Quando, aos primeiros segundos de jogo, Slimani aproveitou uma bola solta para quase inaugurar o marcador, confirmou-se tudo aquilo que os adeptos leoninos já esperavam: esta equipa faria tudo o que dependesse dela para poder conquistar o tão desejado título. E não o faria apenas com esforço, mas acrescentando futebol de alto nível.
O bailado de Bryan Ruiz logo a seguir, passando dois e depois mais dois adversários, seria claro sinal dessa nota artística que Gelson, menos colado à linha do que habitualmente para dar mais espaço às arrancadas de Schelotto, ia tentando replicar do outro lado. O 60 veria o seu remate ser afastado quando se dirigia para a baliza deserta e acompanharia toda a belíssima jogada que resultaria no primeiro golo: João Mário pega na batuta e dá redondinha para a entrada de Ruiz, o costa riquenho faz aquilo que tantas vezes fez esta época, cruzando milimetricamente para o coração da grande área. A diferença é que em vez de aparecer Slimani apareceu Teo, de rompante, a fuzilar as redes adversárias.
Estava feito o primeiro e o Sporting, já com Paulo Oliveira no lugar de Coates, continuava a sua cavalgada rumo à área adversária. Ruiz sai da esquerda para o meio e vê a corrida de William Carvalho; o passe sair perfeito, uma vez mais, e aquele que envergou a braçadeira na ausência de Adrien é derrubado no limite da entrada da área. Cartão vermelho para o defesa bracarense e o acentuar do domínio leonino, agora frente a um adversário que abdicava de um homem da frente para tentar equilibrar-se lá atrás. Tentativa vã, até porque pouco demorou a que Bruno César arrancasse campo fora e fizesse um cruzamento a regra e esquadro para a cabeça de Slimani. 2-0, jogo resolvido e uma primeira parte esmagadora como foram tantas partes ao longo deste campeonato: mais de 70% de posse de bola para o Sporting e várias oportunidades de golo criadas, em função de um futebol empolgante. Do lado do adversário, a nota de maior destaque iria, mesmo, para a pequenez dos adeptos, festejando vitórias alheias e confirmando que essa coisa de ter dimensão não é para todos.
Tal como não é para todos saber que o campeonato está perdido e, ainda assim, continuar a jogar e continuar a procurar futebol de alto quilate. Foi o que o Sporting, este grande Sporting fez ao longo de toda a segunda parte. Ruiz, homem que está nos quatro golos da equipa, marcaria o terceiro e o quarto e chamaria a si o papel de melhor em campo, bem secundado por William Carvalho e por Schelotto. Mas todos, jogando ou não na partida que colocou o ponto final no campeonato, mereceram o esmagador apoio que, desde o primeiro segundo de jogo, veio da bancada e que confirmou que, dentro e fora de campo, a turma de Alvalade foi quem mais encantou ao longo dos últimos nove meses. Não chegou, mas deixou a base para, no meio da desilusão, acreditar que, continuando a trabalhar da mesma forma, o futuro mais próximo será pintado com as nossas cores.
16 Maio, 2016 at 8:08
Isto é o SCP, lo lo lo lo lo looooooo
16 Maio, 2016 at 8:11
A base está criada agora é continuar e melhorar e muitas alegrias nos esperam
SL
16 Maio, 2016 at 8:12
Amo-te Sporting.
Da minha parte decidi que vou fazer um enorme esforço e voltarei a ser sócio e comprar gamebox.
É o pouco que posso fazer mas com muito amor
16 Maio, 2016 at 9:47
È por ai Bruno. Fazer a nossa parte e coisas boas irão acontecer mais cedo ou mais tarde
16 Maio, 2016 at 8:16
Orgulho de ser do SCP… Hoje posso sair à rua, ( como em todos os outros dias), assustado com o facto de alguém me chamar corrupto, ladrão, traficante…
Durante a época, por aqui, alguém dizia que:
Ataques ganham jogos, defesas ganham campeonatos…
( Julio “montblanc ” cesar, n semedo, lisandro,jardel, eliseu, alpeida, lindinhodoof, luisinhoinho, e outros cepos que tais)…acham que foi “isto” que ganhou o campeonato???
O que lhes ganhou o campeonato foi a puta da cocaína e a chantagem que agora é feita a quem usufruiu dela e dos vouchers… Porque a melhor defesa foi a nossa, então segundo a lógica de quem escreveu aquilo, deveriamos ter sido campeoes… Certo???
Quando bate a saudade de Portugal, nada como ver como o país é “governado ” para as saudades passarem depressa
Bom dia Tasqueiros… Viva o SCP…
16 Maio, 2016 at 8:30
Peyroteo é verdade quando tenho saudades leio o CM dois minutos chegam para matar a nostalgia lol SL
16 Maio, 2016 at 8:35
A Netflix vai lançar a temporada 2 de Narcos e é sobre a vida de um narcotraficante que tem as orelhas à dumbo. Esta temporada chama-se “Porta 18”
ORGULHO NO NOSSO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
16 Maio, 2016 at 8:24
Bom dia tasqueiros,
“Um leão só baixa a cabeça para beijar o símbolo que traz na camisola”, é esse o meu espirito hoje. Entrei no meu local de trabalho de cabeça bem erguida, usando um polo verde, não houve um lampiolho a abrir a boca.
Nunca mais é agosto…
E O SPORTING É O NOSSO GRANDE AMOR
16 Maio, 2016 at 8:26
Nunca mais é agosto… 🙂
16 Maio, 2016 at 8:54
Nunca mais é Agosto…
16 Maio, 2016 at 14:29
Eu fui de chachecol verde e branco ao pescoço e “eles” ficaram tão surpreendidos que nem reagiram. Mais tarde expliquei-lhes que para mim quem ganhou este Campeonato foi o Sporting! E mais Nada! Força Sporting! Estamos Sempre Contigo!!!! Fight & Resist
16 Maio, 2016 at 15:02
Quando é que começa a renovação da box?
E nunca mais é Agosto. 🙁
16 Maio, 2016 at 8:25
parabéns Pedro Miguel , deixa la a prenda fica para o ano . Estou muito orgulhoso agora sim temos Sporting . SL
16 Maio, 2016 at 8:39
Mais um grande jogo da nossa parte, como já tinha acontecido na semana passada e em muitas outras anteriormente…
Estranho os golos do carnide acontecerem sempre na sequencia dos nossos. Coincidências dirão, mas não deixa de ser estranho…
Sobre esta época direi a todos, com quem falar sobre este campeonato, que para mim, o Campeão este ano ,é o Sporting Clube de Portugal, se vierem com tretas do estilo “O Boifica é que tem mais pontos”, vou responder sempre com um “Quem?” se insistirem finalizo com “Não gosto de Tricirco!”
Foi o que se passou este ano, um verdadeiro circo ao cubo, com o aval de toda a Comunicação Social, que só investiga e mal a corrupção política, enviam equipas de reportagem em directo para uma detenção de alguém com 10gr de haxe e tiram 2 fotos a alguém que foi apanhado com 9kg de cocaína… Escreveram e falaram durante semanas nas SMS do Jesus e nunca investigaram, quem revelou e como obteve, os números de telefone de Jesus e de vários jogadores do Sporting que foram divulgados num site carnidense… Serviram de empresas de marketing para ajudar a vender um jogador com 6 meses de titular, ignorando um jogador que foi por vários meses premiado como o melhor jogador da 1ªliga… Nem falo dos vouchers, pois apenas usaram essa informação para vender jornais e opiniões nunca tiveram a intenção de investigar a fundo o acontecido. Este paragrafo serve também para a FPF e PJ que apenas investiga, peões nunca chegam a fazer xeque mate aos reis, será por cobardia, por interesse, não sei ao certo, reparo sim que são lestos a investigar clubes pequenos…
A dualidade de tratamento das noticias é notória e NOJENTA e não foi para isto que se fez o 25 de Abril que lhes concedeu na minha opinião demasiada liberdade e pouca responsabilidade!
Mas a culpa também é nossa (adeptos) pois vejo na TV muitos Sportinguistas, que em vez de lhes espetar um encontrão, ou no mínimo ignora-los ainda lhes dão conteúdo respondendo a perguntas, estendo isto aos jogadores, direção e equipa técnica que na minha opinião devem começar a usar o direito ao silencio se a pergunta não interessar ao Sporting… todos teem direito a expressar a sua opiniao e quero que assim continue mas se á partida sabemos que a nossa resposta vai ser manipulada e deturpada mais vale nem responder pois estamos a dar á CS manchetes anti Sporting, por exemplo: nas conferencias de imprensa antes e depois dos jogos so se deve responder a perguntas sobre o jogo em si, e recusar responder a tudo o resto cuja intençao é prejudicar o Sporting, jogadores e funcionarios do SCP que forem convidados para eventos se quiserem responder a alguma pergunta, declarem logo á partida que só responderão a perguntas sobre o evento a que foram assistir ou participar.
Infelizmente, tem de ser assim, temos de ser nós a usa-los e não deixar que eles nos usem a nós.
Saudações Leoninas.
16 Maio, 2016 at 8:52
Assino por baixo! Ontem mais uma vez JJ saiu em “grande”: eu faço, os outros copiam?
16 Maio, 2016 at 12:33
Não esquecer que uma das razões da CS para promoverem a venda de um flop por aquele valor tem a ver com dinheirinho, o dinheirinho que eles têm a receber dos serviços prestados esta época ao carnide que dada a quantidade de intervenientes não deve ser assim tão pouco como isso…..
16 Maio, 2016 at 8:39
Fantástica exibição. Futebol total. Nem se sentiu a ausência do Adrien, o nosso pulmão esta época. Bryan, Sli, João Mario, William, Gelson impressionantes. Gostei muito do Schelotto! Das melhores exibições da época. Que personalidade incrível que tem esta equipa. Grande campeonato que fizemos, fomos a melhor equipa.
Fundamental agora segurar Jesus e comprar qualidade para as 2 posições do ataque (o Benfica formou uma dupla Jonas-Mitro que se completou mto bem).
JJ conta com Esgaio na próxima época para o meio? 😉 É que nem de início, nem no decorrer do jogo entrou o Aquilani.
16 Maio, 2016 at 13:39
Essa dupla completou-se muito bem, principalmente com os defesas de perna aberta dos outros clubes…
16 Maio, 2016 at 8:40
Nada a apontar ou a melhorar nesta equipa.
Tomara nós que a pudéssemos manter para o próximo ano. Infelizmente, o resto está fora do nosso alcance.
Da 9 jornada a 34, o carnide perdeu 3 pontos.
Como é possível? Têm uma super equipa? O Messi o Ronaldo?
Nao, mas têm o xistra, o esquiça, o Almeida, o veríssimo e tantos outros…
16 Maio, 2016 at 8:59
Val, nem o R.Madrid e nem o Barcelona, passando pelo Bayern e Juve, conseguiram tamanho feito.
Enfim, o que me entristece é que existem mais lampiões que benfiquista, e não conseguem perceber isso.
Continuo a dizer o que escrevi ontem, a melhor coisa a fazer hj, era renovar contrato com o JJ
SL
16 Maio, 2016 at 8:53
Orgulho imenso nesta equipa neste treinador nesta direção nestes adeptos ….SPORTINGGGGGGGGGGGGGG
16 Maio, 2016 at 9:25
Grande Sporting!!!
16 Maio, 2016 at 9:26
Primeiro vamos falar de coisas sérias: ó cherba, quando é que deixas de ser BURRO, e expulsas os Heraclides deste espaço?
Quer dizer, temos que mamar com esta escumalha também aqui no blogue?
Chega, caralho.
16 Maio, 2016 at 9:36
Cada vez tanho mais orgulho de ser um dos pouquissimos que defenderam Schelloto desde o primeiro minuto…. que jogo ontem o rapaz fez…. a proxima epoca promete!!!
16 Maio, 2016 at 9:44
E ja agora o Barcos…
Queriam q o gajo ao fim de tantos meses parado tivesse futebol-caviar?! A serio…
16 Maio, 2016 at 10:14
Se tem ou nao não sei…. Não fez nenhum jogo a titular e o maximo tempo que esteve em campo foi uns 20 minutos…. Jamais poderia mostrar algo! Mesmo assim tenho o feeling que para o ano será importantíssimo!
16 Maio, 2016 at 10:05
olha fui uma delas e o que tive de ouvir 🙂 mas valeu a pena
16 Maio, 2016 at 10:21
eu sei…. fomos somente uns 4 ou 5!! heheheh
16 Maio, 2016 at 12:18
nem o Teo eu ataquei. Não podemos ser nós a ser os primeiros a dar lenha aos lampeões que aqui vem todos os dias… lenha para as fogueirinhas deles!
Temos que lhes dar sopa e não lenha!
16 Maio, 2016 at 13:44
Eu também gostei dele desde o início, dava para ver que tinha algo mais, estava era meio enferrujado, agora cheguei a ler gente por aqui a dizer que eles próprios jogavam mais que o Schelloto, chamarem burro ao rapaz. Está aí a prova, e cada vez vai jogar melhor.
16 Maio, 2016 at 10:31
+1
Defendi o Schelloto desde o primeiro jogo. Muito potencial neste menino, podera vir a ser um grande lateral direito !
16 Maio, 2016 at 9:40
Meus caros,
Hoje é dia de voltar ao trabalho.
Vou fazer 2 sócios.
Apesar de viver no Algarve vou comprar Gamebox para o futebol e para as modalidades.
Quero ir à inauguração do também meu Pavilhão João Rocha.
Este ano vou ajudar ainda mais financeiramente o Sporting.
Este Sporting merece.
Não por ganhar, mas por senti-lo competente.
Finalmente.
Acredito que Bruno de Carvalho vai ser melhor Presidente que João Rocha, mesmo não tendo os recursos financeiros que ele tinha.
Isto não é seguidismo.
Hoje, mais do que nunca, é fundamental perceber que ninguém é perfeito e que as críticas ao estilo ou á forma valem um peido quando comparadas com o trabalho desenvolvido.
Isto não é acefalia.
Isot é querer o melhor para o meu clube.
Isto é o verdadeiro amor ao Sporting.
SL
PS:
Caro Cherba,
Se não limpas os vírus, acabas com a Tasca em 3 tempos.
Quem te avisa, teu amigo é.
Confiamos no teu juízo.
16 Maio, 2016 at 9:41
Parabéns Pedro Miguel.
Gostei de sentir que tu tal como eu acreditaste até ao fim.
Essa é uma vitória que ninguém nos tira.
SL
16 Maio, 2016 at 9:43
Grande jogo.
Ruiz é enorme, que classe de jogador.
Melhor que a equipa ontem, so mesmo os adeptos. Que festival deram nas bancadas. Nao ha igual.
Spoooooorting
16 Maio, 2016 at 9:51
Pois é, lamentavelmente não fomos campeões.
Não vale a pena ficarmos tristes.
Tenho a certeza que no futuro seremos mais fortes. Concordo com aqueles leões que dizem que as bases estão lançadas.
Força Bruno de Carvalho!
Força Sporting Clube de Portugal!!
Força Sportinguistas espalhados pelo mundo!!!
Um bom dia e uma boa semana para todos.
16 Maio, 2016 at 9:58
As poucas hipóteses que tínhamos ficaram reduzidas a 0% aos 17min do jogo na luz. Aquele lance não é um erro inocente. Não é um “não vi”, “vi mas foi sem querer”. Aquilo é um penalty óbvio, que toda a gente viu, que o árbitro viu e não quis marcar. Ponto. Se o benfica depois conseguia dar a volta ou não é outra história. A verdade é que podiam ter ficado a perder 1-0 e a saber que o Sporting estava a ganhar. Mas não deixaram…
É interessante ver a festa dos lampiões. Os mesmo que quando o porto ganhava com fruta vinham todos ofendidos dizer que só ganhavam assim e que deviam ter vergonha. Agora não se passa nada e nós é que choramos. Coerência no seu melhor!
Honestamente, eu não acredito que o futuro seja nosso. Pelo menos enquanto esta merda de país não evoluir e continuar a não investigar a podridão do futebol como deve ser. Vouchers? Arquivado. Declarações do Marco Ferreira? Não interessam. Equipas que quando jogam contra o benfica perdem a capacidade de rematar à baliza? Acontece. Brindes entre presidentes antes dos jogos e trocas de mimos? Tudo normal…
É por isto tudo que há muitos anos que do futebol português só vejo os jogos do Sporting. É que nem os resumos dos outros vejo. É tudo podre. Tudo uma máfia. É tudo às claras e ninguém faz nada. Somos um país mesmo pequenino…
16 Maio, 2016 at 10:33
Costumo dizer que Portugal é o melhor pais do mundo para se viver… Tem é portugueses a mais. A esmagadora maioria desse excesso é da raça lãpiã. Sem duvida!
16 Maio, 2016 at 9:59
Cá estaremos, Cá estaremos
Cá estaremos outra vez
No campeonato da mentira
O campeonato português
16 Maio, 2016 at 10:03
O nosso melhor futebol emergiu depois da derrota com o carnide, ou seja quando deixámos de ter a pressão do primeiro lugar. Ganhando esse jogo duvido que tivessemos feito a ponta final com a limpeza com que a fizémos. Falta-nos essa aprendizagem de jogar descontraído ocupando o 1o lugar e este ano crescemos bastante nesse aspeto. Gostava de dizer que se mantivermos esta equipa, para o ano nao escapa mas jogamos na liga do absurdo. Se fizermos 88 pontos, eles fazem 91 até com o tino de rans como treinador.
16 Maio, 2016 at 10:08
Concordo com a questão da pressão.
Deiscordo das 2 ultimas frases.
SL
16 Maio, 2016 at 10:06
Grande post do nosso Presidente:
“Calma, bem sei que o vosso T1 dá para muitas pessoas. Mas atenção: o mundo não acabou ontem!
Espero que aproveitem bem estes dias pois a próxima época está quase a começar.
Reforço o orgulho tremendo que tenho nos nossos adeptos, que foram gigantes esta época e que aguentaram tudo, até terem de perceber que existem jogadores que tem a cabeça no lugar das mãos!
Agora é tempo de deixar os cães de fila falar. No momento certo farei o balanço deste campeonato. Mas vou já adiantando que parece que muitos mais são aqueles que vão percebendo o que se passou. Dou alguns exemplos recentes: Sérgio Conceição, Manuel Machado… E hoje foram bastantes os presidentes de clubes que me ligaram a manifestar a sua preocupação.
Escrevam a letras grandes: ninguém vai tirar o Sporting Clube de Portugal do caminho traçado! E já agora escrevam também: queiram ou não queiram o futebol vai mudar. Foi FIFA, UEFA, II Liga e está já aqui à porta!
Toda a lógica mesquinha do poder dos bastidores está a ser desmascarada e sei (agora eu) de fonte segura que o tempo da impunidade está a acabar.
Sempre com um enorme orgulho de servir o Grande Sporting Clube de Portugal, sempre na linha da frente na luta pela verdade desportiva.
Os fundos e as novas tecnologias foram batalhas que travámos sozinhos e vencemos.
Mais vitórias se vão suceder!
Obrigado a todos os sportinguistas por acreditarem neste projecto, neste Clube e nesta Paixão!
Viva o Sporting Clube de Portugal!”
SL
16 Maio, 2016 at 12:25
onde leste isto? no site? ou FB?
16 Maio, 2016 at 13:53
FB
16 Maio, 2016 at 10:06
Época finda, ponta da situação:
Orgulhoso desta equipa, sim! Feliz pelo desfecho, não!
Nós tivemos o pássaro na mão e deixá-mo-lo fugir. Perdemos pontos que nos foram expoliados (casos de União, Boavista e Paços), mas noutros fomos anjinhos (caso com o Tondela e ainda ontem alguém escrevia no bloco sobre a “burrice” do Jeferson, ao não ter agarrado o avançado do Tondela no golo que lhes deu o empate) e noutros ineficazes/azarados (Guimarães e merdafica). Mas tivessemos conseguido um ponto contra o União (não jogamos para ganhar, mas perdemos com um golo fora-de-jogo) e um contra os merdas, hoje estaríamos em extâse. E espero que o JJ modere a basófia (ou que a guarde para o fim). Lambadas de luva branca são a melhor arma.
Gostava de manter os mesmos jogadores, mas acho difícil e utópico. Difícil porque jogadores como Slimani e João Mário não aparecem como cogumelos e há clubes com mais posses que nós. Utópico porque apesar do bom trabalho desta direcção, também precisamos de dinheiro. Eu, em caso de vendas, preferia vender o Jeferson, o William, o Ewerton ou o Naldo. Não é nada contra esses jogadores, seriam as minhas opções entre um mal menor. Não bateríamos recordes de vendas, mas entraria dinheiro e manteriamos o Slimani e o João Mário (acho que temos mais alternativas para os que venderia, do que para este dois).
Gostava também que esta alta rotação, esta qualidade da equipa se mantivesse para o início da próxima época, mas com europeu e jogos olímpicos vai ser difícil. Além que vai ser difícil ganhar o campeonato para o próximo ano (embora não impossível) porque como também já li por aqui, se este ano a aposta era desacreditar o trabalho do JJ na etar, para o ano é a tentativa do tetra. E como a justiça neste país não funciona (e digo-o com convicção, eu que trabalho na justiça e que conheci o magistrado que desancadeou o apito dourado em Gondomar e que só o fez por ser doente do merdafica!) a coisa torna-se épica!
Por fim, confesso que me senti desmotivado após a derrota com o clube da etar, mas agradeço ao jogadores pelo brilhante final de época. Nunca acreditei que os filhos da puta perdessem pontos, tal a forma como isto está tudo minado, mas esta ponta final foi um show. As minhas desculpas ao Cherba se me excedi nas críticas, aos demais companheiros deste espaço e em particular ao Trolha, com quem troquei alguns mimos, coisas de sangue quente.
A gente vai continuar…
P.S.: Vocês vão achar isto contraditório, mas no meio de tanta gente frustrada que me rodeia, vê-los hoje mais animados, dá-me uma certa consolação cristã. Coitaditos!
16 Maio, 2016 at 11:08
Não foi o Jefersson foi o Ewerton.. 🙁
Não me esqueço desse golo, e da falta de pernas do nosso central.
16 Maio, 2016 at 11:37
Foi o Jefferson
16 Maio, 2016 at 12:48
Não acho que o SCP tenha perdido por causa dos árbitros, tivemos 2 ou 3 erros não “provocados” que nos entalaram, mas tenho a certeza absoluta que o carnide ganhou por causa dos árbitros e não me venham com as tangas “às vezes não ganha o melhor futebol” ou outras atordoadas do género, como ligas da “verdade” e quejandos, ontem há pelo menos, mais um pênalti contra o carnide quando estava 0-0 e depois ganham 4-1 e nem sequer para a estatística das roubalheiras aquilo vai.
A forma como o carnide venceu desde que perdeu com o SCP em casa até agora não é normal, foi sim Ilegal, principalmente para uma equipa que mostrou estar a anos luz dos outros dois rivais, nos confrontos directos, se fosse uma super-equipa até podia admitir mas não é, tem um ou dois jogadores de top, a maior parte são banais e 3 ou 4 são mesmo muito maus e fazem aquele percurso?
Não foram as bocas do JJ ou do Presi que os uniram (embora tenham ajudado) foi o colo da imprensa e da arbitragem….
SL
16 Maio, 2016 at 10:12
“Se o Sporting não tem empatado”, “se o Sporting não tem perdido”, “se o Sporting não tem falhado aqueles golos”…
Tudo isto são coisas naturais do desporto. Empatar, Perder, Falhar, Ganhar.
Podemos é ver as coisas por outro prisma: bastava o Carnide não ter sido ajudado num jogo para terem ficado em 2º lugar.
Em cada 10 árbitros ou auxiliares feitos, 7 ou 8 são do Carnide, isto não é presunção, é conhecimento de facto.
16 Maio, 2016 at 10:24
Isto.
É normal um tropeção aqui é outro acolá. Foi o que aconteceu ao Sporting.
O que não é normal é uma até à 9a jornada ter 1 empate e 3 derrotas e depois fazer 23 vitórias em 24 jogos. Nem o Barcelona ou o Bayern…
16 Maio, 2016 at 10:14
Piurso fico eu de hoje no trabalho ter que ouvir lampiões ignurmes a dizer que o Sporting nem com colinho conseguiu ser campeão.
Em que realidade vivem estes seres?! Só me apetece escarrar para cima deles….
16 Maio, 2016 at 10:27
Vivem num mundo paralelo. Não vale a pena discutir com eles
16 Maio, 2016 at 12:32
responde .lhes com um sorriso À lá “mona lisa” :)))
16 Maio, 2016 at 10:15
Bom dia, prezado Cherba, bom dia tasqueiros que amam o Sporting…
Disse-o ontem, após longa ausência, reafirmo-o hoje: grande orgulho em ser sportinguista.
Não tinha esperanças no Nacional, mas queria ganhar em Braga. Que me desculpem, mas um final assim foi um bálsamo. Grande equipa, grandes adeptos!
Estas últimas 9 jornadas amenizaram a desilusão de dois muito injustos resultados nas jornadas 24 e 25.
Enojado com o país em que vivo, mas sobre isso, os comentários que aqui tenho lido, ilustram bem melhor do que aquilo eu poderia dizer.
Esperança (pouca) em limpidez de processos para a próxima época… esperança (muita) nas nossas cores.
Ser sportinguista é ter esperança. Já não muito distante dos “setentas”, habituei-me a sofrer e cada vez sinto mais o meu clube do coração. Obrigado à
juventude sportinguista, futuro deste grande Clube.
Não vou lembrar aqui coisas de que não gostei, é tempo de união entre nós.
Com a CS que temos, já basta o que basta…
Mas não posso deixar de lamentar, porque me feriu, a ausência da Sporting Tv,
ontem em Alvalade, numa justíssima homenagem à equipa do Sporting. Um reparo que não pude evitar…
Saudações Leoninas, até sempre.
16 Maio, 2016 at 10:16
Bom dia. Mais uma enorme demonstração de categoria ontem. Mas aproveito para ir um pouco mais além…
Não vi televisão ontem e na radio no carro, fui sempre mudando de estação quando surgia um noticiário.
Não quero ver ouvir ou sentir a festa dos lampiões. Este campeonato era o NOSSO não o deles.
Mas a verdade é que as buzinas e os gritos na rua, e algumas bocas hoje serão inevitáveis.
É pois com um enorme desencanto que hoje começo o day-after. Ver os lampiões ganharem mais um campeonato e sobretudo este é algo que custa enormidades a engolir. Porque não chegou jogar o melhor futebol e ter os melhores adeptos do campeonato. Não chegou aparecer uma onda verde enorme como há muito não se sentia e que parecia só poder terminar com o título…
Talvez seja então altura de fazer um balanço (o meu) sobre o que correu bem e mal nesta época (falo apenas da equipa principal de futebol). Será criticável, poderão não concordar mas é aquilo que penso.
Pontos positivos:
Contratação de Jorge Jesus – depois da saída tumultuosa mas inevitável de Marco Silva, a contratação de JJ foi um golpe de asa. Um treinador caro, mas que tinha e tem tudo para nos colocar no rumo do bom futebol e do sucesso. A verdade é que em grande parte da época foi o Sporting que apresentou o melhor futebol e termina o campeonato vencendo “só” no Porto e em Braga. Algo que parecia muito difícil e fazendo-o de forma categórica. Será da maior importância que possa continuar e desenvolver o seu trabalho.
Conquista da Supertaça – A primeira e infelizmente única conquista da época em termos de troféus no futebol. Parecia que íamos embalar para uma época imparável. Não apenas porque ganhámos, mas porque o Benfica parecia mostrar uma grande fragilidade. Infelizmente ficou como magro pecúlio de uma época que acabou por nos dar bem menos do que merecíamos e desejávamos.
Qualidade do futebol da equipa –um dos principais motivos porque acreditámos no sucesso e porque comparecemos em massa nos estádios. Foi uma delícia ver alguns jogos da equipa e sobretudo a forma como terminámos a época e que nos faz lamentar que naqueles meses de Janeiro e Fevereiro não tivéssemos estado sempre assim. Vitórias categóricas em quase todos os jogos mais difíceis (exceção de Guimarães e com o Benfica em Alvalade) e vitoria categórica no galinheiro por 3-0 mas que infelizmente só valeu 3 pontos.
Jogadores do Sporting – Houve jogadores que tiveram um comportamento brilhante durante a época. Talvez seja injusto destacar nomes, mas mesmo assim tenho de o fazer. Patrício na baliza (não me recordo de um “frango” e em contrapartida foram muitas as ocasiões em que se revelou decisivo); Adrien – um pulmão incansável muito fustigado com cartões, que no início da época teve de compensar a ausência de William, mas que encarna a alma e a mística sportinguista e que para mim ficava até ao fim no Sporting; João Mário ou João Mago, um grande jogador, talvez a estrela mais cintilante do campeonato português, que infelizmente (mas também é a lei da vida) poderá estar de saída; Ruiz, de quem muitos lembrarão os falhanços de Guimarães e de Alvalade contra o Benfica de forma injusta e parcial, mas que espalhou classe por esses relvados (ainda ontem o fez), que fez imensas assistências e marcou golos de belo efeito – recuso-me a coloca-lo como reu do campeonato e para mim está na galeria dos heróis; Slimani – está tudo dito sobre este argelino que teve a sua melhor época pelo número de golos marcados, pelo que correu, pelo que foi decisivo em muitos jogos – sofrendo e sendo afectado pela possibilidade de um castigo que demorou 4 meses a decidir mas ainda assim um dos maiores destaques da equipa. E numa segunda fase gostava de destacar Coates e Semedo que acabam por constituir a dupla improvável de centrais do Sporting e que revelaram um entrosamento e categoria que só nos pode dar esperança para o futuro.
Adeptos – estiveram irrepreensíveis no apoio à equipa em Alvalade, mas também nos jogos fora, mostrando que mesmo com o longo jejum de títulos estavam presentes para apoiar. Terminamos a época com média de 40 000 adeptos em Alvalade, mas com vontade de bater esse recorde na próxima época. Foi arrepiante ouvir o “O Mundo sabe que” em Alvalade e testemunhar alguns momentos únicos como a reviravolta com o Braga em que a equipa foi literalmente levada em ombros pelos adeptos. Só no jogo com os lampiões (em que tudo correu mal) os adeptos pareceram deixar de acreditar cedo demais, talvez levados por uma nuvem de fatalismo que nesse dia voltou a pairar sobre Alvalade.
Relação entre os elementos da Direção e equipa técnica – ao contrário da época anterior não transpareceu para o exterior qualquer crispação ou potencial conflito entre a Direção e em particular o presidente com o treinador. Se foi ou não real, poderemos ver agora, nomeadamente se JJ continuar como se espera. Mas seja como for, não foi por aí que demos o flanco. Publicamente sempre surgiu a imagem de um bloco e de sintonia neste domínio.
Pontuação da equipa – 86 pontos dariam para ganhar mais de 95% dos campeonatos, constituindo um registo impressionante. A verdade é que infelizmente não chegou…
Pontos negativos
Eliminação na Champions – Perdemos aqui 12 milhões de euros e talvez a possibilidade de ter reforçado melhor a equipa em Janeiro. Não fomos inferiores em grande parte da eliminatória, fomos prejudicados pela arbitragem nos dois jogos (anulado um golo a Slimani que seria decisivo, entre outros erros), mas na segunda parte do jogo de Moscovo estivemos mal e hipotecamos também aqui a eliminatória.
Taça de Portugal e Taça da Liga – Na taça de Portugal conseguimos mais uma vitória sobre os lampiões no prolongamento para depois termos mais uma vez “azar” no sorteio levando com o Braga na Pedreira, onde num jogo dividido e com alguns erros de arbitragem de Fábio Veríssimo (para não variar…) acabámos por ser eliminados de forma inglória. Outra historia completamente diversa na Taça da Liga, onde mesmo com equipas secundárias tínhamos obrigação de fazer muito melhor e em que chegámos a perder com o Portimonense de forma humilhante, sobretudo pela forma como nos apresentámos.
Liga Europa – acabámos por ter de ir disputar esta competição, com jogos à quinta e que empurra vários jogos do campeonato para a segunda-feira. Aqui alternámos o bom (vitória em Moscovo e contra o Besiktas em Alvalade) com o mau (derrota em Alvalade com o Lokomotiv) e o péssimo (derrota vergonhosa e que para mim foi a página mais negra da época, na Albânia). A eliminação com o Bayer aceita-se mas fica a ideia que a equipa podia ter eliminado os alemães se tivesse jogado ao nível que estava ao seu alcance.
Desaires da equipa – O Sporting perdeu dois jogos: um com o União da Madeira, num jogo em que o adversário marca na única oportunidade que foi à baliza e com os lampiões em Alvalade, o mais amargo e que marcou a subida deles ao topo da classificação de onde nunca mais sairiam. Parecia impossível que as duas equipas não perdessem pontos até ao final, mas a verdade é que não perderam. Empatámos cinco jogos: Paços de Ferreira em casa, Boavista fora (no início da época), Tondela em casa numa altura em que tínhamos tudo para cimentar o primeiro lugar, após uma arbitragem vergonhosa de Luís Ferreira, mas em que depois de fazermos o mais difícil que foi dar a volta ao jogo nos deixámos empatar de forma estúpida, Rio Ave em casa numa má exibição da equipa, depois das mexidas de Inverno no plantel e ainda à procura da melhor equipa, Guimarães em que falhámos imensos golos e permitiu ficarmos ao alcance dos lampiões. Daria ainda assim para ser campeão, mas a ideia que dá é que com todo o colinho do Benfica e sabendo como controlam as estruturas do futebol português, se tivéssemos tido a mesma consistência que mostrámos depois do jogo dos lamps, lhes teríamos no mínimo dificultado muito mais a tarefa e obrigado a expor ainda mais.
Comunicação – o grande problema para mim e que tem de melhorar. Começando por JJ, talvez devido aos seis anos num clube habituado à bazofia, ou porque tem um ego … razoável, a verdade é que falou demais no Benfica durante demasiado tempo e acabou por ao dar demasiada importância a si mesmo e menos aos jogadores que treinara, unir os jogadores em torno de um treinador médio como Rui Vitória. Também não gostei de andar demasiado tempo a falar de que o Sporting não ganhava nada e que não riscava. Devia ter percebido que os sportinguistas não gostariam de ouvir isso. Era para se destacar a si próprio, mas não valia tudo. Agora em relação a BdC… a verdade é que com a contratação de Octávio todos esperávamos que se resguardasse mais e se guardasse mais para as batalhas importantes e que se jogam nos bastidores… nada disso aconteceu. No início da época desmultiplicou-se em entrevistas, foi ao Prolongamento (não concordei e mantenho) mas fez e muito bem a denúncia dos vouchers (que podia ter sido feita em outro palco). Mas o pior para mim foram os posts do FB, em que no meio de vários acertados e contendo verdades incontestáveis, colocou outros de linguagem brejeira e a dar importância a jornalistas, comentadeiros e outros insignificantes que assim ganharam projecção. Desgastou a sua imagem, o que não convém obviamente ao Sporting. Há quem defenda que se não for ele a falar em nome do clube ninguém o faz, pois eu acho estranho que num clube com a quantidade de gente válida como o nosso, não surja uma estrutura profissional e competente que o possa fazer. E depois as questões em torno da YN e do protagonismo que tem assumido, embora não parecendo estar a fazer o trabalho de que necessitávamos também não ajuda nada. Repito: claramente um aspeto a rever.
Arbitragens – estiveram mais uma vez mal. Vitor Pereira continuou a fazer o seu trabalho e tinha como missão conseguir que o Benfica fosse campeão. Infelizmente o substituto anunciado (Fontelas Gomes) não promete nada de bom. As coisas foram bem feitas e basta reparar que depois de perdermos a liderança, nem sequer nos podemos queixar muito. Isso só teria provavelmente acontecido se não a tivéssemos perdido. Aí provavelmente o colinho teria de ser muito mais exposto. Como o conseguiram bastou ir trabalhando os jogos deles e impedir os adversários de se apresentarem na maxima força contra eles (com cartões). Depois a propaganda deles fez o resto. Temos rapidamente de conseguir inverter o que se passa aqui, se não vamos continuar a ver os lampiões a ir ao Marquês…
Comunicação Social – uma vergonha e que assumiu principal relevo em figuras como o Farinha (Record) e Guerra e Delgado (na Bola). O Jogo também foi mandando umas alfinetadas várias vezes. Na TV a maioria dos comentadores e dos relatos de futebol mostrou um lampionismo execrável. E na radio, com a exceção da Antena 1, tivemos uma RR sempre agressiva. Temos de rever a nossa relação com os media. Não ganham jogos dizem e é verdade, mas o que é certo é que desestabilizam, valorizam e desvalorizam jogadores o que também os afeta psicologicamente, influenciam árbitros (quando dão demasiado relevo a erros em alguns jogos e em outros não) e os próprios adeptos. Temos de encontrar forma de dar a volta a isto.
E pronto. Basicamente é isto que fica para mim como balanço desta época. Poderia também falar da Doyen (mas já vem da outra época), Carrilo (não quero), mas penso que isso não altera o essencial. Espero que se mantenha o que existe de bom como a qualidade de futebol, a grande maioria dos elementos do plantel , o treinador, a mobilização dos adeptos e que se reveja o que está menos bem, com humidade. Que se escutem os sócios que querem ajudar e não sejam todos metidos num saco de clichés como “arranjem uma lista e candidatem-se” “com o Godinho é que era e queres é sétimos lugares”, etc.etc. Queremos um Sporting melhor e esta Direção e este clube só terão a ganhar se puderem ser sensíveis a quem está bem intencionado e faz críticas no sentido construtivo. Temos também de arranjar aliados nesta luta e de desmascarar a vigarice e a imundície que pululam neste futebolzinho português.
VIVA O SPORTING
16 Maio, 2016 at 13:28
E agora o que é que eu escrevo? Disseste é muito bem quase tudo que eu queria dizer….muito bom
16 Maio, 2016 at 13:37
Obrigado . Sabes que também sou admirador dos teus escritos 😉 . Venham eles…
16 Maio, 2016 at 14:00
Concordo. Excelente a analise, refletindo a verdade dos factos.
16 Maio, 2016 at 15:47
Excelente análise da época. Continua com essa lucidez pois é por comentários assim que vale a pena todos os dias vir à Tasca.
Estamos todos lixados com este campeonato mentiroso, mas agora não vale a pena lamentos. O Sporting tem é de encontrar caminhos que possam ultrapassar esta manipulação por parte dos rivais.
Uma coisa é certa, desde que o presidente Bruno de Carvalho entrou ainda não ganhámos nenhum campeonato, mas estamos bastante luta, com dois segundos e um terceiro lugar e os rivais sabem que têm de contar connosco. Deixámos de ser os coitadinhos para sermos o alvo a abater e isso é bom, pois sabemos ao que eles vêm.
16 Maio, 2016 at 10:17
Bom dia,
Terminando ontem o campeonato, o meu resumo do campeonato passa apenas e só por duas frases, sim, duas frases que foram o suficientes para mudar as regras do jogo em favor de uns e contra outros.
1° frase.
A estrutura está aburguesada(rui gosma da selva)
Para mim esta frase é um alerta interno, gosma da Selva manda o recado a Vieira no sentido de lhe avisar que está aburguesado/acomodado ao sistema, como se para viera tudo já fosse automático e não fosse preciso fazer a manutencao e consequente revisão anual às dobradiças do sistema, ainda por cima com o “chato” do Bruno de Carvalho a denunciar/desmascarar alguns podres e o Sporting a deliciar a jogar futebol, foi um autêntico abre olhos ao vieira para sair do sofá onde andava a comer amendoins e fazer-se à vida pondo as tropas a mexer.
2° frase(divide-se em duas).
Gostava de ver amanhã (segunda-feira), nas manchetes dos jornais desportivos, o título roubo em letras bem grandes. Vocês, jornalistas, viram bem o que se passou hoje na Luz. E o mais estranho é que o líder dos árbitros é o mesmo da última época. Escrevam a verdade, não tenham receio. (Luís Filipe Vieira)
Golpe final e recados dados a toda a gente numa só frase.
“O mais estranho é que o líder dos árbitros é o mesmo da última época”,
maior directa é impossível, Vieira aqui quer dizer a Vítor Pereira o seguinte:
Então se eu pago ao mesmo gajo que manda nestas merdinhas de inclinar o campo com as nomeações certeiras e que já o ano passado me fez ganhar, se é o mesmo gajo o que é que se passa? Ando eu a dar vouchers para isto?
“Escrevam a verdade, não tenham receio”(a referir-se aos jornalistas)
Aqui entra o ditado, ao menino e ao borracho põe Deus a mão por baixo, Vieira aqui dá total permissão para a CS meter todo o carvão possível contra tudo o que se ponha no caminho do slb dando a tranquilidade suficiente com o “não tenham receio”, o papá está aqui, da mesma maneira que eu pago umas bancadas com gorjeta, também pago umas tiragens e uns favores.
A partir daqui, foi o que se viu, slb nunca mais parou e o Sporting a jogar EM TODOS OS JOGOS melhor que os adversarios, a ser muitas vezes puxado para trás.
Para mim, foi isto, por mais ridículo que pareça, que fez alertar e fazer mexer as pessoas do sistema e o próprio sistema.
Vieira estava tão seguro do seu sistema que até mandou embora o melhor treinador e que lhe deu mais títulos, como esse melhor treinador foi para o Sporting e mudou completamente a nossa equipa, foi muito mais difícil conseguirem roubar-nos porque jogámos muito este campeonato, ao ponto de termos assistido a coisas como o Cosme na académica, surreal! entre outros factos que encontramos desmascaradas noutros post’s aqui na Tasca, no Mister do café e Artista do dia.
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!
16 Maio, 2016 at 10:21
Confesso que o que se passou ontem não me apanhou de surpresa. Confesso ainda que já esperava que o Carnide não ia tropeçar logo ontem, no seu estádio, em frente ao seu público, já com a festa montada. Estava tranquila e tranquilizei o meu sobrinho (que tinha ainda tanta esperança ontem 🙁 ). Não era ontem David, eu não te disse?
Também já esperava os festejos, as provocações, o baixo nível dos festejos carnidenses. Esperava igualmente que a nossa equipa iria ter uma recepção como a que teve…. afinal somos da raça que nunca se vergará.
A única coisa que eu não esperava ontem, era que quando apagasse a luz e deitasse a cabeça na almofada desatasse a chorar copiosamente. Chorei enquanto as imagens desta viagem, que foi este campeonato, me passavam pela cabeça…..as nossas imagens, as deles, as imagens de toda uma época de alegrias, tristezas, frustrações, emoções, me passavam pela cabeça. Adormeci.
Hoje acordei de alma lavada. E aqui estou. Casaco verde orgulhosamente escolhido como indumentária para hoje e cabeça erguida.
O Sporting não é um clube onde se perde e ganha. O Sporting é a minha vida.
Ainda não sei quando nem qual vai ser o primeiro jogo em casa. Mas lá estarei, com toda a certeza.
16 Maio, 2016 at 10:28
Muito bem. E espero que esse choro verde tenha cada vez menos motivos para existir. Todos merecemos isso. SL
16 Maio, 2016 at 10:35
Passou-se exatamente o mesmo comigo. É muito triste ter de explicar a crianças como funciona um mundo sem lógica onde não se deixa os melhores serem…os melhores. Chorar… é essa a vontade que sinto também.
16 Maio, 2016 at 11:30
E hoje na escola para eles não vai ser nada fácil 🙁
16 Maio, 2016 at 10:35
eu vim de cachecol 🙂 da tasca o que me acompanhou o ano todo …tambem eu chorei chorei assim que acabou o nosso jogo … mas mesmo assim não esatou de alma lavada …as injustiças consomem me …mas como dizes nada nos vergará …. SPORTINGGGGGGGGGGGGGGGG
16 Maio, 2016 at 10:39
Foda-se, quem puder que ligue para o tsf…. ha que combater o branqueamento…
16 Maio, 2016 at 10:41
Já não há vergonha.
O ouvinte admite que há pressões, que o carnide foi mais ajudado mas teve mérito de saber aproveitar?!?
Wtf
Que puta país é este?!?
16 Maio, 2016 at 11:24
Os telefonemas dos lampiões são autênticos episódios de tragédia-comédia.
16 Maio, 2016 at 11:28
Se puderem… Agora é na antena 1
16 Maio, 2016 at 10:40
Está já na hora de sararmos as feridas e pensarmos como vamos apoiar ainda mais o nosso clube ajudando-o a tornar-se ainda maior. Renovar GB, comprar material do clube, fazer novos sócios, assinar o jornal, contribuir para a Missão Pavilhão… há muito a fazer.