O problema já tem barbas. Sempre que um jogador (e essencialmente o seu empresário) sente que tem mercado e o clube o tem como precioso para atingir metas desportivas gera-se um ambiente estranho para com a direção do clube.
Os jogadores mais conscientes juntamente com os representantes mais profissionais resolvem as diferenças existentes com reuniões, diálogo, compromissos e cedências de parte a parte. Os atletas mais “apressados” quando representados por agentes “vale tudo” recorrem ao diálogo…mas com a imprensa, com fugas de informação contraditórias, confissões de “estados de alma”, ameaças veladas, é um vasto leque de golpes baixos que visa acima de tudo criar atrito, exasperação e reação emocional por parte da entidade empregadora. Como disse antes, este “bailado” de esquemas já é sobejamente conhecido e por exemplo Bruno de Carvalho já viu os suficientes para entender que o tempo e o silêncio são o melhor antídoto.
Desenganem-se os que defendem que a melhor solução é castigar, obrigar, invocar o contrato assinado. Esse é o efeito desejado por parte dos representantes dos jogadores. Parece estranho, mas estas guerras não são para ser ganhas nos tribunais de trabalho (e muito menos na imprensa), mas sim na ruptura da capacidade de diálogo. Aos empresários que usam destes expedientes o “ouro” reside no momento em que se firma uma incompatibilidade entre jogador e clube, pois normalmente acarreta uma agressividade hostil por parte dos adeptos, logo, gerando o clima perfeito onde uma gestão é “obrigada” a tomar uma decisão contrária à que desejaria no início do processo.
O dilema é sempre escolher entre um atleta “contrariado” (supostamente a fazer decrescer a sua mais valia desportiva e financeira) ou uma venda deficitária (quando todo o imbróglio é iniciado existe sempre um ou mais clubes que asseguram uma má proposta ao clube e excelente ao jogador). Novidades? Zero. É sempre o mesmo truque, os passos são, mais ou menos, sempre os mesmos e os desfechos variam conforme a experiência do clube em manter-se calmo e cínico e a estupidez do atleta em fazer “all in” na birra.
Slimani é só o caso mais recente de um suposto braço de ferro, o caso mais óbvio de um processo em que um clube deseja o argelino, mas que não o valoriza o suficiente para investir o que o Sporting entende ser o seu valor de transferência. Penso ser da mais evidente oportunidade recordar que são ínfimos os casos em que um jogador decide hipotecar duas ou mais épocas (Slimani tem 28 anos) para “castigar” uma não cedência negocial de transferência. Mas mesmo assim, o que o Sporting deve fazer é o que qualquer pai faz quando um filho explode numa birra: espera o mais calmo possível…deixa esvaziar o balão de histeria e depois sim, com uma frieza e firmeza clínica põe os pontos na menor quantidade de “i´s” possível.
O que tem de passar para o lado do jogador é a imagem de um clube que o valoriza e que sempre se interessou por manter esse caminho útil para ele próprio enquanto activo do clube. Nem mais, nem menos. Os estados de alma têm de ser chutados para fora, pois no melodrama o indivíduo supera sempre a instituição.
Não sei se teremos novela de Verão com Slimani ou qualquer outro atleta, acho estranho que um jogador repita “birras”, mas no futebol acontece de tudo e como tal é preciso uma abordagem para tudo. Sobretudo para as manhas e os dilemas que elas provocam. Um Sporting que valoriza imenso atletas é uma organização que tem de ter gente capaz de entender como natural (e até indicador positivo) estes problemas. Estas sim são “dores de crescimento” que vale a pena ter, mas que por não serem novidade há que racionalizar e diminuir os impactos ou mesmo desincentivar à sua origem.
Um clube grande (que não está no lote da frente europeia a nível financeiro) terá sempre muitos Slimanis em cada janela de mercado e para cada problema tem de existir uma solução, e muito mais importante que isso…uma acção preventiva em que nos anteriores 364 dias do ano se trabalhou para impedir que em apenas 1 resulte uma tomada de posição diferente da que mais beneficia o clube. Ao fim e ao cabo, o que se chama vulgarmente como “gestão desportiva”. A que horas um atleta toma o pequeno almoço, qual os laços familiares mais importantes para ele, em que loja compra gomas… hoje em dia ter jogadores que possam valer 30 milhões de euros não pode ser acompanhado de um acompanhamento distante e genérico. Estamos em 2016 e a Sporting SAD tem de ser capaz de adivinhar o que Slimani vai querer para o almoço, quanto mais onde quererá jogar nas próximas épocas.
“Knowledge is Power”.
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
29 Junho, 2016 at 18:00
Outra vez arroz…
Mais carvão…
Off topic: Rafael Barbosa emprestado ao união deu Madeira
SL
29 Junho, 2016 at 18:38
União da Madeira
29 Junho, 2016 at 18:56
Ja nao bastou a merda que fizeram com o chaby????
29 Junho, 2016 at 20:17
O treinador do União já não é o Norton, será Filipe Rocha.
Acredito que o Rafael tenha oportunidades, assim ele seja feliz e consiga agarrá-las.
29 Junho, 2016 at 18:10
Slimani tem contrato até 2020, não tem muito por onde forçar.
A bem poderá ter tudo do Sporting, a mal….enfim, acho que ele já conhece bem o nosso Presidente. Não é preciso explicar-lhe em árabe.
E é preciso que hajam propostas, já agora.
29 Junho, 2016 at 18:25
O homem tá no ramadam deixem o homem para a semana depois lá da festa deles ele regressa.SL
29 Junho, 2016 at 18:30
Sim, o Ramadão acaba segunda-feira.
29 Junho, 2016 at 18:38
Empréstimo de Miguel Lopes
Jogador vai actuar no Akhisar Belediye GS na próxima temporada
A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD informa que chegou a acordo com o Akhisar Belediye GS para a cedência por empréstimo de Miguel Lopes na temporada 2016/17, sem opção de compra.
A Sporting SAD deseja a Miguel Lopes as maiores felicidades pessoais e profissionais.
29 Junho, 2016 at 18:57
Isso é mesmo o que?!
29 Junho, 2016 at 18:48
Os jogadores africanos tem sempre a questao CAN que do ponto de vista da Europa é um problema. A questão agrava-se quando o jogador é muçulmano. Que clube estará interessado em dar 30M por um jogador que de 2 em 2 anos está ausente nos meses Janeiro/Fevereiro e que um mes a cada 12 não se pode alimentar durante o dia?
O Slimani e o empresário dele que tenham juizo
29 Junho, 2016 at 18:50
Já se está a falar muito do Slimani, acredito que durante esta semana aterra em Alcochete.
29 Junho, 2016 at 18:58
Olhem…
“Acabei de assinar” por mais um época…!!
renovei a minha Gamebox…!!
Pois…ofereciam dois bilhetes…
Fiquei-me apenas por um…!
Optei apenas por um bilhete…e vou pagar em prestações…!
SL
29 Junho, 2016 at 19:05
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
Minha forma de ver:
Se existe época em que os jogadores do SCP deveriam apostar na sua valorização é esta. Não só somos fortes candidatos ao título como vamos marcar presença na Liga dos Campeões.
E os atletas que não se esqueçam que ainda há o Mercado de Dezembro…
Não deve ser muito complicado chegar-se a um entendimento no sentido de: “aplicas-te ao máximo e depois a tua vez chegará”…
SL
29 Junho, 2016 at 19:10
É que nem dou palpites…, era mais o que me faltava…. Telenovelas Mexicanas???!!
29 Junho, 2016 at 19:32
…impressionante a “forssa” da task-force lampianica…
é só o que me apetece dizer em relacao aos 2 ultimos posts…
29 Junho, 2016 at 19:42
Do sli ainda não ouvi nada da boca do jogador (a estar a fazer birra, não seria a primeira). Do gloria a deus, ouvi. Vou fazer que comi um gelado com a testa?
29 Junho, 2016 at 20:33
Maria
estou á 15 anos em Inglaterra, se me perguntarem se quero voltar a Portugal… ia já amanha…mas aqui tenho trabalho, (que é pago pelo justo valor)…
quer isto dizer que me quero “pirar” daqui??
ou quererá só dizer que Portugal está no meu coracao e se fosse possivel gostava de um dia voltar??
o “gelado” ás vezes nao é comido…mas “enfiado” na testa por “alguem”, (EL), a quem dá jeito estas “confusoes”…
eu acho que na mesma entrevista ele tambem disse que tinha contrato e que estava bem no Clube…ou estou enganado?? mas essa parte nao interessa á CS portuguesa, portanto que nao sejamos nós a ajudar a que a “mensagem” deles passe da maneira que eles querem…
é a minha maneira de ver as coisas…tu poderás ver de outra maneira diferente…
30 Junho, 2016 at 0:16
Gabo-te a paciência …
SL
29 Junho, 2016 at 20:05
Mais um capítulo da saga dar pérolas a porcos…
Rafael Barbosa no União da Madeira…
29 Junho, 2016 at 20:21
O Norton já não é o treinador, é possível que as coisas venham a ser diferentes.
29 Junho, 2016 at 21:03
Para um clube de segunda liga não arranjávamos melhor? Para isso, ficava na B.
29 Junho, 2016 at 22:51
Isto!
Ou é para emprestar a uma equipa da primeira e uma equipa com um treinador decente ou mais vale estar na B! Esteve 1 ano em que jogou pouco por falta de espaço, este ano com a antevisão de tanta saída mais valia estar na B e não só jogar mas jogar dentro do nosso estilo de jogo1…
30 Junho, 2016 at 8:32
Sem dúvida.
29 Junho, 2016 at 20:07
Quanto a este post e o antigo…nada tenho a dizer! É a pré-época mais descansada desde que me lembro! Quem quer brilhar fica! Quem não quer e faz birra há o lugar do Carrillo para ocupar este ano! Quem quer sair e há dinheiro como deve ser boa sorte que temos muitas alternativas de certeza…
29 Junho, 2016 at 20:21
Deixa-me aconchegar o “carvão” que a sardinha ainda não está no ponto.
29 Junho, 2016 at 20:34
😉
29 Junho, 2016 at 20:40
qual será o cargo do burns na nova lista do orelhas??
depois do excelente trabalho de intoxicacao, penso que vice-presidente será o minimo a que aspirará…
vamos a votos???
29 Junho, 2016 at 21:07
Vai para director de comunicação de uma revista ou TV de cores avermelhadas.
Sábado ou TVI ….(???)
29 Junho, 2016 at 23:20
Quanto a este não-assunto oferece-se-me dizer que tal como Portugal passou de gatas à fase final do Europeu, também assim chegará Slimani a Lisboa para integrar a equipe do Sporting.
Que sei eu deste melodrama:
1. Os nossos inimigos pretendem desestabilizar-nos fazendo publicar notícias falsas acerca do Sporting e dos seus jogadores. Relativamente àquilo que vem nos jornais, digo que é um “Pareto” perfeito. Pareto foi um economista Italiano do Século XX que descobriu a regra do 80%/20% que, no caso do jornalismo Português se exprime da seguinte maneira:
80% das falsidades que integram a notícia vinda a público são responsáveis por mal-estar de 20% do público Sportinguista que, insiste, erradamente a meu ver, em ouvir televisões e ler jornais, acreditando no que ouve e vê, apesar de estar avisado pelo Presidente para o não fazer.
20% das falsidades contidas na notícia, por outro lado, correspondem à gargalhada geral de desprezo, dispensada por 80% do Público Sportinguista que ouve em primeiro lugar o Presidente, em Segundo, a Sporting TV e em terceiro lugar, às Quintas-Feiras o conteúdo de “O Jornal do Sporting”.
2. O ordenado do Slimani foi aumentado substancialmente na renovação do contrato que ocorreu a meio da Época passada, tendo também ficado expressa no contrato uma cláusula de rescisão, no valor de 30 Milhões de Euros, estendendo a vigência do contrato até final da época 17/18.
A Cláusula de 30 Milhões corresponde ao acordo a que Slimani e Sporting chegaram, para a saída do Avançado no defeso, caso algum clube a pagasse durante até à data limite de 30 de Junho de 2016. Ninguém bateu a guita. Agora, a cláusula caducou. Vale o contrato e a proposta de compra que, sendo apresentada ao Sporting este pode recusar ou aceitar, sem precisar da aqiuescência de ninguém. Se aceitar e Slimani quiser emigrar, faz a mala e adeus Slimani, gostámos de te ter por cá. Caso o Sporting não queira, o Slimani tem é que cumprir o contrato que ninguém o obrigou a assinar, com ajustamentos eventualmente, para o motivar mas, o contrato existe para ser, como se diz no Direito “Pontualmente cumprido” isto é cumprido com pontualidade, sem desvios. Ponto.
Slimani tem 28 anos e viu Carrillo fornicar uma carreira que poderia vir a ser brilhante. Não tem muito tempo para trepar à árvore dos frutos dourados. Não lhe convém hostilizar o Sporting senão, já sabe com aquilo que conta. Carrillo há-de ter servido para alguma coisa. Hoje deve ter treinado em Alcochete, caso se não tenha perdido na quinta do Perú. Ainda por lá vai andar mais uma semanita. Depois, ninguém sabe o que lhe vai acontecer mas, que vai entrar na utopia do Jorge Mendes para se arranjar alguma guita para os “Gatunos Falidos” da Segunda Circular, não tenho dúvidas.
Vocês estão preocupados? Eu não. A mim a única coisa que me chateia (mas, não me preocupa) é que o Slimani vai perder o primeiro jogo para as competições Portuguesas, por castigo.
Eu se fosse jogador do Sporting, nem me aproximava dos gajos do benfica durante os jogos mas, se tivesse que aplicar uma “cotovelada rectificadora” então teria de ser uma cotovelada à Mário Túlio (ou uma cabeçada) que deixasse o meu adversário, no mínimo, com um descolamento de retina e não, à Slimani que, só serviu para lhe arranjar chatisses sem a compensação de mandar o filho de puta do lampião para a enfermaria de um Hospital qualquer.
A partir daqui, deixem-me gozar o Verão que acabou de chegar e não digam mais estupidezes. Já basta o Lampião Santos para me tirar do sério.
Sporting Campeão, benfica na Segunda divisão, Vieira em Pinheiro da Cruz , suficientemente perto para que lá vá visitá-lo só para lhe dizer: “Fodeste Tudo, Tuuuuuuuuudo!
29 Junho, 2016 at 23:59
De acordo. Zero preocupações para este Verão.
SL.
30 Junho, 2016 at 0:01
Parece que o slimani pode limpar o castigo no primeiro jogo da equipa B e assim ficar disponível para o primeiro jogo da A.
Regras parvas mas só temos de as aproveitar
30 Junho, 2016 at 0:49
essa era muito bem jogada! espero que alguem se lembre disso se for possivel!
30 Junho, 2016 at 0:11
Correcção: Slimani renovou ate 2020.
https://www.publico.pt/desporto/noticia/sporting-slimani-renovou-contrato-ate-2020-1704930
29 Junho, 2016 at 23:58
Não percebo este texto.
E o final??!?
“Estamos em 2016 e a Sporting SAD tem de ser capaz de adivinhar o que Slimani vai querer para o almoço, quanto mais onde quererá jogar nas próximas épocas.”
Precisamos de um departamento de bruxaria e adivinhação no Sporting?
Não me parece. Se o jogador quer cumprir o contrato, cumpre. Se não quiser que entre em acordo com o clube.
A sério, não percebo o intuito do texto.
Um total não assunto.
SL.
30 Junho, 2016 at 0:27
Já nem se pode passar o Ramadão em paz …
Depois admiram-se de levar com uns atentados à baliza.
Podem mostrar um pouco mais de respeito pela minha pessoa ?
Até segunda.
Ass: Islam Slimani.
30 Junho, 2016 at 0:52
a brincar, a brincar, acho que acertaste na razao de ele nao regressado.
e é ate bem compreensivel…
30 Junho, 2016 at 8:46
Não vejo mal nenhum no texto. Não vale a pena exagerar no dramatismo em relação a este assunto – Slimani tem de facto contrato até 2020, altura em que terá 32 anos e não terá portanto interesse nenhum em entrar em braços de ferro. É neste momento um jogador muito bem pago (ao contrário do que acontecia inicialmente) e sempre foi bastante profissional na forma como se comportou em campo. Houve de facto uma situação mais complicada a seguir ao caso Rojo (que levou a que nem jogasse alguns jogos) mas foi ultrapassada.
Agora entendo perfeitamente o que se quer dizer no post. Temos de procurar que os jogadores se sintam bem no clube e corresponder na medida do possível e das nossas realidades às suas expetativas.
Para terminar dizer que começa a ser complicado comentar aqui sem que venha a “brigada dos costumes” a desancar todo e qualquer um que decida levantar questões ou fazer comentários mais incómodos. As pessoas na grande maioria já aqui andam há algum tempo e seria bom que fossem mais respeitadas e parassem com bocas de “carvão” e “gelados com a testa” sobretudo quando são dirigidas a “colegas” que comentam. Outra coisa diferente e aí também acompanho é quando esses comentários se dirigem à CS que todos sabemos não nos é propriamente favorável. Se isso não acontecer, qualquer dia ficam a falar sozinhos e todos felizes. Talvez seja o que desejam. Mas os problemas não desaparecem só por isso…