Não costumava ser tradição, mas a verdade é que tem sido o Sporting, nos últimos anos, a formar alguns dos mais promissores centrais a actuar no nosso país. Coisa rara até há 5/6 anos, quando os melhores centrais saídos da nossa escola seriam mesmo Beto e Carriço.
Pedro Mendes e Nuno Reis terão sido o primeiro desta geração, secundados por Ilori e Eric Dier, a quem se seguiram Rúben Semedo e Tobias Figueiredo, estes dois últimos integrados no plantel principal esta temporada. Na equipa B, crescem Domingos Duarte e Ivanildo, a quem dedicarei um post em breve, e são mais dois atletas que estarão prontos para a equipa principal, depois de um empréstimo na primeira liga. Vistas bem as coisas, o Sporting tem soluções dentro de portas para, pelo menos, cinco temporadas, não necessitando de investir no mercado para adquirir segundas linhas, fazendo crescer Rúben, Tobias e Paulo Oliveira como habituais titulares.
Eis os nomes da próxima geração:
Diouf – Defesa Central / Médio Defensivo
No seu segundo ano de Junior, Diouf tem sido uma excelente surpresa e mostra muita margem de progressão. Apresenta uma boa técnica, apesar da sua impressionante estampa física (1.92m), e tem evoluído ora no centro da defesa, ora como médio defensivo. (Embora me pareça que o seu futuro estará em ser central) No Senegal acompanham o seu crescimento e há quem o apelide de “novo Patrick Vieira”, pela criatividade que apresenta, aliada à disponibilidade física. Um central do mais “contemporâneo” que existe, na linha de Ilori ou Varane, dentro das devidas proporções.
Gonçalo Vieira
Um central “puro”, no Sporting desde os seus 12 anos. Tem sido pilar em todos os escalões de formação e largamente aclamado desde que chegou à Academia. A sua capacidade é, essencilmente táctica. Excelente sentido posicional, voz de comando, bom na marcação e nos momentos defensivos. Muito bom no jogo aéreo, apesar de não ser um central muito alto, e esquerdino ( que será sempre uma vantagem). Gonçalo tem tudo para crescer sustentadamente dentro do clube, passar pela equipa B e, depois disso, avaliar-se o seu crescimento no futebol profissional.
Guilherme Ramos
Transporte de bola, capacidade de passe, disponibilidade física e intratável no jogo aéreo. Guilherme Ramos será o meu favorito deste lote de jogadores e um dos maiores valores a despertar na Academia de Alcochete. Força física fora do normal, presença na sua zona de acção e muita calma com a bola no pé. O central já foi chamado à equipa B, na partida frente ao Atlético, e será uma questão de semanas até se fixar no futebol profissional do clube. A maior promessa defensiva desta fornada verde e branca, e certamente um jogador de quem ouviremos coisas boas no futuro próximo.
Abdu Conte -Defesa Central /Esquerdo
Mais um uma vez, altura associada à velocidade. Alto, rápido e uma boa capacidade técnica, Conte tem a jogar a seu favor os fantásticos indíces de concentração, que mantém durante noventa minutos, apesar da sua juventude. Será esta, aliás, a sua maior qualidade enquanto junior. Excelente na antecipação e mais um jogador capaz de cumprir várias posições no terreno, o que volta a jogar a favor da Academia e a preparar o jogador tacticamente.
Por princípio sou a favor do jogador português ou de formação, porque acho que o Sporting tem obrigação de o potenciar e porque está no nosso ADN isso mesmo.
29 Março, 2016 at 21:36
E agora o ‘cometa renato’… é aqui que ele pode fazer a diferença e… passe para trás!
E é isto…
29 Março, 2016 at 21:37
O venfique só sabe é formar pinos!
29 Março, 2016 at 21:41
Nas partes em que JM e Adrien estavam a beber água na linha lateral jogaram melhor que o Sanches no seu melhor! Aliás Adrien e JM na segunda parte jogaram melhor que o Sanches…
Ele joga mais que isto, eu sei…mas o que irrita é que amanhã saca um 3 no record…pai igual ao Adrien…
29 Março, 2016 at 21:42
Quando devia sacar um 0,5 ao pé do 4 do Adrien…
29 Março, 2016 at 21:44
Adrien, William, Joao Mario… mas ha duvidas?
29 Março, 2016 at 21:50
Nenhumas!
29 Março, 2016 at 21:53
Interessante que nem Ruben Neves ou Sergio Oliveira sao sequer considerados. Temos o Ruben Semedo com mais jogos na liga e os jornaleiros nao questionam sequer porque nao merecer uma chamada a seleccao A… entretanto o Guedes, Sanches e companhia ja sao os salvadores da patria.
Ha uns anos quando chamaram um tal de Nelson Oliveira com 2 jogos na liga a lampionagem branqueava que seria o futuro ponta de lanca da seleccao.
Enquanto o Eduardo jogou nos lampioes nenhum deles tinha duvidas sobre o titular da seleccao…
E assim vai esta merda.
29 Março, 2016 at 22:00
Engraçado falares no Guedes…é que ontem na Seleção olímpica fez um jogo tão bom como hoje o Sanches…
29 Março, 2016 at 22:35
Os olheiros do United andam malucos.
30 Março, 2016 at 0:23
Ainda bem que é assim, ou seja, prefiro não ver o Ruben Semedo ou Paulo Oliveira na selecção para depois, se correr mal, serem queimados.
29 Março, 2016 at 22:14
João Mário é o craque desta selecção.
30 Março, 2016 at 0:25
João Mário e CR7 dão esperança.
29 Março, 2016 at 22:18
Fernando Santos: «Caímos um pouco na segunda parte mas com a entrada do William voltou tudo ao normal»
29 Março, 2016 at 22:36
CM amanhã:
“Renato abraçado de novo em vez de Ronaldo”…
… Em casa, pela mãe.
29 Março, 2016 at 22:57
Grande vitória no Basket feminino!!!68-60 parece que vamos conseguir alcançar os play-offs derrotámos o 2 classificado. Inês Faustino é uma espécie de Curry 😀
29 Março, 2016 at 23:10
🙂
Também estive a ver. E se soubesse, tinha lá ido apoiar as miúdas. 🙁
29 Março, 2016 at 23:38
Também não me lembrei que o jogo era hoje…no próximo a ver se não me esqueço de ir ao pavilhão do Lumiar!
29 Março, 2016 at 23:11
Dará mesmo para os playoffs?
29 Março, 2016 at 23:48
Com alguma dificuldade mas acho que sim… O próximo jogo é contra a melhor equipa, SportivaAzores, em casa e “dá jeito” uma vitória mas talvez até a derrota seja suficiente.
Neste momento as contas estão muito baralhadas e confusas devido às equipas com jogos em atraso mas é uma questão de as equipas atrás de nós perderem 2 dos 3 jogos que disputarem (sendo que depois podem entrar os critérios de desempate).
29 Março, 2016 at 23:43
“A oposição ao Bruno de Carvalho vai aparecer” diz o Rui Santos.
Ah ah ah ah!!! Pago pra ver!!!
29 Março, 2016 at 23:52
Saudações Leoninas.
Off topic: Esta segunda-feira quero levar a ver o jogo do GRANDE no restelo uns amigos meus Sportinguistas que moram em Évora. Como eles não são ainda sócios (repito ainda) não posso comprar os bilhetes em Alvalade, porque ou lá ficar até domingo e entretanto podem esgotar. Algum dos tasqueiros sabe o horário da bilheteira do estádio dos pasteis? É que assim eu arranjava alguém que passasse por lá e mos comprasse. obrigado.
SPORTING SEMPRE
30 Março, 2016 at 0:08
Nem desconfio.
Se fosse eu, ligava lá para a secretaria ou coisa que o valha. 😉
30 Março, 2016 at 1:17
Obrigado Maria 🙂
30 Março, 2016 at 0:23
Anda por aqui uma obsessão com o Renato Sanches.
30 Março, 2016 at 1:12
é a contra resposta aos desmandos da comunicação social, ao empolamento publicitário do estado lampiónico a um jogador ainda imberbe, em termos futebolísticos, e uma reacção natural e humana, na verificação de que os mesmos critérios de seleção não se aplicam aos jogadores do Sporting, nomeadamente a Gélson, Ruben Semedo ou Iúri Medeiros, mas a jogadores tipo Ivan Cavaleiro, Gonçalo Guedes ou Nélson Semedo.
30 Março, 2016 at 0:33
… palavra de honra, ou sou tolo ou querem que me faça tolo, não percebo o endeusamento ao Sanches…. nestes dois jogos da selecção o gajo não fez puto… quando o F Santos tirou o pessoal da nossa cantera aquilo foi-se abaixo!!!
SL