A investigação que a Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga continua (sabe-se lá até quando) a fazer no seguimento da denúncia de Bruno de Carvalho sobre as agora famosas caixas Eusébio Premium, oferecidas pelo Benfica no final dos jogos da Luz e da Academia, aos árbitros e restantes membros da liga destacados ao jogo, tem contornos interessantes, especialmente no que tem vindo a público a respeito da resposta dos árbitros ao inquérito que a Liga enviou a todos os juízes de campo, assistentes, observadores e delegados sobre as prendas e lembranças oferecidas pelos diversos clubes.
De acordo com o site “Mais Futebol” no questionário enviado pela Comissão de Instrução e Inquéritos havia uma pergunta directamente relacionada com as ofertas do Benfica, embora fosse pedido a árbitros e demais agentes a discriminação de lembranças de todos os clubes.
No entanto a resposta dos 180 associados da APAF (além dos referidos inquiridos responderam os delegados da Liga, que não estão inseridos na APAF) foi enviada debaixo das orientações de uma minuta, dizendo praticamente o mesmo, revelando uma admirável unanimidade de pensamento (o que não é espanto nenhum, ao fim ao cabo, pois em qualquer organização tentacular existe sempre uma cabeça que decide).
Essas respostas, sem responder directamente à questão colocada sobre as ofertas do Benfica, pergunta que convenientemente optaram por ignorar, dizem, conforme uma notícia da TSF, que “no mail de resposta às perguntas da Comissão de Inquérito da Liga, os árbitros nunca usam as expressões “voucher”, “refeições”, “almoços” ou “jantares””. Dizem apenas que, “por ser generalizada e circunstancial a entrega de tais ofertas, dependendo às vezes de factos tão concretos como aniversários de clubes, celebrações de feitos desportivos ou evocação de glórias, é impossível recordar ou localizar com precisão se em determinado jogo foi feita essa oferta”. Acrescentam ainda que “a maioria das vezes estas ofertas foram feitas no final dos jogos, à saída dos balneários e à vista de todos, sendo que nas competições profissionais também os delegados e assistentes da Liga os receberam”.
Não resisto a apontar que numa caixa pode-se incluir tudo e entregá-la à frente de toda a gente, contenha ela vouchers para refeições, diamantes ou até mesmo cocaína, sem ninguém que observa saiba, mas isto sou eu a divagar… Resta saber se nessas ofertas de outros clubes também foram incluídos vouchers para refeições. Já que é difícil lembrarem-se sugiro que se analise o relatório de contas de todos os clubes para ver se essa despesa é mencionada ou pelo menos se existem alguns clubes com uma tesouraria tão abonada que se permitam a esse autêntico maná derramado sobre juízes de campo, assistentes, observadores e delegados. A menos que esses voucher’s de refeição apenas possam ser usados no Mc’Donalds ou na Tasca do Ti Manel Jaquizinho.
Os juízes explicam ainda que, ao longo da carreira, “foi hábito generalizado os clubes oferecerem pequenas lembranças como porta-chaves, galhardetes, cachecóis, livros, camisolas ou produtos regionais como pão, doces e vinhos”. Pergunto eu: será que à semelhança do que fez Carlos Xistra no último derby no Estádio da Luz, todas estas ofertas “generalizadas e irrisórias” foram também incluídas no relatório de jogo? Afinal qual é a diferença entre uma caixa Premium com quatro vouchers de refeição, e um galhardete, um porta-chaves ou um isqueiro? São todos irrisórios? Ou será que as caixas Eusébio são mais fáceis de lembrar? Gostaria ainda que me respondessem ao seguinte: porque razão umas ofertas que são tão inocentes, irrisórias e circunstanciais ao ponto de serem do conhecimento de praticamente toda a gente ligada ao futebol, são agora alvo por parte de tanta gente de uma tentativa de branqueamento e mesmo ocultação e outros tantos assobiam para o lado?
Quanto ao argumento de que as ofertas “não afectaram a imparcialidade até porque a entrega era feita no final dos jogos”, tenho que me socorrer dum princípio inerente à mente animal chamado de “Efeito de Pavlov”: o cão lambe sempre a mesma teta porque sabe que é dessa que vem leite para mamar.”
ESCRITO POR Luis T
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
31 Dezembro, 2015 at 11:02
Ainda sobre o NOSso novo contrato publicitário e sobre os NOSsos adversários internos (incrivelmente ainda estrebucham) e externos:
Lá diz o ditado que “Quem ri por último ri melhor”… E não é que mais uma vez o mesmo se cumpriu!!!
Por força de um regresso muito temido, o regresso do clube do Leão Rampante. Aquele que alguns iluminados da Gestão quiseram manietar com ‘project finances’ e outras armadilhas que tais; Aquele que esses mesmos ditos defensores deixaram ser enxovalhado, menorizado, sanguessugado; Aquele a quem tiraram tantas modalidades históricas e que tantas e tantas alegrias nos deram ao longo de gerações; Aquele que quase levaram á falência esses iluminados da gestão; Aquele que foi esventrado do seu Orgulho, dos seus ideais, da força das suas gentes! Aquele, é hoje, como nunca devia ter deixado de ser o Clube do Leão, o Sporting Clube de Portugal. Aquele é o clube que os seus fundadores ousarem querer que fosse um dia ‘tão grande comos os maiores da Europa’. Aquele é o clube do Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Aquele é o clube que os rivais temiam que se reergue-se. Mas com a Direcção, genuinamente, Leonina que foi eleita há cerca de 3 anos atrás temos assistido a um percurso ascendente de forma metódica e sistemática de volta ao topo. Agora é vê-lo, ao Leão, na selva que é o Desporto Nacional (infelizmente) a desbravar terreno, a derrubar adversários, a reclamar o que é seu por direito! O título de Rei da selva!
Nós somos o exército invisivel, mas invencivel, nós somos o sangue que corre nas veias do Leão, nós somos o Sporting Clube de Portugal!
Aos outros, isto é, aos que se serviram do clube do Leão, aos que o achincalharam, aos que dele zombaram por o ver tolhido, aos que o abandonaram quando ele mais precisava de ajuda… A esses e aos rivais medo, muito medo, pois o RUGIDO do LEÃO ecoa alto e profundo deixando essa gentalha atemorizada. Mas a esses desejar também que INCHEM! Mas INCHEM tanto que quase rebentem! INCHEM AÍ CABEÇUDOS!!!
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!
SL
31 Dezembro, 2015 at 11:33
O nosso Presidente realmente é ENORME, até consegue prever o futuro! 🙂
“A isenção dos jornais desportivos:
Na foto em anexo podemos ver em cima as capas de hoje e em baixo as capas dos 400 milhões do Benfica.
Não contentes de desprezar um negócio de 515 milhões ainda lançam o ruído que existem negócios que podem chegar aos 600 milhões!
Amanhã nas capas já devem ser pelo menos 800 milhões. Bem, vindo de onde vem, devem ser mais 801 milhões 427 mil 312 euros e 54 cêntimos. E claro, o Sporting Clube de Portugal não vai receber 515 milhões e no final ainda vai pagar pela audácia de ter assinado este contrato!
Estou ansioso para ver os jornais desportivos amanhã, não sei porque cheira-me que depois dos “aliados” “sportinguistas” terem falhado, os cartazes terem sido removidos e os lacaios terem sido todos desmascarados após fazerem figuras ridículas, vem aí o “boss” dar o ar da sua graça!
Enfim, albarda-se o burro a vontade do dono…
Pelo menos vou acabar o ano a rir, o que é sempre um bom prenuncio para o ano seguinte.
Histórico é o desespero que paira no ar…
Viva o Sporting Clube de Portugal e que 2016 nos continue a dar as alegrias que merecemos!”
Não és Grande Bruno, és ENORME!!!
31 Dezembro, 2015 at 11:33
https://www.facebook.com/bruno.decarvalho.900?fref=nf
31 Dezembro, 2015 at 11:42
Aproveito para deixar a minha análise ao impacto deste acordo que deixei também no Artista e no tópico anterior:
R&C de Sporting, slb e fcp
Custos totais da época 14/15 Sporting: 81M
Custos totais da época 14/15 slb :178M
Custos totais da época 14/15 fcp :166M
Se nos próximos 10 anos os custos se mantiverem desta forma ( não acredito
que diminuam ):
Sporting = 810M
slb = 1780M
fcp = 1660M
Valor dos contratos.
Sporting (10anos) 470M = 47M ano = aprox 58% dos custos da época 14/15
slb (10 anos) 400M = 40M ano = 22% dos custos da época 14/15
fcp (10 anos) 457M = 45M ano = 28% dos custos da época 14/15
Orçamento de Sporting, slb e fcp para 15/16
Sporting aprox 40M
slb aprox 60M
fcp aprox 80M
% do valor do acordo no orçamento aprox dos 3 tendo esta época como exemplo
Sporting 117% do orçamento
slb 66% do orçamento
fcp 54% do orçamento
Nota: retirei 2,5 anos ao Sporting e 45M, para comparar 10 anos, tendo em conta, na minha opinião que o canal do Sporting não tem o mesmo valor em € dos rivais.
Estas contas à pasquinada não interessa saber
SL
31 Dezembro, 2015 at 15:59
Pedro Miguel, se o SCP fala em 515 milhões, porque é que fazes contas a 470??
31 Dezembro, 2015 at 16:10
Porque os 69 que sombram referem-se aos 2 anos e meio antecedentes aos 10 anos de contrato com a NOS.
31 Dezembro, 2015 at 16:26
Então não são para gastar?
Foi ou não uma melhoria do contrato? Se foi, é muito correcto que o número seja o que que o Sporting apresenta, e que de resto a CMVM aceita como válido.
31 Dezembro, 2015 at 17:32
Claro, ninguém diz que não. Mas para se comparar os 3 ‘mega contratos’ deve-se fazer através de denominadores comuns. De resto, se o nosso contrato fosse mau, os lampiões nem teriam tanto trabalho e dedicação a tentar diminui-lo!
31 Dezembro, 2015 at 18:15
Não são esses que eu vejo a esforçarem-se por diminuir o mega-contrato. Só frequento este blog, e aqui vejo é «sportingistas» afanosamente a esmiuçar os números e a fazer muitas contas…
31 Dezembro, 2015 at 19:20
entendeste mal o meu ponto de vista
dos 3, o Sporting foi o que fez o melhor negócio apesar de ser o que cede mais…mas…tendo em conta o valor atual da nossa marca em função dos titulos, orçamento, divida e custos…o nosso total de 515 perante os outros é muito bom
quis unicamente comparar um valor a 10 anos, mas podia ter feito 515 a 12
31 Dezembro, 2015 at 12:01
Quando depois do jantar não tiverem nada para fazer e quiserem RIR um pouco…. podem sempre ver o programa mercado na cmtv
Aquilo tem lá uns cromos que acho que conseguem bater o fernando santos! Há lá um octávio lopes que lhe ganha.
E em alguns dias está lá o Nosso Fernando Mendes (antigo lateral esquerdo) que é um espectáculo!! “Bruto” como tem que ser perante tanto anti-sportinguismo primário que costuma ser aquela coisa.
Alguns ficam “lixados” por existirem estas merdas…. mas eu Adoro e adoro, porque basta pensar que no tempo do godinho não havia este “ódio” ao Sporting e ao Presidente, sendo que não havia porque estavamos perante um Sporting “moribundo”.
Actualmente estamos mais vivos do que nunca e os rivais sabem isso! Sabem que vamos GANHAR!! Podem adiar… mas não impedir, tal é a Onda Verde que está a crescer!!
31 Dezembro, 2015 at 12:12
Proença o cobarde dos cobardes.
Põe-se no poleiro e agora nada é com ele… só paninhos quentes!
Porque não proíbe os clubes de dar ofertas? Seria tão simples…
31 Dezembro, 2015 at 12:22
OFF que tem que ser denunciado!!!
É mesmo à cara podre em todas as modalidades!
http://www.sporting.pt/pt/noticias/modalidades/futsal/2015-12-30/sporting-obrigado-a-jogar-no-fundao-para-a-taca-de-portugal
Leões’ castigados com pena de interdição do seu recinto por um jogo
Na sequência da decisão do Conselho de Disciplina – Secção Não Profissional, a propósito do quarto jogo da final do ‘playoff’ da Liga SportZone da pretérita temporada, a equipa de seniores masculinos de futsal do Sporting foi castigada com a pena de interdição de jogar no seu recinto desportivo por um jogo.
Curiosamente, ou nem por isso, a sanção terá de ser cumprida no próximo encontro oficial: a quarta eliminatória da Taça de Portugal, frente ao Fundão. Assim, e de acordo com os regulamentos da competição, a partida terá de ser jogada no Pavilhão Municipal do Fundão, mantendo os ‘leões’ a condição de equipa visitada.
Curiosamente, ou nem por isso, caso o castigo fosse aplicado numa partida relativa à Liga SportZone, o Sporting-Fundão seria jogado em terreno neutro e não no recinto do adversário, como foi agora decidido pela entidade que gere a modalidade no País.
Curiosamente, ou nem por isso, noutros casos avaliados pelo Conselho de Disciplina – Secção Não Profissional também no rescaldo de ‘derbies’, a pena foi bem mais reduzida (multas pecuniárias) e, inclusive, deixou mesmo de ser aplicável por já ter prescrito a dois jogadores que militavam na equipa adversária.
Ainda assim, e como sempre, o Clube conta com o apoio de todos os Sportinguistas no próximo dia 16 de Janeiro de 2016, às 16h, no Pavilhão Municipal do Fundão para mais uma vitória que permita manter o objectivo de conquistar a Taça de Portugal.
31 Dezembro, 2015 at 12:52
Isso só fará com que a vitória dos nossos seja inevitável. Vamos jogar de raiva, com raça de leão!
31 Dezembro, 2015 at 13:46
Os regulamentos preveem a alteração do local do jogo para casa do adversário e não casa neutra. O estranho é o castigo só sair agora pq devia já ter sido cumprido no campeonato, penso eu de que!
31 Dezembro, 2015 at 12:55
Como diz o Presidente, há aquela velha máxima de que ‘o tempo apaga tudo’. Costumamos passar de um estado de indignação máxima à consternação, depois resignação e, por fim, esquecimento. É este ciclo que pretendem que todos concluamos, para que isto caia num buraco bem fundo.
Da nossa parte, tão cedo o ciclo não se fechará.
31 Dezembro, 2015 at 13:46
Estou convicto de a corrupção começa ao mais alto nível e assim é dificil que as coisas mudem…ou sejam, pelo menos…analizadas imparcialmente…!!
SL
31 Dezembro, 2015 at 14:01
Peço desculpa, mas acho incorreto abrir-se a caixa de comentários desta publicação e ver uns quantos comentários ainda sobre os acordos televisivos. Bem sei que é o tema na ordem do dia, mas haverá outras publicações onde me parece mais ajuizado falar-se desse assunto.
Ainda para mais esta publicação é estupenda. “Divagando”, consegue atingir muitos pontos interessantes e de fácil “especulação”. Tal como já disse o nosso Presidente, este é um assunto que não deve morrer. Temos que continuar a falar disto todos os dias até que se esclareça (de forma clara e transparente!) o assunto do “Kit Eusébio”.
Enquanto esta situação não for esclarecida, irá pairar sobre ela a núvem do maior escândalo do futebol nacional pós-Apito Dourado.
31 Dezembro, 2015 at 14:29
A única diferença entre um vaucher um envelope com dinheiro é que o vaucher é dinheiro que só se pode gastar num sítio.
O carnide dá dinheiro aos árbitros e entourage para eles comerem no museu da cerveja. Porque raio o carnide oferece dinheiro para os árbitros comerem no museu da cerveja é a pergunta?
Quer colinho e julga-se o dono disto tudo.
Isto ainda me dá mais frustração à derrota com o União da Madeira. Termos recolocado estes palhaços de volta na luta connosco.
31 Dezembro, 2015 at 14:31
*voucher*
1 Janeiro, 2016 at 9:05
Realmente, é mesmo um investimento que traz retorno ao carnide de duas maneiras…
31 Dezembro, 2015 at 16:18
“a maioria das vezes estas ofertas foram feitas no final dos jogos, à saída dos balneários e à vista de todos, sendo que nas competições profissionais também os delegados e assistentes da Liga os receberam”.
À vista de todos? Dentro de uma caixa? Então porque é que nunca se soube disto até este ano, altura em que alguém se “descozeu”?
Estes gajos pensam que comemos todos gelados com a testa ou esta lavagem cerebral é apenas direccionada aos burros dos lampiões, ou até um discurso posto a veicular pela agência de marketing do gabriel para que todos os aldrabões dos carnidenses nos façam exasperar ao tentar manter um diálogo coerente com eles?
31 Dezembro, 2015 at 16:24
Boa, direi mesmo, belíssima posta. Estamos em sintonia. Porque razão terá Carlos Xistra mencionado no relatório ter recebido a caixa “desta vez” mas, ter deixado os vouchers no balneário? Se calhar é por entender que a oferta dos vouchers tem uma função “lubrificadora” que, irrelevantemente, o remanescente conteúdo não tem.
Carlos Xistra acha razoável aceitar uma camisola do Eusébio. Na verdade também não acho nada do outro mundo. De resto até entendo que é uma excelente ideia a de demonstrar simpatia pelos árbitros e fazê-los sentir-se “em casa”, na sua própria casa, o Estádio ou na escola de bola do Benfica, no depósito dos seixos.
Assim sendo, proponho ao Presidente do Sporting Clube de Portugal que faça o mesmo com uma caixa com a fotografia do Peyroteu, a não ser que entenda tratar-se de uma despesa desproporcionada que fere o normativo desportivo em vigor.
Abraços a todos e bom ano de 2016
31 Dezembro, 2015 at 17:34
Autografada pelo Cristiano Ronaldo. Mas só no fim dos jogos, como fazem os índios.
31 Dezembro, 2015 at 17:34
Se merecerem…