A época já terminou para os crescidos mas não para os jovens da nossa Academia, que ainda disputam os títulos em que estão inseridos e prometem dar luta até ao último suspiro para serem campeões nacionais do seu escalão.
Em pouco tempo tudo estará definido e todos esperamos que os títulos fiquem em Alcochete.
Juvenis
Uma jornada ingrata para a nossa equipa naquele que foi o jogo inaugural do apuramento de campeão. Contra o FC Porto, no Olival, estivemos a perder por 3-1 no princípio do segundo tempo, com menos um jogador desde os 21 minutos. Os rapazes fizeram uma recuperação fantástica e conseguiram o empate por 3-3 com golos de Daniel Bragança, João Oliveira e Elves Baldé. Foi na compensação, já com 10 para 10, que o azar bateu à porta e permitimos que o Porto se recolocasse na vantagem do jogo até final. Guarda-redes mal batido e falha da defesa ditaram um resultado injusto e que castigou muito a juventude da nossa equipa.
Agora, é ganhar os jogos todos que nos faltam, temos equipa para isso, e aguardar que Porto, Benfica e Braga se vão anulando nos encontros que se defrontam. Parece-me, ainda assim, que o Braga estará mais ou menos foram desta luta, e o Benfica chamou os devidos reforços à equipa de juniores, para tentar levar o título para casa.
Próximo jogo será a 5 de Junho, em Alcochete, frente à melhor formação do Mundo, do Dubai e da Baviera.
Juniores
Surpreendentemente, os nossos juniores não baixam os braços e vão dar luta até ao último fôlego, já esta semana.
Estamos a apenas um ponto do Porto, que recebe um Belenenses que ainda não caiu frente aos grandes, e prontos para tentar de tudo para ganhar este campeonato no embate contra a Académica. Esta semana, alguma infelicidade na finalização, impediu-nos de ir para a frente do campeonato e aproveitar o deslize dos dragões. O empate sem golos no Restelo foi ingrato, mas obriga a que a concentração esteja em alta já no próximo jogo.
O Porto tem em mãos, de facto, uma belíssima geração de talentos e bons treinadores, que têm incutido um espírito vitorioso nas camadas jovens e equipa B. A nossa equipa poderá não ser tão forte individualmente, mas tem superado todas as críticas e dificuldades que tanto se adivinhavam e que tantos queriam apregoar no princípio da temporada.
Mais importante que ganhar o campeonato de juniores é saber que, ao contrário do que se quer constantemente passar, aquela equipa tem muitos valores que podem chegar à equipa principal e que poderão dar cartas na Primeira Liga.
Essa deve ser a nossa preocupação enquanto clube formador, e não a quantidade de taças que vamos acumulando, apesar das mesmas saberem muito bem. Para além disso, o Sporting tem 5 títulos neste escalão nos últimos 10 anos. Se vencer este ano passarão a 6 campeonatos nos últimos 10, a melhor década da história do clube. Queremos mesmo acreditar que está a surgir uma nova era na formação de jovens?
Por fim, destaco ainda Gonçalo Tavares, capitão da equipa de juniores do Belenenses que fez a sua formação na nossa casa. O jovem lateral já foi promovido à equipa principal do Restelo, com contrato profissional, e é um valor a estar atento.
*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)
31 Maio, 2016 at 10:26
Não podemos ser sempre campeões mas, podemos ser sempre melhores e sermos sempre “OS MELHORES”. Sabemos, “por um saber de experiências feito”, que sermos os melhores não é condição sine qua non de sermos os primeiros mas, é uma condição essencial para o virmos a ser. O mérito anda ausente dos campeonatos nos diversos escalõe e quanto mais próximos se encontrem dos Seniores A mais afastado anda o mérito, enquanto critério de vitória.
Sabemos que o futebol é um jogo, não uma luta de gladiadores mas, se puserem na arena CR7 para enfrentar um miúra desembolado, quem sairá vivo da arena?
Aquilo que define o jogo é a álea, ou a sorte e o azar, como alguns lhe chamam. Esse factor já constitui em si-mesmo uma condição da esporádica vitória de David sobre Golias e é efectivamente uma das regras universalmente aceite e aquela que “salga” o jogo e define a indeterminabilidade do seu desfecho, até ao último segundo.
A inversão da álea é aquilo contra o que o Sporting combate há longos anos. No futebol Português, há 40 anos que não existe o factor aleatório no jogo “jogado”. Nesse jogo a álea tem vindo a ser substituída pela manipulação de árbitros, e organismos que tutelam o futebol. O jogo sujo andou colado às mãos de Pinto da Costa durante 30 anos e está agora na sujas mãos de Vieira, desde há 10 anos. O Jogo da Mentira sobrepôs-se ao jogo de verdade.
Por isso, se obtivermos uma vitória este ano no campeonato de juniores é mais uma vitória sobre um dos vários campeonatos da mentira que pululam neste pobre País.
Os campeonatos das primeiras e segundas divisões, o de juniores, o Futsal, o Hóquei, o Andebol e sabe-se lá mais o quê.
Parabéns aos Juniores porque se não ganharem à mentira, têm o mérito de ser os melhores.
31 Maio, 2016 at 11:15
Off Topic: deixo-vos aqui um artigo de leitura obrigatória. Este artigo foi escrito pelo Nuno Lapa no Forum Sporting e foi partilhado no Blog Tu Vais Vencer.
http://www.tuvaisvencer.pt/quanto-vale-uma-central-de-comunicacao/
31 Maio, 2016 at 14:44
Grande texto e já partilhado!
31 Maio, 2016 at 11:20
Pergunta: a formacao do SL continua entupida de catanados? Era assim que eles ganhavam em finais da década transacta…
31 Maio, 2016 at 11:34
Fiquei danado com a derrota dos nossos juvenis. Este putedo em juvenis é composto por inúmeros internacionais que se sagraram recentemente campeões da europa em Sub 17. Essencialmente na defesa. No entanto, foi preciso o boi do apito inclinar o campo para que estes dragõezinhos pudessem vergar o nosso Sporting.
Já agora, pelos vistos o juvenil Diogo Brás, assinou contrato profissional com o SCP. Contrato esse que foi intermediado pela GestiChula.
31 Maio, 2016 at 11:35
Em júniores estamos a bater-nos até ao fim. Acredito que ainda possamos conquistar o título de campeão nacional. Força Leões!!!!!!
31 Maio, 2016 at 13:12
Não vai ser fácil ao porto vencer o belenenses…
Da nossa parte, é ganhar á académica e esperar por um empate.
31 Maio, 2016 at 11:59
Mesmo nas camadas de formação há falhas de concentração que no meu prisma não são desculpáveis….estou a falar do 1º golo do Porto e do último.
O jogador Tomás teve uma desconcentração fatal que deu origem ao 4º golo do Porto.Uma perda de bola estúpida no meio campo foi o princípio da derrota.Depois o guarda-redes fez o resto !…
Assim não dá,como não dá nos juniores , ter de vencer o Belenenses,por muito respeito que se tenha, e empatar. Depois perdem-se campeonatos.
31 Maio, 2016 at 14:03
Não esquecendo que quando defrontámos o benfas, o porto ganhou a académica no ultimo lance do jogo, num lance que deixa muitas duvidas (duvido que a bola tenha ultrapassado a linha de golo). Com isso, ficaram á nossa frente.
Não costumo ver estes jogos dos escaloes inferiores, mas sempre que vejo assisto a coisas invriveis, falando de erbitragens….a expulsão do nosso jogador contra o porto é um caso desses. Sendo um jogo de juvenis, não seria melhor aos árbitros terem uma atitude mais pedagógica em vez de quererem ser protagonistas?! E a atitude do capitão do porto demonstra a falta de desportivismo que, pelos vistos, começa bem cedo.
31 Maio, 2016 at 11:50
Já só dá para 362 nomes no mural da Missão Pavilhão!!!
Tá mesmo acabar pessoal !!
https://missaopavilhao.pt
31 Maio, 2016 at 11:52
361 !…ehehehehehehe muito satisfeito por contribuir para o nosso clube.
31 Maio, 2016 at 11:53
Já não posso dizer que estou satisfeito com o trabalho das equipas de formação.Para não levar um cartão vermelho vou-me calar !….ehehehehehehe
31 Maio, 2016 at 12:00
Não sei o que se passa dentro da Academia, pelo que não posso dizer se tou insatisfeita ou não.
Mas sei que somos um grande clube a integrar a formação na equipa principal, isso no fim é o mais importante.
31 Maio, 2016 at 12:19
Também seria importante fazer algum dinheiro com os jogadores da formação que, por diversas razões, não chegam à equipa A. E são muitos.
31 Maio, 2016 at 12:32
importante mesmo era recuperar jogadores da formação que foram saíndo à toa. Tipo o Ié, João Carlos Teixeira ou até Miguel Veloso.
Alguém sabe do Agostinho Cá?
31 Maio, 2016 at 12:47
O Agostinho está no villareal b
31 Maio, 2016 at 14:20
nenhum dos mencionados tem qualidade para estar, sequer, no banco do actual SCP.
31 Maio, 2016 at 14:55
Não concordo nada… Pelo menos o João Carlos e o Miguel seriam belas opções.
31 Maio, 2016 at 12:18
Como é que perdemos um lateral para o belenenses?!
Ainda por cima não é das posições donde tem saído grandes pérolas.
E este parece ser bom já que vai integrar o plantel senior.
31 Maio, 2016 at 12:22
Nos escalões jovens é muito difícil ter certezas absolutas relativas à qualidade do jogador. Situaçoes de desperdício acontecem sempre, em qualquer academia do mundo.
31 Maio, 2016 at 12:29
O Belenenses ofereceu logo um contrato profissional e o jogador aceitou. No Sporting não jogava sempre, ali já está a caminho da equipa principal.
Se for bom, é recuperar 🙂
31 Maio, 2016 at 15:50
como lateral esquerdo não me parece…
como médio esquerdo já acho melhor.
31 Maio, 2016 at 15:51
Estão a falar do Filipe Cascão?
31 Maio, 2016 at 12:34
Liverpool midfielder Joao Carlos Teixeira will not be signing a new contract with the club when his current deal expires at the end of June, per the Liverpool Echo.
The 23-year-old Portuguese found playing time limited under Jurgen Klopp during the season, and doesn’t expect things to change, as the club should be pushing for more midfield talent in the weeks to come.
If you know what I mean..
31 Maio, 2016 at 13:21
Ele que continue a vidinha dele lá por fora, quer dizer quando são jovens querem é sair para fazer dinheiro, depois quando se vêm apertados e não jogam é que voltavam!?
Não, o Sporting não é a santa casa da misericordiosa, tivesse ficado cá, agora já vem tarde.
Para alem de que estamos a dar a mensagem errada aos nossos jovens, que podem sair que daqui a uns anos se não resultar voltam que estão perdoados…
O único desses que gostaria de ver de volta ao Sporting é o Miguel Veloso, o resto são só um bando de mal agradecidos.
31 Maio, 2016 at 14:06
Gostam de saltar Etapas., como é o caso do Vinagre(Mónaco, ex-Academia SCP?!
31 Maio, 2016 at 16:16
Percebo o ponto de vista, mas também o do jogador que sonha chegar a um grande da melhor liga do mundo.
Não saiu a mal, o Sporting aceitou vendê-lo por uma quantia ridícula.
E o mesmo se passou com Ie e Agostinho…
31 Maio, 2016 at 15:23
Nem um se deu bem!
Nenhum que sai cedo demais, isto é sem se afirmar no 11 do SCP (pelo menos uma época inteira) chegou ao potencial previsto.
Excepção, Ronaldo . But that’s why he is who he his!
Que com certeza iria ser indiscutível nessa época com 18 anitos…
Ilory, este João, o bruma, os que foram para Barcelona, houve um que foi para Itália não me lembro quem é onde…
Enfim, com tanto exemplo, ainda não aprenderam?!??
31 Maio, 2016 at 15:44
O Zé Turbo 😀
31 Maio, 2016 at 16:01
mesmo assim… se bem me lembro, andou a anhar um ano no MU
31 Maio, 2016 at 12:37
A equipa de juvenis do Sporting é uma grande equipa e com muitos e bons valores. Há jogadores neste escalão que deviam ter sido convocados para a respetiva seleção, mas que o não foram, como é o caso de João Oliveira, defesa direito, cuja evolução futura, o poderá levar a patamares elevados.
31 Maio, 2016 at 14:05
E porque o feito é demasiado importante para ser vivido apenas no Domingo e Segunda na chegada ao aeroporto, aqui fica um apanhado das campeãs !
http://grandeartistaegoleador.blogs.sapo.pt/as-fotos-as-imagens-e-as-reaccoes-a-419253
Quero realçar o ultimo video da Sporting TV que faz um apanhado de 30 minutos com a entrevista ao nosso director técnico de atletismo.
31 Maio, 2016 at 14:19
OFF
Quando nos pasquins se fala em Eduardo para o nosso clube, pessoalmente preferia ver regressar este sportinguista
http://desporto.sapo.pt/futebol/liga_espanhola/artigo/2016/05/31/guarda-redes-beto-triste-com-a-despedida-do-sevilha-mas-feliz-com-as-conquistas
31 Maio, 2016 at 14:23
Adoro esta equipa de Juvenis… e não vejo nada de especial na de Juniores.
Isto pode ser contraditório, pq a de Juniores poderia perfeitamente depender apenas de si para ser campeã e a de Juvenis entrou mal num jogo atípico.
Nos Juniores vamos esperar que o Belenenses não perca com o Porto, nós faremos o nosso papel. Nos Juvenis, acho que vamos ser campeões.
Em relação aos nossos jovens, realço que a nossa academia precisa de melhorias nas instalações, mas acima de tudo mais 2 relvados. É tramado treinar em sintético e depois jogar em relvados.
Espero que seja um dos próximos passos da direção e já ouvi vários rumores neste sentido (com lab incluído).
31 Maio, 2016 at 14:37
vamos ter um cubo? Isso é que era uma melhoria enorme, para podermos ganhar prémios no Dubai 😀
31 Maio, 2016 at 15:15
Não, vamos ter um poliedro.
31 Maio, 2016 at 15:33
De quantos lados!?
31 Maio, 2016 at 15:47
nós temos jogadores de rua… não precisamos de matrix.
31 Maio, 2016 at 15:46
o belém tem feito um excelente campeonato e esperamos que mantenha o registo no olival…
pela nossa parte é vencer o último jogo e aguardar.