No passado sábado, sete de maio – dia do leão – despedimo-nos, por esta época, do José de Alvalade XXI. O dia foi um autêntico inferno de chuva. Mas nem isso demoveu os mais de 43 mil crentes do leão rampante que rumaram a Alvalade para se despedir do palco dos seus sonhos.
Esta noite tão mágica e cheia de amor verde e branco, fotocopiou em forma de golos a chuvada que se sentiu ao longo do dia. Os nossos heróis tiveram o nome de Gelson Martins – onde pela primeira vez bisou pela equipa principal no Sporting, Teo Gutiérrez – que depois de um jogo de folga de golos, voltou a encher o pé e a marcar. E finalmente aquele senhor que se personifica na palavra classe: Bryan Ruiz não marcou um, mas sim dois golos. Um de livre que trespassou a barreira, e outro que, na minha modesta opinião, foi tal e qual o seu autor: uma classe. Aquele golo que sucedeu de um livre marcado por Bruno César é assinado pelo costa-riquenho com um pontapé certeiro que beija a barra e entra (há quem diga que até parecia um golo de playstation). No total foram cinco remates que entraram pela baliza sadina adentro, e foram também cinco as vezes que as bancadas de Alvalade se levantaram para festejar efusivamente no dia que assinalava fecho de portas da nossa casa, por esta época. Este jogo, que só viria a ter uma mancha de injustiça no pano imaculado da festa verde e branca (o capitão Adrien Silva vê um amarelo discutível e fica de fora para a última jornada em Braga) foi em tudo para lá de exacerbador.
Atrevo-me a dizer que esta época o ambiente nas bancadas ainda não tinha sido tão avassalador e arrepiante como foi a do passado sábado. Alvalade foi um autêntico vulcão verde e branco em ebulição. Da sul à norte, passando pelas centrais, tudo gritou, cantou e levantou bem alto o cachecol para dizer que quer o Sporting Campeão. E que até ao cessar dos últimos 90 minutos vamos acreditar sempre, tal como a nossa crença e devoção mandam. E já que ser sportinguista é sofrer a bom sofrer, e saber fazê-lo, até ao fim, temos também, claro, de acreditar até ao último toque que a bola der nos pés dos nossos jogadores!
E ainda ressalvar, claro, a homenagem ensurdecedora e arrepiante neste dia que assinalava o dia do leão. Alvalade foi palco transformado em céu, onde “estrelas” se iluminaram para homenagear os que partiram com um leão gravado no coração. Esses leões e leoas já não estão entre nós, mas agora com certeza formarão uma enorme curva lá em cima onde torcem, como todos nós aqui em baixo, pela sagrada verde e branca. Honrámos os que partiram e agradecemos aos que cá estão e que continuam a honrar esta listada tão cheia de magia. E porque como já referi, ter sido último jogo na nossa casa, esta temporada, a despedida no sábado foi também uma ovação de pé aos protagonistas e aos momentos mais marcantes de uma temporada que honrou verdadeiramente a verde e branca que envergámos com o maior amor e orgulho. No fim-de-semana passado, os que presenciaram o espetáculo nas hostes do leão sentiram que Alvalade, o palco dos nossos sonhos, foi na emoção de um sportinguista convicto, um turbilhão de emoções numa noite de gala onde se fizeram as despedidas da melhor e mais saborosa maneira.
ESCRITO POR Margarida Bibe
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
11 Maio, 2016 at 22:22
Despedi-me do Estádio esta época..
Hoje. A nossa formação de rugby foi lá treinar… vamos ter saudades… até para a próxima época…
12 Maio, 2016 at 0:37
Prémio merecido para quem tão bem cumpre os nossos desígnios.
12 Maio, 2016 at 8:05
Obrigado GAG… significa MUITO para os nossos pequenos e Bravos Leões…
11 Maio, 2016 at 22:42
Foi o tempo todo a apoiar efusivamente o Sporting, desde o minuto de silêncio até ao último jogador do Sporting sair do relvado.
Mas, mesmo assim, vi pessoas a começarem a sair aos 80 minutos. Continuo a não compreender isto mas enfim.
11 Maio, 2016 at 23:30
Grande post, grande.
Parabéns Margarida 😉
12 Maio, 2016 at 0:31
O estádio chama-se José Alvalade. Nada de “de” ou XXI ou outras coisas inventadas pelos credíveis.
12 Maio, 2016 at 21:24
De facto. Alguém deveria propor a abolição dessa numeração romana na próxima assembleia, juntamente com o fecho do maldito fosso. SL
12 Maio, 2016 at 21:25
Alvalade XXI é o complexo desportivo, o estádio continua a ser José de Alvalade.
12 Maio, 2016 at 0:51
Boa noite…
Que pena tive de não moder estar lá…
Parabéns aos companheiros …
“bela” e “Lourenço”
Boa saude e muitos anos de vida…!!
SL
12 Maio, 2016 at 1:34
Que grande jogo e que belo texto!
Chovia, chovia, chovia e chovia. A meio da tarde, ouve-se em casa um tímido “vais ao Sporting hoje?, com esta chuva”, dito pelo voz feminina e melodiosa cá de casa. “Vou e o miúdo também vai, é o último jogo, não há chuva não há nada”. Lá saímos de casa, com os impermeáveis no bolso e a promessa de um banho quente quando voltássemos.
Eu feliz da vida, o puto feliz da vida.
Nem uma pinga, cinco golos, uma despedida como deve ser, com os sócios e adeptos a mostrarem que o título não é tudo, que a dedicação e o bom futebol são suficientes para lhes mostrarmos o nosso reconhecimento. E um telefonema do avô a saber se o neto estava contente. “Não, não estou, estou super feliz!”
Tudo finalizado com cânticos já no metro.
Que época!
Depois deste domingo, só quero saber quando e onde é que podemos renovar a gamebox. Já estou com saudades do Sporting!
12 Maio, 2016 at 1:35
PS: avô benfiquista que ofereceu a gamebox ao neto!
12 Maio, 2016 at 6:28
Época memorável no que toca a bom futebol e apoio no estádio.
Alvalade agradece a presença dos mais velhos… das senhoras… da juventude e da criançada.
Os horários foram quase sempre uma merda, o relvado uma vergonha e seria muito bom uma mudança nestes dois pontos. Já nem falo do fosso.
Lá estaremos na apresentação aos sócios do plantel 2016/17.
12 Maio, 2016 at 8:29
Se com horários de merda, jogos à segunda, relvado miserável tivemos uma média de assistências acima de 40M, agora imaginem com jogos à tarde…
12 Maio, 2016 at 9:16
Para o ano acabam-se as segundas.
O que acham dos horários por volta das 12?
12 Maio, 2016 at 9:31
Eu acho bem, mas penso que os grandes vão ser na mesma das 18 para a frente.
Share…
12 Maio, 2016 at 9:45
Sábado ou domingo ao final da tarde será sempre o meu horário preferido, para quem quer levar crianças, para quem vai de longe.
Pessoalmente sexta e sábado à noite, será o pior por compatibilidade de horários com outros jogos onde tenho de estar presente. Os horários da manhã iam obrigar a que eu me levantasse cedo ao fim de semana o que é algo que me desagrada imenso mas seria mais um sacrifício que faria pelo meu Sporting
12 Maio, 2016 at 11:00
Eu acho que…nunca mais posso ir ver o Sporting…!!
Péssimo horário para mim…!
Sim as 18,00 seria um bom horário…!!
Abr e SL
12 Maio, 2016 at 11:19
Preferia às 15H…acho que as 12 é muito lixado para quem vive longe
12 Maio, 2016 at 11:30
o problema de jogos matinais é que não puxa pela cervejinha nas roulottes 😉
12 Maio, 2016 at 12:23
É ver os tasqueiros a pedirem leitinho…
12 Maio, 2016 at 9:57
Por falar no estádio, relvado e fosso… Há já algum tempo que tenho reparado que as primeiras cadeiras logo a seguir ao relvado, estão quase sempre vazias. Mesmo em jogos com o estádio quase cheio. Quando na Tv dão imagens do banco dos treinadores, é raro haver pessoas logo atrás, como se vê por exemplo em quase todos os outros estádios.
Haverá alguma razão especial? É que já não basta existir um fosso a separar o relvado das cadeiras, ainda por cima as primeiras a serem vistas na Tv estão sempre vazias.
Mais alguém que já tenha reparado nisto ou sou eu que estou a fazer confusão?
12 Maio, 2016 at 10:20
Atrás dos bancos de suplentes a visibilidade para o relvado é reduzida, ou mesmo nula. Talvez seja por causa disso
12 Maio, 2016 at 11:01
Parece-me que quando chove…essas cadeiras ficam mesmo debaixo de chuva…será por isso…?
SL
12 Maio, 2016 at 11:09
Até poderão ser estas as 2 causas para isso acontecer.
Agora confesso que a imagem dessas cadeiras vazias é pouco bonita.
12 Maio, 2016 at 10:51
Só voltas para a presentação do plantel?!?!?!?!
Não vais lá domingo à noite?
12 Maio, 2016 at 11:02
Vai estar de babysitter 😀
12 Maio, 2016 at 8:02
O que mais impressionou foi depois do fim do jogo termos continuado por lá e mesmo quase roucos ainda gritar que nem uns malucos…aliás até no metro o apoio continuava! Merecemos tanto o título…
12 Maio, 2016 at 9:30
http://oartistadodia.blogspot.pt/2016/05/nunca-esquecer.html
12 Maio, 2016 at 9:34
É muito isto.
12 Maio, 2016 at 10:00
Estranho como essas alienações nunca tinham clausulas de recompra (nem que fosse com 200% de lucro)
12 Maio, 2016 at 10:06
Inacreditável…
12 Maio, 2016 at 10:10
Estava aqui a pensar na grandiosidade do nosso Sporting, e uma evidência clara veio-me á cabeça…
Comparando com os outros dois grandes, de forma um tanto ou quanto superficial posso concluír que o nosso clube é de longe o maior clube português
estava a olhar para o número de sócios que está no cantinho superior deste “nosso” blog e vejo + de 139.100 sócios…fosga-se!!!! 139 mil!!!!
Alguma vez um dos nossos adversários se estivessem 14 anos sem ganhar o campeonato e no meio desses 14 anos estivessem á beira de desaparecer, teríam neste momento mais de 139 mil sócios????
É que nem pensar, se tivessem 39 mil já era muito bom!!!
Estamos cada vez mais pujantes e revitalizados e esta é uma das provas reais, este orgulho e esta conquista NINGUÉM nos pode tirar, somos realmente GIGANTES.
Os outros podem ter mais adeptos (???) mas a quantidade nunca foi sinónimo de qualidade e neste caso essa máxima é aplicada em todo o seu esplendor.
SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, mais que um clube!
12 Maio, 2016 at 10:21
Mário, queres ir a Braga?
Dá-me um toque 918701291:)
Abraço,
12 Maio, 2016 at 10:26
boas Saiote
ainda não sei se consigo livrar-me do trabalho, mas se conseguir digo-te alguma coisa, era para ir com o Rui Jordão, mas ele disse que não podia e não tratei de troca no trabalho.
abraço amigo!
12 Maio, 2016 at 10:35
OK Mario:)
Se alguem estiver cheio de fé como eu, tenho um bilhete e dois lugares no carro!
Viva o Manel Machado!!! Viva o Sporting!!!!!
12 Maio, 2016 at 11:03
a Bela andava à procura de boleia
12 Maio, 2016 at 11:07
Já a avisei 😉
12 Maio, 2016 at 11:12
OK Alexia. manda-lhe o meu numero: 918701291
12 Maio, 2016 at 11:14
Já encaminhei 😉
12 Maio, 2016 at 11:16
Epá vocês tragam-me o campeonato para baixo que fico à espera no Estádio 😛
12 Maio, 2016 at 11:23
Já te ligo estou acabar uma coisa
12 Maio, 2016 at 11:19
Enviei mail para avisar e só depois percebi que tinha sido devolvido uma vez que algumas pessoas têm grandes vidas… 😀
eu a tentar fazer a boa ação do dia e népia LOL
12 Maio, 2016 at 11:23
Já o li ☺
12 Maio, 2016 at 11:24
Ohhhh Assentador não sabes que há vias mais rápidas que o email 😛
12 Maio, 2016 at 11:30
Alexia,
Eu saber sei, descobri é que existem nabos como eu que pensam que têm no tlm gravado o numero de outras pessoas e afinal népia 😀
Outra coisa: não fales em vias rápidas que me lembra algo desagradável 😀
12 Maio, 2016 at 11:14
Eu se calhar quero mas não tenho bilhete ainda
12 Maio, 2016 at 11:15
tenho bilhete para ti, Bela:)
12 Maio, 2016 at 11:25
Tens opa ? Bem lá teremos de ir a Braga .. a tarde ligo te que agora não posso 😉
12 Maio, 2016 at 11:29
já fui ao ar, fdx
12 Maio, 2016 at 11:33
arranja-se mais um bilhete se for preciso. tenho dois lugares no carro:)
12 Maio, 2016 at 11:36
lá está companheiro, estou a tentar….
12 Maio, 2016 at 10:17
Neste momento ir a Alvalade é um momento único de alegria e orgulho!!
Quando houver dúvidas que o caminho do SCP é este, lembrem-se dos dias em que ir ao estádio transfornmava a alegria em agonia.
Esses dias nunca podem ser esquecidos, só assim os poderemos evitar novamente.
12 Maio, 2016 at 10:18
Embora a esperança ainda seja alguma, é uma dor de alma não ver esta equipa campeã e ver coroados eliseus, jardeis, almeidas, pizzis, rastas da musgueira, ao contrário de uma equipa (só não ponho aqui os nomes para não ser injusto com alguém, em caso de esquecimento).
Os meus desejos futuros: novo relvado, fim do fosso. Campeão na próxima época é o que espero.
12 Maio, 2016 at 10:44
Depois de um ano incrível em Alvalade, o destino ditou que tivesse que vir para a Madeira e assim, “perder” a despedida em pleno estádio.
Mesmo assim arranjei maneira de meter 5 leões lá dentro… Um para cada um dos golos.
Mas a minha fé é tão inabalável que acredito poder ainda assistir à verdadeira despedida no nosso Lar.
Eu acredito!!!
Viva o Sporting Clube de Portugal
12 Maio, 2016 at 13:41
Se nós precisamos de um “milagre”, a simbologia está toda aí.
Seria qualquer coisa ver o Jesus a ajoelhar em Braga, desta vez para agradecer o título para o Sporting! O Bom Jesus de Braga! 😉
12 Maio, 2016 at 11:32
OFF
Acarditam que o Mourinho vá para o valencia?
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=824870
12 Maio, 2016 at 11:50
Talvez, talvez…O mourinho é um treinador do mendes e está “queimado” nos grandes clubes, finalmente tornou-se claro que os seus métodos não são sustentáveis, logo nunca será ninguem para um projecto de mais de 2-3 anos. A táctica foi sempre a mesma desde que saiu do porto. Injectar muito dinheiro, comprar bons jogadores, ganhar tudo, “foder” a equipa.
No mercado europeu de hoje há poucas equipas que se queiram e possam dar a esse luxo.
Z
12 Maio, 2016 at 11:56
Foi campeão europeu no Inter sem grandes gastos.
Mas sim a imagem dele é um bocado essa que referes.
12 Maio, 2016 at 11:57
Verdade foi uma excepção… apanhou a equipa em fim de ciclo… mas tratou de a rebentar também 🙂
Z
12 Maio, 2016 at 12:42
Que não se goste do estilo, táctica, das camisolas rasgadas.
Mas é um curriculum impressionante. Digam o que disserem.
12 Maio, 2016 at 13:04
Quem a arrebentou foi o benitez.
12 Maio, 2016 at 13:28
Errado… aquilo já estava tudo fodido…
Z
12 Maio, 2016 at 12:31
O Inter sempre gastou imenso dinheiro.
E tinha a vantagem de naquela altura jogar sozinho em Itália.
12 Maio, 2016 at 11:56
Também não me surpreendia ve-lo no benfica…
Z
12 Maio, 2016 at 12:31
Métodos quê? Ainda no ano passado foi campeão. Parece que foi há muito…
12 Maio, 2016 at 11:33
Quero MUITO ainda ir esta época ao nosso estádio, celebrar golos… e vitórias… e esperar pela equipa …
Vamos ver 😉
12 Maio, 2016 at 12:02
Paulo Bento no cruzeiro!!! Tenho um amigo que muito vai chorar com esta escolha! @MO ahahahahah
Z
12 Maio, 2016 at 12:34
Já estão todos de castigo e ainda não sabem.
Handebol, mão.
Futchibó, pé.
12 Maio, 2016 at 12:48
Lá vai o cruzeiro jogar com um losango obtuso com risco ao meio.
12 Maio, 2016 at 13:04
Ahahahahahahahah
12 Maio, 2016 at 15:28
Boa prosa Margarida 🙂