Intitula-se «Uma grande luta não faz uma grande Liga», foi escrito por Nuno Madureira no MaisFutebol e chama a atenção para assuntos face aos quais a maioria das pessoas com responsabilidade continua a assobiar para o lado.
_____________
Retomo uma ideia que já tinha defendido no Maisfutebol da TVI 24: o adiamento da decisão do título para a última jornada, por força da vitória do Sporting, no sábado, foi um ato de justiça para este campeonato. Afinal, a luta de Benfica e Sporting pelo primeiro lugar merece ser esticada até ao limite do prazo: teve tanto de intensa, equilibrada e meritória – lá dentro, ao fim de semana – como de feiinha, e de canela até ao pescoço, cá por fora, de segunda a sexta.
Dito isto, esta grande luta, e este prolongar de emoção até ao último dia, mesmo sendo extensivo ao nome do segundo despromovido e do último apurado para a Europa, está longe, muito longe, de chegar para fazer uma grande Liga. Entre muitas outras razões, porque seria impensável, numa grande Liga, que os seus principais símbolos promovessem sistematicamente a ideia – amplificada por aparelhagens de conveniência, e engolida com silêncio envergonhado pelas próprias estruturas da Liga – de que tudo o que se vê nos relvados (à exceção das vitórias próprias, por coincidência todas elas imaculadas como querubins) é condicionado, manipulado e decidido com má-fé por manobras do lado de fora.
Quem, no seu juízo perfeito, quer ver uma Liga assim? A resposta é simples: só os adeptos das equipas que ganham, ou que alimentam a esperança de ganhar mais vezes – e se em Portugal essas equipas raramente foram mais de duas ou três, nos últimos tempos estão cada vez mais distantes das outras. Assim, pegando num exemplo concreto, nesta época as subidas na média de assistências na Luz e em Alvalade são, obviamente, boas notícias para o bolo da Liga. Mas mascaram a realidade de uma prova em que metade das equipas tem taxas de ocupação dos estádios inferiores a 40% e em que um quarto dos jogos (67 até à 32ª jornada) tem menos de 2 mil espectadores pagantes.
Antes que me atirem com o óbvio, sou o primeiro a reconhecer: lá nas grandes Ligas, essa terra imaginária, tão longínqua para quem passa um domingo à chuva em Tondela, Arouca ou Moreira de Cónegos, também há desequilíbrios. Também há clubes com mais peso do que outros, pela história, pela geografia, pela tradição, pelo número de adeptos e por tudo aquilo que em tecnocratês de bancada se designa por valor de mercado. E, como é óbvio, também aí esses grandes clubes ganham mais vezes. Mas, numa grande Liga, a preocupação com o equilíbrio e com a viabilidade financeira dos seus participantes é transversal e antecede, com regras claras, de partilha de receitas, a discussão sobre o tamanho das fatias de poder económico e político que cabe aos maiores. Discussão essa que, todos concordam, não pode pôr em causa o tamanho do bolo comum.
Quase tudo por cá – não me ponho de fora, a Comunicação Social está obviamente incluída no rol de responsáveis – tem contribuído para esbater a relação de proximidade entre os potenciais adeptos e os clubes que lhes são geograficamente mais próximos. Nesse sentido, foi bonito, e simbólico, ver a festa de subida dos adeptos do Chaves, em comunhão com os jogadores, a um domingo de manhã, no extremo mais distante do pais, depois de uma noite inteira de viagem. Tal como foi triste e simbólico testemunhar, na tarde de sábado, a queda anunciada de um histórico com adeptos, tradição e carisma, como é o caso da Académica.
Mas, todos o sabemos, momentos como esse são exceções. A tendência é para reduzir a discussão semanal aos dois ou três penaltis e foras de jogo, dos dois ou três jogos que verdadeiramente contam para alguma coisa. E essa tendência só vai acentuar o cenário atual: de uma Liga de fachada, com três concorrentes de elite, eventualmente com um peso médio a reboque, à frente de 14 parceiros de circunstância, que vivem de alianças e amuos, na dependência das sobras de jogadores e das receitas que os grandes lhes proporcionam.
Depois, em semanas como esta, entre um penalti e uma expulsão, ainda nos sobra tempo para reparar num ou noutro Leicester da vida. E gostamos, claro: com tanta má-fé e cegueira podemos já ter perdido a inocência, mas ainda nos emocionamos com contos de fada. Especialmente quando temos a segurança de saber que tudo vamos fazendo para que os contos de fadas só aconteçam lá longe, no país imaginário das grandes Ligas.
9 Maio, 2016 at 19:31
O nacional diz que, no domingo, o jogo é as 17h, portanto o nosso jogo também será às 17h ou alguém anda a tentar mudar a hora do jogo?
9 Maio, 2016 at 19:41
Tenho amigos lampiões que ainda gozam com esta merda. A dizerem que não são beneficiados.
9 Maio, 2016 at 19:48
Os americanos também dizem que o elvis está vivo
9 Maio, 2016 at 21:02
Eles nunca são.
Mesmo que o árbitro apite um penalty inventado a favor deles, não faz mais que a sua obrigação.
9 Maio, 2016 at 21:45
tenho amigos iguais.No jogo com o guimarães chegaram ao ponto de dizer que o Eliseu não fez falta nenhuma naquela lance em que mete o pé na cabeça do jogador do vitória.
Não é que sejam más pessoas,porque não são,tenho amigos benfiquistas e fora futebol são justos e boas almas.Epah mas sabes bem que eles estão habituados a viver num mundo de mentiras,apoiado pelo seu presidente.Um mundo ilusório,onde tem 14 milhões de adeptos,onde todos os seus jogadores valem 80 milhões,qualquer suplente vale 15M e onde são os maiores do mundo.
Só vi o Sporting ganhar 2 campeonato nacionais (2000/2002),mas sei que esses foram limpos.E agradeço por ter nascido sportinguista,mesmo que isso signifique ter de sofrer e lutar contra sistemas(quer do norte,quer do carnide).
Pois valem mais 18 campeonatos justos do que 34,onde secalhar metade deles foram comprados…
9 Maio, 2016 at 21:00
In Sporting / Tu vais vencer
https://www.facebook.com/sportingnossavida/
“Ninguem vai segurar o leão
Encontrei no outro dia esta frase numa localidade perto de onde resido.E analisando bem,é isto que assusta os nossos adversários,aqueles que quando estávamos no fundo do poço diziam que “um Sporting forte fazia falta á Liga Portuguesa” e hoje já não dizem mais isso,já só nos querem ver na desgraça novamente.Deixa-os em pânico ver o Sporting a crescer,ver a Onda Verde cada vez mais forte e os sportinguistas a sentirem cada vez mais o clube.Ver o Bruno denunciar as ilegalidades que eles cometem,o Gelson e o Ruben Semedo darem cartas no plantel principal,ver o João Mário tornar-se num dos melhores jogadores portugueses da actualidade,ver o Slimani quebrar recordes e destruir as suas defesas,ver o Bryan Ruiz a espalhar magia mesmo após aqueles falhanços contra Guimarães e benfica,ver ser construído um dos maiores sonhos do Sporting – Pavilhão João Rocha.Tudo(e muito mais) lhes mete raiva,porque agora vêem o seu “reinado” em perigo,começam a ganhar menos,começam a ver os seus esquemas mafiosos a irem por água a baixo e a serem denunciados publicamente,começam a liderar menos,e tudo isto causa raiva,e é muito por causa disto,que andam todos desesperados para conquistar o campeonato,porque na cabeçinha deles isso fará com que o Sporting comece a quebrar e a descer novamente … só que isso não irá acontecer,porque agora não está cá o Godinho,nem os mafiosos de antigamente.Não temos Postigas nem Angulos e muito menos Vercauterens.
Hoje temos lideres(quer dentro de campo como o Adrien,Patricio,Coates,quer fora dele,Bruno,Ótavio),temos o segundo melhor treinador português,temos o melhor meio-campo do país,temos um dos melhores matadores da Europa.
Aconteça o que acontecer neste fim de semana,isto não acaba aqui,pois esta época é apenas o começo.Para o ano estaremos ainda mais fortes,mais determinados,mais inteligentes.
Isto é apenas o começo,nós não vamos ficar por aqui.”
9 Maio, 2016 at 21:05
Como é que se desempatam as contas de Arouca e Braga em caso de igualdade pontual? (Empataram os dois jogos que tiveram a zeros)
9 Maio, 2016 at 21:39
Diferença de golos
9 Maio, 2016 at 22:12
Obrigado. Mas com o empate o Arouca acabou com as poucas hipóteses que teria…
9 Maio, 2016 at 21:36
Venâncio, sobre o campeonato de iniciados: “Parabéns ao Carnide, é o novo campeão. Sempre me guiei pela ética desportiva, por isso dou-lhes os parabéns pelo título”, começou por dizer, antes de lançar a farpa: “Ganharam, apesar de terem um infantil a jogar nos sub-15, mas mesmo assim têm uma equipa muito adulta…” Quando lhe pedimos para concretizar, limitou-se dizer: “Investiguem, sei o que estou a dizer.”
Uma vez corruptos, para sempre corruptos.
9 Maio, 2016 at 21:38
Para que ainda não haja dúvidas por onde andou a dita mala, é só comparar o jogo do marítimo que fez em Alvalade e contra o Carnide. Aposto que mesmo que jogasse contra 9 o marítimo nunca ganharia o jogo contra o Carnide.
9 Maio, 2016 at 21:39
Será que sou o único que quero o Marítimo na segunda?
Clubes com dirigentes de merda,que passam por cima da sua própria massa associativa para beneficiar os adeptos do enfique não merecem estar na primeira divisão.
Acredito que muitos dos jogadores do Marítimo não queriam perder o jogo … mas lá está,ou obedecem ou não recebem e para o ano vão se embora.
Para o ano era vencer todos os jogos,e ser campeão sem derrotas,era perfeito,era uma chapada de luva branca no sistema.
E mais lindo ainda,era ser campeão em casa contra o Marítimo(depois de termos ido ganhar á luz por 3-0 na jornada anterior).
O Machado ainda é um dos “acordados” no futebol português,felizmente.
Espero que consiga pelo menos um ponto na merdluz
9 Maio, 2016 at 21:44
O machado na hora H também vai acabar por vergar a mola.
O suíno do presidente deles já se prontificou em mostrar a sua posição: “Se SCP fizer ofertas denuncio logo”. Será que também denuncia ofertas lampiónicas?
9 Maio, 2016 at 21:48
Ele disse “seja o Sporting seja outro clube qualquer”. Se assim for mesmo, está bem. Não precisamos de ser amigos do presidente do nacional, precisamos apenas que haja cuidado com a verdade desportiva.
9 Maio, 2016 at 21:51
Só achei piada em referir-se ao SCP..e outros e não em SLB e outros, interessante o jogo de palavras escolhido.
10 Maio, 2016 at 3:23
Claro, mas isso é servicinho dos jornavardos que colocam as perguntas segundo a lógica do chefe gabriel.
9 Maio, 2016 at 21:51
A oferta do benfica será um “acordo” e não um negócio,que é para depois se alguem abrir a boca,não dar merd**.
Vai ser do tipo “facilitam as coisas e para o ano,emprestamos-vos um ou dois putos”
Epah,e é altura de fazermos o mesmo.Encher os clubes mais pequenos com o Gauld,Palhinha,Geraldes,Podence,etc.
O Iuri este ano quando jogou com o benfica,deixou a cabeça dos defesas deles em água …
Não quero que o Sporting seja corrupto,mas ás vezes ser um bocado inteligente não fazia mal nenhum.
9 Maio, 2016 at 21:45
Eu estava a pensar nisso. Se o marítimo descer para o ano eu regozijo-me. Se os maritimenses ou lá o que é não defendem o clube e admitem ser desalojados dos seus lugares para acomodar os adeptos rivais não sou eu que vou ter pena deles. Que se lixe o marítimo.
9 Maio, 2016 at 21:57
O pior é que 80% dos adeptos do Marítimo,são também adeptos do benfica,então não custa nada ir ver o jogo para outro sitio,se isso significar que o seu 2º clube(e nalguns caso 1º) vai ser campeão nacional,calando a boca ao Bruno e ao Sporting que este ano provaram que não precisavam dos seus jogadores (Marega,Danilo,Sá) para fazerem um bom campeonato.
No fundo eles sentem-se dividos,sabem que estão a ser cornos mansos mas com sorte ainda conquistam a taça da liga e festejam o campeonato do benfica.
9 Maio, 2016 at 22:31
“O pior é que 80% dos adeptos do Marítimo,são também adeptos do benfica”
O problema é que não é só no Marítimo que acontece isso e depois também os Andrés Hortas e Edgares Costas do nosso campeonato, por isso é que se ficasse dependente dos outros muito dificilmente o Sporting seria campeão. As equipas que tentaram bater-se com o beifica (Boavista, Académica e Guimarães) não conseguiram evitar a derrota, as outras não fizeram nada por isso.
9 Maio, 2016 at 22:16
Está dificil…
Estou triste…muito triste. Por mais que tenha tentado conter o sentimento, o futebol que íamos praticando acabou por me encher de esperança, e va….de quase certeza, de que ia ser campeão este ano.
Por mais que queira olhar para isto tudo com outros olhos, ficarei desiludido por não vencer, porque acho que tínhamos todas as condições para o fazer.
Agora, resta-nos o consolo pela pontuação que fizemos. Pelo futebol que jogamos. Da ilusão que tivemos. Da esperança no futuro. Por ter-mos lutado até ao fim.
Lutamos até ao fim, e tivemos (ou temos) a esperança real de ser campeões ate ao fim…e é aqui, nesta constatação que reside a minha maior raiva. É que se nos meus 28 anos de idade, só fui campeão duas vezes, não foram muito mais as vezes em que pelo menos tenha tido esta “luta até ao fim” para me contentar. E isso ainda me fode mais, pelos anos todos em que não senti esta raiva por não vencer, porque simplesmente nem lutava-mos para isso sequer.
Tenho muita fome de títulos. Quero esfrega-los nas trombas de muitos filhos da puta que conheço.
Esta época, mesmo que não traga o titulo, pelo menos fez ressurgir em mim, e penso que em todos nós, sentimentos que infelizmente já andavam arredados ou adormecidos a muito.
Fez-nos ver que somos Sporting Clube de Portugal. Somos grandes. Enormes! Estamos vivos, por mais que nos queiram “enterrar”. Vencer está no nosso ADN, e puta que os ha-de parir se, mesmo que não seja este ano, para o ano e nos proximos, não os viramos a todos. Lampiões, tripeiros, seus afilhados e a cona das mães deles.
Não podemos recuar agora companheiros! O futuro está já aí, e se quiser-mos será muito risonho para nós! E o facto de agora não vacilar-mos, não cair-mos no erro de pôr tudo em causa, mas antes aguentar este impacto, e continuar em frente, é já meio campeonato que já temos no bolso no proximo ano.
Eles até se cagam todos!
9 Maio, 2016 at 22:28
“Fez-nos ver que somos Sporting Clube de Portugal. Somos grandes. Enormes! Estamos vivos, por mais que nos queiram “enterrar”.
É isto. Enquanto for possível eu ainda acredito. Enquanto houver esperança, eu ainda acredito. Com menos força, mas ainda tenho fé de que o destino tenha algo de bom reservado para nós!!
9 Maio, 2016 at 22:54
É isso caralho!
9 Maio, 2016 at 23:05
Mais ainda – sublinho, ainda! – do que o silêncio cúmplice de quase toda a comunicação social em torno do modo execrável como o Benfica procura “eternizar” o seu domínio sobre o futebol português, escandaliza-me o branqueamento das actividades criminosas do Luís Filipe Vieira. As histórias com a banca e com o tráfico de droga (histórias que, de resto, se misturam) são demasiado boas (quanto a rendibilidade económica) para serem ignoradas pelos media.
Escandaliza-me mas não me deixa perplexo. Esta é a melhor medida do elevadíssimo poder que o LFV acumulou. É dele que germina o sentimento de impunidade que lhe permite, por exemplo, quase dizer abertamente que controla o futebol português à maneira de “cosa nostra.” Alguém duvida de que foi disso mesmo que se tratou naquele espectáculo (degradante) de ontem que o juntou ao Pereira do Marítimo num alegre convívio de comensais antes do jogo gracejando sobre a “mala do dinheiro”? A seu graçola javarda, descodificada, significava uma coisa muito simples: para terem a recompensa, precisam de a merecer. E mesmo que a mereçam, reservo-me o direito de decidir se vos pago ou não.
É contra isto que lutamos. Um padrinho, um criminoso de delito comum, um delinquente poderoso, sem escrúpulos e a quem muitos prestam vassalagem.
Já não tenho ilusões (nem, em boa verdade, o grande desejo) de ver o Pinto da Costa acabar os seus dias atrás das grades. Em contrapartida, espero ainda ver o LFV cair do pedestal em que se encontra com enorme estrondo; e arrastar o Benfica com ele.
9 Maio, 2016 at 23:20
O beifica recuperou do descalabro do Vale e Azevedo com dinheiro do tráfico de droga. Às claras! O “empresário” Vítor Santos, mais conhecido por “Bibi do Benfica”, financiou a campanha e a presidência do Manuel Vilarinho. Depois foi-se afastando e aquilo ficou totalmente na mão do Vieira, que também foi para lá pela mão do Vilarinho. Ou melhor, o Vilarinho era o testa-de-ferro do Bibi e do Vieira, por ter uma imagem mais condizente com a presidência da agremiação, embora fosse um bêbado perdido.
Parece-me que aquele perdão fiscal da Ferreira Leite, aceitando acções não cotadas em bolsa como pagamento, foi para evitar receber dinheiro directamente do Bibi, ou coisa do género, porque naquela altura a tesouraria na Luz estava literalmente a zero.
9 Maio, 2016 at 23:46
Políticos, magistrados, polícias, parece haver uma “lei” que todos partilham: no Benfica ninguém toca.
Isto, apesar de tudo, ainda é um enigma para mim. Ou talvez não. O problema em Portugal nunca foi de termos um Estado forte (não confundir com Estado repressivo), foi, e continua a ser, de termos um Estado fraco; um Estado que, por ser fraco, é incapaz de combater os déspotas arbitrários e proto-delinquentes que abundam nas mais diversas áreas na sociedade portuguesa.
10 Maio, 2016 at 0:36
São 6 milhões de votantes
(Exagero)
10 Maio, 2016 at 11:42
Exageras e muito. Votantes, nem um milhão serão.
10 Maio, 2016 at 9:20
Não é só no beifica. Então e o porto, pagou alguma por aquilo que fez? Já nem falo em políticos e “empresários”. Achas que há alguma moralidade em Portugal?
10 Maio, 2016 at 11:41
Sim, não é só no Benfica. A fraqueza do Estado também se viu no passado no “apito dourado.” Chegou tarde (o processo) e foi torpedeado de todas as maneiras e feitios. Ainda assim, tenho para mim que esse processo fragilizou suficientemente o PC e o Porto para que o LFV, aos poucos, pudesse tornar-se o novo DDT. E, hoje, faz gala disso ostensivamente.
9 Maio, 2016 at 23:11
Já agora sugiro que, ao menos às vezes, o cântico “Eu quero o Sporting campeão!” seja versejado contra “e o Luís Filipe Vieira na prisão!”
9 Maio, 2016 at 23:11
Alguém sabe explicar o que é que se passa com o website do Sporting e porque é que demora tanto tempo a ser actualizado. A notícia principal ainda é sobre os bilhetes para o jogo com o VFC, que já foi no Sábado!
A Loja Verde online está a ficar muito bem composta! Finalmente já se vê maior diversidade de produtos, estão ordenados por categorias e o desconto para sócios também já está disponível online.
10 Maio, 2016 at 0:29
… a esperança não se pode medir… pode-se dizer tenho muita esperança… mas do que tamanho é essa esperança… isto para dizer o seguinte:
Já tenho idade suficiente para perceber que a minha esperança se esgotou… ou quase??!!
(desculpem mas é o que me vai na alma)!
Muitos de vocês ainda acreditam que o Nacional irá à Luz fazer uma gracinha… e eu pergunto, e vocês acreditam mesmo??
Se por hipótese aos 94 minutos do jogo os benfas estiverem empatados com o Nacional haverá qualquer coisa de “extraordinário” a desbloquear este resultado… e mais, se esse jogo acabar mesmo com empate (e nós estivermos a ganhar em Braga – o que acredito sinceramente) haverá de certeza mortes (árbitro, auxiliares, 4º. árbitro, jogadores do Nacional, espetadores , ou qualquer que se ponha à frente) aquela escumalha é capaz de tudo … onde será que eles iriam meter o champanhe, as faixas, os discursos no Marquês… seria um autêntico pandemónio na Luz… e ainda nos ia sobrar para nós em Alvalade aquando da chegada daqueles bravos jogadores da verde-branca!!
Será que estou a sonhar?? Em que medida está a minha ESPERANÇA??
Será que ela será a última a morrer!! VERDE DE ESPERANÇA !!
Devo estar louco!!! Não façam caso, estou a delirar!!!
VIVA O ENORME SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
SAUDAÇÕES LEONINAS!!!!!!!!!!!!
10 Maio, 2016 at 9:05
Gomez, o melhor que podemos fazer é ir a Braga apoiar a nossa equipa.
Se o carnide nos conseguiu ganhar aquele jogo em Alvalade sem jogar um carapau… tudo é possivel.
Eu já vi o Jesus de joelhos, quando ninguem acreditava que seria possivel!
Eu já vi o Sporting a ganhar a final da taça com menos um jogador e a perder por 2!
Tudo pode acontecer, só temos de acreditar e apoiar.
Queres boleia para Braga?
Vamos a eles!
10 Maio, 2016 at 10:04
Oh pá não posso ir, moro em Angra do Heroísmo, bem que queria!!
Esta época já vi 5 jogos mas em Alvalade, incluindo o fatídico 0-1 com os benfas.
Saí pior que estragado desse jogo.
É como dizes não jogam puto, tiveram a vacaria toda a seu favor, e contra isso nada se pôde fazer.
Esperança… Esperança… vamos a ver!!!
SL
10 Maio, 2016 at 11:29
Caros Amigos Sportinguistas, sendo sócio há mais de 30 anos e acompanhado o nosso clube há 40 anos, depois de todos os comentários pouco mais há a dizer. O que se irá passar na próxima jornada tem um interesse relativo por que é a consequência do que é hoje o futebol em Portugal. Explicitando, até ao 25 de Abril o benfica ganhava porque era o clube do regime (vejam só quem cortou a fita da inauguração da ponte sobre o Tejo – o Mário Coluna – capitão do benfica). Depois de 74, entrou-se na democracia e nos tempos dos chicos espertos que nos governam até hoje, basta ver a comunicação social de actual. A falta de vergonha não tem limites, as instituições não têm nenhum crédito e os ladrões dos milhões não são presos, o parlamento e o governo governam-se, e o futebol tornou-se uma feira de vaidades, de branqueamento de capitais e de negócios opacos (ver os processos sobre o SLB/Filipe Vieira/GES, porta 18 etc. e o Pinto da Costa/FCP com os negócios das equipas de 60 milhões para disputarem o 3º lugar a 15 pontos do primeiro e do processo de associação criminosa de que estão indiciados). Nada acontece. Como alguém já aqui afirmou interessava um SCP forte, mas era quando estávamos como o belenenses, vejam como a conversa mudou. O enquadramento actual baliza-se nos seguintes aspectos: as pretensas autoridades: governo, fpf. Liga, procuradoria-geral da republica, etc. estão-se todos nas tintas para a indústria do futebol (vão sempre à bola de borla). Depois há 15 clubes da liga vivem das esmolas que vão recebendo ocasionalmente (vendem seja o que for), com as benesses dos dinheiros públicos das autarquias e da comunicação social (ver as linhas editoriais sobre desporto). Em conclusão enquanto este estado de coisas não mudar (vejam o que foi dito e escrito no período dourado do Pinto da Costa, que culminou no apito dourado) a luta vai ser sempre a mesma, agora é contra o Filipe Vieira que como aluno do Pinto da Costa, instaurou o mesmo processo de controlo do futebol, também há-de acabar da mesma maneira com um voucher vermelho qualquer, mas os resultados serão idênticos, com alguns campeonatos a mais no bolso como recompensa. Pode ser que este presidente e seus muchachos (como se vê na CS são todos pessoas duma estrutural moral intocável) se venham a juntar ao Vilarinho, Damásio, Vale e Azevedo. Imaginem o que seria se tivessem que apontar alguma coisa ao SCP, ao nosso Presidente ou a alguém ligado aos órgãos directivos do nosso clube.
10 Maio, 2016 at 21:03
https://i.gyazo.com/4af234555f78303a9562e413c4aff04e.png
Eis outra coisa que dá pano para mangas! Parece que o Deus Renato afinal tem suspeitas fundamentadas sobre a idade correcta