Não sei se te aconteceu o mesmo, mas tenho levado a semana a recordar-me de um dos episódios mais marcantes do meu trajecto enquanto adepto do Sporting Clube de Portugal. Há nove anos, se a memória não me falha, o Sporting recebia o Belenenses, treinado por Jorge Jesus, e precisava de ganhar e esperar que o fcPorto escorregasse com o Aves para poder sagrar-se campeão. Alvalade encheu, mesmo face a um campeonato que, tal como este, surgia inquinado por decisões do apito. E depois de festejar quatro golos, já sabendo que do outro jogo nada havia a esperar, aquela moldura humana uniu-se num cântico menos elaborado que O Mundo Sabe Que, mas tão ou mais arrepiante pela espontâneidade com que surgiu. Foram nove longos minutos em que, de cachecol aberto, mais de 40 mil almas cantaram a uma só voz “Até Morrer, Sporting allez!”.
E tenho-me lembrado desse momento porque voltamos a partir para uma última jornada com este sentimento de esperança reduzida, lúcida, ilusória, o que quiseres chamar-lhe. Mas esperança. Recuso-me que seja de outra forma, mesmo depois da fantochada que foi aquele jogo na Madeira (só para dar um exemplo). E recuso-me, desde logo, por respeito a tudo o que a nossa equipa tem feito ao longo de toda esta época e por olhar para a partida de amanhã como mais uma oportunidade de ver em acção estes homens, que tão bem têm sabido envergar a camisola verde e branca de Leão Rampante ao peito. Será a última oportunidade, esta época, de ver praticar o melhor futebol cá do burgo, de poder gritar Ruuuuui depois de uma defesa, de poder ver o Schelotto evoluir de jogo para jogo, de sorrir ao ver o patrão Coates e o aspirante Semedo, de tentar que o Marvin me ouça quando grito para o gajo sacudir o peso da camisola e jogar o que sabe, de ajeitar o bigode que não tenho quando o William domina o meio-campo no seu estilo tartaruga, de esperar que ninguém veja que pinguei a cueca quando o João Mago e o Ruiz ajeitam a bola, de tentar correr ao lado do Gelson dizendo-lhe “bora, puto, parte esse gajo!” e de, depois do Slimani moder a língua, ficar com a vista mais enevoada do que quando vou à bola e me esqueço dos óculos.
Amanhã é hora de terminarmos este trajecto que fizemos juntos. Fomos e somos melhores dentro e fora de campo e é isso que amplia o sentimento de angústia quando pensamos na próxima partida, disputada num estádio onde nos afastaram de uma competição que seria nossa (aposto não um, mas os dois testículos). Tudo isto, frente a um adversário que cabe num dos momentos mais marcantes da caminhada 2015-17. Tão marcante que ainda sinto a roupa molhada de tentar proteger uma roupa mais pequenina que se ergue ao meu colo e, de olhos arregalados, agitada um cachecol de forma frenética depois da remontada. Depois de termos carregado uma equipa em ombros. Depois do capitão Adrien ter feito o primeiro e, virando-se para nós, nos dizer “venham daí, caralho!” (achavam que eu ia esquecer-me do 23? O gajo foi impedido de jogar amanhã, mas o seu espírito estará presente em cada um de nós). E nós fomos, fomos todos, porque isto funciona mesmo assim e porque mesmo que não o seja esta época terá que ser sempre nossa na redefinição do que somos e do que queremos ser.
«Vamos ser campeões, pai?»
“O importante é ganharmos o nosso jogo, depois logo se vê”
«E se os lampiões empatarem somos campeões?»
“Sim”
Faz-se uma pausa e as ideias ajeitam-se na cabeça da pequena Leoa.
«Pai… mesmo se não formos campeões posso levar a camisola do Sporting para a escola? Quero levá-la na mesma»
E quando lhe digo “claro que podes”, percebo que, uma vez mais, é a forma infantil de olhar o futebol que guarda a nossa essência. É essa pureza, esse prazer do jogo pelo jogo, esse cagar na expressão “zero ídolos” que guarda a resposta ao raio das inquietudes adultas que perspectivam o que se seguirá ao último jogo do campeonato. Não há nada mais simples do que isto, afinal: depois de amanhã seremos Leões tão ou mais orgulhosos do que somos hoje. E era o que faltava dependermos de uma conquista para dizê-lo ao mundo!
14 Maio, 2016 at 21:46
Amanhá é dia de colocar a cereja em cima do topo do bolo.
14 Maio, 2016 at 21:47
O verdadeiro campeão é o que luta até ao fim.
14 Maio, 2016 at 21:49
Os verdadeiros Sportinguistas são os que acreditam.
14 Maio, 2016 at 21:50
Amanhã o País vem abaixo.
14 Maio, 2016 at 21:51
Amanhã, como é que eu vou explicar à minha filha que o Sporting não foi campeão?
Como é que eu lhe vou explicar as apitadelas dos lampiões na rua?
Andei o ano todo a dizer-lhe que este ano era nosso!
Vai ser um domingo dificil. A não ser que…
14 Maio, 2016 at 22:00
Hoje sofres.
Deixa lá isso.
Amanhã serás feliz. E a menina também.
Tens de acreditar.
Até ao fim.
SL
14 Maio, 2016 at 22:01
a nao ser que…
a judiciaria fosse á ETAR amanha e …
ah , espera eles vao, mas é para festejar e receber os “brindes” de terem passado uma epoca, (em cima das outras), a olhar para o lado…
eu ACREDITO no SCP…
nao acardito é no futebol…zinho portugues…
14 Maio, 2016 at 22:02
Isto que se passou hoje foi apenas um episódio diferente mas do mesmo estilo da prisão do motorista do orelhas…
14 Maio, 2016 at 22:07
isto hoje, foi só para “avisar” que os unicos que teem carta branca para “usar a mala” sao eles…
qualquer outro vai de cana…para isso estao lá os amigos na judite…
14 Maio, 2016 at 22:18
Não há dúvida alguma de que eles são os únicos com as costas quentes para poder usar malas. Não era preciso esta intervenção da PJ para se ter a certeza disso.
14 Maio, 2016 at 21:58
ACONTEÇA O QUE ACONTECER SPORTING ATÉ MORRER! E um grande orgulho neste trajeto (desde que não me desiludam amanhã…).
Contra o Braga a receita é a mesma do costume: Esforço, Dedicação, Devoção e ficamos à espera da Glória. Essencial marcar cedo e esperar por uma ajuda do Nacional. Seria épico…
14 Maio, 2016 at 22:02
O Sporting é o nosso grande amor.
14 Maio, 2016 at 22:03
Tenho tanto orgulho na nossa equipa! Infelizmente não vou poder ir a Braga mas se houver recepção em Alvalade vou lá dar-lhes um abraço daqueles….
14 Maio, 2016 at 22:11
… e a PJ (Polícia Judiciária) já chegou à 2ª. Liga…para quando “entrar” na 1ª. Liga ?? …. será que vamos ter “surpresas” depois dos jogos de amanhã?
Quase que aposto que na 1ª. Liga se passa algo… as cabaçadas dos benfas traz-me um sentimento de que alguma coisa se passa!!!!
Não quero fazer falsos testemunhos (ditos que não posso comprovar)!!
Vejam agora a TVI é capaz de haver algo na 1ª. Liga!!!
SL
14 Maio, 2016 at 22:13
TVI 24
14 Maio, 2016 at 22:33
Santinho
14 Maio, 2016 at 22:21
A minha filha já sabe que o benfica é um clube de batoteiros… Amanhã não vou sofrer isso. Ou somos campeões ou continuamos a resistir!
Felizmente o união da Madeira desceu de divisão… para o ano que o maritimo e o nacional se juntem a eles!
Z
14 Maio, 2016 at 22:24
Depois de amanhã serei continuarei a ser Sportinguista como sempre fui. O cachecol e a camisola com o Leão Rampante vão continuar a ser utilizados com todo o orgulho!
Spoooooorting!!!!!!!!!
14 Maio, 2016 at 22:32
https://www.youtube.com/watch?v=SrRei9-RP_0
14 Maio, 2016 at 22:35
Uma coisa é certa: a manutençâo do Tondela não me surpreend nem um pouco. Basta lembrar todas as ligações perigosas do Tondela ao Carnide: emprestados, ex-jogadores a jogar lá e todos os treinadores ex-jogadores do Carnide que por lá passam.
14 Maio, 2016 at 22:36
Tênis de mesa na final do nacional
(vs juncal)
Juvenis perderam no Seixal 1ª jornada fase final juvenis andebol
Juniores, 10-0 em Coimbra, hoquei
14 Maio, 2016 at 22:40
Estranho que essa notícia de investigação saia 1 dia antes do jogo de amanhã.
Para mim é um claro aviso ao nacional para abrirem as pernas,
14 Maio, 2016 at 22:46
Desde ontem que tenho esta frase na cabeça “Bruno de Carvalho vai arrepender-se do que diz!”, frase esta vomitada da boca de luis vieira….
Todos sabemos o que se seguiu a isso…..e independentemente do amanhã esta frase (entrevista a um jornal) não deveria ficar esquecida!
14 Maio, 2016 at 22:53
A intervenção de hoje da PJ está relacionada com a possibilidade dos lampiões B descerem. E pouco faltou: bastava o Mafra ter marcado mais um golo nas Aves.
Não por acaso, um dos clubes postos em causa é o Leixões e o seu jogo com a Oliveirense, que estava imediatamente acima do Carnide B. Ou seja, caso os índios descessem, descia o Leixões na secretaria. Estava tudo feito.
Já agora, o Carnide B só ficou na 2ª liga na secretaria, com os tristemente célebres dois pontos do caso Harramiz. Em campo, desceram.
14 Maio, 2016 at 22:53
Depois de amanhã cá estarei para escrever o que venho escrevendo há uns dias: orgulho!
14 Maio, 2016 at 22:56
Já viram isto?! Tirei do blog “Artista do dia”:
https://cdn.streamable.com/video/mp4-mobile/l4u3.mp4
É o que dá quando de coloca um lampião a apitar jogos de futebol. Que palhaçada.
14 Maio, 2016 at 23:06
O mais irónico é quem não devia ser golo. A bola não chegou a sair da área, pelo que o pontapé de baliza devia ser repetido.
MAs falta…
(e a festa que o GR fez??? Fazem-se de pequeninos)
14 Maio, 2016 at 23:03
Eu, se fosse BdC, na 2a feira aconteça o que acontecer, renovava com JJ por mais 3 anos.
Era sem dúvida, a melhor resposta á continuidade deste novo rumo sportinguista.
SL
14 Maio, 2016 at 23:13
Também eu lá estive nesse jogo com o belenenses… foi arrepiante aquele longo cântico!
14 Maio, 2016 at 23:16
Vamos ter fé caralho Spoooorting
14 Maio, 2016 at 23:18
Que putaria vem a ser esta na SIC Notícias, caralho?
Estes filhos da puta da SIC não se mancam?
14 Maio, 2016 at 23:27
O que é que se passa?
14 Maio, 2016 at 23:26
Estive nesse jogo e só de pensar arrepia.
Nasci em 80 e eu não escolhi o Sporting, o Sporting é que me escolheu.
Pertencer a este clube, a esta família é algo que não se explica, é algo que vem bem cá de dentro de cada um nós.
Penso que falo pela grande maioria mas nao somos do Sporting porque ganhamos mas sim porque é o Sporting.
Depois de amanha? A resposta é muito simples, continuarei a amar este clube como o fiz até agora e como farei até ao dia em que fechar os olhos.
14 Maio, 2016 at 23:38
Eu lembro-me de estar em Alvalade na última jornada e ao intervalo éramos campeões! Com o Paulo Bento…Não me lembro bem contra quem era o jogo mas sei que na segunda parte dos porcos o Beto (que no ano seguinte seria deles) dá 2 frangos daqueles … é eles são campeões. …
Este campeonato ficou mais conhecido pela mão do Ronny mas para mim está do Beto marcou-me de tal maneira que nunca mais fui “à bola” com ele!
15 Maio, 2016 at 0:06
Não era o beto mas o nuno.
Posso garantir que nessa semana antes do jogo esteve Malta do Porto aqui nas aves e por aqui me fico.
15 Maio, 2016 at 0:08
… vocês não acham “esquisito” o benfas b (que estava com 1 pé para ser despromovido) dar 5 ao 5º- classificado??
Não haverá algo de estranho??
Será que amanhã depois do fecho do campeonato eles (PJ/PGR) vão fazer uma visita a Carnide e ao Freamun de??
Há qualquer coisa que não me cheira bem!!
SL
15 Maio, 2016 at 0:58
Visita ao boifica? E os inspectores que fazem parte da candidatura do Orelhas deixam? Estamos em Portugal onde o regime vigente é o nacional-lampionismo.
15 Maio, 2016 at 0:27
Engraçado, o presidente o marítimo queria o união na II, contra todas as expetativas o união desceu.
Quem é que disse que as malas tinham que trazer dinheiro?
O rio ave queria ir à liga europa e foi, quem é que saiu beneficiado nesta última jornada? O marítimo (vai receber mais dinheiro do governo regional) que abriu as pernas, o rio ave (do jorge mendes) que fez o mesmo, o setúbal, que vai ter jogadores do carnide na próxima época, e o tondela treinado por ex-atleta do carnide e que tem vários jogadores daquela agremiação emprestados na beira alta.
Atenção, parece que Pepa, ex-atleta do carnide, vai treinar o moreirense.
Na II liga, sobe o chaves que já teve ligações ao carnide com empréstimos e o feirense que na última vez que teve na I perdeu o redes para….o carnide.
Não foi à toa que desceu o união, que roubou 2 pontos ao carnide.
15 Maio, 2016 at 0:35
Não subiu o freamunde, que tinha ligeiras ligações ao clube da fruta e a barriga de aluguer da doyen, o portimonense, que contratou danilo! e o vendeu pelo mesmo preço!! ao porto!!!
Em itália o milan arrasta-se pelos lugares fora da europa e em inglaterra a ida o quisto rei para a baviera é um sinal de que o acordo de mourinho com o MU (igual ao do quisto rei) pode não ser realidade, com uma diferença, o selvagem da musgueira podia ir para qualquer clube pois a venda, efetuada no estágio da seleção, assim como o acordo com o MU, não tinha vínculo efetivo com o clube, nem direito a indemnização, já o acordo de Mourinho não é assim, o português pode treinar outro clube, mas recebe uns milhões valentes, acima de 10.
15 Maio, 2016 at 14:36
Pavel,
explica isto melhor sff: «assim como o acordo com o MU, não tinha vínculo efetivo com o clube, nem direito a indemnização».
15 Maio, 2016 at 1:58
Esse jogo com o Braga ficou bem na minha memória. A perder por 2-0 estava com uma confiança inabalável na vitória. Quem estava comigo olhava para mim como se estivesse doido (e estava, estava louco da cabeça, o Sporting estava a jogar…). Ainda tive que abanar (a fé de) uns gajos que estavam a agoirar. O meu filho olhava para mim como um miúdo de 5 anos olha para o pai: se tu dizes, vai acontecer.
Em cada 15 minutos da segunda parte, um golo. Que eu sabia que vinha. Foi mesmo estranho. E o puto: “Como é que sabias, pai?”. Eu sabia puto, era demasiado injusto perdermos.
De resto, in Machado we trust. E provavelmente lá estarei amanhã a agradecer aos nossos jogadores, ao JJ e ao BdC (o título ou esta bela época!).