Chegou finalmente a oportunidade de Francisco Geraldes, que fará a pré-época com a equipa principal, de forma a ser avaliado in loco por Jorge Jesus e a sua equipa técnica.

Só alguém mudo e surdo, que não leia qualquer peça noticiosa, pode ignorar o nome de Francisco Geraldes e aquilo que tem representado nos escalões de formação de Alcochete até se afirmar na equipa B. Capitão de equipa, esteio de todos os escalões, admirado por todos os adeptos e treinadores com quem trabalhou, sempre titular até ao futebol profissional.

O Chico, como muitos o apelidam carinhosamente, é um daqueles sportinguistas que assim nasceu. E por ter crescido de cachecol no pescoço, tem dado tudo pelo leão que carrega no peito. Com 21 anos e 1,75m, Francisco está no clube desde 2003, ano em que completou as suas 8 primaveras. Hoje, é o grande construtor de toda a manobra ofensiva do Sporting, o motor da equipa que a empurra para a frente e o descobridor de espaços com a sua visão de jogo e capacidade de passe. E é mesmo isso que destingue Geraldes e muitos dos médios que saem da formação de Alcochete: a capacidade de inventar espaço, a visão do jogo e a velocidade de acções, para além do conhecimento táctico de grande dimensão (espreita aqui).

Não falamos, ainda assim, de um produto acabado. Chico tem de continuar a interpretar melhor os momentos de jogo, a ter calma com a bola no pé e a superar-se na capacidade de choque, característica que melhorou de forma incrível esta temporada.

Habituado a actuar a 10, posição em vias de extinção e que não existe no actual Sporting, Francisco Geraldes tem tudo à sua disposição para ser o natural substituto de João Mário, que encontrou nos seus movimentos interiores a forma de expressar toda a sua criatividade. Depois dele, segue-se o senhor Rafael Barbosa, ainda mais 10 puro e com um caminho ainda maior a percorrer.

Maduro, sportinguista, habituado a assumir as responsabilidades de capitão, muita muita qualidade e capacidade de fazer golos simplesmente incríveis. Não sabemos se ficará no plantel, se irá rodar para limar as arestas que lhe faltam para a Primeira Liga, ou se vai regressar à equipa B. Para já, o que tem de saber é que estamos todos a torcer por ele e que é uma certeza que vai vingar na equipa principal do Sporting, mais ano menos ano.

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)