A história recente de contratações internas do Sporting não é propriamente um cenário agradável para reflectir. Marega, Suk e Danilo, entre outros nomes menos sonantes, escaparam por entre as pernas das nossa mesas de negociação, talvez não tanto por incapacidade de fechar negócios como tantas vezes foi narrado pelos intervenientes dos clubes vendedores e empresários, mas sim pela incapacidade de prometer mundos e fundos aos alvos do mercado. Dá muito jeito contar as histórias de forma elogiosa ao clube que nos encheu os bolsos e muito menos jeito dará assumir que se investiu 20, 30 ou 40% mais do que o rival na contratação do jogador.
Se há coisa que o Sporting deve reflectir em futuras rondas negociais, principalmente no mercado interno é o timing e o arrastamento das mesmas. Os nossos rivais só conseguem interferir nos negócios porque os parâmetros dos negócios não se estabelecem rapidamente dando tempo e margem para, sobretudo os empresários, iniciarem o leilão já sobejamente conhecido. Parece-me sensato o Sporting tentar contrariar o factor que o tem impedido de assegurar os melhores jogadores da nossa Liga…e esse é, mais do que a incapacidade de investir, o apetite voraz de outros clubes em resgatar o que nos interessa, agitando mais tarde a bandeira da competência negocial.
Existirão alguns métodos para tentar evitar os tais leilões e todos eles passam por uma preparação prévia e definida ao milímetro do que o clube pode investir no atleta, do que o clube pode dar ao emblema vendedor e o que a nossa SAD pode garantir aos empresários como recompensa. Chegar à mesa para negociar e sair dela sem o negócio concluído é uma circunstância que nos tem garantido a entrada de outros “agentes” na equação e não poucas vezes a perda da vantagem na mesma. O Sporting simplesmente não pode dar tempo e espaço aos esquemas habituais, devendo impor prazos externamente céleres e garantindo ao empresário o abandono da intenção de compra assim que espirado o timing definido.
Mais do que hostilizar os empresários e presidentes de clubes, o Sporting deve criar um estilo de negociação, um modos operandi que lhe garanta mais sucesso e que compense as incapacidade naturais de recorrer à trapaça e à carteira eternamente recheada, terrenos onde perderemos sempre por goleada com os nossos principais rivais. Vi ontem na tv, o cada vez mais “pró-Vieira” Rui Santos (já está a jogar as fichas no vermelho…que velho rato) dizer uma coisa interessante sobre tudo isto. Dizia o comentador que o Sporting não tem um elemento na sua estrutura que seja reconhecido no mercado, entre empresários e clubes, como o “homem das transferências” e entre as demais baboseiras que afirmou, esse é um argumento onde o clube pode e deve reflectir. Todos os recursos humanos se especializam dentro de quadros altamente produtivos. Essa capacidade para explorar uma capacidade até à perfeição garante taxas de sucesso mais elevadas no campo definido. O Sporting terá de definir este especialista o quanto antes e…olhando para o quadro da SAD, essa figura não consta do elenco.
Fechando a 3 época completa, parece-me que esta direcção terá de iniciar alguma reflexão interna sobre a operacionalidade da SAD em muitas questões vitais para o futebol e por mais que isso custe aos que defendem a racionalidade de verbas gastas em quadros logísticos, eu vejo com muito bons olhos a entrada de “especialistas” que venham a assegurar maior eficiência nestes jogos de muitos milhões de euros. Certamente pouparão infinitamente mais que os seus salários ao clube.
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
16 Março, 2016 at 13:38
Quando isso acontecer LDP, quer dizer que voltamos a cepa torta.
Se me dizes que é para dar um passo à traz para depois conseguir avançar melhor(???)
Tenho duvidas….
Nós se perdemos algum desses jogadores que falas, nada tem a ver com ter gente capaz de negociar.
Tem a ver com a falta de palavra das pessoas que dirigem o futebol nacional.
Ter um negociador para falar a mesma linguagem que essa gente… É um abrir de flanco à corja que reina neste país.
16 Março, 2016 at 13:40
E qualquer um desses que perdemos…. Não são a última coca cola do deserto.
Talvez o Suk… Mas já temos Barcos
16 Março, 2016 at 13:50
O único que realmente confirmou o potencial e paralelamente nos fez falta no inicio da época é o danilo..face à condição física do Sir.. O resto são pineres ou pinos ou ghilas. ..
16 Março, 2016 at 14:52
Isso, embora Danilo seria a sombra de William nesta época e seria mais a apontar para a próxima, talvez também suk para a rampa final desta época mas na próxima já não tinha lugar no Sporting e era mais um problema a resolver, não me parece que a solução tenha a haver com especialistas , tem a haver do quem da mais neste caso da liga, ou então criamos boas relações com que manda nesses clubes que geralmente são o Vitoria de Guimarães, Marítimo e o Vitoria de Setúbal e o Estoril penso que destes 4 só o Marítimo tem não têm boa relações com o Sporting ou estão aquém.
16 Março, 2016 at 13:56
Concordo Tadeu!
Na minha opinião, a prioridade nem é saber comprar, é saber vender!
Neste momento o melhor clube para pôr jogadores é o slb pois sabem que basta dar uns pontapés na bola e por menos de 15 milhões não saiem.
Ora um agente pondo o jogador no fcp ou slb sabe que garantidamente, quer o jogador tenha sucesso ou não(imbula no caso do fcp) até valorizados acabam e com isso a comissão sobe
O Sporting vender alguem por 15 milhões?? Para darem 20 pelo william é o que é, dar 15 milhões por um Cancelo ou André Gomes e afins é que é bom.
SL
16 Março, 2016 at 14:02
Seguramente já ouviste falar de Jorge Mendes?
Era só para confirmar.
16 Março, 2016 at 14:16
Quem não ouviu falar no “negociador” mor???
E então? O que queres dizer? Que era bom para nós ter esse tipo a negociar para o Sporting??? Não era isso que querias dizer com certeza!!!
Era o fim da picada!
Ou melhor dizendo: vendíamos a Alma ao Diabo!
16 Março, 2016 at 14:51
Boncho Guentchev
granda lol!!!
falar do Jorge Mendes em relação ao Sporting é a mesma coisa que dizer que o vitór pereira é do Sporting, e até sócio é, imagina se não fosse!!!
16 Março, 2016 at 16:16
Para reflexão fica onde é que vão parar esses Milhões…
Só uma dica…o Jimenez “custou” ao Atletico 9M…uma ano e 1 golo depois foi vendido para os lampiões 50% do passe por…9M!
Ou se calhar nem o Jimenez custou 9M aos lampiões por 50% do passe nem eles andam a vender putos por 15M e é tudo acertos de contas para criar essa impressão nos adeptos (assim como para emprestar guito aos lampiões que perderam o financiador principal…o BES)! E como deixou de haver partilhas de passes o guito circula assim…
Outra reflexão é para onde é que vai o entulho todo deles que supostamente dizem cá que valem milhões mas depois na realidade ninguém na Europa os valoriza assim…e por isso é preciso “vendê-los” porque os lampiões precisam de guita e para “vendê-los” e fazer entrar guita…é preciso insuflar (e de que maneira) o valor…
Há uma verdade insofismável…os 3 clubes neste momento têm contas parecidas, sendo que os lampiões têm um passivo e Activo ligeiramente superiores, os porcos um passivo ligeiramente inferior ao do Sporting! Em termos de valia do plantel acho quem nem vale a pena conversar….uns podem acham 1 ou outro ligeiramente melhor mas é unânime que a diferença não é significativa. Por isso em que é que se reflecte essa tal…mestria?! Nada…e se não se reflecte em nada…é porque se calhar não existe a não ser nos sonhos molhados dos dirigentes deles e na cabeça de uns quantos distraídos…
16 Março, 2016 at 13:53
Concordo com o Tadeu.
E a questão do timing e valores à partida possíveis parece-me que já está a ser seguida, a comunicação social é que continua a alimentar o eventual interesse para além do mesmo… como é aliás hábito da nossa cs.
16 Março, 2016 at 14:03
O Sporting devia deixar de negociar em Portugal…no máximo é chegar com proposta e dar 2 horas para decidir! Quer quer não quer boa viagem!
Em PT o Sporting negoceia, chegasse a um valor e depois do outro lado (seja via clube seja via empresario) telefonam ao Pinto ou ao orelhas e perguntam como é! Fecham por aquele valor mais comissões altíssimas e depois dizem que nós demoramos….na minha opinião não é uma questão de dinheiro ou de tempo mas sim dos clientes do PC e do orelhas que andam por todo o lado!
16 Março, 2016 at 14:20
+1
16 Março, 2016 at 14:54
+1
16 Março, 2016 at 20:04
Até punha o mais um mas acho que estes acordos não se fazem em 2 horas
16 Março, 2016 at 14:04
Mais do que a falta de um “negociador que mate” o negócio à nascença…
Interessava que houvesse “do outro lado” pessoas “cuja verticalidade assentasse numa coluna vertebral direita…”…
O que se passa é que a maioria desses clubes “estão presos” por uma ou outra razão…a esses dois clubes que tudo tentam para nos rebaixar e denegrir…e prejudicar…
Há vários jogadores que ao que se disse (caso do Rafa do Braga…), estavam antecipadamente sujeitos a direito de opção para o nosso Sporting…
Só que quem “do outro lado” trata dos assuntos…será certamente “devedor” de qualquer forma de “favores” ao “porco ou ao carnide…”
E a partir daí…tudo se complica para as nossas cores…
Enquanto essas “figuras pardas” puderem fazer valer “os seus jogos” contra a lisura e a transparência…estaremos sempre em desigualdade de oportunidades…
SL
16 Março, 2016 at 14:04
Alguem tem link do jogo contra o Estoril?!?
16 Março, 2016 at 16:45
aHR0cDovL2ZvcnVtLnJvamFkaXJlY3RhLmVzL3Nob3d0aHJlYWQucGhwPzI3NTkxNi1GVVRCT0wtUG9ydHVnYWwtTGlnYS1OT1MtMTUtMTYtRXN0b3JpbC12cy1TcG9ydGluZy1MaXNib24tMTItMDMtMjAxNg==
Copia os caracteres acima e descodifica aqui: http://ebase64encode.org/
16 Março, 2016 at 16:49
Não percebi…desculpa
16 Março, 2016 at 16:59
Tentei colocar aqui o link, mas é bloqueado, então tive de contornar o problema, codificando o link, e para o descodificares terás de ir ao site que te indiquei “ebase64encode.org”, depois seleccionas [decode], colas o conjunto dos caracteres que coloquei na mensagem no campo input e depois clicas no botão verde em baixo [decode] e ficas com os caracteres convertidos no link para o download do jogo Estoril – Sporting.
16 Março, 2016 at 17:02
Tentei…não dá
16 Março, 2016 at 17:13
Deves estar a usar a opção encode.
Debaixo do texto “Base64” que se encontra na parte superior da página tens a opção “encode/decode”. Escolhe “decode”, depois cola os caracteres em input e clica no botão verde em baixo que diz “Decode”.
16 Março, 2016 at 17:19
Se continuares a não conseguir, pesquisa na net outros sites de descodificação de Base64 (há muitos), colas lá o conjuntos dos caracteres e descodifica.
16 Março, 2016 at 17:24
Feito! Muito obrigado (era esse o problema, “encode/decode”)
16 Março, 2016 at 14:16
Acabado de ver um bocado do monólogo do Rui Santos, que teve conteúdos interessantes…
Bem sei que vivemos na era do outsourcing, mas faz-me espécie ver o sporting representado por terceiros em negociações. Preferia dar salário a dois ou três PROFISSIONAIS do que andar a avençar a este e aquele.
Hoje em dia é complicado comprar e vender jogadores, já não é um negócio a três (comprador, vendedor, jogador), há milhentas partes envolvidas. Depois há uma série de especificidades legais e financeiras, que dependem de país para país, e isso exige recursos humanos especializados.
Quanto ao ser comidos de cebolada na mesa de negociação, optaria por uma postura transparente. Um gajo senta-se à mesa, sem telefonemas para terceiros, e ou chega a acordo, ou não. Ponto final. Chega a acordo, papel passado. Não chega, comunicado a dizer “negociações com clube X por jogador Y, interrompidas por desacordo de verba/pagamento a agentes/qq coisa”. Fim.
16 Março, 2016 at 14:34
Não tardará muito e serão os jogadores a fazer fila na rua para virem jogar com a nossa camisola !
Cada vez estamos mais apetecíveis, desportivamente falando !
16 Março, 2016 at 14:46
Concordo. Sem dúvida.
Mas em Portugal teremos sempre muitas dúvidas sobre se, mesmo dando prazo apertados, não é suficiente para acertar tudo com outro clube.
A maior perda foi, sem sombra de dúvidas, Danilo. Mas a verdade é que o jogador perdeu muito mais do que o Sporting.
Fechámos Spalvis com velocidade, Aquilani sem ninguém dar por nada. O mesmo com Naldo ou Coates. Não sei, nem me interessa, se seriam alvos prioritários, mas chegaram e em silêncio.
Em Portugal temos de nos barricar num bunker, já com contrato, pagamento acertado e a faltar apenas assinaturas. Se não esquece.
No caso Bonatini, por exemplo, estaríamos a negociar com um clube que não me parece nada dado a estes joguinhos. Chegas, queres, pagas. Não ligam ao patrão a perguntar por nada.
16 Março, 2016 at 14:49
O que vale é que já fechámos o Quaresma 😛
16 Março, 2016 at 16:58
Isso é que era uma boa contratação para a próxima época. Tínhamos qualidade e ainda servia de tutor/professor para os nossos jovens extremos.
16 Março, 2016 at 14:53
OFF
Olhem quem anda por aí no Café do Mister:
“Superleão16 de março de 2016 às 10:24
OFF-TOPIC
http://www.record.xl.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/bonatini-e-o-melhor-sub-21-na-elite-europeia.html
Aos 21 anos e na sua segunda temporada em equipas principais na Europa, Léo Bonatini sustenta o estatuto de revelação nos 15 golos apontados na Liga NOS. É um dado que o coloca na quarta posição da lista de artilheiros da prova e no topo da Europa se analisarmos os golos apontados por jogadores com estatuto de sub-21. Entre Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália, nenhum avançado sub-21 fez melhor que o estorilista.
——————–
Leo Bonatini é mais um jogador que não brinca nas selecções que se valoriza.
Este é mais um argumento que se enquadra na minha teoria.”
Confesso que já tenho saudades deste gajo
16 Março, 2016 at 17:14
Porque é que ele nunca mais apareceu? O taberneiro-mor cortou-lhe as imperiais? 🙁
16 Março, 2016 at 17:22
Ele ainda chegou a aparecer n’O Artista do Diaz (quando aquilo ainda era um sítio com ar respirável). Entretanto, apareceu um user qualquer assumido como adepto da Frutaria e descobriu-se que ele e o Superleão eram uma e a mesma pessoa!
16 Março, 2016 at 14:58
OFF:
“A construir o futuro!
Abertura do Gabinete Sporting Olympics – ecletismo como ADN do Sporting Clube de Portugal / maior potência desportiva nacional / excelência nas condições de trabalho e alto rendimento!
Os Jogos Olímpicos encarnam muito do que viria a ser o espírito fundador deste Clube, no Verão de 1906.
Desde logo estes Jogos têm em si aquela que é a verdadeira essência do Desporto : a nobreza da competição pela simples competição e a busca incessante pela excelência plasmada no mote “Citius, Altius, Fortis” que quase parece uma antecipação em Latim do nosso muito querido e sempre presente “Esforço, Dedicação, Devoção e Glória”.
O Sporting CP é o clube português com mais medalhas olímpicas conquistadas, num total de 9:
2 de ouro, 6 de prata, uma de bronze e a primeira vez que o país teve o orgulho de ver a sua bandeira nacional subir no mastro mais alto e de escutar “A Portuguesa” nuns Jogos foi graças a uma corrida memorável do nosso Carlos Lopes.
O 1º atleta nacional a participar nos Jogos foi o nosso fundador , António Stromp, em Estocolmo, em 1912.
Somos o único clube nacional (haverá outro na Europa ou mesmo no Mundo?) que nos últimos 52 anos teve atletas em todos os Jogos Olímpicos e um dos clubes europeus com maior número de atletas olímpicos, num total de 124 em 16 modalidades.
Nos Jogos Olímpicos deste ano, no Rio de Janeiro, vamos assinalar a vigésima presença em 24 edições, desde que existe Comité Olímpico Português. E como não poderia deixar de ser, porque somos o Sporting Clube de Portugal, o objectivo é sempre fazer mais e melhor. Mas não ficamos pelas palavras.
Como sempre defendemos o trabalho e a busca constante pela perfeição são as nossas directrizes. Por isso inaugurámos o Gabinete Sporting Olympics.
Este Gabinete terá à sua disposição um gabinete de fisioterapia, de acompanhamento e recuperação, dos mais modernos do mundo, apoio especializado de psicólogos e nutricionistas, apoio constante aos atletas e famílias, apoio médico permanente e ginásio.
O objectivo é simples: manter o Sporting Clube de Portugal como a maior Potência Desportiva Nacional!”
Bruno de Carvalho
16 Março, 2016 at 15:05
ISSO É QUE É, CAR$%&$.
FUTEBOL É SÓ CHULOS, PRIMA-DONAS MIMADAS, VAMOS DAR CONDIÇÕES ÀS MODALIDADES.
E HUGO GIL, MEU REAL FDP, EU SEI QUE AQUI VENS CHEIRAR, VAI SENTAR-TE NUM MANGALHO DAQUELES DE TAMANHO MEDIO (QUE DOS GRANDES NAO, NAO QUERO QUE FIQUES AINDA MAIS SATISFEITO), NAO TENS VERGONHA DE GOZAR COM UMA ATLETA OLIMPICA, MEU CARNEIRO FEDORENTO?
pronto, já passou…
16 Março, 2016 at 15:06
😀 Impecável 😀
16 Março, 2016 at 15:12
É bem!! (H)
16 Março, 2016 at 15:16
Se um dia vejo este gajo na rua, dou-lhe uma cabeçada.
16 Março, 2016 at 15:11
Alguem sabe o 11 da B
16 Março, 2016 at 15:17
Guilherme Oliveira, Baldé, Ivanildo, Domingos Duarte, Ribeiro, Kikas, Geraldes, Chaby, Rafael Barbosa, Ponde, Podence.
16 Março, 2016 at 15:21
Alguém sabe de algum site onde se possa ouvir o relato?
16 Março, 2016 at 15:49
Ainda bem que o meu clube foi ultrapassado nas transferências em causa: então Marega…e aquele grande avançado que jogava no Moreirense e de que tínhamos o direito de preferência?
Dinheiro a chulos?!
16 Março, 2016 at 15:58
Bom tema o do post.
Penso que o problema é bastante mais complexo, do que apenas a falta de uma pessoa que se saiba mexer no mercado.
Este problema em particular, ja é algo que nos aflige aos anos. Ja tivemos muitos nomes, como os freitas, os duques, os barbosas. Ja tivemos afilhados do mendes como o costinha, e mesmo assim nunca nos conseguimos safar neste aspeto. E as razoes de nao as fazer mos, sao simples.
Nao pagamos tanto como os outros. Nao ganhamos titulos tanto como os outros. Logo nao mandamos tanto como os outros. O futebol portugues, melhor dizendo, o futebol portugues que sempre conheci, nao tem lugar para mais que 2 galos na capoeira. Este é o grande problema.
Portanto para nos resolver-mos esta situaçao de prejuizo nosso de que fala, e que nao acontece so nas contratacoes, mas tambem na arbitragem, ou na comunicaçao social, so temos 2 hipoteses.
Alterar, e reformular o sistema por completo, algo em que nao acredito. É uma utopia.
Tornarmos-nos num dos 2 galos da capoeira, como ja fomos a uns anos atras. E isto nao tem de ser feito necessariamente recorrendo a trafulhiçe como os outros.
Ate la, a verdade é so uma. Portugal é um país de cobardes, onde os mais pequenos andam sempre a reboque dos maiores, e nunca têm coragem para mandar um murro na mesa. É assim em tudo. E como tal prostituem-se sempre a favor de quem tem o poder na mao, esperando poder saborear algumas migalhas que caiam do prato deles, por forma a subsistir, e a sobreviver. Sabem que se falam muito, ou se se poem a pensar muito, sao logo queimados, e a mama passa para outro. Logo calam-se.
É assim na politica, é assim no mundo empresarial, e o futebol nao foge a regra. Alias querem maior prova disto do que o fiasco da negociaçao colectiva dos direitos televisivos? O unico gajo que ainda falou acerca disto foi o manuel machado lol
Enquanto nao tivermos “poder”, podemos la por o papa a negociar, que se o mendes, o orelhas, ou o da costa quiserem mesmo, eles têm, e o resto é conversa.
16 Março, 2016 at 16:04
Porra!!!!!!!!!!!!!!
Se é verdade que andamos com o olho no Bonatini como é que já sabem e vem na CS!!
Será mais um que nos vão levar??? Ou será mentira?
Estes negócios têm de ser feitos com o maior sigilo possível!!
SL
16 Março, 2016 at 16:20
Spoting B empata 1-1 55″ de jogo
16 Março, 2016 at 16:42
2-1, Varzim, 76′! 😡
16 Março, 2016 at 17:01
Perdemos, com o Varzim a jogar com menos um durante o tempo de compensação!
16 Março, 2016 at 16:44
É pá… totalmente OT, mas estou tão contente 🙂
Acho que ‘descobriram’ uma cláusula no contrato do Coates que o impede de usar chuteiras vermelhas ou azuis….
ATÉ QUE ENFIM!!!!
Ando a defender isto há tantos anos que jé nem me lembro! 🙂
SL.
16 Março, 2016 at 16:45
*já 🙂
16 Março, 2016 at 16:45
Off!! Enorme (e não me estou a referir ao tamanho, mas sim à Qualidade 🙂 ) crónica do Dr. Eduardo Barroso hoje na bola:
ELES ODEIAM-TE, BRUNO (por Eduardo Barroso)
Bruno, confundo-te nesta fase da tua vida e da vida do nosso Sporting, com o nosso Clube, com o nosso Emblema. Conta comigo.
Confesso que não me lembro, em tudo o que respeita ao futebol e ao seu dirigismo, de alguém que em tão pouco tempo tenha despertado tantos ódios e tantas faltas de respeito. Esses acessos de verdadeiro ódio, essas fáceis e algumas vezes cobardes faltas de respeito, vêm de muitos lados e de diferentes protagonistas, sejam eles sócios (muito poucos) do Sporting, comentadores das mais diversas origens (ex-futebolistas, ex-dirigentes, árbitros e ex-árbitros, ele.) e, pasme-se, até alguns dirigentes e felizmente poucos jornalistas no ativo! Bruno de Carvalho é um autêntico bombo da festa. O despudor é total.
Agora até apareceu um prospeto anónimo – que obviamente não li na totalidade – mas que numa das faces – vi na televisão -tem reproduzida a sua fotografia com um sugestivo titulo: Porque é que Bruno é perigoso? Seria importante saber em que tipografia esse repelente e anónimo prospeto foi imprimido e quem fez a encomenda e a pagou. Caramba, não deve ser difícil!
Todo este ódio e falta de respeito nunca o vi praticado e incentivado sobre outros dirigentes mais ou menos polémicos, isto se retirarmos algumas cenas indecorosas praticadas por ambos os lados aquando das lutas indignas e ofensivas entre Pinto da Costa e Filipe Vieira. Mas nessas alturas nunca assisti a jornalistas ditos sérios e independentes (ri-me para mim mesmo quando acabei de escrever isto…) tomarem partido, atirarem gasolina para a fogueira. Bem pelo contrário, vi alguns a tremer de medo, procuravam chamar ambos os lados à razão, com mais ou menos sinceridade.
Eles odeiam-te, Bruno, porque estás a fazer um trabalho dificílimo, trazendo o Sporting paulatinaente para o seu lugar, quer financeira quer desportivamente, denunciando verdadeiros atentados à verdade desportiva e à ética no futebol.
Eles odeiam-te porque foste eleito por grande maioria dos sócios de todas as idades em eleições limpas e transparentes.
Eles odeiam-te porque o nosso pavilhão está em marcha, mais uma promessa cumprida.
Eles odeiam-te porque és um normalíssimo cidadão da classe média, sem linhagem nem dinheiro a rodos.
Eles odeiam-te porque és incómodo, não te calas e denuncias verdadeiros atentados à ética e à decência desportiva, como sejam as caixas dos vouchers com as ofertas pantagruélicas.
Eles odeiam-te porque veem em ti um verdadeiro e generoso Sportinguista a quem chamam, depreciativamente, o presidente adepto, files odeiam-te, a grande maioria, porque sabem que és melhor do que eles e porque vais conseguir os teus e nossos objetivos.
E eles odeiam-te e atacam-te porque é fácil e está na moda. Pensam que são os únicos honestos, as virgens ofendidas, alguns deles, uns cobardolas que fogem alarmados perante a ameaça teórica de umas simples e bem colocadas palmadas nas bochechas.
Eles odeiam-te, são insolentes, malcriados e insultuosos porque não te receiam, gozam de uma impunidade cobarde e sem contraditório.
Claro que também há aqueles que te podem criticar sem te odiar, com maior ou menor contundência, mas boa educação, porque nem tudo que dizes ou fazes está acima da crítica ou é bem feito.
Eu próprio, que te apoio com todas as minhas forças desportivas e leoninas, longe de te venerar (credo, nem à minha querida mãe!) também já discordei de alguns dizeres e estratégias, tenho por vezes dúvidas e também me engano.
Meu caro Bruno, tens de te habituar a que muitos te odeiam. Sobretudo os mais medíocres. É bom sinal, sinal que estás no rumo certo.
Sei que muitos sabem deste meu apoio sincero. Estarei numa lista daqueles com os quais sabes poder contar. (Confundo – te, nesta fase da tua vida e da vida do nosso Sporting, com o nosso Clube, com o nosso Emblema. Foi também para isso que te elegemos. Tal como no passado confundi os nossos anteriores presidentes, concordando ou não com eles, da mesma sportinguista maneira. Não me deves nada, nem eu te devo a ti coisa alguma. Corrijo, talvez eu te deva a consideração e o respeito pelo que tentas corajosamente fazer pelo nosso querido Clube.
Eles odeiam-te, Bruno, fazem-te uma guerra total. Claro que há Guerras e Guerras. Umas mais pesadas, sujas, causadoras de repelentes náuseas e até inevitáveis vómitos. Outras mais leves e pseudo subtis, mascaradas de uma independência e de um dever pretensamente responsável que dá vontade de rir (com desgosto).
Mas interrogo-me com alguma perplexidade. Porque te odeiam tanto?
Porque destilam tanto veneno? Sempre dizendo, hipocritamente, que o ódio e a antipatia (as críticas) são pessoais, que o nosso Sporting nada tem a ver, é um grande Clube!
Esqueci-me do mais importante. Eles também te odeiam porque estamos este ano a praticar o melhor futebol da Liga. E porque eles sabem, que sendo assim, só com ajudas fora das quatro linhas podem afastar-nos do primeiro lugar, como agora, espero que transitoriamente acontece.
Eles dão-se ao luxo de te poder odiar e ser para ti corajosos, insolentes e malcriados porque a grande maioria passaram por esta vida medíocre mente, alguns só agora saíram esporadicamente do anonimato, com as audiências que a sua má-criação que lhes é exigida pelas audiências televisivas ou dos jornais.
Eles também te odeiam porque tu os irritas – pode ser da tua barba rala – de não lhes dares importância, pelo desprezo que dedicas a muitos deles.
Muitos deles também te odeiam por causa do Jorge Jesus. E aqui os ódios têm razões diferentes. Benfiquistas que já o detestavam no Benfica e que agora se sentem à vontade para lhe malhar forte e feio, colegas de profissão que adorariam ter sido eles, embora medíocres na sua profissão a substitui-lo, outros porque sentem que foi uma tua grande e perigosa decisão.
Eles odeiam-te, Bruno de Carvalho. Mas quem são eles? Estarei eu a alimentar algum nosso delírio persecutório? Eles são todos os que apenas, legitima e educadamente, não concordam contigo? Obviamente que não, Eles, todos eles sabem bem quem são! São pura e simplesmente quem quiser enfiar a carapuça.
Volto ao mesmo: eles, os arautos da sensatez, da boa educação, do politicamente correto, da imparcialidade impoluta, da defesa dos costumes, da seriedade de comportamentos, exemplos de verdadeira cidadania… não sei que mais elogios lhes posso arranjar. Claro que ironizo, não penso assim. Mas tenho de o explicitar. Não vá o quociente de inteligência de muitos deles fazê-los acreditar. Eles odeiam-te, Bruno, não há volta a dar!
16 Março, 2016 at 17:01
Perfeito … não lhe acrescento nada 🙂
16 Março, 2016 at 17:26
Ah grande Dr Barroso…
Como eu me orgulho de fazer parte de um grupo (milhões deles…) de que fazem parte homens desta estirpe…!!
Deixa-os lá odiarem-te Bruno…ainda vão ter uma cólica de visicula…por
Tanta bíles segregada…!!
Força Bruno…
O Sporting é o nosso grande amor…!!
SL
16 Março, 2016 at 17:28
E é claro que não é biles…mas sim Bílis…!!
As melhoras…!!
16 Março, 2016 at 18:31
Grande texto de um GRANDE Sportinguista de juba levantada e que não presta vassalagem a ninguem e força BC,obrig Eduardo Barroso e receba aquelas verdadeiras SL
16 Março, 2016 at 19:43
Grande texto de Eduardo Barroso.
SL.
16 Março, 2016 at 16:48
Considero que mais importante do que ter alguém que se mexa como um polvo no mercado é o estrutura fazer uma reflexão e analisar aquilo que tem falhado e que falta à equipa.
Façam esta reflexão comigo: Neste 3 anos de BdC temos tido bons ou até mesmo excelentes treinadores. O investimento feito nos treinadores e a qualidade dos mesmos tem sido indiscutivel. Conseguimos contratar excelentes defesas, excelentes médios, mas na minha humilde opinião em 3 anos em após vários avançados contratados apenas conseguimos contratar um avançado que garanta 20 golos por época (Slimani) e pasme-se esse avançado chegou por 300k e vinha como suplente de outro. É neste capitulo que temos falhado. Não falo de Barcos porque ainda não sei o que pode render, mas Montero, Tanaka, Teo juntos não valem 1 bom avançado. Esta é a nossa grande falha desde há 3 anos a esta parte! Veja-se o caso do carnide: Cardozo, Saviola, Jonas, Mitroglou, Lima são tudo gajos qye garantem pelo menos 15-20 golos por época, sendo que Cardozo e Jonas passam os 20 golos de caretas.
Se alguém da estrututa do SCP ler estas linhas, faço um apelo que na realidade já o tinha feito aqui antes desta época começar: Contratem 1 gajo que garanta 15-20 golos por época para jogar ao lado do Slimani. Não sei se serão o Spalvis ou o Barcos. Caso já tivessemos este gajo este ano, não duvido que estariamos com mais uns bons 5-7 pontos de caretas.
16 Março, 2016 at 17:40
Montero…
16 Março, 2016 at 17:53
Barcos devia garantir 15 golos como o Montero e o Teo.
Só o Tanaka vinha com menos golos.
isto se fosse assim, fácil, não era para nós! 😉
16 Março, 2016 at 17:14
Isto é muito grave, nada que nos ja nao soubessemos mas ja nem sao capazes de esconder https://www.facebook.com/SPORTINGCPFANS/videos/vb.488642297845376/1045237152185885/?type=2&theater
16 Março, 2016 at 17:30
Este “animal” …é uma besta fedurenta…!
16 Março, 2016 at 20:04
Isto é tão surreal.
Se dúvidas houvesse do calibre destes ‘animais’…
SL.
16 Março, 2016 at 17:24
Se o Sporting estiver interessado agora é a melhor altura, há 3 meses atras os fruteiros foram buscar suk e o Marega, e agora iam buscar este Bonatini ? O que diriam os outros que lá estão ? Não iria desestabilizar o balneário e o adeptos não ficariam tb um pouco fartos destas jogadas ? Ou seja o timing é muito importante…e um jogador iria para um clube onde tem 10 para a posição dele ?
16 Março, 2016 at 17:40
E é isso mesmo, chuteiras pretas, verdes ou brancas.
Foi sempre o que defendi.
Querem jogar de chuteiras vermelhas, vão prá puta que os pariu.
Querem jogar de chuteiras azuis, vão prá puta que os pariu.
16 Março, 2016 at 17:50
O “problema” é que para os adeptos qualquer jogador que seja apontado ao Sporting é a última bolacha do pacote e cria-se logo um ambiente de histeria…
Mais importante do que saber negociar é ter um bom departamento de scouting que evite a compra de flops e comprarmos menos e de melhor qualidade!
PS: Ainda bem que o Marega não veio… 😀 Não sei o que é que veem nele que mostre que tem qualidade para o Sporting. Já o Suk acho que foi uma grande perda…