Na minha opinião, a hipotética implementação do Video-Árbitro, não vai melhorar em nada a qualidade da arbitragem em Portugal. Pelo contrário, só nos vai trazer mais frustrações.
Porquê? Primeiro, porque o problema da arbitragem em Portugal está longe de ser apenas a qualidade dos árbitros, e das suas análises durante o jogo. Segundo, porque para funcionar, teríamos que partir do pressuposto que as pessoas que gravitam à volta da arbitragem em Portugal, são pessoas honestas, que não cedem a pressões, nem são influenciáveis, e que querem arbitrar bem.
Se, as coisas seguissem o seu caminho “normal”, a pessoa do video-árbitro, seria só mais um a ganhar dinheiro, e possivelmente prendas, para fazer a análise dos lances consoante as indicações da estrutura federativa, e de quem a controla. Se o tal individuo quisesse que o penalti sobre o Jonas fosse penalti, não teria pudor nenhum em analisar o lance desta forma. Pior, este individuo, até poderia fazer com que um árbitro que tivesse tomado uma decisão correta, voltasse atrás na mesma, sob a égide que a sua análise é baseada em imagens. Quando muito, serviria para desresponsabilizar os árbitros, e deixar de atribuir-lhes as culpas, pois a decisão foi do video-árbitro, que mais facilmente iria passar no anonimato.
Por muito que queiramos ser imparciais, todos nós, inconscientemente vislumbramos um lance a favor ou contra mais de acordo com o que nos dá mais jeito. Simplemente porque existem muitos fatores subjetivos na arbitragem, que não deviam existir. A questão da avaliação de intenção, em lances de fora-de-jogo posicional, em bolas na mão, e até a intensidade do contacto, não ajudam. Lances como o do Jonas e do Maxi, existem em todos os jogos. Diria que em 80% dos penaltis marcados, é o atacante que promove o contacto e não o defesa. É simplesmente assim que funciona, o jogador procura ganhar vantagem desta forma.
É preciso ver para além dos penaltis. É preciso ir analisar os critérios de marcação de faltas, na mostragem dos cartões, na permissividade do anti-jogo. É nestes pequenos pormenores que se percebe que tipo de árbitro temos. Aos 10 minutos de jogo já se consegue perceber ao que o árbitro vem. Os árbitros que conseguem passar despercebidos sem lances polémicos, são os melhores(piores). Porque sabem não só arbitrar, mas sabem também como controlar o jogo como lhes convier.
Por último, o video-árbitro não resolve questões como o linchamento do Slimani com câmaras a persegui-lo por todo o campo, como a instauração absurda e única de um processo disciplinar ao jogador, como a demora ou a fugacidade de um castigo, como o arquivamento de queixas de lances só porque o árbitro diz que os viu, quando não foram punidos corretamente. Não resolve os processos que são instaurados, são julgados e cumpridos, e depois em ultima instância são anulados em prejuízo sempre do mesmo. Não resolve o dolo sem intenção. Não resolve as ofertas de mera cortesia. Não resolve a subserviencia de clubes em relação a outros.
ESCRITO POR Ruben M.
*às quartas (esta semana começa à terça porque há uma fila tão grande que parece que começaram os castings para o Master Chef), a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
8 Março, 2016 at 8:10
Certo Ruben: não resolve o problema da arbitragem no essencial.
Mas é um passo na direcção certa, pois irá permitir revogar erros grosseiros in loco e em tempo real.
Mesmo que sirva apenas para 10% dos casos, sempre ficamos 10% melhor do que estávamos.
8 Março, 2016 at 8:13
Pelo menos obrigará as galinhas a gastar ainda mais nas “cortesias voucherianas”… Sempre serão mais 2 ou 3 a mamar na teta do és-ébrio…
8 Março, 2016 at 8:17
Veja-se a diferença entre a queixa feita contra o Slimani, com os escrevinhadores a meter capas de barbaro, perigoso, etc e do selvagem da musgueira, ( nome dado pelo proprio treinador), em que se “orgulha” de jogar entre os maiores na champignons, nem que seja só para tentar partir pernas…
Esta merda está toda minada
8 Março, 2016 at 8:19
Caro Ruben, sou um romantico inveterado, certamente. Acredito mesmo que o video-arbitro é um passo na direcção certa e contribuirá para melhor transparencia.
Agora o que dizes também é verdade: No ténis já há video-arbitro h+a muito tempo e no entanto os “arranjinhos” com as apostas aconteceram (foram descobertos muitos este ano)… basta para tal que o atleta “não se esforçe tanto” num set ou 2. Nestes casos (do ténis) não é apenas para perder jogos que se faz batota.
Como dizes, tudo depende da integridade das pessoas.
8 Março, 2016 at 8:25
Epa, há decisões que não dão hipótese de diferentes interpretações
8 Março, 2016 at 8:42
Ruben,
Está aí uma complicação muito grande! Tudo o que seja para ajudar a um futebol mais transparente, é bom.
A corrupção e a interesses nunca serão, obviamente, aniquilados com o video árbitro. Procura-se com este, uma aproximação ao cenário ideal de decisão por parte do árbitro.
… na nossa sociedade, apesar de haver leis, o crime continua acontecer. E para isso, as armas são outras.
8 Março, 2016 at 9:02
eu concordo com o video arbitro …apesar de achar que tens razão e que o problema da arbitragem se prenda mais com a qualidade dos arbitros ou neste caso a falta de qualidade e imparcialidade dos mesmos … não creio que vá resolver tudo mas pode ajudar em algumas situações …
8 Março, 2016 at 9:05
Confesso que também tenho esse receio mas de qualquer modo é um passo na direccao certa e fará mais difícil o erro grosseiro interferir com os resultados.
É verdade que é quase sempre o avancado que procura o contacto e ainda mais verdade que o que se passa em Portugal é inacreditável em que quase todas as faltas sao cavadas pelos jogadores que atacam.
Vejo os jogos na BT Sport e, se bem que os bifes tem uma atitude diferente em relacao ao jogo físico, os gajos andam sempre a dizer “there was contact but he made the most of it”.
E os árbitros portugueses, Xistra a cabeca, vao na cantiga. Sao maus, mesmo maus. Temos jogos em que mais de metade das faltas sao mal marcadas.
O antijogo é outro problema, que nunca vi como hoje em dia….guarda redes no chao o tempo todo, etc
Enfim, é preciso mudar atitudes também
8 Março, 2016 at 9:06
ahhhhhhhh e PARABENS ao Hugo Oliveira 🙂
8 Março, 2016 at 11:43
Obrigado Bela 🙂
8 Março, 2016 at 12:12
🙂 de nada Hugo 🙂
8 Março, 2016 at 9:08
Bom diA para a Familia da Tasca
Os meus paarabéns ao amigo
“Hugo Oliveira”
Que tenha sempre muita saude…
Que seja sempre muito feliz…
Que tenha muitos anos de vida…
E não lhe faltem as alegrias dadas pelo “Leão Rampante”…
Um abrtaço amigo Hugo…
Quanto ao post…
Não deixa de ter alguma razão…
Pouco ou nada mudará se tudo continuar nas “maos dos mesmos”…
Há sempre muita maneira de ver as coisas e onde uns verão agressões violentas…
Haverá sempre um qualquer “rui gosma da selva” que apenas verá isto…:
“…”É uma entrada um bocadinho violenta. O arbitro achou que não devia levar outro cartão. No limite, se quiserem para ficarem contentes porque o efeito era o mesmo, eu diria que era merecedora de vermelho …”…
É que ainda por cima…se dão ao luxo de gozar com a nossa inteligencia…!!
SL
8 Março, 2016 at 11:43
Obrigado amigo Max, um abraço
8 Março, 2016 at 9:42
Com o video arbitro o rastas tinha sido expulso e por certo tinham marcado penalti no lance do Adrien e até no Slimani pois o contacto é por demais evidente !
Neste ultimo jogo teria dado bastante jeito !
E bastará que venha corrigir apenas uma má decisão por jogo, que quanto a mim já justifica a sua introdução !
8 Março, 2016 at 9:55
Já não digo nada amigo…
E se o árbitro que “estivesse” no vídeo-árbitro…
Tivesse a visão de jogo de uma qualquer “gosma da selva”…?
É que tudo continuará “na apreciação” de uma pessoa apenas que neste caso poderá olhar para as imagens…
“com os olhos” da cor que lhe convier…!
Poderá ser mais escandaloso ainda…mas não será totalmente seguro que as coisas passarão a ser límpidas e transparentes…!!
Abr e SL
8 Março, 2016 at 10:00
Com vídeo-árbitro tínhamos ganho no Sábado!!
Na 1ª parte….penalty sobre o Adrien …
Na 2ª parte…. penalty sobre o Slimani…
Ai e tal o renato devia ter sido expulso pela entrada ao ruiz!! Discordo!!! Nessa altura o renato já tinha feito faltas em quantidade mais que suficiente para nessa altura já estar na rua!!!
E sim…. estou lixado por praticamente não se ter falado (posts ontem não é nada!) da arbitragem, que foi simplesmente vergonhosa!!
Mas pronto…. como o Ruiz falhou 2 golos feitos (principalmente o 2º lance)….. não se fala da arbitragem!
Com o Tondela…. porque o árbitro marcou um penalty que sem televisão (na tv percebe-se que foi um erro de arbitragem) até parece penalty e porque expulsou o Presidente ….. foi uma histeria de todo o tamanho.
A sério…. há coisas que não consigo perceber….
8 Março, 2016 at 10:09
Sabes qual e a diferenca?
E q Bemfica e diferente de Tondela..e nen td a gente quer andar a “chapada” pelo Sporting!
E qd digo chapada nem precisa de ser com discussoes …e nao se submeter aos consensos para nao hostilizar o pensamento dominante do clube do regime…
8 Março, 2016 at 10:20
Mas isso é absurdo!
E é ainda mais absurdo porque andamos sempre em picardias com o benfas e depois quando eles jogam no nosso estádio:
—> claques dos lampiões comodamente instaladas nos respectivos lugares com enorme antecedência
—> arbitragem vergonhosa
—> perdemos o jogo
E no pós-jogo ….. é Ruiz e Ruiz e a equipa pequena.
8 Março, 2016 at 10:29
Que e absurdo e!!
Mas tens as evidencias a frente nao tens?
8 Março, 2016 at 10:39
Pois tenho….
E por isso escrevi “A sério…. há coisas que não consigo perceber….”
E fico-me por aqui.
8 Março, 2016 at 14:21
Essa é uma grande verdade. Dentro das minhas relações, houve pessoas com quem me comecei a dar mal desde que o Jorge Jesus é treinador do Sporting. A relação esfriou e evito falar de futebol com eles, senão chateamo-nos. Eu não concebo que as pessoas fiquem mais ou menos sportinguistas por causa de um treinador. Isso é uma coisa sem tino!
Essas pessoas são o tipo de sportinguistas com pouca personalidade e amor clubístico. Dão-se com mais lampiões do que com sportinguistas, os lampiões atentam-lhes cabeça (porque ficaram danados por o Jesus vir para o Sporting) e como esses lampiões são mais ferranhos do que os sportinguistas, fazem a cabeça dos nossos e viram-nos contra o treinador e contra o presidente. Já tive de me chatear por causa desta merda, porque cada vez que o Sporting tem um mau resultado, lá vem os azedos do costume cobrar. E eles não percebem como são fracos de cabeça, preferindo manter os amigos da onça dos outros clubes (que ainda por cima os gozam) e dando-lhe razão contra o “seu” próprio clube.
É por isso que este espaço (e outros) é tão importante. É preciso que os sportinguistas socializem e SE APOIEM. O Sporting, ao contrário do Oporto, tem a massa adepta dispersa e por isso também mais volúvel e influenciável pela propaganda lampiónica dominante. É por isso que nos momentos de dificuldade o nosso clube passa sempre pior do que os rivais.
8 Março, 2016 at 9:44
Nada resolvera enquanto os Sportinguistas nao defenderem intransigentemente o seu clube!!
A Tasca e um nucleo duro de Sportinguismo mas ainda ha mt a fazer..
Se a maioria dos Sportinguistas tivesses espirito tasqueiro nao havia arbitro, observador, dirigente ou governante q nao baixasse a bolinha!
E essa Muralha de Aco q tem de continuar a aumentar em torno do Clube!
8 Março, 2016 at 9:45
Temo que o Ruben tenha razão. Mais: temo que a introdução de tecnologias visuais para rever lances polémicos “capitais,” produza o efeito perverso de conferir mais legitimidade a arbitragens manhosas. Sem a espectacularidade das grandes penalidades e dos fora-de-jogo (mal/bem tirados), não faltam formas discretas (e portanto não sujeitas a revisão tecnológica) de empurrar uma equipa para trás ou quebrar a sua dinâmica ofensiva. O “vídeo-árbitro” não impedirá essas “conduções do jogo” ao mesmo tempo que “purifica” os árbitros e as arbitragens que as incluem.
A questão da inclinação vermelha da arbitragem é estrutural. E tem menos a ver (embora também tenha) com as “cores” dos árbitros do que com a (gestão da) carreira dos árbitros. Enquanto a controlar, o Benfica controla as arbitragens realizadas pela esmagadora maioria dos árbitros, com ou sem “meios auxiliares de arbitragem.”
Não resolvia tudo (longe disso), mas há muito que o Sporting devia patrocinar uma candidatura a Presidente do Conselho de Arbitragem do Jorge Coroado. É um homem com um feitio muito peculiar, incluindo alguma propensão conflituosa, mas toda a gente que conhece o futebol português por dentro sabe que possui uma integridade (moral) à prova de bala. Pura e simplesmente, não é corrompível, nem se entregaria ao trabalho como quem beneficia de uma sinecura.
O Jorge Coroado naquele cargo seria uma “pedrada no charco,” um sinal para todos os agentes desportivos (a começar nos próprios árbitros) de que o tempo em que os jogos de bastidores sobre árbitros e arbitragens pagavam alto tinha chegado ao fim.
É nos homens certos e bons e não em tecnologias que provavelmente se transformarão em armas de arremesso contra quem pediu/exigiu a sua introdução que a aposta deve ser feita.
8 Março, 2016 at 9:46
Com video árbitro teríamos ganho uma taça da liga antes do carnide. Deixem-se de tretas pá. Pior não fica de certeza.
8 Março, 2016 at 10:03
Para falar com franqueza…
Já estive mais optimista acerca da introduçºao do vídeo árbitro…
Quem me garante que o “visionador” não irá “entender” por exemplo que num caso semelhante à agressão do Renato Sanches…como ontem disse o “guerra…: se viu bem” que o Renato nem estendeu a perna, antes a contraiu…certamente para não magoar o Ruiz…
Já vimos as “habilidades” feitas para prejudicar o Sporting e beneficiar o benfas…
Uns “olhos pervertidos” serão incapazes de ver direito aquilo que não lhes convém…
A não ser que haja uma Entidade que possa ditar regras que se não cumpridas …implicarão castigos severos…
Tudo pode ficar na mesma…ou pior…
“Vamos fazer um esforço” para acreditar que não vai ser assim…!
Abr e SL
8 Março, 2016 at 19:50
Não vai resolver tudo, e se calhar nem vai resolver muito. O meu palpite é que seja usado apenas nos lances com interpretação mais óbvia. Mas é impossivel que não melhore pelo menos um pouco as coisas.
8 Março, 2016 at 9:51
Muito sinceramente, não é a entrada do vídeo-árbitro que me preocupa, mas sim a forma que se quer fazer. Eles querem introduzir a tecnologia, mas não querem que sejam os treinadores das equipas a solicitar ao árbitro a apreciação das imagens quando houver alguma dúvida. Aqui, para mim, está o problema! Quem me garante que o assistente é isento?!? Que não recebe vouchers?!? Que a análise dele não está comprometida?!? Deviam seguir o que já está implementado, por exemplo, no rugby. Cada treinador tem um X nº de vezes por jogo (isto serve para não estarem constantemente a para o jogo) para solicitar uma apreciação. Claro que vão solicitar só quando tem razão, não vão gastar as “munições” em causas perdidas (a não ser que o jogo esteja do lado deles e peçam tudo nos últimos minutos só para queimar tempo, mas isso é outra questão). Eu acho que a FIFA quer introduzir essa tecnologia desta maneira para descredibilizar a mesma, para depois virem dizer que tentaram, mas que não resulta, não tenham dúvidas que a FIFA é corrupta, essa “benesse” serve apenas para atirar areia para os olhos.
8 Março, 2016 at 10:05
Pois aí é que vai estar o segredo do exito ou não…:
A maneira como o juiz do vídeo-árbitro “queira” ou não…ver as coisas…!!
Abr e SL
8 Março, 2016 at 10:00
Temos de usar a nossa maior arma:
NOS PROPRIOS!
Cm sabem pugno pelo fecho do fosso…
Mas o fosso fechado so servira para alguma coisa se aquekes q forem para la apoiar a Turca 90 mins e rasgar em cima de adversarios e arbitros!!
Se forem pa la pas pipocas e bazarem 10 mins do fim pa apanhar o autocarro mais vale tar quieto!!
Insisto ..a solucao esta nos Sportinguistas e na defesa Intransigente do Sporting Clube de Portugal!
8 Março, 2016 at 10:07
Isso não resolverá nada mu amigo…
Que defende…?
O árbitro faz um erro contra nós…saltamos dentro do campo e damos-lhe “uma carga de porrada”…?
Olhe que ganharíamos muito isso não tenha dúvidas…:
Campo interditado…
Jogos à porta fechada…
Multas pesadíssimas…
Meu amigo “durma lá bem” sobre essa ideia…e vai ver que acorda fresquinho e a pensar que isso só prejudicaria o Sporting ainda mais…!!
Abr e SL
8 Março, 2016 at 10:13
Lol… Nao me fiz entender…rasgar com aspas!!
Accoes estupidas que prejudiquem o Sporting Clube de Portugal sao opostas a sua defesa intrasigente!
O ambiente tem e de ser fervoroso e intransigente…mas com inteligencia q e a maior arma do ser humano!
Sl
8 Março, 2016 at 10:18
Não Max. Acho que o comentário do FrostSCP não é um apelo à violência!
A questão aqui centra-se na distância que as nossas bancadas tem do relvado. Nem os adversários, nem a equipa de arbitragem, se sentem minimamente intimidados pelo público… Para eles é apenas barulho, nada mais.
Veja-se os casos de clubes que acabaram com pistas de tartan ou fossos? os resultados melhoraram porque o público parece estar muito mais presente e em cima do acontecimento.
Ninguém quer agredir ninguém, parece-me que todos temos bom senso. Mas a realidade é que a nossa força enquanto público, a pressão que poderemos conseguir nos adversários e na equipa de arbitragem (nestes últimos nem é pressão para nos favorecerem, é só para não nos prejudicarem), acaba por se desvanecer naquele fosso gigantesco que nos separa do relvado.
E penso que até mesmo para os jogadores, seria muito mais importante sentir o nosso apoio bem de perto!
8 Março, 2016 at 10:22
+1
100% de acordo
8 Março, 2016 at 10:25
Peço desculpa…
Foi “má interpretação” minha…
Também sou “por tudo”…menos a violencia…
Abraço a ambos e desculpe lá amigo Frost…
SL
8 Março, 2016 at 10:31
Cm disse acima ..tb nao me expressei de forma clara e inequivoca.
E a sua observacao e importante…violencia e um ato de estupidez anti Sporting!
8 Março, 2016 at 12:13
É fazer uma petição.
Com a venda de um jogador titular fechar o fosso, mudar o relvado (e criar condições de ventilação), aproximar as bancadas para a distância mínimo legal e mudar a cor das cadeiras.
8 Março, 2016 at 10:10
com o video arbitro talvez não se tivesse perdido o campeonato da mão do rony, a taça lucilio e mesmo talvez não houvesse o golo do luisão com o mariquinhas do ricardo (mais um campeonato para o galheiro…)
não resolve o problema dos que são habitualmente roubados mas dá alguma ajuda
8 Março, 2016 at 10:12
http://giphy.com/gifs/Pw9JU02TKyrK0
8 Março, 2016 at 10:17
penalty e expulsão (agressão com o cotovelo)
e tomates para isso ?
8 Março, 2016 at 10:14
O vídeo árbitro terá que ter um nome.
A sala onde estiver, terá que estar um digno representante de cada um dos clubes a ver o mesmo do que ele.
Outro factor que poderá ajudar de alguma forma a arbitragem a ser um pouco mais independente terá a ver com o que eles oferem por jogo/mês.
Árbitros de 1ª categoria deveram arbitrar apenas jogos de 1ª categoria ou 1ª Liga e por isso receber o equivalente da média que os jogadores nessa liga oferem.
Para que não tenham que acabar de receber o remanescente em promessas de carreira, descontos na compra de viaturas e imóveis, oferta de estudos para os seus filhos ou férias paradisíacas.
Bani jos deixar de merdas o Futebol gera MUITA guito e quem lá anda quer receber o que acha justo!!!
“Quem parte e reparte e não fica com a melhor parte ou é burro ou não tem arte” este é mais um ditado do verdadeiro Tuga, que imagino venha desde a idade dos descobrimentos e de Pirataria onde grangeamos fama para além da Taprobana.
Vamos ser correctos, de nada nos vale apostar apenas no moralismo e bons costumes… Porque? Porque há com certeza muitos Sportinguistas que exigem a ética no nosso futebol e depois nas suas vidas e no dia-a-dia não aplicam essa mesma exigência.
Não podemos pedir para nós e depois não o fazer nas nossas vidas e na educação dos nossos filhos.
O problema do Português é ser O que é e não vamos conseguir mudar isso nunca!
Por tanto, não vejo grande solução para este problema.
A única coisa que eu sei é que os “deuses” nos mostraram dois cartões amarelos, um em Guimarães e outro em Alvalade e com eles perceber que temos Todos que fazer muito mais para conseguir ultrapassar os “erros” dos árbitros e vídeo árbitros desta vida.
Temos que acreditar Todos que é possível mudar uma sociedade, para isso temos que começar já hoje a alterar muitas das nossas atitudes, de forma a darmos um exemplo que indique inequivocamente uma direção nesse sentido que tanto ambicionamos, de transparência, honestidade e elevação moral.
Se me perguntarem, se é possível? Eu direi que sim!!!
Ao olhos dos outros seremos uns “losers” ou “carneirada” e será com esse ônus que teremos de viver, nunca desistir, para um dia podermos vencer!!!
Estamos muito Próximos… Cheira me a título de Campeão!
Eu quero o Sporting Campeão!!!
Viva o Sporting Clube de Portugal
8 Março, 2016 at 10:25
Concordo, julgo que em Portugal o video-árbitro vai criar mais problemas do que resolvê-los.
Mas qual a solução para os problemas de arbitragem lusa? A solução pode ser bem mais simples do que aparenta, eu explico.
Na impossibilidade de se resolver o que quer que seja no lodaçal do futebol podreguês, não nos resta outra opção do que a luta externa no seio do futebol europeu. Recordo que foi assim que o agora video-árbitro surgiu, por cá nada se faria.
O que o Sporting deveria fazer e não faz?
Criar um lobby de vários clubes europeus e com ele solicitar junto da UEFA árbitros estrangeiros nomeados para os jogos dos clubes que se encontrem, jornada a jornada, nos lugares de acesso às suas competições. Na ausência de classificação na jornada inaugural, para efeitos de nomeação, transita a classificação da época anterior.
O que se garantia no topo da classificação?
a) Nomeações independentes realizadas pela UEFA e não pelo concelho de arbitragem da FPF.
b) Observações e avaliações independentes com avaliações efectuadas pela UEFA em detrimento das notas altamente subjectivas cujos interesses parecem muito dúbios.
c) Arbitragens independentes do poder futebolístico local, vulgo “Sistema”.
Situação WIN-WIN.
Lembramos que esta hipótese teria que ser implementada num quadro de solução europeia e não apenas para Portugal. Mas o que ganhariam a UEFA, os árbitros, os clubes e sobretudo os adeptos?
1) A UEFA garantiria à partida uma maior transparência no acesso às suas provas, Champions League e Europa League, com todos os benefícios que isso traz.
2) Os árbitros europeus garantiriam mais jogos internacionais, ganhando com isso mais experiência , fazendo os árbitros portugueses parte desta nova realidade.
3) Os clubes veriam melhoradas as condições de igualdade no acesso às provas economicamente mais favoráveis, diminuindo influências externas de bastidores.
4) Os adeptos seriam os grandes vencedores porque veriam aumentadas substancialmente as hipóteses de igualdade na disputa das competições.
De forma sucinta, esta seria “A solução” que acabaria de vez com os nossos problemas.
Abraço de Leão,
Verdão.
8 Março, 2016 at 10:39
https://www.youtube.com/watch?v=00SoAWcSEWs
Pessoal vejam ai o meu novo vídeo de apoio ao Sporting!
Aguenta Leão!
8 Março, 2016 at 11:27
Boas caros Tasqueiros!
Peço desculpa pelo off-topic mas alguém me sabe informar se os bilhetes para o jogo com o Estoril já estão disponíveis em Alvalade e a que horas fecham as bilheteiras?
Quanto ao tópico, considero que a tecnologia nos lances capitais terá pelo menos a oportunidade de reduzir a influência nos resultados finais dos jogos (que no final de contas é o que importa no final dos 90 minutos)
8 Março, 2016 at 12:17
A arbitragem de Artur Soares Dias foi tendenciosa e condicionou o resultado do jogo. É culpado de falta de seriedade congénita concebida num qualquer leito azul da cidade do Porto. Obediente, lambe-botas, ansioso por agradar ao demissionário vitópreira, Artur Soares Dias prejudica SEMPRE o Sporting nos nossos jogos em que é dono do apito dourado da arbitragem Portuguesa.
Com o Sporting a perder por um a zero, fruto de um lance em que Mitroglou faz falta sobre o William, Adrien é derrubado na área por Eliseu que o procura agredir à cotovlada e por Mitroglou que não procurando disputar a bola apenas salta para cima de Adrien para o obstruir e derrubar. É falta clara porque Mitroglou despreza a bola e vai ao homem para o parar. É penalty indiscutível porque ocorre dentro da grande área.
Renato Sanches fez 5 faltas para amarelo antes de aos 87 minutos fazer uma para vermelho e levar um amarelo naquele focinho de primata que não engana ninguém. Adrien vê o Vermelho sentado no banco por constatar o óbvio.
Antes disso uma gravata do central do benfica sobre Slimani constituiu falta para penalty que Soares Dias fingiu não ter visto.
Pelo meio as agressões habituais de Jardel, André Almeida, Gaitan, Eliseu que passaram totalmente impunes em entradas por trás às pernas dos jogadores do Sporting.
O Sporting teve culpa em não fechar jogadas de golo certo com bolas ao lado, por cima, por baixo, por todos os lados. Slimani, Teo, Bryan Ruiz, Jefferson, João Mário não foram capazes de superar uma arbitragem que remou contra nós desde o primeiro minuto de jogo.
Infelizmente, é isso que o Sporting tem de fazer para ser Campeão. Tem de superar adversários, inimigos e arbitragens. A realidade inescamoteável é esta e não outra. O Sporting foi incapaz e o árbitro ROUBOU. Para fechar alegremente o prejuízo que nos causou e revelando a intenção que tinha de evitar que o Adrien jogasse contra o Estoril, não o tendo à sua disposição em campo, manteve-o sob olho para lhe mostrar o vermelho directo na primeira oportunidade. Mesmo assim, delegou num seu qualquer colega futuro a obrigação de lhe mostrar o 9º amarelo da próxima vez que pise o relvado.
Soares Dias prejudicou o presente e o futuro e devia ser abatido à pedrada. A mim não me engana.
8 Março, 2016 at 16:41
Até te percebo, Ruben, mas esqueces-te aqui de algo essencial: o vídeo-árbitro propõe-se sobretudo a eliminar o erro grosseiro, aquele que está aos olhos de todos e só o árbitro não viu (com ou sem aspas).
Há uma coisa na qual estamos de acordo. Deve ser o árbitro do encontro a tomar as decisões todas, assim sendo, o vídeo-árbitro deve funcionar como na NBA. O árbitro é aconselhado a rever as imagens e toma ele próprio a decisão com base nas mesmas numa TV na cabine do 4º árbitro.
Fácil! Nem o árbitro é desresponsabilizado nem vai ter a coragem de não emendar um erro grosseiro aos olhos de milhões de espectadores.
Depois basta que os observadores avaliem coerentemente, com base também nas imagens do jogo, de forma clara e com as classificações públicas e está meio caminho andado para a transparência no nosso futebol.
SL
8 Março, 2016 at 17:03
Isto, para resultar, tem que ser como na NFL, ponto final, parágrafo. Quem deve pedir o challenge é o treinador. De outro modo, isto não vai apagar a suspeição, nem pouco, mais ou menos. Se alguma coisa, só vai é aumentá-la ainda mais. Porque quando se quer prejudicar, prejudica e não se pensa sequer no que os outros possam dizer/pensar/opinar, mesmo quando há coisas que saltam à vista de qualquer pessoa séria. Porque quem não tem escrúpulos, honestidade intelectual ou princípios está-se bem a borrifar para os outros, contanto, obviamente, que tenha uma rede protetora para para o amparar. De outro modo, claro que até o mais malandro pensa sempre duas vezes e mede as consequências.
8 Março, 2016 at 20:19
Mas o lance de decisão não vai ser visto por todos?