Como o prometido é devido, aqui vão umas regras básicas do desporto oval.
O Rugby joga-se num campo com 100m por 70m. Esse campo tem uma linha ao meio que divide o campo, e tem mais duas linhas importantes, a linha de 10m, contados a partir do meio campo, e para cada um dos lados (serve para marcar a distância obrigatória que a bola tem que percorrer no início e reenicio do jogo, e a linha de 22m, contados a partir da linha de fundo. São 15 jogadores para cada lado, e dividem-se em dois blocos, os avançados, e os defesas.

Os avançados são 8, e é missão deles a conquista de terrenos, efectuar as formações ordenadas, e os alinhamentos laterais. Como são os que estão na frente de batalha, tendem a ser os mais pesados e menos móveis da equipa.
Os defesas são 7, são os mais ágeis, têm como missão desenvolver jogadas à mão, e com fintas de corpo, passar os avançados contrários, e marcar ensaio.

A bola só pode ser passada para trás, pois ser for passada para a frente dá falta ao adversário. Também se pode chutar a bola, tanto para ganhar terreno, como para atacar.. Neste caso, o jogador que for receber a bola, tem que estar atrás do chutador, senão está em fora de jogo. Falando do fora de jogo, ele acontece quando um jogador ultrapassa para o campo adversário a perpendicular imaginária à linha lateral formada pela posição da bola. As formas de obter pontos são o ensaio (com ou sem conversão), o pontapé de penalidade, o drop kick, e ainda mais raro o pontapé de ensaio.

Por partes, o ensaio é obtido quando se transporta a bola na mão e se ultrapassa a linha de ensaio, colocando a mesma no chão. Por esta acção a equipa recebe 5 pontos; após o ensaio, há a possibilidade de conversão, através de um chuto aos postes… Se a bola passar entre os postes, adicionam-se mais dois pontos aos 5 de ensaio.
O pontapé de penalidade acontece quando uma falta é marcada, e a equipa opta por chutar a bola aos postes. Se a bola passar entre os postes, a equipa marca três pontos.
O drop kick é marcado, chutando a bola, mas tendo a mesma que tocar no solo antes do chuto. Se a bola passar entre os postes, a equipa marca três pontos.
O pontapé de ensaio acontece quando uma equipa está a defender em cima da linha de ensaio e faz faltas repetidas. Aí o Árbitro marca pontapé de ensaio, que se convertido vale 7 pontos.

São estas as regras básicas para entender o jogo, mas acima destas ainda as há, muito mais importantes:
Respeito, ao Adversário, ao Árbitro, e ao Espírito do jogo;
Acatar as decisões, mesmo quando nos parecem injustas.
Nada há acima da Equipa, nada há acima do Jogo.

Já vai longo o post, mas aproveitando deixo um convite, a quem quiser experimentar uma variante de rugby, que é o Touch Rugby, digam pois podem fica a entender um pouco mais deste jogo apaixonante. Se houver muitos interessados, posso tentar organizar a coisa.

Numa nota de rodapé, os nossos seniores venceram o Setúbal, num jogo muito disputado, e interessante de seguir, e que merecia bem mais que os cinco ou seis espetadores…

*às quintas, o Escondidinho do Leão aparece com uma bola diferente debaixo do braço, pronto a contar histórias que terminam num ensaio