Boas, irmãos Tasqueiros.
Aqui estou eu, após vários meses de ausência, ao convívio in prima persona na Tasca. Estou num ciclo novo profissional, de volta à minha querida Lisboa, e agora com menos tempo para escrever. Mas, como desde sempre apregoei aqui, o nosso Coração Leonino deve abrir-se nos momentos de tristeza mais do que nos momentos de euforia, para afastar os negros espíritos da angústia e da descrença. Por isto, não posso deixar de escrever este texto. Tenho de o fazer, principalmente depois de um dia (este passado sábado) em que tive a feliz oportunidade de conviver com os meus amigos tasqueiros numa tarde excelente que teve continuidade numa noite única de Apoio e Amor incondicionais e que não teve o epílogo tão desejado porque…a vida é feita de momentos.
É verdade. A Vida é mesmo feita de Momentos. Quantas vezes o curso das nossas vidas não terá sido irreversivelmente alterado por detalhes, meros enganos, esquecimentos ou ocasionais descobertas? Pois é! A tal Teoria do Caos, em que um minúsculo e imperceptível bater de asas duma borboleta pode causar uma diferença no deslocamento das massas de ar e provocar um gigantesco tufão do outro lado do mundo, não é? Nós, se calhar, tivemos esse efeito-borboleta nos pés do Bryan (ou da relva ou das ditas massas de ar) e que ameaça provocar um tufão emocional nas nossas hostes. Se nós deixarmos.
Mas recuemos a esse negro momento, aos 72 minutos: desmarcação fulminante de Slimani a magistral passe do Pantufas, bola cruzada a régua e esquadro, num perfeito raio latitudinal que tinha tudo, TUDO, para dar certo… momento mágico de suspensão, frações de infra-segundos em que a nossa respiração (mesmo a minha a 100 metros de distancia do outro lado do estádio) se condensa numa nuvem que contém todos os sonhos duma época. O nosso grito gutural de Leões Gigantes fica, assim, congelado, não nos pés de Bryan Ruiz mas no bater das asas duma borboleta metamorfoseada num tufo de relva…um circunstancial miserável tufo de relva! Que altera as nossas vidas e transforma a lava da nossa Alma Leonina numa gruta de gelo. E que separa a nossa explosão da bazófia folclórica dos lampiões.
Mas notem bem, irmãos tasqueiros: a culpa não foi do Bryan. Lembram-se do sketch dos Gato Fedorento dos “15-0 em que o tratador da relva também marcava, pelo menos um golo”? Pois bem. A relva é que teve culpa e roubou-nos 3 pontos. Sim, 3 pontos porque se aquele minúsculo ponto vermelho do gasto manto verde não tivesse engasgado o nosso Destino, o Bryan marcava e nós ganhávamos porque os lampiões de tão cagados que já estavam mais cagados ficavam e a nossa Força levava os nossos Heróis à conquista dos 3 pontos. E aí não havia asas de borboleta que contrariassem o nosso Destino.
Posto isto, solta-se a pergunta: E agora? Não encontram resposta? Eu ajudo…
Sou um Homem sem Fé mas com convicções. Não sou supersticioso mas acredito no Destino. Se a Vida é feita de Momentos e o Futebol faz parte da Vida, os tufos de relva hão-de continuar a aparecer mas o nosso Destino é mais forte que uma mera deslocação de ar. Ele é feito da nossa Força que é insuperável.
Eu continuo a ver nos meus sonhos a Pedreira de Braga pintada de verde num Momento perpétuo de Festa, em maio próximo.
Silenciosamente, vou esperar. Silenciosamente, eu vou Acreditar. Até ao Fim. VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!
ESCRITO POR Converge
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
9 Março, 2016 at 17:15
Conseguiste com o teu texto, que me ficasse um engulho na garganta e que não me deixa soltar o grito, que sufoco porque estou no escritório.
É este o caminho que temos de seguir, acreditar sempre que as contas se fazem no fim e eu estou convicta que ainda vamos ser felizes.
O grito que sufoquei é este SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING
9 Março, 2016 at 17:18
Converge, revejo-me completamente neste seu texto.
Também sou um homem de fé em todo o sentido da palavra.
Como tal,até ao fim, acreditarei sempre.
Spooooorrrtinnnggg!!!
9 Março, 2016 at 17:21
Ai grande Converge!
Vamos acreditar até… já não ser preciso e já sermos campeões!
9 Março, 2016 at 17:28
Para compra de bilhetes para o jogo no Estoril só se pode comprar lá?
9 Março, 2016 at 22:57
Hoje às 15H ainda se vendia em Alvalade mas só bilhetes a 25€…
9 Março, 2016 at 17:33
Excelente Texto!
9 Março, 2016 at 17:49
Nem mais amigo Converge…
Estamos todos “convergentes”…
Eu também acredito…eu também quero estar lá para festejar em Maio…!!
Abr e SL
9 Março, 2016 at 17:56
Nunca mais é sábado!
SPOOOOORTING!!!!
9 Março, 2016 at 17:57
Prosa soberba! Gostei imenso Converge!
By the way, pareceu-te ter-te visto no ponto-de-encontro dos tasqueiros. Alto, de cabelo encaracolado, certo?
Não tive a certeza no momento, além do mais estava a aturar um amigo que já não se segurava das pernas tal era a bebedeira.
9 Março, 2016 at 17:57
*Pareceu-me (merda de teclado)
9 Março, 2016 at 18:03
nope DF;) . sou baixote (vá lá, estatura media;) e estou com o cabelo curto. e nao fui às roulottes desta vez estive com o gag e com o cherba na zona de entrecampos, só depois é que fui para o estádio. grd abraço;)
9 Março, 2016 at 18:07
Grande texto Converge.
Agora acreditemos todos que vai ser muito difícil, a nós toca-nos a difícil tarefa de ganhar os jogos todos, contra tudo e contra todos… pois é, os apitadores não vão facilitar, e vamos sofrer muito.
Eu acredito, mas no fundo tenho consciência que falta-nos alguma coisa para sermos campeões…
SL
9 Março, 2016 at 18:22
Grande texto, caro Converge!
Este é para guardar e voltar a ler já com um sorriso nos lábios, mesmo antes de sair para o Marquês de Pombal.
Eu acredito, felizmente pelo que tenho visto na nossa tasca, não sou o unico.
9 Março, 2016 at 18:35
off ) Os jogadores do Benfica ficaram a pedir falta de Zhirkov sobre Nélson Semedo!
Se foi falta ainda melhor 🙂
1-0 Zenit
9 Março, 2016 at 18:39
O ideal era ir para prolongamento, isso sim era muito bom. Melhor só se fossem a penalties e ficassem até amanhã a batê-los!
9 Março, 2016 at 18:44
Filhos da Puta!!! Queria tanto o prolongamento!!!
9 Março, 2016 at 23:00
Também queria mesmo que fossem a prolongamento… Agora é esperar para ver quem calha na próxima fase ou esperar que o Tondela nos dê um alegria!
9 Março, 2016 at 18:40
Eles dizem que sim…
No futebol maricas de cá seria.
O Eliseu tb já mandou os mergulhos do costume
9 Março, 2016 at 18:36
Adoro.
Adoro este tipo de escrita…. Obrigada Converge.
9 Março, 2016 at 18:44
A caga do costume.
Frango do GR russo.
9 Março, 2016 at 18:45
A vaca tarda mas não falha.
9 Março, 2016 at 18:47
O hulk joga menos que o Teo.
Para os quartos, Barcelona ou Bayern.
9 Março, 2016 at 18:49
Tiveram caga desde a fase de grupos da Champions em que apanharam equipas fracas. Agora apanharam um Zenit em fora de forma mas mesmo assim iam perdendo não fosse a eterna caga lampiónica. Há equipas sem sorte e há outras que têm a peida sempre viradas para a lua.
Que se fodam, até é melhor assim, echem a basófia e agora só queria que apanhassem o Real Madrid ou Barcelona para as prima donas não meterem os pés nos jogos do campeonato nacional para depois se mostrarem na europa.
9 Março, 2016 at 18:50
Como Sportinguista estou orgulhoso do meu Sporting porque:
-Estamos a disputar taco a taco o Campeonato com uma das oito melhores equipas europeias deste ano
-Já ganhámos 3 vezes este ano a uma oito melhores equipas europeias deste ano
-Infligimos a maior derrota caseira de sempre a uma oito melhores equipas europeias deste ano
– Foi preciso todo o tipo de expedientes á Arouca para sermos batidos por uma das oito melhores equipas europeias deste ano
– Temos pouco mais de 20 mil sócios de diferença de uma das oito melhores equipas europeias deste ano
– Para tentarem conter o Sporting, uma das oito melhores equipas europeias deste ano tem de recorrer a todo tipo de papagaios para denegrir o nosso clube e Presidente
Portanto…muito satisfeito por o Sporting estar vivo e forte!
E é isso que me leva acreditar no Sporting este ano.
Viva o Sporting Clube de Portugal!!
9 Março, 2016 at 18:56
A sorte procura-se. Podem não jogar um corno mas a verdade é que vi sempre dez carnidenses a correr atrás da bola e dos jogadores do zenit que nem loucos, só não correm se não conseguirem. Rui Vitoria tem o mérito de ter visto que comanda um bando de cepos, com excepção de 2 ou 3 jogadores e meter o carnide a jogar como pode e consegue.
9 Março, 2016 at 19:48
Bom comentário. Dizer que é sempre sorte não cola. Embora seja um lugar comum a sorte vai buscar-se e, hoje na vida, seja em que actividade for, chegar ao topo e manter-se lá dá muito, mas mesmo muito trabalho.
9 Março, 2016 at 21:02
não é sorte?
o jimenez já disse que nem olhou para a baliza quando mandou aquele chouriço… e a bola é indefensável.
mesmo sendo impossível de defender, o redes russo foi lá e no lugar de tocar a bola pra fora… meteu a bola praticamente dentro da baliza.
9 Março, 2016 at 20:59
Carnide versão Trapatoni 2.0…
O mesmi colo, o mesmo futebol merdoso… O mm desfecho?!
9 Março, 2016 at 19:00
Para nós este é o melhor desfecho do carnide, mas foda-se é impressionante como estes filhos da puta têm tanta sorte. O Zenit podia ter arrumado isto várias vezes e depois num remate (bom) do jogador do carnide o GR russo consegue a proeza de meter mal a luva e desvia a bola mal. A bola em vez de ir para o lado direito dele vai para o lado esquerdo!
9 Março, 2016 at 19:05
O Slimani/Teo em vez de rematar tinha segurado a bola, esperava pelo Jefferson, Ruiz na esquerda ou alguém na direita para depois meter a bola na linha e ir a correr para a área onde ia tentar concretizar o 3.121 mil cruzamento nesse jogo.
9 Março, 2016 at 19:03
Com ou sem prolongamento, foi o melhor que podia ter acontecido ao Sporting. O Professor de Ginástica, da forma como (não) roda a equipa, só vai fazer cansá-la. Ou vocês pensam que o Ajoelhamento de 2012/2013 foi um acaso? Eles andavam em todas as frentes e não havia rotação na equipa – nem era possível, porque não havia jogadores para tal, como agora também não há. Portanto, é deixá-los na ilusão.
Aliás, de todas as vezes que o Carnide chegou aos quartos-de-final da Champions, adivinhem só… exato: a Liga ardeu!
9 Março, 2016 at 19:04
Calma que a vaca lampiónica anda a abusar….. e mais tarde ou mais cedo vai ter que meter férias.
Em 2012 meteu as férias todas numa semana!!
Por isso… calma que ninguém pode ter tanta sorte de forma consecutiva….
9 Março, 2016 at 19:09
E tanto azar de forma consecutiva? Pois…, aì jà me parece possivel…
9 Março, 2016 at 19:25
Também não….
Por isso em Maio…. logo se vê 🙂
9 Março, 2016 at 19:13
Bom texto, companheiro. A luta é até ao fim.
Se perdermos esta batalha, vai ser um Junho/Julho complicado mas depois estamos novamente na onda verde.
10 Março, 2016 at 9:18
Unidos até ao fim, companheiro! eu acredito! 😉 grande abraço, brave.
9 Março, 2016 at 19:38
A tua prosa fazia falta a tasca.Sempre bem vindo Converge.
Peco-vos um pequeno exercicio. Imaginem que todos nos fomos acolhidos de uma estirpe estranha de amnesia. Quando damos por nos vamos a correr ver a classicacao e verificamos que a 9 jornadas do fim estamos a 2 pontos do primeiro e que em igualdade de pontos ficamos na frente. Como ficariamos?? Desanimados e conformados ou gritariamos, estamos la, na luta, bora caralho, ainda vamos mamar isto!!
Pensando jogo a jogo, concentrados em fazer o que nos compete e esperando queca puta da sorte nos bafeje ainda podemos ser felizes.
Isto ainda nao acabou, longe, muito longe disso!
9 Março, 2016 at 19:57
Off-topic
A lampionaagem já anda a dizer que ganham tudo desde o campeonato até à liga dos campeões.
Ganharam ao Zénite que, ainda não acordou para a segunda parte da época. Ganharam ao Sporting sem saber como e já são os melhores do mundo. Fantástica equipe.
9 Março, 2016 at 20:35
O zenit tem (muito) bons jogadores, mas está a fazer uma época de merda, exceção à fase de grupos da champions e à taça. No campeonato vai em 5º a 9 pontos da equipa que, com a ajuda da uefa, nos afastou da champions. Os andrades o ano passado chegaram aos quartos de final, fizeram o jogo da vida deles na 1ª mão e depois foram sodomizados e estouraram no campeonato. O carnide não somar por vitórias os jogos disputados até ao fim da época e nós? O segredo está aí….
9 Março, 2016 at 22:55
Até o Rulque já diz que quer sair…
9 Março, 2016 at 20:31
A equipa B ganhou 3-1
Ja respira melhor?
9 Março, 2016 at 20:36
Está a 6 pontos do 1º a descer.
9 Março, 2016 at 23:05
No jogo anterior contra o Famalicão jogaram Esgaio, P. Oliveira, Tobias, Matheus… A manutenção está garantida.
9 Março, 2016 at 20:33
Muito bom texto, Converge!
Os lampiões depois de estarem num grupo de caca, apanharam um Zenit em baixo de forma. Agora tenho a certeza que lhes sai o Wolfsburgo.
9 Março, 2016 at 20:58
Já vi que o mal…
É mesmo da “classe” (ou falta dela…)…
Quer dizer…os jornalistas podem mentir à vontade que não há problema (nem há vergonha…)…
O Presidente do Sporting nma defesa do Clube não se cala e acusa os culpados…
E o “sindicato do conluio”, reage assim…:
“… Sindicato dos Jornalistas lamenta campanha de intimidação do Sporting
19:44 – 09-03-2016
Em comunicado, o Sindicato dos Jornalistas considera inqualificável a campanha de intimidação do Sporting e aconselha os profissionais visados por Bruno de Carvalho a proceder criminalmente contra o presidente do clube leonino.
Eis o comunicado:
O presidente do Sporting Clube de Portugal, Bruno de Carvalho, tem publicado, nos últimos dias, na sua página na rede social Facebook, infelizes e falsas acusações contra alguns jornalistas, numa inaceitável tentativa de intimidação.
Por pretender condicionar o livre exercício da profissão de jornalista, imprescindível em democracia, entende o Sindicato dos Jornalistas (SJ) que o presidente do Sporting está a ter uma atitude inqualificável para com os jornalistas de quem `não gosta`.
Por ser o futebol um campo de paixões, mas por vezes também terreno de alguma agressividade, entende o Sindicato dos Jornalistas que Bruno de Carvalho está a pôr em risco, por razões óbvias, os visados, identificados pelo nome profissional.
Por isso, o SJ fará uma exposição ao Ministério da Cultura (que tem a tutela da comunicação social), ao Ministério da Administração Interna, à Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, à Liga Portuguesa de Futebol profissional e à Federação Portuguesa de Futebol.
O SJ aconselha ainda os jornalistas visados a procederem criminalmente contra o presidente do Sporting Clube de Portugal….”
Não advogo isso…
Mas nunca vi comunicados destes…
Quando “era aplicada a receita no dragão”…
Pobre País…entregue e nas mãos de gente desta…!
SL
9 Março, 2016 at 21:05
Hahahahahahahahaha…
Agora já até os pasquineiros.
Não me admirava nada que fosse um Manha da vida a mandar nessa palhaçada.
Mas protestar contra certas linhas editoriais encomendadas que OBRIGAM jornalistas a escrever o que nao querem sob pena de vislumbrar o desemprego é que nada.
Bem diz BdC que qnd sair do Sporting vai ter de emigrar.
Eu digo, e daí talvez não Brunão…
9 Março, 2016 at 21:05
o sindicato dos jornalistas com tudo o que se tem passado no país com saneamentos e despedimentos devia ter vergonha desse comunicado.
sobre a propriedade dos meios de comunicação social e as linhas editoriais não os vejo preocupados…
há liberdade pra todos menos para o Bruno Carvalho.
9 Março, 2016 at 21:34
Código Deontológico do Jornalista
1. O jornalista deve relatar os factos com rigor e exactidão e interpretá-los com honestidade. Os factos devem ser comprovados, ouvindo as partes com interesses atendíveis no caso. A distinção entre notícia e opinião deve ficar bem clara aos olhos do público.
2. O jornalista deve combater a censura e o sensacionalismo e considerar a acusação sem provas e o plágio como graves faltas profissionais.
3. O jornalista deve lutar contra as restrições no acesso às fontes de informação e as tentativas de limitar a liberdade de expressão e o direito de informar. É obrigação do jornalista divulgar as ofensas a estes direitos.
4. O jornalista deve utilizar meios legais para obter informações, imagens ou documentos e proibir-se de abusar da boa-fé de quem quer que seja. A identificação como jornalista é a regra e outros processos só podem justificar-se por razões de incontestável interesse público.
5. O jornalista deve assumir a responsabilidade por todos os seus trabalhos e actos profissionais, assim como promover a pronta rectificação das informações que se revelem inexactas ou falsas. O jornalista deve também recusar actos que violentem a sua consciência.
6. O jornalista deve usar como critério fundamental a identificação das fontes. O jornalista não deve revelar, mesmo em juízo, as suas fontes confidenciais de informação, nem desrespeitar os compromissos assumidos, excepto se o tentarem usar para canalizar informações falsas. As opiniões devem ser sempre atribuídas.
7. O jornalista deve salvaguardar a presunção de inocência dos arguidos até a sentença transitar em julgado. O jornalista não deve identificar, directa ou indirectamente, as vítimas de crimes sexuais e os delinquentes menores de idade, assim como deve proibir-se de humilhar as pessoas ou perturbar a sua dor.
8. O jornalista deve rejeitar o tratamento discriminatório das pessoas em função da cor, raça, credos, nacionalidade, ou sexo.
9. O jornalista deve respeitar a privacidade dos cidadãos excepto quando estiver em causa o interesse público ou a conduta do indivíduo contradiga, manifestamente, valores e princípios que publicamente defende. O jornalista obriga-se, antes de recolher declarações e imagens, a atender às condições de serenidade, liberdade e responsabilidade das pessoas envolvidas.
10. O jornalista deve recusar funções, tarefas e benefícios susceptíveis de comprometer o seu estatuto de independência e a sua integridade profissional. O jornalista não deve valer-se da sua condição profissional para noticiar assuntos em que tenha interesse.
Aprovado em 4 de Maio de 1993
10 Março, 2016 at 8:35
Nitidamente a cartilha do Ribeirinho, do Delgado e do Arcanjo que discutiam ao jantar…
9 Março, 2016 at 22:05
como é que o “sindicato dos jornalistas”, cof, cof, cof… pode existir, quando toda a gente sabe que os jornalistas “morreram”, e agora só existem avencados, mocos de recados e ranhosos assanhados contra quem é contra o “favorito” deles??
sindicato??
jornalistas??
leio isto e penso:
super homem e o batman tambem vao apresentar queixa contra Bruno de Carvalho?? vai a ficcao cientifica toda junta??
nos cornos…só teem é de levar nos cornos… sem perdao, até toda a merda sair de dentro daquele invólucro a que chamam marmita, (nao teem cerebro…só marmita lampia)
10 Março, 2016 at 0:23
Querem ver que agora o SJ quer amordaçar o nosso presidente? Devia era preocupar-se em aconselhar os seus pupilos, a exercer a sua profissão de forma digna usando de insenção total, e não portarem-se como cãezinhos amestrados, carregue em cima deles presidente.
SL
10 Março, 2016 at 8:42
Onde estava o SJ quando jornalistas comiam pela medida grande nas Antas ou quando o seu presidente tratou um por FILHO DA PUTA???
Ou quando Vieira irrompia por estudios a dentro????
Palhaçada…
9 Março, 2016 at 21:17
OFICIAL RUBEN SEMEDO ATE 2022
9 Março, 2016 at 21:18
Grande texto Converge.
Off: Ruben Semedo renova até 2022
9 Março, 2016 at 22:31
Nada de deitar a toalha ao chão, porque as contas só se fazem no fim.
Eu acredito que poderemos ser felizes no final, contra tudo e contra todos e até contra a sorte que nada quis com o Brien Ruiz.
SPORTING SEMPRE!
9 Março, 2016 at 23:17
O espírito tem de ser este!!! O meu lema agora é: ” Ou somos campeões ou morremos a tentar com a vitória em Braga e mais 27 pontos do que temos agora”
Que venha o Estoril…
9 Março, 2016 at 23:18
Converge, o prémio do mês de Março é teu.
Grande, grande texto! Fantástico!
Não correu bem a nossa 1ª partilha de bancada.
Já sabes, és bom rapaz mas não voltas a ver a bola ao pé de mim 😛
10 Março, 2016 at 9:17
grande abraço, GAG. obrigado. Estamos unidos até ao fim, companheiro.:)
10 Março, 2016 at 9:18
eheh…parece que dou azar, catano…;)
10 Março, 2016 at 9:23
Fazes falta na Tasca!
És das pessoas que mais gosto de ouvir (ler) e este texto é excelente.
Abraço! 🙂
10 Março, 2016 at 9:46
grd abraço, Jorge! vou tentar vir mais vezes:)