30 De maio de 2016. Um dia normal para muitos, dia de Sporting para nós! E, como tal dia de acordar logo com o pensamento virado para o leão rampante, dia de sentir aquele nervoso miudinho porque o nosso Sporting vai jogar! E, para juntar ao nosso frenesim pré-jogo, estava um fator importante: era também dia de clássico e como tal a partida tinha um semblante ainda mais carregado.
Do outro lado da barricada os nossos rapazes tinham pela frente um conjunto azul e branco fragilizado com a campanha desastrosa que têm vindo a realizar ao longo desta louca época, no entanto e, por estarem tão fragilizados na sua honra, sabíamos que se iam debater com todas as forças que tivessem e que não tivessem. Ainda mais, colocaram em cima da nossa nação verde e branca uma pressão brutal, pois o outro lado da segunda circular tinha ganho o seu jogo e se o Sporting quisesse fazer ainda sonhar os seus crentes, tinha de indiscutivelmente de ganhar este jogo, tinha obrigatoriamente de fazer valer a sagrada verde e branca e sair do reduto do dragão com uma vitória.
Graças a esta grande equipa, no fim da história, ou melhor no fim dos 93 minutos, os rapazes de verde e branco festejavam efusivos esta saborosa e anímica vitória e os crentes do leão rampante nas bancadas e nas casas desse Portugal e mundo fora festejavam ferverosamente mais esta batalha ganha. Por um lado, por ser a um eterno e direto rival, por outra, mantém-nos na rota do título. No entanto, a turma de Alvalade não fez só por ganhar, fez por ganhar com classe e mostrar que se há justo vencedor desta impressionante época 2015/2016, esse justo vencedor é o Sporting Clube de Portugal. E porquê? Porque tivemos o nosso “tanque de guerra” a marcar mais dois golos ao renomado Casillas (devem de existir poucos jogadores que se possam gabar de marcar tanto a um já campeão do Mundo, como Slimani o pode – já leva 4).
Porque tivemos um mago a espalhar magia pelo tapete verde do Dragão. Não há palavras para descrever a classe e magia como a que João Mário deu ao jogo. Tivemos um guarda-redes inspirado seguro e convicto da sua força (com esta exibição, Rui Patrício fez esquecer que naquela tarde/noite, também defendia uma baliza, um dos que outrora foi o melhor do mundo). E, porque tivemos um capitão incansável – Adrien foi, como sempre, a voz da razão e do coração dentro das quatro linhas. Tivemos um Schelotto que de tanta entrega e tanto correr parecia que tinha dois corações a bombear-lhe o sangue. Enfim, tivemos uma equipa que honrou a verde e branca e mostrou que estamos mais do que vivos nesta luta pelo título. E, a enaltecer ainda mais a noite, tivemos um 12o jogador nas bancadas, nas esplanadas e nas suas casas que cantaram, sofreram, roeram unhas, festejaram e principalmente acreditaram. Elevámos a equipa quando foi preciso. Porque ao sermos da raça que nunca se vergará, temos dentro de nós uma força tão brutal e expansível que aguenta qualquer embate, qualquer força do mal que nos venha tentar atormentar neste caminho tão impressionante e sofrido.
Cada jogador que enverga verdadeiramente esta listada verde e branca e cada adepto ferverosamente apaixonado por este império de cores esperançosas sabe que o caminho somos nós que o fazemos, somos nós lado a lado com a equipa que fomos construindo todo este passadiço de emoções arrepiantes e sorrisos rasgados. A tudo isto chamou-se ao longo da época de Onda Verde. Mas, dadas as dimensões desta brutal onda de amor verde e branco, tendo em conta que rebentámos a escala em qualquer ovação e que calamos redutos de 60 mil com apenas 3 mil vozes, que esperámos a nossa equipa apoteoticamente onde quer que ela fosse jogar e não desistimos por algo ter corrido mal, por tudo isto, penso que “Onda” já tomou outro tipo de proporções. Daquelas avassaladoras e demolidoras. Por isso permitam-me que ache que esta “Onda Verde” há muito foi superada por um gigantesco “Tsunami Verde e Branco”. Por onde passa impressiona os mais céticos e faz sonhar toda uma nação que espera pintar Portugal de cores sublimes, de Verde e Branco, claro!
ESCRITO POR Margarida Bibe
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
4 Maio, 2016 at 23:38
O Solha, o Portela, o Moreira, o Magas e o Franquis não merecem muitos dos colegas do lado…
4 Maio, 2016 at 23:40
Esta equipa tem jogadores a quem lhe falta cérebro…
4 Maio, 2016 at 23:40
Além de faltar também um treinador
4 Maio, 2016 at 23:41
E agora já podemos dizer que as alterações no andebol foram uma bela merda ou ainda somos do mal?
4 Maio, 2016 at 23:41
Vai mudar muita coisa no andebol, não vai?
4 Maio, 2016 at 23:43
já começaram as renovações… mandar tudo embora.
cambada de tristres…
4 Maio, 2016 at 23:42
Foram melhores.
Eles quiseram ganhar e os jogadores do Sporting tiveram o que quiseram. Lutaram pouco. A equipa não tem vontade. Já aqui li que não tem alma e não tem mesmo.
Uma desilusão.
4 Maio, 2016 at 23:44
+1. Erros, erros, erros e muito pouca fibra.
4 Maio, 2016 at 23:42
Esta equipa não tem treinador e não têm Rui Silva…
4 Maio, 2016 at 23:43
E qual é o jogador do ABC que o Sporting deixou sair ?
4 Maio, 2016 at 23:44
Spinola?
4 Maio, 2016 at 23:44
Deixou sair, não. Mandou embora.
4 Maio, 2016 at 23:42
o jogo era muito difícil mas não estivemos bem…
4 Maio, 2016 at 23:42
Tenho uma vergonha sem fim em relação ao nosso andebol! Extingam essa merda de modalidade e apostem noutras! Vai-te foder espanhol caquético!! Vamos ser gozados pelos menstruados à cara podre…
4 Maio, 2016 at 23:43
Segunda desilusão da época, depois do hóquei (campeonato, não a CERS). Adeus e obrigadinho, Zupo. Leva o sueco, o Bosko e o Carneiro contigo. No ano em que é quebrada a hegemonia do puorco era obrigatório ganhar o campeonato.
4 Maio, 2016 at 23:43
Fui eu que vi mal ou o Espanhol foi logo dos primeiros a ir pros balneários?!
Só posso ter visto mal…
4 Maio, 2016 at 23:47
Foi o árbitro. Ele ficou lá com a equipa
4 Maio, 2016 at 23:43
Equipa merdosa a ter o fim merecido. Alguém me explique porque é que os gajos no remate final, nem tentam a impulsão, ou é proibido pelas regras?
Foda-se, que jogo mais estúpido. Que perda de tempo estar a seguir isto.
4 Maio, 2016 at 23:44
já tinha defendido que deviam acabar com esta treta de modalidade…
4 Maio, 2016 at 23:46
O andebol é demasiado importante (e tem demasiada história no Sporting) para acabar. É preciso lamber as feridas e planear melhor a próxima época.
4 Maio, 2016 at 23:49
É só uma das modalidades que mais titulos de campeão tem…
4 Maio, 2016 at 23:52
Foda-se… a sério?
Pareces o Santana Lopes.
5 Maio, 2016 at 0:07
Treta? Ganha juízo e respeito pelas modalidades,não gostas,não vejas.
4 Maio, 2016 at 23:44
perdi três horas da minha vida a ver esta porcaria de modalidade……
4 Maio, 2016 at 23:45
Então não nos faças a nós perder tempo a ler-te.
Xixi, cama.
4 Maio, 2016 at 23:47
Tens noção que o mal não está na modalidade ou não?!
4 Maio, 2016 at 23:48
Não tem.
Já veio com esta lengalenga há uns tempos.
4 Maio, 2016 at 23:45
Ridículo o nosso andebol… Que se tenha força para alterar o que há de mal nesta modalidade, e é muito! A começar pelo treinador. Um gajo que já ganhou não-sei-o-quê e é ”muita bom” tem de fazer valer o (muito) dinheiro que deve ganhar. Um treinador e um bom guarda-redes: não vamos lá com pensionários gordos que orientam à là século passado, nem com pinos loiros à baliza. Não me fodam!
4 Maio, 2016 at 23:46
Estou envergonhado. Uma equipa com metade do nosso orçamento está na final da Challenge e do campeonato. Embora rececionista, treinador, redes, Carneiro, russo e outros que nãohonraram a camisola. Isto só tem um nome: VERGONHA.
4 Maio, 2016 at 23:47
Seccionista
4 Maio, 2016 at 23:46
Se as mudanças no hóquei não trouxeram nada de novo a não ser gastar mais dinheiro as do Andebol ainda fizeram pior…
Só o futsal (como tem sido sempre) tem uma equipa à Sporting! E o futebol claro…
4 Maio, 2016 at 23:46
Fui eu que vi mal ou o Espanhol foi logo dos primeiros a ir pros balneários?!
Só posso ter visto mal…
Agora no final a equipa estava toda junta no campo menos o “treinador”….
Bruno… preciso dizer mais????
4 Maio, 2016 at 23:46
Há que pensar seriamente em fazer uma remodelação total desta modalidade.
Não reflecte a mentalidade que a Direcção do Sporting tanto esforço tem feito para que seja uma realidade.
Simplesmente não têm mentalidade ganhadora e num futuro Pavilhão João Rocha só queremos gente com essa mentalidade.
As contratações de estrangeiros têm sido um verdadeiro desastre nestes últimos tempos e isso custou-nos o título em 2 épocas consecutivas.
Há que olhar para esta modalidade e contratar como deve se, começando, por exemplo, por contratar Carlos Resende para treinar o clube.
4 Maio, 2016 at 23:47
A equipa mais burra da história das modalidades coletivas em Portugal… Como é possível??? Tem que existir uma limpeza geral neste plantel… Infelizmente não estão em sintonia com aquilo que é a história do Sporting e com aquilo que é o nosso clube neste momento!!!
Muito triste!!
4 Maio, 2016 at 23:47
também esta modalidade ridícula não merece mais…
O andebol é o jogo mais feio que existe, por mim podiam acabar com essa treta a nível global..
4 Maio, 2016 at 23:50
Não gostas, comes menos.
E poupa-nos a alarvidades.
4 Maio, 2016 at 23:53
Outra vez?
5 Maio, 2016 at 0:04
És chato.
Foda-se, alguém te obriga a ver o que quer que seja?
O menino Carrico nao gosta acaba-se com a modalidade a nível mundial.
És pouco parvo és…
4 Maio, 2016 at 23:48
Mais do que merecida vitória do ABC.
Graças a Deus que acabou este filme de terror.
Já não me enervam mais.
Acho que grande parte dos mais 2,7M para as modalidades vão ter de ser investidos aqui.
A relação entre o treinador e o Carneiro deve ter história “por trás”, só pode.
4 Maio, 2016 at 23:53
Mais do que merecida? Não ganharam por mérito. Ganharam por demérito nosso, ponto. Uma equipa a sério, com tomates, tinha ganho aquilo hoje no tempo regulamentar. Já para não falar nas duas derrotas em casa.
5 Maio, 2016 at 0:01
Lutaram em deficit físico e venceram, portanto, para mim, mereceram.
4 Maio, 2016 at 23:50
Impressionante como tivemos tudo para chegar a final, com a hipótese de resolver isto em casa, a ganhar por 4 golos no tempo regulamentar e por 2 no prolongamento, hoje, e deixámo-nos perder. Aquilo só pode ser psicológico, caramba! Fulixada com esta m*** toda!
4 Maio, 2016 at 23:50
Mas vocês são parvos ou que?
Falar assim dos nossos atletas????
Mais respeito sffv!!!
Para sermos respeitados …. Temos de nos dar ao respeito!
Não vencemos …. Mas o desporto é feito de vencer é de perder…. Certo?!
Perdemos por um golo.
O ABC merece os parabéns!
4 Maio, 2016 at 23:51
Exigência, Tadeu…
4 Maio, 2016 at 23:53
Há ali coisas que não são respeitdoras do nome do Sporting CP… Há que ter uma conversa séria com esta gente!
4 Maio, 2016 at 23:57
Não me leves a mal… Contam-se pelos dedos de uma mão as vezes que em 38 anos de vida disse mal dos nossos atletas, seja de que modalidade for (e acompanho tudo o que é Sporting) mas muitas das pessoas e atletas deste departamento não são dignos, sim dignos, de vestir a nossa camisola.
5 Maio, 2016 at 9:04
Há coisas que nem a dormir se dizem ….
Só temos de melhorar!
Perceber onde falhámos.
Encontrar as soluções!
Ter coragem para alterar e
Para o ano estaremos mais fortes ainda!
4 Maio, 2016 at 23:51
De certeza que o Frederico Carlos não fazia pior.
E o Carlos Carneiro o que veio ele trazer a esta equipa? Nada.
4 Maio, 2016 at 23:52
Ganhar guita. ..
4 Maio, 2016 at 23:51
nestas coisas também conta a análise do treinador…
não é um treinador qualquer.
4 Maio, 2016 at 23:52
Não é mudem de treinador! É mudem a cabeça que “pensa” isto tudo! O treinador mudou no ano passado…se não mudam a cabeça que orienta isto o mais provável é ficar tudo na mesma!
4 Maio, 2016 at 23:54
Acabam com a treta do andebol… isso é jogo da tretA… vale mais o berlinde ou a carica….
Apostar no futsal e no hoquei…
Criar uma equipa em condições no atletismo… e fechar o andiboli..
infelizmente já começaram as renovações…. solha, carol, etc… para o ano vai ser a mesma porcaria….
4 Maio, 2016 at 23:57
Foste sodomizado por um gajo do andebol? 🙁
Tanta aversão não é normal……
5 Maio, 2016 at 0:04
o nosso andebol anda a fo+++ os sportinguistas todos…. e não foi só este ano….. e nós a ver de forma descontraída…. sem exigir e sem cobrar…
O dinheiro que gastamos no andebol podia servir para outras modalidades….. o atletismo merecia mais…
5 Maio, 2016 at 0:04
o nosso andebol anda a fo+++ os sportinguistas todos…. e não foi só este ano….. e nós a ver de forma descontraída…. sem exigir e sem cobrar…
O dinheiro que gastamos no andebol podia servir para outras modalidades….. o atletismo merecia mais…
4 Maio, 2016 at 23:58
Não gostas, não vês. Não apoias.
Não te chateias nem chateias os outros.
5 Maio, 2016 at 0:07
O que dizes é tão estúpido em tantos níveis diferentes que nem vale a pena tentar responder.
4 Maio, 2016 at 23:54
Devíamos ter ganho o último jogo em casa. Fazíamos o 3-1 e acabávamos com a eliminatória. Hoje, defensivamente, fomos muito fracos. E ofensivamente não estivemos inspirados. Ficar à espera de rasgos individuais (em qualquer desporto colectivo), raramente dá resultados. Talvez mudar alguma coisa na estrutura do andebol, não sei. Mas vê-se claramente que falta algo a esta equipa
4 Maio, 2016 at 23:54
Ja foi tudo dito e eu tambem ja disse antes, esta equipa pode ter 3 ou 4 bons jogadores, mas tem outros muito muito maus, com decisoes so nivel de um junior!
vi o filme todo, quando no final da primeira parte, a 15 segundos do fim, temos a posse de bola, 4 golos de vantagem, falhamos um remate ridiculo e eles marcam. ou seja podiamos ter ficado com 5 de vantagem e fomos para intetvalo com 3.
4 Maio, 2016 at 23:56
Parabéns ao ABC.
Com jornada europeia no fds, nem o prolongamento os venceu.
Já tinha sido melhor na fase regular.
A única coisa que na minha opinião abona em favor deste grupo (tal como no hóquei) é a falta de um pavilhão. Casa às costas é fodido.
Mas não explica tudo. Seguramente vamos ter mexidas no verão.
5 Maio, 2016 at 0:00
O Hóquei por vezes tem coração sem cabeça. ..parece uma equipa emocionalmente instável! E isso eu até desculpo embora depois de investir mais este ano tivesse obrigação de fazer melhor!
A equipa de andebol não tem coração e a cabeça falta muitas vezes (normalmente em momentos decisivos)…isto para mim é que é imperdoável…
5 Maio, 2016 at 0:04
O mínimo que eu obrigo os jogadores do Sporting, seja em que modalidade fôr é terem um coração de Leão! De resto até dizem que sou bastante brando com os atletas do Sporting em geral!
5 Maio, 2016 at 0:04
O mínimo que eu obrigo os jogadores do Sporting, seja em que modalidade fôr é terem um coração de Leão! De resto até dizem que sou bastante brando com os atletas do Sporting em geral!
5 Maio, 2016 at 0:04
O mínimo que eu obrigo os jogadores do Sporting, seja em que modalidade fôr é terem um coração de Leão! De resto até dizem que sou bastante brando com os atletas do Sporting em geral!
5 Maio, 2016 at 0:09
Como eu, Tiago.
5 Maio, 2016 at 0:09
Ups…sorry! Estava gago…