Rafael Leão, Miguel Luís e Thierry Correia são os únicos jogadores do Sporting convocados para a selecção sub-17. Benfica e Porto dominam não só a convocatória como o onze titular, mas existe um leão que brilha mais que todos os outros e se vai destacando no centro do terreno.

Miguel Luís, 17 anos e nascido em 1999, está no Sporting desde as suas 10 primaveras. Passou dois anos pela Académica ainda esteve um ano na Academia antes dos Juniores D (infantis). Um míudo que acolhemos desde muito jovem e que tem tudo para ter um futuro risonho.

Excelente visão de jogo e passe, capaz de movimentos interessantes junto às alas, e uma capacidade de decisão muito grande para um rapaz de apenas 17 anos. Maturidade e agressividade, no aspecto mais positivo possível, são as características que o fazem destacar-se tanto no Sporting como ao serviço da equipa das quinas.

Ajuda muito o ataque, aparece atrás do ponta-de-lança não raras vezes, apesar de não ser médio ofensivo e estar a crescer como interior direito. O posicionamento pode melhorar, mas a inteligência táctica está lá toda. Vemos muitas vezes fazer compensações institivamente, subir e descer o terreno com muita raça e ajudar tanto a defesa como o ataque.

No Sporting, acumula quase dois mil minutos e nove golos. Números interessantes para um médio, mas que também estão integrados numa equipa que já marcou 117 golos esta temporada, sofrendo apenas 16.
Tem um excelente remate, bem colocado, e tem tudo para continuar a crescer nesta vertente, onde temos tido alguma dificuldade em formar os nosso médios. Para mim, o melhor jogador dos sub-17 a par de José Gomes, do Benfica, que será mais um dos jogadores a ter em conta no futuro próximo.

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)