Terminada que está a temporada 2015/2016 chegou a altura de coroar individualmente as grandes figuras desta época à moda da NBA…
MVP: João Mário
“João Mago”ou “Pantufas” foi encostado por JJ ao lado direito do meio-campo/ataque e correspondeu na perfeição! Muita classe, nervos de aço, qualidade no passe (11 assistências só Ruiz acabou com mais), dono de um excelente transporte de bola vai-se desviando dos adversários com aparente facilidade e nos grandes jogos foi sempre dos melhores “só” faltou aparecer melhor na finalização. Adrien e Slimani por esta ordem completam o pódio; Ruiz e Patrício o top 5.
Jogador defensivo do ano: Rui Patrício
Deixou de ser o capitão mas não deixou de liderar a defesa… Peça fundamental na melhor defesa da Liga, o Marrazes fartou-se de fazer defesa de alto nível, muitas vezes passam despercebidas, mas são muito importantes e merecem ser comemoradas como o são em Alvalade. Ficou-me na retina o jogo com o Marítimo nos Barreiros onde foi decisivo (sim a equipa do Marítimo sabe rematar à baliza!). Paulo Oliveira e Coates também estiveram muito bem como patrões da defesa na primeira e segunda volta e Naldo fez a melhor exibição que vi um central do Sporting fazer nos tempos recentes no Clássico em Alvalade.
“Rookie”: Gelson Martins
JJ disse em setembro que dos “miúdos” com quem trabalhou foi em Gelson que mais talento sentiu e na época de estreia o extremo não desiludiu e superou nomes como Ronaldo e Nani, em jogos e golos, comparando as primeiras épocas na equipa principal. Terminou a época em grande forma. Matheus Pereira também esteve em destaque especialmente na Liga Europa e foi titular no Clássico em Alvalade.
Jogador que mais evoluiu: Adrien Silva
Início de época sem William gerou alguma preocupação mas Adrien conseguia estar em todo o o lado… O capitão comandou o meio-campo esta época e mostrou ser o motor da equipa: regularidade impressionante, momentos de magia, a raça do costume, meia-distância tivémos um bocadinho de tudo naquela que foi certamente a sua melhor época. Slimani também teve uma evolução brutal!
Melhor suplente/12º jogador: Gelson Martins
Se a ideia era agitar o jogo através do banco Gelson era na maior parte das vezes a solução e por diversas vezes correspondeu acabando a época com 7 golos e 3 assistências (para o campeonato os 4 golos marcados foram em Alvalade). Aquilani também foi um jogador importante para gerir o meio-campo.
Melhor contratação: Brian Ruiz
A forma como tira os adversários da frente em “slow motion” é incrível, a somar há ainda os cruzamentos perfeitos (Slimani agradece), qualidade de passe, visão de jogo e a tranquilidade com que joga. Muita classe do costa-riquenho e um privilégio termos um craque destes em Alvalade…
Treinador do ano: Jorge Jesus
Uma Supertaça, máximo de pontos obtidos pelo Sporting, melhor defesa do campeonato, excelente futebol, luta até à última jornada, superioridade clara sobre os rivais nos grandes jogos, evolução da equipa e dos jogadores ( faltou meter o William a jogar o dobro), etc, afastamento da Champions e Taça nas condições que se viram…para ser perfeito era ganhar mais um jogo ou empatar no derby.
Melhor jogo
Sporting 3-2 braga
ESCRITO POR Illuminator
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam (esta semana existiram pratos de sobra, por isso estão a ser servidos hoje). Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
25 Maio, 2016 at 22:27
Muito bem mas nao sei se o ruiz nao merece ser o MVP do ano.
Acho que fez um pouco mais (conseguiu ser mais regular) que o Joao Mario.
Ruiz, Pantufas e Adrien sao o meu top 3
25 Maio, 2016 at 22:29
Totalmente de acordo com os prémios, menos o de MVP. Esse tem de ir para Islam Slimani.
25 Maio, 2016 at 22:42
Patrício cada vez mais seguro e isso passa naturalmente para o resto da defesa.
Encheram-me as medidas o Coates, JM, Ruiz e Sli.
Adrien/William, o motor e o cérebro… talvez o F. Santos tenha inteligência…
Semedo foi a surpresa.
Futuro? Gelson.
Para o ano, curioso para ver Iuri, Palhinha, Podence e Matheus. Vamos ver como encaixam, se vão ser emprestados (tal como penso que vá acontecer a Gauld e Xico).
E a bola que não rola… custa tanto…
25 Maio, 2016 at 22:52
Curiosamente eu trocava o MVP pelo que mais evoluiu….Para mim o MVP foi o Adrien e o que mais evoluiu foi o João Mário! Mas isso sou eu que sou um Adrien addicted à muito tempo…mas também está bem assim! De resto subscrevo integralmente!
26 Maio, 2016 at 11:15
Foi precisamente o mesmo que pensei. Assino por baixo sem mudar nada
26 Maio, 2016 at 17:27
+1
SAUDAÇŌES LEONINAS
25 Maio, 2016 at 22:56
Para ver e rever. Todos os golos do Sporting em 2015/2016.
https://www.youtube.com/watch?v=SucTJA2sCoo
25 Maio, 2016 at 23:33
Mas rica coisa…
para ver antes de ir dormir…!!|
Obrigadissimo…!!
Abr e SL
25 Maio, 2016 at 23:46
convém o Adrien ir experimentando o outro lado da baliza porque atira quase sempre para o mesmo lado…
nos penalties.
26 Maio, 2016 at 0:10
Velhinha história do Paulo Torres quando o treinador lhe pediu para mudar de lado no penalty porque o guarda redes o conhecia…
“Mister, ele sabe para onde vai a bola mas também sabe que entra de certeza.”
🙂
26 Maio, 2016 at 14:28
Bem marcado ninguém a apanha.
Não há segredos.
É apenas isso.
E esta provado física científica mente
26 Maio, 2016 at 8:59
O GR vai estar sempre naquela: “é hoje que ele vai mudar, vou arriscar”.
Adrien é gajo para bater à Panenka.
25 Maio, 2016 at 22:59
Slimani foi o melhor. Já era uma fera, mas este ano com Jesus virou um bicho. Intratável. Massacrou todas as defesas que apanhou pela frente no campeonato.
Parecia um leão a atacar zebras no geographic.
25 Maio, 2016 at 23:02
Eu não vejo diferenças no Adrien.
O homem parece uma máquina 🙂
25 Maio, 2016 at 23:06
Só trocava o MVP (também pelo Sli). De resto está perfeito 😉
25 Maio, 2016 at 23:06
Patricio
Joao Mario
Adrien
Ruiz
Slimani
sem ordem específica
25 Maio, 2016 at 23:27
Boas noites, Caros Tasqueiros.
Na minha opinião:
MVP: Slimani
Fartou-se de lutar e de marcar golos.
Principal arma contra os adversários, não desiludiu (pelo contrário!)
Jogador defensivo do ano: Coates.
Patrão “silencioso” da defesa.
“Rookie”: Gelson Martins
Escolhido por defeito, atendendo a que mais nenhum se perfilou…
Jogador que mais evoluiu: Slimani.
O futebol mais ofensivo que apresentamos esta época deu nisso….
Melhor suplente/12º jogador: Montero.
Decidiu jogos.
Melhor contratação: Brian Ruiz
Fez uma excelente época.
SL
26 Maio, 2016 at 9:14
“Melhor suplente/12º jogador: Montero.
Decidiu jogos.”
Ahah! Sempre a meter carvão! Treinador do Ano, Marco Silva?
26 Maio, 2016 at 9:15
Vichy.
26 Maio, 2016 at 13:05
há aqui 3 cromos ditos leões… que me irritam de que maneira
26 Maio, 2016 at 15:29
Caríssimos,
Atendendo a que o Caro Cherba (post do mesmo infra) escolheu o mesmíssimo jogador para “Melhor suplente/12º jogador”, fico a aguardar vossos prezados comentários ao “carvão” do Dono da Tasca.
Só para aferir da… coerência… dos Caros Tasqueiros.
SL
26 Maio, 2016 at 16:25
A única coerência que encontro nos comentários do Livramento são a do menosprezo daquilo que é feito por esta Direcção, ou melhor, da subtil tentativa de, por entre elogio àquilo que só um louco poderia não aprovar, mandar a bicada (aqui bicada vem mesmo a propósito) pasquineira à mesma Direcção, batendo numa tecla gasta que, se no início alguns ainda tinham dúvidas, mais tarde só desonestamente se pode concluir como erro: a tecla do Montero è em tudo semelhante à do Sonso Silva.
Absurdamente quer comparar-se ao nosso Tasqueiro, esquecendo-se que até um relógio parado está certo duas vezes por dia. O dono desta casa já deu centenas de provas que a sua agenda é o Sporting Clube de Portugal e o fight&resist o mote para a sua maneira de estar dentro deste mundo; a sua opinião é, para mim, neste caso, diferente da minha – ou talvez não.
A escolha do Livramento, por seu lado, é a previsível de quem quer reabrir uma ferida, ferida essa que nem sei se existiu mas que se tentou criar. Se não fosse o histórico das suas opiniões, seria uma opinião como outra qualquer mas vendo num todo, sempre com ar de ponderado e de quem não dá carta branca a esta Direcção ou outra (será isto?), já se sabe ao que vem.
Aliás, das dezenas de vezes que li os seus comentários, penso que apenas no fim do último jogo com o braga encontrei um seu que fosse positivo. Nada mau!
26 Maio, 2016 at 16:39
😉
26 Maio, 2016 at 17:45
Até podem discordar do homem várias vezes,mas neste caso até concordo com ele,é alguma mentira que o Montero resolveu uns jogos vindo do banco?e o Jesus já explicou muito bem o porquê do Montero ter ido para a China,não vejo qualquer tipo de problema no que o Livramento disse.
26 Maio, 2016 at 18:22
Caro Panta-Leão,
O que escreve permite-me concluir que INDEPENDENTEMENTE do que eu possa dizer, o meu alegado “histórico de críticas” fará o Caro Panta-Leão presumir que estarei mais uma vez a criticar… Mesmo que o que eu possa dizer seja verdade!
Convenhamos que é um preconceito que não só não é saudável (nenhum preconceito o é) como é, mesmo, injusto (já lá irei).
“Melhor suplente/12º jogador: Montero.
Decidiu jogos.”
Factos: o Montero marcou os golos da vitória do SCP contra o Nacional (1-0) e Académica (3-2). Marcou ainda o 2-2 contra o Braga (que o SCP viria a vencer por 3-2).
Isto não é decidir jogos?
Em abono da verdade, o único “concorrente” para este galardão seria o Gelson Martins. Apenas achei que há 4, 5 pontos no campeonato que tiveram grande contributo do mesmo.
Quanto às minhas alegadas “críticas à Direcção”: as mesmas prendem-se, na sua gigantesca maioria, com a política de comunicação do Clube. No que, aliás, sou acompanhado por muitos Caros Tasqueiros. Fora a questão comunicacional, raras vezes critiquei a Direcção (até porque raras vezes terá feito algo de criticável)…
Quanto à questão Marco Silva, só para relembrar que critiquei o mesmo abundantemente durante a época passada; defendi que deveria ser despedido caso não lograsse vencer a Taça de Portugal (já agora, o Montero também aqui foi instrumental! 😉 ); apenas achei que o seu processo de… chamemos-lhe… “substituição”… não foi bem tratado.
Em relação ao Montero (jogador do qual nem sou grande partidário e do qual, aliás, sempre defendi que deveria estar no banco por preferir o Slimani e achar que não joga como “segundo avançado”), só achei estranha a sua venda pelo avançado que fomos buscar para o substituir… Certamente também concordará comigo quando digo que o Barcos pouco ou nada mostrou…
Por isso, Caro Panta-Leão, acho que deve ter lido uma ou outra coisa mais agressiva que escrevi e toma “as árvores pela floresta”…
SL
25 Maio, 2016 at 23:35
Então o presidente do COP está atrapalhado com a possibilidade de os jogadores do Sporting que vão estar no europeu…não irem ao Brasil…?
Mas então…porque não levam “as joias do seixal”…??
SL
25 Maio, 2016 at 23:45
Para mim MVP este ano foi o Adrien. É o que faz a equipa ressentir-se mais da sua ausência. O motor. O pulmão.
O que me entusiasma mais é Ruiz. É poesia. Perfume sul-americano.
O Pantufas é uma espécie de mistura dos dois. E o meu jogador preferido.
25 Maio, 2016 at 23:50
o golo do Sli na amoreira é do catano…
que maravilha.
este ano temos golos realmente muito bons.
26 Maio, 2016 at 8:18
Bom dia Tasca!
Só para agradecer os parabens q recebi ontem.
Abraço, RugidoVerde
26 Maio, 2016 at 9:03
OFF:
Gag, como é? Parceria com o Marcelo?
Olha a qualidade do puto:
http://sportingbrasil.net/calendario-sabado-e-domingo/
26 Maio, 2016 at 9:40
MVP
A escolha não é fácil, mas quer-me parecer que, se pensarmos nos jogos feitos a nível elevado, o prémio seria melhor atribuído ao Adrien ou ao Slimani.
Jogador defensivo do ano
Sim, o Rui. Aliás, o facto de estar entre os MVP diz tudo
“Rookie”
Sim, o Gelson Martins.
Jogador que mais evoluiu
Eu colocaria aqui um de três nomes: Slimani, Ruben Semedo e João Mário.
Melhor suplente/12º jogador
Não tenho a estatística comigo, mas tenho quase a certeza que o Montero, mesmo tendo saído, consegue os melhores números para quem vem do banco.
Melhor contratação
Sim, Brian Ruiz. Com Coates logo a seguir.
Treinador do ano
E se o Nuno limpar tudo no futsal? Mas, sim, futebolísticamente estamos a falar do melhor Sporting de sempre.
Melhor jogo
Sporting 3-2 braga foi o jogo mais emocionante disputado em nossa casa, mas se formos pela performance da equipa fizemos grandes jogos na luz, na recepção ao fcp, na primeira mão da pré da champions, na última jornada, em braga…
26 Maio, 2016 at 10:24
Outra revelação, pelo menos para mim, foi o Naldo.
Forte na marcação, rápido e muito ágil, secou o jonas na luz como se fosse um júnior. Foi um achado e será um desperdício se sair.
26 Maio, 2016 at 10:33
OFF:
Quem quiser pode acompanhar o Sousa em Roland Garros, aqui:
http://ifirstrowpt.eu/watch/439630/1/watch-sousa-vs-gulbis,-court-17.html
26 Maio, 2016 at 10:56
O meu Top 7 são Bruno de Carvalho, JJ, Adrien, Slimani, JMário, Patrício e … Katarina Larsson
26 Maio, 2016 at 11:48
«“Sporting success generates value for any club, providing it is properly managed.»
Sucesso desportivo é daí que vem o cash. Juram?
http://www.cityam.com/241915/manchester-united-named-most-valuable-club-in-the-world-but-must-win-trophies-with-jose-mourinho-to-stay-at-the-top
Incrível a quantidade de clubes de treta que estão à nossa frente.
26 Maio, 2016 at 13:29
Desilusão: Mané,esperava-se muito mais. Acho que o Gelson lhe está a roubaro lugar e a motivação.
26 Maio, 2016 at 23:10
Não considero o Mané uma desilusão…nas poucas oportunidades que teve esteve bem (o problema é que foram poucas); não esquecer também que esteve muito tempo lesionado.
Desilusão foi por exemplo o William (talvez por ter também as expectativas muito elevadas) ou o Teo (apesar de uma reta final de campeonato muito boa).
26 Maio, 2016 at 14:27
Não consigo atribuir nenhum prémio….
Talvez o prémio surpresa para o Semedo….
Ninguém acreditaria que acabaria a época titular
26 Maio, 2016 at 16:03
Então agora como “prémio” de ter dado +2 haramizes,perdão pontos ao slbosta b , o farense quer manter-se na 2a liga através do “jogo duplo”???
Ahahah, tenho de mudar os ensinamentos aos miudos e dizer-lhes que afinal o crime compensa, só nos filmes é que não…
Países evoluídos é o que está a dar… Viva a droga, caralho… Viva a corrupção, conho… Viva esta republica das bananas, com sede ali para os lados do Colombo…
Disfarçar??? Para quê?? Mandamos nesta merda toda e só têem de comer e calar… Se o puorto era uma naçoen o vinhofica é uma galáxia… Em vez de Via Láctea passa a ser a Via Coca-sem-Cola…
26 Maio, 2016 at 23:21
Faltou a referência ao Montero…mas mesmo assim mantenho que o Gelson foi melhor apesar de não ter sido tão decisivo e até começou logo na primeira jornada! Aliás Tondela x2, Braga e Moreirense entrou sempre muito bem.
PS: E como ninguém referiu o 5-0 ao Setúbal também foi “muita bom” 😀