De vez em quando há jogos assim. Jogos em que os 11 jogadores que entram em campo não mandam uma para a caixa. Seria mais fácil começar a bater naqueles que eu não gosto e passar-lhes já o atestado de incompetência que muita gente estava mortinha para passar. Mas como praticamente todos estiveram mal, tenho de pensar que o problema foi colectivo e, mais grave ainda, de motivação. Todos os jogadores que entraram ontem já nos brindaram com boas exibições numa determinada altura dos seus percursos no Sporting. O próprio treinador já elogiou a maioria deles.
Assim sendo, passemos já à conclusão óbvia: há alguns jogadores que fazem parte das segundas linhas que estão a lidar mal com essa condição. Se há coisa que eu aprecio é quando um suplente está fodido com esse estatuto e utiliza esse sentimento para ganhar um lugar entre os titulares. Já quando se acomoda a esse estatuto ou a frustração se manifesta em campo, é motivo para preocupações que, em última instância, até podem acabar com a saída desses jogadores do clube. Se cada jogo da Liga Europa é uma oportunidade de ouro para perceber quem quer ser titular, então tenho de concluir que pelos vistos ninguém quer ser. Já levámos 3 do Lokomotiv e agora levámos 3 do Skenderbeu em dois jogos que são fotocópias um do outro. Há duas excepções: Bruno Paulista e Matheus que não jogaram o primeiro jogo e ontem foram dos poucos que tentaram remar contra a maré. Portanto, se há dois jogadores que merecem mais minutos no campeonato, são estes dois. Os outros apenas demonstraram que é no banco que, neste momento, merecem estar. E só eu sei o que me custa escrever isto, porque estou a falar de jogadores que eu, pessoalmente, aprecio.
Não vale a pena relativizar a vergonha de ontem. Mas também não vale a pena fazer disso uma tempestade num copo de água. E, acima de tudo, é preciso contextualizar. Estamos a falar de uma competição que o próprio treinador desvalorizou e isso, bem ou mal, acaba por influenciar a motivação dos jogadores. Por outro lado, o próprio jogo foi aquilo que nenhuma equipa deseja para si: sofrer um golo na primeira vez que o adversário vai à nossa baliza, sofrer outro e uma expulsão na segunda vez que lá vai e sofrer o terceiro num erro patético do guarda redes que entrou. Se a reacção sempre esteve difícil, depois daquele segundo golo e expulsão ficou impossível. Ainda assim, seria bom ter visto a fibra desta malta que, mesmo não conseguindo, podia ter tentado. Mas sobre isso já escrevi acima.
Pessoalmente, já dissequei o jogo de ontem e já mudei o chip para Arouca. Mas há muita gente que aproveita estes jogos que, felizmente, são cada vez mais excepção a uma regra que nos coloca, de momento, no primeiro lugar e que já nos rendeu duas Taças desde que BdC pegou no clube. E que regra é essa? É a regra que diz que jogos como o de ontem são a excepção. Que aquilo que se passou ontem, não deixando de ser um escândalo, também já não acontece muitas vezes. Voltando a esses digníssimos Sportinguistas, eles aproveitam todo e qualquer desaire para desancar nos jogadores, no treinador, no presidente e debitam uma teoria que, para mim, é a coisa mais ridícula e mais patética que já li: a teoria de que o clube não devia colocar à venda bilhetes e upgrades para a Liga Europa porque o próprio clube não quer ganhar a competição. Ou que o clube devia reembolsá-los pela vergonha. Isto, para mim, é a perfeita definição do adepto das vitórias. Quando fomos à capoeira dar 3, esses adeptos provavelmente acharam “normal”. Hoje querem reembolsos e sentem-se enganados. Alguém apontou-lhes uma arma? Foram obrigados a comprar os bilhetes ou a fazer o upgrade? Na próxima vez, ao invés de reclamarem, não comprem o bilhete. Porque se há coisa que me irrita mais do que ler os comentários em dias como o de ontem, é ver que existem Sportinguistas que continuam a achar que o clube lhes deve alguma coisa.
Ser adepto ou sócio de um clube não dá direito a exigir o que quer que seja só porque se contribui. Apenas dá o direito de mudar alguma coisa se o rumo não for o correcto. A exigência, essa tem de ser exercida por quem dirige o clube e o grupo de trabalho. E, acima de tudo, tem de ser exercida pelos próprios atletas em relação às suas prestações. A “nossa” exigência não é mais do que um eufemismo para uma frustração em relação a uma ou outra exibição. Temos de ser exigentes? Claro, estamos no Sporting, um clube que tem a responsabilidade de entrar em campo sempre para ganhar. Mas será que essa “exigência” nos torna imunes a jogos como o de ontem? Nem por sombras. Humilhações como a de ontem acontecem ao Sporting e ao Real Madrid. Então, a questão que se põe é: como devemos exercer essa exigência? – resposta, para mim, é clara e tem de ser dada em duas vertentes: primeiro, no apoio. A melhor forma de exercer a nossa exigência é deixar claro que naquilo que é nosso dever, não falhamos. Ou seja, fazer sentir aos jogadores que não vai ser por nós que não vão ganhar jogos. E, segundo, avaliar a direcção e perceber se jogos como o de ontem são excepções ou começam a ser uma regra e, consequentemente, fruto de uma eventual deficiente gestão desportiva.
Pegando nesta última, BdC tem a obrigação de deixar claro a Jesus que um clube como o Sporting não pode “escolher” competições. Por outro lado, também deve perceber que a profundidade do plantel, provavelmente, não será suficiente para “ir a todas para ganhar”. Parece contraditório e é, mas por isso é que ser presidente do Sporting não é para todos e requer o entendimento de todas estas questões. A forma de resolver isto é ir dando mais e melhores jogadores para poder gerir com mais segurança e aumentar a competitividade do plantel. Por outro lado, também é preciso entender, nós e o presidente, que estamos no primeiro ano de Jorge Jesus. Estes percalços são compreensíveis num primeiro ano e, sobretudo, quando se tratam de jogadores menos utilizados. Se a equipa habitual está a crescer a olhos vistos, os menos utilizados começam a ver a titularidade por um canudo e esta circunstância é nova para eles. Jogadores como Mané e Montero, que eram titulares ou com muito tempo de jogo, hoje estão a ter cada vez menos minutos e estão a ser ultrapassados por outros. Tudo isto é novo para eles e acredito que não estejam a reagir da melhor forma. Porém, isto só acontece porque a equipa titular tem estado muito bem. E esta circunstância, assinarei sempre de cruz. Sobretudo quando nos coloca isolados no primeiro lugar.
Feito o desabafo, passemos então às consequências. Ontem, um resultado destes era motivo para alarme porque, naturalmente, levava sempre a outro resultado negativo e a uma consequente crise de resultados que normalmente acabava no despedimento do treinador ou em eleições no clube. Hoje, já temos provas mais do que suficiente para saber que isto será tratado com a importância devida e pelas pessoas certas (BdC e JJ). Não sei se vai haver rebocada, não sei se vai haver facebookada nem sei que tipo de abordagem fará o treinador. O que eu sei é que isto não vai ser tratado com paninhos quentes e que, acima de tudo, vai suscitar uma reacção para o jogo seguinte. E também prevejo que acontecerá uma espécie de separação do trigo do joio: quem quer ser titular e quem se acomodou. O primeiro grupo continuará a ser opção para Jesus e o segundo grupo será, paulatinamente, afastado até ao final da época. Resta aos jogadores escolher onde querem estar. Porque é disso que se trata, da sua motivação, da sua vontade e da sua forma de lidar com o estatuto de suplente. A mim, ninguém me vai convencer que os titulares do Skenderbeu são melhores que os suplentes do Sporting que lhes enfardou no jogo imediatamente anterior. O que mudou de um jogo para o outro não foi a qualidade dos jogadores, foi a sua atitude e a sua concentração. Este será, porventura, o maior desafio de Jesus este ano no Sporting. E neste processo, é possível que percamos alguns jogadores mas não tenho dúvidas que ganharemos outros. Se daqui a uns meses ganharmos uma mão-cheia de jogadores em perfeitas condições de lutar por um lugar na equipa e de serem mais-valias quando forem chamados, se calhar, uma eventual eliminação da Liga Europa poderá ser o preço a pagar para encontrar esses jogadores dentro do próprio plantel.
PS: Como disse acima, não sou apologista de “escolher” competições. Mas aceito que se definam prioridades. E se o treinador acredita fielmente que rodando 11 jogadores na Liga Europa estaremos em melhores condições de disputar o campeonato até ao fim, mesmo criticando esta postura, não vai ser por minha causa que Jesus não vai poder testar esta sua teoria. Só um louco é que acha que o Sporting é candidato a vencer a Liga Europa, uma competição que apenas foi ganha duas vezes por um clube português. E para isso basta ver a qualidade dos melhores clubes que aqui estão e que ainda vão entrar em prova os terceiros classificados da Liga dos Campeões. Num primeiro ano de Jesus é uma loucura pensar nisto. Num segundo ano, quiçá, depois de disputarmos e, eventualmente, cairmos da Liga dos Campeões, poderá ser mais exequível. Jesus tem um plano para disputar finais europeias, plano esse que resultou em dois anos. Em nenhuma parte desse plano está escrito que isso acontece no seu primeiro ano de clube. E o plano é simples: No primeiro ano, entrar directamente na Champions via título ou via 2 lugar mesmo com prejuízo de uma prova europeia e nos anos seguintes, com receitas da Champions e de venda de jogadores, reforçar fortemente o plantel e criar condições para continuar a disputar o título e chegar longe na Europa. O plano de “ir a todas e ganhar tudo no primeiro ano”, acontece uma vez na vida. E só acontece com grandes planteis, grandes treinadores e muita sorte nos sorteios, tudo isto conjugado. No nosso caso, já temos um grande treinador. Ainda não temos um grande plantel, mas já temos um bom plantel. Sorte nos sorteios, bem, isso nunca teremos. Deixemos Jesus por o seu plano em marcha. Ele tem esse direito. No momento próprio avaliaremos se o plano resultou ou não. E esse momento não é agora.
* todas as sextas, directamente de Angola, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
7 Novembro, 2015 at 14:25
Sinto-me à vontade para comentar este post,
― Porque nem sempre estou de acordo com o Sá e, por vezes, desenrola-se batatada de criar bicho.
― Porque considerando o Sá um dos (infelizmente) poucos comentadores lúcidos e que sempre leio, entendo que devo manifestar a minha opinião.
― Porque o assunto em questão merece reflexão inteligente.
Posto isto, resta-me realmente comentar o post.
Sucintamente: brilhante!
7 Novembro, 2015 at 14:28
«Porque se há coisa que me irrita mais do que ler os comentários em dias como o de ontem, é ver que existem Sportinguistas que continuam a achar que o clube lhes deve alguma coisa.»
Enquanto os Sportinguistas não se mentalizarem, que nós é que temos de agradecer por ser do Sporting e que o Sportinguismo não se mede, não chegaremos a lado nenhum.
7 Novembro, 2015 at 14:38
Com todo o respeito, mas por acaso não tenho a mesma opinião.
Se existisse uma maneira de “percentuar” (e isto é praticamente impossível de calcular de modo racional e real) o que nós devemos ao clube versus o que o clube nos deve a nós, como que medindo deveres, diria, na minha opinião (claro está), que o Sporting nos deve 51% e nós devemos 49%.
Assento a minha lógica nisto: foram HUMANOS, portanto Sportinguistas que criaram o Sporting. O clube não foi criado por um Deus, extra-terrestes, ou por artes mágicas. Neste sentido, o clube é aquilo que nós todos oferecermos ao clube, MAS, quem LÁ TRABALHA (seja como faxineiro, ou estrela do plantel profissional de futebol) TEM O DEVER DE DAR O LITRO POR NÓS.
Nós os que pagam quotas atenção, porque também existe esse importante pormenor.
O gajo que nunca contribuiu um caralho para a causa, não tem na minha óptica, que falar sobre o que é feito ou deixa de ser feito.
Exemplo: indíviduo X tem possibilidades financeiras de ajudar na Missão Pavilhão, mas NÃO QUIS. Na inauguração do pavilhão grita aos 7 ventos que o pavilhão é UMA MERDA. Este indivíduo deve ser apanhado, e largado num cume onde só matilhas de lobos habitem.
7 Novembro, 2015 at 14:59
Não sejas lírica, mulher.
O Sporting deve-nos respeito! Ou o Sporting existia se não fossemos nós?
7 Novembro, 2015 at 15:28
+1
7 Novembro, 2015 at 16:04
Não é o Sporting que nos deve respeito mas sim quem enverga a camisola.
O Sporting existia sempre .. podia era não ser tão grande 😉
7 Novembro, 2015 at 16:11
Pensava que quem enverga a camisola, quem nos representa, os nossos sócios, os funcionários….eram todos Sporting.
7 Novembro, 2015 at 16:15
O Sporting é um clube portanto quem nos pode respeitar são os seres humanos que levam o simbolo do clube, sejam jogadores, treinadores, presidente ou a senhora da limpeza.
Digo eu … mas se calhar estou a exprimir-me mal.
7 Novembro, 2015 at 16:26
Pois…ou estás tu ou estou eu.
Então “que nós é que temos de agradecer por ser do Sporting”, ….”
O Sporting é um clube, sim. E os clubes fazem-se de quê? De pessoas. 🙂
7 Novembro, 2015 at 14:33
Qd oico falar em 350 mil euros…
.nao vi nem metade da escandaleira qd o MS no ano passado falhou um objetivo de 12 milhoes de euros…
Jessus nao abdica um milimetro de qualificar direto pa champions = 12 milhoes ..e o prob sao os 350 Ks???
Ue? E o burro sou eu? O ruim sou eu??
7 Novembro, 2015 at 14:41
http://cdn.buzznet.com/assets/users16/micas/default/scolari–large-msg-122414706359.jpg
7 Novembro, 2015 at 16:01
Tal e qual Frost, ao sonso de merda tudo se perdoava. Agora que é o Jesus temos de ganhar tudo e ser a melhor equipa todos os jogos … até o Barcelona com o plantel de luxo que tem por vezes falha.
Mas não vou dar mais para este peditório, para mim 5ªf já passou e neste momento, estou-me cagando para a Liga Europa, só os liricos podiam sonhar que ganhariamos esta competição com o plantel que temos.
7 Novembro, 2015 at 16:10
Qual ganhar? Alguém aqui falou em ganhar?
Passo bem é sem fazer figuras tristes.
Pensava que era suposto sermos exigentes…. afinal é só às vezes.
7 Novembro, 2015 at 16:18
A exigência que faço é que, apesar de um jogo ter corrido mal, que amanhã voltemos ao “normal”.
Fico preocupada é se entramos numa espiral de resultados negativos, como vi na era do outro senhor.
Neste momento posso dizer que fiquei irritadissima com a falta de atitude dos jogadores, na 5ªf mas não acho que passámos do 80 ao 8.
7 Novembro, 2015 at 16:34
Lá têm vocês que puxar o falecido para a conversa, fónix!
O que é que o cu tem a ver com as calças? Aqui já alguém exigiu ganhar a LE?
Agora aceitar não passar aquela merda de grupo, é que me preocupa.
E sabes que não gostava do MS, mas o que diríamos se fosse ele a perder o jogo como perdemos na Quinta-feira?
7 Novembro, 2015 at 16:48
Não acredito que tanto JJ como o Presi tenham decidido não passar o grupo … acredito sim e já se provou pelas convocatórias que o JJ (e concerteza com o aval do Presi) apostou nas 2ªs linhas para disputar a Liga Europa como irá fazer com a Taça da carica.
7 Novembro, 2015 at 17:03
Sabes que isso nunca me passou pela cabeça. E fiquei “parva” quando li essa teoria.
Foi uma aposta que pode ser ganha ou não. Assim como pode ser criticável ou não.
Agora acho mal é não podermos criticar só porque é um ou “outro”. 😉
7 Novembro, 2015 at 18:34
Mas o que é que o cu tem a ver com as calças?
Vocês tem um trauma do caralho com o Marco Silva.
O Jesus também falhou um objetivo de 12 milhões contra cska e depois? Vês alguém a colocá-lo em causa por isso?
Sabes quanto ganha o Jesus por mês?
Eu sei: uma vitória na liga Europa!
7 Novembro, 2015 at 23:36
vou repetir-me
12 m se entrares directo na champions .
Ora bem, além do facto (pequeno pormenor) de seres campeão nacional acho que isso vale, trinta e tal vitórias na liga europa…….
Mas atenção, não há garantias, podemos chegar a maio a chuchar no dedo.
nao venham depois dizer q é tudo uma merda porque nem liga europa nem cameponato…
7 Novembro, 2015 at 14:38
Pinto da Costa discursou em função do discurso de Bruno de Carvalho na mesma cerimónia. Sintomático. E ele não divide, não, que ideia! É um “cavalheiro”! Um mafioso da velha guarda que já mija para os sapatos e ainda anda com gajas com idade para serem netas dele, a dar uma de “institucional”! HAHAHA
http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2015/11/07/entao-nos-nao-temos-adeptos
7 Novembro, 2015 at 15:45
Acho que foi mais uma piadola aos 6.539.294 de lampiões que arredondado dá 14 milhões….
Do que propriamente aos 3.5 milhões de leoes…
Vou levar biqueirada por todo lado por dizer isto, mas ate gosto do sentido de humor do Bimbo da costa, não gosto muito é de por vezes o SCP ser o visado do seu humor sarcástico e corrosivo.
7 Novembro, 2015 at 23:39
é um fdp mafioso.
mas é um pulha com pinta, e sucesso
se havia “doentes” pelos sopranos, pq nao se pode admirar, morbidamente, esse monte de esterco.
é muito bom no seu jogo..
e inteligente, o facto de ter enfiado a viloa no saco com bdc e raramente aparecer contra bdc , prova a sua inteligencia
mas testou bdc , obviamente
7 Novembro, 2015 at 15:31
Porque raio quando o SPORTING ganha estamos todos unidos contra os de fora, mas basta o SPORTING perder um jogo e os que estavam unidos ficam todos uns contra os outros?
Não me venham com as Tretas da democracia e que a opinião é livre.
Chega desta merda, muitos estão lixados não pelo SPORTING perder, mas porque sabem que vamos ser gozados pelos corruptos azuis e vermelhos…
EPA umas vezes são eles outras somos nos, faz parte do futebol!
Se tivessem essa atitude contra quem realmente nos fode as vidas (políticos presidentes e ministros) o País não estava assim, e vocês é que os elegem.
SL
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!
7 Novembro, 2015 at 15:43
Ora bem!
7 Novembro, 2015 at 18:31
Já estive para dizer isso … mas ainda vinham pá i com coisas e eu tenho que trabalhar 😉
7 Novembro, 2015 at 23:41
é bem
olha, nao sei!
7 Novembro, 2015 at 16:23
O Sporting podia ser maior e mais vencedor. Pois podia
Podia ter tido melhores jogadores e treinadores. Pois podia
Podia não ter tido Direcções desastrosas. Pois podia.
Como também podia ter tido sócios que as não elegessem sistemáticamente. Pois podia
Mas também pode mudar de rumo. Pois pode
Também pode ter uma Direcção apaixonada e competente. Pois pode
Também pode ter melhores e mais dedicados jogadores e treinadores. Pois pode.
Também pode ter sócios e adeptos que votem e acreditem noutro paradigma. Pois pode.
Felizmente que os teve e tem.
E é por isso que acredito que pode vir a ser maior e mais vencedor.
O Sporting nunca me deverá nada.
Eu é que sinto sempre que lhe poderia dar mais.
Eu é que sinto sempre que lhe devo muito mais do que que ele me dá.
O Sporting és tu.
Mas tu és eu.
Somos nós, os que temos o poder de tornar o Sporting naquilo que desejamos que ele seja.
Somente nós.
Tu e eu.
Mais ninguém.
SL
7 Novembro, 2015 at 16:34
Dissecando o escândalo …
Jogámos com 10 Monteros contra 11 Slimanis … albaneses.
7 Novembro, 2015 at 17:49
Que comentário infeliz.
7 Novembro, 2015 at 18:39
Achei piada a isto.
7 Novembro, 2015 at 17:54
Aliás, devo elaborar.
É de uma injustiça profunda colares esta exibição a um jogador que tantos pontos nos valeu, tantas vitórias. Não menos do que uma taça de Portugal.
Noto com tristeza que podias ter escolhido qualquer jogador do carnide que levou 3 batatas em casa nem há uma semana. Mas não… aproveitas para espezinhar um jogador que mais não tem feito do que pôr o seu (muito) talento ao serviço deste clube.
É preciso ter estômago para ler as caixas de comentários aqui e confesso que cada vez tenho menos.
7 Novembro, 2015 at 18:39
+1
7 Novembro, 2015 at 21:16
Caro Barbosa,
Permite-me elaborar também eu um pouco mais.
O meu comentário nada pressupõe acerca de talento ou de passado, apenas de atitude e de presente.
Infelizmente, para mim, a performance da equipa, tal como a percebi durante o desenrolar do encontro, caracterizou-se fundamentalmente por um aspecto: apatia.
A mesma apatia que recorrentemente encontro nos desempenhos de Montero, independentemente de todo o seu talento.
Foi esta analogia que pretendi evidenciar, em contraste com a entrega que caracteriza cada minuto em campo de Slimani, independentemente, também, do seu valor.
SL
7 Novembro, 2015 at 22:49
Discordo à partida do pressuposto que Montero seja “apático”. Mas adiante….
Conotar Montero com esta derrota é desonesto.
Se a ideia que querias passar era de um jogador apático, podias ter escolhido um jogador adversário.
Aliás, acho que 10 Monteros eram capazes de ganhar este jogo.
7 Novembro, 2015 at 23:35
Não foram jogadores adversários que estiveram em campo.
Foram os nossos.
Neste jogo apenas critico a atitude dos jogadores.
Se os elogio quando são leões é natural que os critique quando me parecem apáticos.
E para mim, volto a repetir, pareciam 10 Monteros em campo, em termos de atitude.
Mansos e sem garra.
Agora se consideras que o Montero tem sido um exemplo de entrega e abnegação, eu não.
Estás no teu direito e eu no meu.
Será que não podemos estar unidos sem estarmos 100 % de acordo em tudo ?
Espero bem que sim, para bem da família Sportinguista.
SL
PS:
Pelo menos com a minha mulher tenho conseguido isso.
E já lá vão 15 anitos …
8 Novembro, 2015 at 0:27
A opinião sobre o Montero nem é para aqui chamada.
Fizeste a colagem de um jogador em particular, a uma péssima exibição da equipa. É um perfeito disparate. Esse jogador apático já deu o suficiente ao clube para merecer um pouco mais de respeito. Se tivesse sido ele o elemento a destacar-se pela negativa ainda compreendia (mesmo sem concordar). Não foi nada esse o caso.
8 Novembro, 2015 at 0:57
O meu respeito pelo Montero não me impede de ver os seus pontos fracos.
É manso e tem pouca garra.
Tal como os restantes jogadores do Sporting na Albânia o foram.
Daí a comparação, por oposição aos 11 Slimanis albaneses.
Para mim, tanto desrespeitei o Montero como o Slimani, ao compará-lo com os albaneses.
Enfim, não tenho mais nada a acrescentar a esta discussão.
Ela sim é que é um disparate.
SL
7 Novembro, 2015 at 17:31
Ó Cherba, lança lá outro post, que já há aqui malta a deixar-me azedo!
7 Novembro, 2015 at 17:33
O que vale é que amanhã vamos dar uma abada no Arouca …e pronto o espírito fica logo em altas … vamos ter de aprender a sofrer também…não podemos andar nesta bipolaridade até ao final da época …temos de acreditar bora …acreditem …
7 Novembro, 2015 at 17:35
Boas tardes, Caros Tasqueiros.
Breves pensamentos:
1- O SCP não perdeu com o Shalke04, nem com o Mónaco, Fiorentina, Tottenham ou Borussia Dortmund. Perdeu com o Skenderbeu, equipe albanesa que nos 3 jogos anteriores não tinha conseguido fazer sequer um ponto. Equipe que goleamos em Alvalade.
Isto não tem NADA A VER com “ganhar a Liga Europa”. Tem a ver com termos sido HUMILHADOS por uma equipe muito pior que a nossa. Tão simples como isso. até podia ter sido o primeiro jogo da fase de Grupos, ou o último (com o SCP apurado). Dá no mesmo.
2- De que “Segundas Linhas” se fala?
Jogaram NOVE jogadores que fazem parte das opções habituais do SCP no campeonato. Destes nove, o Rui Patrício, o Adrien, o Paulo Oliveira e o João Mário são internacinais portugueses.
Só o Bruno Paulista, o Tanaka e o Tobias podem ser considerados “Segundas Linhas”, a não ser que se considere que os habituais suplentes da equipe A no campeonato (Esgaio, Jonathan, Montero…) são piores do que pensa(va)mos.
3- O “Mito” da escolha de competições.
O SCP tem mesmo que poupar jogadores para um jogo contra o Arouca?
Se o SCP ganhasse ao Scaramouche teria boas hipóteses de garantir o apuramento ganhando um dos dois jogos seguintes (salvo erro).
É pura conversa de perdedor tentar justificar/apagar o que aconteceu com a historieta de que “vencer o campeonato é o que nos interessa”.
SL
7 Novembro, 2015 at 17:47
Isto é uma tristeza.
Vai demorar muito a perceber que por melhor que se trabalhe, por mais que se esforce, que 20 anos de marasmo institucional, mais refletido no Futebol, vai demorar a passar? Apenas temos que continuar a insistir neste rumo, que eventualmente chegaremos lá.
E já perceberam que o Sporting não joga sozinho, que não é invencível, que por vezes é completamente obliterado por equipas mais fortes ou surpreendido por equipas mais fracas? E que o Sporting também é capaz do mesmo, como foi contra o City ou o Manchester United?! Já se esqueceram dos grandes feitos do clube só porque uma equipa albanesa teve a enorme felicidade da sua primeira vitória na Europa ser contra um dos maiores e melhores clubes do mundo!?
Pá esta merda é o futebol, estavam à espera de quê? De ir buscar o Tó Madeira e ganhar a Champions como faziam no CM?
Sabem qual é o verdadeiro problema disto?
O SENTIMENTO DE INFERIORIDADE!
De serem gozados pelos rivais, como se essa merda se importasse. Eles vivem disso, eles tentam se convencer que o seu clube é maior que o Sporting mas lá no fundo quando vêem que isso é uma ilusão, a única maneira é festejar as quedas do nosso clube! Nem que fosse ao berlinde, lá estariam eles, como hienas esfomeadas à espera de trucidar os sportinguistas, porque é isto que eles são, alguém submisso ao destino de serem inferiores que só se elevam quando os verdadeiros e justos se descaiem!
Caralho, somos o Sporting. Não somos a alternativa a este ou aquele clube!
Se no fim da época formos finalmente campeões e tivermos mais sucesso, quero ver quem vai criticar aqueles que se formaram nas suas áreas e comandam o clube com o objetivo de vencer!
7 Novembro, 2015 at 17:58
Ufa, ainda há quem veja para além do que é evidente.
O facto de este jogo ter sido uma vergonha também serve para mostrar que só o é (uma vergonha!!) porque o Sporting é tão grande.
O que pensam a merda das lamparinas ou a merda dos porcos, não me diz absolutamente nada.
7 Novembro, 2015 at 18:06
Para mim sentimento de inferioridade é esta conversa de “ah, perdemos com os albaneses mas ganhámos aos lampiões”. “Ah, vamos cagar para a LE que queremos ser campeões.”
Mas pronto….cada um com a sua ideia….
8 Novembro, 2015 at 0:10
No fim da época falamos.
7 Novembro, 2015 at 18:34
Eu acho que o sentimento mais ou menos generalizado não tem nada a ver com algum complexo de inferioridade e muito menos com a possibilidade de ser gozado pelos rivais.
É mais por ser mesmo uma vergonha perder com aqueles albaneses.
Mas já virei a página…
Aos lampiões, se quiserem responder, digam que pelo menos o Reubéubéu marcou-nos 4 golos em dois jogos. Eles…nem um! 😉
7 Novembro, 2015 at 18:44
É isso! Eu quero lá saber da merda dos lampiões e do gozo deles… quero é que o meu clube escreva páginas bonitas e não surjam nódoas como a vergonha que foi levar 3 dos rapazes albaneses…
7 Novembro, 2015 at 18:46
Desculpem mas vocês (onde me incluo) não são a maioria. Há pessoal que fica mais preocupado com o que debitam os outros do que com a derrota em si.
7 Novembro, 2015 at 21:58
“Só porque” uma equipa de padeiros ter marcado 4 golos na liga europa e logo contra o sporting.
7 Novembro, 2015 at 17:54
Gostava de saber, porque é que depois de tantos anos ainda fico todo fodido.
Não jogamos nada de especial. Não tenho expectativas elevadas, mas ainda fico desiludido. Não percebo.
7 Novembro, 2015 at 18:40
Maria… quando a lua passar espero que continues a acreditar no que andaste a escrever.
Querer ser campeão Nacional neste lamaçal, algum dia pode ser considerado “sentimento de inferioridade”?
Tá bonito isso está?
A última vez que foste a uma final…era porque essa mesma final se disputava no teu estádio e ainda tinha a ver com o Europeu 04…..
Vamos lá a ser sérios e usar a inteligencia.
OU achas que há aqui Sportinguistas que não adoraria ter um clube que ganhasse tudo e a todos?
Mas espero que entendas que para isso acontecer um dia… Vamos ter de vender muitas “branca” ( pela porta do cavalo) e participar em muitas outros jogos que não os da bola!
Primeiro o Campeonato, depois o Campeonato e em terceiro o Campeonato + a Taça de Portugal.
Deixem de alimentar os cogumelos que vierem aqui polular…. já chega!
7 Novembro, 2015 at 18:56
tadeu : Se lesses as coisas como deve ser e não com uma ideia pré-concebida, se calhar atingias o que escrevi.
Complexo de inferioridade para mim é aceitar a vergonha que se passou na Quinta-feira porque temos que nos “poupar” para sermos campeões. É achar que, como tu escreveste, temos passos para dar. Um a um. O primeiro é ganharmos a segunda circular e o Segundo , Lisboa….. (what the fuck?
O Sporting só será grande quando acreditar que pode ganhar tudo!
Ou achas que não foi esse acreditar que já nos fez ser felizes?
( E não. Não exigia a LE. )
7 Novembro, 2015 at 19:10
Isto mesmo.
7 Novembro, 2015 at 19:10
O Sporting dentro do meu imaginário pode ser do tamanho do Universo e por mim ganhava tudo e a todos…. e olha que já chorei muita humilhação.
O que quis dizer com o passo a passo, é que não vale a pena ficar chocado com a perca da LE quando ainda não ganhas te o campeonato nacional.
E sim… primeiro temos que demonstrar que somos os maiores da nossa rua e só depois temos confiança e ganhamos o respeito para conquistar o resto do mundo.
Não acho nada que tenhamos sido humilhados, muito menos depois do roubo onde não nos deixarem entrar n LC. Ai eu percebi muita coisa mesmo….. e olha que já não vou para novo.
Se não dominares o burgo não vais fazer nada lá fora … apenas desperdiçar/dispersar forças.
PS
E se alguém ficar chateado ou humilhado por perder a taça da carica para o Benfica… é melhor começar já a carpir.
7 Novembro, 2015 at 19:19
Que mal pergunte, querias ir fazer o quê à LC?
Ok….Ganhavas os milhões . E andavas a levar abadas por essa Europa fora ou aí já não precisávamos de nos poupar?
O respeito adquire-se dando-se ao respeito. E não é com essa postura de cagar para a Europa que nos vão respeitar.
A esta hora os que “correram” connosco da LC devem estar a rir-se e a perguntar-se : Mas o que é que aqueles gajos queriam vir aqui fazer?
7 Novembro, 2015 at 22:11
Preferia levar uma abada na liga dos campeões do que levar 3-0 de uma equipa de padeiros na liga europa.
7 Novembro, 2015 at 18:42
Ainda sobre isto: há que jogar em Moscovo para ganhar, com os titulares. Só no fim da recepção aos Turcos é que devemos parar de lutar pela qualificação. Ambos os guarda-redes fizeram porcaria. Rui Patrício têm todo o crédito, mas Boeck, não, quanto a mim – foi ele que acabou de nos enterrar. Discordo frontalmente da atitude de Jesus quanto à Liga Europa: o dinheiro, os pontos e o prestígio não são despiciendos: ganhá-la seria dar um gigantesco bigode aos mafiosos de Nyon e às nádegas locais, pois significaria um lugar na CL e a possibilidade de disputar uma Supertaça Europeia. Imagino que a esta opção subjaza mais a vontade de Jesus de consolidar a liderança e fazer do carnide a nossa pequena cadelinha pela terceira vez na primeira volta do que a incúria, mas isto não pode voltar a repetir-se: estamos no início da época e havia mais titulares em condições de jogar.
Dito isto, destroçar os pernas abertas no batatal que há que dar uma nova lição aos orcs. SL
7 Novembro, 2015 at 18:50
Pois eu gostava e muito de ver a equipa que jogou na Albânia a defrontar os russos… Uma oportunidade de ouro para provarem o seu valor!
7 Novembro, 2015 at 18:46
Jesus devia ter apostado neste onze frente aos albaneses do satã:
Patricio, Jefferson, Ewerton, Oliveira, Pereira, William, Adrien, J. Mário, Ruiz, Teo, Slimani
Amanhã, apostava neste:
Patricio, Jefferson, Ewerton, Oliveira, Pereira, William, Adrien, J. Mário, Ruiz, Teo, Slimani
Depois para a Taça:
Patricio, Jefferson, Ewerton, Oliveira, Pereira, William, Adrien, J. Mário, Ruiz, Teo, Slimani
Belenenses?
Patricio, Jefferson, Ewerton, Oliveira, Pereira, William, Adrien, J. Mário, Ruiz, Teo, Slimani
Até Maio?
:), :), :), :), :), :), :), :), :), :), 🙂
7 Novembro, 2015 at 18:51
Os que jogaram são bons. Só deviam era ter-se lembrado de jogar à bola…
7 Novembro, 2015 at 19:14
Nem quero que aches que é desculpa.
Mas levas com um arbitro manhoso e depois dizes que és mau?!
Caga nisso…. a Europa é para os Russos… e eles não querem nem arriscar que os poderíamos eliminar)
7 Novembro, 2015 at 22:59
Quando jogas como deve ser podes e deves queixar da arbitragem. Quando jogas muito mal podes faze-lo… não és é levado a sério.
7 Novembro, 2015 at 19:14
Ora aí está, Leoníssimo.
7 Novembro, 2015 at 18:55
Eu sei que já não é novidade…mas o Chelsea está a perder contra o Stoke City (1-0)! Desta vez pelo menos o Mourinho tem desculpa porque não está lá 😀
7 Novembro, 2015 at 19:31
E perderam mesmo! O Chelsea está 3 pontos acima da linha de água… Só vi os 30 minutos finais mas foi mais um bom jogo de futebol ( Premier League é muito boa não há igual!!!). Chelsea com muita vontade, ansiedade, individualismo e azar perdeu mais uma vez… Stoke defensivamente muito organizado e bem posicionado ainda aproveitou para sair em contra-ataque e assustar o Chelsea (Arnautovic muito individualista!)
7 Novembro, 2015 at 19:32
🙂
Incha Mou!
7 Novembro, 2015 at 19:54
Não vale a pena complicar o que é simples.
Se o problema é a desvalorização da competição, a responsabilidade é do treinador, que a faz, e do presidente que permite. O meu benefício da dúvida a esta “desvalorização” está em saber que já aconteceu muitas vezes não fazer esta gestão e com resultados desastrosos. Não só com o Sporting mas com todas as equipas que competem na Europa e que têm a responsabilidades nos seus campenatos. Ainda nesse dia o Liverpool, que ainda não tinha ganho na LE, foi à Rússia jogar com vários suplentes. É normal e todad as grandes equipas fazem essa gestão. Se calhar não de forma tão radical como nós fazemos, mas fazem. Posto isto, não passar o grupo significa perder o segundo objectivo entre 4 possíveis (Liga, entrar na Champions, Taça e passar os grupos na Liga Europa). E isto nunca será positivo. Mesmo não sendo positivo, se significar uma melhor prestação na Liga, pode atenuar. E convém lembrar que o objectivo ainda não está perdido. Ganhando os próximos dois jogos, passamos.
Se o problema está na qualidade dos que jogaram, é uma falsa questão. Praticamente o mesmo 11 que enfardou 3 dos albaneses deu 5 em Alvalade. Como disse no texto, ninguém me convence que os suplentes do Sporting não chegam para ganhar aos albaneses.
Se o problema está na atitude (e para mim está) de quem está a ter oportunidades para convencer Jesus e não está a aproveitar, que metam os olhos, por exemplo, no Matheus. Viu na Liga Europa e na Taça de Portugal a sua hipótese de ganhar pontos e está a fazer pela vida. E dá resultado. Porquê? Contra o Estoril teve direito à sua estreia e, certamente, terá continuidade. Seguissem todos este exemplo e não teriamos perdido na Albânia. E como o Matheus provou, estariam mais próximos de jogar com os titulares. Win-Win.
Agora, cada um escolha a que quiser.
7 Novembro, 2015 at 20:05
No futsal com 19 segundos já estamos a perder… Bora lá dar a volta a isto!
7 Novembro, 2015 at 20:18
Já demos a volta 2-1 em pouco tempo (Cary e autogolo)
Bom jogo do Fábio Lima!
7 Novembro, 2015 at 21:40
8-1 😀
7 Novembro, 2015 at 21:13
Como já dei na altura para este peditório digo apenas ao Sá:
Bela posta. Welcome back.
7 Novembro, 2015 at 21:44
Para mim a prioridade do Sporting, neste momento da sua história, é apenas uma: ser campeão nacional.
Só assim garantirá acesso direto à Champions e assegurará condições para o seu rápido e sustentável crescimento económico e desportivo.
Contudo, a médio prazo isso não chegará.
Para ser realmente o Sporting que eu espero e acredito que vai ser, terá de ser tri-campeão.
Só assim terá condições para recuperar tudo o que perdeu nas ultimas 3 décadas.
Hoje acredito que com esta direcção e num prazo muito mais breve do que se possa imaginar tal será possível e se pelo caminho se amealharem umas tacitas nacionais ou umas ligas europas não me surpreenderei.
SL
7 Novembro, 2015 at 22:06
Resultados do dia
RÂGUEBI FEMININO
GDS Cascais 12-54 Sporting Clube de Portugal
ANDEBOL JUVENIS
Sporting Clube de Portugal 36-9 Torrense
RÂGUEBI
Sporting Clube de Portugal 11-11 Vila da Moita
FUTEBOL JUVENIS
Eléctrico 0-7 Sporting Clube de Portugal
BASQUETEBOL FEMININO
Torres Novas 73-68 Sporting Clube de Portugal
FUTSAL JUNIORES
Belenenses 3-4 Sporting Clube de Portugal
POLO AQUÁTICO
Sporting Clube de Portugal – Vitória SC
FUTSAL
Sporting Clube de Portugal 8-1 São João
Falta apenas conhecer o resultado do Polo Aquático. Se alguém souber, pode acrescentar 😉
7 Novembro, 2015 at 22:21
Depois do que li aqui neste post, rezo para vencermos amanhã o Arouca.
Pois, caso contrário, acho que vão aparecer petições online para despedirem o JJ.
Comigo não contam!
Já enterrei o jogo da LE e já só penso no próximo jogo.
Mas…
Se não vencermos, continuarei a apoiar da mesma forma.
Não desmoralizo assim tão facilmente.
7 Novembro, 2015 at 22:50
Grande Madjer! Mesmo ao 38, o melhor!
http://grandeartistaegoleador.blogs.sapo.pt/o-melhor-do-mundo-306647
7 Novembro, 2015 at 22:51
*aos
7 Novembro, 2015 at 23:40
Relativo ao post:
“Não vale a pena relativizar a vergonha de ontem. Mas também não vale a pena fazer disso uma tempestade num copo de água.”
Existirá meio termo ? Acho que não. Espetar 3 secos na Luz tem que ser vivido de forma exuberante, apesar de só ter valido 3 pontos. A derrota na Albânia é uma vergonha e tem que ser vivida como tal.
SL
7 Novembro, 2015 at 23:51
humm, tens aí um belo argumento!
é isso!
é positivo ter duas vitorias diante do carnide (nao por ser o carnide mas por ser o bicampeao, como eles tanto gostam de apregoar!)
é mau e negativo, perder com uma equipa albanesa, com 11 jogadores do plantel A do SCP.
orgulho e vergonha. dois sentimentos dispares que fazem parte da vida!
e qqr um destes sentimento stem aspectos positivos e negativos
7 Novembro, 2015 at 23:49
São posts destes que nos fazem comer e beber na tasca.
Um bem haja ao Sá por mais um prato saboroso.
Sporting até morrer.
Spoooooooorting
7 Novembro, 2015 at 23:52
Por muito que custe há jogadores que não tem categoria para vestir a camisola do Sporting, pelo menos neste momento, quiçá sendo emprestados uma ou duas épocas, depois voltem com outro andamento e vontade.
A derrota na Albânia mostrou que quando se mexe de forma concludente num 11 só podem acontecer duas coisas, ou corre muito bem ou muito mal, pois não existem rotinas, não existe fio de jogo etc.
O que não me deixou preocupado foi, esta equipa não ser a que disputa o campeonato pois do 11 normal só Patricio e Adrien jogaram de início.
Amanhã vamos ganhar em Arouca, a esse clube de novos ricos, que não quiseram ir jogar a Aveiro e fazer a receita da época.
8 Novembro, 2015 at 0:15
Mário,
Convinha que pusesses o dedo na ferida e identificasses quem são esses jogadores.
Só para podermos discutir esse teu ponto de vista.
Por outro lado, a falta de rotinas de jogo, para ti, é mais, menos ou tão importante que a falta de qualidade dos jogadores ?
Ou será que existe uma relação direta entre ambas, tornando-se difícil separá-las ?
SL
8 Novembro, 2015 at 0:45
Jonathan, Tobias, Esgaio, Marcelo por exemplo, só para não ir para terrenos mais pantanosos e dizer que Mane, Montero também andam fora dela comó caralho!
8 Novembro, 2015 at 1:13
Parem de meter o Mané nesse saco, porra!
Nunca tiveram aquela professora na escola que vos estragava a disciplina favorita?? Lembram-se de como era ‘bom’ ir ás aulas dela? E que motivados que andavam??
Pois.
8 Novembro, 2015 at 1:32
Caro Pedro,
Desculpa lá, mas podes “trocar por míudos” ?
Confesso que não atingi.
SL
8 Novembro, 2015 at 1:27
OK Mário, assim vale a pena discutir.
Quanto a mim:
Jonathan – Tem qualidade para o Sporting. Na sombra de Jefferson irá crescer e tornar-se o seu substituto. Acredito nisso.
Tobias – Deve ir rodar. Precisa de crescer noutro contexto, menos exigente para ganhar maturidade competitiva.
Esgaio – Não serve. É um fetiche para muitos, para mim não. Não acredito que consiga passar da mediania.
Marcelo – Não faz sentido. Nunca será o substituto de Patricio quando este sair, muito menos se ele ficar por mais uns anitos. Apenas está a tapar a possibilidade de outro talento como o Patrício poder ser descoberto.
Mané – Uma incognita. Acho que rende mais no meio. Mas no Sporting está tapado para essa posição. Cheira-me que o Jardim vem buscá-lo mais tarde ou mais cedo e que ele está confortável com isso. Já se fala em contratar mais um extremo, por causa do Carrillo, mas para mim tal não seria necessário se o Mané estivesse a agarrar as oportunidades que tem tido.
Montero – Para terceira escolha serve perfeitamente. Puxa pelo Gutierrez e desde que tenha um Slimani a seu lado funciona bem como 2º avançado. O problema é quando sair o Sli …
Em conclusão:
Desses que apontas apenas o Esgaio e o Marcelo me parecem realmente estar a mais.
Parece que em Janeiro vem mais um LD, mas não acredito que consigamos “despachar” o Marcelo tão cedo.
Por fim:
Uma coisa é ter 2ºas linhas para repor pontualmente, outra é colocá-las em campo ao mesmo tempo. Rendem menos porque é seguramente mais difícil de colocarem todo o seu valor em prática.
Esperemos por Janeiro e esperemos que ele não nos torne mais fracos.
SL
8 Novembro, 2015 at 1:13
Custa-me a perceber a reaccao de algumas pessoas a este topico. Isto nao ‘e uma questao de por em causa o trabalho de JJ, os jogadores ou o que quer que seja. Tambem ninguem vai achar estranho que o Sporting nao ganhe a liga europa ou tenha isso como objectivo para este ano e, portanto, a rotatividade do plantel ‘e mais do que aceitavel uma vez que o foco ‘e o campeonato.
Agora o que nao se pode admitir ‘e resultados como o desta 5a feira onde a grande diferenca ‘e a falta de vontade. Ninguem tem duvidas que as nossas segundas linhas sao, quer colectivamente quer individualmente, superiores aos albaneses mas tambem ninguem tem duvidas (pelo menos quem viu o jogo) que a vontade dos albaneses foi imensamente superior a nossa.
‘E isso que a mim me tira do serio. Eu consigo aceitar jogos maus, consigo perceber que os jogadores cometem erros mas nao percebo que haja falta de vontade e empenho. E nao me venham com conversas de que nao ‘e a mesma coisa jogar contra as gaivotas e jogar contra os albaneses. Qualquer jogador que envergue a camisola do Sporting tem que ter sempre vontade, quanto mais nao seja porque sao profissionais remunerados a peso de ouro para defender essa mesma camisola.
Nao tenho duvidas que amanha sera dada uma resposta a altura em Arouca, ate porque a equipa mudara praticamente toda. No entanto, o que aconteceu nao deve acontecer novamente, ha que encarar todos os jogos da mesma forma seria e, sejamos sinceros, este grupo teria sempre que ser passado, com primeiras ou segundas linhas. Felizmente, tal como disse o Sa, episodios como os de 5a feira sao cada vez mais a excepcao.
Venha o Arouca!
8 Novembro, 2015 at 3:30
Não gosto das palavras de JJ dadas hoje no jornal do benfica “abola”. Se forem verdade e não uma citação errada parece-me incorrecto que o treinador sugira que estar isolado na frente é mais do que o que estava à espera. Parece-me que tira pressão dos jogadores quando eu acho que a pressão tem que estar alta para não haver enganos – o primeiro lugar é para manter até ao fim.
8 Novembro, 2015 at 3:39
Já agora também não estou de acordo com a completa desvalorização da Liga Europa quando faltam dois jogos decisivos para passar à próxima fase. Todos sabemos que o campeonato está à frente de tudo mas não somos um prato de iscas com elas que anda por aí na Liga Europa.
E já que estou em maré de críticas, estou também farto de ver JJ a falar do benfica.