Sentia-se inquieto. Sono agitado, ideias embrulhadas e tudo por causa do Sporting. Sempre o Sporting, como se valesse de muito aquele “tens razão” com que brindava quem lhe dizia «porra, há coisas tão importantes na vida e tu vais estar assim por causa de futebol?!?». Aquele “tens razão”, quase sempre acompanhado de um sorriso, era uma espécie de “podes dizer-me essa merda as vezes que quiseres que eu não mudo”. E porque jamais mudaria, Leónidas aproveitou o início de uma nova semana para se levantar ainda mais cedo do que o habitual.
Estava sem paciência para o trânsito e tinha pela frente quase quatro centenas de quilómetros. «Vai dar para colocar as ideias no lugar», pensou, enquanto aparava a barba e colocava mentalmente tudo o que iria precisar na mochila. E, já com ela às costas, enquanto se dirigia ao carro, foi assaltado pelo raio das imagens do jogo de Leverkusen, as tais que o deixavam inquieto há quatro dias. Irritava-o pensar que os cabrões dos alemães estavam ao alcance do melhor Sporting, aquele que não chegaram a defrontar por uma questão de gestão. E mais irritado ficava, quando se lembrava dos comentários de vários Sportinguistas a dizerem “ainda bem que nos podemos focar unicamente no campeonato!”. As mãos apertam o volante com mais força, os olhos acompanham o espreguiçar do sol que confirma um daqueles dias de inverno em que apetece andar na rua. «Foda-se, era o que faltava eu aplaudir uma eliminação…»
Lá estava, aquela sensação que o inquietava. Aquele não querer aceitar que o Sporting apenas se pode focar num objectivo. Aquele não poder aceitar que alguém respire de alívio por estarmos em menos uma frente. Não foi esse o Sporting por quem se havia apaixonado perdidamente. É verdade que as façanhas europeias que havia podido acompanhar se contavam pelos dedos. E, mais verdade ainda, que o seu Sporting ainda há dois anos tinha batido no fundo e nem à Europa tinha ido. E era aí que os seus sentimentos viravam um pacote de Capri Sonne com todos os frutos imaginários, pois essa imagem do Leão a cravar as unhas nas paredes de um poço também fazia todo o sentido e era a iconografia com que identificava a história recente do Rampante.
E se o regresso à superfície nunca seria fácil, mais complicado se torna quando, diariamente, mil e uma artimanhas são feitas para que o Leão volte a escorregar poço abaixo. «Tem sido uma luta do caraças…», disse para si mesmo, enquanto olhava para o que tem sido feito de ano para ano. Recuperar financeiramente, segurar os melhores jogadores, apostar nos melhores da formação, ir acrescentando cada vez mais valor no início de cada nova época, sem esquecer a escolha criteriosa dos treinadores. Primeiro devolveu-se o orgulho, depois devolveu-se a esperança. Conquistou-se uma Taça de Portugal, depois uma Supertaça e, agora, defende-se um primeiro lugar ocupado contra tudo e contra todos. A equipa joga bem, os pormenores do trabalho desenvolvido durante a semana surgem a cada novo final de semana e, com mais ou menos nota artística, há um lote de profissionais totalmente comprometido com a camisola que defendem e que, como prémio, recebem o apoio cada vez mais massivo de uma nação leonina sedenta de grande vitórias.
Talvez resida aqui a explicação para todo o turbilhão que o envolve há alguns dias: e se esta aposta declarada no titulo não for suficiente para conquistá-lo? Não conseguiu encontrar uma resposta até estacionar o carro, longe de casa, onde o seu Sporting ia jogar e ele quis lá estar. Até, ao seu lado, estacionar um outro carro, de onde saíram cinco Sportinguistas. Ele sorriu-lhes e eles retribuíram com um “vamos esmagar estes gajos!”. Leónidas sorriu ainda mais e a sua resposta foi erguer o punho cerrado enquanto, de forma automática, lhe saiu um «está quase!». Prendeu-se às suas próprias palavras e entendeu o significado de tudo o que o inquieta. É este estar quase. É este estar cada vez mais perto. É este querer tanto o que mereces que quase te sufoca quando não sabes o que fazer mais para ajudar. É esta sensação de estares prestes a iniciar os dois jogos que podem decidir a tua época. E voltou a sorrir. Porque esta é uma viagem que só pode encher de orgulho que defende tão bela camisola. Porque, independentemente do desfecho, esta é uma viagem que valerá sempre a pena. Até logo, companheiros!
29 Fevereiro, 2016 at 14:34
Está quase..
29 Fevereiro, 2016 at 14:44
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
“e se esta aposta declarada no titulo não for suficiente para conquistá-lo?” – oh, quem me dera que os Sportinguistas deixassem de falar deste assunto! Cada vez que se fala dele se está a colocar mais pressão numa equipe que tem dois desafios importantíssimos nas próximas duas jornadas.
Concordo que os nossos jogadores deverão entrar em campo a sentir a importância da vitória em Guimarães. Mas isto é pressão desnecessária (porque criada pelos próprios sportinguistas)…
SPOOORTING!
SL
29 Fevereiro, 2016 at 14:45
Enquanto lia o texto, pensava: “Quem o escreveu??? Deixa-me chegar ao fim para saber”…. Não foi preciso, na parte do Capri Sonne soube de caras que era do Cherba.
SPOOOOOOORTING….. Ca nervos…
29 Fevereiro, 2016 at 14:48
Pois é Cherba… Também a mim me passaram pela cabeça todas essas interrogações, tal como o Leónidas.
No final, espero que tudo tenha valido a pena. Só um desfecho fará com que tenha valido…nenhum fará com que a viagem não continue.
Sporting sempre! Até logo, companheiros!
29 Fevereiro, 2016 at 14:55
Até logo grande Cherba! Só os 3 pts interessam! Boa viagem
#euvouláestar
#diadesporting
29 Fevereiro, 2016 at 14:59
Somos todos Leónidas hoje, amanhã e até Maio…Cherba, belíssima mensagem de motivação Parabéns.
Tal como escreveste, independentemente do desfecho no final, estamos orgulhosos se semana a semana percorrer este caminho.
HOJE É MAIS IMPORTANTE QUE SÁBADO!!! NÃO SE PASSA MAIS NADA, NÃO INTERESSAM POLÉMICAS, NÃO INTERESSAM OS METE-NOJO DA CS, NÃO INTERESSAM OS CASTIGOS…SÓ INTERESSA TRAZER 3 PONTOS DE GUIMARÃES.
29 Fevereiro, 2016 at 14:59
Está quase…
E mesmo que, devido às forças reinantes, que nos continuam a querer empurrar/puxar para o fundo do poço, sabemos/sentimos/vemos que o “NOSSO” SCP está de volta aos lugares de onde nunca deveria ter saído…
Ninguem gosta de ver o SCP a nao jogar para ganhar… mas uma boa gestão de recursos, garante “forças” para uma época inteira e não para “brilharetes” esporádicos, que no final do ano, quase sempre se resumiam a uma mão cheia de nada…
Independentemente do que acontecer até ao final da época, esta estará a ser uma das épocas de maior afirmação e demonstração do nosso poderio, tendo obrigado inclusivamente, todos os repteis, vermes e quejandos a sair das tocas e a usarem os ultimos cartuchos de corrupção e compadrio de que dispõem…
SPOOOOORTING
29 Fevereiro, 2016 at 15:03
E 1-3 com a surpresa Barcos, a molhar a sopa por 2 vezes, com um do Bruno César pelo meio…
29 Fevereiro, 2016 at 18:21
E o outro..vai ser o Teo…?
Ou esse “está guardado”…para “molhar a sopa” nas galinhas..??
Abr e SL
29 Fevereiro, 2016 at 15:02
dos clássicos gregos eu prefiro o jasão. 🙂
29 Fevereiro, 2016 at 15:02
OFF:
JÁ ULTRAPASSÁMOS OS 136 15X SÓCIOS!!
Este e o caminho mensurável, objectivo e eficaz de apoio ao clube e suas modalidades!
Desde a recontagem em Junho de 2015, crescemos mais de 16000 sócios em 9 meses, sendo este o número mais recente para novo sócio!
Estamos em condições plenas para nos próximos 12 meses angariarmos os 13 84X Sócios que faltam para cumprir objectivo:
– INAUGURAR O PAVILHÃO JOÃO ROCHA COM MAIS DE 150 000 SÓCIOS!
Junta-te á Família Leonina! Faz-te sócio aqui https://socionumminuto.pt/
EU QUERO O SPORTING CAMPEÃO!
TU QUERES O SPORTING CAMPEÃO!!
NÓS QUEREMOS O SPORTING CAMPEÃO!!!
29 Fevereiro, 2016 at 18:04
«Estamos no top 10 dos associados, a 30 mil do rival de Lisboa. Julgava eu que estavam no Guiness. Afinal, descobriu-se que as pessoas nascidas em 1900 tinham morrido. Temos 130 mil sócios, estamos no sétimo lugar e ESPERAMOS EM MAIO ENTRAR NO TOP 3. O Barcelona está em terceiro lugar com 200 mil sócios.»
BdC durante a festa do primeiro aniversário do Núcleo Sportinguista de Famalicão.
Não terá sido muito ambicioso o presidente mesmo contando com um BOOM motivado pela (POSSÍVEL) conquista do título aproximação aos nossos rivais ? Ou será mesmo um alvo real? Ou haverá também alguma campanha de marketing na manga?
29 Fevereiro, 2016 at 15:03
Eu não percebo quem fique contente com a eliminação europeia! Como não percebo quem não entenda a necessidade que o treinador tem de rodar a equipa numa fase em que tem jogos a meio e ao fim-de-semana…
Quanto à questão “E se não ganhamos o campeonato tendo o mesmo como prioridade?!?!” eu respondo…se não ganhamos o campeonato tendo o mesmo como prioridade íamos ganhar o campeonato sem o ter como prioridade?! Ou íamos ganhar a Liga Europa?! E se não ganhássemos nada apostando ganhar tudo?! Como era?! Fui só eu que ouvi culpar (e culpei) o MS pela gestão desastrosa que fez dos jogadores nesta fase no ano passado?! E agora ia fazer o mesmo?!
Eu percebo e aceito que o campeonato é a prioridade, eu percebo e aceito que uma equipa tem de rodar os jogadores para os ter em condições e por isso eu concordo com o que tem sido feito! Não festejei nem festejarei nenhuma eliminação…fiquei triste porque acho que aqueles jogadores mereciam passar e ter a pontinha de sorte que faltou! O que me recusei a fazer é a atirar-me ao pescoço do treinador, em quem eu acredito a 200%!
29 Fevereiro, 2016 at 15:07
Força equipa!
E força bravos leões que a vão acompanhar no Afonso Henriques!
29 Fevereiro, 2016 at 15:07
Leónidas. Maria Leónidas.
29 Fevereiro, 2016 at 15:08
Eu acardito!
Hoje até a minha reunião de direcção vai começar mais tarde para eu poder ver o jogo 😀
E O SPORTING É O NOSSO GRANDE AMOR
29 Fevereiro, 2016 at 18:23
Então …é caso para dizer…:
Gaeiras…quer o Sporting Campeão…??
Abr e SL
29 Fevereiro, 2016 at 15:20
Quem vai logo a Guimarães… boa sorte e força no apoio.
Fui duas vezes e o período pré e pós jogo foi complicado nas imediações do estádio, o ambiente só dá para explicar a quem lá vai.
É das claques mais complicadas…
De resto, os pontos ganham-se lá dentro (relvado e bancada) e aí seremos fortíssimos.
29 Fevereiro, 2016 at 15:20
Não sei se me tiraste um peso de cima ou se me deixaste mais nervosa… Está quase…
29 Fevereiro, 2016 at 18:24
Cuidado com…
“As facadelas”…!!
SL
29 Fevereiro, 2016 at 15:27
Para cima deles. Sem dó nem piedade. Esmagar tudo o que estiver no nosso caminho até à jornada 34.
Tenho tanta fome de titulo que até dói. Aguenta coração.
29 Fevereiro, 2016 at 15:33
Já estou com uma carga de nervos que não nem consigo ver nada à frente ahaha
29 Fevereiro, 2016 at 17:25
Pah… estou exatamente na mesma 😀
29 Fevereiro, 2016 at 15:33
Enorme texto
29 Fevereiro, 2016 at 15:37
Vamos um degrau de cada vez, logo é mais um degrau, nesta nossa caminhada. Faltam 11 jogos para fazermos 27 pontos, os outros precisam de fazer 33! Hoje temos três pontos a conquistar na cidade berço, vamos como LEÕES que somos reclamar o que é nosso por direito!
Está quase…mas calma, muita calma, é que ainda falta o quase!!!
Eu tb sou Leónidas!!!
29 Fevereiro, 2016 at 15:43
Ainda falta tanto para as 8 da noite… fónix! !!
29 Fevereiro, 2016 at 15:44
PRA CIMA DELES CARALHO!!!!!!!
Tem que ser à bruta! Quero ver os adversários com as pernas a tremer só de pensar que no próximo fds vão jogar contra o ENORME SPORTING!
SL.
29 Fevereiro, 2016 at 15:45
bonito bonito …era um jogo a la Setubal:P!
Grande joga,simples,bonito e eficaz!sem espinhas:)!
SL!
29 Fevereiro, 2016 at 16:11
Isso é que era!
SL
29 Fevereiro, 2016 at 16:32
E mandava um belo recado.
29 Fevereiro, 2016 at 15:48
RP
JP ND SC MZ
WC
BC JM GM
BR CM
1
21 44 13 31
14
11 17 60
20 36
Sli entra no decorrer da partida para sentenciar.
29 Fevereiro, 2016 at 16:10
Isso não, pois com o jogo sentenciado só bastaria ao árbitro mostrar amarelo ao Sli…. Acho que o melhor seria resolver o jogo cedo, com 2 golos do SLI 😉 e depois tirá-lo ao intervalo.
29 Fevereiro, 2016 at 15:59
Está quase 🙂
29 Fevereiro, 2016 at 16:12
Está quase mas falta tanto…
Estamos sempre convosco, Gritem Leões!
Saudações Leoninas
29 Fevereiro, 2016 at 18:08
Grande verdade!
29 Fevereiro, 2016 at 16:24
Boa tarde:
Tudo isso que passou pela cabeça do “Leonidas” é comum ao pensamento de muitos sportinguistas.
Será que valeu a pena apostar tudo no campeonato? Só o saberemos talvez lá para Maio.
O que é verdade, é que tirando a Taça da Liga onde o comportamento foi decepcionante e muito abaixo do que seria de esperar, tivemos uma Taça de Portugal onde vencemos os lamps e só fomos derrotados em Braga perante um rival difícil com erros de arbitragem e as competições europeias, em que só duas arbitragens habilidosas nos tiraram da fase de grupos da Champions; depois na Liga Europa estivemos muito irregulares , capazes do melhor (vitórias frente ao Besiktas em Alvalade e sobretudo vitória em Moscovo) e do péssimo – derrota com o Skenderbeu.
Nestes jogos com o Leverkusen, estivemos a discutir a eliminatória quando estava 1-1, mas um golo num grande remate e com fortuna de um jogador da equipa alemã tirou-nos fora. Perdemos a eliminatória sobretudo pela atitude que não tivemos em Alvalade.
A prioridade está correta. Queremos mais que tudo o campeonato. O discurso , nomeadamente do treinador, nem sempre foi o mais feliz.
Mas uma coisa já ninguém nos tira: nos últimos 8-10 anos terá sido o campeonato em que mais sentimos que podíamos efectivamente ganhar. Isso já ninguém nos tira. Recuperamos o gosto de sermos temidos e de terem de contar connosco. Só que isso já não chega. Queremos e merecemos GANHAR! Porque se é verdade que é dos campeonatos em que estamos melhor, seria por isso mesmo o mais doloroso se o perdêssemos. Não acredito que isso aconteça.
Hoje teremos um jogo muito complicado. Iremos fazer tudo para ganhar, mas mesmo que o árbitro não o consiga impedir, prevejo vários cartões para nos condicionarem no próximo jogo, com o Carnide.
Quanto às declarações de LFV foram mais uma vez vergonhosas. O grande pacifista do futebol português… o homem que não quer que Slimani seja castigado… antes do derby (depois até pode levar 10 jogos; mas que se calhar até gostava “e consentia” que ele levasse hoje o 5º amarelo, o que na prática dá o mesmo). O mesmo ordinário que formalizou a queixa contra o jogador. O mesmo para quem vale tudo e que vem apelar a que não haja incendiários no futebol português (Pedro Guerra e Gomes da Silva ficaram ofendidos com o remoque…), ele que anda em almoços estranhos com ex-dirigentes do Sporting.
Estamos nesta luta e só podemos contar com os sportinguistas. Mas chegam e sobram. Precisamos é da força colectiva desta grande instituição , de acreditarmos e querermos muito vencer. É isso que nos vai levar a ultrapassar estes dois jogos da melhor forma e mais que isso a ser campeões. Atenção que o Carnide dificilmente perde pontos com os pequenos (terá hoje mais um jogo-treino) pelos motivos que todos sabemos. Por isso é muito importante ganhar hoje e no sábado.
VIVA O SPORTING!
29 Fevereiro, 2016 at 16:29
Nunca mais são 20:00….
29 Fevereiro, 2016 at 16:44
Convocados:
Patrício, Jug
Schelotto, Jefferson, Ewerton, Coates, J. Pereira, Marvin, R. Semedo, R. Esgaio
Aquilani, B. César, William, J. Mário
Slimani, Teo, Ruiz, Barcos, Mané, Gelson
Adrien ficou de fora!
29 Fevereiro, 2016 at 18:09
Naldo também de fora…
29 Fevereiro, 2016 at 16:59
Grande Texto. Até o Capri Sonne fez sentido 🙂
Ainda a trabalhar mas mentalmente já estou em pre estágio.
Load “” Enter para Guimarães!!
29 Fevereiro, 2016 at 17:03
Excelente texto!