Com a convocatória de Fernando Santos, cresce em Portugal a pergunta de quem será o meio-campo escolhido para ser titular pela equipa das quinas. Apostar nas rotinas criadas entre Adrien, William e João Mário, que actuam num 4x4x2 juntos, ou colocar em campo a experiência e combatividade de João Moutinho?
Se dúvidas existiam, até no coração dos mais faccioso amante de Moutinho, o jogo frente à Noruega prova que, com Adrien em campo, tudo fica muito mais fácil de resolver.
Confesso que é com orgulho que vejo estes três chegarem à selecção portuguesa, disputarem os lugares titulares e voltar a estar no centro da discussão. A qualidade que mostraram ao longo destes últimos anos tem sido tanta, que é impossível negar que são alguns dos melhores jogadores portugueses em actividade, e jogam no Sporting, todos juntos.
Estará sempre associado ao ressurgimento do Sporting a presença destes três homens, que vimos chegarem como simples miúdos. O “nosso” meio-campo, aquele que desejávamos quando falávamos de formação, carregado de referências, qualidade e com prata da casa, é agora uma realidade. Os três estarolas, os três violas ou os três pianos. Escolham o instrumento musical, porque João Mário, William Carvalho e Adrien Silva ficarão na história do Sporting e serão alguns dos jogadores que recordaremos entre saudades, quando falarmos de jogadores e equipas que nos marcaram.
Pelo verdadeiro Sportinguismo, pelo facto de serem uma inspiração para os mais novos, porque se complementarem de forma quase perfeita, dando o artista Ruiz aquela pitada de magia que às vezes falta, “Os Três” permitiram que o futebol do Sporting crescesse a níveis que muitos consideravam impossíveis há apenas uns anos. Deram outra dimensão, outra intensidade e muita qualidade na hora de entrar em campo. São admirados por colegas, adeptos e treinadores, que seja em que contexto for percebem que existe naqueles três jogadores uma enorme vontade de fazer as coisas bem.
É um orgulho, confesso, ter um meio-campo inteiramente formado em Alcochete, com os valores que um dia projectámos num Sporting ideal. Desejo que fiquem muitos anos, que fiquem sempre, mas sei que chegará um dia em que os nossos Três serão separados, em contextos completamente diferentes. Nessa altura, saibamos todos agradecer o tanto que deram a este clube e apoiemos onde quer que eles estejam.
Por cá, tentemos ao máximo reproduzir este modelo, que tantos resultados tem dado. Existem outros médios, desejantes de merecer uma oportunidade e com qualidade para vingar na equipa principal do Sporting. Quem sabe, daqui a uns anos, não estaremos a falar do quarteto Iuri, Podence, Francisco Geraldes e Palhinha, com o mesmo orgulho e comoção.
Para já, aproveitar o pouco tempo que nos resta para observar os nosso Três juntos, rezar para que Fernando Santos veja o que todos a gente já viu e tenha coragem de executar e agradecer a William, Adrien e João Mário a constante superação e sportinguismo que nos mostram.
*às quintas, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
2 Junho, 2016 at 12:10
Na seleção:
Seja o Santos inteligente e joga com os 3. Junta lá o Moutinho (que se arrasta) ou o Rafa (que desiquilibra, embora pouco constante), ou até o Quaresma (indo o JM para o meio).
Tem as rotinas e ainda tem o Danilo para qd o William precisar de descansar.
No Sporting:
Penso que JM sai e William fica. Adrien nem é assunto. O capitão.
2 Junho, 2016 at 13:33
JM sai se entrarem 60M€…
2 Junho, 2016 at 15:49
O negócio será sempre feito, juntamente com Slimani.
Mas.. JJ ficar tb pode fazer com que saia apenas um…
2 Junho, 2016 at 12:11
A vaca sagrada, vulgo Montinho, neste momento não tem lugar na seleção..
2 Junho, 2016 at 12:13
explica isso à McDonald’s
2 Junho, 2016 at 14:11
Interesses na selecção?!? Não posso crer…nunca tal me tinha passado pela cabeça…….NOT!!!
2 Junho, 2016 at 12:13
O fernando santos não vai colocar os três no meio campo.
Para isso bastou ver o jogo da Noruega. Preferiu entrar com o montinho e foi a merda que se viu. O montinho não tem andamento (fruto da lesão que o obrigou a parar algum tempo) e mesmo assim o fernando santos preferiu lançá-lo no 11.
É óbvio para qualquer um que William-Adrien-João Mário são um trio muito mais forte do que com o montinho.
Além disto, não sei se ouviram, o fernando santos na flash ainda disse que haviam jogadores fora de forma, como o montinho, como que dando uma desculpa para a diferença abismal entre o rendimento dele comparando com o Adrien e perspetivando a manutenção no 11 do montinho.
fernando, se estás a ler, deixa-te de merdas e mete o melhor meio campo da seleção a jogar…
2 Junho, 2016 at 12:15
Para mim o quarteto do meio campo seria
—Nani——————Adrien—————–JM—
—————————-William————————
Com o Rafa/Quaresma a fazer companhia ao CR7 na frente.
Mas isto sou eu que não sou selecionador.
2 Junho, 2016 at 12:27
Like it!
E na defesa eu metia:
Rui
Guerreiro Pepe Semedo Cedric.
Foda-se, o Semedo não foi…
2 Junho, 2016 at 15:09
acredita! lar de terceira idade recomenda-se. Já foram bons centrais, hoje, só pelo cv…
estes centrais da selecção são muito presos de rins…
o Semedo encaixava que nem uma luva, mas o empresário não é o cabrão do Mendes…
2 Junho, 2016 at 15:50
Semede tb apenas fez a segunda metade da época…
Espera. Porra… o Renato tb.
2 Junho, 2016 at 17:54
…e a primeira metade em Setúbal, e viu-se quando saiu como ficou a defesa…
é so uma questão de empresário e de clube…
:p
2 Junho, 2016 at 12:17
O melhor meio campo seria:
À direita João Mário, ao centro William e Adrien e à esquerda Nani.
J. Moutinho, após a época que fez só pode jogar por teimosia de Fernando Santos.
Logo gostava de ver:
Rui Patrício
Cédric, José Fontes e R. Carvalho, Raphael G.
João Mário, William Adrien e Nani
Quaresma e Éder
Mas vamos ver Vieirinha e Eliseu, mais Danilo ao centro e Rafa na frente
SL
2 Junho, 2016 at 12:23
A minha seleccao ‘e o Sporting, o resto nao me interessa. Nao passa duma equipa onde nao jogam os melhores mas jogam aqueles que interessa para proteger interesses da mafia do costume.
Orgulho imenso nesses 3 e em ve-los representar o meu clube mas a seleccao nao me diz nada.
2 Junho, 2016 at 12:26
Já todos percebemos, pelo mundial há dois anos, que há quem mexa cordelinhos na escolha do seleccionadores para que as opções não sejam, digamos assim, as mais coerentes no que diz respeito à forma dos jogadores.
E, pelo europeu de sub-21 há um ano, que a imprensa – e depois a opinião pública do estado lampiónico – diz “Portugal” se quem resolver for do Sporting e nomeia o jogador se a coisa der raia e puder culpar sem pejo um dos nossos.
Porque é que este ano havia de ser diferente? Não tenho expectativas. Só curiosidade.
2 Junho, 2016 at 12:30
JJ vai fazer os comentários ao jogo de logo…
2 Junho, 2016 at 12:32
Iso vai seir engraçade entam! 🙂
2 Junho, 2016 at 12:33
Pois é com muito orgulho sportinguista que vejo este “Terceto de Cordas” com a possilidade (que F Santos não vai ter a coragem deblges dar) de marcar o ritmo e a música da nossa alegria no Euro.
SL
2 Junho, 2016 at 13:19
É calro que é…
“de lhes dar” e não deblges dar…
Pela primeira vez mandei um comentário pelo telemóvel…
Dizem que os smartfone “são inteligentes”…uma ova…então o “estupido do aparelho” não sabe português…?
SL
2 Junho, 2016 at 18:53
Não temos os 5 violinos mas temos o trio Odemira. 😀
2 Junho, 2016 at 12:38
Excelente post, ponto final!
Preparava-me para almoçar, resolvi ler (e escrever) e até vou com apetite redobrado.
Obrigado, Maria.
2 Junho, 2016 at 12:39
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
É sempre, para mim, um orgulho ver jogadores do nosso Clube na Selecção Nacional.
Quanto à questão de quem deve jogar no meio campo, sempre pensei o seguinte:
– Jogos contra selecções mais acessíveis: William Carvalho, João Mário e Moutinho;
– Jogos contra selecções mais complicadas: Danilo, João Mário e Adrien.
No entanto, parece claro que o Moutinho não se encontra em forma, pelo que poderá/deverá ir para o banco, seja qual o modelo a apresentar (mais ofensivo/mais defensivo).
DISCLAIMER: quero é que a Selecção vença os jogos, indepentemente de quantos jogadores do SCP jogarem. Obviamente que preferiria ganhar COM o máximo de jogadores do nosso Clube possível! 😉
SL
2 Junho, 2016 at 12:43
Mais depressa vejo Danilo, ADRIEN, Joao Mario, Andre Gomes/Rafa.
O Moutinho, só para lateralizar, e isso é exclusivo do Sir William 😉
Se há 2 indiscutíveis, são Adrien (cobre mais espaço que o Moutinho) e Joao Mario. Danilo vs William, será conforme o adversário. Idem para o lado esquerdo, sendo que duvido que o Nani faça uma posição que não a da frente, ao lado do CR (ou EderBayor)
2 Junho, 2016 at 13:12
O Montinho jogará sempre, mesmo que com uma perna partida!
O Fernando Santos nunca “os” teve no sítio…
2 Junho, 2016 at 13:21
Duvido que William jogará de inicio.
E algumas reservas se Adrien será titular também, o que a acontecer será uma enorme injustiça para o que foi, e para mim, o melhor médio da temporada.
Aliás, acho que Adrien está a sofrer, aos olhos da maior parte dos adeptos e dos selecionadores, o que aconteceu com o moutinho. Banal quando jogave de verde, passou a estrela e indiscutivel qd mudou de cores.
2 Junho, 2016 at 13:49
O que mais me orgulha no Adrien é que ele percebeu isso e em vez de fazer merda e birra para sair entregou-se de corpo e alma ao jogo e ao Sporting e penso que será por isso que chegará ao topo não dando hipótese de discussão! Vai chegar lá pelo coração, raça, entrega e qualidade e não por mudar apenas dr camisola!
2 Junho, 2016 at 14:27
Hope so!!!
tem sido enorme, este Adrien!!
2 Junho, 2016 at 13:27
OFF-TOPIC
Vejam como os vermes “trabalham”. O Dier deu uma entrevista ao verpertino londrino “The Evening Standard” em que fala no João Mário, no William Carvalho e se refere à besta.
O título que o Sapo dá à entrevista que o Dier deu ao jornal inglês é: “Eric Dier elogia Renato Sanches e recorda passado em Alcochete”.
E “quem” é que assina a “notícia”? Conteúdo publicado por Sportinforma. E quem é a Sportinforma? Uma “empresa” que se intitula Sportinforma – Edições Desportivas Multimédia, Lda.
Será que temos algum clube, ou algum empresário de futebol, por detrás desta “empresa” que fornece “notícias”, dando destaques a algumas coisas – como por exemplo, bestas dopadas – e omitindo outras, como por exemplo os calotes do “hum, hum” a vários bancos, que os contribuintes portugueses têm de pagar?
Estamos num LAMAÇAL mediático!!!
http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2016/06/02/eric-dier-elogia-renato-sanches-e-recorda-passado-na-academia-do-sporting
2 Junho, 2016 at 13:44
Não sei o que é pior. Se referir-se à nossa Academia como Alcochete ou a referencia do Sanches a martelo. Estes fdp parecem que já nascem ensinados.
Este é o melhor meio-campo que vi jogar neste século em Alvalade.
Melhor que isto, só Peixe, Paulo Sousa, Balacov e Figo a partilhar os mesmo 20 metros de terreno. Foda-se….
2 Junho, 2016 at 13:47
Eu percebo a referência a RS para este jogo…é que estamos à porta de um Euro!! O medo que eles têm de lesões é gigante…claro que têm medo do RS…
2 Junho, 2016 at 13:56
Sanches’ “reputation” precedes him… 😉
2 Junho, 2016 at 13:54
“Este é o melhor meio-campo que vi jogar neste século em Alvalade.”
Sem dúvida. De longe!
2 Junho, 2016 at 14:09
Não tens saudades do trio Zapater-Maniche-Valdés?
2 Junho, 2016 at 14:25
Eu até curtia do valdes. Dos poucos que curtia dessa equipa
2 Junho, 2016 at 14:25
O do Paulo Bento (com Montinho, Veloso, Nani, etc.) e aquele que tinha CR7 de um lado e Quaresma do outro com o Joao Pinto a 10 também eram muito bons.
2 Junho, 2016 at 19:03
Isso no sapo desporto infelizmente não é novidade…tenho a aplicação para o telemóvel e ao fds é sempre fácil saber quando as nossas modalidades vencem os jogos: o destaque é sempre dado aos jogos dos outros…quando perdemos, já merecemos destaque! Quando os jogos são com os lampiões ainda piora e o melhor exemplo foi o dia em que vencemos a taça de portugal masculina em futsal: antes tinham publicado que os iniciados(!) tinham sido campeões contra o Sporting e que o futsal feminino tinha vencido a taça de portugal…contra o Sporting! Após a nossa vitória: “Sporting conquista taça de portugal”…só. Ou devemos ter jogado sozinhos…ou então aquilo é um antro de lampiões aziados e frustrados…qual será?! Fight&Resist e eles que se f****!
2 Junho, 2016 at 13:44
Coração dividido….Há muito que não gostava tanto de uma Seleção! Mais ainda com com 3 mosqueteiros a jogar! Sei que com esta equipa conseguimos ir longe!
Por outro lado se eles jogam todos temo que a Europa acorde para o seu valor que a imprensa nunca exportou! Se o euro de sub. 21 deu o que deu em relação ao William…um euro de seniores temo que possamos ficar sem William, Adrien e JM…mais Slimani é um enorme rombo na equipa!
De qualquer forma estou com a Maria…é um orgulho gigantesco ver a qualidade deles e a montanha que eles tiveram de subir até serem os melhores de Portugal (especialmente o Adrien)!
2 Junho, 2016 at 14:07
Boa tarde tasqueiros,
Nós sabemos que são a melhor solução para a seleção mas acham mesmo que vão ser eles os escolhidos? Só Sir WC é do mendes, vão ter de jogar outros o que me deixa com esperança de os ver para o ano de novo em Alvalade 😀
2 Junho, 2016 at 14:19
O Moutinho já tem 29 anos, o que para ele significa que está naquela idade do Raul Meireles do Mundial. Arrasta-se.
Não foi a lesão, é um jogador acabado e só voltará a jogar a titular se o Fernando Santos tiver a dever dinheiro a alguém. Nunca por mérito.
Um jogador como o Moutinho que aos 18 anos parecia ter a maturidade de um Renato Sanchez ou de um Emílio Peixe, não dura.
Quase ninguém tem condições de fazer 12 épocas de futebol ao mais alto nível. Muito menos um jogador do tipo raçudo e de entrega. Simplesmente não há corpo que aguente.
Se fosse um amadurecimento tardio, como Adrien, que demorou muito a se afirmar como sénior, talvez resistisse ao tempo. Mas um gajo precoce como ele não.
2 Junho, 2016 at 14:27
O meio campo do Sporting somado aos jogadores da nossa formação é a pedra de toque da Melhor Opção de qualquer Seleccionador Nacional, chame-se ele Fernando Santos ou outra coisa qualquer.
Porém não temos “Um Seleccionador Nacional”, temos um seleccionador a soldo. A soldo de quem? Primeiro, do modo como vê o seu interesse futuro, depois a soldo clubístico do benfica e terceiro a soldo dos seus fraquíssimos e exíguos neurónios.
De resto, o último seleccionador nacional com QI superior a 100 foi Scolari, tal como foi Scolari o único seleccionador cuja inteligência emocional superava a sua inteligência quantitativa.
De todos os Seleccionadores Nacionais da História do Futebol Português, Fernando Santos, diga-se em abono da verdade, é aquele que melhor formação intelectual tem. Em abono da verdade, diga-se de passagem, não há burro nenhum que não seja capaz de fazer um curso superior. Seja lá o curso escolhido, o trabalho, o esforço e a teimosia de repetir um número relevante de exames, um verdadeiro burro acaba o curso com dez valores. Demora dez anos, demora dez anos. Não faz mal nenhum. Fica formado e deformado.
Fernando Santos é um apologista claro dos métodos quantitativos e acredita firmemente que são os únicos que relevam em qualquer análise. Uma fotografia é uma fotografia, não é um filme e um filme, vale muito mais que um álbum de fotografias.
Para Fernando Santos, aquilo que interessa, porém, é o álbum e quem lho fornece. O filme exige demais dele. Viva a cartilha Vermelha.
Lamber as botas de Luís Filipe Vieira é um risco que Fernando Santos ignora. No final, tudo pode acontecer. Não se sabe se vai para a estrutura da Etar ou para o desemprego de uma vez por todas.
Os burros e só os burros não mudam de opinião perante os factos, uma vez equacionados na experiência de vida do agente. Quem só vê fotografias acumula factos mas, se não vê o filme, desvaloriza a experiência porque a não registou.
Ao fim de 5 anos a fazer o mesmo trabalho poucos há que possam gabar-se de continuar a evoluir profissionalmente pois, confiam demasiado nas fotografias e não revêem o filme porque “não vale a pena” dado que têm um álbum que, pode consultar a todo o momento.
A reflexão sobre a realidade implica estar atento à História. Convém ver o filme.
Dito isto, Adrien vai ser relegado para substituto de João Moutinho, “a maçã podre” que ainda há-de regressar este ano ao fcp.
2 Junho, 2016 at 15:16
não acredito que a podre maçã regresse…
2 Junho, 2016 at 14:28
OFF
Missão Cumprida da minha parte
https://missaopavilhao.pt/index.php/donativo/obrigado/MGOHVSGIUQ/GFVO020616132644?token=EC-58512601RC8187040&PayerID=YYSX78GK6RED2
2 Junho, 2016 at 14:47
Quantos faltam?
Temos de actualizar alguns amigos que se estão deixar para o fim 🙂
2 Junho, 2016 at 14:57
Na página da Missão não refere quantos faltam, mas já não são muitos certamente. Vai ser giro mostrar à Família e Amigos o nosso nome no Mural 🙂
2 Junho, 2016 at 18:04
219 Nomes!
(10996 / 50 = 219)
2 Junho, 2016 at 14:36
Se a Selecção não fosse do mendes e jogassem os melhores, o meu 11 seria:
Patrício
Cedric, Fontes, Pepe, Guerreiro
William, Adrien
J. Mário, Nani, Ronaldo, Rafa.
Anarquia total na frente. Ronaldo e Rafa em trocas constantes, Nani também a vir à linha e o João Mário também a aparecer no meio mas mais a 10 do que a avançado.
Mas como a selecção é do mendes e jogam os que ele quer, só quero que os nossos não joguem, não se cansem nem se lesionem à lá William no Euro sub-21. Por isso acho que o 11 devia ser este;
Lopes
Cedric, Fonte, Pepe, Guerreiro
Danilo, Montinho, A. Gomes
Nani, Ronaldo, Quaresma.
2 Junho, 2016 at 14:45
Que nenhum jogue porque se podem lesionar…por mim nesta selecção zero jogadores do Sporting.Que joguem o Fernando Santos,o Cometa Sanches e o Jorge Mendes.
2 Junho, 2016 at 14:49
Os três mosqueteiros são sempre Quatro. Assim sendo, falta Patrício na Lista.
Na equipe dos mosqueteiros há outros mais, todos partilhando de uma coisa que os marca, a sua formação original no Sporting Clube de Portugal.
Cédric, Fonte, Moutinho, Quaresma, Nani e Cristiano.
Se lá estivessem o Gelson Martins em vez do Chimpanzé, O André Martins, em vez do André Gomes; o Riquicho em vez do bidon, o Paulo Oliveira em vez do Ricardo Carvalho; o Tobias em vez do Gorila; o Rúben Semedo em vez do Pepas, o Palhinha em vez do Danilo; o Iuri em vez do Rafa; o João Pereira em vez não sei de quem mas, principalmente o Jorge Jesus em vez do Fernando “incompetente” Santos, GARANTO que seríamos Campeões Europeus em 2015/ 2016.
2 Junho, 2016 at 15:19
Nunca mais é Agosto. 🙁
2 Junho, 2016 at 16:05
Calma, miuda.
Há um campeonato de futsal para ganhar e uma seleção para ver jogar.
Ao contrário do Brasil, estou com um interesse totalmente diferente neste tipo de competição.
É que logo a seguir já estamos a pensar na festa de arranque de época…
2 Junho, 2016 at 18:32
Nunca mais é 1 de Setembro…
2 Junho, 2016 at 15:20
Ouvi dizer que logo vou poder ver a Inglaterra contra o grupo excursionista do mentes… ( portanto, ainda por cima sendo no Wembley, já se está a ver que o trio se jogar é só por alguns minutos, para não darem muito nas vistas, sendo a desculpa, o recuperar do cansaco do jogo anterior…)
Entretanto um off-topic muito pertinente, relativo à nossa grandeza como Clube, o que verdadeiramente interessa e não aquele grupo de interesses vermelhos e amendoados…
http://oartistadodia.blogspot.co.uk/2016/06/os-numeros-da-auto-estima.html?m=0
2 Junho, 2016 at 16:06
OFF:
Malta, qd houver código da liga fantasy, avisem.
O Cherba é que era gajo para tratar disso.
2 Junho, 2016 at 16:09
Não concordo, em nada, com muitas opiniões que os nossos jogadores nem deveriam ir a selecção, que nem deviam sair do banco, etc….
E eu pergunto-me, mas está tudo doido?!? Haverá montra maior que um Europeu de futebol??Haverá maior orgulho que um jogador representar o seu país?!
Imaginem que um dos nossos faz um grande Europeu..acham que isso não se traduz no seu valor?? Na marca Sporting lá fora?
Temos todos a ganhar.
2 Junho, 2016 at 16:25
Quem ler este titulo o que pensa?????????
http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2016/06/02/slimani-preferia-a-premier-league-mas-nao-descarta-juventus
2 Junho, 2016 at 16:26
Pois….mas ninguem entrevistou o super Slimani!!!! É o M.Barreto a opinar…wtf!!?!??!??!?
2 Junho, 2016 at 17:14
O Mariano Barreto falou isso para a renascença…. ou seja, para mais um órgão do estado lampianico…..
E também lançaram a entrevista ao Mariano Barreto com “Slimani prefere Premier League, mas não descarta a Juventus”
Po….. ca..lho com esta pseudo comunicação social
2 Junho, 2016 at 16:44
Slimani castigado 1 jogo
2 Junho, 2016 at 17:23
Enquanto a selecção continuar a servir os interesses de outros o meu desejo é que nenhum dos nossos tenha muitos minutos. Apesar de ser óbvio que o melhor meio campo será com os nossos três craques sinceramente importa-me mais tê-los disponíveis a 100% para a pré-temporada. Já bastou o William ter começado a época em novembro este ano! Quando nas convocatórias aparecerem realmente os melhores o meu entusiasmo pela selecção voltará, mas enquanto andarem a usá-la para valorizar (e até ajudar a receber prémios por internacionalizações) certos clubes, quanto menos os nossos se cansarem e lesionarem melhor!