30 De maio de 2016. Um dia normal para muitos, dia de Sporting para nós! E, como tal dia de acordar logo com o pensamento virado para o leão rampante, dia de sentir aquele nervoso miudinho porque o nosso Sporting vai jogar! E, para juntar ao nosso frenesim pré-jogo, estava um fator importante: era também dia de clássico e como tal a partida tinha um semblante ainda mais carregado.
Do outro lado da barricada os nossos rapazes tinham pela frente um conjunto azul e branco fragilizado com a campanha desastrosa que têm vindo a realizar ao longo desta louca época, no entanto e, por estarem tão fragilizados na sua honra, sabíamos que se iam debater com todas as forças que tivessem e que não tivessem. Ainda mais, colocaram em cima da nossa nação verde e branca uma pressão brutal, pois o outro lado da segunda circular tinha ganho o seu jogo e se o Sporting quisesse fazer ainda sonhar os seus crentes, tinha de indiscutivelmente de ganhar este jogo, tinha obrigatoriamente de fazer valer a sagrada verde e branca e sair do reduto do dragão com uma vitória.
Graças a esta grande equipa, no fim da história, ou melhor no fim dos 93 minutos, os rapazes de verde e branco festejavam efusivos esta saborosa e anímica vitória e os crentes do leão rampante nas bancadas e nas casas desse Portugal e mundo fora festejavam ferverosamente mais esta batalha ganha. Por um lado, por ser a um eterno e direto rival, por outra, mantém-nos na rota do título. No entanto, a turma de Alvalade não fez só por ganhar, fez por ganhar com classe e mostrar que se há justo vencedor desta impressionante época 2015/2016, esse justo vencedor é o Sporting Clube de Portugal. E porquê? Porque tivemos o nosso “tanque de guerra” a marcar mais dois golos ao renomado Casillas (devem de existir poucos jogadores que se possam gabar de marcar tanto a um já campeão do Mundo, como Slimani o pode – já leva 4).
Porque tivemos um mago a espalhar magia pelo tapete verde do Dragão. Não há palavras para descrever a classe e magia como a que João Mário deu ao jogo. Tivemos um guarda-redes inspirado seguro e convicto da sua força (com esta exibição, Rui Patrício fez esquecer que naquela tarde/noite, também defendia uma baliza, um dos que outrora foi o melhor do mundo). E, porque tivemos um capitão incansável – Adrien foi, como sempre, a voz da razão e do coração dentro das quatro linhas. Tivemos um Schelotto que de tanta entrega e tanto correr parecia que tinha dois corações a bombear-lhe o sangue. Enfim, tivemos uma equipa que honrou a verde e branca e mostrou que estamos mais do que vivos nesta luta pelo título. E, a enaltecer ainda mais a noite, tivemos um 12o jogador nas bancadas, nas esplanadas e nas suas casas que cantaram, sofreram, roeram unhas, festejaram e principalmente acreditaram. Elevámos a equipa quando foi preciso. Porque ao sermos da raça que nunca se vergará, temos dentro de nós uma força tão brutal e expansível que aguenta qualquer embate, qualquer força do mal que nos venha tentar atormentar neste caminho tão impressionante e sofrido.
Cada jogador que enverga verdadeiramente esta listada verde e branca e cada adepto ferverosamente apaixonado por este império de cores esperançosas sabe que o caminho somos nós que o fazemos, somos nós lado a lado com a equipa que fomos construindo todo este passadiço de emoções arrepiantes e sorrisos rasgados. A tudo isto chamou-se ao longo da época de Onda Verde. Mas, dadas as dimensões desta brutal onda de amor verde e branco, tendo em conta que rebentámos a escala em qualquer ovação e que calamos redutos de 60 mil com apenas 3 mil vozes, que esperámos a nossa equipa apoteoticamente onde quer que ela fosse jogar e não desistimos por algo ter corrido mal, por tudo isto, penso que “Onda” já tomou outro tipo de proporções. Daquelas avassaladoras e demolidoras. Por isso permitam-me que ache que esta “Onda Verde” há muito foi superada por um gigantesco “Tsunami Verde e Branco”. Por onde passa impressiona os mais céticos e faz sonhar toda uma nação que espera pintar Portugal de cores sublimes, de Verde e Branco, claro!
ESCRITO POR Margarida Bibe
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
5 Maio, 2016 at 0:01
Fonix, voltámos a perder no Andebol. É sempre o mesmo filme com esta equipa. PQP!
5 Maio, 2016 at 0:11
o facto de se contratar um treinador muito conceituado talvez tenha trazido pressão a mais pra toda a gente…
as coisas não correram bem logo desde o início da época quando nos saiu a equipa finalista do ano passado nas competições europeias… fomos eliminados e mais pressão se criou.
5 Maio, 2016 at 0:12
a lesão no guarda redes limitou a resposta da equipa… contratamos o Svensson que foi tentando fazer o melhor…
muitas coisas correram mal.
5 Maio, 2016 at 0:16
Desculpa a brincadeira mas já pareces um piloto de F1! Ou é dos pneus, ou do carro, ou da pista, ou da estratégia da equipa, ou do tempo, ou do safety car… 🙂
5 Maio, 2016 at 0:17
o ambiente numa parte da nossa bancada é despedir toda a gente…
aparte de achar que quando se perde também há-de ser mérito dos outros, é preciso ver onde podemos melhorar.
5 Maio, 2016 at 0:21
“Despedimos”. O Ricardo Correia e o Spínola. Melhorámos com as contratações?
5 Maio, 2016 at 0:22
3 anos a pão e água numa equipa que até é uma equipa capaz…e com mais investimento! Não é despedir tudo e todos….temos é de repensar bem no que faltou estes 3 anos! Nos outros era porque o porco era muita forte…Este nem isso temos e vão 2 equipas à final, uma com um orçamento menor e outra que desinvestiu quando já era pior que nós!
Como disse antes se calhar temos de começar a mudar logo em cima sob pena de mudar tudo outra vez e na verdade nada mudar…
5 Maio, 2016 at 0:23
Como disse antes se calhar temos de começar a mudar logo em cima sob pena de mudar tudo o resto outra vez e na verdade nada mudar…
5 Maio, 2016 at 0:19
O Ricardo Correia era pior que o sueco?
5 Maio, 2016 at 0:14
Ainda bem que ninguém se lembrou de acabar com o futebol depois de um fabuloso 7 lugar.
Eu nem sequer gosto de futebol por isso deviam acabar com esse desporto de merda a nível mundial. Tinham acabado com o futebol depois de ficarmos em sétimo e canalizavam a verba para o badminton (contratávamos a Gao Ling e ninguém nos parava no campeonato)!
5 Maio, 2016 at 0:15
🙂
5 Maio, 2016 at 0:16
😀
5 Maio, 2016 at 0:28
50.000 em Alvalade mais uns quantos no relvado a ver Badminton!! Isso é que era! Tudo de binóculos e tal…chapezinho catita para não apanhar muito sol….umas cartas para entreter enquanto a bola cai…
5 Maio, 2016 at 0:39
Não percebes nada de Badminton.
Aquilo não é uma bola, pá! 😛
5 Maio, 2016 at 0:49
É um volante
5 Maio, 2016 at 0:17
Temos 38 trofeus no andebol e desses 38, 19 são campeonatos.
Toca a mexer, Bruno. Como está… não respeitamos a nossa história.
5 Maio, 2016 at 0:18
Equipa frustrante, ao nível do apoio que os adeptos lhe dão. A modalidade menos acarinhada por nós: 2 jogos em casa nas meias finais e 2 pavilhões despidos. Vejam lá a atmosfera de hoje. Mais um ano a arder…
5 Maio, 2016 at 0:21
Ao menos no Hóquei temos uma equipa que luta até ao fim… por vezes um pouco atarantada, mas sinto que existe o laço ao clube e a procura do melhor…
No andebol só vejo preocupação com o adversário que caí, sorrisos, diálogo amena com os árbitros… não vejo sofrimento e exaustão……
5 Maio, 2016 at 0:23
Eu vejo exaustão.
5 Maio, 2016 at 0:24
É isso que tem de mudar…não é acabar com a modalidade!
5 Maio, 2016 at 0:23
Quando o pavilhão estiver pronto, isto vai mudar.
5 Maio, 2016 at 0:58
Ate o svensson aprende a defender e tudo
5 Maio, 2016 at 0:24
o próximo campeonato já terá pavilhão… é uma mais valia pra todos nós.
5 Maio, 2016 at 0:28
Mas que este Andebol não tem atitude, é uma verdade. Espero que o presidente mande um murro na mesa e tenha de substituir quem não estiver comprometido com o clube.
5 Maio, 2016 at 0:25
Depois temos uma equipa com espírito derrotista…. e fomos buscar o carneiro que andava no carnide com o mesmo espírito (esses de derrotados à partida).
Não percebo anda de andebol nem gosto do desporto (nem quero perceber deste jogo ridículo), mas hoje até eu consegui ver que a equipa nos períodos em que teve o carneiro no 7 atacante sofreu mais golos que aqueles que marcou… por isso só posso concluir que o nosso treiandor é um calhau. Aquele jogador joão pinto até estava a jogar bem….
5 Maio, 2016 at 0:27
É ridículo porquê?
5 Maio, 2016 at 0:33
é um jogo em que o povo não percebe quando é falta e quando não é…. é sistemático existirem laços iguais em que uma vez é falta, outra não, outra é azul.. não existe critério perceptivel para o cidadão médio que vê o jogo com uma mini na mão e com tremoços, já um bocado bêbedo.
Num jogo de futebol toda a gente comentar… no andebol é uma treta.
E isto acontece em todos os jogos… todos todos todos..
E em termos de espectacularidade fica a dever muito ao futsal e ao hóquei…
E depois as jogadoras (femininas), em regra, são umas badochas ou gigantes machas (com todo o respeito)…
5 Maio, 2016 at 0:36
Ahahahahahahhahahahahahhah.
Obrigada! Até já me passou a azia.
Não será que és tu que não percebes um peido das regras?
Ahahahahahahhahahahahahahah
5 Maio, 2016 at 0:41
Não percebo nada… nem ninguém percebe pois não existe critério… e isso numa modalidade de contacto é fatal.
Basta ver que 1/3 dos golos são irregulares… Na maior parte dos golos da 1.ª linha, vista a repetição, é nítido que os jogadores já disparam com o pé no chão (só não vê quem não quer).
5 Maio, 2016 at 9:22
1/3 e tas a ser optimista.
Por acaso sempre me apercebi disso mas pronto
5 Maio, 2016 at 0:28
Já repararam que a equipa do SCP é aquela que tem mais “fair play” no mundo? Cada vez que um atleta do ABC caía era só jogadores nossos a rodear a ver se estava tudo bem?
Mas que treta é essa?
Ridículo.
Precisavam de ter umas aulas com o Jesus para aprenderem o que é o fair play e deixarem de lado essas mariquices.
5 Maio, 2016 at 0:29
Para quem não percebe nada de andebol estás muito afoito.
5 Maio, 2016 at 0:37
há coisas que até um cego vê…
Até a minha avó viu que o joão pinto do andebol joga melhor que o carneiro ex-carnide e que a equipa funciona melhor..
Quando não se vê a nossa equipa a dizer palavrões aos adversários ou quando falha um remate, algo está mal…
Quando não sentes a equipa com raiva e com vontade de mandar o adversário ao tapete algo está mal.
5 Maio, 2016 at 0:31
Chamem o Otávio para o Andebol! !!!!
5 Maio, 2016 at 0:30
Limitei-me a vir aqui, apenas para confirmar o inevitável.
Depois de ter visto derrotas inglórias com o ABC, após vitórias de grande categoria, com o mesmo ABC, não tive coragem de acompanhar este último encontro, pois não consigo ver jogadores de categoria cometerem erros inexplicáveis, a nível das decisões e mesmo no capítulo técnico, apenas admissíveis a “principiantes”.
Também não consigo compreender um treinador que parece já se ter deixado ultrapassar, na modalidade, sem energia e com opções incompreensíveis, que não consegue extrair dos seus jogadores o melhor que têm para dar. Parece-me que o treinador anterior faria bem melhor figura.
Esta é uma modalidade de nível mundial, olímpica e de relevo, no passado do nosso clube, que venceu a 1.ª e única (até agora) competição europeia, de equipas portuguesas.
Uma equipa que não consegue vencer um ABC, vindo de um jogo exigente, a nível europeu, não merece o meu apreço, porque não honraram o lema do clube: ESFORÇO – DEDICAÇÃO – DEVOÇÃO – GLÓRIA, mesmo que por incapacidade mental, ou por falta de “comandante” capaz e um “redes” em Andebol só é grande, se tiver defesa capaz, pois de contrário será apenas um “verbo de encher”.
5 Maio, 2016 at 0:55
Esta equipa é uma farsa.
Ponto.
O treinador mete a equipa a jogar com menos um por protestos.
Tira o João pinto… aGAIN!!!!
Dois GR que não fazem um.
O russo jogou???
Carneiro??? Velhos ex-slb?
O Spínola ca nem se mexia… Em Braga até voa. Mamaámos golos de um pivot que nem o é.
Defesa de merda, com o jogo ganho deixam atacar os seis metros…
Nem sei que dizer… Só sonhava com títulos este ano quem estivesse bêbado. Se calhar o zupo acreditava.
Vá, agora despejem mais dinheiro na equipa. Vazem metade da piscina, cortem nos tatamis, para sustentar gajos que se estão cagando se ganham ou perdem.
5 Maio, 2016 at 0:57
Vao todos pró car#lho, e levem o tipo que quer acabar com a modalidade.
5 Maio, 2016 at 1:46
TODOS os jogadores, elementos da equipa técnica e dirigentes da secção de andebol devem entregar uma carta direcionada ao vice-presidente para as modalidades, com conhecimento do presidente, onde justifiquem aquilo que alcançaram e não alcançaram esta época. Demissões antes de entregarem esta carta ou das decisões do presidente deverão ser entendidas como traição.
Um treinador em completa rotura com os jogadores, desconheço de que lado está a razão. Um ataque ao mercado: início da época (carneiro foi despachado da lixeira com uma lesão?!) e a meio da época (o russo não se ambientou e o sueco demorou a engatar) completamente falhado.
Infelizmente o andebol terá um investimento inferior ao futsal e ao hóquei, mas também sabemos que entregar dinheiro a um despesista, como se tem visto, não é solução.
Na próxima época espero uma equipa à sporting, menos vedetas e mais ESFORÇO, DEDICAÇÃO E DEVOÇÃO.
5 Maio, 2016 at 6:49
Este andebol é mau. Ponto final. Não sei quem é o responsável pelo andebol mas isto não anda bem e já não é deste ano.
5 Maio, 2016 at 9:06
Não vi o jogo, mas parece que fomos brindado com mais uma exibição daquelas que nos afastou das competições europeias e da taça. É patético perder com uma equipa que nos é inferior, cujo melhor jogador era nosso e foi dispensado em janeiro. Ainda por cima, o abc parece que tinha jogado no sábado no cu de Judas.
O irresponsável desta seção deve ser o mesmo que investiu 2 jogadores para o Play off, que não valem um corno. Que foi buscar o carneiro e deixou sair o candeias e o figueiras. Enfim, que não acerta numa contratação desde o frankis..em 2012. O professor Frederico ainda disfarçava as nossas lacunas, sobretudo defensivamente e apostando em ataques rápidos, coisas que terminaram com este treinador, cujo andebol é do século XV, diga-se de passagem.
Esta equipa tem qualidade, mas alguns jogadores precisam de levar com um obradovic nos cornos.
Jogam como meninos mimados. E já agora, precisamos de um redes e um pivot a sério.