Nasci em 82. Desde que respiro que sou leão. Em miudo apostei que aos 25 seria guarda redes do Sporting. Com 12 ao perceber que me faltava muitíssimo jeito para a coisa, chorei. Como faria eu parte desta familia senão no relvado a imitar o Damas, ou o redes de então, o rei do golpe de vista, o nosso Ivkovic? com a primeira mesada,  à falta de melhor, meti-me num comboio à revelia dos meus Pais e fui para Lisboa. passei a ser sócio. Que felicidade enorme!

Dos 13 aos 19 não me lembro de ter perdido jogos em Alvalade. Primeiro com os ultras na Superior e mais tarde com um grupo de grandes amigos na nossa velha bancada nova.

Adivinhando o que aí vinha, fui estudar para fora e não mais cá voltei para viver… Mesmo acompanhando o Sporting na europa, em Alvalade sempre que posso, ou na TV religiosamente, comecei-me a aperceber do quão mais dificil é viver um amor à distância, e do sentimento inexplicável que é tentar pôr numa ida a Alvalade a emoção que antes sentíamos todas as semanas. Nem sei como cabe num só coração tanto amor acumulado!  

Vivo actualmente em Moçambique! Este ano reabrimos o Núcleo! Casa própria em terra de Eusébios, Colunas mas também do nosso grande Hilário! Aqui, o unico grande com casa própria somos nós! A fibra com que se vive cada jogo, o amor espelhado na cara de imigrantes ou de Moçambicanos que sempre foram leões mesmo sem alguma vez terem ido a Alvalade, é o suficiente para encher as medidas a qualquer pessoa que por ali passe. Aqui ou em qualquer um dos nossos núcleos espalhados pelo mundo!

Não sei se somos 3, 5 ou 7 milhões. Não sei quantos são os nossos rivais. Isso não importa. O que importa é a cultura, o amor e a dedicação ao nosso Sporting.

Em termos de associativismo  o Sporting tem vindo a fazer um trabalho a todos os niveis, notável. ‘O mundo sabe que’Alvalade estará sempre cheio, todos os cantos do planeta querem o Sporting campeão, o medo nos nossos adversários  aumenta à mesma velocidade que o nosso numero de sócios, a onda transforma-se num tsunami e a certeza que estamos todos a remar para o mesmo lado voltou!

De Moçambique e todas as partes do mundo planeiam-se viagens de 10,000 kms para ver um jogo. Tudo para mostrar ao nosso amor, à nossa família que mesmo longe, estamos perto e que somos todos a lutar por um objectivo!

Enquanto escrevo isto, olho para o bilhete de dia 5, e em nova passagem para Maio e sei que os 40,000 kms este ano são o mínimo que eu, como tantos outros, poderíamos fazer por quem todos os dias, no relvado, na tribuna, nas bancadas e em todos os núcleos, estádios e casas deste mundo, mantém este sonho vivo. Dia 5 estive em casa, mas nao estive sozinho, transportei em mim o grito e a revolta de todo o mundo que vive o seu grande amor à distancia! De todo e qualquer imigrante que vive intensamente o nosso grande amor.

Sejamos campeões ou não, temos a finalmente a consciência que todos do Paulinho ao presidente, do adepto mais rico, passando pelo ultra, ao puto com 5 anos, a viver perto ou longe de Alvalade, todos juntos acreditamos e tudo faremos pelo Sporting!

Não desarmemos agora, faltam 11 finais! Estamos todos convosco, e somos muitissimo mais que alguma vez imaginaram! Acreditem sempre e dêem tudo! Se chegar, fenomenal, épico, inacreditável. Se não chegar, pensem outra vez pois… tem de chegar! Mas aconteça o que acontecer, nunca desanimem! Nós estaremos sempre do vosso lado! E voltaremos sempre em cada Agosto com forças renovadas para reclamar o que é nosso, o titulo de campeão nacional!

Do meu lado e sinto que por parte de milhões de imigrantes digo: estes  40,000 kms não são nada pelo clube que me acompanhou todos os dias da minha vida! Obrigado Sporting! Juntos venceremos! Em frente meu grande AMOR!

 

ESCRITO POR Philip Schnitzer da Silva
*às quartas (esta semana começa à terça porque há uma fila tão grande que parece que começaram os castings para o Master Chef), a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]