Quando, aos primeiros segundos de jogo, Slimani aproveitou uma bola solta para quase inaugurar o marcador, confirmou-se tudo aquilo que os adeptos leoninos já esperavam: esta equipa faria tudo o que dependesse dela para poder conquistar o tão desejado título. E não o faria apenas com esforço, mas acrescentando futebol de alto nível.
O bailado de Bryan Ruiz logo a seguir, passando dois e depois mais dois adversários, seria claro sinal dessa nota artística que Gelson, menos colado à linha do que habitualmente para dar mais espaço às arrancadas de Schelotto, ia tentando replicar do outro lado. O 60 veria o seu remate ser afastado quando se dirigia para a baliza deserta e acompanharia toda a belíssima jogada que resultaria no primeiro golo: João Mário pega na batuta e dá redondinha para a entrada de Ruiz, o costa riquenho faz aquilo que tantas vezes fez esta época, cruzando milimetricamente para o coração da grande área. A diferença é que em vez de aparecer Slimani apareceu Teo, de rompante, a fuzilar as redes adversárias.
Estava feito o primeiro e o Sporting, já com Paulo Oliveira no lugar de Coates, continuava a sua cavalgada rumo à área adversária. Ruiz sai da esquerda para o meio e vê a corrida de William Carvalho; o passe sair perfeito, uma vez mais, e aquele que envergou a braçadeira na ausência de Adrien é derrubado no limite da entrada da área. Cartão vermelho para o defesa bracarense e o acentuar do domínio leonino, agora frente a um adversário que abdicava de um homem da frente para tentar equilibrar-se lá atrás. Tentativa vã, até porque pouco demorou a que Bruno César arrancasse campo fora e fizesse um cruzamento a regra e esquadro para a cabeça de Slimani. 2-0, jogo resolvido e uma primeira parte esmagadora como foram tantas partes ao longo deste campeonato: mais de 70% de posse de bola para o Sporting e várias oportunidades de golo criadas, em função de um futebol empolgante. Do lado do adversário, a nota de maior destaque iria, mesmo, para a pequenez dos adeptos, festejando vitórias alheias e confirmando que essa coisa de ter dimensão não é para todos.
Tal como não é para todos saber que o campeonato está perdido e, ainda assim, continuar a jogar e continuar a procurar futebol de alto quilate. Foi o que o Sporting, este grande Sporting fez ao longo de toda a segunda parte. Ruiz, homem que está nos quatro golos da equipa, marcaria o terceiro e o quarto e chamaria a si o papel de melhor em campo, bem secundado por William Carvalho e por Schelotto. Mas todos, jogando ou não na partida que colocou o ponto final no campeonato, mereceram o esmagador apoio que, desde o primeiro segundo de jogo, veio da bancada e que confirmou que, dentro e fora de campo, a turma de Alvalade foi quem mais encantou ao longo dos últimos nove meses. Não chegou, mas deixou a base para, no meio da desilusão, acreditar que, continuando a trabalhar da mesma forma, o futuro mais próximo será pintado com as nossas cores.
16 Maio, 2016 at 16:12
Comecemos pelo fim, parabéns à equipa de futebol.
Ontem foi um dia calmo… a esperança há muito se fora, ontem era uma formalidade. É como quando um gajo se divorcia e vai à conservatória, haverá quem ache que perante as papeladas há ali um assomo de paixão e há um final feliz, mas no fundo sabe-se que daquele dia só sai a coisa oficializada. O título estava entregue, a única diferença é que tive de mamar com o TLC à hora do noticiário (melhores conteúdos).
Que o Benfica recebeu umas ajudas, é claro. Todos sabem, todos admitem. Hábitos antigos, já com o Porto era assim. Mas no fim vale aquela teoria de que “sabem aproveitar” as oportunidades que lhes são concedidas. Sem serem precisos grandes gamanços, há sempre “o” lance que pode desequilibrar o jogo (um penalty caído do céu, olha, como o nosso do Tonel; um segundo cartão por uma falta estúpida), e esse caiu invariavelmente para o lado deles. O Benfica fez muita de temporada baseada na crença e vontade, e essas vão-se abaixo com derrotas. Houve doiss jogos cruciais: Guimarães e Alvalade. Perdendo pontos em Guimarães o balão vazava um pouco, perdendo em Alvalade ficariam a depender de terceiros.
Mas pensemos no Sporting, que é isso que interessa.
Grande campeonato, mas poderia ser melhor. Sim, poderia. E a tendência é para as equipas candidatas perderem cada vez menos pontos. O Arouca foi à LE, e isso diz tudo. O Sporting fez uma excelente campanha contra os adversários directos, mas perdeu pontos contra equipas da treta. E em alguns deles, houve realmente alguma sobranceria na abordagem (lembro-me de alguém aqui olhar de lado para aquele gesto do William em Guimaraes, do keep calm… mostra relaxamento). O Tondela, aos 30 minutos, já devia estar a levar 3 na pá, porém até à expulsão do Patricio, andou-se a dormir. Enquanto houve margem de manobra, os jogadores (e talvez outros) não terão interiorizado que todos os jogos eram decisivos e eram para ganhar.
Fora de campo existiram erros. Erros esses que deviam e devem ser corrigidos MESMO que se tivesse obtido o título com 10 pontos de avanço. A constituição do plantel, o caso Carrillo, o mercado de Inverno, alguns discursos (e a bitola Benfica), a Liga Europa, existiram falhas.
Pensar que se fez tudo bem, e que o fracasso se deveu exclusivamente a factores externos é trágico. Acredito que o jesus, que pode ser bronco mas burro não é, sabe disso. E que o Presidente idem.
Agora é união, mesmo entre os que não partilham da mesma opinião. Porque no final devemos todos querer o mesmo.
16 Maio, 2016 at 16:15
Boas palavras !
16 Maio, 2016 at 16:25
Para mim o que fodeu foi o jogo com o União e a seguir com o Portimonense… mesmo antes de Guimarães e Alvalade…
Foram esses jogos que deram origem aos dois últimos.
Para não dizer que foi mesmo o do União o jogo chave desta época.
16 Maio, 2016 at 17:00
O maior erro do Sporting foi subestimar o poder de corrupção dos lampiões e a impunidade de que gozam em Portugal, particularmente agora com a geringonça no poder. E não se iludam de que falando menos ganhamos mais, porque o que eles querem é condicionar-nos, para fazerem as malandrices sem que ninguém se queixe.
Quando o Sporting contratou o Jesus a parada subiu para níveis altíssimos, porque a direcção deles ficou em causa. Tiveram de comprar o campeonato, mas a época do Jesus no Sporting provou que é realmente um GRANDE treinador, enquanto o Vieira provou que é um grande corrupto.
Vou ser sincero, mesmo que tivéssemos vencido o beifica em Alvalade não sei se conseguiríamos vencer o campeonato. Eles tinham uma série de armas parea usar contra o Sporting, como por exemplo o castigo ao Slimani, que não foram utilizadas porque não foi preciso a partir do momento em que se apanharam na frente do campeonato. A partir daí, apesar de alguns (poucos) sustos, o campeonato estava controlado e deixaram o Sporting em “paz”, e aí vencemos os jogos que faltavam. Mas esse cenário seria diferente fosse a classificação diferente.
16 Maio, 2016 at 18:52
Concordo totalmente com o último parágrafo.
16 Maio, 2016 at 20:33
o que fizeram ao Slimani com o nosso consentimento … muitos aqui no tasco ajudaram… vá se lá saber porque???? …. foi vergonhoso e a culpa morrreu solteira???
what a fuck
somos uns “moles” e isso é que nos vai lixar por muito tempo!
e vamos ter que cont. a ouvir os anormais a dizer que “ganharam o campeonato sem treinador”…. sério??… isto deixa me à beira de ter vontade de nunca mais dar crédito a esta gente… até para lhes dirigir a palavra.
16 Maio, 2016 at 20:41
“o que fizeram ao Slimani com o nosso consentimento”
Não percebi.
16 Maio, 2016 at 16:13
Realmente o dia está a ser difícil de passar….lá tenho de colocar o meu sorriso amarelo quando me vêm cumprimentar pelo campeonato perdido.
A única coisa que me vai dando força é olhar por baixo da camisa para ver o símbolo do manto que trago por baixo.
É nestas alturas que gosto de o usar ! Tenho mais orgulho em mostrar o meu clube nas horas más do que andar feito vaidoso nas horas boas. Deixo isso para outros….
No entanto acho que o que me está a custar mais de digerir é pensar que dificilmente nas próximas épocas conseguiremos um registo tão bom como este !
Fizemos um campeonato perfeito e mesmo assim não conseguimos ficar em 1º 🙁
Parece que só quando o futebol Português for limpo e transparente poderemos ter hipóteses e todos sabemos quando é que isso vai acontecer….
16 Maio, 2016 at 17:13
Sorriso amarelo? Eu ando desde as 9h a manda-los todos para o caralho.
16 Maio, 2016 at 16:16
Boas,
Antes de mais, obrigado pelos parabéns, estava convencido que o nacional ia ajudar, mas, depois de ler o sentimento ambiguo de rui alves, percebi o porque do penalty não assinalado aos 17m…O Sérgio sabe-a toda!!!
Orgulho do Sporting, há muitos anos que não via uma equipa do Sporting, terminar a época de semblante carregado, como o nosso…durante muitos anos a despedida era feita com sorrisos e abraços…esta não…vi Coates a vibrar no banco, vi Esgaio com olhar de raiva, vi Mané com olhar desespero, vi William com olhar de tristeza, vi Ruben com olhar de para o ano, não nos apanham, vi tristeza, vi raiva, vi vontade de na próxima época não dar a mínima hipótese aos adversários. ORGULHO!!!
Ontem, na minha opinião, não ganhamos o campeonato, mas ganhamos o futuro, não, não é sentimento de vitória moral, é sentimento de quem lhe viu um campeonato ser sonegado, e que durante os próximos 12 meses vai estar a preparar-se para a FESTA DA DÉCADA!!! Toda a raiva acumulada, vai ser expelida no final do próximo campeonato.
Não tenho dúvidas que vamos começar mais fortes, mesmo na eventualidade de perder algum titular…JJ já conhece melhor o Sporting e os seus Adeptos, conhece a sua força e as nossas capacidades, conhece melhor a nossa formação e o que lá se faz.
Na próxima época começamos mais fortes. Vamos ter uma defesa estável, Equipa técnica e Direcção com uma vontade enorme de repor justiça, e plantel com motivação e índices mentais mais preparados para a conquista do Título que este ano nos roubaram.
Acredito que vamos ter uma maior presença da formação e de jogadores Portugueses…creio que ontem, ao colocar nos 18, Paulo Oliveira, Mané e Esgaio, tendo utilizado 2 deles, JJ está a dizer com quem conta em detrimento de Ewerton, Naldo e Aquilani
Acredito que iremos ter Podence, Iuri e Palhinha, para a acrescentar a Patricio, Ruben, William ou Adrien ou João, Gelson, Matheus e Mané, acredito que iremos ter uma grande contratação à semelhança dos últimos 2 anos: Nani e JJ. Acredito que iremos bater o recorde de venda de gamebox, acredito que iremos pulverizar o recorde de assistências. ACREDITO NO FUTURO
cá estaremos, cá estaremos
para o ano outra vez
no campeonato da mentira
o campeonato português
Orgulho no Sporting Clube de Portugal, e em quem o representa!!!
16 Maio, 2016 at 16:19
E Esgaio
16 Maio, 2016 at 16:21
No meio disto tudo era dispensável o BdC ter feito elogios (mesmo que fossem fingidos) ao corrupto das prostitutas da Madeira… só isso!
Mais valia puxar o saco ao Machado falando-lhe em português do sec. XVIII…
16 Maio, 2016 at 16:23
A nós o campeonato foi sonegado…
Aos carnidenses o campeonato foi-lhes SONECADO!
Deixai-os dormir… carrega Orelhas!
16 Maio, 2016 at 16:18
Eu estou de tal maneira que acho mais atraente uma maratona de cenas bizarras no TLC do que ver o morbido Berra, o (Des)Gobern ou o Macaco da Selva debitarem merda…
Bom… e daí, deve ser ela por ela…
16 Maio, 2016 at 16:19
Bom, não sei se o disse hj, MAS…
É DUM ORGULHO DO CARALHO SER DO SPORTING!
16 Maio, 2016 at 16:28
Se, conjectura que não creio impossível realizar-se, o título deste ano vier a ser retirado ao Benfica, nunca mas nunca aceitarei que digam que se tratou de vitória nossa na secretaria. Na secretaria, e bem à vista de todos (já é às claras, pouco passa por debaixo da mesa), aconteceu a corrupção que levou o Benfica a terminar a Liga com 88 pontos. A troco de carreiras na arbitragem e no futebol (de jogadores e, não menos importante, de treinadores) e de clubes inteiros: os últimos jogos fora do Benfica (Rio Ave e Marítimo) foram apenas os casos mais recentes (e talvez mais ostensivos) de clubes que “entregaram o ouro ao bandido” sem “darem luta.”
É tal o sentimento de impunidade nas hostes lampiónicas que até dá para mandar o Farense sacrificar-se para que a equipa B não descesse de divisão. Não é que seja assim tão importante impedir que a equipa B seja relegada, é só porque julgam que podem tudo, que nada nem ninguém os detém ou deterá.
Volto à minha: querer o Sporting campeão é querer o Luís Filipe Vieira na prisão e o Benfica na 3ª Divisão. É lá que merecem estar, tanto quanto nós merecemos o título de campeão nacional que nos foi vergonhosamente sonegado.
16 Maio, 2016 at 16:42
Impossível não será – a única coisa impossível nesta vida é evitar a morte. Mas lá que é uma possibilidade muitíssimo remota, lá isso é.
16 Maio, 2016 at 16:53
Em certa medida, cada vez que a esperança de vida aumenta evitamos um bocadinho a morte (alguns de nós, até um bom bocado). Mas não seja por isso que o Carnide vai ou deixa de ir às filhoses. O ponto é que talvez seja a impunidade que acabe por tramá-los; e esse dia e esse desfecho já me pareceram bastante mais longínquos e improváveis. Foi mas já não é uma possibilidade remota.
16 Maio, 2016 at 17:10
Só vejo uma possibilidade de isso acontecer: serem apresentadas provas em sede internacional. Cá dentro? Isso seria o mesmo que entregar o ouro ao bandido!
16 Maio, 2016 at 22:02
Também se dizia o mesmo da Juve.
Podes começar a contar os dias. Serão muitos, mas o Benfica e o LFV têm os dias contados.
16 Maio, 2016 at 22:32
Bro, não é cá dentro que isso vai acontecer. Há um adversário ainda maior que os poderes instituídos. Sabes qual é? A devoção absolutamente religiosa com que a lampionagem encara o seu clube.
Vamos pôr as coisas assim: se a vida deles dependesse de terem que admitir que a Direção do clube deles não olha a meios para atingir os seus fins, podes ter a certeza que essa gente estaria disposta a morrer do que alguma vez ter que se rebaixar a tal ponto! Ninguém neste País tem coragem para pôr isso em causa. Quem o fizesse sofreria consequências físicas, se fosse preciso!
Portanto, isto tem de vir por intermédio de instâncias internacionais. O povo português costuma ser muito submisso em relação a tudo o que venha de mão estrangeira. Ou será que o modo absolutamente cabisbaixo e servente como este povo foi aceitando ser enrabado pela troika não chegou e sobrou para nos fazer ver isso?
16 Maio, 2016 at 17:21
Algo que não percebo: não haverá nenhum órgão que não esteja minado? Bolas, sim, são muitos mas também há muitos não benfiquistas. Não há um gajo/gaja que tenha acesso a provas comprometedoras? Seja sobre que equipa for!
É mais um desabafo do que outra coisa qualquer. Vontade de que haja alguém com espinha direita que denuncie, que apresente provas, e que haja ação sobre as mesmas, mas ação a sério! Já sei que não vale de nada apresentar provas, escutas, papéis, que quem está na cadeira assobia para o lado.
Enfim (suspiro).
16 Maio, 2016 at 22:01
Por muito menos – mas muitíssimo menos – do que o que há contra o Benfica foram “dentro” uns “desgraçados” da Oliveirense e do Oriental.
Que tudo tenha partido de uma denúncia da FPF que, por isso, bate no peito orgulhosamente, só me faz pensar que o maior problema de todos é que se trata de uma cambada de mentecaptos a protegerem-se uns aos outros.
16 Maio, 2016 at 16:30
Iuri renovou até 2022 ou 24…depende do pasquim…clausula de 45 passou para 60M
16 Maio, 2016 at 17:32
Esse puto é um craque. Mais um a sair da melhor escola do mundo.
16 Maio, 2016 at 16:45
Isso de subcontratar a comunicação tem muito que se lhe diga…
O Sporting tem de ter um departamento de comunicaÇão, que faça comunicados, que domine as redes sociais, e que coloque uns Pinas de jeito na tv.
16 Maio, 2016 at 17:10
É inacreditavelmente idiota imputar ao Sporting quaisquer erros em campo ou fora. Os ”críticos” de Carvalho e Jesus não passam de gente mole e súbdita da tradição local de coluna vergada e mão estendida, de apologia da mediocridade e do servilismo para com os “potentes” e as maiorias de deslavados que nos poluem a vida pública e os costumes. Não têm olhos para ver a sucessão inacreditável de deslealdades que os merdas praticaram? Começou com um golo limpo na final da Supertaça e acabou ontem com dois penalties perdoados que teriam mudado e muito o andamento da 2ª parte. A história do favelado comedor de ratos do Perú é óbvia no seu aliciamento antes da janela das transferências e não nos devemos ficar pela fornicação da carreira deste porco (que já perdeu Copa América e se jogar, o que é duvidoso, deverá ser o alvo móvel de TODOS os nossos emprestados e apaniguados na Liga).
Prescindam de todos os outros jogos, os nossos e os dos assassinos/traficantes: no derby de Alvalade houve um penalty sobre Slimani feito pelo merdas sueco: daria o empate que lhes tiraria dois pontos e nos daria um. Só isso teria chegado. Também nos roubaram a LC e a TP. Posto isto, enfiem as críticas onde o sol não brilha e vão, também vocês, lamber delicadamente a glande do orelhas mafioso.
É o terceiro título que estes filhos de mil pais nos roubam desde 2005: Paraty já arde no inferno mas em 2014 roubaram-nos 5 ou 6 golos limpos para irem às meias-finais da LE descansados (se traduzirem em pontos esses golos roubados, vejam quem teria acabado em primeiro) e este ano foi o que foi. Também nos roubaram directamente duas eliminatórias da Taça na lixeira, entre as quais uma meia-final. (Neste intervalo de tempo, os andrades roubaram-nos o título de 2007 e uma meia-final da Taça no Ladrão).
Há que exasperar os termos desta guerra: boicote total à imprensa, máxima litigância em todas as sedes institucionais, incluindo as extra-futebolísticas, com ênfase no crime económico que isto representa (na bolsa e nos mercados das apostas e audiovisual). E ainda obstrução e bloqueio sistemático de todas as diligências associativas internas (FPF e Liga), lobbying para a redução do número de clubes, acordo directo com quem transmite os nossos jogos para que sejam em horários convenientes para nós (que se foda a Liga) e que lixem a concorrência (eu jogaria a primeira metade do campeonato sempre à mesma hora que outra nalga e poria os B a jogar na televisão ao mesmo tempo que o 3P) além de uma política de empréstimos semestral com o desígnio de fortalecer os poucos clubes decentes que restam e fazer com que os nossos miúdos tenham mais que uma oportunidade para os lixar. Denúncia permanente de todos os casos desde o primeiro dia e tratamento infernal dos vendidos (não há bilhetes nem lugares na tribuna nem qualquer cortesia para as putas lampiãs nem para quaisquer árbitros corruptos (para estes bandalhos ao serviço da porta 18, uma arrecadação é suficiente para se equiparem). Para os jornalistas, estabelecer uma lista negra e impedir o seu acesso ao estádio. Vale mais pagar todas estas multas do que deixar isto como está e resolvida a merda da Doyen e acabado o pavilhão, é IMPERATIVO acabar com o fosso.
Seria também oportuno desatar já a fazer barulho nacional e internacional sobre a pouca vergonha que é a “selecção” e instruir os nossos jogadores a recusarem-se a alinhar em histórias da carochinha como fotografias com outros fora do campo e apreciações positivas sobre adversários convocados para alimentar as finanças do chulo-mor ou não e verter um rio permanente de águas negras sobre quem controla aquela merda. Começar por exigir JÁ a demissão de santos (ainda antes do Europeu) é urgente.
Quem não aguentar o calor, desapareça.
Os Campeões fomos nós. FIGHT & RESIST
16 Maio, 2016 at 20:44
GOSTO!!!!
há sumo por ai !!!
16 Maio, 2016 at 18:47
Boa tarde.
Alguém pode disponibilizar para fazer download o jogo do GRANDE ontem em Braga?
SL
16 Maio, 2016 at 22:16
Os Sportinguistas não aceitam as congratulações que vieram do presidente do benfica por não virem de quem honra a verdade desportiva. Por mim bardamerda para o vieira e mais os parabéns dele.
16 Maio, 2016 at 22:51
Eu não aceito porque todos sabemos que ele está a gozar o prato e todos sabemos a guerrilha que eles nos fizeram o ano todo…
16 Maio, 2016 at 23:30
Certo.
O problema da guerrilha nem é a guerrilha, é ela não ser feita mano-a-mano uma vez que o carnide usa os poderes do futebol, como o conselho de arbitragem e ainda os lacaios da comunicação social.
As bocas do benfica são muitas vezes enviadas em forma de notícias de jornais e não pelos próprios dirigentes do benfica e isso é a grande trafulhice da comunicação social. Os jornais desportivos são de facto lixo. Não há já jornalismo nenhum lá no que respeita ao futebol – está tudo sujo de baba de lacaio do cocaínas vieira e do frutas da costa.