmada uma ambição em relação à Liga Europa sem qualquer correspondência com a realidade.” – Foi por isso que fizeste upgrade?
7 Novembro, 2015 at 13:03
O sentimento é recíproco. Bardamerda para ti também.
Faço apenas a transcrição de uma passagem do teu comentário and, I rest my case.
“Ah, já sei, uma vez que se veda aos sportinguistas que esperem que o clube lhes dê algo de volta, o que dão individualmente ao clube não pode constituir critério de hierarquização entre eles. É uma dádiva pura que não pode ser conspurcada por contabilidades mesquinhas. Assim, não é pelo números de anos de sócio ou pelo que se gasta todos os anos com o clube que se estima a “grandeza adepta/associada.” Belo expediente. Preserva aqueles que não dão um chavo, ainda por cima permitindo-lhes pronunciarem-se da “torre de marfim”, com arrogância e, pasme-se, acréscimo de legitimidade, sobre quem o faz.”
O Sporting, felizmente, não veda nada a ninguém. Pode ser do Sporting o rico, o pobre, o honesto e o desonesto, o branco ou o preto. Mas há gente que por ser mais velha e, naturalmente, por ter contribuido durante mais tempo pensa que tem este direito de escrever as palermices que quer porque, no seu íntimo, julga-se mais sportinguista que os comuns mortais. É o teu caso e manifesta-se, praticamente, em todos os comentários que escreves. Sobre isso, duas coisas: a primeira, um agradecimento genuíno por contrbuires e ajudares o clube durante tanto tempo. Espero chegar à tua idade e poder continuar a fazer o mesmo. A segunda é simples, podes medir militâncias, sportinguismos, pilas, o que quiseres. E no teu critério, sim, és mais sportinguista do que eu. Parabéns. Ganhaste o concurso da antiguidade. E o teu prémio é…..3475649 votos para entregar nas eleições do clube. Espero, ao menos, que os tenhas entregue bem, a quem está a servir o clube em vez de quem esteve tanto tempo a servir-se dele.
Não penses que és mais sportinguista que os outros só porque és mais velho. Os teus direitos de antiguidade estão reflectidos nos votos que tens. Não vales mais que um sportinguista que acabou de nascer e cujo pai acabou de pagar a sua primeira quota, ao contrário do que tu pensas. O que aumenta para ti é a responsabilidade de saber que os teus votos podem, de facto, fazer diferença. E pelos 15 anos que estivemos na merda, só posso dizer que fizeram uma diferença do caralho. Os teus e os de todos que pensam que o Sporting é deles porque andam nisto há mais tempo. E de facto era. Mas isso acabou.
7 Novembro, 2015 at 18:07
Retirar do que escrevi – que transcreves – ou de outra qualquer posição que antes tomei que me auto-atribuo um estatuto ímpar das duas uma: é intelectualmente desonesto ou estúpido.
Não tenho, nunca tive e nunca terei pretensão de ser “guardião do templo” ou outra qualquer espécie que possa reivindicar uma posição superior ou um quinhão especial no/do Sporting.
A não ser em casos absolutamente excepcionais (o ROC, por exemplo, cuja intransigência sportinguista cede facilmente diante dos seus interesses económicos), não teci, não teço e não tecerei nunca juízos de valor sobre o amor e a devoção sportinguistas de quem quer que seja. Nem sequer do Trolha, que me chama toda a espécie de nomes dia sim dia sim, pondo-se assim a jeito de uma valente e torpe retaliação (ironizo mas devo clarificar a ironia: não esconderei que, apesar dos epítetos com que me mimoseia, acho piada ao Trolha).
Há gente que adora o clube, que não concebe a vida sem o Sporting, que não é, nunca foi e provavelmente nunca será associada do clube. Ou que nunca esteve em Alvalade. Quem seria eu para ousar apontar o dedo nem sequer conhecendo as suas razões?
O que fizeste na tua réplica é um velho truque repelente da propaganda rasteira. Fazer crer que outrem é portador de propriedades/características criticáveis para (mais facilmente) o demolir a seguir.
Tu é que reservas para ti a função de garante do “puro sportinguismo,” que tu mesmo defines e te encarregas de aplicar para, qual polícia de bons costumes, detectares falhas no carácter sportinguista de terceiros – quando mais não seja, uns malandros, como eu, que se arrogariam o direito de sequestrar o clube.
É espantoso que um tipo que faz isto, que se auto-posiciona como o intérprete da “divindade,” tenha o desplante de acusar terceiros de se instalarem numa posição de superioridade/ascendente (moral) sobre os demais (sportinguistas).
P.S. Em 2011 votei no Bruno de Carvalho para Presidente do Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal. Teria feito o mesmo em 2013, não fosse o Presidente da Assembleia Geral negar-me, com uma justificação estapafúrdia, o voto por correspondência que solicitei por estar no estrangeiro em trabalho na data da eleição. Não obstante todas as minhas (às vezes severas) críticas, votarei no Bruno de Carvalho no próximo momento eleitoral.
7 Novembro, 2015 at 19:22
Um esclarecimento. Não te mandei à merda. A expressão final era um desabafo dirigido a sublinhar que o que escreveras me irritara. Não sendo mais, aqui admito que tenha induzido a interpretação mais “personalizada.” Lamento o desfecho infeliz.
7 Novembro, 2015 at 11:48
Sá, seu sacana, tens em mim um efeito apaziguador. O texto está brutal, como sempre. Bem pensado, cuidado, estruturado e esclarecedor.
Os meus níveis de azia já baixaram ligeiramente mas ainda estão longe do nível 0.
Lucidez do caraças, a que tu tens!
Concordo contigo mas nunca o conseguiria dizer da forma que tu dizes. Porque não tenho a capacidade de, de uma vez, ponderar todas as variáveis e peças do puzzle (em mim, elas vêm como que às prestações 🙂 ).
Parabéns e grande abraço!
Fazes falta nas roulotes e no estádio!
7 Novembro, 2015 at 11:51
Já agora só uma coisa mais e em que estou de acordo com o post:
Apoia-se o Sporting não porque se querem garantias de vitórias mas porque se adora o clube e se quer aumentar as possibilidades do clube ganhar com esse apoio.
Vamos em frente ganhar ao Arouca que isso é que importa agora.
7 Novembro, 2015 at 11:54
Isso devia ser óbvio para todos, Leonissimo!
Abraço e que seja um fim-de-semana de leão!
7 Novembro, 2015 at 11:58
Abraço também. Já chega de Rebeubeu…
7 Novembro, 2015 at 16:36
Se eu apoiasse o Sporting só quando ganhamos…
Ui, ui…teria tido um período terrível na minha vida de sportinguista…
Até tinha “ganhado musgo” nas mãos por andar tanto tempo sem bater palmas…!!
Ser Sportinguista…?
Ou se é ou se não é…não é o tempo que nos “torna verdes” …
Isso “funciona” é com o bronze…!!
SL
7 Novembro, 2015 at 11:54
Faço aqui uma pergunta franca porque realmente não sei:
Quem falou em chegar à final ou algo semelhante? E quando foi isso?
7 Novembro, 2015 at 12:03
Do Adrien, ouvi eu.
E é capitão de equipa…..
7 Novembro, 2015 at 12:14
LOL
7 Novembro, 2015 at 12:21
Na conferência de imprensa de antevisão do encontro de quinta-feira com o Lokomotiv de Moscovo, Adrien foi claro: “É verdade que a Liga Europa não era o nosso objectivo principal. Queríamos a melhor das competições europeias, mas não vale a pena pensar mais nisso. Agora é entrar para ganhar. É uma competição de prestígio e chegar à final, que é o nosso grande objectivo”.
7 Novembro, 2015 at 12:28
Obrigado, Maria.
Parece, então, que não existe uma comunicação uniformizada de todos os elementos do clube.
Sendo capitão, Adrien deveria ter um discurso mais cuidado e semelhante ao do treinador e da Direcção. No entanto, já se sabe que os jogadores nem sempre são muito fluentes e aquilo que dizem é uma espécie de cassete.
De qualquer forma, acho que é de se relativizar o que um jogador diz – e já temos exemplos mais do que suficientes para sentir que temos que o fazer, por muito boa que seja a intenção desse jogador.
7 Novembro, 2015 at 16:38
Então…
Mas o Sporting (nem que entre com os juniores…) nunca pode entrar que não seja para ganhar…!!
Nem sempre ganhará…mas a ideia é essa…!!
L
7 Novembro, 2015 at 12:24
«Estar na Liga Europa não era o nosso objetivo inicial, mas agora não vale a pena pensar nisso. Temos de entrar para ganhar. É uma competição de prestígio e nós queremos chegar à final.»
Foi isto que o Adrien disse, sentado ao lado do Jesus, antes do jogo contra o Lokomotiv e quando questionado sobre o facto de não ter atingido a fase de grupos da Champions.
7 Novembro, 2015 at 12:28
Obrigado, Cherba.
7 Novembro, 2015 at 14:44
Eu com 25 anos também queria muita coisa. Depois a vida ensinou me que tenho que fazer escolhas… apenas porque não sou o Super Homem que julgava ser.
Não retira verdade às palavras do Adrien nem retira verdade à derrota contra os Albaneses.
Se tivéssemos ganho, maravilha… não ganhamos, pena.
Queremos ganhar o campeonato!
O que vier por acrescento, é bónus!
7 Novembro, 2015 at 11:55
E eu não espero do meu clube garantias de vitórias. Se não já há muito tempo que não era do Sporting. Quero que se faça tudo para que os atletas que o representam dêem tudo em campo e não envergonhem não os adeptos mas o clube. E que não se criem expectativas que à partida se sabe não se irem cumprir. Os sportinguistas apoiarão sempre e agradecem isso.
7 Novembro, 2015 at 11:57
Eu não considero que se tenha dado à partida a uefa como não interessando, o que acho é que se assumiu que a fase de grupos seria para jogar com segundas linhas e que se acredita(va) no apuramento.
Desta forma não se iria “prejudicar” o campeonato e ia-se tirar partido de perdas de pontos dos adversários que estão na champions.
Risco assumido que sabiam perfeitamente que poderia correr mal, pois apesar de praticamente qualquer um destes jogadores já ser jogador de equipa principal, uma coisa é pegar-se em 1 ou 2 e metê-los dentro da equipa outra é por esses 11 a jogarem juntos.
Esta é fase que geralmente se faz os candidatos ao título, assumiu-se esta estratégia e para a uefa (em principio) correu mal, para o campeonato até agora está a correr bem.
Se concordo com esta estratégia? Penso que a rotação deveria ser mais moderada, até para não prejudicar tanto os jogadores que vão sendo suplentes, no entanto, noutros anos, quantas vezes verificámos que esta mesma estratégia acabou por não dar frutos em ambas as competições e criticou-se isso mesmo?
7 Novembro, 2015 at 12:11
Eu tb gostava de ter sol na eira e chuva no nabal….
7 Novembro, 2015 at 14:27
Qd oico falar em 350 mil euros…
.nao vi nem metade da escandaleira qd o treinador do ano passado falhou um objetivo de 12 milhoes de euros…
Jessus nao abdica um milimetro de qualificar direto pa champions 12 milhoes ..e o prob sao os 350 Ks???
Ue? E o burro sou eu? O ruim sou eu??
7 Novembro, 2015 at 16:26
Estou como tu. Não acho que a estratégia fosse “cagar” para a LE. Quisemos foi passar a fase de grupos com as 2as linhas.
Ainda acho que isso seria até exequível não fosse a palermice do empate na Turquia e agora esta vergonha na Albânia. O culpa aqui tem que ser assumida pelos jogadores que simplesmente não tiveram brio profissional. Conto com uma resposta inequívoca contra o Arouca.
7 Novembro, 2015 at 12:05
Deixo aqui um quase-off….
Fui só eu que reparei como a lã-pionagem teve uma sexta-feira muito mais agradável?
Era vê-los de sorriso nos lábios… a mandar a boquita… “então aquilo ontem correu mal…”.
É deixá-los pousar….
7 Novembro, 2015 at 12:38
As nossas derrotas é que são a verdadeira alegria desses merdas. O Rebeubeu deu mais alegrias a esses gajos num jogo que o Rui Derrota em 4 meses
7 Novembro, 2015 at 12:13
Com menos conversa e mais precisão: Aqueles profissionais de futebol envergonharam o Sporting Clube de Portugal, naquele jogo, com falta de atitude e enpenho!!!
Ps. Como já fizeram o contrário noutros.
7 Novembro, 2015 at 12:21
empenho
7 Novembro, 2015 at 12:14
Sá, só não ponderaste um conjunto de variáveis de curto/médio prazo que nos vão certamente afectar caso a prestação europeia seja mesmo para descartar.
Desculpa ter de colocar um link para explicar mas pensei muito nisto durante o dia de ontem e anotei no caderninho.
http://grandeartistaegoleador.blogs.sapo.pt/como-os-maiores-da-europa-306409
7 Novembro, 2015 at 12:25
Ja para não falar do facto que quem ocupa o 36º perdeu (e á grande) com 242º…
7 Novembro, 2015 at 12:16
“Acredito que o Sporting tem valor para ganhar a Liga Europa. Queremos ir o mais longe possível mas o maior objectivo é ser campeão nacional” – 16.09.2015 Jorge Jesus
Fico-me por aqui.
7 Novembro, 2015 at 12:41
Malta,
Fiz a compra do Upgrade para o derbi+Paços mas não recebi confirmação nenhuma (email).
É normal certo? Ninguem recebeu?
7 Novembro, 2015 at 12:48
Sim. Guarda o comprovativo.
7 Novembro, 2015 at 14:38
Thanks Maria!
7 Novembro, 2015 at 12:46
Não quero insistir muito neste assunto até porque queremos é devemos virar a agulha.
Eu não tinha como objectivo principal ou mesmo acessório ganhar a Liga Europa. Quero é ser campeão. Porque esse é o nosso lugar natural e ainda por cima porque desse modo vêm logo 12 milhões no mínimo
Mas não quero é que o clube seja envergonhado, perca prestígio , diminua o ranking , perca receitas e não atraia patrocinadores . Não quero que mija saibas na escada escrevam a sua história à custa do Sporting. Apenas isso. Bom fds e venha o Arouca
7 Novembro, 2015 at 12:47
“mijas na escada”
7 Novembro, 2015 at 13:00
“Porque se há coisa que me irrita mais do que ler os comentários em dias como o de ontem, é ver que existem Sportinguistas que continuam a achar que o clube lhes deve alguma coisa.”
Só podes estar a brincar. Que me venham com aquele chavão do “pergunta o que podes fazer pelo Clube e não o que que Clube pode fazer por ti”, tudo bem.
Agora que o Clube me deve alguma coisa? Deve, sim! O Clube deve TUDO aos seus sócios.
7 Novembro, 2015 at 13:01
Já disse o que tinha a dizer sobre isto. Embora Sporting!!!!!
7 Novembro, 2015 at 13:02
Esta derrota só veio demonstrar a fragilidade da cabeça de certos Sportinguistas bananinhas, que ao mínimo deslize entram em modo “cai o Carmo e a Trindade”.
Tivéssemos levado 3-0 no dérbi, tinha caído o céu sobre a terra neste blogue. Era logo tudo posto em causa.
Uns começavam logo a pintar estandartes “Eleições JÁ”. Outros bandeiras de 5 metros quadrados “UMA VERGONHA, VOCÊS SÃO UMA VERGONHA”.
Que grandíssimos mariquinhas, foda-se.
7 Novembro, 2015 at 17:28
Trolha, obrigado. Apenas isto.
7 Novembro, 2015 at 13:19
E se no final deste “drama” todo, o SCP ganhasse mesmo a LE?
7 Novembro, 2015 at 13:45
E o campeonato… 😀
7 Novembro, 2015 at 14:27
O Sporting vai ser eliminado na Liga Europa, mas ganha o Campeonato Nacional. Não tenho duvidas de que vamos ganhar esta merda, caralho.
7 Novembro, 2015 at 13:26
Obviamente que toda a malta ficou furiosa, em brasa…esta época ainda não tinhamos levado um pontapé nos tintins…um daqueles de ficar sem respirar um bom bocado!
Foi mau demais. Foi.
Humilhante até dizer chega! Foi. ( até olés os albaneses cantaram fdss )
Ah e tal jogou com as segundas linhas…
Na 1ª volta com os mancos cá também jogou esta equipa, mais jogador menos jogador por isso essa parece-me uma falsa questão.
Eu se fosse segunda linha quando tivesse uma oportunidade de mostrar serviço não a quereria desperdiçar mas a verdade é que isso não aconteceu.
A malta deve ter achado que bom é jogar na Taça de Portugal e na Liga Europa que essa merda o campeonato não interessa para nada!
Correu mal, ninguém deu uma para a caixa, ( Paulista continua a esforçares-te que a oportunidade já a agarraste ) tudo dava para o torto desde o inicio ( aquele vermelho ao Patricio ficou-me entalado ) como tal as expectativas depois daqueles primeiros minutos não podiam ser muitas.
Amanhã em Arouca voltamos a ter os melhores, esta deslocação já foi apagada do disco rigido, o líder do campeonato está de volta e com ele os guerreiros do costume: o melhor guarda redes português da actualidade, o melhor central português ( Paulo, Paulo, o que dá jogares no clube que jogas e não teres “boa imprensa” ) dois médios box to box que fazem todas as posições do meio campo como são Adrien e João Mário, um mágico, tecnicista, com futebol perfumado como poucos mas que ainda não ganhou o respeito dos seus adeptos como é Bryan Ruiz e na frente o panzer, o nosso demolidor: Islam Slimani!
Que pena não ter chegado ao clube uns 3 ou 4 anos mais cedo. Teria sido dos melhores pontas de lança da europa tal a evolução que teve desde que está no Sporting!
Só mais uma nota: eu renovo a GB pelo Sporting, eu faço o upgrade competições europeias pelo Sporting e não se é para ganhar ou se jogamos contra a equipa A ou B.
Eu sou Sporting, vivo Sporting, respiro Sporting nas vitórias e, sobretudo nas derrotas que é quando me dá mais raiva e mais orgulho em defender os meus!
VIVA O SPORTING!! SL
8 Novembro, 2015 at 10:33
Bom post Alcides
7 Novembro, 2015 at 13:32
Meus amigos,
Desculpem o off tópic…
Por motivos de trabalho tenho estado ausente nos comentários… O blog tem diariamente a minha visita mas raramente tenho comentado…
Necessitava de ajuda… No dia do Sporting – carnide viajarei para Paris… Algum de vos conhece um restaurante em que, garantidamente, passe o jogo… Com uma criança pequena?
Agradecia muito a vossa ajuda.
SL
7 Novembro, 2015 at 18:27
Certamente haverá algum núcleo de Paris? Talvez associado ao Sporting de Paris?
7 Novembro, 2015 at 13:43
Aqui só há 2 coisas, ou a maioria dos jogadores não tem valor para
representar o Sporting e não podemos contar com eles ou o
treinador não está a estimular como deve ser os reservas. A direção
tem que tirar as suas ilações. Penso que o plantel necessita de
mais 2 ou 3 jogadores.
7 Novembro, 2015 at 13:49
Muito bem Sá é isso mesmo…
7 Novembro, 2015 at 13:54
Dos que jogaram o único que me preocupa e que me deixa interrogações é o Ewerton… Na minha opinião temos plantel mas o JJ parece-me que não tem muita confiança na segunda linha!
7 Novembro, 2015 at 15:26
Ter na A um central ” de cristal” e outro sem experiência, pode chegar para as encomendas, mas com facilidade se torna curto.
7 Novembro, 2015 at 23:37
É para os ‘iluminados’ (pardon the pun) que já sentavam o Naldo em favor do Ewerton…
7 Novembro, 2015 at 14:17
Convém separar um pouco as águas. O SPorting (clube e sad) não se está a borrifar para a liga Europa. O Jesus, sim. Mas como o BdC ainda não faz as equipas….
A questão do upgrade é uma falsa questao.
O problema, parece-me, é andar a pedir sacrifícios de 50 aos sócios e adeptos, quando se deita para o lixo jogos de 350 mil euros. Como ficamos?
7 Novembro, 2015 at 14:28
O presidente vive para o clube. O Jorge Jesus vive para a sua carreira.
Espero ter sido esclarecedor.
7 Novembro, 2015 at 23:31
12 m se entrares directo na champions .
…
Ora bem, além do facto de seres campeão nacional acho que isso vale, trinta e tal vitórias na liga europa…….
Mas atenção, não há garantias, podemos chegar a maio a chuchar no dedo.
7 Novembro, 2015 at 14:19
Ah e os jogadores quando assinam contrato com o Sporting, que eu saiba não estão proibidos de fazer 2 jogos numa semana!
7 Novembro, 2015 at 14:29
lol onde isto já vai.
Lá tinha de vir a conversa da rotatividade do plantel e a não rotatividade do plantel.
Tanta rotatividade mental já me está a deixar zonzo.