A Nos orgulha-se de ter feito um grande negócio com o benfas. A Meo responde com um grande negócio com o fêcêpê. Centenas de milhões, manchetes de jornal (só em vermelho, claro) fogo de artifício. E a mensagem subliminar: o Sporting continua sem patrocinador e os supostos dois maiores operadores já investiram nos rivais. Resultado: milhares de Leões e Leoas ansiosos e algumas centenas de venenosos a aproveitarem para misturarem alhos com bogalhos e para aumentarem a confusão atirando para a fogueira a Doyen e o catano.

Ora, imaginemos então que a guerra pelas transmissões televisivas estão ao rubro. Nos Lampinos vs Meo Corruptos. Os Lampinos chegaram-se à frente, os Corruptos não perderam tempo em querer anunciar ao mundo que a sua galinha estava mais gorda. A negociação foi rápida, pois assentava num único pressuposto: ter como base um valor igual aos lampinos e ver de que forma esse valor podia aumentar. Vendeu-se o patrocínio das camisolas e já está.

Calmamente, o Sporting assiste a este verdadeiro Travian futebolístico. E se não soubermos fazê-lo com um sorriso irónico, é porque estamos a engolir as teorias que nos querem impingir. Porquê? Porque, neste momento, o Sporting é o aliado que pode desempatar esta troca de galhardetes. Tanto a Nos como a Meo terão a noção da importância de juntar o Sporting a benfica ou a fcp e é dessa importância que o Sporting pode e deve fazer-se valer numa negociação. Mais, o Sporting tem, ainda, a possibilidade de poder negociar com um operador em franco crescimento, a Vodafone, que até lhe abre portas de internacionalização mais interessantes do que os outros dois. E, por últimos, caros Leões e Leoas angustiados, o Sporting pode, ainda, apresentar-se à mesa de negociações acompanhado de vários outros clubes que, como seria de esperar, foram mandados à merda por lampinos e corruptos quando chegou a altura de valorizar os direitos televisivos.

Ah, quase me esquecia. Se formos buscar 500 milhões de euros e ao contrário dos gajos que fizeram negócios geniais, esse valor não será todo canalizado para abater o passivo e para pagar jogadores que nunca serão nossos. O nosso passivo é menor e a nossa dependência dos fundos e dos empresários é uma migalha. O Sporting está na merda? Mas olhem que até cheira bem.